Juro Euro/USA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 10/3/2008 13:59

Boa tarde a todos,

Historicamente, e ficou provado, os destinos do USD têm uma grande ligação. Nem sempre a queda de um, implica na subida do outro, mas o que importa ter aqui em conta é que a política monetária da zona Euro, per si, não altera em nada de especial a evolução do crude.
Mas uma recessão global poderia sim fazer entrar o preço do petróleo em colapso como já sucedeu, entre outras ocasiões, em 1998, a propósito da crise dos tigres asiáticos e mesmo já depois disso em menor escala.
De resto, a questão cambial não é assim tão relevante, embora, repito, depreciações do USD estejam muito associadas a altas das "commodities".

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por TP1 » 8/3/2008 16:19

EuroVerde Escreveu:Caro TP1, o pior que o Sr. Trichet podia fazer em tempos de pressões inflacionistas na Europa seria baixar a taxa de referência. Se o objectivo número 1 é baixar ou manter a estabilidades dos preços jamais se baixara juros, para travar consumo.
Na minha modesta opinião, ele está a actuar muita bem, e o preço do petróleo vai penso que lateralizar/consolidar nos próximos tempos. Porque as coisa custam a mudar quando vão num determinado sentido e muitas vezes levam até anos...

Aceito que ele esteja a actuar bem. Só pergunto, se a queda do petróleo, traria ou não, uma aliviar á pressão inflacionista.
Tecnicamente e pelo que tenho lido, a próxima resistencia está nos 150$ :shock:

Registado: 30/11/2007 21:13

por EuroVerde » 8/3/2008 16:08

Caro TP1, o pior que o Sr. Trichet podia fazer em tempos de pressões inflacionistas na Europa seria baixar a taxa de referência. Se o objectivo número 1 é baixar ou manter a estabilidades dos preços jamais se baixara juros, para travar consumo.
Na minha modesta opinião, ele está a actuar muita bem, e o preço do petróleo vai penso que lateralizar/consolidar nos próximos tempos. Porque as coisa custam a mudar quando vão num determinado sentido e muitas vezes levam até anos...

Registado: 29/11/2007 11:19

por TP1 » 8/3/2008 13:32

Bom dia

djovarius Escreveu:Boas,

Não me parece que haja acordo entre Bancos Centrais sobre política monetária, até porque os pressupostos e o objectivo formal de cada um deles é diferente.
Quando eles querem mudar as taxas de cambio, fazem uma intervenção ampla e coordenada no mercado. Isso resulta.

Várias vezes o Ben Bernanke insinuou que havia, como que, um aval entre FED e BCE. BCE pela inflação, FED pelo crescimento. A verdade é que a desvalorização do dollar, tem ajudado as exportações americanas.

A baixa de juros na Europa não faz cair o petróleo.
A queda do USD, o aumento do consumo global, factores geo-políticos vários, especulação pura, todos estes factores, juntos ou separados, têm contribuído (historicamente falando e hoje é igual) para a elevação dos preços.

Abraço

dj

Muita da subida do petróleo, deve-se á desvalorização do dollar. Se o BCE baixasse a taxa de juro, originando assim, uma eventual baixa do euro em relação ao dollar, não iria proporcionar uma queda no petróleo e, assim, diminuir as pressões inflacionistas na europa e USA?

Abraço

por EuroVerde » 8/3/2008 2:01

Por assim dizer, o que eu penso e bem pensado é que embora as taxas de referência estejam mais baixas nos EUA e logo ao facilitar as exportações, tem outro inconveniente que é lá as empresas ficam mais predispostas a perderem contratos face às empresas do exterior e isso não ajuda nada a economia deles.

Registado: 29/11/2007 11:19

por djovarius » 8/3/2008 0:22

Boas,

Não me parece que haja acordo entre Bancos Centrais sobre política monetária, até porque os pressupostos e o objectivo formal de cada um deles é diferente.
Quando eles querem mudar as taxas de cambio, fazem uma intervenção ampla e coordenada no mercado. Isso resulta.

A baixa de juros na Europa não faz cair o petróleo.
A queda do USD, o aumento do consumo global, factores geo-políticos vários, especulação pura, todos estes factores, juntos ou separados, têm contribuído (historicamente falando e hoje é igual) para a elevação dos preços.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Juro Euro/USA

por TP1 » 7/3/2008 18:56

Gostava de tirar uma dúvida convosco.

O Ben Bernanke já por várias vezes afirmou, que falava assiduamente com o BCE e, que havia concertação entre os vários bancos centrais. Pergunto eu, será que a manutenção das taxas de juro, não será algo préviamente pensado entre Bernanke e Trichet, de maneira a desvalorizar o Dollar e, assim estimular as exportações e, logo atenuar a crise?

Pergunto também, se o Trichet baixasse a taxa de juro, não iria provocar uma queda no petróleo e, logo baixar as pressões inflacionistas nos USA e Europa?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: icemetal, Opcard, rg7803 e 134 visitantes