Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ptc - upddate

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

ptc - upddate

por Tennis » 14/5/2003 19:58

Pois bem, a menina hoje resolveu armar-se em subreptícia e trocar-nos as voltas.

Cuidado com elas... andem aí!!!! :) (sem ofensa).

Mas, falando sério:

Já vi aqui vários posts nos foruns a referir que chegou a altura de entrar longo, que a ptc já inverteu, que vai aos 7.20, etc..

Não vou dizer que não (nem tenho argumentos para tal), pois, tudo é possível.

A ptc fechou ontem nos 6.25, imediatamente acima de, digamos, um mínimo suporte de curto prazo, nos 6.24, correspondentes aos mínimos do dia 31.3.2003.

Por acaso, somente ontem, depois de ter feito o update, e após um post aqui deixado pelo Nuno Faustino é que me dei conta desse mini suporte.

Aliás, posteriormente, em aditamento ao update, fiz referência a esse suporte, que havia que estar atento a ele (embora, confesso, declarei que não devia ser dado muita importância ao mesmo) e que, poderia haver reacção no sentido ascendente a estes níveis.

Como referi também ontem, um bom valor para a colocação do stop profit, seria nos 6.38/6.39 (imediatamente logo a seguir ao máximo do dia anterior), pois, como referi, num downtrend, a ptc não costuma, no dia seguinte, ultrapassar esse máximo.
E, de facto, tal veio a verificar-se, não ultrapassou... o máximo ficou nos 6.37.

Posto isto, que dizer:

A meu ver, as posições curtas de curto prazo ainda não foi posto em causa.

Por várias razões:

1- Em primeiro lugar o meu sistema ainda não deu sinal de saída (isto é subjectivo, querem lá vós saber desse sistema!!!), mas, normalmente, sigo-o à risca (salvo em fases de lateralizações) e, é por ele que me guio neste momente (embora ainda esteja a ser aperfeiçoado).

2 - Em segundo lugar, a ptc, fez um inside bar (máximos e mínimos de hoje dentro dos máximos e mínimos do dia anterior). Normalmente, estas "inside bars" não nos dão grandes inclinações quanto ao dia seguinte.

3 - Em terceiro lugar, o volume nesta recuperação não foi forte, notou-se até um grande equilíbrio entre os 6.34 a 6.36 e não houve grande pressão compradora.

4 - Em quarto lugar, o OBV, não obstante tenha ficado com inclinação ascendente (o que indicia acumulação), não subiu consideravelmente (o que indicia que aquela acumulução não foi forte).

5 - Em quinto lugar, a cotação continua abaixo das médias móveis de 12 e 50 dias que, por norma, principalmente a primeira, funciona como forte resistência.

6 - Em sexto lugar, apesar da subida de hoje, o MACD continuou negativo, aliás, note-se, desceu ainda mais um bocado, embora tal descida não fosse considerável. Aliás, há que notar que quando o MACD na ptc fica negativo, como muito bem ontem um colega referiu no forum (peço desculpa mas já me esqueci quem), a ptc, por norma, tem quedas fortes.

7 - Em sétimo lugar, as médias móveis de 12 e 50 dias continuam com tendência descendente (não tendo sido beliscadas pelas subidas de hoje).

8 - Em oitavo lugar, não obstante o RSI tenha invertido para positivo (sentido ascendente), não foi uma subida galopante (para inversão de tendências costumo dar relevância a 6/7 pontos desde os mínimos).

Ou seja, mantêm-se muitos dos sinais bears na ptc e, se repararem no histórico da ptc, apesar de haver dias em que ela num downtrend subia consideravelmente, não punha em causa essas descidas, salvo o caso em que o fecho fosse superior ao máximo do dia anterior, o que não aconteceu no dia de hoje.

No entanto, há que tomar em consideração o seguinte:

1 - Reagiu ao mini suporte dos 6.25 (máximo do dia 31.3.) e nos famigerados 6.20 (o tal que o Ulisses fala há muito no forum e que, de facto, está difícil de ser ultprassado em baixa).

2 - O SO inverteu, ficou no sentido ascendente e cortou a sua própria média móvel, não obstante ainda não tenha entrado na zona dos 20 pontos (zona a partir da qual se dão mais consistências às inversões ainda que de curto prazo), mas anda lá perto.

3 - Por fim, mas não o menos despiciendo, a ptc fechou acima do anterior suporte do canal de lateralização (6.32/6.33), o que é deveras relevante.
Esperava que esses valores funcionassem, agora, como forte resistência, mas tal não aconteceu...

Conclusão: Estou curto na ptc, mas com muita atenção ao desenrolar dos acontecimentos. Poderá verificar-se aqui uma inversão da tendência de muito curto prazo.

O meu trade curto ainda não foi posto em causa. Entrei quando a cotação estava a 6.45, portanto, ainda estou a ganhar umas migalhazitas.

Vale isto por dizer que, face ao exposto, não fechei ainda a minha posição.

Para amanhã, colocarei como stop profit (ou será stop loss) - é que os montantes estão a ficar muito equilibrados -, na zona dos 6.46/6.47 (valor da média móvel de 50 dias e logo acima da média móvel de 12 dias que, como referi, funcionam como resistência).

Se for stopado, paciência, será um trade neutro ou com muito ligeira perda...

Mais oportunidades virão... a ver vamos.

Poderia ter ganho dinheiro nos mínimos de ontem ou de hoje e fechar a minha posição, mas sinceramente, tal seria ir contra a minha forma de negociar, i.e., posicionar-me nas tendências e tentar encontrá-las.

É certo que em trades como este, até poderei perder alguma coisa ou não ganhar.

Mas, ensina-me a experiência que "the trend is your friend", não interessa adivinhar as zonas de inversão (quando estiverem lá os sinais objectivos inverte-se, e, esses ainda não os vi seguros) e que, muitas vezes, não é por um dia de subida que se põe em causa o trend.

Tal maneira de estar no mercado, já por várias vezes me reduziram os lucros em trades específicos, mas, no longo prazo, estou seguro que eles foram exponenciados por ter tido paciência.

Mas, nunca esquecer uma segunda regra fundamental: "cortar as perdas" e "cortar as perdas" e "cortar as perdas".

Por isso, o stop profit/loss nos valores supra enunciados.

Bem, isto já vai longo, peço desculpa pela, eventual, seca...

Um abraço a todos e, bons negócios,

Tennis
Anexos
tennisptc14052003.gif
tennisptc14052003.gif (14.29 KiB) Visualizado 431 vezes

Registado: 4/11/2002 23:01

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2 e 170 visitantes