Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 12/3/2008 23:34

Há quem ande a fugir delas, estes entram!?
Porque será? lol
Realmente tenho notado um comportamento esquisito...

Gestora de fundos espanhola Bestiver entra no capital da Portucel
A Bestinver Gestion, gestora de fundos espanhola com presença no capital de várias empresas portuguesas, passou a ter uma participação qualificada no capital da Portucel.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

A Bestinver Gestion, gestora de fundos espanhola com presença no capital de várias empresas portuguesas, passou a ter uma participação qualificada no capital da Portucel.

Num comunicado a Portucel diz que que a Bestinver Gestión. SGCII. S.A. comunicou hoje que detinha, no dia 4 Março de 2008, 15.443.547 acções da Portucel, representativas de 2,012% do capital da empresa.

A maior parte das acções está na posse do fundo Bestinver Bolsa, sendo que é sobretudo através deste fundo que a gestora espanhola detém acções nacionais

Do total dos 1,16 mil milhões de euros de activos sob gestão deste fundo, em Junho do ano passado, quase 7% estava investido em cotadas nacionais, sendo que nessa altura a Portucel não integrava a carteira.

Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por AFACTURAR » 10/3/2008 13:31

Boa tarde Ulisses, sinceramente não entendi esta ultima noticia, será possivel explicar-ma??? Obg pela atenção. :?:

Registado: 29/11/2007 2:04

por Ulisses Pereira » 10/3/2008 13:26

A esmagadora maioria dos investidores acredita que os líderes das empresas sabem qual o rumo que a cotação das suas empresas vai tomar mas eu discordo completamente.

Por exemplo, no actual cenário de quedas, a maior parte das empresas da nossa praça sabe que seguirá o rumo que o "mood" do mercado o determinará e é impossível controlarem essa força dos mercados mundiais.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por AFACTURAR » 10/3/2008 11:44

mcarvalho Escreveu:Portucel: rumours on a possible merger between Stora Enso and UPM

10/03/2008

Rating: BUY
Closing Price: EUR 2.10
Price Target: 3.4

5Stora Enso rose the most in two years on speculation the company will merge with cross-town rival UPM Kymmene (Bloomberg)

Mas isso é bom ou mau para a Portucel e porquê?

por mcarvalho » 10/3/2008 11:29

Portucel: rumours on a possible merger between Stora Enso and UPM

10/03/2008

Rating: BUY
Closing Price: EUR 2.10
Price Target: 3.4

5Stora Enso rose the most in two years on speculation the company will merge with cross-town rival UPM Kymmene (Bloomberg)

Registado: 17/2/2004 1:38

por AFACTURAR » 9/3/2008 12:37

artista Escreveu:
jony_cash Escreveu:E com a dívida que tem devia mas era reduzir a divida. Que tempos difíceis vêm ai ninguém tem dúvida e nem a PTI vai escapar. Agora aguardo para ver mas acho que ela ainda vai voltar a fazer os mínimos.

Em relação à dívida podem muito bem achar que o retorno é maior comprando acções próprias do que reduzir a dívida...

Não sei se vai fazer novos mínimos nem sequer se vai cair mais, apenas estava a discutir o facto da compra de acções próprias ser positivo ou negativo para o título...

Bons negócios

Uma vez que o principal objectivo é o lucro, custa-me a crer que a Pti, se estivesse convicta que ela iria cair, as estivesse a comprar para daqui a umas semanas terem menos valias, mesmo considerando a hipotese de a intenção ser não as deixar deslizar, porque para isso, quando há 15 dias elas estavam 2,27€, tinham feito um investimento deste genero, certamente que elas subiriam bem perto dos 2,40 e aí possivelmento toda a gente consideraria que ela consolidou acima dos famigerados 2.27€ e toda a gente diria que os touros voltariam a reinar... Tudo isto não passão de "ses...". E não se esqueçam que, se não estou em erro, o PER está nos 10,5 o que significa que está um papel barato, e não sou eu que o digo, é uma questão de analizar o PER.
Não tenho duvidas que em principio é bom sinal uma empresa comprar acções proprias.
Cumprimentos e uma excelente semana aquela que amanhã começa...

por artista_ » 9/3/2008 1:15

jony_cash Escreveu:E com a dívida que tem devia mas era reduzir a divida. Que tempos difíceis vêm ai ninguém tem dúvida e nem a PTI vai escapar. Agora aguardo para ver mas acho que ela ainda vai voltar a fazer os mínimos.

Em relação à dívida podem muito bem achar que o retorno é maior comprando acções próprias do que reduzir a dívida...

Não sei se vai fazer novos mínimos nem sequer se vai cair mais, apenas estava a discutir o facto da compra de acções próprias ser positivo ou negativo para o título...

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jony_cash » 9/3/2008 0:07

[quote="AFACTURAR"][quote="artista"][quote="Batmax"]É má para mim pois transmite-mse insegurança só isso.[/quote]

Mas não devia ser ao contrário?! quando a própria administração decide adquirir acções próprias não será porque os títulos estão baratos??

Andamos todos um bocado desconfiados de tudo, partimos do princípio que se compram estão a tentar segurar as cotações artificialmente e não que estão apenas a comprar porque conhecem bem a empresa e está muito barata...

Bom fim de semana[/quote]

Concordo, até porque nos 3 dias anteriores o PSI20 desceu e este papel subiu e que se saiba não houve compra de acções proprias.
Em relação à diminuição das exportações não foram assim tão significativas e foram claramente compensadas com o aumento do preço da pasta e papel, não esquecendo que se surgir a confirmação de fornecimento à Staples a nivel mundial, essa diminuição das exportações não só são recuperadas, como aumentam bastante...[/quote]

Concordo com a Batmax,

não me trás segurança nenhuma a PTI comprar acções neste momento porque se se lembram bem a PTI já chegou a estar nos 1,80€ durante algum tempo até desceu andou a marinar uns tempos ali perto no entanto a PTI não veio comprar nada agora que esta acima dos 2,00€ vem comprar e não para de comprar isso a mim é muito estranho isso porque está barata não me parece que seja uma razão válida visto que a 1,80€ ainda estava mais barata e não compraram :roll:

E com a dívida que tem devia mas era reduzir a divida. Que tempos difíceis vêm ai ninguém tem dúvida e nem a PTI vai escapar. Agora aguardo para ver mas acho que ela ainda vai voltar a fazer os mínimos.

BN

Registado: 31/8/2007 20:30

por AFACTURAR » 8/3/2008 15:10

artista Escreveu:
Batmax Escreveu:É má para mim pois transmite-mse insegurança só isso.

Mas não devia ser ao contrário?! quando a própria administração decide adquirir acções próprias não será porque os títulos estão baratos??

Andamos todos um bocado desconfiados de tudo, partimos do princípio que se compram estão a tentar segurar as cotações artificialmente e não que estão apenas a comprar porque conhecem bem a empresa e está muito barata... :wink:

Bom fim de semana

Concordo, até porque nos 3 dias anteriores o PSI20 desceu e este papel subiu e que se saiba não houve compra de acções proprias.
Em relação à diminuição das exportações não foram assim tão significativas e foram claramente compensadas com o aumento do preço da pasta e papel, não esquecendo que se surgir a confirmação de fornecimento à Staples a nivel mundial, essa diminuição das exportações não só são recuperadas, como aumentam bastante...

por artista_ » 8/3/2008 14:05

Batmax Escreveu:É má para mim pois transmite-mse insegurança só isso.

Andamos todos um bocado desconfiados de tudo, partimos do princípio que se compram estão a tentar segurar as cotações artificialmente e não que estão apenas a comprar porque conhecem bem a empresa e está muito barata... :wink:

Bom fim de semana
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Batmax » 8/3/2008 12:50

É má para mim pois transmite-mse insegurança só isso.

Registado: 29/11/2007 2:13

por artista_ » 8/3/2008 12:33

Batmax Escreveu:Boas

Larguei a minha posição na Pti temporariamente pois não me esta a agradar estes tempos e como sabem as exportações por parte da mesma baixaram e ainda por cima esta compra de acções próprias ainda me leva a firmar mais a minha decisão pois penso que se eles não tivessem controlado ontem ela teria caido bastante, espera-nos a segunda para ver o efeito que vai passar aos investidores a meu ver é má, esta compra, abraço.

Parece-me algo contraditório o teu raciocínio... não percebo porque é que "é má, esta compra"?! Parece-me que se uma administração resolve comprar acções próprias isso é normalmente um bom sinal, embora haja situações de excepção, o BCP é um desses casos, mas o BCP é, infelizmente, excepção em muita coisa (espero bem que seja excepção, porque se não for estamos mal)...

Bom fim de semana

por Batmax » 8/3/2008 12:28

Boas

Larguei a minha posição na Pti temporariamente pois não me esta a agradar estes tempos e como sabem as exportações por parte da mesma baixaram e ainda por cima esta compra de acções próprias ainda me leva a firmar mais a minha decisão pois penso que se eles não tivessem controlado ontem ela teria caido bastante, espera-nos a segunda para ver o efeito que vai passar aos investidores a meu ver é má, esta compra, abraço.

Registado: 29/11/2007 2:13

por AFACTURAR » 8/3/2008 0:21

[quote="jony_cash"]Eu espero que a Portucel saiba o que anda a fazer parece que lhes sai o euromilhões a comprar acções a torto e a direito com a divida que têm e com os investimentos que dizem que vão fazer. Vem ai muito maus tempos com a recessão nos US e talvez noutros paises isto não está a ficar nenhuma brincadeira.

Das 2.700.000 acções negociadas hoje, 1.400.000 foram a meio da manha, +- ás 10h., provavelmente terá sido a compra de acções proprias por parte da Pti, o que é certo é que até ao final do dia se manteve estavel, estando várias vezes durante a tarde a negociar acima do fecho de ontem, inclusivamente ás 16:30h., não me pareçe que tenha sido a compra de acções proprias que segurou este papel, á semelhança dos últimos dias com o PSI20 a cair e esta a subir.

por Resina » 7/3/2008 22:38

Eu logo vi que alguem "grande" andava a comprar as acções...
O titulo bem queria cair e seguir o mercado, la vinham umas ordens para colocar o titulo de novo do zero...
Elas podem cair, mas na realidade a administração da Pti acha que elas estão optimas...
Não sei até que ponto eles estão correctos, e ate que ponto vão sair beneficiados...
Mas tambem posso dizer que assim como entram, tambem podem sair daqui a uns dias se acabar por subir.
Logo veremos...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por jony_cash » 7/3/2008 20:58

Eu espero que a Portucel saiba o que anda a fazer parece que lhes sai o euromilhões a comprar acções a torto e a direito com a divida que têm e com os investimentos que dizem que vão fazer. Vem ai muito maus tempos com a recessão nos US e talvez noutros paises isto não está a ficar nenhuma brincadeira.

:roll:

BN

Registado: 31/8/2007 20:30

por Nyk » 7/3/2008 20:37

Portucel reforça posição no seu capital social
A Portucel anunciou que comprou, na sessão de hoje, mais de 1,5 milhões de acções próprias, tendo investido mais de três milhões de euros. No total a empresa de pasta e papel detém, directa e indirectamente, 0,643% do seu capital social.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

A Portucel anunciou que comprou, na sessão de hoje, mais de 1,5 milhões de acções próprias, tendo investido mais de três milhões de euros. No total a empresa de pasta e papel detém, directa e indirectamente, 0,643% do seu capital social.

A Portucel anunciou que "adquiriu hoje em bolsa, através da sua participada Portucel Florestal – Empresa de Desenvolvimento Agro-Florestal 1.535.000 acções próprias", de acordo com o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No total a empresa investiu 3.179.400 euros para comprar estas acções.

"Mais se informa que entre a data da última comunicação e as compras de hoje foram adicionalmente adquiridas 967.810 acções da sociedade, passando a Portucel a deter, directamente e através de participadas, 4.937.178 acções próprias representativas de 0,643% do seu capital social", adianta a mesma fonte.

As acções da Portucel [Cot] fecharam a sessão de hoje inalteradas nos 2,10 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 5/3/2008 21:38

Investimento da Portucel em Portugal depende da disponibilidade de matéria-prima
A Portucel reiterou esta tarde que o investimento num nova fábrica, em Portugal, depende da existência de matéria-prima necessária para abastecer a unidade. As actuais condições não revelam essa garantia pelo que a empresa não está a considerar o território nacional como uma localização possível para a nova fábrica.

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

A Portucel reiterou esta tarde que o investimento num nova fábrica, em Portugal, depende da existência de matéria-prima necessária para abastecer a unidade. As actuais condições não revelam essa garantia pelo que a empresa não está a considerar o território nacional como uma localização possível para a nova fábrica.

Em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Portucel afirma que o grupo "tem vindo a analisar várias alternativas com vista à constituição de bases florestais que permitam alicerçar os seus projectos de desenvolvimento em pasta branqueda de eucalipto, em localizações geográficas onde estejam reunidas as condições para que tais investimentos sejam competitivos".

Contudo, a empresa adianta que "Portugal não tem sido considerado como uma das localizações possíveis por, nas condições actuais de produtividade da floresta nacional de eucalipto, não estar garantida a disponibilidade de matéria-prima necessária para abastecer uma nova fábrica".

A empresa liderada por Queiroz Pereira deixa no entanto a porta aberta para investimentos futuros em território nacional se as condições necessárias forem reunidas.

A Portucel assentou, ontem, a primeira pedra da nova fábrica de papel, em Setúbal, e Pedro Queiroz Pereira aproveitou a oportunidade para revelar que está a considerar construir uma nova unidade de produção, num investimento que poderá ascender aos mil milhões de euros, que, segundo os analistas do BPI, deverá ser localizada na América Latina e não em Portugal.

As acções da Portucel [Cot] fecharam a sessão a subir 0,97% para os 2,09 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por TP1 » 4/3/2008 17:59

http://www.diarioeconomico.iol.pt/edici ... 96733.html

Portucel pondera construção de nova fábrica de papel em Portugal
O 'chairman' da Portucel, Pedro Queiroz Pereira, revelou hoje que a empresa está a estudar a possibilidade de construir uma nova unidade no país, num investimento que poderá ascender a 984 milhões de euros.

Pedro Duarte

Em declarações efectuadas à margem da cerimónia de arranque de uma nova fábrica de papel em Setúbal, e citado pela agência Reuters, Pedro Queiroz Pereira disse que ainda não há um calendário definido para construção de uma nova fábrica, tendo as localizações avançadas até agora sido em África e no país Sul-americano do Uruguai.

"O compromisso é investir em Portugal 1,5 mil milhões de dólares [984 milhões de euros], cosneguido com isso um aumento das exportações de 800 milhões de euros, desde que haja matéria-prima para abastecer um investimento desta natureza", disse.

Pedro Queiroz Pereira sublinhouq ue, para conseguir a matéria-prima necessária, o que é necessário é um reforço da pordutividade da floresta portuguesa e não um aumento muito forte das áreas florestais, tendo desafiado o Governo a ajudar o sector.

"Vamos ver no próximo ano, ou dois anos, se é possível fazer um investimento desta natureza em Portugal, ou se, independentemente da vontade do Governo, haverá razões que impeçam a produção da matéria-prima", declarou.

Registado: 30/11/2007 21:13

por TP1 » 4/3/2008 17:48

http://www.diarioeconomico.iol.pt/edici ... 96778.html

Sócrates sublinha importância da nova fábrica da Portucel em Setúbal
O primeiro-ministro sublinhou hoje a importância da nova fábrica de papel da Portucel em Setúbal pelo investimento de 550 milhões de euros e o impacto que gera no aumento nas exportações, criação de emprego qualificado e investigação e desenvolvimento.

Diário Económico Online/Lusa

"A consequência [do arranque da nova fábrica] é puxar o sector industrial para cima. Investir em Portugal é do que nós precisamos e não de quem passa a vida a choramingar", disse José Sócrates, após o lançamento da primeira pedra da nova fábrica.

O primeiro-ministro salientou o "valor acrescentado" que o projecto vai trazer para a economia portuguesa e a confiança dos portugueses e reforçou que este é o "momento para investir com confiança no país".

"Precisamos de valorizar o investimento e aqueles que arriscam", disse.

José Sócrates frisou também que uma das novidades mais importantes nos últimos meses "foi o regresso do investimento" ao país e assegurou ter "informações seguras de que Portugal está dentro daquilo que são as suas obrigações internacionais".

por TP1 » 4/3/2008 16:49

http://www.diarioeconomico.iol.pt/edici ... 96610.html

Portucel inicia hoje investimento de 550 milhões de euros em nova fábrica de papel
O primeiro-ministro José Sócrates vai hoje colocar a primeira pedra da nova fábrica de papel (PM4) da Portucel, em Setúbal.

Nuno Miguel Silva

Trate-se de um investimento de 550 milhões de euros para uma nova máquina que irá produzir cera de 500 mil toneladas anuais de papéis de escritório de elevada qualidade, permitindo integrar em papel toda a pasta produzida no complexo industrial de Setúbal.

A nova máquina terá 11,1 metros de largura e reforçará a capacidade de produção de papéis de impressão e escrita de elevada qualidade do grupo Portucel para 1,5 milhões de tonelada por ano.

Além de José Sócrates, estiveram presentes na cerimónia Pedro Queiroz Pereira e José Honório, respectivamente, presidente do grupo e da respectiva comissão executiva.

por TP1 » 4/3/2008 16:47

http://www.diarioeconomico.iol.pt/edici ... 96696.html

Portucel quer exportar 1,28 mil milhões de euros até 2010
O presidente executivo da Portucel, José Honório, afirmou hoje que a sua nova máquina de papel (PM4) deverá impulsionar as exportações de pasta e papel para os 1,28 milhões de euros, contra os 950 milhões de euros verificados em 2007.

Mafalda Aguilar

Na cerimónia de lançamento da primeira pedra daquele investimento, e citado pela Reuters, José Honório disse que "as exportações no sector vão aumentar em 470 milhões de euros para 1,7 mil milhões de euros até 2010 e a Portucel irá continuar a representar 75% desse valor, ou seja, 1,28 mil milhões de euros.

A Portucel vai investir 550 milhões de euros na nova máquina, que irá produzir cera de 500 mil toneladas anuais de papéis de escritório de elevada qualidade, permitindo integrar em papel toda a pasta produzida no complexo industrial de Setúbal.

A nova máquina terá 11,1 metros de largura e reforçará a capacidade de produção de papéis de impressão e escrita de elevada qualidade do grupo Portucel para 1,5 milhões de tonelada por ano.

Às 12h48, as acções da Portucel seguiam estáveis nos 2,06 euros.

Re: opa potestativa

por JFPF » 1/3/2008 0:32

tucalense_JNEG Escreveu:Caro forense,a opa potestativa não poderá ser lançada com valores de controlo como é o da semapa(72%). A Semapa terá primeiro que lançar uma opa normal com preço atractivo para convencer os restantes accionistas,e se conseguir com esse preço comprar o suficiente para controlar 90% da empresa,então sim, reune as condições para lançar uma opa potestativa,obrigando desse modo os accionistas a entregar as acções pelo preço mais alto dos ultimos 6 meses.

Obrigado pela resposta, tucalense, fiquei esclarecido.

Registado: 30/11/2007 21:12

opa potestativa

por tucalense_JNEG » 1/3/2008 0:28

Caro forense,a opa potestativa não poderá ser lançada com valores de controlo como é o da semapa(72%). A Semapa terá primeiro que lançar uma opa normal com preço atractivo para convencer os restantes accionistas,e se conseguir com esse preço comprar o suficiente para controlar 90% da empresa,então sim, reune as condições para lançar uma opa potestativa,obrigando desse modo os accionistas a entregar as acções pelo preço mais alto dos ultimos 6 meses.

Registado: 29/11/2007 14:02

por JFPF » 29/2/2008 23:50

artista Escreveu:PS: Mantenho a posição de longo prazo na PTI

Boa noite Artista,

Também estou longo na PTI e queria fazer uma pergunta, se a Semapa opar o resto das acções que não detém....a que preço tem que opar? se ela oferecer o preço médio dos ultimos 6 meses, terei que vender?

BN

JF

Registado: 30/11/2007 21:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, HFCA, iniciado1, latbal, m-m, PAULOJOAO, Pmart 1 e 250 visitantes