What Makes Finnish Kids So Smart?
Re: ..muito triste
frigas Escreveu:...com o seu comentário Pata![]()
,
"Quem sou eu para...???".Não são os mesmos que bloqueam tópicos quando se chamam nomes ao Srº Joe Berardo, ao Engº Belmiro....entre outros , são ou não???
- Aos professores pode-se chamar, pois eles são uma cambada de incompetentes , palhaços etc... a estes não existe problema em chamar de tudo...ou seja são como eu para o forúm....insignificantes!!! Não concordas com a nossa moderação , vai mas é procurar outro forum onde te identifiques....seu insignificante!!![]()
.
-Tudo o que aprendi sobre bolsa foi com o caldeirão (muito Obrigado), mas não posso deixar de alertar que para crescermos temos de identificar quando não agimos correctamente, e isso é o que está a acontecer com os moderadores deste forum. Vocês tem de ter sempre razão...mesmo quando não têm.
Cumprimentos e um Bem Haja para todos.
Frigas, uma coisa é insultar e acusar alguém de algo muito grave, algo que a ser verdade dá direito a cadeira, entre outras coisas. E acusar pessoas e instituições de serem ladrões acontece com frequência. Essas acusações têm que ser provadas para poderem pertencer ao fórum. Uma coisa diferente é uma discussão acerca de um problema nacional que em parte mete em causa uma classe profissional (aliás, é engraçado como se leva sempre estas discussões para o julgamento dos professores quando não é por ai que começa. Tenta falar-se no problema - que inclui professores- e automaticamente aparecem os defensores de que certamente os professores não têm nada a ver com o assunto e são vitimas "do sistema".
É claro que eu lamento imenso se optares por não participar... mas eu não vejo razão para apagar textos de comentadores que explicam os porquês das suas opiniões e das suas ideias. No entanto, também te devo dizer que aceitarei lindamente se o Marco e o Ulisses decidirem que se deve apagar algo (sempre funcionámos por maioria e eu sempre pedi para que moderassem os posts onde participo como moderam os outros embora seja sempre algo de meio-sensivel, como imaginas).
Bulls Bunny Escreveu:silvaxico, julgo q nos podemos continuar q tratar por tu, dado estarmos num fórum sem formalidades.
A questão de horário é uma questão de ponto de vista. Alguém q entre numa empresa ás 8h da manhã e saia às 8h da noite(e há mts nestas condições), e tenha mts vezes trabalho ao fim-sem, com dto a 22 dias úteis de férias por ano, naturalmente achará q os professores têm uma carga horária favorável, se tiver uma profissão equivalente e o vencimento for semelhante ou inferior, n é.. já alguém com um emprego das 9 às 5 ou ainda inferior talvez n ache assim tt..
Como disse anteriormente e na citação q fizeste, alguns dos pontos de vista q referi são de quem está por dentro e conhece.. são de professores.. claro q quem está por fora tem uma visão distorcida, concordo e assumo isso.
As manifestações claro q mts irão sem qq interesse político, mas apenas pessoal, mas mts dos impulsionadores destes movimentos têm motivações políticas e sem esse tipo de "empurrões", estas manifestações dificilmente teriam estas dimensões..
Posso dizer-lhe, que de todos os professores que conheço e que estão presentes na manifestação, nenhum tem filiação politica ou tão pouco são sindicalizados. Acho que nesta manifestação,não há qq motivação partidária, mas sim, um movimento genuíno, de uma classe.
Acrescento mais uma vez, cada classe deve procurar defender os seus interesses. O movimento deve ser pelo melhor e, não para que determinada classe seja prejudicada porque outra está mal. Igualar por baixo não, mas sim, procurar igualar por cima.
Bulls Bunny Escreveu:É nisto q discordamos, eu acho q há outras classes em q as alterações(salários, avaliações, progressão de carreira)
Os professores tiveram essas todas e outras tantas que não estás a referir. Continuas a não me conseguir dar um exemplo concreto e provavelmente não vais conseguir...
Quanto à questão da moderação, os tópicos sobre educação têm sido bloqueados pela agressividade de professores e não professores que por vezes ocorre nestes tópicos. É possível que tenha «escapado» alguma coisa pois a moderação nem sempre consegue ser 100% perfeita frigas (eu pelo menos não consigo estar 100% do tempo no forum e ler 100% dos posts). Mas não faço distinção entre a agressividade dirigida aos professores ou a dos professores diriga aos não professores ou a qualquer outros individuos. Isso de resto tem (e deve ter) pouco que ver com a opinião que se tem sobre determinado assunto.
Uma coisa é o conteudo outro o formato que se utiliza para veicular o conteudo. Os insultos não são bem-vindos no Caldeirão, sejam dirigidos a quem for...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Como é neste tópico que estão as notícias relacionadas com a educação, aqui fica uma notícia retirada do site do Expresso acerca da manifestação de hoje.
Acho que em qualquer democracia uma manifestação desta dimensão tem de ter consequências, mas em Portugal nunca se sabe...
Acho que em qualquer democracia uma manifestação desta dimensão tem de ter consequências, mas em Portugal nunca se sabe...
Lisboa, 08 Mar (Lusa) - Mais de metade de todos os professores portugueses aderiram hoje à "Marcha da Indignação", em Lisboa, em protesto contra as políticas educativas do Governo de José Sócrates, onde apelaram à demissão da ministra da Educação.
Segundo números avançados no final do desfile pelos sindicatos que organizaram a marcha, mais de 80 mil professores aderiram ao protesto, o que representa mais de metade da classe profissional, estimada em 143 mil doecentes.
O número de participantes foi confirmado pela agência Lusa junto da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Os sindicatos de professores responsáveis pela manifestação consideram que "não há condições para mais diálogo" com a ministra da Educação, sublinhando que a marcha juntou quase dois terços da classe profissional.
"Neste momento, depois desta manifestação impressionante, dizemos que a actual equipa ministerial não tem condições para continuar", afirmou Mário Nogueira, pouco depois da chegada da cabeça da manifestação à Praça do Comércio, em Lisboa.
"Não é possível ter alguém à frente do Ministério que tem, contra si, dois terços dos professores", declarou aos jornalistas.
Para os sindicatos, o primeiro-ministro tem de fazer uma leitura deste protesto, demitindo a ministra Maria de Lurdes Rodrigues.
"O primeiro-ministro tem de fazer uma leitura desta manifestação. É impossível manter uma política ministerial nestas condições. Com uma manifestação destas, este passa a ser um problema do Governo", disse Mário Nogueira, porta-voz da Plataforma Sindical e secretário-geral da Fenprof (Federação Nacional de Professores).
"A ministra não pode governar com este número de profissionais a protestar na rua", acrescentou.
Sob os lemas "assim não se pode ser professor" e "a escola pública não aguenta mais esta política", os professores desfilaram da Avenida da Liberdade em direcção à Praça do Comércio, onde se realizará um comício.
Muitos docentes decidiram vestir-se de negro, uma forma de exteriorizar o sentimento de luto da classe.
"Está na hora, está na hora de a ministra ir embora", "Categoria há só uma, professor e mais nenhuma" e "Ministra escuta, professores estão em luta", são algumas das palavras que foram gritadas pelos professores.
Durante a marcha, os professores receberam o apoio e solidariedade do PCP e do Bloco de Esquerda, que pediu a demissão da titular da pasta da Educação.
Em declarações aos jornalistas, o líder parlamentar comunista Bernardino Soares manifestou a "solidariedade do PCP aos professores" nesta marcha contra a política que tem os docentes "como alvo e a escola pública como objectivo de destruição".
Também o dirigente comunista António Filipe saudou os milhares de docentes e aproveitou para participar na marcha.
Já o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considerou a manifestação uma "enorme moção de censura ao Governo" e defendeu a demissão de Maria de Lurdes Rodrigues.
"Esta manifestação é uma enorme moção de censura ao Governo, uma moção de censura da rua, da democracia", afirmou Louçã aos jornalistas no início da "Marcha da Indignação".
- Registado: 30/11/2007 21:12
... e o hoje que é o dia da mulher, devo dizer-vos, que, o que este governo propõe ás mulheres professoras, é maternidade ou carreira. Caso contrário é ir trabalhar a sangrar pelas pernas abaixo e a dar o leite aos bébés. Posso dizer-vos tambem, que qq prof, seja do sexo masculino ou feminino, não tem o direito de chorar a perda de uma Mãe ou Pai ou qq ente querido, pois, tb as faltas por nojo, impedem a progressão na carreira. Profundamente injusto e indigno.
Gostava de acrescentar, tenho 32 anos e na longa vida académica que tive, posso dizer que á excepção da primária ( n gostei muito das profs ), guardo de vários profs, excelentes recordações. Profs que tiveram grande influência no meu desenvolvimento académico e como homem. Desde o 1º ano em várias cadeiras, até ao ao orientador de projecto, tive verdadeiros modelos de caracter, postura e inteligência. Alguns tenho como mentores. Pessoas que se revelaram fundamentais no meu desenvolvimento. Quem aqui no caldeirão, nunca foi positivamente influenciado por profs? Não deve ser esta classe, pela importância que tem, devidamente estimulada e apoiada? São justos os insultos e desconsiderações, a tão importante gente?
TP1 Escreveu:Pois, eu gostava de ser, pois, acho que é uma profissão muito nobre e fundamental para o desenvolvimento de qq país. Não posso ser, pois, não tenho a menor vocação.
Minha Mãe (já reformada), namorada, irmã e cunhado são professores, logo, sinto-me com alguma legitimidade para falar no assunto, pois, conheço bem a realidade. Há bons e maus profissionais em todas as áreas. Não é isso que está em causa, mas sim, o método de como se irá definir, o melhor e o pior. Entre muitos outras questões. Não deve haver comparações entre classes, acho que cada uma, deve sempre procurar defender os seus interesses.
1000€ nos dias de hoje é um bom ordenado? Não considero. De qq maneira, e olhando para mim e, se comparar o meu ordenado, com outros superiores, o meu desejo não é, que o dos outros baixe, mas sim que o meu aumente. Não me incomoda que muitos ganhem muito. Luto é para poder também, poder ter mais.
100% de acordo.
Quando disse que não gostava de ser professor...referia-me ao exercer desta profissão no nosso país...pois o que o governo pensa(cegos,surdos e mudos)sobre esta classe é o mesmo de muitos caldeireiros e isso deixou-me muito triste.
Não acho que sejam os pais a dar um parecer sobre um professor, quando muitos nem sabem educar os filhos.
Eu sei o que tenho em casa...e a minha mulher que também é mãe, foi a 1ª a solicitar à professora do nosso filho a castigá-lo com faltas de educação e respeito.Será que todos os pais tem coragem de fazer o mesmo??? NÃO é a resposta.
Relativamente ao horário dos professores, acho ridículo o pensamento de muitas pessoas,pois, muitas vezes são 1 e 2 da manhã e tenho a minha mulher a corrigir testes ou a preparar aulas.
Mas tudo bem!! Já me alonguei demasiado e como não sou o "lobo", "o artista" , o "Midas" entre outros ilustres,resta-me acompanhar como leitor este magnífico forum, mas reforço a minha opinião neste tema: Incorrectamente moderado pelos administradores! Nunca foram permitidas ofensas neste forum a não ser neste tema.
Cumprimentos
Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré
Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro. Milton Dacosta
A saúde, como a fortuna, deixa de favorecer aos que abusam dela. Saint-Évremont
Pois, eu gostava de ser, pois, acho que é uma profissão muito nobre e fundamental para o desenvolvimento de qq país. Não posso ser, pois, não tenho a menor vocação.
Minha Mãe (já reformada), namorada, irmã e cunhado são professores, logo, sinto-me com alguma legitimidade para falar no assunto, pois, conheço bem a realidade. Há bons e maus profissionais em todas as áreas. Não é isso que está em causa, mas sim, o método de como se irá definir, o melhor e o pior. Entre muitos outras questões. Não deve haver comparações entre classes, acho que cada uma, deve sempre procurar defender os seus interesses.
1000€ nos dias de hoje é um bom ordenado? Não considero. De qq maneira, e olhando para mim e, se comparar o meu ordenado, com outros superiores, o meu desejo não é, que o dos outros baixe, mas sim que o meu aumente. Não me incomoda que muitos ganhem muito. Luto é para poder também, ter mais.
Mais uma coisa. A maior parte dos caldeireiros é professor? Trabalham pouco e estão agarrados ao caldeirão? Eu não sou prof e tanto em casa como no trablho, tenho sempre o caldeirão aberto. Podem acreditar, que não trabalho pouco, nem sou nenhum malandro.
Acho que os profs aqui no caldeirão, se contam pelos dedos de uma mão...
1000€ nos dias de hoje é um bom ordenado? Não considero. De qq maneira, e olhando para mim e, se comparar o meu ordenado, com outros superiores, o meu desejo não é, que o dos outros baixe, mas sim que o meu aumente. Não me incomoda que muitos ganhem muito. Luto é para poder também, ter mais.
Mais uma coisa. A maior parte dos caldeireiros é professor? Trabalham pouco e estão agarrados ao caldeirão? Eu não sou prof e tanto em casa como no trablho, tenho sempre o caldeirão aberto. Podem acreditar, que não trabalho pouco, nem sou nenhum malandro.
Acho que os profs aqui no caldeirão, se contam pelos dedos de uma mão...
não sou...
...nem gostava de ser....mas a minha cara metade é professora!!!Mas é uma professora a 100%, que vai trabalhar para a escola muitas vezes até às 23 h (reuniões pedagógicas), que chega a casa muitas vezes a chorar porque os alunos lhe chamam P_ _ A, entre outros nomes...sem poder fazer nada!! Caso contrário os "papás" vão fazer queixas e coloca-se um processo disciplinar ao "malandro" do professor.
Aliás faço um apelo aos "bons" professores que façam o mesmo que a minha cara metade: Está a estudar para tirar uma licenciatura em farmácia, pois ai, terá alguém que lhe possa dar valor uma vez na vida.
Hasta
Aliás faço um apelo aos "bons" professores que façam o mesmo que a minha cara metade: Está a estudar para tirar uma licenciatura em farmácia, pois ai, terá alguém que lhe possa dar valor uma vez na vida.
Hasta
Re: ..muito triste
frigas Escreveu:...com o seu comentário Pata![]()
,
"Quem sou eu para...???".Não são os mesmos que bloqueam tópicos quando se chamam nomes ao Srº Joe Berardo, ao Engº Belmiro....entre outros , são ou não???
- Aos professores pode-se chamar, pois eles são uma cambada de incompetentes , palhaços etc... a estes não existe problema em chamar de tudo...ou seja são como eu para o forúm....insignificantes!!! Não concordas com a nossa moderação , vai mas é procurar outro forum onde te identifiques....seu insignificante!!![]()
.
-Tudo o que aprendi sobre bolsa foi com o caldeirão (muito Obrigado), mas não posso deixar de alertar que para crescermos temos de identificar quando não agimos correctamente, e isso é o que está a acontecer com os moderadores deste forum. Vocês tem de ter sempre razão...mesmo quando não têm.
Por favor não abandones o caldeirão. Manifesto aqui, a minha total solidariedade com as tuas palavras. A tua postura e atitude, fazem do caldeirão, um melhor local para se estar. Fazes a excelente defesa, de uma causa muito nobre. Permanece, pois, um professor, nunca vira a cara á luta, por uma melhor educação.
Um abraço.
PS: Não sou professor, mas gostava de ser. Não é para todos...
..muito triste
...com o seu comentário Pata
,
- Aos professores pode-se chamar, pois eles são uma cambada de incompetentes , palhaços etc... a estes não existe problema em chamar de tudo...ou seja são como eu para o forúm....insignificantes!!! Não concordas com a nossa moderação , vai mas é procurar outro forum onde te identifiques....seu insignificante!!
.

- Aos professores pode-se chamar, pois eles são uma cambada de incompetentes , palhaços etc... a estes não existe problema em chamar de tudo...ou seja são como eu para o forúm....insignificantes!!! Não concordas com a nossa moderação , vai mas é procurar outro forum onde te identifiques....seu insignificante!!

PONTOS FORTES
Acredito que alguns aspectos ajudem a explicar a performance dos finlandeses:
1/Numero de alunos reduzido nas aulas
2/Os mais "aptos" ajudam os mais fracos :
-multiplicando a capacidade de ensino do professor
-desenvolvendo eles mesmo o seu espirito didatico
3/a classe não avança sem que todos tenham avançado (espirito de equipa estimulando a entre ajuda - ponto anterior)
4/o clima ... o clima frio e os dias curtos fazem desenvolver actividades recreativas ... mas também intelectuais (de interior):
*internet
*jogos ... a vida é ela um jogo , e a aprendizagem de pequenas astucias para ganhar faz parte do desenvolvimento das capacidades intelectuais ...
um abraço,
(interessante Pata)
Luka
1/Numero de alunos reduzido nas aulas
2/Os mais "aptos" ajudam os mais fracos :
-multiplicando a capacidade de ensino do professor
-desenvolvendo eles mesmo o seu espirito didatico
3/a classe não avança sem que todos tenham avançado (espirito de equipa estimulando a entre ajuda - ponto anterior)
4/o clima ... o clima frio e os dias curtos fazem desenvolver actividades recreativas ... mas também intelectuais (de interior):
*internet
*jogos ... a vida é ela um jogo , e a aprendizagem de pequenas astucias para ganhar faz parte do desenvolvimento das capacidades intelectuais ...
um abraço,
(interessante Pata)
Luka
- Anexos
-
- qi.png (327.01 KiB) Visualizado 5129 vezes
Editado pela última vez por Luka! em 8/3/2008 13:58, num total de 1 vez.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
frigas, lamento mas a opiniao do emidio rangel continua a ser a opinião do emidio rangel. Quem sou eu para a criticar ou apagar...???
Naturalmente, és livre de participar ou não. Como é óbvio, nunca nenhum fórum agradará a toda a gente e por isso mesmo existem vários na net. Estou certa que encontrarás outros nos quais te sentirás mais integrado.
Naturalmente, és livre de participar ou não. Como é óbvio, nunca nenhum fórum agradará a toda a gente e por isso mesmo existem vários na net. Estou certa que encontrarás outros nos quais te sentirás mais integrado.
Peço desculpa...
..mas provavelmente esta será a última vez que estarei neste forum,a razão???
- Já li de tudo sobre os professores e não acho que os administratores do forum estejam a agir correctamente...
- Já vi chamadas de atenção e tópicos bloqueados por se chamar uns "nomezinhos" a algumas figuras da praça,no entanto, aos professores pode-se chamar de "palhaços","hooligans", "anormais"...etc e o máximo que se pede é para mudar o texto para outro tópico sem uma chamada de atenção. (ex: Luiz22).
Sempre tive uma postura correcta e sempre concordei com a moderação deste forum, mas desculpem, neste assunto a vossa moderação não têm sido a mais correcta.Não devem permitir que certas pessoas se dignem a vir ofender constantemente os nossos professores. Opinar SIM!, ofender NÃO!
Abraços.
- Já li de tudo sobre os professores e não acho que os administratores do forum estejam a agir correctamente...
- Já vi chamadas de atenção e tópicos bloqueados por se chamar uns "nomezinhos" a algumas figuras da praça,no entanto, aos professores pode-se chamar de "palhaços","hooligans", "anormais"...etc e o máximo que se pede é para mudar o texto para outro tópico sem uma chamada de atenção. (ex: Luiz22).
Sempre tive uma postura correcta e sempre concordei com a moderação deste forum, mas desculpem, neste assunto a vossa moderação não têm sido a mais correcta.Não devem permitir que certas pessoas se dignem a vir ofender constantemente os nossos professores. Opinar SIM!, ofender NÃO!
Abraços.
silvaxico, julgo q nos podemos continuar q tratar por tu, dado estarmos num fórum sem formalidades.
A questão de horário é uma questão de ponto de vista. Alguém q entre numa empresa ás 8h da manhã e saia às 8h da noite(e há mts nestas condições), e tenha mts vezes trabalho ao fim-sem, com dto a 22 dias úteis de férias por ano, naturalmente achará q os professores têm uma carga horária favorável, se tiver uma profissão equivalente e o vencimento for semelhante ou inferior, n é.. já alguém com um emprego das 9 às 5 ou ainda inferior talvez n ache assim tt..
Como disse anteriormente e na citação q fizeste, alguns dos pontos de vista q referi são de quem está por dentro e conhece.. são de professores.. claro q quem está por fora tem uma visão distorcida, concordo e assumo isso.
As manifestações claro q mts irão sem qq interesse político, mas apenas pessoal, mas mts dos impulsionadores destes movimentos têm motivações políticas e sem esse tipo de "empurrões", estas manifestações dificilmente teriam estas dimensões..
Um abraço,
B.B.
B.B.
Bulls Bunny Escreveu:Mas parece-me q quem acha q os professores são uma raça à parte, e quem os diferencia dos restantes, achando q são injustiçados e vítimas de alterações sem paralelo noutras classes, és tu... eu mais uma vez sou da opinião q as diferenças não são assim tts com outras classes e q aquilo q passa é mt fogo de vista p aquilo q é realidade.. mts destes protestos nascem e são empolados devido a guerras políticas..
Mas não só não acho q são assim tão prejudicados, como têm alguns privilégios característicos da classe, cm a carga horária.. outras classes terão outros privilégios.. o q disse dos prof. mais velhos entrarem num ritmo da baixa produção não é opinião só minha nem dos não-professores, é tb dos próprios professores q convivem com isto diariamente!
O ex. q dei dos casais com profissões diferentes, em q um é professor e outro tem uma profissão com mais horas, e por isso permite uma comparação menos parcial, o assumir de uma carga leve em relação ao companheiro, parte do elemento professor! É q os factos e a vida quotidiana de cada um são óbvios.. já se for um casal de professores ou de pessoas com cargas horárias semelhantes, naturalmente a visão é diferente..
Bulls Bunny,
continuo a não conseguir concordar consigo. Na questão da carga horária então...
já agora, os professores mais velhos, que não fazem nada, aqueles que apareceram pouco depois do 25 de Abril, sabe o que lhes aconteceu? São agora professores titulares e são esses que vão avaliar os outros... é também por isto que muitos professores estão a protestar.
Já agora, achar que uma manifestação desta dimensão (depois das várias mais pequenas que se viram por todo o lado) é manipulação política é querer tapar o Sol com a peneira.
A maioria dos professores que vai à manifestação vai APESAR de também lá estarem os sindicatos, não vai por causa dos sindicatos ou dos partidos.
Como em quase tudo na vida, o que conhecemos é que nos faz formar as nossas opiniões e quando não conhecemos bem as coisas é natural que a opinião fique distorcida (isto também se aplica a mim, visto que estou talvez demasiado próximo do problema)
Um abraço
- Registado: 30/11/2007 21:12
sargotrons Escreveu:sargotrons, 14/9/2007 8:36 Escreveu:Colocar Professores, acho que é daqueles acontecimentos desviantes de uma sociedade, é um bocado como os carros de 3000cm3 na America em terceira a 90km/h nas autoestradas. Tantas voltas deram na cama amantizados (mas sempre chateados) os governos e os sindicatos que o resultado final é esta aberração! Tantas soluções e evoluções umas atrás das outras às vezes dá para o desvio...
Reentrando no tópico, o que faz os kids filandeses mais espertos é o dinheiro e logo o accesso a mais informação, brinquedos, materiais de conhecimento...mais estimulo para além da bola e o carro do Mantorras.
Sim, tb acho q podemos voltar a entrar no tópico. Concordo q o dinheiro possa ter algum papel, mas talvez haja coisas mais importantes, como a mentalidade, a organização e os próprios genes.. há países mais pobres do q Portugal, como os de Leste, em q a formação da população é bastante superior à nossa.
Um abraço,
B.B.
B.B.
MarcoAntonio Escreveu:Bulls Bunny Escreveu:Quanto às mudanças, podem ser mts e "anormais", mas achas q não as há noutras classes e de dimensão e "anormalidade" semelhantes?
Acho.
Eu não conheço casos em que estejam a ser aplicadas tantas mudanças ao mesmo tempo.
Mas se me quiseres indicar que outras classes estão a ser alvo de tantas medidas em simultaneo eu estou totalmente disponivel para dizer que estão a ser (eventualmente) vitimas de uma injustiça social.
É nisto q discordamos, eu acho q há outras classes em q as alterações(salários, avaliações, progressão de carreira) tb têm sido alteradas de uma maneira tão considerável cm os professores, não passam é na TV.. conheço exs q me são mais próximos, mas prefiro optar por nem me associar a eles nem desviar a discussão p essas áreas.
Mas parece-me q quem acha q os professores são uma raça à parte, e quem os diferencia dos restantes, achando q são injustiçados e vítimas de alterações sem paralelo noutras classes, és tu... eu mais uma vez sou da opinião q as diferenças não são assim tts com outras classes e q aquilo q passa é mt fogo de vista p aquilo q é realidade.. mts destes protestos nascem e são empolados devido a guerras políticas..
Mas não só não acho q são assim tão prejudicados, como têm alguns privilégios característicos da classe, cm a carga horária.. outras classes terão outros privilégios.. o q disse dos prof. mais velhos entrarem num ritmo da baixa produção não é opinião só minha nem dos não-professores, é tb dos próprios professores q convivem com isto diariamente!
O ex. q dei dos casais com profissões diferentes, em q um é professor e outro tem uma profissão com mais horas, e por isso permite uma comparação menos parcial, o assumir de uma carga leve em relação ao companheiro, parte do elemento professor! É q os factos e a vida quotidiana de cada um são óbvios.. já se for um casal de professores ou de pessoas com cargas horárias semelhantes, naturalmente a visão é diferente..
Ainda outra questão, há professores q além do seu horário na escola pública, dão outro horário igual em privadas ou outras públicas, têm cargos em determinados organismos, naturalmente por opção, ou seja, trabalham 2-3x o normal de mts colegas, mas q curiosamente são os q menos se queixam...
E isto é talvez explicado por aquela frase antiga, q tts vezes se aplica(e atenção q mais uma vez não estou a dizer q se aplica somente aos professores, mas a todos nós em geral!!) "Quanto menos fazem, menos querem fazer.."
Um abraço,
B.B.
B.B.
sargotrons, 14/9/2007 8:36 Escreveu:Colocar Professores, acho que é daqueles acontecimentos desviantes de uma sociedade, é um bocado como os carros de 3000cm3 na America em terceira a 90km/h nas autoestradas. Tantas voltas deram na cama amantizados (mas sempre chateados) os governos e os sindicatos que o resultado final é esta aberração! Tantas soluções e evoluções umas atrás das outras às vezes dá para o desvio...
Reentrando no tópico, o que faz os kids filandeses mais espertos é o dinheiro e logo o accesso a mais informação, brinquedos, materiais de conhecimento...mais estimulo para além da bola e o carro do Mantorras.
Não faz mal!...
Bulls Bunny Escreveu:Quanto às mudanças, podem ser mts e "anormais", mas achas q não as há noutras classes e de dimensão e "anormalidade" semelhantes?
Acho.
Eu não conheço casos em que estejam a ser aplicadas tantas mudanças ao mesmo tempo.
Mas se me quiseres indicar que outras classes estão a ser alvo de tantas medidas em simultaneo eu estou totalmente disponivel para dizer que estão a ser (eventualmente) vitimas de uma injustiça social.
Bulls Bunny Escreveu:Fico com a ideia q se as respostas q deste nestes posts foram mais direccionadas p mim...
Não, não foram de todo.
Tenho estado a falar na terceira pessoa, a descrever um clima que existe relativamente aos professores pela generalidade do resto da população que não é professor ou não lida / tem conhecimento da realidade com significativa proximidade.
Houve só um ou dois pontos em que me referi especificamente ao que tu tinhas postado.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco António, concordo com mts coisas q referes, algumas ideias até julgo q referi nos posts anteriores, mas noutras temos claramente opiniões diferentes. E mais uma vez a minha opinião não foi assim tão negativa cm o teu post parece demonstrar.
Claro q cada classe reivindica apenas em prol de si própria, mas não concordo q Engºs, advogados e médicos protestem na mesma quantidade q os professores. Não sou velho mas há mts anos q vejo manifestações e queixas de professores nos media, q não têm comparação com outras classes.
Mais uma vez vejo de outro modo. A maioria não sabe o q é ser professor, mas mt menos sabem o q é ser outra profissão qualquer menos exposta. Quanto às mudanças, podem ser mts e "anormais", mas achas q não as há noutras classes e de dimensão e "anormalidade" semelhantes? Se calhar não dão é tt nas vistas pq não ocupam telejornais durante o ano inteiro, e por isso parecem não existir ou serem "menores" e "normais". Claro q a educação é mt politizada e por isso há constantes alterações, mas o fogo de vista é mt superior à realidade em relação àquilo q se passa noutras profissões menos mediáticas, q tb têm as suas alterações consideráveis.
Mas eu concordo perfeitamente com isso! Posso criticar mt o nosso país e os portugueses mas nunca me excluo do grupo! Fico com a ideia q se as respostas q deste nestes posts foram mais direccionadas p mim, talvez estejas a exagerar um pouco o meu ponto de vista, q simplesmente é, ao contrário de ti, não achar q os professores sejam assim tão prejudicados e sofram assim tts alterações "anormais" e inaceitáveis nas condições de trabalho em relação a outros semelhantes. Pelo menos em relação ao volume e mediatismo dos protestos. Não quer dizer q acho está td bem e q comam e calem, apenas acho exagerada a ideia q é passada.
No fundo são simples opiniões diferentes q temos de uma mesma situação.
MarcoAntonio Escreveu:Bulls Bunny Escreveu:A questão dos professores gerarem sempre mt discussão é q, além de serem mts, são mt mediáticos, e estão constantemente a queixar-se desde há mts anos pelos mais diversos motivos.
Isso não é verdade, não é mais verdade que em muitas outras actividades.
Essa é outra acusação que está na moda. Agora os professores parece que são culpados (ou os maus da fita) só porque protestam e reivindicam. Como se não se comportassem como todos os outros. Eu nunca vi os Engenheiros reivindicarem em prol dos advogados ou os advogados reivindicarem em prol dos médicos ou os médicos reinvidicarem em prol dos professores...
Cada classe sente os problemas da sua própria classe e reivindica para si.
Claro q cada classe reivindica apenas em prol de si própria, mas não concordo q Engºs, advogados e médicos protestem na mesma quantidade q os professores. Não sou velho mas há mts anos q vejo manifestações e queixas de professores nos media, q não têm comparação com outras classes.
MarcoAntonio Escreveu:...têm tido muitas razões para protesto (qualquer pessoa minimamente atenta e informada sabe que os professores têm sido alvos "anormais" de uma data de medidas e transformações enormes que não estão a ter paralelo noutras classes...
Mas o que sabe a generalidade das pessoas sobre o que é ser professor neste momento em Portugal?
Mais uma vez vejo de outro modo. A maioria não sabe o q é ser professor, mas mt menos sabem o q é ser outra profissão qualquer menos exposta. Quanto às mudanças, podem ser mts e "anormais", mas achas q não as há noutras classes e de dimensão e "anormalidade" semelhantes? Se calhar não dão é tt nas vistas pq não ocupam telejornais durante o ano inteiro, e por isso parecem não existir ou serem "menores" e "normais". Claro q a educação é mt politizada e por isso há constantes alterações, mas o fogo de vista é mt superior à realidade em relação àquilo q se passa noutras profissões menos mediáticas, q tb têm as suas alterações consideráveis.
MarcoAntonio Escreveu:Eles não são uma raça à parte: "são portugueses da silva iguaizinhos aos outros no ADN".
Mas eu concordo perfeitamente com isso! Posso criticar mt o nosso país e os portugueses mas nunca me excluo do grupo! Fico com a ideia q se as respostas q deste nestes posts foram mais direccionadas p mim, talvez estejas a exagerar um pouco o meu ponto de vista, q simplesmente é, ao contrário de ti, não achar q os professores sejam assim tão prejudicados e sofram assim tts alterações "anormais" e inaceitáveis nas condições de trabalho em relação a outros semelhantes. Pelo menos em relação ao volume e mediatismo dos protestos. Não quer dizer q acho está td bem e q comam e calem, apenas acho exagerada a ideia q é passada.
No fundo são simples opiniões diferentes q temos de uma mesma situação.
Um abraço,
B.B.
B.B.
MarcoAntonio Escreveu:E há uns tempos atrás ninguém ouvia os professores serem especiais protestadores.
Ui, Marco, nunca se ouviu falar de outra coisa.
As manifestações à porta do Ministério da Educação, na 5 de Outubro, já fazem parte do folclore lisboeta desde 1974. Só mesmo quem não é de Lisboa é que não se apercebe.
A questão, para mim, é esta.
A partir de 76, com a nova contituição, o ensino tornou-se universal e tendencialmente gratuito.
Os dois adjectivos são igualmente importantes; universal: quer dizer que passou a abarcar uma população estudantil muitas vezes maior do que abarcava. Implicação? Muito mais caro, necessidade de muitos mais professores.
gratuito: não se paga.
Não é difícil de ver o que isto provocou:
1. recrutamento de novos professores, sem cuidado, em grandíssimo número, sem olhar à questão vocacional, sem praticamente olhar para as credenciais académicas e muito menos para as pedagógicas.
2. baixos salários dos professores. Muitos, com ensino gratuito. O dinheiro não estica.
3. entrada nas escolas secundárias públicas de uma população estudantil que nunca entraria nelas se a educação não fosse mandatoriamente universal.
4. crescimento exponencial do número de alunos.
voltando ao ponto 1. e ponto 2. adivinha quais foram os licenciados recrutados na época pós-25 de Abril?
Exactamente; os licenciados produto das célebres passagens administrativas, da época. Por pouco dinheiro. Pudera. Mais ninguém lhes dava trabalho!
Será necessário voltar a este ponto, mais a frente, para perceber a capacidade reinvidicativa da classe dosprofessores.
voltando ao ponto 3 e ponto 4. Fume boi, sinta-se com c o r n os! O crescimento da população estudantil foi exponencial. Mas também o crescimento da variedade dos tipos da população estudantil. Os refugiados das ex-colónias chegavam ao aeroporto e aos portos às centenas de milhar. Traziam os filhos em idade escolar. Que entraram para as escolas, públicas, claro. Os miúdos estavam habituados a outro tipo de ambiente. Mais solto, mais extrovertido, mais livre. E ressentiam-se do portugalzinho minúsculo que vinham encontrar. E das bocas de retornado. E da qualidade das escolas. E de tudo. Via-se o esforço que faziam para se adaptar. Mas a panela tinha que rebentar por qualquer lado. Muitos, não todos, iniciaram os primeiros movimentos de rebeldia. À autoridade que eles consideravam ilegítima do estado português. Representado por quem? Exactamente, pelos licenciados administrativamente pelo estado português. Os professores da velha escola, provavelmente conseguiriam aguentar e estabilizar esse movimento rebelde. Os licenciados administrativos não. Nem sequer sabiam bem o que se estava a passar. As primeiras baixas por doença psiquiátrica começaram aí.
Agora junta-lhe a situação política do país. Os movimentos rebeldes dos indígenas. MRPP, Maoistas, Trotskistas, direita radical, MDLP, filhos dos bombistas no norte. Foi aí que foram semeadas as sementes do que é hoje o ensino em Portugal.
Professores mal preparados e mal pagos. População estudantil grande demais para a infraestrutura existente. Variância extraordinária na poulação estudantil. Este seria o primeiro capítulo da história da questão do ensino público e obrigatório em Portugal.
O próximo capítulo trataria da apropriação pelo PCP das estruturas sindicais dos professores. De Sotto Mayor-Cardia o primeiro ministro da educação realmente reformista. De como os licenciados administrativamente arranjaram um lugar ao sol. Das greves quase permanentes e dos inícios de ano lectivo permanentemente atrasados. Se alguém se quiser abalançar, força.
A crise do ensino começou aqui. Há 34 anos. Com o 25 de Abril. Quem julgar que a resolve de um dia para o outro, ou é irrealista, ou mentiroso.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Bulls Bunny Escreveu:A questão dos professores gerarem sempre mt discussão é q, além de serem mts, são mt mediáticos, e estão constantemente a queixar-se desde há mts anos pelos mais diversos motivos.
Isso não é verdade, não é mais verdade que em muitas outras actividades.
Essa é outra acusação que está na moda. Agora os professores parece que são culpados (ou os maus da fita) só porque protestam e reivindicam. Como se não se comportassem como todos os outros. Eu nunca vi os Engenheiros reivindicarem em prol dos advogados ou os advogados reivindicarem em prol dos médicos ou os médicos reinvidicarem em prol dos professores...
Cada classe sente os problemas da sua própria classe e reivindica para si.
Nos últimos tempos (e sublinho "últimos tempos") os professores têm "protestado" bastante. Isso não os faz ser especiais em relação aos outros a não ser na medida em que têm tido muitas razões para protesto (qualquer pessoa minimamente atenta e informada sabe que os professores têm sido alvos "anormais" de uma data de medidas e transformações enormes que não estão a ter paralelo noutras classes, portanto as outras classes "neste momento" não estão a protestar quanto eles.
Basicamente, conseguem fazer dos professores culpados das medidas que outros resolveram aplicar-lhes.
Desde os congelamentos dos salários, passando pelas rídiculas colocações que os fazem ir durante dois ou três anos para meio país de distância, que estão cada vez mais desautorizados nas salas de aula e nas avaliações dos alunos, que cada vez têm menos ferramentas para controlar os alunos (havendo agora até casos de agressões a professores dentro das salas de aula, uma coisa inimaginável há anos atrás), etc, etc, etc.... a terminar agora em novos métodos de avaliação de carreiras (onde estão limitados a 5% de excelentes e onde por certo em muito lado vai haver gente extremamente prejudicada com isto e "algumas cunhas/amizades" a definir quem leva os excelentes e um espírito/ambiente muito pouco salutar e motivador).
Enfim, podia continuar por aqui a falar destas questões mas...
Mas é claro que isto não incomoda ninguém que não seja afectado directamente por isto (ou tenha pessoas muito próximas afectadas por ist) portanto os "outros" (que continuam a trabalhar nos mesmos sítios, que não se viram desautorizados nos seus locais de trabalho e que eventualmente até não viram os seus salários congelados, etc, etc, etc) já estão "fartos" de ouvir os professores e estes já são maus só porque protestam. Que é como quem diz: comam, calem-se e não nos incomodem.
Cada qual só sente os seus problemas, a maior parte das pessoas não está minimamente sensível aos reais problemas com que os professores se debatem e como têm os seus próprios problemas com que se chatear acham os professores uns grandes chatos (outros até nem têm problema nenhum e também esses acham que quem protesta é um grande chato).
Bulls Bunny Escreveu:E se calhar, a maioria dos não-professores, acha q talvez não haja assim tt razão p essas queixas,
Pois acha...
Bulls Bunny Escreveu:... comparando as condições de trabalho de um professor com as de outras profissões. Daí serem sempre alvos de discussões e críticas.
Mas o que sabe a generalidade das pessoas sobre o que é ser professor neste momento em Portugal?
Foi precisamente isto que te estive a explicar.
As pessoas centram-se em médias salariais extremamente enganadoras (dada a actual desuniforme distribuição de salários), em convicções/concepções de poucas horas de trabalho e na teoria de que a maior parte dos professores são maus professionais (pois a mim parece-me que a relação de bons/maus profissionais é igual em quase todo o lado, especialmente na função pública) e não estão minimamente sensíveis aos problemas dos professores. Qualquer coisa que os professores digam tenderá a ser desvalorizado por qualquer um que não seja professor ou não conheça a realidade de perto...
E há uns tempos atrás ninguém ouvia os professores serem especiais protestadores.
Foram alvos de uma série de medidas e alterações nos últimos anos a que não foram sujeitas a maior parte das outras classes e isso culminou no clima actual. Estou certo que se houvesse o mesmo número de alterações em qualquer outra classe o nível de protesto de qualquer outra classe sería neste momento igualzinho ao dos professores.
Eles não são uma raça à parte: "são portugueses da silva iguaizinhos aos outros no ADN".
Marco António, não tenho nada contra os professores, se deixei transparecer essa ideia foi sem intenção pq não corresponde à verdade. A troca de argumentos com o silvaxico pareceu-me pacífica e sem quaisquer dessas picardias.
Dei apenas um ex. q continuo a crer p mim como verdadeiro dada a experiência q tenho em outros fóruns diferentes do Caldeirão e do tema bolsa. E referi os fóruns por estarmos num fórum(por isso achei pertinente), como podia ter referido uma qq actividade desportiva ou cultural como hobby q implique tempo p ser praticada.. praticar uma actividade até está ao alcance de qq um, já 2, 3 ou 4 talvez só de alguns.
E não quis dizer q apenas os professores têm carga ligeira, nem é essa a minha ideia. Há mts mais q, como dizes, acedem aos fóruns e fazem mts outras actividades, mesmo fora do local de trabalho, dentro do horário em q estão a ser remunerados. E esses, sim, merecem mais crítica.
Os professores, as horas q trabalham a dar aulas, são horas a q não podem fugir nem usar p outras coisas, até pq estão fechados dentro de uma sala. Há quem tenha horários teoricamente com mais carga, mas cujo rendimento é bem inferior, claro.
A questão dos professores gerarem sempre mt discussão é q, além de serem mts, são mt mediáticos, e estão constantemente a queixar-se desde há mts anos pelos mais diversos motivos. E se calhar, a maioria dos não-professores, acha q talvez não haja assim tt razão p essas queixas, comparando as condições de trabalho de um professor com as de outras profissões. Daí serem sempre alvos de discussões e críticas.
Mas como já referi, tenho o ponto de vista q ser professor não é a coisa pior do mundo cm mts pintam, mas tb não entro nesse discurso simplista de dizer q não fazem nada e q só andam a passear em fóruns e coisas do género. Acho q tenho uma visão e opinião equilibrada e adequada à realidade.
Mas sim, continuo a achar q há mts professoras mais velhos q se acomodam à pouca carga de trabalho q lhes é exigida, e mts vezes contagiam os mais novos q chegam às escolas cheios de energia p início de actividade, q acabam tb por "entranhar" esse ritmo ao longo dos anos. Da mesma maneira q há mts funcionários de outras áreas, principalmente da função pública, têm exactamente esse mesmo ritmo q me parece aquém do desejável. Não é exclusivo.
Haverá certamente mts indignados com os privilégios dos professores, da mesma maneira q há mts indignados com os privilégios de mts outras classes, isso é bem visível no dia-a-dia. A questão é q natureza humana faz com q a maior parte de nós se sinta sempre mt injustiçado com aquilo q tem, q é sempre pouco, ou em trabalho é mt, e mt indignado com os privilégios dos outros, q são sempre mts, e o trabalho pouco. Eu(e tds)até posso dizer q tento não ser parcial e ver os diferentes pontos de vista, mas será q é verdade, ou q alguém acredita.. provavelmente não.
Dei apenas um ex. q continuo a crer p mim como verdadeiro dada a experiência q tenho em outros fóruns diferentes do Caldeirão e do tema bolsa. E referi os fóruns por estarmos num fórum(por isso achei pertinente), como podia ter referido uma qq actividade desportiva ou cultural como hobby q implique tempo p ser praticada.. praticar uma actividade até está ao alcance de qq um, já 2, 3 ou 4 talvez só de alguns.
E não quis dizer q apenas os professores têm carga ligeira, nem é essa a minha ideia. Há mts mais q, como dizes, acedem aos fóruns e fazem mts outras actividades, mesmo fora do local de trabalho, dentro do horário em q estão a ser remunerados. E esses, sim, merecem mais crítica.
Os professores, as horas q trabalham a dar aulas, são horas a q não podem fugir nem usar p outras coisas, até pq estão fechados dentro de uma sala. Há quem tenha horários teoricamente com mais carga, mas cujo rendimento é bem inferior, claro.
A questão dos professores gerarem sempre mt discussão é q, além de serem mts, são mt mediáticos, e estão constantemente a queixar-se desde há mts anos pelos mais diversos motivos. E se calhar, a maioria dos não-professores, acha q talvez não haja assim tt razão p essas queixas, comparando as condições de trabalho de um professor com as de outras profissões. Daí serem sempre alvos de discussões e críticas.
Mas como já referi, tenho o ponto de vista q ser professor não é a coisa pior do mundo cm mts pintam, mas tb não entro nesse discurso simplista de dizer q não fazem nada e q só andam a passear em fóruns e coisas do género. Acho q tenho uma visão e opinião equilibrada e adequada à realidade.
Mas sim, continuo a achar q há mts professoras mais velhos q se acomodam à pouca carga de trabalho q lhes é exigida, e mts vezes contagiam os mais novos q chegam às escolas cheios de energia p início de actividade, q acabam tb por "entranhar" esse ritmo ao longo dos anos. Da mesma maneira q há mts funcionários de outras áreas, principalmente da função pública, têm exactamente esse mesmo ritmo q me parece aquém do desejável. Não é exclusivo.
Haverá certamente mts indignados com os privilégios dos professores, da mesma maneira q há mts indignados com os privilégios de mts outras classes, isso é bem visível no dia-a-dia. A questão é q natureza humana faz com q a maior parte de nós se sinta sempre mt injustiçado com aquilo q tem, q é sempre pouco, ou em trabalho é mt, e mt indignado com os privilégios dos outros, q são sempre mts, e o trabalho pouco. Eu(e tds)até posso dizer q tento não ser parcial e ver os diferentes pontos de vista, mas será q é verdade, ou q alguém acredita.. provavelmente não.
Um abraço,
B.B.
B.B.
Bulls Bunny Escreveu:Vou-te dar-te um ex. pertinente contra o excesso de trabalho q referes dos professores: os fóruns da internet têm sempre mts professores participantes. Não é só por haver mts, é pq p frequentar e participar assiduamente em fóruns tb é preciso tempo... e alguém q trabalhe por ex. numa empresa q lhe exija estar lá tds os dias até à hora de jantar ou mais, tem de racionar bem os tempos livres de q dispõe, pq certamente n dão p td o q deseja. Os professores não costumam ter este problema.
Bulls Bunny, não acho nada o teu exemplo pertinente. Pelo contrário, acho que induz bastante em erro as pessoas e é bastante "biased"...
E é o tipo de argumento de que depois contribui para que as discussões descambem. E digo-te eu isto sem ser professor e sem ter nenhum professor cá em casa.
Então e todos aqueles que por esse país e mundo fora acedem aos foruns e participam activamente, quantas vezes até a partir dos próprios locais de trabalho usando os recursos e o tempo do patrão? Se vamos por aí acabamos a contabilizar o horário real de trabalho também dessas pessoas dado que se estão nos foruns, não estão a trabalhar (seja lá o sítio onde estão fisicamente).
Notas muitos professores nos foruns? Bem, eu noto muita gente nos foruns e a maior parte deles nem chego a saber qual a ocupação (a maior parte das pessoas não diz). É claro que o tema dos professores está "na brega" e no meio de tanta discussão sobre professores acaba-se por saber que determinados individuos são professores.
Mas querer tirar mais conclusões a partir daí parece-me extremamente forçado e uma visão enviezada das coisas, como expliquei logo de início...
Agora imagina um professor, que escreve nos foruns e debate com tanta gente (que manisfestamente não são professores) e como ele se sente. Deve (imagino) sentir-se à Scolari: «então o da carga ligeira de trabalho sou eu»? «sou eu o da carga ligeira de trabalho»? Então e os outros com quem eu tou a falar, são os de que carga de trabalho?

Até deve parecer que sou «pro» professores e devo dizer que não sou. Apenas acho que agora está na moda (de uma forma que para mim é incompreensível) bater nos professores e a maior parte das vezes bate-se nos professores com muita falta de conhecimento de causa e fala-se dos professores como se fossem uma raça à parte (enfim, como noutras ocasiões se faz a outras classes) e que algumas das ultimas medidas são extremamente más para os professores e nalguns casos, incompreensíveis (certamente não são para melhorar a qualidade da educação, mais até pelo contrário). E neste momento está na moda bater nos professores como se todos os males da educação estivessem neles. E sobre esse propósito queria dizer que eles são apenas uma parte do problema da educação que é muito vasto e profundo.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], junas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, yggy e 206 visitantes