Caldeirão da Bolsa

Banco Espírito Santo cobra 104 euros pelo encerramento de co

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Automatismos...

por vitorvitinha » 27/2/2008 0:20

Meu caro amigo Bluechip, vai-me desculpar mas não está aqui em causa o seu horário laboral, nem o dos seus colegas, tal como diz o nosso amigo Pedro em 1º lugar estão as questões dos vossos clientes...
No meu local de trabalho se tenho algo pendente para fazer ou uma situação para resolver não termino o dia sem o fazer a isto chama-se... PROFISSIONALISMO ou se preferir COMPETÊNCIA.
Relativamente ao custos de que me fala, a 1ª conta que detinha nestas condições para com o BES era uma 100% logo não tem custos, independentemente de eu domiciliar o meu vencimento nesta determinada conta ou não, se existe alguma irregularidade para com os produtos que detenho nesta instituição como cliente tenho o direito de ser informado atempadamente e não apenas passados 90 dias altura em que a situação já se encontar no Banco de Portugal. Afinal de contas não é para isso que criaram o nome Gestor de Conta...pelos vistos fazem tudo menos gerir, ma afinal se o fizessesm teriam de sair á 8horas... Realmente tenho a dizer que a vossa capacidade de resposta para "enterrar" clientes é notável, agora para atenderem aos pedidos dos clientes, nomedamente para aprovarem créditos é lamentável, uma vez que levaram nada mais nada menos que 3 MESES para me dar resposta a um pedido de consolidação de créditos e durante os quais pederam toda a minha documentação.
Se é com a questão de falta de pessoas que se desculpa lamento mas independentemente de ter 2 ou 10 pessoas não impede que sejam organizados e competentes.
Tendo o amigo com certeza acesso á legislação em vigor como aos preçários a praticar pelo BES terá com certeza conhecimeto que a questão dos 104€ entrou em vigor a Outubro 2007, ora a segunda conta que detinha nesta instituição na qual efectuei e a data oportuna liquidei um crédito de obras foi fechada a Agosto do mesmo ano, quais são os critérios para que me cobrem este valor!!??
Segundo fonte do Jornal o Público - como teve conhecimento, a administração do BES veio a público informar que 99.7% dos clientes que encerraram contas no ano passado, não pagaram comissões e os que pagaram foi por irregularidades nas contas.
Depreendo que uma vez não tendo eu qualquer irregularidade na altura do encerramento desta segunda conta calculo que a única "infracção" que pratiquei foi a de liquidar atempadamente o meu empréstimo...contudo não explica por que razão paguei os 104€.
 
Mensagens: 3
Registado: 25/2/2008 21:43

por mcarvalho » 26/2/2008 23:35

saiam às 7 às 8 ou à hora que callhasse.. primeiro resolviam os problemas dos clientes e depois os vossos ... não é isso que prometem na publicidade que fazem ?... ou é só para enganar tolos?
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por gato_vadio » 26/2/2008 23:12

Mas afinal qual o critério que os bancos utilizam quando chega a altura das despesas de manutenção e saldo não chega para essa despesa?

É que eu tive uma conta durante 5 anos na caixa com 60 centimos e sem nenhum movimento e eles não fecharam a conta.

Fui lá pedir uma caderneta e um cartão para movimentar a conta e a senhora disse que eles não fechavam a conta porque tinha 60 centimos. Não fiquei com nenhum saldo negativo.

Quanto à despesa de manutenção ela disse que se não tem saldo suficiente não podem cobrar.

Aliás tenho movimentado essa conta à dois anos e nunca paguei despesa de manutenção nenhuma.

Coloquei hoje a questão no banco, eu expliquei que aquela conta é apenas para subscrever uns fundos e normalmente fica sempre com um saldo de apenas poucos centimos, e o tipo explicou-me que caso não tenha saldo simplismente não cobram, mas tambem disse que se eles entenderem podem liquidar os meus fundos, enviar um cheque para casa e fechar a conta.
 
Mensagens: 166
Registado: 15/10/2007 23:22

por bluechip » 26/2/2008 21:04

Os saldos devedores estão a passar por automatismos.

Os balcões cada vez tem menos gente, e cada vez mais o nosso tempo é precioso, e não é possivel fazer tudo.

Se só depois do Balcão fechar é que se consegue despachar os Créditos Habitações, Pessoais e tudo o resto.
Se só depois do balcão fechar, é que se consegue ver se os 70-100 clientes que ontem passaram cheques sem provisão, hoje depositaram.

Se só depois do balcão fechar, é que vamos responder a N emails dos clientes, estudar as alterações ás normas etc....

Ainda nos queria andar a telefonar para todos os clientes que deixaram a conta negativa em 0,01-10 euros?

Em vez de sair ás 6-7 saimos depois das 8.

A responsabilidade também deve ser partilhada pelo cliente. Se pagava comissões antes de retirar o saldo da conta, porque achou que agora sem saldo essas comissões acabavam?

Em relação aos seus seguros, infelizmente foi 1 dos raros casos em isto não se devia passar.
O seu caso deve se ter passado da seguinte forma:

Tratou correctamente de fechar a conta, e o processo de fecho demora 15 dias.

Nesses 15 dias, alguma companhia de seguros, devolveu-lhe alguma importância de um seguro cancelado antes da anuidade. Ao entrar na conta no periodo dos 15 dias, esse saldo infelizmente absorveu a comissão automática.
Mas nós temos 3 tipos de seguro no BES e a conta não fecha sem esses seguros estarem cancelados.
Aposto consigo, que era um seguro de vida de um empréstimo, que entretanto liquidou dias/semanas antes de fechar a conta, só que a companhia de seguros demorou a devolver o $$$ e nós no banco não sabemos que vem a caminho dinheiro.
 
Mensagens: 34
Registado: 10/5/2006 0:26

Re: Mais uma coisinha Exmo. Sr. bluechip

por pedrom » 26/2/2008 19:17

vitorvitinha Escreveu:Nesses casos de contas com saldos devedores,de coisas de 5 euros como diz, poderia-me dizer para que servem os gestores de contas, para enfeitar? ou para tratar dos ricos? pois o pobre é *****, se tivesem dinheiro a converça seria outra, a obrigação é informar o clientes dias apos o saldo entrar a negativo, e não 90 dias depois quando ja esta em recuperação ja com o nome no BP.


Os clientes com saldo negativo são sempre informados dos valores, pelo menos de todos os bancos que conheço e trabalho e são muitos.

A comunicação de irregularidades para o banco de portugal vai todos os meses no final do mês e não ao fim de 90 dias.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2317
Registado: 29/7/2004 19:55
Localização: Ourém

por mcarvalho » 26/2/2008 13:35

o Lucro ???

é para distribuir pelos Administradores...
os novos e os despedidos com justa causa
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: comentário

por Titleist » 26/2/2008 12:16

jotabilo Escreveu:Caro Elias

O factor mais importante para a obtenção de lucros num banco não reside em comissões nem em outras minudências desse tipo.
Depende sim do facto de ser banco...ou seja...por ser uma instituição que aproveita uma lei do estado que establece que um banco apenas deve garantir um mínimo de reserva legal dos valores nela depositados....que actualmente ronda os 10% dos activos nele depositados.
É esta a caractrisitica fundamental para um banco ser banco com lucros incomensuráveis em dinheiro escritural.
Se, por exemplo, tu depositares 2500 euros num banco ...se considerarmos que desses 2500 euros o banco deve apenas "guardar"....250....e que pode emprestar 2250....a outra pessoa que vai comprar uma máquina a um vendedor ...e que esse vendedor vai depositar essa quantia no mesmo banco......e que esses 2250 euros....o banco "guarda" 10%..ou seja 225 euros...pode emprestar 2000.......e assim sucessivamente e factorialmente .....constatarás que os teus 2500 euros depositados no banco representam para o banco dezenas de milhar de euros.
Nunca esqueças esta caracteristica de um banco...a faculdade de utilizar o mínimo de reserva legal que a lei de um estado permite.
As comissões e taxas e spread's são apenas grandezas complementares....os lucros provêm essencialmente do facto de ser banco.


cumps


é isto mm ... por isso é que qd ocorrem situações como o do Northern Rock, em que a grande maioria dos clientes procurou levantar os seus depósitos/poupanças, o banco ficou com as "calças nas mãos" ... conseguiu satisfazer apenas 10%, com base nas reservas que legalmente está obrigado a reter ... os outros 90% vieram do Banco de Inglaterra ... o resto da história já todos conhecemos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

comentário

por jotabilo » 26/2/2008 11:59

Caro Elias

O factor mais importante para a obtenção de lucros num banco não reside em comissões nem em outras minudências desse tipo.
Depende sim do facto de ser banco...ou seja...por ser uma instituição que aproveita uma lei do estado que establece que um banco apenas deve garantir um mínimo de reserva legal dos valores nela depositados....que actualmente ronda os 10% dos activos nele depositados.
É esta a caractrisitica fundamental para um banco ser banco com lucros incomensuráveis em dinheiro escritural.
Se, por exemplo, tu depositares 2500 euros num banco ...se considerarmos que desses 2500 euros o banco deve apenas "guardar"....250....e que pode emprestar 2250....a outra pessoa que vai comprar uma máquina a um vendedor ...e que esse vendedor vai depositar essa quantia no mesmo banco......e que esses 2250 euros....o banco "guarda" 10%..ou seja 225 euros...pode emprestar 2000.......e assim sucessivamente e factorialmente .....constatarás que os teus 2500 euros depositados no banco representam para o banco dezenas de milhar de euros.
Nunca esqueças esta caracteristica de um banco...a faculdade de utilizar o mínimo de reserva legal que a lei de um estado permite.
As comissões e taxas e spread's são apenas grandezas complementares....os lucros provêm essencialmente do facto de ser banco.


cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por Kooc » 26/2/2008 0:22

Bom, eu fechei uma conta BES 360 no mês passado, e não me levaram nada (se não contar com 4 euros e tal para levantar o dinheiro ao balcão, porque o gerente de conta primeiro mandou fechar a net, os cartões, etc...)

E aproveitem os do BES, que deve ser a primeira vez que estou a falar bem deles nos últimos tempos.

Aliás, na minha classificação de bancos, o BES disputa o lugar com a Caixa e não é o primeiro lugar :mrgreen:


cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1274
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Mais uma coisinha Exmo. Sr. bluechip

por vitorvitinha » 25/2/2008 23:46

Nesses casos de contas com saldos devedores,de coisas de 5 euros como diz, poderia-me dizer para que servem os gestores de contas, para enfeitar? ou para tratar dos ricos? pois o pobre é *****, se tivesem dinheiro a converça seria outra, a obrigação é informar o clientes dias apos o saldo entrar a negativo, e não 90 dias depois quando ja esta em recuperação ja com o nome no BP.
 
Mensagens: 3
Registado: 25/2/2008 21:43

Entao para si,

por vitorvitinha » 25/2/2008 23:31

Diga-me então pq me retiraram 104euros no passado Agosto de 2007, quando mandei cancelar a conta, apos ter liquidado um credito ao consumo no bes, deixando a conta a zeros ,tendo pago todas as comissões de antecipaçao, entregando cartoes, cheques e ja nao tendo como movimentar a conta pensando que estaria encerrada, quando para meu espanto recebo um extrato de conta a informar que me tinham retirado este valor, pois, tinha entrado na conta uns valores de seguros no valor total de 140euros desse mesmo credito que tinha. Fui ao balcao e para meu espanto, disseram que era apenas.... a comissão de encerramento de conta, o valor restante enviavam para casa por cheque. Nao é uma chulice?! O mais engraçado é que so agora soube que esses valores só entraram em vigor no mês de Outubro de 2007!!!! pois anteriormente era de 13 euros!!!!!
 
Mensagens: 3
Registado: 25/2/2008 21:43

por Bzidroglio » 20/2/2008 0:02

Lembrem-se sempre de uma coisa:

Quando puserem uma conta a zero com intenção da fechar, entreguem sempre os cartões de débito e crédito, e os cheques na vossa posse.
Os cartões e os cheques devem ser entregues com um suporte escrito e ficarem com uma cópia para "mais tarde recordar....".

Deve ser algo do género: "solicito o cancelamento do cartão XPTO nº XXXX.XXXX.XXXX:XXXX que nesta data entrego, e dos cheques nºs 123456789, 12345690 ( ou do X ao Y) "

Peçam sempre cópia datada e com o receptor bem identificado. (se for rubrica, peçam nº de empregado, ou nome)


:idea: Quem avisa, vosso amigo é :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 134
Registado: 5/2/2008 17:53
Localização: Santarém

por nunofaustino » 19/2/2008 13:53

obrigado a todos pelas respostas dadas...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por Bulls Bunny » 19/2/2008 13:49

Resina Escreveu:
nunofaustino Escreveu:já agora, alguém sabe quanto custa encerrar uma conta no BCP?

Se uma pessoa colocar uma conta a zeros, devolver os cartões de débito e crédito e retirar todos os pagamentos associados à conta, podem continuar a cobrar uma comissão de manutenção de conta?

Um abr e obrigado
Nuno

Nuno, por vezes acabar com cartões de crédito tem diversos custos, cuidado com isso.
Uma coisa é a conta a ordem, outra são os diversos cartões que se podem ter.
Mas se a colocares a zero, passado algum tempo fecham a contar, se até lá não cobrarem as anuidades...
Abraço


nunofaustino, julgo q a melhor opção é mesmo contactá-los primeiro p saber q custos tens em caso de encerramento. É q se pões a zeros podem cobrar-te as anuidades dos cartões ou essas comissões de fecho, deixando-te com saldo neg. e na lista "negra", digamos, q mais tarde pode trazer-te alguma chatice.

Mas pela explicação do bluechip, e pela citação de um responsável q 99,7% dos casos no 2ºsemestre de 2007 não pagaram qq comissão de fecho, julgo q isso deve ser mt improvável em situações "normais".

Abraço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 108
Registado: 23/12/2007 18:06

por gato_vadio » 19/2/2008 1:57

Eu tive uma conta na CGD de depositos que esteve durante 5 anos sem nenhum movimento.

Passado 5 anos lá cheguei ao balcão e perguntei à senhora se a conta estava activa...LOL

Ela disse que como a conta tinha 60 centimos de saldo, não foi fechada...

Em relação às despesas de manutenção, ela explicou que isso fica ao critério do banco, o máximo que pode acontecer é a conta ser encerrada.

Já obviamente mais grave são dividas que possam ter ficado por pagar de cartao de credito e emprestimos.

Já agora, tenho usado essa conta há mais de dois anos e eles não me têm cobrado despesas de manutenção... :mrgreen: ...devem estar equecidos... :roll:
 
Mensagens: 166
Registado: 15/10/2007 23:22

por Resina » 19/2/2008 0:59

nunofaustino Escreveu:já agora, alguém sabe quanto custa encerrar uma conta no BCP?

Se uma pessoa colocar uma conta a zeros, devolver os cartões de débito e crédito e retirar todos os pagamentos associados à conta, podem continuar a cobrar uma comissão de manutenção de conta?

Um abr e obrigado
Nuno

Nuno, por vezes acabar com cartões de crédito tem diversos custos, cuidado com isso.
Uma coisa é a conta a ordem, outra são os diversos cartões que se podem ter.
Mas se a colocares a zero, passado algum tempo fecham a contar, se até lá não cobrarem as anuidades...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por charles » 19/2/2008 0:30

Isto não pode ser verdade :shock: , eu por acaso à cerca de 1 semana decidi trocar uma conta condominio do Bes para o Santander, por causa das confusões simplesmente levantei tudo de forma a que a conta ficasse a zero....neste momento ainda não formalizei o fecho da conta...depois de ler o post fico confuso, 100 euros para fechar a conta :shock: , bem o que vou fazer é informar-me se existem despesas para o fecho oficial de conta se sim, não faço rigorosamente nada , com a conta a zero, o banco pode ir cobrando e o saldo ficar a descoberto numa conta sem movimento?

Eu penso que as contas se ficarem a zero e sem nenhum movimento ao fim de um ano são encerradas ou ficam simplesmente inactivas pelo menos eu penso que era assim , so se este procedimento foi alterado :!:

Este valor só se refere às contas BES-360º, estas contas são as contas ordenado não é :!:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por bluechip » 18/2/2008 22:25

Antes de mais calma meus senhores :)

Eu como já aqui varias vezes disse, sou colaborador do BES num balcão da zona de Lisboa.

A comissão está no preçário do BES sim senhor mas raramente a cobramos.

Qualquer cliente que se dirija a um balcão, chega ao caixa, levanta o $$$ e depois vai á secretária onde eu e outros colegas, tratamos de cancelar cheques, cartões,etc....

O cliente assina um papel, eu entrego um extracto com a conta a zeros, e acaba ai a nossa relação. Nem um cêntimo de comissão lhe foi debitado no encerramento da conta.

Não vamos para casa a esfregar as mãos de contentes, a pensar:
" Hoje lá lixei mais um com 100 euros de comissão!! "

Isto não existe rigorosamente no BES.

Agora, temos este valor no preçário porque acreditem ou não, contas com, desde 0.01€ até terem mais de 250€ e que as pessoas já nem se lembravam delas já eu vi muitas.

Já lá foi gente com o B.I e o Contribuinte perguntar se ainda tinham a conta no BES activa, e eu digo que sim que está activa com 200 e tal euros. Isto, contas sem um unico movimento á uns anos. Já não se lembravam
de uma conta com dezenas, centenas de euros.
Acreditem que existe e não são poucos os casos.

Então presumo eu, o banco criou este preçário para:

Quando o banco é obrigado a encerrar contas com saldo positivo não reclamado, até 100 euros ficamos com o dinheiro, o resto mandamos por cheque para a morada no sistema. Recupera-se assim com estas contas, um pouco do muito saldo negativo que não recebiamos em contas abandonadas.

E olhem que são mais as contas a fecharmos com 5-20 euros negativos que com 100 euros positivos.
E não são 5-20 euros de comissões de gestão a descoberto.
Falo dos famosos baixo valores das belas das portagens que só aparecem na conta depois de os senhores lá irem por a conta a zero e nunca mais aparecem.

Quer dizer, agora aparecem porque o BES agora manda cartas para casa a avisar que tem 5,10,11, 12 etc... euros por liquidar, e já tá no BP o registo.
É ver o pessoal a ir lá, pagar o valor para o registo sair do BP, porque iam pedir o empréstimo, ou o Cartão de crédito, e não podem mais pedir empréstimo no BPI,Totta etc... porque estão registados.
Depois dizem que isto é uma vergonha, que o BES é isto e aquilo, mas no fim fecham a conta correctamente.

Ainda a semana passada esteve lá uma contabilista a fechar a conta e eu a ter de explicar a uma TOC, porque é que eu não lhe ia dar os 100,50€ que tinha na conta. Tive de lhe fazer um desenho a explicar que o cartão de crédito tinha uma divida de 187,30 euros e ela tinha era de meter na conta o que faltava e depois eu com o dinheiro da conta, pagava o cartão e ficava tudo a Zero e ai fechava a conta. A mulher ainda começou a espingardar, como é que o cartão de crédito estava com um saldo de 187,30 euros mas eu começei a ler:

Dia 05/01 Perfumaria Xpto 53 euros e tal,
dia 06/01 pingo doce 33 e tal euros,
e ela calou-se.

É que há sempre 2 lados da moeda, e os clientes só se revoltam quando ficam a "arder". Ao contrário somos todos chicos-espertos que lixamos o Banco, e ficamos bem vistos no circulo de amigos e conhecidos.
 
Mensagens: 34
Registado: 10/5/2006 0:26

por Elias » 18/2/2008 22:19

Entenderia totalmente este tipo de "revolta" sobre as comissões cobradas pelos bancos se este fosse um forum de defesa dos consumidores, mas não consigo compreendê-los de todo num forum de bolsa.

Independentemente daquilo que cada um de nós acha sobre o valor das comissões que os bancos cobram, é bom lembrar que sendo empresas privadas, os bancos têm como objectivo o lucro, sendo através de juros e comissões que uma boa parte desse lucro será obtido (caso contrário não haveria negócio).

Acontece que as comissões (e os "lucros fabulosos" que daí derivam) não revertem apenas a favor dos banqueiros, mas sim de todos os accionistas. Estando o capital desses bancos disperso em bolsa, qualquer um de nós pode beneficiar desses "lucros fabulosos", bastando para tal adquirir acções dos bancos cotados.

Saudações,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mcarvalho » 18/2/2008 21:19

MozHawk Escreveu:Pois sou adepto da opção apresentada aqui pelo RedHot. Já faltou mais para o pessoal passar a ter o dinheiro em casa... É que, assim de repente, e se os trabalhadores começarem a exigir da entidade patronal o pagamento do salário em dinheiro vivo?! Ou cheque para levantamento ao balcão?

Um abraço,
MozHawk
´


Olá MHawk

o Problema é que está tudo feito para os Bancos

Conheço o caso de um individuo que guardava o dinheiro em casa à "antiga".. não havia cheques nem letras .. era à vista... quiz comprar um camião e foi com o dinheiro vivo .. não lho aceitaram tinha de ser por cheque ou transferencia bancária.. e ele nunca tinha tido conta...isto há 4 ou 5 anos

um abraço para si
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por rosario » 18/2/2008 20:51

majomo Escreveu:
rosario Escreveu:E se (nunca me aconteceu, mas...) fecharmos a conta num banco (BES) e uns meses ou anos mais tarde voltarmos a abrir conta no mesmo banco, será que vão buscar dinheiro de taxas de manutenções quando eramos clientes ?!

Depois do que ouvi sobre a ZARA já não me admirava muito...


Como é que fechas a conta?

Só se eles te permitirem... e pelos vistos tens de pagar 100€?! :?

Eu mudei a minha conta BES360 para uma 100% e não paguei nada... no ano passado.



Isso é mudar de modalidade de conta, o que se está a debater no tópico é o encerramento da conta.

Eu tinha perguntado se ao encerrarmos uma conta e um tempo mais tarde voltarmos a ser clientes desse banco se nos cobram algo ou não.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 976
Registado: 27/9/2007 14:33

Re: Banco Espírito Santo cobra 104 euros pelo encerramento d

por Um curioso... » 18/2/2008 20:38

Alguém sabe o endereço electrónico do BES?

Qualquer um de nós poderia pedir um esclarecimento escrito ao Banco.

Se o que contam é verdade é de bradar aos céus!!!

E se alguém souber de casos semelhantes, deste ou doutros bancos, por favor divulguem-nos.

SE ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO FOR DO DOMÍNIO PÚBLICO, AS ENTIDADES BANCÁRIAS ACABAM POR ENTENDER QUE NÃO É RENTÁVEL E PODERÁ MESMO SER CONTRAPRODUCENTE...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 712
Registado: 29/11/2007 14:04
Localização: Lisboa

por Bulls Bunny » 18/2/2008 17:44

Tb me parece que esse caso deve ter alguma questão que fez com que o banco cobrasse essa taxa, q n é habitual. O que não quer dizer q tenha sido correcto. No Público vinha isto:

No mesmo dia, o PÚBLICO contactou a administração do BES, que confirmou, em esclarecimento escrito, que "a comissão existe no precário do banco e foi publicada de acordo com as normas do Banco de Portugal". Acrescenta que "a comissão visa ressarcir o banco dos custos administrativos associados (na quase totalidade dos casos relativos a contas irregulares)" e ainda que, "embora o preçário refira esta comissão, a prática comercial tem como regra a não cobrança de comissões quando os clientes solicitam a transferência de contas para outros bancos e/ou encerramento das contas no BES". O banco sustenta que "99,7 por cento dos casos de encerramento de contas entre Junho e Dezembro de 2007 não foram objecto de qualquer comissão".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 108
Registado: 23/12/2007 18:06

por majomo » 18/2/2008 17:38

rosario Escreveu:E se (nunca me aconteceu, mas...) fecharmos a conta num banco (BES) e uns meses ou anos mais tarde voltarmos a abrir conta no mesmo banco, será que vão buscar dinheiro de taxas de manutenções quando eramos clientes ?!

Depois do que ouvi sobre a ZARA já não me admirava muito...


Como é que fechas a conta?

Só se eles te permitirem... e pelos vistos tens de pagar 100€?! :?

Eu mudei a minha conta BES360 para uma 100% e não paguei nada... no ano passado.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por Dwer » 18/2/2008 17:01

Nunca tive conta no BES. Não tenho nem simpatia, nem antipatia pelo banco.
Mas não posso deixar de notar que, regularmente, aparecem campanhas contra o banco.
E com um eco enorme na comunicação social.
Curiosamente quando a concorrência está com problemas.
Quanto ao BCP, todos sabemos o que se passa. O BPI já falou em aumentos de capital.
O BES, pelo contrário, apresentou os melhores resultados da sua história.

Não vos cheira a esturro, esta história?

Sei tanto sobre este tema dos bancos como qualquer elemento mediamente informado aqui do forum.

Sei que o governo precisa dos bancos.
Sei que os bancos, pelos vistos, precisam do governo.

Não estará o BES a pagar o preço de não ser alinhado com o governo? E posso dizer-vos, com sinceridade, que sou insuspeito nesta afirmação. Achei e acho uma pouca vergonha o que o BES tentou e conseguiu fazer no caso Portucale, com um governo de outra côr. Um governo que, a ser verdade o que tem vindo a público, seria não um governo de gente séria. mas sim um governo de escroques.

Estou a tentar chamar a atenção para o facto de as pessoas que se mostram indignadas neste tópico poderem estar a ser vítimas de uma campanha de desinformação e de contra-informação. De estarem a ser manipuladas. Pelos interesses de uma recente coligação: Governo-BCB-BPI.

Não deixo de dar razão ao Jotabil quando diz para se tentar aprofundar um pouco aquilo que nos apresentam como sendo a realidade. Há que tomá-la com um grãozinho de sal.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, MPCER, Phil2014, rg7803 e 56 visitantes