Caldeirão da Bolsa

simulação euronext

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

simulaçao

por caralm » 6/3/2008 11:49

2 treasury bonds:

1)T-bond 16/10/2017 PTOTELOE0010 Coupons: data: 16-10-07; taxa: 4,35%; Purchased securities: qtd: 10.000€; preço: 100,28%; Accrued Interests: 157,32€

2) T-bond 15/04/2021 PTOTEYOE0007;coupons: 15-04-07 taxa: 3.85%; Purchased securities: 12.000€, price: 93.28€, Acc Int: 399.98€.

Warrant:

DAX 7500C 0308E PTBS8HWE0003; os cupões tem data de 20-03-08; a qtd coprada foi 5000 e o preço 0,10€

Podias explicar melhor as ordens que aconselhas?desculpa mas sou uma completa novata nisto e ate dei essas ordens na teoria. mas mesmo assim, devo colocar stop orders no caso da compra?? nao será melhor enviar um preço e se a ordem nao for aceite tentar no dia seguinte? desculpa se parece uma pergunta basica mas o que me parece é que o mercado anda tao instavel que se n compraste a um preço inferior hj provavelmente vai conseguir faze-lo um ou dois dias depois...

Registado: 3/3/2008 10:46

por Fibonacci » 6/3/2008 11:07

Ok caralm. Penso que já percebi a ideia global.

Vamos por partes.

carlam Escreveu:acho sim que deve ser a especulação e nao obter lucros

O objectivo final da especulação ou de qualquer intervenção em Bolsa é a obtenção de lucros.

carlam Escreveu:Exacto começo com acções (brisa, galp e media capital)

Para avaliar a situação de cada uma dessas acções, procura no fórum o post respectivo de cada acção. Aí vais encontrar as opiniões de vários intervenientes, de forma a puder fomentar a tua opinião. Podes também procurar no JN as notícias mais recentes, para conhecer melhor a mesma.
Aí vais conseguir formar a tua opinião e recomendo a colocação de duas ordens: um stop loss, ao qual sais caso a acção desça abaixo de certo valor abaixo do actual, assinalando maiores quedas (limitando as perdas potenciais) e um stop limit, a partir do qual recolhes os lucros.
Intervém nos posts dessas mesmas acções para recolher mais indicações.

Podes depois passear nos posts das restantes acções para ver se algum te suscita o interesse para uma nova entrada. Vê também o post do Ulisses com a análise a todo o PSI-20, que é actualizado regularmente.
Da mesma forma, caso a oportunidade pareça justificável, podes optar por uma ordem ao mercado. Caso consideres que será possível obter outro preço ou sinal, deverás colocar uma ordem limite.

carlam Escreveu:2 treasury bonds

Quais são as treasuries que tens.
Nestas acumulas juros diários mas podes também ser apanhado por evoluções no preço (o que actualmente tem sido preocupante, face ao estado do mercado global de crédito). Logo, podem não ser assim tão seguras quanto isso.
Aí o Fórum talvez não te possa ajudar muito...
Diz-me, sff, quais as treasury que foram incluídas e faço uma análise rápida.
Por outro lado, a negociação no Medip é mesmo académica. Existem negócios nesse mercado mas 99,9% do negócio em obrigações passam pelo mercado não regulamentado, em OTC...

carlam Escreveu:e 1 warrant

Qual o warrant? Existem warrants que permitem ganhar com a subida do mercado e outros que permitem ganhar com a descida do mercado.
Tenta obter mais informação sobre warrants, principalmente no site dos emitentes.

Vai dando feedback que vamos acertando as agulhas para que tudo corra bem e aprendas de forma sólida estes conceitos.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

simulação

por caralm » 6/3/2008 10:35

a cadeira chama-se mercados. eu acho q a ideia é dar-nos uma certa noção de como as coisas funcionam, mas ele quer que haja uma razão para termos comprado/vendido. acho sim que deve ser a especulação e nao obter lucros. eu ate posso perder dinheiro mas se sempre tive explicações para cada jogada até posso ter boa nota.
Exacto começo com acções (brisa, galp e media capital); 2 treasury bonds e 1 warrant. só posso transaccionar na euronext lisboa e medip.

só podemos por ordens ate as 3 por isso e como seria mto complicado fazer como na stock exchange as securities sao vao ser transaccionadas ao closing price. acho q dá-se a limit ordem qdo eu quero comprar no max a X e se o closing price for acima, a minha ordem nao é aceite...

A ideia é treasury bonds é um investimento seguro n é?se calhar n vale a pena mudar. as warrants n sei mto bem como funcionam mas vou ler. agr as acções e no estado em q o mercado está não sei bem o que fazer. é uma má altura pra vender não é?pk nunca se sabe os preços andam a variar mto. e comprar não sei o que...ouço falar mto das acções do bcp mas a banca anda a ser tao penalizada...

começa hj e dura um mes durante tds os dias.

obrigada!!!
ca

por Fibonacci » 6/3/2008 10:15

caralm,

Consegues dar mais alguns detalhes sobre o objectivo desta simulação?

- Quando dizes que começas com um portfolio inicial, quer dizer que já tens acções em carteira?

- Quais os mercados em que podes investir? Euronext global ou apenas Euronext Lisbon? Só PSI20 ou PSI Geral?

- Se o closing price é a referência, qual o objectivo da ordem ser limit ou market? Será que o objectivo será, quando entrares num título, conseguires logo definir qual o stop e o ganho objectivo?

- Quais os objectivos? Quando indicas que têm que ser dadas ordens diárias parece que o objectivo é a especulação... no entanto, dificilmente esse é o objectivo de uma cadeira de finanças, onde o objectivo máximo será a optimização da rendibilidade/risco (Markowitz e companhias).
Será que o objectivo será fomentar o asset allocation e o money management?

Quanto às melhores acções, vê as OPINIÕES nos vários posts aqui do fórum... normalmente são opiniões especulativas mas consegues ter uma ideia de que títulos possam estar em condições mais ou menos favoráveis, neste momento complicado do mercado.

Vai dando coordenadas que vamos tentando ajudar dentro do possível.

Cumps,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

simulação euronext

por caralm » 6/3/2008 1:12

olá. estou a fazer um cadeira na área de finanças e esta semana vamos começar uma simulação de transacções na bolsa. O jogo funciona da seguinte maneira: 1. começamos com um portfolio inicial e com dinheiro para investir. 2) temos de tomar decisões diárias (tanto limit orders como market orders). 3) como é apenas uma simulação vamos usar o closing price como referência para saber se as ordens foram aceites ou nao. O problema é, nunca fiz qq transacção na bolsa. Alguem tem dicas para mim? tipo acções mais arriscadas mas mais lucrativas?outras com menor risco?acho q o objectivo final é ter algum lucro mas tb ter consistência nas decisões.

obg.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: drcentimo, Google [Bot], Opcard, Paulo Pereira 74, PMP69, rg7803 e 191 visitantes