Caldeirão da Bolsa

Greenspan

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re:Ulisses Pereira

por Gncl_C » 26/2/2008 20:10

Ulisses Pereira Escreveu:Ele fala sobre a sua perspectiva da economia.

Alguma vez o viste dizer que a culpa era do Bernanke? Não. Limita-se a fazer a sua análise da situação. E ainda bem que o faz.

Um abraço,
Ulisses

É verdade que o senhor Greenspan nunca disse que a culpa era do senhor Bernanke, mas é aquilo que transparece para a opinião pública, ora vejamos:
->Antes, com Greenspan - no problem;
->Depois, sem Greenspan - está tudo pela hora da morte;

A única objecção que tenho às afirmações que ele profere é a aparente falta de responsabilidade sendo ele um dos responsáveis.

Os melhores cumprimentos, Gncl

Registado: 18/2/2007 17:55

por MozHawk » 26/2/2008 16:56

nunofaustino Escreveu:
scpnuno Escreveu:
O que é que têm a apontar ao Greenspan além de ele poder estar com uma visão do mercado diferente da vossa?

Duas coisas...

1 - mau gosto nos óculos... uma pessoa naquele cargo já devia ter trocado de óculos (para n dizer mais) à uns bons aninhos...

2 - o facto de ele ser, na mho, um o principal culpado disto estar como está... esteve "no poder" quase 20 anos, e o culpado (leia-se burro)é do Big Ben?

Jocas
Nuno

nuno,

Concordo contigo no que às responsabilidades de Greenspan diz respeito. Tem a sua quota parte, independentemente de se invocarem questões excepcionais, etc.

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por nunofaustino » 26/2/2008 15:42

scpnuno Escreveu:Jocas pra ti também, amigão

P.S. E Nuninhos, pá? é pra este seculo?

Estão previstos para este milénio :). Mas não vão ser nuninhos nem joaninhas :).

Jocas
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Silverwolf » 26/2/2008 9:40

SMarq Escreveu:Já referi em diversos posts, que não estou nada optimista quanto ao futuro a curto prazo dos Mercados. :roll:

Realmente acho que estamos perante uma possivel mistura explosiva:

:arrow: Taxas de juro condicionadas pelo subprime.

:arrow: Familias endividadas.

:arrow: Inflação a aumentar.

:arrow: Desemprego em perigo de aumentar, se é que não está já a aumentar.

Penso que o início do 2º Trimestre com vários indicadores relevantes, poderão ditar o rumo dos Mercados.

cmps,
SMarq

Até porque me parece que o que se tem visto, é que esta liquidez da baixa de taxas de juro não tem feito com que as pessoas paguem as suas dividas, apenas consumam mais... ou seja com a inflação a aumentar (hoje sai PPI) qq dia as taxas têm de subir, e as familias continuam endividadas e aí é que eu quero ver como vai ser...

hoje tou curioso pelo número do ppi... estes aumentos que se falam dos cereais e de tudo um pouco em geral, tem de bater aqui nos preços do produtor... a questão é se os analistas já esperam isso ou não

Registado: 15/1/2008 17:43

por cest » 26/2/2008 7:10

Ninguem se lembra já de alguns aumentos de taxas na era Bernanke que geraram alguma contestação? E o mesmo não veio defender-se dizendo que a economia estava bem e que tinha de controlar a inflação? Então e agora com o petróleo a $100 o barril a inflação já não é problema? Baixam-se taxas de urgencia sem pestanejar? Não foi o "velho sábio" que veio levantar a ponta do véu quando ainda ninguem sonhava, num belo dia em que ao alertar para as possibilidades de uma recessão as bolsas cairam acentuadamente? Não será melhor assim do que fazer inchar mais o balão ainda antes de rebentar e arrastar nele os menos cuidadosos? Ai,ai...e o burro é o velho? é o velho o burro?

Registado: 29/11/2007 2:36

por SMarq » 25/2/2008 23:20

Já referi em diversos posts, que não estou nada optimista quanto ao futuro a curto prazo dos Mercados. :roll:

Realmente acho que estamos perante uma possivel mistura explosiva:

:arrow: Taxas de juro condicionadas pelo subprime.

:arrow: Familias endividadas.

:arrow: Inflação a aumentar.

:arrow: Desemprego em perigo de aumentar, se é que não está já a aumentar.

Penso que o início do 2º Trimestre com vários indicadores relevantes, poderão ditar o rumo dos Mercados.

cmps,
SMarq
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por Bala » 25/2/2008 22:48

Boas!

Era só para dizer que quando mergulhei pela primeira vez na bolsa, achei que o homem era um especulador que andava aqui a lixar o mundo todo... Mais tarde, comecei a ver que a sua Análise Fundamental, era extremamente acertada, e depois de ver um documentário acerca do fulano, apercebi-me que se trata de um génio de estatística, que farta-se de estudar os relatórios e passa os dias a analisar dados.

Ora neste momento, se ele diz alguma coisa é para tomar a atenção, pois ele costuma acertar. Caso a bolsa reagisse conforme cá se diz, hoje teríamos fechado no vermelho, mas todos subiram... Agora, o que eu penso é que o homem viu esta subida injustificada e achou por bem avisar os malucos que pensam que estamos num claro fundo, do facto de que o que se passa agora não é brincadeira, e o problema, por ser financeiro, é muito "grávido".

O que me estranha na análise dele é que a bolsa costuma antecipar a recessão em meio ano, e neste caso "so" caimos que? 25%?... Será que o pior está para vir? Ou já passou? :-k

Eu sei que a maioria de maus resultados já foi antecipada, mas mesmo assim com o S&P500 abaixo de média de 221 dias, e dentro de um canal descendente, mantenho-me bear(perto de neutro, mas bear).

Abraço e atenção aos stops a partir de agora...(e sempre)
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por Presa36 » 25/2/2008 22:41

Pontos a favor:
1 - Grande tocador de Clarinete e saxofone, acompanhando o grupo de Henri Jerome.

Aprecio (respeito) este Senhor. Li o livro "A era da turbulência" de empreitada.

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por Ulisses Pereira » 25/2/2008 21:33

Ele fala sobre a sua perspectiva da economia.

Alguma vez o viste dizer que a culpa era do Bernanke? Não. Limita-se a fazer a sua análise da situação. E ainda bem que o faz.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Alan Greenspan

por Gncl_C » 25/2/2008 21:07

Mais afirmações deste género, e mais uma vez de quem?

Alan Greenspan, presidente da Reserva Federal Americana durante 20 anos e até há uns meses. Uma questão é qual o objectivo destas afirmações?

Eu acho que ele está correcto, agora não há pessoa mais responsável que ele neste processo, ora bem, o sucessor dele está lá há uns meses e ele é que tem a culpa?

Bom senso, é o que falta a este senhor, nós de certeza que não temos nada a ver com a crise, agora este senhor é efectivamente um dos responsáveis .
Ironia das ironias, é ele mesmo que vem de tempos a tempos dizer que as coisas estão mal.

Sinceramente não entendo, o senhor em questão fala como se nunca tivesse sido presidente da R.F.A. , fala como se não tivesse nada a ver com a questão, fala como se fosse um de nós, e não é.

Registado: 18/2/2007 17:55

por superbem » 25/2/2008 21:06

Ulisses, agora admito que foi só na brincadeira para animar o tópico, lamento se foi inadequado.
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por Ulisses Pereira » 25/2/2008 20:53

Superbem, por que é que quando alguém emite uma opinião pessimista sobre os mercados/economia aparece sempre alguém a dizer que essa pessoa está curta ou quer comprar barato?

Deve ser pecado estar pessimista.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por scpnuno » 25/2/2008 20:49

nunofaustino Escreveu:1 - mau gosto nos óculos... uma pessoa naquele cargo já devia ter trocado de óculos (para n dizer mais) à uns bons aninhos...

Ohh Nuno, eu aí até concordo contigo. Bem que podia até mudar de cara, que aquela ...hummm... bem, a esposa deve gostar.

nunofaustino Escreveu:2 - o facto de ele ser, na mho, um o principal culpado disto estar como está... esteve "no poder" quase 20 anos, e o culpado (leia-se burro)é do Big Ben? ...

Eu não pretendo ter conhecimentos para garantir que a FED ou o seu presidente sejam culpados da actual crise. Duma forma simplista, a actual crise é devida a instituições financeiras que emprestaram mais do que podiam e/ou deviam a pessoas que dificilmente poderiam pagar.
Se calhar, devia-se deixar ir pela selecção natural e deixar correr. Que fossem à falencia as instituiçoes e/ou particulares que tivessem que ir. Entre mortos e feridos, iam escapar os mais fortes.

Mas sabemos que não foi assim, que a FED interviu, o BCE também, houve injecções de liquidez, alterações nas taxas e até um trader criativo a ajudar ao filme... se foi bem ou mal, a historia futura há-de demonstrar.

Eu não pretendo defender que o Green não cometeu erros. Só não comete erros quem não faz nada.

Mas ele conseguiu uma tal reputação de honestidade e frontalidade que, ainda hoje, reformado, afastado e com a idade que tem, quando ele fala os mercados ouvem.

E a frontalidade dele (na minha opinião) não é de "por paninhos quentes".

Mas o meu post inicial não foi por isto. Foi pelo "ladrar" - nem mesmo o Vitor Constancio merece isso, as pessoas, os seres humanos, merecem respeito. E aqui no forum eu estou habituada a que o haja.

nunofaustino Escreveu:Jocas
Nuno

Jocas pra ti também, amigão

P.S. E Nuninhos, pá? é pra este seculo?
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por superbem » 25/2/2008 20:41

Cá para mim o senhor está é curto nos mercados. :mrgreen:

Aproveitem
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por Silverwolf » 25/2/2008 20:23

O que dizes pode realmente fazer com que a recessão seja a pior para os states,agora se existem outras economias que vão suportar o mundo todo, em termos globais a recessão pode ser inferior.

É um tema mto complexo e até os grandes economistas mundiais têm opiniões bem divergentes, não seremos claramente nós a chegar a um concenso :)

Se o Greenspan foi o causador disto? é discutivel... foi sem dúvida ele que com as medidas que tomou para resolver a anterior recessão permitiu que isto acontecesse... no entanto parece-me que a culpa terá que ser repartida... mas eu atribuiria mais culpa sem dúvida aos bancos e aos emprestimos cegos que fizeram anos a fio.

Registado: 15/1/2008 17:43

por MarcoAntonio » 25/2/2008 20:23

Quer os mercados quer a economia sempre tiveram (e sempre terão) ciclos positivos e ciclos negativos.

Durante os ciclos positivos «ninguém se queixa», durante os ciclos negativos é uma incessante busca de bodes espiatórios... chegando por vezes aos extremos que se constatam neste tópico (que de resto consideramos inaceitáveis neste Forum).

Penso que mais do que qualquer outra coisa, isso revela uma forma de estar na vida (e nos mercados!).

Para bem, para bem, era sempre a subir, certo?

Mas isso é impossível e insustentável!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por jony_cash » 25/2/2008 20:21

[quote="jetrudesdasilva"]Nunca mais vai esse...Mas mesmo enterrado vai ladrar...[/quote]

jetrudesdasilva,

Podes não gostar do homem mas por favor convem ter cuidado com a linguagem. Há uns anos atrás quando este homem falava os mercados ouviam e reagiam de acordo com o que ele dizia uma coisa é certa pode ter contribuido para esta crise mas a culpa não é só dele e é estranho toda agente critica mesmo o Bernanke mas o que é certo é que o Bernanke está a aplicar a mesma técnica baixar a taxa de juro :roll:

BN
Editado pela última vez por jony_cash em 25/2/2008 20:27, num total de 1 vez.

Registado: 31/8/2007 20:30

por Lince1979dc » 25/2/2008 20:01

Só estou a escrever para afirmar a minha concordancia com o que o tio Green disse.

Pena é só se ver agora.
Tambem penso que o FED o Senado e o PPT, vão fazer tudo para aguentar isto até as eleições, mas depois....

PS: É só a minha opinião, não me desejem a morte :lol:

Registado: 8/12/2007 11:14

por Ulisses Pereira » 25/2/2008 19:56

jertrudes, esse género de comentário é de um mau gosto atroz e inaceitáveis no Caldeirão. Só não foi apagado automaticamente para que a jertrudes e os outros participantes percebam aquilo que não deve ser um post no Caldeirão. Dentro de alguns minutos ele será apagado, como não podia deixar de ser.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por jetrudesdasilva » 25/2/2008 19:52

No minimo 90% das vezes que ele abria a boca os mercados para baixo, fechava recuperava. Agora só 7 palmos de terra lhe faz bem.

Registado: 18/1/2008 23:22

por acintra » 25/2/2008 19:51

nunofaustino Escreveu:
Frank77 Escreveu:Realmente o Nuno Faria as coisas melhor que ele....é caso para dizer quando um burro fala os outros baixam as orelhas....

Bons negócios.

PS: deve ser pelo facto de o Srº Greenspan ser "burro" que quando ele fala todos o ouvem...

N sei se faria as coisas diferentes... sei que ele, ao manter os juros baixos durante tanto tempo, ao não exigir maior controle das entidades financeiras, ... provocou (em gd parte) a bolha imobiliária que está a provocar esta crise. E penso que dizer que ele é um dos gds responsáveis é a constatação do óbvio... ele esteve 19 anos à frente da FED e controlou a política monetária dos EUA durante esse tempo todo, pelo que ele terá de ter culpa no cartório (eu acredito que será muita).

Um abr
Nuno

Quem não sabe dançar, diz que é a pista que está torta.
Tb o acho culpado por ter deixado criar esta divida monstruosa, á pala de taxas de juro baixas que provocaram um consumo desenfreado e sem respeito ao possivel incumprimento. O minimo que podia fazer era em vez de tocar mais na ferida, arranjar ideias para combater a recessão. Para dizer mal e não apresentar soluções, bem pode ficar a ver a TV de pantufas.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por nunofaustino » 25/2/2008 19:16

Frank77 Escreveu:Realmente o Nuno Faria as coisas melhor que ele....é caso para dizer quando um burro fala os outros baixam as orelhas....

Bons negócios.

PS: deve ser pelo facto de o Srº Greenspan ser "burro" que quando ele fala todos o ouvem...

N sei se faria as coisas diferentes... sei que ele, ao manter os juros baixos durante tanto tempo, ao não exigir maior controle das entidades financeiras, ... provocou (em gd parte) a bolha imobiliária que está a provocar esta crise. E penso que dizer que ele é um dos gds responsáveis é a constatação do óbvio... ele esteve 19 anos à frente da FED e controlou a política monetária dos EUA durante esse tempo todo, pelo que ele terá de ter culpa no cartório (eu acredito que será muita).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por carcanhol » 25/2/2008 19:01

É curioso que ainda este fim de semana me ocorreu precisamente isso esta recessão quando chegar vai ser pior que as anteriores.

Ao reflectir sobre o tema cheguei á seguinte conclusão:

Nas décadas anteriores a quando das recessões e nomeadamente a última o Greensapan era o presidente da reserva federal certo? Para combater a recessão o que faz o cavalheiro desce as taxas e injecta capital no sistema pois a economia para avançar presisa de capital, se não o tem há que recorrer ao crédito.

Até aqui tudo certo a economia americana recuperou ainda que tenha levado uma década ou coisa assim.

Mas.... há sempre um mas nestas coisas... é a vida!

Como a economia estava montada nas baixas taxas e no credito concedido pela mão do "Green" e assim chegamos ao bull de 2006. Acontece que em julho alguém vem alertar que o sistema estava a rebentar pelas costuras, pois muitos creditos fora dados de bandeja e parece que estava a haver dificuldades em pagar os mesmos.

Como eu gosto de evocar e bem 2+2=4 não falha.

Façam lá a conta a economia estava montada no dinheiro fácil do "Green" mas pelos vistos boa parte desse dinheiro esfumou-se perdeu-se, vamos para uma recessão.
Ora se estamos a entrar em recessão porque as medidas de resolução da anterior estão falidas esta vai ser pior pois resulta da não resolução da anterior.

Com a agravante de que na era da globalização temos economias a dar cartas que nas décadas anteriores não tinham voto na matéria e que agora são comcorrentes directos da americana os "cineses" por exemplo.

Disse alguma coisa de errado?
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam :mrgreen:

Registado: 16/11/2006 12:47

por Frank77 » 25/2/2008 18:55

nunofaustino Escreveu:
scpnuno Escreveu:
O que é que têm a apontar ao Greenspan além de ele poder estar com uma visão do mercado diferente da vossa?

Duas coisas...

1 - mau gosto nos óculos... uma pessoa naquele cargo já devia ter trocado de óculos (para n dizer mais) à uns bons aninhos...

2 - o facto de ele ser, na mho, um o principal culpado disto estar como está... esteve "no poder" quase 20 anos, e o culpado (leia-se burro)é do Big Ben?

Jocas
Nuno

Realmente o Nuno Faria as coisas melhor que ele....é caso para dizer quando um burro fala os outros baixam as orelhas....

Bons negócios.

Registado: 25/1/2008 20:10

por Ulisses Pereira » 25/2/2008 18:41

O facto de alguém dizer que as coisas estão más só pode acelerar o processo, nunca fazer com que aconteça algo.

Se o mercado fraqueja com as declarações de alguém isso é, de facto, um sinal de fraqueza. E em vez de condenarmos quem fala, talvez fosse melhor tirarmos as devidas ilações sobre a forma como o mercado reage a essas declarações.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], MPCER, Phil2014, rg7803 e 53 visitantes