Caldeirão da Bolsa

Cuidado com o Kosovo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por trial » 23/2/2008 16:39

Os mesmos que defendem o Kosovo ,aceitam que a Turquia faça caça ao curdo apesar de serm 18 000 000 e estarem na suas terras.

Duas pessoas com informação igual têm opiniões diferentes …

Mas carta das N U devia ser respeitada.
A independência do Kosovo é a violação do direito internacional

Registado: 18/1/2008 16:20

por Woodhare » 23/2/2008 16:37

Jiboia Cega Escreveu:Woodhare eu tenho todo o prazer em trocar ideias contigo mas neste caso aconselho-te a leres um pouco sobre a história do território porque de outra maneira não faz sentido emitir opiniões se não se conhecem premissas básicas do tema.[/b]

Nesse caso caso talvez me queiras esclarecer sobre a história das Balcãs.

Quanto às premissas legais já dizia alguèm que o Sábado foi criado para o Homem e não o Homem para o Sábado. Acho muito bem que se respeitem as leis mas também acho que essas leis não se podem tornar desumanas e descabidas.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Woodhare » 23/2/2008 16:25

trial Escreveu:... Já que falamos dos balcãs, porque é que a Krajina teve de se sujeitar a ficar numa Croácia independente onde não se reviam em vez de numa Jugoslávia, como preferiam? E a Republika Srpska na Bósnia? Porque não puderam continuar numa Jugoslávia, como queriam, e tiveram de passar a pertencer a um novo país com o qual não se identificavam .

Mas eu acho que a Republica Srpska que tem mais de 90% de Sérvios se deve tornar numa républica independente.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

por Jiboia Cega » 23/2/2008 16:21

Woodhare Escreveu:
Woodhare Escreveu:
Desculpa dizer-te mas estás enganado e essa é que é a questão central. A maioria étnica albanesa mas que naturalmente tem nacionalidade Sérvia tem que obeceder às Leis da República da Sérvia. Ponto. Achavas bem, tal como disse o Carrancho, que se criasse um regime especial para os britânicos se eles viessem a constituir a maioria da população no Algarve e que isso culminasse com a proclamação da independencia?!?

Mas que interessa a nacionalidade teórica se na prática não são e não querem ser. Com essas teorias Portugal não existia.
Em relação ao Algarve isso seria inevitável. É por isso que certas situações devem ser prevenidas de antemão. - Isto ultrapassa uma questão legal que não vou discutir.

Jiboia Cega Escreveu:
Não, desculpa lá mas não têm. Estão em território legítimo Sérvio que é uma república democrata e como tal têm que obedecer às leis deste país que obviamente não lhes concede indepência nenhuma. Mais uma vez estou de acordo com o Carrancho quando ele dá o exemplo de que se todos os povos em maioria mas em território estrangeiro pedirem a independência, então a soberania e a constituição de cada país deixam de fazer sentido.

Legitimada por quem? Pelos Sérvios. Os albaneses são uma das etnias mais antigas no Kosovo e actualmente a mais populosa. Os sérvios apareceram lá depois. Além disso por essa lógica Portugal não existia. - Woodhare eu tenho todo o prazer em trocar ideias contigo mas neste caso aconselho-te a leres um pouco sobre a história do território porque de outra maneira não faz sentido emitir opiniões se não se conhecem premissas básicas do tema.

Além disso impôr modelos teóricos que não correspondem às necessidades da população sai do campo democrático e entra no campo totalitário. Se uma provincia tem mais de 90% de habitantes de uma etnia e eles querem ser livres e independentes e alguem diz que não podem ser porque está escrito num papel qualquer que não podem ser isso é escravidão.
- esta da escravidão está fantástica :mrgreen:

Jiboia Cega Escreveu:
Quanto à questão dos emigrantes portugueses em França, o Carrancho também já te respondeu com outro exemplo semelhante ao falar no "Portemburgo".

Jibóia

Como eu disse cada caso é um caso e por enquanto os portugueses não têm qualquer direito histórico ou neceessidade de o fazer - têm o mesmo que os albaneses a morar no Kosovo.
[/b]

Registado: 21/3/2006 10:46

por trial » 23/2/2008 16:20

Os kosovares albaneses reclamam-se descendentes dos antigos ilírios. De qualquer forma, não serão os 1ºs, são apenas um dos povos que dividem toda a zona balcânica com de sérvios, croatas, montenegrinos, macedónios, gregos, búlgarose

por Woodhare » 23/2/2008 16:07

Woodhare Escreveu:
Desculpa dizer-te mas estás enganado e essa é que é a questão central. A maioria étnica albanesa mas que naturalmente tem nacionalidade Sérvia tem que obeceder às Leis da República da Sérvia. Ponto. Achavas bem, tal como disse o Carrancho, que se criasse um regime especial para os britânicos se eles viessem a constituir a maioria da população no Algarve e que isso culminasse com a proclamação da independencia?!?

Mas que interessa a nacionalidade teórica se na prática não são e não querem ser. Com essas teorias Portugal não existia.
Em relação ao Algarve isso seria inevitável. É por isso que certas situações devem ser prevenidas de antemão.

Jiboia Cega Escreveu:
Não, desculpa lá mas não têm. Estão em território legítimo Sérvio que é uma república democrata e como tal têm que obedecer às leis deste país que obviamente não lhes concede indepência nenhuma. Mais uma vez estou de acordo com o Carrancho quando ele dá o exemplo de que se todos os povos em maioria mas em território estrangeiro pedirem a independência, então a soberania e a constituição de cada país deixam de fazer sentido.

Legitimada por quem? Pelos Sérvios. Os albaneses são uma das etnias mais antigas no Kosovo e actualmente a mais populosa. Os sérvios apareceram lá depois. Além disso por essa lógica Portugal não existia.

Além disso impôr modelos teóricos que não correspondem às necessidades da população sai do campo democrático e entra no campo totalitário. Se uma provincia tem mais de 90% de habitantes de uma etnia e eles querem ser livres e independentes e alguem diz que não podem ser porque está escrito num papel qualquer que não podem ser isso é escravidão.

Jiboia Cega Escreveu:
Quanto à questão dos emigrantes portugueses em França, o Carrancho também já te respondeu com outro exemplo semelhante ao falar no "Portemburgo".

Jibóia

Como eu disse cada caso é um caso e por enquanto os portugueses não têm qualquer direito histórico ou neceessidade de o fazer. Além disso eu não sei qual a % de portugueses no Luxemburgo. E há uma diferença entre encontrar pessoas na rua estrangeiras e que estão lá só para trabalhar mas querem voltar ao país de origem ou uma população maioritária para quem aquele é o seu país e é o históricamente.

por trial » 23/2/2008 15:55

... Já que falamos dos balcãs, porque é que a Krajina teve de se sujeitar a ficar numa Croácia independente onde não se reviam em vez de numa Jugoslávia, como preferiam? E a Republika Srpska na Bósnia? Porque não puderam continuar numa Jugoslávia, como queriam, e tiveram de passar a pertencer a um novo país com o qual não se identificavam .

por Woodhare » 23/2/2008 15:54

Sim mas reagir com medo e cair em extremismos não beneficia ninguem incluindo os próprios.
Se o nacionalismo e extremismo fossem eficazes o Kosovo não estaria hoje a caminho da independencia.
Situações complexas requerem medidas sensatas. E a minha opinião é de que a tolerância e orespeito a longo prazo sem abandonarmos os nossos pontos de vista produzem melhores frutos.

por Jiboia Cega » 23/2/2008 15:46

Woodhare Escreveu:A primeira parte quer dizer que assim como Portugal não pertence nem nunca pertenceu a Espanha embora haja espanhóis que considerem que devesse pertencer também os albaneses não têm que estar sob o jugo dos sérvios.

Woodhare Escreveu:A etnia predominante no Kosovo é a albanesa (92% da população) por isso os albaneses têm todo o direito em ser independentes.

Jibóia

Registado: 21/3/2006 10:46

por trial » 23/2/2008 15:30

Woodhare Escreveu:
trial Escreveu:O Kosovo vai ser o causador de muitos problemas em varios paises os "nacionais" já são largamente minoritarios em muitas zonas na Europa, ver polemica no UK sobre a charia ou no Canada vai haver dois sistema de justiça apenas para começar...depois o resto, nos não podemos nem devemos fazer como a Libia

"La Libye ordonne l'expulsion de tous ses immigrants clandestins

TRIPOLI (Reuters) - La Libye a commencé à expulser tous ses immigrés clandestins, originaires pour la plupart de pays africains déshérités...

"Les autorités ont décidé de commencer à rassembler immédiatement tous les étrangers vivant illégalement en Libye et à les expulser sur le champ", a précisé le gouvernement dans un communiqué diffusé par l'agence de presse officielle Jana"

A Sharia foi uma proposta do Arcebispo da Cantuaria Rowan Williams e que não faz qualquer sentido e duvido que os Britanicos alinhem nisso.
Alêm disso não acho que o medo deva toldar a visão das pessoas, é preciso ver que somos todos seres humanos antes de termos nacionalidade e que cada caso é um caso.

Tem razão ,o problema é convencer os outros , na minha experiencia de vida profissional e privada tenho contacto muitas dezenas e pessoas de origem e culturas diferente, individualmente, são todos magníficos ,mas no seu conjunto transportam outros valores tem o seu próprio projecto de sociedade , por mais tolerantes vai chegar o momento da verdade há projectos de sociedade que são inconciliáveis, nem estou a pensar no bestseller “ Choque de civilizações” , basta-me andar com atenção por este mundo, tenho pena que ele não seja perfeito, já que é assim defendo com convicção o meu.

por trial » 23/2/2008 15:28

A Sharia foi uma proposta do Arcebispo da Cantuaria Rowan Williams e que não faz qualquer sentido e duvido que os Britanicos alinhem nisso.
Alêm disso não acho que o medo deva toldar a visão das pessoas, é preciso ver que somos todos seres humanos antes de termos nacionalidade e que cada caso é um caso.[/quote]

Tem razão ,o problema é convencer os outros , na minha experiencia de vida profissional e privada tenho contacto muitas dezenas e pessoas de origem e culturas diferente, individualmente, são todos magníficos ,mas no seu conjunto transportam outros valores tem o seu próprio projecto de sociedade , por mais tolerantes vai chegar o momento da verdade há projectos de sociedade que são inconciliáveis, nem estou a pensar no bestseller “ Choque de civilizações” , basta-me andar com atenção por este mundo, tenho pena que ele não seja perfeito, já que é assim defendo com convicção o meu.

por Woodhare » 23/2/2008 15:03

carrancho Escreveu:
Ok Woodhare, nada posso então fazer para te mudar de ideia, mas olha que já faltou mais para teres de aceitar que o mundo passe a ser só um País... CHINA!!!

Era o que mais faltava termos de prescindir do Algarve por ter muitos britânicos (nem que viessem a ser 100% da população) e de Guimarães por ter muitos ucranianos e de Lisboa por ter muitos Caboverdianos, do Porto por ter muitos chineses etc etc etc

Só mais uma coisa, em Portugal há Judeus, Muçulmanos, Chineses, Brasileiros, ateus, negros, brancos, indianos, eslavos, louros, morenos, altos, baixos, magros, gordos, feios, lindos, gays... com a nacionalidade Portuguesa. Em maioria ou não são todos Portugueses. No Kosovo há muitos de etnia(nem sei se é etnia ou religião ou o que quer que seja) de origem Albanesa mas a sua nacionalidade é Sérvia com todos os direitos e obrigações que qualquer sérvio tem tal como todos os de nacionalidade portuguesa também têm independentemente da sua origem, credo ou cor. Por isso, a maioria da população Kosovar é Sérvia (não interessa de que cor são, são Sérvios), se não estão satisfeitos com isso que se ponham a andar para o sitio de onde vieram.

Abraço,

Carrancho

Sim mas há uma diferença na prática quando existem entre os 5% ou 10% de emigrantes muitos dos quais nem querem assentar por aqui ou um provincia ser habitada por mais de 90% duma etnia que fala uma lingua diferente e tem uma religião maioritariamente diferente já que parece que os albaneses são maioritariamente Islamitas.

Quando D. Afonso Henriques conquistou Portugal os Arabes foram deixados permanecer se se convertessem ao Cristianismo. Portugal beneficiou de uma boa politica de integração para a época que fez com que de um país de visigodos, àrabes e judeus hoje sejamos um ùnico povo. Por isso é que acredito que se promova a integração de grupos que querem ficar cá e estão cá hà várias gerações e só falam português e que não se lhes feche a porta das oportunidades, para que situações complicadas não ocorram.

por charles » 23/2/2008 14:58

Já era previsivel, esperemos que esta auto-proclamada independência não sirva de rastilho para o aumento do terrorismo em paises que já foram referido, tais como a Itália, Espanha, França e em particular nos Balcãs, olhando para o mapa, essa região faz lembrar uma especie de Médio Oriente da Europa.

Espanha
País Basco: atentado atribuído à ETA causa danos materiais sem provocar vítimas
08.02.2008 - 10h16 Lusa
Um engenho explosivo rebentou durante a madrugada de hoje à entrada de um tribunal em Bergara, na província basca de Guipuzcoa, no primeiro atentado atribuído à organização basca ETA desde o inicio do ano.

A explosão, que causou danos materiais no edifício, em prédios vizinhos e em veículos estacionados na zona, ocorreu pouco depois das 00h00 de hoje, hora local, e pouco tempo depois de uma chamada anónima para os bombeiros de Bergara a avisar da existência do engenho.

Agentes de segurança no local detectaram depois uma mochila suspeita na fachada do edifício, informado a Ertzaina, a polícia basca, que ordenou a evacuação da zona.

Segundo a polícia, a explosão causou "danos importantes" na fachada do edifício e nas zonas próximas, estando o local a ser examinado por investigadores.

As autoridades atribuíram a explosão à ETA ainda que, até ao momento, não tenha sido feita qualquer reivindicação.

A explosão ocorreu horas antes do Tribunal Supremo ter ouvido as alegações dos partidos bascos, ANV e PCTV, antes de decidir, como pede a procuradoria-geral espanhola, se avança ou não com a ilegalização das duas forças políticas.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por carrancho » 23/2/2008 14:56

E na América? Quantos Americanos de gema há? não serão apenas alguns indios? Os Americanos se começarem a dividir por etnias, cor, religião... pelos vários estados? Será que lhes vão dar a independ~encia?
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Woodhare » 23/2/2008 14:49

Já agora e embora seja uma questão diferente visto que os albaneses têm uma presença muito antiga nas Balcãs. Penso que para evitar que certas coisas acontençam se devia restringir a emigração e em vez de se descriminar certas raças e grupos aceitá-los e promover a integração sem lhes fechar as portas mas deixando que eles se tornem portugueses.

por carrancho » 23/2/2008 14:47

Woodhare Escreveu:
carrancho Escreveu:Woodhare,

Desde já ressalvo que sou complectamente contra a independencia do Kosovo que acho não ter pés nem cabeça. Pior, não compreendo como podem países ditos civilizados e ocidentais estar de acordo com tal absurdo.

Se o Algarve passar a ter um população maioritáriamente britânica e exigirem a independência tu concordavas? Duvido, e esta situação ainda é um pouco mais grave que isso, é que o Kosovo está para a Sérvia como Guimarães está para Portugal. Se agora se registasse um aumento da população ucrãniana em Guimarães achas que eles tinham alguma legitimidade para exigir a independência?

Mas nem é preciso tanto, na madeira há perto de 100% de madeirenses, em Aveiro de Aveirenses, no Porto de Murcões :twisted: em Lisboa de tias :P Então se agora alguma destas populações decidir que é diferente e que tem direito a ser independente tu apoias?

Há muitos que considero ter legitimidade para serem independentes, não me lembro de nenhum dos mais recentes independentes que eu não fosse de acordo... este não!!!

A comparação do Jiboia não é nada descabida, o Kosovo independente é tão legitimo como o Luxemburgo deixar de ser independente e passar a fazer parte de Portugal ou deixar de ser Luxemburgo para ser Portemburgo.

Qualquer dia qualquer m**** quer ser independente, e não digo isto pelo tamanho, porque é legitima a independencia de Timor que é bem mais pequeno que o Kosovo.

Abraço,

Carrancho

Os Albanese são uma etnia e idioma diferente dos eslavos, algo que não acontece entre Lisboetas e Portuenses ou Aveirenses e Madeirenses, pois são todos portugueses.

Segundo eu sou a favor da independencia da Madeira se eles quiserem, com fim de subsidios, e seria a favor da independencia do Algarve se uma etnia com outro idioma se tornasse tão populosa que chegasse a 90% da população e a sua convivência se tornasse incompativel conosco.

Ok Woodhare, nada posso então fazer para te mudar de ideia, mas olha que já faltou mais para teres de aceitar que o mundo passe a ser só um País... CHINA!!!

Era o que mais faltava termos de prescindir do Algarve por ter muitos britânicos (nem que viessem a ser 100% da população) e de Guimarães por ter muitos ucranianos e de Lisboa por ter muitos Caboverdianos, do Porto por ter muitos chineses etc etc etc

Só mais uma coisa, em Portugal há Judeus, Muçulmanos, Chineses, Brasileiros, ateus, negros, brancos, indianos, eslavos, louros, morenos, altos, baixos, magros, gordos, feios, lindos, gays... com a nacionalidade Portuguesa. Em maioria ou não são todos Portugueses. No Kosovo há muitos de etnia(nem sei se é etnia ou religião ou o que quer que seja) de origem Albanesa mas a sua nacionalidade é Sérvia com todos os direitos e obrigações que qualquer sérvio tem tal como todos os de nacionalidade portuguesa também têm independentemente da sua origem, credo ou cor. Por isso, a maioria da população Kosovar é Sérvia (não interessa de que cor são, são Sérvios), se não estão satisfeitos com isso que se ponham a andar para o sitio de onde vieram.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por Woodhare » 23/2/2008 14:44

trial Escreveu:O Kosovo vai ser o causador de muitos problemas em varios paises os "nacionais" já são largamente minoritarios em muitas zonas na Europa, ver polemica no UK sobre a charia ou no Canada vai haver dois sistema de justiça apenas para começar...depois o resto, nos não podemos nem devemos fazer como a Libia

TRIPOLI (Reuters) - La Libye a commencé à expulser tous ses immigrés clandestins, originaires pour la plupart de pays africains déshérités...

"Les autorités ont décidé de commencer à rassembler immédiatement tous les étrangers vivant illégalement en Libye et à les expulser sur le champ", a précisé le gouvernement dans un communiqué diffusé par l'agence de presse officielle Jana"

Alêm disso não acho que o medo deva toldar a visão das pessoas, é preciso ver que somos todos seres humanos antes de termos nacionalidade e que cada caso é um caso.

por trial » 23/2/2008 14:35

O Kosovo vai ser o causador de muitos problemas em varios paises os "nacionais" já são largamente minoritarios em muitas zonas na Europa, ver polemica no UK sobre a charia ou no Canada vai haver dois sistema de justiça apenas para começar...depois o resto, nos não podemos nem devemos fazer como a Libia

por Woodhare » 23/2/2008 14:28

carrancho Escreveu:Woodhare,

Desde já ressalvo que sou complectamente contra a independencia do Kosovo que acho não ter pés nem cabeça. Pior, não compreendo como podem países ditos civilizados e ocidentais estar de acordo com tal absurdo.

Se o Algarve passar a ter um população maioritáriamente britânica e exigirem a independência tu concordavas? Duvido, e esta situação ainda é um pouco mais grave que isso, é que o Kosovo está para a Sérvia como Guimarães está para Portugal. Se agora se registasse um aumento da população ucrãniana em Guimarães achas que eles tinham alguma legitimidade para exigir a independência?

Mas nem é preciso tanto, na madeira há perto de 100% de madeirenses, em Aveiro de Aveirenses, no Porto de Murcões :twisted: em Lisboa de tias :P Então se agora alguma destas populações decidir que é diferente e que tem direito a ser independente tu apoias?

Há muitos que considero ter legitimidade para serem independentes, não me lembro de nenhum dos mais recentes independentes que eu não fosse de acordo... este não!!!

A comparação do Jiboia não é nada descabida, o Kosovo independente é tão legitimo como o Luxemburgo deixar de ser independente e passar a fazer parte de Portugal ou deixar de ser Luxemburgo para ser Portemburgo.

Qualquer dia qualquer m**** quer ser independente, e não digo isto pelo tamanho, porque é legitima a independencia de Timor que é bem mais pequeno que o Kosovo.

Abraço,

Carrancho

Os Albanese são uma etnia e idioma diferente dos eslavos, algo que não acontece entre Lisboetas e Portuenses ou Aveirenses e Madeirenses, pois são todos portugueses.

Segundo eu sou a favor da independencia da Madeira se eles quiserem, com fim de subsidios, e seria a favor da independencia do Algarve se uma etnia com outro idioma se tornasse tão populosa que chegasse a 90% da população e a sua convivência se tornasse incompativel conosco.

por Woodhare » 23/2/2008 14:20

A origem dos albaneses não é clara mas parece que os albaneses são um grupo étnico com uma presença mais antiga que os eslavos no Kosovo e nas Balcãs.

por carrancho » 23/2/2008 14:15

Woodhare,

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por trial » 23/2/2008 13:59

E também convém dizer que, embora sempre tenha havido albaneses na região do Kosovo, só chegaram a ser uma maioria tão pesada devido a alguns factores: - 2ª guerra mundial em que aquelas terras foram como que entregues a albaneses, expulsando outros grupos étnicos. - A miséria da Albânia e a relativa maior prosperidade da Jugoslávia que atraiu bastantes albaneses; - o colapso, nos anos 90, dos esquemas piramidais na Albânia criando nova vaga de emigração para o Kosovo; - expulsão, ja depois do anos 2000, de outras minorias étnicas que ainda não voltaram (os albaneses expulsos durante os anos 90, acabaram por voltar. o número de albaneses mortos CONFIRMADOS é bastante inferior ao que se "supunha" e não influencia estas contas); - a fortíssima taxa de natalidade dos albaneses contribuiu decisivamente para este crescimento exponencial da população. Apenas para relembrar que esta "maioria absoluta de albaneses" não é nada antiga e que os sérvios não são imperialistas, ocupadores de territórios ou qualquer coisa que o valha e dê razões para uma independência nos dias de hoje

por trial » 23/2/2008 13:54

Woodhare Escreveu:
Jiboia Cega Escreveu:
Woodhare Escreveu:Mas alguem gostava de estar sob o jugo espanhol?

O que é que queres dizer com isto?

Woodhare Escreveu:Então os albaneses também não querem estar sob o jugo dos sérvios. O problema é que os eslavos em geral não gostam dos albaneses.

Os albaneses que moram na Albânia não estão sob o jugo de ninguém, os que estão fora, sendo emigrantes têm que comportar-se como tal, tão simples como isso. Ou tu apoiarias os emigrantes portugueses que decidissem apelar à independência de duas ou três cidades dos arredores de Paris? Haja bom senso...

A primeira parte quer dizer que assim como Portugal não pertence nem nunca pertenceu a Espanha embora haja espanhóis que considerem que devesse pertencer também os albaneses não tem que estar sob o jugo dos sérvios.

A etnia predominante no Kosovo é a albanesa (92% da população) por isso os albaneses tem todo o direito em ser independentes.

E olhando para o mapa do Kosovo e para a percentagem de albaneses eu é que digo, haja bom senso:
Imagem

Até parece o velho Condado Portucalense.E para ser sincero não entendo a comparação com os imigrantes a ocupar cidades à volta de Paris.
~

E também convém dizer que, embora sempre tenha havido albaneses na região do Kosovo, só chegaram a ser uma maioria tão pesada devido a alguns factores: - 2ª guerra mundial em que aquelas terras foram como que entregues a albaneses, expulsando outros grupos étnicos. - A miséria da Albânia e a relativa maior prosperidade da Jugoslávia que atraiu bastantes albaneses; - o colapso, nos anos 90, dos esquemas piramidais na Albânia criando nova vaga de emigração para o Kosovo; - expulsão, ja depois do anos 2000, de outras minorias étnicas que ainda não voltaram (os albaneses expulsos durante os anos 90, acabaram por voltar. o número de albaneses mortos CONFIRMADOS é bastante inferior ao que se "supunha" e não influencia estas contas); - a fortíssima taxa de natalidade dos albaneses contribuiu decisivamente para este crescimento exponencial da população. Apenas para relembrar que esta "maioria absoluta de albaneses" não é nada antiga e que os sérvios não são imperialistas, ocupadores de territórios ou qualquer coisa que o valha e dê razões para uma independência nos dias de hoje

por Woodhare » 23/2/2008 13:50

Charles eu acho que Portugal devia meter a mão na consciêcia e pensar que a causa da liberdade e independencia sempre foi a nossa causa e que a independencia do Kosovo faz todo o sentido. Além disso eu acho que se a maioria dos Bascos quiser ser independente o deve ser.
E depois Portugal sempre foi bom em contra sensos. E o facto de ser importante ter boas relações económicas com a espanha não quer dizer que tenhamos que fazer a vénia aos espanhois constantemente.

por Woodhare » 23/2/2008 13:44

Jiboia Cega Escreveu:
Woodhare Escreveu:Mas alguem gostava de estar sob o jugo espanhol?

O que é que queres dizer com isto?

Woodhare Escreveu:Então os albaneses também não querem estar sob o jugo dos sérvios. O problema é que os eslavos em geral não gostam dos albaneses.

Os albaneses que moram na Albânia não estão sob o jugo de ninguém, os que estão fora, sendo emigrantes têm que comportar-se como tal, tão simples como isso. Ou tu apoiarias os emigrantes portugueses que decidissem apelar à independência de duas ou três cidades dos arredores de Paris? Haja bom senso...

A primeira parte quer dizer que assim como Portugal não pertence nem nunca pertenceu a Espanha embora haja espanhóis que considerem que devesse pertencer também os albaneses não têm que estar sob o jugo dos sérvios.

A etnia predominante no Kosovo é a albanesa (92% da população) por isso os albaneses têm todo o direito em ser independentes.

E olhando para o mapa do Kosovo e para a percentagem de albaneses eu é que digo, haja bom senso:
Imagem

Até parece o velho Condado Portucalense.E para ser sincero não entendo a comparação com os imigrantes a ocupar cidades à volta de Paris.
Editado pela última vez por Woodhare em 23/2/2008 13:55, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], dragom, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, MiamiBlue, O Magriço, Opcard, PMP69 e 73 visitantes