REN - Tópico Geral
Eu penso que actualmente estes não são valores justos. Acredito na cotação de 3,70€ por acção, mas nos dias que correm nem se está a portar mal.
Hoje voçês repararam no fecho, muitas descargas coisa que não me agradou visto ter entrado ontem em curto.
Vamos aguardar por melhores dias.
Abraço,
Hoje voçês repararam no fecho, muitas descargas coisa que não me agradou visto ter entrado ontem em curto.
Vamos aguardar por melhores dias.
Abraço,
- Registado: 29/11/2007 14:05
Eu pessoalmente não sou muito apologista de valores absolutos para os rácios...
Estes têm sempre que estar enquadrados no sector e na actividade em que a empresa se insere.
Os valores apresentados no "Ganhar em Bolsa" são valores dados em termos gerais. Mas só por si não justificam se uma empresa está barata ou cara.
Por exemplo, uma empresa perto da falência há-de apresentar rácios muito baixos... isso não a torna barata...
E com estes valores apenas eu não quero transmitir que a REN está cara ou barata, pois existem ainda muitas diferenças entre o negócio da REN e da REE e Enagás, principalmente ao nível da regulação e maturidade das empresas.
Fibo
Estes têm sempre que estar enquadrados no sector e na actividade em que a empresa se insere.
Os valores apresentados no "Ganhar em Bolsa" são valores dados em termos gerais. Mas só por si não justificam se uma empresa está barata ou cara.
Por exemplo, uma empresa perto da falência há-de apresentar rácios muito baixos... isso não a torna barata...
E com estes valores apenas eu não quero transmitir que a REN está cara ou barata, pois existem ainda muitas diferenças entre o negócio da REN e da REE e Enagás, principalmente ao nível da regulação e maturidade das empresas.
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Caro Fibonacci, obrigado pelo esclarecimento em relação aos múltiplos do sector, que eu desconhecia. Se compararmos a REN com o sector, realmente observamos que tem rácios mais favoráveis.
Eu referia-me a valores em absoluto, não em termos relativos. Um PER de 13 e um PBV de 1,86 parecem-me elevados, pelo menos quando comparados com aquilo que li no Ganhar em Bolsa, que refere por exemplo um PER de 12 ou menos e um PBV próximo de 1 para se considerar uma acção barata.
Eu referia-me a valores em absoluto, não em termos relativos. Um PER de 13 e um PBV de 1,86 parecem-me elevados, pelo menos quando comparados com aquilo que li no Ganhar em Bolsa, que refere por exemplo um PER de 12 ou menos e um PBV próximo de 1 para se considerar uma acção barata.
- Registado: 14/3/2008 22:37
karnuss,
Porque razão consideras que os rácios estão elevados?
Resumindo:
REN: P/E=12,87 PBV=1,86 EV/EBITDA=12,24
Apenas para comparação, envio os rácios que falas para a REE e Enagás, para enquadrar a empresa no seu sector:
REE: P/E=21,77 PBV=4,40 EV/EBITDA=10,97
Enagás: P/E=18,79 PBV=3,33 EV/EBITDA=11,02
Que conclusões tiras com base nesta informação?
Na minha simples opinião, a REN até é capaz de estar acima do seu valor justo considerando o que É actualmente. Mas se dermos alguma margem para o potencial que poderá ter no futuro (considerando investimentos necessários e possíveis alterações positivas na regulação, por exemplo), está a preços confortáveis.
Fibo
Porque razão consideras que os rácios estão elevados?
Resumindo:
REN: P/E=12,87 PBV=1,86 EV/EBITDA=12,24
Apenas para comparação, envio os rácios que falas para a REE e Enagás, para enquadrar a empresa no seu sector:
REE: P/E=21,77 PBV=4,40 EV/EBITDA=10,97
Enagás: P/E=18,79 PBV=3,33 EV/EBITDA=11,02
Que conclusões tiras com base nesta informação?
Na minha simples opinião, a REN até é capaz de estar acima do seu valor justo considerando o que É actualmente. Mas se dermos alguma margem para o potencial que poderá ter no futuro (considerando investimentos necessários e possíveis alterações positivas na regulação, por exemplo), está a preços confortáveis.
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Boas!
Aproveito o meu primeiro post para fazer as apresentações:
Sou eng.º do Ambiente e um pequeno investidor, embora só há cerca de 1-2 anos me tenha envolvido nestas coisas de acções e fundos de investimento (é onde tenho a maioria do capital investido, embora tenha também acções da REN compradas na OPV).
Estive a fazer alguma análise financeira à REN, tendo em conta o ReC2007. Ao preço actual não me parece barata em termos de PER, PBV, EV/EBIDTA. Gostava que comentassem, quem perceber da poda:
NR DE ACCOES EMITIDAS 534.000.000
ACCOES PROPRIAS 0
NR DE ACCOES EM MERCADO 261.660.000
PRECO DA ACCAO 3,50 €
CAPITALIZACAO BOLSISTA 915.810.000 €
DIVIDA REMUNERADA 2.057.074.000 €
CAIXA E EQUIVALENTES A CAIXA 125.920.000 €
DIVIDA LIQUIDA (-) 1.931.154.000 €
INTERESSES MINORITARIOS 555.000 €
CAPITAIS PROPRIOS 1.006.327.000 €
VALOR CONTABILISTICO OU BOOK VALUE POR ACCAO 1,88 €
PRICE TO BOOK VALUE RATIO (PBV) 1,86
CAPITALIZACAO BOLSISTA PELOS MINORITARIOS 1.030.773 €
INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS
CARTEIRAS DE ACCOES
OUTROS ACTIVOS EXTRA OPERACIONAIS
ACTIVOS EXTRA OPERACIONAIS 0
ACTIVO TOTAL 3.939.533.000 €
PASSIVO TOTAL 2.963.206.000 €
ENTERPRISE VALUE (EV) 3.801.184.773 €
EBITDA 310.500.000 €
EV/EBITDA 12,24
RESULTADOS OPERACIONAIS 256.060.000 €
EV/EBIT 14,84
RESULTADOS LÍQUIDOS 145.200.000 €
LUCRO POR ACCAO 0,27 €
PRICE TO EARNINGS VALUE (PER) 12,87
DIVIDENDO 0,16 €
DIVIDEND YIELD 4,66%
RETURN ON ASSETS (ROA) 3,69%
RETURN ON EQUITY (ROE) 14,43%
Aproveito o meu primeiro post para fazer as apresentações:
Sou eng.º do Ambiente e um pequeno investidor, embora só há cerca de 1-2 anos me tenha envolvido nestas coisas de acções e fundos de investimento (é onde tenho a maioria do capital investido, embora tenha também acções da REN compradas na OPV).
Estive a fazer alguma análise financeira à REN, tendo em conta o ReC2007. Ao preço actual não me parece barata em termos de PER, PBV, EV/EBIDTA. Gostava que comentassem, quem perceber da poda:
NR DE ACCOES EMITIDAS 534.000.000
ACCOES PROPRIAS 0
NR DE ACCOES EM MERCADO 261.660.000
PRECO DA ACCAO 3,50 €
CAPITALIZACAO BOLSISTA 915.810.000 €
DIVIDA REMUNERADA 2.057.074.000 €
CAIXA E EQUIVALENTES A CAIXA 125.920.000 €
DIVIDA LIQUIDA (-) 1.931.154.000 €
INTERESSES MINORITARIOS 555.000 €
CAPITAIS PROPRIOS 1.006.327.000 €
VALOR CONTABILISTICO OU BOOK VALUE POR ACCAO 1,88 €
PRICE TO BOOK VALUE RATIO (PBV) 1,86
CAPITALIZACAO BOLSISTA PELOS MINORITARIOS 1.030.773 €
INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS
CARTEIRAS DE ACCOES
OUTROS ACTIVOS EXTRA OPERACIONAIS
ACTIVOS EXTRA OPERACIONAIS 0
ACTIVO TOTAL 3.939.533.000 €
PASSIVO TOTAL 2.963.206.000 €
ENTERPRISE VALUE (EV) 3.801.184.773 €
EBITDA 310.500.000 €
EV/EBITDA 12,24
RESULTADOS OPERACIONAIS 256.060.000 €
EV/EBIT 14,84
RESULTADOS LÍQUIDOS 145.200.000 €
LUCRO POR ACCAO 0,27 €
PRICE TO EARNINGS VALUE (PER) 12,87
DIVIDENDO 0,16 €
DIVIDEND YIELD 4,66%
RETURN ON ASSETS (ROA) 3,69%
RETURN ON EQUITY (ROE) 14,43%
- Registado: 14/3/2008 22:37
Boas,
Penso que esta subida já estava a ser sustentada a alguns dias.
Este mês é bastante importante para esta acção, porque poderão surgir noticias de entidade reguladora nestes dias, conforme foi dito, mais ainda temos os dividendos e a assembleia geral marcada para o dia 21 deste mês. Portanto vamos aguardar.
Abraço,
Penso que esta subida já estava a ser sustentada a alguns dias.
Este mês é bastante importante para esta acção, porque poderão surgir noticias de entidade reguladora nestes dias, conforme foi dito, mais ainda temos os dividendos e a assembleia geral marcada para o dia 21 deste mês. Portanto vamos aguardar.
Abraço,
- Registado: 29/11/2007 14:05
REN
estou a pensar vender as minhas acções, visto que:
-Esta com um estocastico "horrivel":sempre que pisou estes valores, foi um ver se te avias...(para baixo)
-esta com o RSi nos maximos e pior que tudo, passou a ter declive negativo
-MACD a aproximar-se do zero(tem estado positivo)
-Volumes baixos
N.B:Alguem que me explique como se coloca um grafico feito no Bousorama,pois qd indico o caminho no browser ele ignora-o(sera da extensão .doc?)Se for uma fota ele ja aceita ....
-Esta com um estocastico "horrivel":sempre que pisou estes valores, foi um ver se te avias...(para baixo)
-esta com o RSi nos maximos e pior que tudo, passou a ter declive negativo
-MACD a aproximar-se do zero(tem estado positivo)
-Volumes baixos
N.B:Alguem que me explique como se coloca um grafico feito no Bousorama,pois qd indico o caminho no browser ele ignora-o(sera da extensão .doc?)Se for uma fota ele ja aceita ....
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Falei aqui no inicio do mes, sobre os dias em que a acção andou por volta dos 3,40 durante uma semana a subir e a descer um cêntimo parecendo estar a criar um suporte que eu oportunamente perguntei se seria. Tendo em conta que a acção desde aí tem subido calmamente mas com alguma solidez pode-se dizer que temos ali na zona dos 3,40 um suporte, para o caso da acção inverter esta tendencia de subida ou continuo a tentar arranjar suoprtes onde não os há??
).

- Registado: 27/1/2008 16:31
TP1 Escreveu:Já ning repara nesta menina...
Será que alguém pode pf, fazer uma análise?
Eu faço eu faço!!!
Então é assim: se os S&P 500 subir, isto sobe, se descer um pouco, isto descamba como das últimas vezes

Adoro esta acção, acho que têm imenso potencial, alias, houve uma altura em que andei a dizer que a REN iria ser a acção vencedora deste ano, para já...deixou-me com amargo na boca.
Quanto a AT, estamos acima da MM50 e da MM21. O que é um sinal bullish, so não entro porque tenho a sensação que existe um gajo da CIA a controlar-me e sempre que entro longo ele manda as bolsas mundiais descer

Abraço e stops apertadinhos einh...
O Bala
PS: o urso anda aí... diz que tá na hora de lanche

StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
REN quer passar a beneficiar de ganhos de eficiência da empresa
A Redes Energéticas Nacionais (REN) vai apresentar à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a sua proposta de alteração na regulação, sendo que uma delas diz respeito à introdução de incentivos à eficiência. Até ao final do primeiro semestre a empresa quer ter “rating” internacional, com vista a recorrer à emissão de obrigações.
--------------------------------------------------------------------------------
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
A Redes Energéticas Nacionais (REN) vai apresentar à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a sua proposta de alteração na regulação, sendo que uma delas diz respeito à introdução de incentivos à eficiência. Até ao final do primeiro semestre a empresa quer ter "rating" internacional, com vista a recorrer à emissão de obrigações.
No Relatório & Contas de 2007, hoje publicado, a REN diz que este ano pretende "apresentar ao regulador propostas de alteração para o próximo período regulatório, que incluirão a introdução de incentivos de eficiência".
A companhia liderada por José Penedos adianta que estes incentivos de eficiência seriam repartidos "entre a empresa e os consumidores, em linha com o compromisso assumido aquando da oferta pública de venda inicial (OPV)".
A REN, ao contrário das suas congéneres espanholas, não tira partido dos ganhos de eficiência obtidos, uma vez que as suas receitas são reguladas. Tal conceito é considerado inapropriado pelos analistas.
Numa nota de "research" do ano passado o BPI dizia que esta prática "não faz sentido", pois de acordo com as actuais condições, "não há incentivos claros para a REN ser mais eficiente, uma vez que todos os ganhos são passados para o consumidor".
No mesmo documento o BPI referia que no melhor cenário, com estes ganhos a ascenderem a 8%, o valor adicional atribuído a cada acção da REN é de 0,24 euros.
Além da questão dos ganhos de eficiência, o presidente da REN defendeu também uma subida na taxa de remuneração dos activos regulados na electricidade dos actuais 7 para 8%, igualando assim a taxa praticada no gás (esta última fixada o ano passado).
REN quer emitir obrigações no mercado internacional
Ainda nas perspectivas para 2008, a REN refere que com a entrada em operação da REN Serviços, (companhia que integra os "back office" do grupo), prevista para o primeiro semestre deste ano, "um conjunto de actividades de apoio existentes nas várias empresas do grupo passarão a estar centralizadas nesta estrutura, o que permitirá economias de escala e de gama, cujos efeitos se deverão fazer sentir num futuro próximo".
Quanto à obtenção de "rating" internacional, a REN adianta que o processo deverá estar "concluído na primeira metade de 2008".
A empresa explica que este processo "possibilitará à empresa recorrer à emissão de obrigações no mercado de capitais internacional, permitindo assim uma eficiente reestruturação da sua dívida actual".
As acções da REN sobem 1,18% para 3,43 euros.
A Redes Energéticas Nacionais (REN) vai apresentar à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a sua proposta de alteração na regulação, sendo que uma delas diz respeito à introdução de incentivos à eficiência. Até ao final do primeiro semestre a empresa quer ter “rating” internacional, com vista a recorrer à emissão de obrigações.
--------------------------------------------------------------------------------
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
A Redes Energéticas Nacionais (REN) vai apresentar à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a sua proposta de alteração na regulação, sendo que uma delas diz respeito à introdução de incentivos à eficiência. Até ao final do primeiro semestre a empresa quer ter "rating" internacional, com vista a recorrer à emissão de obrigações.
No Relatório & Contas de 2007, hoje publicado, a REN diz que este ano pretende "apresentar ao regulador propostas de alteração para o próximo período regulatório, que incluirão a introdução de incentivos de eficiência".
A companhia liderada por José Penedos adianta que estes incentivos de eficiência seriam repartidos "entre a empresa e os consumidores, em linha com o compromisso assumido aquando da oferta pública de venda inicial (OPV)".
A REN, ao contrário das suas congéneres espanholas, não tira partido dos ganhos de eficiência obtidos, uma vez que as suas receitas são reguladas. Tal conceito é considerado inapropriado pelos analistas.
Numa nota de "research" do ano passado o BPI dizia que esta prática "não faz sentido", pois de acordo com as actuais condições, "não há incentivos claros para a REN ser mais eficiente, uma vez que todos os ganhos são passados para o consumidor".
No mesmo documento o BPI referia que no melhor cenário, com estes ganhos a ascenderem a 8%, o valor adicional atribuído a cada acção da REN é de 0,24 euros.
Além da questão dos ganhos de eficiência, o presidente da REN defendeu também uma subida na taxa de remuneração dos activos regulados na electricidade dos actuais 7 para 8%, igualando assim a taxa praticada no gás (esta última fixada o ano passado).
REN quer emitir obrigações no mercado internacional
Ainda nas perspectivas para 2008, a REN refere que com a entrada em operação da REN Serviços, (companhia que integra os "back office" do grupo), prevista para o primeiro semestre deste ano, "um conjunto de actividades de apoio existentes nas várias empresas do grupo passarão a estar centralizadas nesta estrutura, o que permitirá economias de escala e de gama, cujos efeitos se deverão fazer sentir num futuro próximo".
Quanto à obtenção de "rating" internacional, a REN adianta que o processo deverá estar "concluído na primeira metade de 2008".
A empresa explica que este processo "possibilitará à empresa recorrer à emissão de obrigações no mercado de capitais internacional, permitindo assim uma eficiente reestruturação da sua dívida actual".
As acções da REN sobem 1,18% para 3,43 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
A maior central fotovoltaica do mundo, em construção no concelho alentejano de Moura (Beja), começou hoje a produzir energia de forma parcial para a rede eléctrica nacional, devendo começar a funcionar em pleno até final deste ano.“Diário digital/Lusa”
Esta menina estava esquecida na 5ª página do fórum! Mas, continua resistente as grandes quedas…
Esta menina estava esquecida na 5ª página do fórum! Mas, continua resistente as grandes quedas…
Power to the people
vitorigus Colocada: 11/3/2008 9:58 Assunto:
Reninvestido, o efeito de dissimulaçao será o importantes para a estratégia que referis-te. Mas o caso nao é de dissimulaçao mas sim de evidenciaçao: a REN dá estes pinoteios qd está tudo a descer; ora acaba por se tornar notado.
Se aplicarmos um time frame de hora vemos melhor a tendência.
Estou a dar a minha opinião subjacente a q se pensa q é uma acçao segura, e para se ter em carteira, qd os mercados descem, o q não é verdade. Na minha modesta opinião, q tenho seguido os seus movimentos.
Com o devido respeito, se tens acompanhado a REN tens acompanhado mal, mas é a tua opinião, temos de respeitar.
Já agora, se não tens nenhum interesse na REN o porquê de a acompanhares?
Reninvestido, o efeito de dissimulaçao será o importantes para a estratégia que referis-te. Mas o caso nao é de dissimulaçao mas sim de evidenciaçao: a REN dá estes pinoteios qd está tudo a descer; ora acaba por se tornar notado.
Estou a dar a minha opinião subjacente a q se pensa q é uma acçao segura, e para se ter em carteira, qd os mercados descem, o q não é verdade. Na minha modesta opinião, q tenho seguido os seus movimentos.
Com o devido respeito, se tens acompanhado a REN tens acompanhado mal, mas é a tua opinião, temos de respeitar.
Já agora, se não tens nenhum interesse na REN o porquê de a acompanhares?
- Registado: 15/1/2008 23:45
- Registado: 9/8/2005 11:17
vitorigus Colocada: 10/3/2008 23:57 Assunto:
Eu so gostava é que me explicassem porque é que, invariavelmente nos dias mais negros para as Bolsas, a cotaçao dá uns saltos, mas com os volumes a fazerem-nos rir. É para nos dizerem: "olha que esta é tipo guarda chuva para os dias de chuva" Gostava de ver era estes "cordelitos" num dia de forte chuvada para ver se arriscavam o seu cacau . E o engraçado é que la tem subido, mas com um volume tipo "fatias de fiambre".
Mas como pode subir o volume sem aumentar ainda mais a cotação?Se alguem quer comprar barato não tem interesse nenhum em fazer subir a cotação.Se há poucos vendedores a estes niveis a solução é ir comprando aos pouquinhos, daí o volume não ser grande coisa.Certamente que se o comprador quisesse comprar num só dia aí uns 5 milhões de papeis para onde iria a cotação???
Eu so gostava é que me explicassem porque é que, invariavelmente nos dias mais negros para as Bolsas, a cotaçao dá uns saltos, mas com os volumes a fazerem-nos rir. É para nos dizerem: "olha que esta é tipo guarda chuva para os dias de chuva" Gostava de ver era estes "cordelitos" num dia de forte chuvada para ver se arriscavam o seu cacau . E o engraçado é que la tem subido, mas com um volume tipo "fatias de fiambre".
Mas como pode subir o volume sem aumentar ainda mais a cotação?Se alguem quer comprar barato não tem interesse nenhum em fazer subir a cotação.Se há poucos vendedores a estes niveis a solução é ir comprando aos pouquinhos, daí o volume não ser grande coisa.Certamente que se o comprador quisesse comprar num só dia aí uns 5 milhões de papeis para onde iria a cotação???
- Registado: 15/1/2008 23:45
Eu so gostava é que me explicassem porque é que, invariavelmente nos dias mais negros para as Bolsas, a cotaçao dá uns saltos, mas com os volumes a fazerem-nos rir. É para nos dizerem: "olha que esta é tipo guarda chuva para os dias de chuva" Gostava de ver era estes "cordelitos" num dia de forte chuvada para ver se arriscavam o seu cacau
. E o engraçado é que la tem subido, mas com um volume tipo "fatias de fiambre".

- Registado: 9/8/2005 11:17
Re: Por acaso tb vi
Reninvestido Escreveu:mas tb só lá esteve cerca de 30 segundos.Mas isso nada quer dizer, foram eles que quiseram ver como estava a venda.Eles não a querem fazer subir muito depressa, tentam comprar o mais barato possivel.Eles(ENAGÁS)andam a encher-se de REN à vários dias, só pode.Não esquecer que a REN já detem 1% da Enagás que tb comprou no mercado espanhol e a Enagás terá de comprar entre 3 a 5% da REN no mercado.É muita acção!!!
Isso é especulação á lá berardo, muito rosconhofe

Só posso interpretar o que aconteceu, como erro de sistema, pois, que eu saiba, não são permitidas alterações de ordens, durante o leilão final.
Ora ai está...
Ai é que está
As minhas ficam em carteira e se Deus quiser adem lucrar bastante... Deixem o sector da energia fazer o BOOOMMMMM!!! 

"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"
Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com
Luis Simões
Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com
Luis Simões
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PMP69 e 61 visitantes