Caldeirão da Bolsa

W Call 8184Z Jeronimo Martins

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fibonacci » 29/2/2008 15:18

Resina,

De uma forma simples, existem:
- os warrants "plain vanilla" (o que chamaste de regulares)

- os Turbo Warrants, que têm uma barreira que, se tocada, leva a que o warrant "estoire", ou acabe antecipadamente. Esta barreira permite que o delta do warrant seja de 1, ou seja, a variação do subjacente é totalmente reflectida na evolução do warrant (sem histórias com volatilidade, passagem do tempo,...);
Por exemplo, um TW call sobre o DAX com strike e barreira knock out a 6000 pontos significa que cota sempre ao (valor do DAX - 6000)/paridade (+-bid/ask). Caso em alguma altura (nem que seja um segundo) o DAX toque nos 6000 pontos, ele acaba automaticamente a valer 0.

- Os inline warrants têm duas barreiras, uma superior e outra inferior. São muito diferentes dos anteriores pois atribuem uma remuneração à menor volatilidade.
Caso o subjacente se mantenha SEMPRE dentro dessas barreiras, o investidor ganha um montante pré-definido (o normal é 1 EUR, acho eu).
Por exemplo, um inline sobre o DAX com barreiras a 6000 e 7000 ponto seria possível comprar a 0,x EUR. Caso o índice se mantivesse até à maturidade dentro desse intervalo, ganhavas 1 EUR (sendo o teu ganho a diferença desse euro para o valor a que compraste o warrant.

Quanto ao warrant a escolher, recomendo a leitura de um post do Marco António, que incide sobre os "plain vanilla" que está muito bom:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59473

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Resina » 29/2/2008 14:13

Fibonacci Escreveu:Não devia... o bid e o ask do warrant deveriam estar respectivamente abaixo e acima do preço teórico.

Faz refresh na página. Pode ter havido uma alteração na volatilidade que não estás ainda a considerar...

Não há problema. Tira todas as dúvidas que tiveres. Investir em warrants é algo de muito complexo e perigoso.

Fibo

Fibo, qual a diferença entre os turbo e inline em relação aos regulares!?
Já agora, quando há diversos w's que funcionam com o mesmo activo, é preferivel escolher qual!? A maturidade!?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Resina » 29/2/2008 13:30

Fibo já reparei bem no seu funcionamento.
Ja estou um pouco familiarizado com eles...
Tambem reparei que o ask tem tendencia a ser menor, quando há uma volatidade maior...
Só não encontro o put que me indicaste?
Há disponivel na plataforma web?
Quando vejo os varios w's, verifico que o volume é zero, ou muito elevado, tenho a sensação que os w's que a Ljc disponibiliza não são dos melhores...
Abraço

por marijon2 » 29/2/2008 11:21

Bullion

Interesa o MM estar lá se não tens qualquer noção do valor justo do W :!: Pelo que tenho aqui lido, anda muita gente a investir em Ws sem perceber bem o seu funcionamento :(
Eu, no ano passado perdi bastante dinheiro com eles :cry: e por isso acho que é muito importante conhecer o seu funcionamento e variáveis para podermos ter algum sucesso :!:

Claro que se fizermos a simulação antes (ou soubermos calcular o seu preço) é indiferente que a compra/venda seja feita pelo MM ou outro investidor

BN

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por Bullion » 29/2/2008 2:26

marijon Escreveu:...Certifica-te é que é o MM que está lá e não outro vendedor/comprador qualquer..

Tal como já foi aqui afirmado, as decisões na compra e venda de warrants devem ser sempre baseadas na evolução esperada para o subjacente.
Pra quem não pode acompanhar o momento exacto em que o índice "bate" no nosso valor, a simulação ajuda.
Já agora, porque é que eu devo certificar-me de que é o MM que "está lá"?
Uma vez chegados ao nosso valor de compra/venda para o Warrant, o que importa se é o MM que lá está ou um investidor "vulgar"?

Desde que haja comprador /vendedor para o nosso preço...

Registado: 31/7/2006 14:54

por marijon2 » 28/2/2008 21:51

Pintas

O que acontece (pelo menos eu faço assim) é quando o índice atinge o valor que queres, dás a ordem de compra/venda ao preço do MM. Certifica-te é que é o MM que está lá e não outro vendedor/comprador qualquer :wink:

Eu por exemplo estou a negociar o 8473z e o 7444z; na véspera faço umas simulações para saber a que preço cotará o W para determinada cotação do DAX e então coloco a ordem :)

Espero ter ajudado

Bjs

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por Fibonacci » 28/2/2008 19:31

Será que não são ordens sobre CFD's?

É que o CFD já replica o valor do subjacente (com um pequeno alargamento no spread bid-ask).

Em warrants não estou a lembrar-me de nada mas... é possível que exista... era um desenvolvimento bem pensado.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

por Pintas25 » 28/2/2008 19:22

pois isso é o que me estava a fzer confusão pois tenho lido alguns posts do tipo deixei ordem de compra para os 7000 ou de venda para os 6800 referindo-se a warrants.
o valor tem de ser encontrado mentalmente então?
ai já estou mais de acordo

Muito obrigado mais uma vez

Registado: 7/1/2008 18:02

por Fibonacci » 28/2/2008 19:17

Pois... isso faço mentalmente. De facto, o que gera a ordem é o índice passar os 7000 pontos, por exemplo. Mas vai exigir que eu tenha já identificado o warrant que me permitirá ganhar caso se verifique no subjacente a variação que espero e dar uma ordem (de forma independente) sobre esse warrant

Não me lembro de nenhuma plataforma que dê para fazer isso de forma automática...

Fibo

por Pintas25 » 28/2/2008 19:09

Fibo muito obrigado pela atenção mas acho que não percebeste a minha duvida o que eu não entendo é como dar uma ordem de compra/venda de um determinado warrant quando indice atinje um determinado valor.
Vou exemplificar:
quero comprar o warrant x quando o dax chegar aos 7000pts

por Fibonacci » 28/2/2008 18:59

Pintas,

A minha óptica é semelhante. Todas as análises que faço anteriores à tomada de decisão de investir num warrant é sobre o activo subjacente (não sobre como se comportou o warrant no passado, onde a informação é mais limitada).

No fim de contas, se estou a tentar aproveitar a evolução de um índice ou título, é sobre esse subjacente que vou fazer a análise.

Isso não faz com que não veja depois qual o warrant que mais se adequa ao meu objectivo e avalie quais os riscos adicionais de investir nesse warrant.

Cumps,

Fibo

por Pintas25 » 28/2/2008 18:44

aproveito este post para expor mais uma vez uma duvida que já me anda a fazer confusão a algum tempo.
tenho visto alguns foristas a dizerem que colocam ordens sobre warrants baseados no valor do indice, ora como não são turbos e os warrants normais pelo que eu sei não são lineares quanto ao seu valor em relação ao valor do indice pergunto mais uma vez como isso é possivel????

por Fibonacci » 28/2/2008 17:08

De nada.

Vai explorando. É um "mundo" engraçado, apesar de altamente complexo.

Quanto a puts, para a JMT há um emitido pelo Santander. O código é 7410E.
Maturidade a 23/Junho/2008; strike a 4,40 EUR; paridade 1/1.

Está out of the money. Ou seja, o seu valor intríseco é zero... Os 0,31-0,32 a que cota é exclusivamente valor temporal e volatilidade.

Fibo

por Resina » 28/2/2008 17:04

Fibo, agradeço a tua disponibilidade.
Um grande obrigado.
Abraço
Ps: Infelizmente não há nenhum Put

por Fibonacci » 28/2/2008 16:33

Não devia... o bid e o ask do warrant deveriam estar respectivamente abaixo e acima do preço teórico.

Faz refresh na página. Pode ter havido uma alteração na volatilidade que não estás ainda a considerar...

Não há problema. Tira todas as dúvidas que tiveres. Investir em warrants é algo de muito complexo e perigoso.

Fibo

por Resina » 28/2/2008 16:32

Fibonacci Escreveu:Neste caso, deverá ser o emitente a fornecer os preços. No entanto, é possível que apareça também alguém que permita que compres/vendas também a essa pessoa. No entanto, a liquidez dos warrants é muito mais limitada e ficas nas mãos do emitente, que é obrigado a proporcionar alguma liquidez no mercado.

Então, mas sendo assim posso dar a ordem de venda a outro valor que não lá esteja...
Só existindo os valores indicados atrás, poderia colocar para venda a 0,76. Mas nada me garantia que conseguisse vender?

por Resina » 28/2/2008 16:27

Estando agora a cotar a Jm a 5.11, usando a calculadora para indicar o preço do W, está no valor teorico de ,7369, mas mantendo os valores para venda/compra, significa que estou a comprar acima do suposto valor?
Fibo desculpa estas perguntas muito simples...

por Fibonacci » 28/2/2008 16:27

Sim. Quem quer comprar compra a 0,77 e quem quer vender vende a 0,75, até aos montantes indicados.

Neste caso, deverá ser o emitente a fornecer os preços. No entanto, é possível que apareça também alguém que permita que compres/vendas também a essa pessoa. No entanto, a liquidez dos warrants é muito mais limitada e ficas nas mãos do emitente, que é obrigado a proporcionar alguma liquidez no mercado.

A diferença entre o bid/ask para o preço justo acaba por ser o ganho do emitente. O preço justo deste warrant deverá estar próximo de 0,765.

Ou seja, se ele te vender os 3000 warrants a 0,77 EUR, vai conseguir fazer uma operação no mercado de acções que replica a compra desses mesmos warrants a 0,765. Independentemente do que acontecer a seguir, o Market-Maker já garantiu esse ganho (e vai fazer o inverso quando tu venderes, se não levares até à maturidade, garantindo ganho semelhante).

Fibo

por Resina » 28/2/2008 16:20

Um exemplo...
Eu tenho a conta Web que só me permite ver a quantidade da compra e quantidade da venda...
Neste momento encontra-se:
3200 0.75 0.77 3000
Isto significa que se comprar a 0,77 so posso vender a 0,75??
Em relação a acções eu posso comprar a varios preços e a varios vendedores, mas neste caso quem me esta a vender/comprar é a entidade?
É por isso é que ela estipula os preços, e tem 2.5 de diferença no ask?
Abraço

por Fibonacci » 28/2/2008 16:13

Sim. A actualização é automática em função do preço da Jerónimo Martins.

Mas cuidado que existem outras variáveis, sendo a mais importante a volatilidade.

Fibo

por Resina » 28/2/2008 16:08

Fibo, tenho estado a observar a evolução do w e da respectiva acção, fazendo tambem uns calculos com a calculadora que me indicaste...
E verifiquei que apesar de não ter havido qualquer negocio, o w que esta com venda a .78, passou para .80...
A entidade actualiza o valor à medida que a cotação vai subindo/descendo!?
Abraço
Ps: obrigado pelas explicações 8-)

por Fibonacci » 28/2/2008 15:49

Resina Escreveu:
Fibonacci Escreveu:Estão a jogar com uma volatilidade implicita acima de 56%.

O que significa isso!?

Os warrants plain vanilla são avaliados com base numa fórmula desenvolvida por Black-Scholes.
Os Market-makers que te vendem os warrants vão proteger a sua posição no mercado. Para tal, têm que ter tudo muito bem determinado.
Para tal, precisam de determinar qual poderá ser a volatilidade do activo no mercado. Como não sabem o futuro, usam uma volatilidade estimada.

Usa o link acima para veres a sensibilidade do preço a diversas volatilidades.

Fibo

por Fibonacci » 28/2/2008 15:46

Resina Escreveu:Hoje desvaloriza 28.70%, ou seja se o titulo agora recuperasse bastante, provavelmente este iria inverter!?

Exacto. Se a Jerónimo Martins recuperar até ao valor de fecho de ontem, este warrant deverá voltar perto do nível a que fechou ontem (tirando uns pozinhos devido à passagem do tempo), mantendo tudo o resto (é possível existir ainda uma alteração na volatilidade implícita, que está neste momento acima de 50%).

Atenção ainda ao bid-ask. Lembra-te que vendes ao preço bid (neste momento 0,57), ou seja, a uma diferença de 2,5% do ask...

Resina Escreveu:O strike a 4.4, significa que se a cotação no dia 20/março for superior ao valor, o diferencial é o que irei receber, correcto?

Sim. Isso mesmo, na maturidade basta fazer (preço da JMT - 4,4) e é o que recebes.

Procura no site do Commerzbank a calculadora e podes fazer umas simulações do warrant em função dos diversos factores que existem.

Fibo

por Resina » 28/2/2008 15:44

Fibonacci Escreveu:Estão a jogar com uma volatilidade implicita acima de 56%.

O que significa isso!?

por Resina » 28/2/2008 15:35

Hoje desvaloriza 28.70%, ou seja se o titulo agora recuperasse bastante, provavelmente este iria inverter!?
O strike a 4.4, significa que se a cotação no dia 20/março for superior ao valor, o diferencial é o que irei receber, correcto?
Nunca negociei um W, mas estava com interesse em aprender o seu funcionamento com esse exemplo que dei...

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Phil2014, rg7803 e 76 visitantes