Caldeirão da Bolsa

2008 - guerra do Iraque passou para os mercados financeiros?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 24/2/2008 22:52

0@0 Escreveu:As contas do marco, fazem-me lembrar a história do copo, meio cheio meio vazio.

0@0, desculpa mas não estamos a falar da mesma coisa.

Eu respondi a isto:

Abrir em baixa, deixar a Europa fechar, e depois seguir a nossa vidinha...

... como se isto fosse propositado, o que não passa de uma ilusão. É exactamente o que se espera que ocorra em fases de recuperação. E nas quedas tende a ocorrer o inverso (com os índices americanos a cair frequentemente depois já da Europa fechar mas isso já não «chateia» tanto, a não ser talvez aos "curtos").

Mas é um mero efeito psicológico pois constata-se que não há aqui nada de elaborado tanto mais que os índices tomam comportamentos semelhantes (com vantagem até para os índices Europeus que nos últimos anos estão melhor).

Portanto, na realidade o que se passa é aquilo que todos sabemos: os índices têm horários diferentes (portanto, os índices americanos em fases de recuperação irão muitas vezes subir com a Europa fechada e nas fases de queda irão muitas vezes cair com a Europa fechada, o que tenderá a ser «corrigido» nas horas em que a Europa está aberta e os U.S. fechados). Nada mais...

Ao passo que tu estás a discutir se devia haver correlação ou não. Eu não discuti isso mas no mundo extremamente globalizado de hoje, a grande correlação parece-me perfeitamente natural. Atenção que para comparares realmente os índices como reflexo das respectivas economias ainda tens de entrar com linha de conta com o Cambio (os índices americanos baseiam-se em títulos cotados em Dolars e os europeus em títulos cotados em Euros pelo que a vantagem real é muito maior do que a indiquei para o período em questão).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por _x_ » 24/2/2008 22:40

As contas do marco, fazem-me lembrar a história do copo, meio cheio meio vazio.

O que se está a discutir é do dia a dia dos indices,o qual foi contraposto com valores ao longo do tempo.

O que nos deixa "chateados" é seguirmos o indice, CAC ou DAX ou outro qualquer na europa e mesmo na asia e ver que sai uma noticia sobre a economia dos EUA mesmo sendo dados internos,,, e estando a Europa em melhores condições financeira no geral (dai haver uma valorização maior que a do S&P) os indices seguem à proproção no dia a dia ao minuto ao segundo diria mesmo, é ver os gráficos em tempo real pelas 13.30, sendo que os EUA, quando sai um dado europeu, não se nota qualquer reaçao, dai o BCE nao mexer nas taxas.

Sei que o dinheiro nos dias de hoje não tem nacionalidade, mas está com o padrao muito americanizado.

Registado: 9/1/2008 17:56

Re: desculpem lá

por MarcoAntonio » 24/2/2008 17:50

baruk Escreveu:Mas indo ao que interessa, o que se estava a constatar neste post e que o marco antónio não percebeu é que estávamos a comentar as inflexões dos mercados americanos assim que a europa fecha.

Eu percebi, baruk. Mas essas inflexões são irrelevantes e traduzem-se em nada. Os índices acabam por ter um comportamento semelhante independentemente da hora do dia a que se dão os movimentos...

Aliás, para quem detém acções europeias, os movimentos nos Estados Unidos depois do mercado fechar não interessam para nada porque... o mercado europeu está fechado.

Portanto, se depois o movimento se vai reflectir na manhã seguinte quando finalmente o mercado europeu reabre, não vai dar exactamente ao mesmo?

As pessoas têm valorizado imenso isto e não tem sido apenas agora, esta questão já a vi levantada inúmeras vezes e em especial em fases de correcção. Quer-me parecer que é uma preocupação psicológica e nada mais: as pessoas ficam «chateadas» porque vêm o mercado americano subir depois da Europa fechar quando isso acontece (se por acaso cair depois do mercado europeu fechar já não ficam "chateados" na mesma proporção) mas na verdade isso não se traduz em nada de relevante tanto mais que o mercado europeu, como se constata, tende a reflectir esses movimentos quando reabre. Obviamente não pode acompanhar quando está fechado...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

desculpem lá

por JUKIMSUNG » 24/2/2008 17:44

mas perdi a password do sopa de beldroegas (aliás o disco foi à vida e como backup's dó me lembro deles à posteriori, foi uma espécie de reset a meados de 2006)

Mas indo ao que interessa, o que se estava a constatar neste post e que o marco antónio não percebeu é que estávamos a comentar as inflexões dos mercados americanos assim que a europa fecha. No último mês tem sido com uma frequência ssustadora, e não a correlação entre uns e outros, que seria sempre impossível de ser absolutamente simétrica pois as composições dos índices também se vão alterando.

Registado: 7/3/2007 19:42

por MarcoAntonio » 24/2/2008 2:11

Navete Escreveu:É uma constatação, ao longo de 1 mês, é o que se tem visto.

Abrir em baixa, deixar a Europa fechar, e depois seguir a nossa vidinha... É o Americano a gozar com os Tugas e outros Europeus.

Olha que não.

Eu já tinha desmistificado isso há umas semanas atrás mas aparentemente a ilusão mantém-se. Não passa contudo de uma ilusão analisando os números...

Eu vou ignorar o mercado nacional por duas razões: primeiro é pequeno demais para os americanos (ou outros quaisquer) estarem minimmente interessados em brincar/enganar o nosso índice; segundo porque é um índice que já tem uma longa tradição de seguir o seu próprio rumo e andar desfasado e descompassado dos outros mercados durante bastante tempo (para o bem e para o mal, note-se, pois já se viu o nosso índice continuar a subir por várias semanas quando os outros já pararam de subir).

Mas vamos a números: entre parentisis está o tamanho da correcção para servir de medida do grau de volatilidade e depois as diferenças face aos máximos e face aos mínimos.

DAX (24%):
Do Topo = -16%
Do Fundo = +8%

IBEX (28%):
Do Topo = -19%
Do Fundo = +9%

CAC (29%):
Do Topo = -22%
Do Fundo = +7%

S&P (21%):
Do Topo = -14%
Do Fundo = +6.5%

Tirando as diferenças de volatilidade (os índices europeus são mais voláteis que o S&P), o comportamento dos índices europeus está em linha com o comportamento do S&P.

De sublinhar que também subiram mais durante a fase ascendente. Por exemplo, dos 3 índices europeus que indiquei dois deles estão mesmo assim - apesar de terem corrigido mais - a subir mais que o S&P nos últimos dois anos:

DAX = +17%
IBEX = +13%
S&P = +5%
CAC = -3%
Imagem

Administrador Fórum

por Navete » 24/2/2008 0:43

É uma constatação, ao longo de 1 mês, é o que se tem visto.

Abrir em baixa, deixar a Europa fechar, e depois seguir a nossa vidinha... É o Americano a gozar com os Tugas e outros Europeus.

Os motivos poderão ser bem mais vastos, para além dos nossos horizontes... :x
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

não percebo a tua opinião

por JUKIMSUNG » 23/2/2008 23:56

Crómio Escreveu:Olá Sopas,

Acreditas mesmo que os mercados americanos andam a oscilar de propósito para partir os mercados europeus?

Parece-me que o problema é do lado de cá, falta de maturidade e essas coisas todas...

Um abraço

Não é uma questão de acreditar é uma questão de constatar que tem acontecido com grande frequência... porquê?? Não faço a menor ideia. Mas que são movimentos counter-trend com alguma força são. Ou por outras palavras são os states que estão a decidir/definir o rumo quer se queira quer não.

por Crómio » 23/2/2008 15:05

Olá Sopas,

Acreditas mesmo que os mercados americanos andam a oscilar de propósito para partir os mercados europeus?

Parece-me que o problema é do lado de cá, falta de maturidade e essas coisas todas...

Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

2008 - guerra do Iraque passou para os mercados financeiros?

por JUKIMSUNG » 23/2/2008 13:55

Como todos soubemos na devida altura, a guerra do Iraque na sua origem teve da parte da Europa uma reacção típicamente à mundo desenvolvido. A frança e a Alemanha nuca foram tidas nem achadas, porque eram contra, porque não tinham força suficiente para dobrar a vontade americana, e porque desde logo se percebeu que o que queriam era ser eles os interlocutores das negociatas com o Regime do Sr Saddam (Páz à sua alma... :mrgreen: ).

Esta guerra surda entre o Ocidente Civilizado (sinceramente chamar-lhe-ia outras coisas) estará a entrar nos mercados agora que o pote de ouro no fim do arco-íris desta guerra se abeirou dos 100 dls???

A minha teoria aqui é que a economia mundial não pode manter os seus rácios de crescimento com o petróleo acima de 100 dls.

Ora uma saída (from the coalition forces) do Iraque originaria a entrega do país a uma entidade sem força e transformaria o barril de pólvora em risco de explosão numa autentica passagem de ano na Ilha da Madeira. Logo, nem uma vitória Democrata em Novembro deverá por fim ao conflito/ocupação/apoio ao Governo actual, sob pena de o Petróleo subir muito acima de 100 dls e de o caos alastrar à vizinhança ou até quem sabe o Irão deitar as garras ao vizinho do lado. (O mundo está bonito, está !!!)

Por outro lado, os Mercados estão na corda bamba, toda a gete sabe disso, todos sentimos a coisa e as previsões do Sr Greenspan de que teremos uma era da turbulência a caminho chegaram cedo demais. O Homem teoriza e as coisas acontecem e ponto final.

Nos últimos tempos há uma constatação óbvia que quem acompanha os mercados conhece de ginjeira. Os américas estão a trocar-nos as voltas. Andamos nós a despejar acções à sexta feira e a dar pancada os índices e eles em meia hora mudam tudo, ou andam os futuros deles a subir 1% a europa segue a cenoura cegamente e eles assim que ouvem do outro lado a campainha do fecho dos mercados europeus, zás toca a inverter que a manhã ainda é uma criança.

Estamos a pagar a factura do desalinhamento de tropas que a ganância francesa/alemã que não se importava nada que o Saddam continuasse ainda hoje a massacrar um país desde que o dinheiro do petróleo e do armamento contiuasse a pingar para a elf, o miterrand júnior, e outros que tais???

As vinganças servem-se frias, estaremos a pagar agora a desunião anterior??? Os mercados têm capacidade para aguentar o fim da ocupação/protecção americana a partir do ano que vem???

Sinceramente não acredito e o barril de pólvora está cada vez mais na eminência de explodir. Só espero estar do lado certo qundo isso acontecer. E claro que já estou a adaptar a minha entrada curta ou longa no dax ao factor: deixa-me lá ver o que é que os américas andam a tramar para a nossa abertura amanhã...

Teve que ser assim que só negoceio TW dax até às 17h30.

Bem vindos à era da turbulência, isto exige uma adaptação, e por favor não deixem as carteiras levar um grande rmbo enquanto se aprendem/apreendem as novas regras.

BN

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, MPCER, Phil2014, rg7803 e 56 visitantes