Caldeirão da Bolsa

Cuidado com o Kosovo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por trial » 23/2/2008 12:51

Estes e não os outros ? ( os albaneses até tem um pais de reserva a Albania) albaneses podem por que é que os bascos não podem? Porque é que a Córsega não pode? Por que é que a região de Tirol da Itália não pode? etc.

Pensem bem, excepção de Portugal não há um Estado na Europa que tenha apenas uma etnia, uma língua e uma religião é uma bomba na Europa Central que está prestes a explodir a Hungria tem metade da população húngara fora da Hungria cerca de nove milhões , dois três milhões na Roménia, na República Checa e na Eslováquia 800 mil, na Sérvia 300/400 mil, na
Ucrânia...
Se o Kosovo tem direito os húngaros da Sérvia vão dizer que querem autonomia. Os húngaros da Roménia – que estão lá numa tensão secular – vão dizer ‘e nós?’ E por aí adiante.... Isto é uma caixa de Pandora que se abriu
Eles USA construiram no Kosovo uma grande Base militare, e não tem de prestar contas porque o Kosovo vai ser um estado fantoche, já com a Servia seria diferente.
Eu admiro os americas mas aqui foram longe de mais para defender os seus interesses geo-politicos

Registado: 18/1/2008 16:20

por charles » 23/2/2008 1:00

Woodhare Escreveu:Mas alguem gostava de estar sob o jugo espanhol? Então os albaneses também não querem estar sob o jugo dos sérvios. O problema é que os eslavos em geral não gostam dos albaneses. Só espero que o governo português não dê mais graxa à Russia. Já é triste que o PM defenda o levantamento do embargo da venda de armas à China e mais as amizades com o Putin. Enfim toda a malandragem é bem vinda a este país.

Viva Woodhare, aqui a musica 8-) é outra, não se trata de dar graxa à Russia

a questão é na Espanha existir um problema chamado Pais Basco -Euskal Herria-, e este precedente que foi aberto pode nesta matéria pode causar graves tensoes sociais na Espanha

mal seria se a Espanha reconhece-se a independência do Kosovo, e nesta matéria Portugal tem estado sempre ao lado de nuestros Hermanos

ainda à bem pouco tempo houve um acordo de cooperação sobre a questão ETA directamente ligada á questão da independência Basca, até seria muito mais legitimo os bascos autoproclamarem-se independentes do que os Kosovares

por esta razão,seria um contrasenso Portugal reconhecer o Kosovo como estado de pleno direito, por isso refiro que poderá haver mal estar nas relaçoes ibéricas, não se trata de colagem à Russi de Putin :pray: save us

penso que isto deve estar a pesar no silêncio do governo sobre esta matéria, o próprio P.R. já se mostrou muito cauteloso sobre este assunto, não se trata de ficarmos sobre o jugo Espanhol trata-se tão somente de uma politica externa ou (se preferires) Ibérica coerentes.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Jiboia Cega » 23/2/2008 0:57

Woodhare Escreveu:Mas alguem gostava de estar sob o jugo espanhol?

O que é que queres dizer com isto?

Woodhare Escreveu:Então os albaneses também não querem estar sob o jugo dos sérvios. O problema é que os eslavos em geral não gostam dos albaneses.

Os albaneses que moram na Albânia não estão sob o jugo de ninguém, os que estão fora, sendo emigrantes têm que comportar-se como tal, tão simples como isso. Ou tu apoiarias os emigrantes portugueses que decidissem apelar à independência de duas ou três cidades dos arredores de Paris? Haja bom senso...

Registado: 21/3/2006 10:46

por Woodhare » 23/2/2008 0:35

Mas alguem gostava de estar sob o jugo espanhol? Então os albaneses também não querem estar sob o jugo dos sérvios. O problema é que os eslavos em geral não gostam dos albaneses. Só espero que o governo português não dê mais graxa à Russia. Já é triste que o PM defenda o levantamento do embargo da venda de armas à China e mais as amizades com o Putin. Enfim toda a malandragem é bem vinda a este país.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Jiboia Cega » 23/2/2008 0:09

charles Escreveu:
Jiboia Cega Escreveu:
charles Escreveu:Não sei se será assim, estou mais virado para interesses ibéricos, talvez estes estejam a impedir o reconhecimento imediato, esse reconhecimento pode causar mau estar Ibérico, mas isto é só uma linha de pensamento.

charles,

Por acaso não tinha posto essa hipótese, porque por mim a posição de Porugal era "de caras" a subserviência habitual aos EUA. No entento, posta a tua hipótese ela parece pertinente, não só devido ao teu argumento como devido ao relacionamento pessoal entre os dois primeiros ministros. Ainda para mais com eleições em Espanha daqui a duas semanas.

Jiboia de certa forma há uns tempos atrás seria como dizes, mas sinto algo de diferente pós invasão do Iraque, alguns paises europeus começam aos poucos a libertar-se das pressões americanas, e começam a caminhar pelo próprio pé, a própria descolagem do Euro face ao dolar parece algo inimaginavel quando a moeda foi lançada, esperemos que Portugal começe a fazer o mesmo :!:

Pode ser que sim mas acho que esse domínio se vai manter por largo tempo. Era preciso acontecer muita coisa para além de manifestar uma opinião diferente. Mas já ficaria contente com um demonstrar de pensamento próprio e "decisão livre" de alguns países, começando por nós próprios...

por charles » 23/2/2008 0:05

Jiboia Cega Escreveu:
charles Escreveu:Não sei se será assim, estou mais virado para interesses ibéricos, talvez estes estejam a impedir o reconhecimento imediato, esse reconhecimento pode causar mau estar Ibérico, mas isto é só uma linha de pensamento.

charles,

Por acaso não tinha posto essa hipótese, porque por mim a posição de Porugal era "de caras" a subserviência habitual aos EUA. No entento, posta a tua hipótese ela parece pertinente, não só devido ao teu argumento como devido ao relacionamento pessoal entre os dois primeiros ministros. Ainda para mais com eleições em Espanha daqui a duas semanas.

Jiboia, de certa forma há uns tempos atrás seria como dizes, mas sinto algo de diferente pós invasão do Iraque, alguns paises europeus começam aos poucos a libertar-se das pressões americanas, e começam a caminhar pelo próprio pé, a própria descolagem do Euro face ao dolar parece algo inimaginavel quando a moeda foi lançada, esperemos que Portugal começe a fazer o mesmo :!:
Editado pela última vez por charles em 23/2/2008 0:11, num total de 1 vez.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Jiboia Cega » 22/2/2008 23:53

charles,

Por acaso nãotinha posto essa hipótese, porque por mim a posição de Porugal era "de caras" a subserviência habitual aos EUA. No entento, posta a tua hipótese ela parece pertinente, não só devido ao teu argumento como devido ao relacionamento pessoal entre os dois primeiros ministros. Ainda para mais com eleições em Espanha daqui a duas semanas.

por charles » 22/2/2008 23:13

Não sei se será assim, estou mais virado para interesses ibéricos, talvez estes estejam a impedir o reconhecimento imediato, esse reconhecimento pode causar mau estar Ibérico, mas isto é só uma linha de pensamento.
Cumpt

Afirmações de Putin

por Gncl_C » 22/2/2008 23:05

Para mim, estas afirmações presentes no post do Charles são no mínimo graves, e ao que parece hoje mesmo a Rússia ameaçou usar a força caso a indepedência do Kosovo não seja feita pelas normas da O.N.U.

Quanto ao reconhecimento de independência do Kosovo por parte de Portugal, eu apostaria que Portugal irá ficar do lado dos E.U.A.

Registado: 18/2/2007 17:55

por charles » 22/2/2008 22:34

Sou obrigado a concordar com putin.... parece-me que portugal está indeciso no reconhecimento do Kosovo como estado independente, vamos ver se vão ser yesmans da UE ou dos States!

Kosovo: Precedente "horrível" que acabará atravessado "na garganta" dos Ocidentais - Putin

Moscovo, 22 Fev (Lusa) - A independência do Kosovo cria um "precedente horrível" que acabará atravessado "na garganta" dos ocidentais, declarou hoje, em Moscovo, o presidente russo, Vladimir Putin, durante um encontro com os dirigentes da Comunidade de Estados Indipendentes (ex-URSS menos os Estados bálticos).

tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
"O precedente do Kosovo é um precedente horrível. De facto, fez voar em estilhaços todo o sistema das relações internacionais existentes não apenas desde há dezenas de anos mas desde há centenas de anos", disse Vladimir Putin.

Evocando os países que reconheceram a proclamação da independência do Kosovo, o presidente russo estimou que a situação terá "consequências imprevisíveis".

"Eles não pensam, nas consequências do que fazem. No final, é como um pau de dois bicos e um dia uma das pontas vai ficar-lhes atravessada na garganta", acrescentou Putin dirigindo-se aos europeus e aos americanos.

A Rússia, membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e tradicional aliado de Belgrado, opõe-se firmemente à independência do Kosovo.

TM.

Lusa/Fim

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-02-22 21:20:04

comentar artigo
Cumpt

kosovo

por jarc » 22/2/2008 1:04

Ulisses, eu não acho que o kosovo possa constituir, no curto prazo, um grande problema. - Lá mais para a frente veremos se chega a ser um pequeno problema -. Mas acho, isso sim, que quando há incerteza qualquer coisa serve. Tanto pode ser o Kosovo como aquele analista que mergulha na banheira com repolhos e outros legumes para dizer que o mercado vai subir. De resto eu acho que enquanto o Spx estiver acima de 1320 não se passará nada de muito especial.E acho que uns furos abaixo de 1316 começo a pensar em comprar umas acções.

Registado: 23/7/2003 16:05

por leazinho » 21/2/2008 23:29

Nunca se sabe, parece que queimaram a embaixada.....
Agora a serio não nos podemos esquecer que foi por aquelas bandas que começou já uma guerra mundial, eu não concordo lá muito com esta historia da proclamação da independência, era o mesmo que os ingleses que já são muitos no Allgarve também decidissem auto-proclamar a independência.
Grão a grão chegaremos ao milhão?

Registado: 29/11/2007 9:39

por Ulisses Pereira » 21/2/2008 23:14

jarc, tu achas que os States cairam por causa do Kosovo? ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Kosovo

por jarc » 21/2/2008 22:45

Afinal o kosovo parece que vem a prestações. Pelo menos animou suficientemente o petróleo, o que encolheu o espírito dos compradores de acções. Ainda assim têm-se aguentado bem...

Kosovo

por jarc » 18/2/2008 22:59

Mecânico, acertaste em cheio, a menina nem se torceu, nem se amolgou. Eu é que ia ficando a precisar de bate-chapa. Aproveitaram a pausa dos states para fazer de conta que não se passsava nada, mas como muito bem sabes, poderia ter sido uma óptima desculpa para o contrário.

por Buzzzo1 » 18/2/2008 22:10

Num outro dia estava a ver um programa na sic noticias sobre a construçao/passagem de condutas/tubagens para abastecimento de gas alternativas a russia, penso que era la para os lados da turquia.

isto para dizer o seguinte:
talvez este interesse coicidente de varios paises naquela regiao tenha haver precisamente com o controlo de infraestruturas de abastecimento de gas/etc.

Ja viram o que é uma russia apertar a torneira dos seus recursos a nivel de energia e derivados!??
Cada vez mais parece que o interesse naquela zona ( medio oriente incluido) tem por tras o controlo dos recursos existentes ou o controlo do acesso a eles.

buzzzo

Registado: 16/12/2007 3:51

por Jiboia Cega » 18/2/2008 21:45

Os EUA hoje nem abriram, logo era expectável que não houvesse "rombo" :)

Politicamente falando não é bem assim. As ameaças de independência passaram à realidade e ainda agora vão começar os verdadeiros problemas.

A Albânia é dos países mais fechados da Europa, onde pouca gente sabe o que lá se passa. Ao longo de décadas, emigrantes albaneses foram para a Sérvia, mais concretamente para a província do Kosovo, que juntamente com a Vojvodina são as duas únicas províncias que gozam de alguma autonomia (assim estilo Madeira e Açores mas mais autonomia ainda). A emigração tornou-se tão forte que a convivência entre as sérvios (maioritariamente cristãos) e os albaneses (maioritariamente muçulmanos) começou a ter atritos. Hoje em dia, há imensos grupos de máfia constituídos por albaneses do Kosovo que dominam grande parte da economia (?) local. Estas máfias controlam armas, drogas, carros e mulheres, entre outras coisas.

:arrow: Se no Kosovo não há nada (pois pois...) por que será que os espertalhões dos EUA apoiaram a independência?
:arrow: Que autoridade tem uma província sérvia habitada por albaneses de declarar a independência unilateralmente mas com apoio da maior potencia mundial?

Há muito mais em jogo do que aquilo que se tem noticiado e ontem foi apenas o acelerar do rastilho que já estava aceso.

comentário

por jotabilo » 18/2/2008 21:27

Caros

Já Ratzel em 1846 dizia isso no seu modelo geopolítico...Lebensraum..ou espaço vital....ou seja a Alemanha só se constituiria numa entidade política na cena internacional se controlasse o seu espaço vital.....que então inclui já o império austro-húngaro e a totalidade dos Balcãs.....é ,de facto uma velha ambição da potência terrestre.....como aqui tenho, muitas vezes, referido.
O que parece estranho é a potência marítima (USA-UK) ter uma atitude coincidente coma potência terrestre no reconhecimento da independência do Kosovo.
Pode acontecer que a potência marítima tenha definido uma fronteira de interesse que não abranja, já, o Kosovo e tenha considerado uma outra linha que melhor responda geoestratégicamente ao seu modelo geopolítico....vamos ver.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 18/2/2008 21:59, num total de 1 vez.

Registado: 3/12/2007 20:31

por sargotrons » 18/2/2008 16:11

Vendo de uma maneira muito simplista e linear, a Sérvia e a ex-jugoslavia era uma seta eslávica com grande potencial de crescimento espetada mesmo no coração da europa! A guerra dos balcãs foi o partir da ponta da seta com todas as consequências vistas nestes ultimos anos. Não têm importância? Segundo os "media" parece que não, e embora pouco se ouça ou fale, o que se passa ali à muitos anos é da maior importância para a EU e para a sua relação com a Russia.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Duarte » 18/2/2008 13:20

Como alguem disse, está aberta a caixa de pandora, esta independencia é totalmente (na minha opinião) absurda e vai trazer problemas, e quem apoiou esta independencia unilateral, como vai reagir a outros "pedidos"?

Registado: 22/6/2007 16:32

por The Mechanic » 18/2/2008 9:14

Atenção que pelos comentários posteriores, já estamos aqui a falar de coisas diferentes : uma coisa é que hoje as Bolsas iam "levar um rombo" por causa do Kosovo ; outra é que vão vir problemas dali !

Aí , concordo. Isto do Kosovo e da Sérvia , envolve Etnias, Religiões e jogos estratégicos de poder : é claro que vái dar confusão !

Esperemos que as NU consigam manter a calma , senão isto pega mesmo fogo . O Kosovo "tem o apoio dos EUA" , a Sérvia ( que tambem terá as suas razões ) " tem o apoio " de uma Russia apostada em voltar ao primeiro plano do poder politico e militar mundial . Só pode dar molho...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Gncl_C » 18/2/2008 6:11

Ao ler o tópico e os comentários não estava muito convencido que a Rússia se senti-se muito afectada, até que me deparei com a seguinte notícia:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 3191.shtml

17/02/2008 - 13h32
Russia pede à ONU que anule declaração de independência do Kosovo

O governo da Rússia pediu neste domingo à ONU (Organização das Nações Unidas) que anule a declaração de independência do Kosovo, aprovada pelo Parlamento kosovar neste domingo, alegando que a decisão do governo kosovar pode causar uma escalada na violência entre grupos étnicos na região.

"Esperamos que a missão da ONU e as forças da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] no Kosovo tomem providências imediatas e exerçam seu mandato (...) incluindo a anulação da decisão [sobre a independência] e a adoção de medidas administrativas duras", informou o ministério, em um comunicado.

"As decisões das lideranças do Kosovo criam o risco de uma escalada das tensões e da violência entre etnias na Província e de novos conflitos nos Bálcãs", diz o comunicado.

Uma porta-voz da missão russa na ONU disse que o governo da Rússia pediu uma consulta ao Conselho de Segurança sobre a independência do Kosovo. A consulta pode ocorrer hoje às 15h (em Brasília), segundo a agência de notícias Reuters.

A Rússia sustenta que a independência do Kosovo abrirá a "caixa de Pandora" das pretensões de independência de muitas outras regiões, tanto no "quintal" da Rússia (Abkhazia, Ossétia do Sul, Nagorno Karabakh e Transnístria), quanto na Espanha, França e Itália.

"Aqueles que estiverem considerando apoiar o separatismo devem entender as conseqüências perigosas que suas ações podem ter sobre a ordem mundial, a estabilidade internacional e a autoridade das decisões que o Conselho de Segurança da ONU levou décadas para construir", diz ainda o comunicado do ministério.

O documento ressalta que o governo russo "dá pleno apoio à reação da liderança sérvia quanto aos eventos no Kosovo e às suas demandas justas para restaurar a integridade do país".

O Kosovo declarou sua independência neste domingo, em relação à Sérvia, tornando-se assim um novo país.

"Nós, os líderes do nosso povo, democraticamente eleitos, através desta declaração proclamamos o Kosovo um Estado independente e soberano", disse o premiê kosovar, Hashem Thaçi. "Essa declaração reflete a vontade do nosso povo."

"O Kosovo é uma república --um Estado independente, democrático e soberano", disse o presidente do Parlamento, Jakup Krasniqi, durante a sessão extraordinária realizada hoje, para aprovar a declaração de independência.

A declaração foi aprovada por 109 votos a zero, com 11 deputados ausentes.

-----------------------------------------------------

É bom dizer-se que a Rússia é um gigante que tem estado adormecido na última década e meia, mas que solidificou a economia nesse tempo e já mostra sinais de que não cederá à tentativa unipolarização do mundo por parte dos E.U.A., e prova disso é que a Rússia quadriplicou o orçamento para a defesa.

Quando os E.U.A. pensaram em por um dispositivo anti-missil na Polónia,a Rússia deu um sério aviso. Sou da opinião que se os E.U.A. abusarem muito podemos estar perante uma nova guerra fria... já estivemos mais longe disso.

Registado: 18/2/2007 17:55

por charles » 18/2/2008 2:27

É curioso as reacções, mas assunto até é pertinente, afinal de contas estamos a falar do coração da europa, aquilo é tipo bomba relogio, até agora a coisa tá controlada e a servia não vai partir para o conflito armado, no entanto no amanhã não se sabe,

se para as bolsas a relatividade da questão poderá não ter importância no imediato, e dai não sabemos pq a russia de putin poderá ter problemas com as provincias independentistas que tem no seu territorio , e espanha como fica depois disto será este um aviso serio por causa do pais basco :!:

no futuro há que resolver bem a questão dos a balcãs, afinal de contas está metade do mundo em guerra, na europa tambem cá temos o nosso conflito, bem as portas da europa, que para alguns não terá importância, mas a decisão unilateral de indepêndencia do kosovo pode muito bem precipitar outras na região, e o pessoal parece todo assobiar para o lado..quem sabe o ti Alberto aproveite a onda e peça a independência da Madeira :twisted: :twisted: (brncadeira)

estão acontecer umas coisas que estão a revelar a rotura politica geografica economica e social cá para os nosso lados, bancos a serem privatizados para impedir a rotura, (completamente impensavel para os mais liberais, mas o estado aqui já dá jeito) financeira :shock: :shock: :shock: , isto denota o falhanço total da liberalização e da economia de mercado, isto é aquela questão até onde deve o estado intervir, para os mais liberais, o estado deve ser fiscalizador e a economia deve funcionar por si, não é o que aconteceu no U.K., e não é o que se passa cá com o caso do BCP em que saiem quadros de um banco do estado para intervir no banco privado (por acaso até são membros do actual partido do governo), resta sabe até que ponto o estado vai ter influência no saneamento dos problemas deste banco.

isto só prova que o estado previdência tem de estar presente, sob pena de falências destas porem em causa as vidas de milhares de pessoas,o mesmo se aplica a outros sectores vitais da economia, como a segurança social por ex...bem mas este já seria outro tema que dava para ir desde a produtividade, o desemprego,o modelo social em que se vive em portugal, aos professores passando pelo apito dourado, pelo BCP e terminando nas denuncias do Bastonario da Ordem dos Advogados Doutor Marinho Pinto.
Cumpt

por Lince1979dc » 18/2/2008 1:58

e como é que se comportaram as bolsas nos anos 70?

PS: já agora então a revolução aqui em Portugal será em 2012?

Registado: 8/12/2007 11:14

por Buzzzo1 » 18/2/2008 1:21

..quanto a abertura de 2º feira ninguem sabe, mas parece que esta "independencia do Kosovo" abriu de novo a "caixa de pandora" em relaçao aos balcas e a muitas situaçoes identicas as do Kosovo..olhem por exemplo aqui ao lado o "país basco" e a espanha !!???

Por outro lado:
Olhem para Venezuela ..os alimentos nos supermercados estao a ser fornecidos a populaçao de forma racionada!!_ filas e filas de pessoas a espera de um pouco de alimentos!

Nao vos cheira a "revoluçao e convulsao" por todos os lados! -ate aqui em Portugal!!!

Nao vos cheira a polvora seca ???...é so preciso um fosforo e um rastilho!!!

Algo me diz que estamos de volta aos anos 70

buzzzo

Registado: 16/12/2007 3:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: boavista, dragom, Google [Bot], iniciado1, latbal, MiamiBlue, O Magriço, Opcard, Santanderes e 84 visitantes