Caldeirão da Bolsa

Indicadores vs Logica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Indicadores vs Logica

por MarcoAntonio » 27/2/2008 19:12

TP1 Escreveu:Quanto á análise técnica, um dos seus lemas é: " Esqueça as notícias e lembre-se sempre dos gráficos" Logo, ou és técnico, ou és pelos fundamentais, ou colocas-te em cima do muro.
Abraço.

A AT e a AF podem coexistir. Por outro lado, os indicadores económicos não são propriamente AF, são medidores (estatística) económicos enquanto que a AF versa mais sobre a análise das empresas em si (onde o estado do mercado em que se insere irá ter um determinado peso mas é apenas uma parcela da «equação»).

Mas voltando à questão da AT vs AF, uma abordagem com a sua quota de seguidores é a de utilizar a AF para definir (escolher) as empresas onde investir e a AT para definir os pontos (decidir os momentos) de entrada e saída do papel.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por TP1 » 27/2/2008 19:03

nov71 Escreveu:Depois de 3 dias a sairem indicadores economicos nos Estados Unidos...a conclusão que chego é que quanto mais tempo perco a tentar compreender o comportamento dos mercados versus noticias ...menos aprendo e menos sei.

3 dias em que todos , se me enganei corrijam-me pois estou a escrever de memoria,os indicadores foram negativos o que em termos de Logica me faria pensar para a queda dos mercados, aconteceu precisamente o contrario.

O que me assalta nete momento é o seguinte :
A Lógica manda-me estar quieto...os mercados mandam-te ir na onda.

Tinha decidido só entrar após verificar melhorias no sector financeiro (após sáida dos resultados da banca neste 1Q e melhoria dos indicadores economicos , casas , emprego e desemprego etc..), mas depois do que se tem passado e da especulação novamente do corte da Tx de juro ...estou indeciso.

E se realmente isto for a maior recessão como salientou o Velho sabio Greenspan, quando não houver mais tx de juros para cortar?

Bem vou me aguentar...e talvez pensar que mais vale deixar de ganhar do que perder.

BN

Não achas que uma eventual recessão, possa já estar descontada? Será que vai haver recessão?
Em relação a hoje, era muito previsível, que a partir das 15h os Américas começassem a subir.
Quanto á análise técnica, um dos seus lemas é: " Esqueça as notícias e lembre-se sempre dos gráficos" Logo, ou és técnico, ou és pelos fundamentais, ou colocas-te em cima do muro.
Abraço.

Registado: 30/11/2007 21:13

por Ulisses Pereira » 27/2/2008 19:02

Euroverde, tenta acrescentar algo ao interessante debate. Se não gostas, explica a razão para isso...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 27/2/2008 19:00

É nestas alturas em que eu mais gosto da bolsa.

Registado: 29/11/2007 11:19

por MarcoAntonio » 27/2/2008 18:56

Alguns, pontualmente, têm um pequeno impacto nos preços que pode durar uns minutos ou umas horas. O facto é que passado umas horas já ninguém se lembra do indicador ou do valor que saiu. Em primeiro lugar, os indicadores são mais do que as mães, eles são tantos e a sair a um ritmo diário que individualmente como é óbvio não podem ter grande relevância e perdem-se num mar de informação.

Por outro lado, os indicadores não são a única coisa em que os investidores se baseiam: indicadores, resultados, notícias, rumores, sentimento, liquidez, análise técnica, análise fundamental, etc, etc.

Os investidores têm muito mais em que pensar e muito mais que considerar que os indicadores económicos.

Como disse atrás, passado umas horas já ninguém se lembra do indicador que saiu... e a importância desse indicador para o mercado é proporcional.

Se os ignorares por completo, garanto-te que não perdes grande coisa...
:lol:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 27/2/2008 18:52

nov71 Escreveu:Depois de 3 dias a sairem indicadores economicos nos Estados Unidos...a conclusão que chego é que quanto mais tempo perco a tentar compreender o comportamento dos mercados versus noticias ...menos aprendo e menos sei.

É o primeiro passo para deixares de ligar aos indicadores...
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

Indicadores vs Logica

por nov71 » 27/2/2008 18:43

Depois de 3 dias a sairem indicadores economicos nos Estados Unidos...a conclusão que chego é que quanto mais tempo perco a tentar compreender o comportamento dos mercados versus noticias ...menos aprendo e menos sei.

3 dias em que todos , se me enganei corrijam-me pois estou a escrever de memoria,os indicadores foram negativos o que em termos de Logica me faria pensar para a queda dos mercados, aconteceu precisamente o contrario.

O que me assalta nete momento é o seguinte :
A Lógica manda-me estar quieto...os mercados mandam-te ir na onda.

Tinha decidido só entrar após verificar melhorias no sector financeiro (após sáida dos resultados da banca neste 1Q e melhoria dos indicadores economicos , casas , emprego e desemprego etc..), mas depois do que se tem passado e da especulação novamente do corte da Tx de juro ...estou indeciso.

E se realmente isto for a maior recessão como salientou o Velho sabio Greenspan, quando não houver mais tx de juros para cortar?

Bem vou me aguentar...e talvez pensar que mais vale deixar de ganhar do que perder.

BN

Registado: 29/11/2007 11:07

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Heldroo, Pmart 1, rg7803 e 56 visitantes