Crime na OPA sobre o BPI? Nahhhhh...
14 mensagens
|Página 1 de 1
CMVM critica Ministério Público
Saiu hoje no DE, a CMVM critica o MP por arquivamento do caso de inside trading na OPA ao BPI.
Mais uma vez, parece-me que há aqui muita falta de formação e conhecimento das matérias económicas por parte das autoridades judiciais e sendo assim, o mais fácil é arquivar.
Mesmo sabendo que este tipo de crimes são dificeis de provar, a verdade é que há registo das operações, montantes, datas, histórico de transacções... é gato escondido com o rabo de fora.
Quem puxa o rabo para ver o gato?
Abraço
Rasputine
Mais uma vez, parece-me que há aqui muita falta de formação e conhecimento das matérias económicas por parte das autoridades judiciais e sendo assim, o mais fácil é arquivar.

Mesmo sabendo que este tipo de crimes são dificeis de provar, a verdade é que há registo das operações, montantes, datas, histórico de transacções... é gato escondido com o rabo de fora.
Quem puxa o rabo para ver o gato?

Abraço
Rasputine
KISS: Keep It Short and Simple
- Registado: 14/2/2003 13:07
DOW Escreveu:Lembro-me bem desse dianunca tinha comprado BPI´s mas no dia anterior á OPA comprei bastantes e nem sei bem porquê, no dia a seguir subia muito e voltei a comprar só porque estava subir, até fiquei com algum receio que tivesse feito asneira...
Muitos terão feito o mesmo, mas estou 100% convicto que havia gente que comprou e sabia o que estava a fazer...
Pois, claro...

Tou no gozo

Se alguém tiver o gráfico ao minuto do dia anterior à opa e do dia da opa vale bem a pena po-lo aqui! É elucidativo, muito mais do que o gráfico dia-a-dia do ulisses, onde se perde boa parte do detalhe da fraude.
É óbvio que houve crime, mas também concordo que é dificil provar... perante uma operação de compra por insiders tão óbvia como essa eu próprio só não comprei mais nesse dia porque já tinha bastante BPI em carteira.
Terá havido alguns que compraram porque sabiam em muitos outros que compraram porque viram essas compras ao melhor. E agora provar quem sabia e quem não sabia? ui ui...
É óbvio que houve crime, mas também concordo que é dificil provar... perante uma operação de compra por insiders tão óbvia como essa eu próprio só não comprei mais nesse dia porque já tinha bastante BPI em carteira.
Terá havido alguns que compraram porque sabiam em muitos outros que compraram porque viram essas compras ao melhor. E agora provar quem sabia e quem não sabia? ui ui...
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Vou recordar umas notas soltas que poderão ou não confirmar envolvendo esta opa:
- O BCP teria informado préviamente a administração do BPI da opa, tendo então sido adquiridas pelo BPI inúmeras acções do próprio BAnco
- a noticia foi correndo no BPI, e ao nível intermédio da sua Direcção era voz corrente
- estava de tal forma espalhada a noticia, que nem deu para esperar pelo fecho do mercado, tendo a noticia da opa saído salvo erro cerca das 15 horas
- O BCP teria informado préviamente a administração do BPI da opa, tendo então sido adquiridas pelo BPI inúmeras acções do próprio BAnco
- a noticia foi correndo no BPI, e ao nível intermédio da sua Direcção era voz corrente
- estava de tal forma espalhada a noticia, que nem deu para esperar pelo fecho do mercado, tendo a noticia da opa saído salvo erro cerca das 15 horas
- Registado: 28/10/2007 7:43
ArmadaS76 Escreveu:Recordo que na vespera saiu um price target da Lisbon Brockers por forma a legitimar o acto de forte compra... ou terá sido apenas sorte?!
Com isto tudo conheço alguém que lucrou nesse dia cerca 180.000€ (tem bons amigos), mas não fui eu... pq feito tótó vendi pouco antes de ficar suspensa.
Não pretendo desta forma incriminar ninguém ... mas de facto á fulanos c/ muita sorte.
As vezes não é só ter sorte, é preciso conhecer pessoas certas, estar no local certo e a hora certa.
Há um ditado militar que diz o seguinte: "A sorte protege os audazes", aplica-se para tal...
Abraço
Nuno Guedes
NNNN
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...
Recordo que na vespera saiu um price target da Lisbon Brockers por forma a legitimar o acto de forte compra... ou terá sido apenas sorte?!
Com isto tudo conheço alguém que lucrou nesse dia cerca 180.000€ (tem bons amigos), mas não fui eu... pq feito tótó vendi pouco antes de ficar suspensa.
Não pretendo desta forma incriminar ninguém ... mas de facto á fulanos c/ muita sorte.
- Registado: 25/10/2007 17:04
O que eu penso é que as regras que agora a CMVM vem trazer em que se tornam obrigatórias algumas comunicações no adquirir de acções por determinadas pessoas já há muito que deveriam estar em vigor
Por outro lado, achava interessante que as investigações deveriam focar-se em funcionários do BCP, suas familias, nomeadamente em determinados circulos. Estou convecido que aí haveria gato escondido com o rabo de fora
. Eles...usarem informação...NNNaahhh
Eu não acredito
Eles nunca esconderam nada de ninguém...
Pagam os seus impostos, dão donativos churudos
Bem... eu punha as mãos no fogo
Ps. Acudam....estou-me a queimar
Bem hajam...Huff já as meti na água fria e a coisa aliviou
Bolas.... mas queimei-me

Por outro lado, achava interessante que as investigações deveriam focar-se em funcionários do BCP, suas familias, nomeadamente em determinados circulos. Estou convecido que aí haveria gato escondido com o rabo de fora

Bem... eu punha as mãos no fogo

Ps. Acudam....estou-me a queimar

Bem hajam...Huff já as meti na água fria e a coisa aliviou

Lembro-me bem desse dia
nunca tinha comprado BPI´s mas no dia anterior á OPA comprei bastantes e nem sei bem porquê, no dia a seguir subia muito e voltei a comprar só porque estava subir, até fiquei com algum receio que tivesse feito asneira...
Muitos terão feito o mesmo, mas estou 100% convicto que havia gente que comprou e sabia o que estava a fazer...

(In)Justiça
Pois é... uma vergonha.
Em Portugal o crime compensa.
É fácil saber quem comprou e que quantidades nesses dias, a CMVM tem esses registos.
Pergunto eu: porquê que ninguém faz nada?
Dá ideia que os juízes / procuradores ignoram completamente os malefícios que estas situações provocam ao nosso sistema financeiro em geral.
É o descrédito do sistema judicial
Abraço
Rasputine
Em Portugal o crime compensa.
É fácil saber quem comprou e que quantidades nesses dias, a CMVM tem esses registos.
Pergunto eu: porquê que ninguém faz nada?
Dá ideia que os juízes / procuradores ignoram completamente os malefícios que estas situações provocam ao nosso sistema financeiro em geral.
É o descrédito do sistema judicial

Abraço
Rasputine
KISS: Keep It Short and Simple
- Registado: 14/2/2003 13:07
Crime na OPA sobre o BPI? Nahhhhh...
"Suspeitas de "insider trading" na OPA ao BPI arquivadas
O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), órgão do Ministério Público que tem a responsabilidade de investigar e deduzir acusações referentes a crimes de mercado de capitais, decidiu arquivar o processo relacionado com suspeitas de "insider trading" na oferta pública de aquisição (OPA) que o BCP lançou sobre o BPI em Março de 2006."
(in www.negocios.pt)
O que é que se pode dizer? Que a justiça não funciona. Este é um daqueles casos em que não há qualquer dúvida de que houve "Inside trading". Deixo o gráfico até ao dia anterior à OPA e é tão claro o que se passou ali...
No dia anterior à OPA, o BPI registou o maior volume dos últimos 12 meses e subiu cerca de 6%, a maior subida dos últimos 12 meses.
Mas talvez tenha sido coincidência...
Um abraço,
Ulisses
O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), órgão do Ministério Público que tem a responsabilidade de investigar e deduzir acusações referentes a crimes de mercado de capitais, decidiu arquivar o processo relacionado com suspeitas de "insider trading" na oferta pública de aquisição (OPA) que o BCP lançou sobre o BPI em Março de 2006."
(in www.negocios.pt)
O que é que se pode dizer? Que a justiça não funciona. Este é um daqueles casos em que não há qualquer dúvida de que houve "Inside trading". Deixo o gráfico até ao dia anterior à OPA e é tão claro o que se passou ali...
No dia anterior à OPA, o BPI registou o maior volume dos últimos 12 meses e subiu cerca de 6%, a maior subida dos últimos 12 meses.
Mas talvez tenha sido coincidência...

Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- bpi-opa1.GIF (22.6 KiB) Visualizado 1612 vezes
-
- bpi-opa2.GIF (15.56 KiB) Visualizado 1619 vezes
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 22/2/2008 14:35, num total de 1 vez.
14 mensagens
|Página 1 de 1