Caldeirão da Bolsa

***** chart - S&P500 Weekly Report 01-03-2008 *****

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Tojo » 6/3/2008 9:25

Obrigado arnie, mas neste caso a confirmação do higher low só se confirma acima dos 1396 como antes?

Registado: 8/1/2004 13:14

por arnie » 6/3/2008 9:08

Tojo Escreveu:Arnie, isto quer dizer que ao perder momentum está mais bearish?

"Em termos de médio prazo o índice está claramente a perder momentum pois em 20 dias de queda ainda não quebrou o mínimo que gerou um rallie de apenas 8 dias. "

ola tojo,

neste caso, esta perda de momentum e bullish

olhando para todo o movimento de queda desde outubro podemos ver que o movimento desde os minimos de janeiro nao esta a respeitar o mesmo padrao

pensa assim, ha um rallie de 8 dias, ou seja, os 'bulls' fizeram o spx subir durante esses 8 dias

ora se os 'bears' continuam a reinar, eles teriam trazido o spx abaixo dos minimos de janeiro em menos de 8 dias para assim desmoralizarem por completo os 'bulls' e obrigarem estes a fecharem posicoes

nao e isso que tem acontecido, a 20 dias que os 'bears' estao a tentar fazer novos minimos e simplesmente nao conseguem

o indice esta a ser, numa leitura de medio prazo a ser suportado, existe claros sinais de acumulacao

dai eu a semanas estar a dizer o mesmo, iremos ver um falso break dos 1270 ou um higher low , iniciando um rallie que o vai levar novamente, no minimo, aos 1400 pts

um abraco,
arnie

ps: desculpem o texto mas isto de escrever num teclado virtual nao da para respeitar acordos ortograficos :p
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Tojo » 6/3/2008 8:41

Arnie, isto quer dizer que ao perder momentum está mais bearish?

"Em termos de médio prazo o índice está claramente a perder momentum pois em 20 dias de queda ainda não quebrou o mínimo que gerou um rallie de apenas 8 dias. "

por arnie » 6/3/2008 1:16

Olá Tojo,

A oferta nos 1345 pts acabou por superar a procura, fazendo com que o índice recuasse e fechasse praticamente no midpoint do dia.
Enquanto toda a oferta existente nos 1345 pts não for absorvida o índice não conseguirá ir muito mais além do que hoje.

Um trading range a ser negociado nos 1332 pts a nível intraday amanhã seria um sinal de possível acumulação. Será importante o índice não vir abaixo dos 1326 pts pois facilmente os vendedores entrariam em acção e a inversão de hoje do swing não teria passado de um mero movimento countertrend relativamente aos 4 dias anteriores.

Em termos de médio prazo o índice está claramente a perder momentum pois em 20 dias de queda ainda não quebrou o mínimo que gerou um rallie de apenas 8 dias.

Este facto é um sinal positivo para o índice pois reforça a leitura que temos vindo a fazer nas últimas semanas de que o mínimo do movimento de queda desde Outubro irá formar um higher low ou um falso break do último swing low, neste caso, nos 1270 pts.

Um abraço,
arnie
Anexos
spx_04-03-2008.png
spx_04-03-2008.png (9.64 KiB) Visualizado 2863 vezes
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Tojo » 5/3/2008 22:47

Arnie, era importante que desse uma opinião acerca do S&P. Aquela consolidação vai ter que se decidir. Qual tua leitura? Já agora ocorreu-me perguntar o seguinte: e se chegarmos aos 45 dias sem novo minimo e a lateralizar? isso quer dizer que indice não tem força nem para descer nem para subir?

Obrigado e cumpr
Anexos
sp.jpg
sp.jpg (194.72 KiB) Visualizado 3070 vezes

por arnie » 4/3/2008 1:02

regresso do profeta Escreveu:Boa Noite
Caro amigo Arnie gostaria de lhe perguntar e se possivel uma explicação sobre o que são "Filtros de um Sistema"??? Li algo sobre isso no site X- trader e pelo pouco que percebi é algo que faz melhorar as performances das operações (trades diárias em bolsa)Sei também que tem uns quadros onde fala sobre o nº de operações diárias,percentagens ganhadoras,ganãncia média,perdida média e por fim e o mais importante a esperança por operação.Pergunto também se este sistema pode ser usado em CFD´s e futuros.Desde já muito obrigado.Abraços

olá profeta,

hummmmmmm, não estarás a confundir os nicks?

ok, eu sei, é meia-noite, o meu cérebro já se desligou à mais de uma hora mas eu acho que estás a confundir a minha pessoa com alguém

:?
Bons negocios,
arnie

por trader de elite » 4/3/2008 0:45

Boa Noite
Caro amigo Arnie gostaria de lhe perguntar e se possivel uma explicação sobre o que são "Filtros de um Sistema"??? Li algo sobre isso no site X- trader e pelo pouco que percebi é algo que faz melhorar as performances das operações (trades diárias em bolsa)Sei também que tem uns quadros onde fala sobre o nº de operações diárias,percentagens ganhadoras,ganãncia média,perdida média e por fim e o mais importante a esperança por operação.Pergunto também se este sistema pode ser usado em CFD´s e futuros.Desde já muito obrigado.Abraços

Registado: 29/11/2007 12:28

por Adrox » 3/3/2008 23:22

Eu penso que depois de testar novos minimos, e de fazer a recuperação que fez, fechando ainda a verde, e muito proximo do valor de abertura é um claro sina de inversão (Dragonfly Doji para os senhores das velas).

Atendendo também que há várias semanas que estamos em lateralização, penso que o caminho amanhã é para cima, não sei se chegaremos a testar a resistencia, mas que vamos ter um swing amanhã, acho que sim.

Atenção à navegação aos mais "calleiros":
A tendencia do mercado é descendente, tentar apanhar ressaltos não é muito boa prática... A minha opinião é mais baseada num palpite do que em dados concretos.

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por arnie » 3/3/2008 22:57

JM.matias Escreveu:ola boa noite.

caro Arnie escreveu: "Qualquer rallie que não vá acima dos 1345 pts deixa o índice numa forte posição de resumir a queda desta 6ª feira"

a minha pergunta é a seguinte :qual é a escala temporal para se fazer este rallie? era hoje ou mais dias?

obrigado

abraço

JM.matias

Olá JM.matias,

Não há uma escala temporal certa, tudo depende do movimento.
Olhando para a barra de hoje, podes ter ali um sinal de inversão de swing já amanhã. Se assim for, amanhã irás ver se o índice consegue ir testar esses valores. Caso não os consiga testar já terás um sinal de que a procura não está a superar a oferta logo, todas as posições longas existentes ficarão em risco pois o momentum descendente ainda se mantém intacto.

Pensa assim, nos últimos 3 dias, a contar com o dia de hoje, o trend é de queda. Se amanhã tivermos uma quebra em alta do high de hoje, o swing é invertido e teremos o inicio de um movimento counter trend, ou seja, contra o trend dos últimos 3 dias.
A incapacidade de quebrar em alta os 1345 pts é um sinal de que o momentum dos últimos 3 dias está intacto e como tal, a oferta continua a ser demasiado forte para que o índice possa ir mais acima. É necessário absorver toda aquela oferta para que o índice possa subir pois caso contrário voltar a inverter e cair com a mesma velocidade com que caiu nos 2 dias anteriores.

O SPX hoje, a nível intraday esteve calmo mas a 1 hora do fecho foi testar os mínimos do dia para fechar muito perto do valor da abertura.
Dias destes servem para absorver o excesso de oferta existente sem "levantar grandes ondas".
A questão é saber se essa "absorção" é somente a nível intraday ou se é algo mais duradouro.

Para já o que interessa é saber se amanhã o mercado consegue "resumir" a subida da ultima hora de negociação de hoje e quebrar os 1335 pts.

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie

por Adam hedge » 3/3/2008 21:56

ola boa noite.

caro Arnie escreveu: "Qualquer rallie que não vá acima dos 1345 pts deixa o índice numa forte posição de resumir a queda desta 6ª feira"

a minha pergunta é a seguinte :qual é a escala temporal para se fazer este rallie? era hoje ou mais dias?

obrigado

abraço

JM.matias
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por arnie » 3/3/2008 21:10

Quanto maior a percentagem de traders que investe usando o mesmo sistema, menor será a sua performance pois o mercado encarregar-se-a de o anular pelo simples facto de que esses mesmos traders irão tentar antecipar os sinais dado por esse sistema.

Mas não devemos misturar fibonacci com sistemas de negociação.

Os números de fibonacci aparentam funcionar por uma simples razão, eles são muito próximos do sistema de oitavos em que o mercado funciona, ou seja:

- fibonacci retracements - 23.6, 38.2, 50, 61.8

- leitura por oitavos - 12.5, 25, 37.5, 50, 62.5, 75, 87.5

Durante + de 200 anos os mercados americanos funcionaram com um sistema fraccionário, ou seja, cada movimento era medido em oitavos.
Depois de passarem a negociar com um sistema decimal, o mercado continuou a negociar em oitavos, é algo que está de tal maneira integrado no sistema que não é possível ser de outra forma.

Sendo 1/8 equivalente a $0.125 podemos a partir daqui desenvolver todo um sistema de leitura gráfica e de negociação.

Uma cotação não bate nos $12.5 ou nos $50 ou noutro valor equivalente ao oitavo sem que sofra um qualquer tipo de reacção contrária assim como quem não quer nada. O S&P não negoceia de 1.5625 em 1.5625 pts ou o DOW de 15,625 em 15,625 pts como quem não quer nada.

À + de 200 anos que o mercado funciona da mesma maneira daí existir sempre reacção nos mesmos valores.

O mercado é negociado por níveis. Quando o topo ou o fundo de um nível é quebrado, ele vai imediatamente ao nível seguinte. Se o momentum for forte, ele passará por diversos níveis até encontrar suporte ou resistência num outro nível. Cada nível é 1/8 de algo, dos 6.25, dos 25, dos 75, o que interessa é que será sempre 1/8 de um valor pois este é o funcionamento do mercado e impossível fugirmos a esta realidade.

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie

por Siel » 3/3/2008 15:58

Sim pode ser uma minoria de pessoas que percebem a fibo mas isso so faria sentido se essa minoria controlasse a maioria do capital, investidores institucionais que tenham sido ensinados a seguir regras para evitar riscos.

E tenho a impressão que se 80% das pessoas acreditassem na fibo e se o capital estivesse igualmente distribuido por elas, ou seja 80% das pessoas a vender e a comprar nos mesmos valores da fibo levaria a subidas e descidas muito acentuadas (grande aumento da volatilidade) que inevitavelmente levaria ao os 80% das pessoas a abandonarem o mercado ou a mudar de fé.

Registado: 29/11/2007 13:19

por lutav » 3/3/2008 15:27

se pensarmos que aqui no caldeirao como uma amostra nacional, quantas pessoas aqui inscritas sabem o que é o fibo ou como usar?

e lá fora, a % de pequenos investidores que sabem sequer que existe um Fibo retracement, é qual? :roll:

querem que deixe de ser ateu? é isso?

1% de pessoas que conhecem, e depois SABEM, o que é um Fibo retracement, já seria um valor bem simpatico...

beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 15:22

80% já é uma esmagadora maioria... Quando o consenso se torna generalizado (seja numa tendência, seja num método) é altamente provável que a sua eficácia esteja a chegar ao fim.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por avpadrao » 3/3/2008 15:15

Olá, boa tarde a todos.

Caro Ulisses, poderia concretizar, ou elaborar um pouco melhor?
Sempre julguei que a 'trend is your friend', e, se a maioria (em número ou capital) acredita num ressalto, não irá 'criar' a tendência que levará à concretização desse ressalto?

P.S. Não levem a mal este post, pois sou relativamente novo nestas andanças, apesar de já andar por aqui há algum tempo!

Registado: 29/11/2007 2:10

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 14:59

Branc0, a frase que eu contestei foi esta:

Se em 100% de macacos, 80% tiverem "fé" nos fibo retracements (e existir uma distribuição idêntica de capital entre todos), então eles irão com certeza funcionar...mas apenas pela "fé" da maioria.

É isto que contesto, seja qual for o método, suporte ou resistência que estamos a falar.

E se os "fibo retracements" continuam a ser zonas relevantes (na minha opinião) é porque nem metade dos investidores olhar para eles.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Branc0 » 3/3/2008 14:53

Ulisses Pereira Escreveu:Eu estou completamente em desacordo. Se num mercado qualquer, 80% tiverem o mesmo método, esse método irá levá-los a perder muito dinheiro.

Um abraço,
Ulisses

Não é o mesmo método Ulisses, estamos a falar de zonas onde há muito profit taking e isso constato empiricamente olhando para os preços durante a sessão.

Não é simples desenvolver um método à volta disto (principalmente em acções) mas reparo que são zonas onde há profit taking e zonas de ressalto... obviamente não estou à espera que haja uma inversão de tendência só porque tocou num nível de Fibonnaci.

No trade em que estou de momento (curto no EUR/JPY) já passou por três níveis de Fib e fez paragem em dois deles para de seguida continuar a queda... duvido que houvesse muita gente a entrar longa nesses níveis mas não me custa tanto a acreditar que esses níveis tenham servido para se retirarem lucros de cima da mesa.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 13:33

Eu estou completamente em desacordo. Se num mercado qualquer, 80% tiverem o mesmo método, esse método irá levá-los a perder muito dinheiro.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por redhot » 3/3/2008 12:52

Branc0 Escreveu:De acordo... e eu quero estar do lado dos 80%.

Pouco interessa como funcionam se me ajudarem a ganhar dinheiro ;)

sim, eu também. se dewscobrir um título que reage bem aos retracements, então é porque a maioria do capital tem fé nos mesmos. e é de aproveitar claro.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por Branc0 » 3/3/2008 12:46

De acordo... e eu quero estar do lado dos 80%.

Pouco interessa como funcionam se me ajudarem a ganhar dinheiro ;)

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por redhot » 3/3/2008 12:14

Branc0 Escreveu:Se acreditas em suportes e resistências é apenas uma questão de verificares que muitas delas se desenvolvem perto de valores de Fibonnaci.

Então no mercado cambial vejo isto com muito mais exactidão que nos mercados accionistas. Às vezes o retracement é feito à pip no nível de fibonnaci... fico doido :)

A minha opinião pessoal é que:

Se em 100% de macacos, 80% tiverem "fé" nos fibo retracements (e existir uma distribuição idêntica de capital entre todos), então eles irão com certeza funcionar...mas apenas pela "fé" da maioria. Pois os 80% irão entrar, sair shortar por volta dos retracements por acreditarem neles.

Se só 20% acreditarem (considerando na mesma uma idêntica distribuição de capital entre todos), então os fibo retracements vão com as couves...

:)
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

muito obrigado ao Phneutral e ao arnie.

por bolsinho » 3/3/2008 1:26

agora vou constatar seguindo os próximos movimentos do índice.
obrigadinho.

Registado: 19/2/2008 23:19

por Branc0 » 3/3/2008 1:10

Se acreditas em suportes e resistências é apenas uma questão de verificares que muitas delas se desenvolvem perto de valores de Fibonnaci.

Então no mercado cambial vejo isto com muito mais exactidão que nos mercados accionistas. Às vezes o retracement é feito à pip no nível de fibonnaci... fico doido :)

por arnie » 3/3/2008 0:51

não acreditas em fibonacci mas acreditas em santas?

:-k :pray:

:mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted:
Bons negocios,
arnie

Re: Arnie, bom dia,

por redhot » 3/3/2008 0:22

Eagle Eye 2002 Escreveu:Se nao me engano os 47 e 44 dias sao contados high-to-low, mas os 38 sao low-to-low (isto e, começas a contagem no low precedente). Se contares high-to-low parece-me que so estas em 27 dias (contando ate hoje). Faltariam assim mais ou menos 20 dias…

Se o meu raciocinio esta correcto so deveriamos ter « novidades » la para o dia 22 de Março.

E engraçado que isso coincidiria com o esoterico « Pi cycle » do David Nichols :wink: .
Comentarios?

Um abraço,
Eagle Eye

Também há a teoria do PI? Além da do fibonacci?... :)

Eu não acredito nada nessas coisas. Que me falem em suportes, resistências, tendências, volumes, etc. ainda vejo uma certa lógica nisso...
Agora PI's e Fibonaccis?.... pelo amor da santa... :)
Monkey Trader

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, Google Feedfetcher, nickforum, Phil2014, rg7803 e 52 visitantes