Caldeirão da Bolsa

***** chart - S&P500 Weekly Report 01-03-2008 *****

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: amigo arnie.

por arnie » 2/3/2008 22:15

bolsinho Escreveu:Há uma expressão que usa muitas vezes nas suas análises e, por muito que custe a quem entende um pouco de bolsa, eu, muito sinceramente e para mal deos meus pecados, ainda não consegui entender.
diz o arnie: "...deixa o índice numa forte posição de resumir a queda desta sexta-feira."
Que quer isto dizer?
Que movimento tem que fazer o índice para "resumir"?
O que é isto de resumir?

Se me esclarecer, agradeço.

Quero deixar também um reconhecido obrigado pelos trabalhos que apresenta no fórum.

Um abraço com o desejo de ficarmos todos com o bolsinho cheio.

olá bolsinho,

Bem vindo ao Caldeirão.

Tal como o phneutral já disse, o que eu dizer com a expressão "resumir" é somente a continuação da queda de 6ª feira.

Imagina-te a ler um livro, e paras na página 55. Daqui a uma semana voltas a pegar no livro e dizes que vai resumir, que vai continuar a leitura a partir do ponto onde terminaste :wink:

Como partimos do principio que a queda não terminou, apenas foi suspensa temporariamente, dizemos que a mesma vai sofrer um resumo, uma continuação.

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por phneutral » 2/3/2008 21:31

Significa "voltar" à queda desta sexta-feira ou "continuar" a queda desta sexta-feira.

Vem do inglês "resume".

Cumps
PH
"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros."

http://elliottmarketwaves.blogspot.com/

Registado: 11/12/2004 4:46

amigo arnie.

por bolsinho » 2/3/2008 20:30

Há uma expressão que usa muitas vezes nas suas análises e, por muito que custe a quem entende um pouco de bolsa, eu, muito sinceramente e para mal deos meus pecados, ainda não consegui entender.
diz o arnie: "...deixa o índice numa forte posição de resumir a queda desta sexta-feira."
Que quer isto dizer?
Que movimento tem que fazer o índice para "resumir"?
O que é isto de resumir?

Se me esclarecer, agradeço.

Quero deixar também um reconhecido obrigado pelos trabalhos que apresenta no fórum.

Um abraço com o desejo de ficarmos todos com o bolsinho cheio.

Registado: 19/2/2008 23:19

Re: Arnie, bom dia,

por arnie » 2/3/2008 15:32

Eagle Eye 2002 Escreveu:Se nao me engano os 47 e 44 dias sao contados high-to-low, mas os 38 sao low-to-low (isto e, começas a contagem no low precedente). Se contares high-to-low parece-me que so estas em 27 dias (contando ate hoje). Faltariam assim mais ou menos 20 dias…

Se o meu raciocinio esta correcto so deveriamos ter « novidades » la para o dia 22 de Março.

E engraçado que isso coincidiria com o esoterico « Pi cycle » do David Nichols :wink: .
Comentarios?

Um abraço,
Eagle Eye

Olá Eagle Eye,

A contagem de 47 e 44 dias é high to low e fazendo a mesma contagem a partir do high de 01-02-2008 teremos os 45 dias a 20-03-2008.

A questão aqui é que eu não acredito nesse cenário. Tenho-o em atenção como é óbvio, mas não acredito nele.

Para mim, o dia mais importante do ano, tecnicamente falando, foi o dia 23-01-2008 e será a partir deste dia que tudo se irá desenvolver, quer em preço, quer em tempo, daí eu estar a medir o tempo a partir desse dia.

Esta é a minha leitura.
Fico no entanto feliz ver que algum do pessoal que lê as minhas análises começa a ter a sensibilidade de reconhecer outros padrões dentro do mesmo método de leitura gráfica.

Relativamente ao Pi cycle, não vou entrar muito por aí pois matematicamente falando, eu sou aquilo a que se pode chamar de analfabeto, sei fazer contas de somar, diminuir, multiplicar (mal) e dividir apenas com 1 divisor pois com 2 já preciso de calculadora :mrgreen:, no entanto, sabendo que Pi tem o valor de 3.14159265 vamos chegar a esta conclusão:

:arrow: 3.14159265*2=6.28
:arrow: 6.28*2=12.56 <-> 12.5% <-> 1/8 de 100
:arrow: 12.56*2=25.13 <-> 25% <-> 2/8 de 100
:arrow: 25.13*2=50.26 <-> 50% <-> 4/8 de 100
:arrow: 50.26*2=100.53 <-> 100%

E prontos, mais não digo pois daqui em diante iria entrar por caminhos nunca antes navegados :P

O mercado negoceia em oitavos e terços e se soubermos o ponto exacto do qual ele está a negociar podemos saber em antemão todos os valores dos topos e fundos que ele irá fazer no futuro. Em relação ao tempo a situação é idêntica.

Naturalmente que isto é muito bonito de se saber a questão é saber como o negociar.
Não podemos negociar o passado pois este já passou e também não podemos negociar o futuro pois este ainda não aconteceu. Resta-nos negociar o presente, tendo em conta o que aconteceu no passado e o que pode acontecer no futuro.

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Arnie, bom dia,

por Eagle Eye 2002 » 2/3/2008 14:26

Se nao me engano os 47 e 44 dias sao contados high-to-low, mas os 38 sao low-to-low (isto e, começas a contagem no low precedente). Se contares high-to-low parece-me que so estas em 27 dias (contando ate hoje). Faltariam assim mais ou menos 20 dias…

Se o meu raciocinio esta correcto so deveriamos ter « novidades » la para o dia 22 de Março.

E engraçado que isso coincidiria com o esoterico « Pi cycle » do David Nichols :wink: .
Comentarios?

Um abraço,
Eagle Eye

Registado: 5/1/2008 22:22

por arnie » 1/3/2008 21:29

Tojo Escreveu:Arnie, vamos supor que o indice quebra para a semana os 1316 e acelera a queda quebramdo os 1270, tudo isto nos tais 45 dias. O padrão acaba por ser igual aos anteriores. Agora se´vai fazer falso break ou não, isso é outra questão. Pode fazer isto ou não é provavel?Cumpr

Olá Tojo,

Abaixo dos 1316 pts apenas existe os 1304 pts. Abaixo só mesmo os 1270 pts.
Ou seja, ao quebrar os 1316 pts só deverá parar na casa dos 1304 pts. Aqui deverá existir um qualquer tipo de suporte. A acontecer, os 1316 pts passam a resistência.

Todas as situações são prováveis neste momento.

O volume desta 6ª feira foi o mais forte das ultimas semanas e o facto de estarmos em cima de um suporte, não sei até que ponto o índice não terá tido uma capitulação, pelo menos a nível intraday, o que iria produzir uma reacção positiva na 2ª feira.

Qualquer rallie que não vá acima dos 1345 pts deixa o índice numa forte posição de resumir a queda desta 6ª feira.

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie

por Tojo » 1/3/2008 14:39

Arnie, vamos supor que o indice quebra para a semana os 1316 e acelera a queda quebramdo os 1270, tudo isto nos tais 45 dias. O padrão acaba por ser igual aos anteriores. Agora se´vai fazer falso break ou não, isso é outra questão. Pode fazer isto ou não é provavel?Cumpr

Registado: 8/1/2004 13:14

***** chart - S&P500 Weekly Report 01-03-2008 *****

por arnie » 1/3/2008 13:19

Vamos ver se conseguimos tirar alguma conclusão da análise desta semana.

Vamos 1º analisar o já famoso padrão de lower high que o índice tem vindo a fazer. Analisámos o tempo decorrido entre cada máximo e podemos ver que o 1º lower high demorou 21 dias (calendário), o 2º lower high demorou 16 dias e este aparente 3º lower high teve uma duração de 23 dias.

Ora sabendo que metade de 45 dias são 22.5 dias e olhando para o 1º lower high, podemos ver como aquele lower high foi basicamente o midpoint em termos temporais de todo o movimento de queda.
Tivemos então um movimento high to low de 47 dias no total.

No 2º lower high tivemos um movimento high to low de 44 dias.

No actual movimento, o possível 3º lower high, já se passaram 38 dias sem que ainda tenhamos visto um novo mínimo abaixo dos 1270 pts.
Pela minha leitura, era esperado que o 45º dia trouxesse um máximo mas a performance desta 6ª feira deixou esse cenário muito mais complicado.

Como a amplitude destes últimos 2 dias de queda superou a amplitude dos 6 dias de queda anterior, podemos ver claramente que o momentum está agora no lado dos vendedores.
Temos que medir a actual queda com a 1ª desde os mínimos de Janeiro para podermos ver se esse mesmo momentum está a afectar a leitura no time frame superior. Tivemos assim 3 dias de queda com uma amplitude de 79 pts, o que dá ainda espaço para novos mínimos no SPX, até perto dos 1310 pts.

Pessoalmente continuo a acreditar na importância dos mínimos de Janeiro. Serão estes que irão ditar todo o percurso deste ano em termos de tempo e de preço.

45 dias depois dos mínimos de Janeiro dá-nos o dia 7 de Março. Naturalmente que não podemos ser exactos no dia por isso há que fazer um desconto de + ou - 1 a 2 dias. Não se esqueçam que se está a fazer a contagem de acordo com o calendário e os períodos de feriados e fins de semana têm que ser levados em consideração, daí a não exactidão do dia.

Tudo agora se resume na espera de dia 7 de Março para ver em que ponto se encontra o índice. Tal como demonstrei a semana passada, tanto podemos fazer um padrão low to low, o que nos daria a quebra dos 1270 pts e devido ao padrão temporal, o falso break dos mesmos sairia reforçado como podemos fazer um low to low mas sem quebrar os mínimos de Janeiro, deixando no gráfico um padrão de higher low.

Podem ver estes gráficos no weekly report da semana passada.

por agora tá tudo dito.

um abraço,
arnie
Anexos
spx_01_01-03-2007.png
spx_01_01-03-2007.png (11.71 KiB) Visualizado 4060 vezes
Bons negocios,
arnie

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: lfstorres, Phil2014, PMP69, rg7803, Roberto Geissiniii e 65 visitantes