Caldeirão da Bolsa

Carteira (Virtual) Enslaved - Warrants

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Enslaved » 19/2/2008 1:02

EVV Escreveu:Se quebrar os 7000 de forma consistente pode mesmo dar um grande salto até aos 7500, o que para quem esteja por dentro em call é muito bom!!! VAmos ver


É verdade amigo, mas hoje foi um dia para esquecer (infelizmente já tive piores :lol: :lol:) Não consegui vender os meus puts, não consegui comprar calls (daytrade) e não pude entrar na sonae capital. Enfim, hoje devia ter sido domingo :evil: :evil:.

Abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Evv » 18/2/2008 23:10

Se quebrar os 7000 de forma consistente pode mesmo dar um grande salto até aos 7500, o que para quem esteja por dentro em call é muito bom!!! VAmos ver
 
Mensagens: 395
Registado: 28/10/2007 7:43
Localização: livramento

por Enslaved » 18/2/2008 15:14

EVV Escreveu:Enslaved,

Dá para colocar um gráfico do dax e fazer uma análise como a do S&P? utlizo normalmanete os warrants deste indice.

Desde já obg


Pessoalmente já estive mais bearish e é por isso que queria vender os meus puts. No entanto, o gráfico semanal mostra que estamos sob uma resistência (+-7000 pontos) e que se a quebrar poderá ir até aos +-7500 pontos. O RSI e o MACD não indicações e acumulação e o cruzamento da MA20 com a MA50 poderá precipitar a quebra dessa resistência. Até se ver se o da tem força para quebrar essa resistência (em fecho) o melhor é mesmo estar fora :wink:.

Abraços 8-).
Anexos
dax.JPG
dax.JPG (64.27 KiB) Visualizado 1932 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Evv » 17/2/2008 11:56

Enslaved,

Dá para colocar um gráfico do dax e fazer uma análise como a do S&P? utlizo normalmanete os warrants deste indice.

Desde já obg
 
Mensagens: 395
Registado: 28/10/2007 7:43
Localização: livramento

por Enslaved » 17/2/2008 4:15

Sect Escreveu:Cao Enslaved novidades?

Gostava de ler a tua opiniao da PT.


Desculpa Sect, mas só agora é que vi o teu pedido :oops: :cry:.

A PT não tem suscitado muito interesse pela minha parte mas vendo pelo meu gráfico, pode-se ver que está suportada pela MA20, apesar de ter fechado na 2ª feira abaixo desta. Entradas a meu ver só se ela tiver forças para quebrar novamente a MA20. Parece estar a desenhar uma LTa ascendente mas com uma divergência por isso o canal desenhado poderá ser quebrado quando aumentar o volume.

Se entrasse na PT olharia com muita atenção a MA20 e a respectiva cotação (se está acima ou abaixo). O meu stop loss seria abaixo da MA20. Abraços e desculpa o atraso :twisted:.
Anexos
PT.JPG
PT.JPG (58.22 KiB) Visualizado 2017 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Enslaved » 17/2/2008 4:01

Enslaved Escreveu:Em termos estratégia vou colocar um stop loss na quebra em cima dos 1370 (S&P500) mas caso o S&P500 continue a descer vou descendo o stop loss. O stop profit é quando vir sinais de inversão deste swing :wink:.


Após uma análise cuidada do S&P500 verifico que poderemos estar num momento de decisão. Para não ser apanhado contra pé, decidi na 2ª feira vender os meus puts e ficar novamente totalmente liquido e esperar se o índice quer subir o descer.

Para mim, não me interessa se o mercado está bull ou bearish (curto prazo), mas sim se estou do lado certo, por isso se a tendência for mesmo de descida compro novamente o put e se for de subida compro um call.

A minha análise do S&P500 mostra que poderá estar para breve a quebra do triângulo. Do lado dos touros está o fecho em cima da MA20, o martelo desenhado nessa sessão e o ganho do bastião dos 1350 (será que gannhou mesmo??).

Do lado dos ursos está a inside bar desenhada (não quebrou o swing de baixa).

A quebra do triângulo para cima poderá ser uma boa oportunidade para comprar call e a quebra para baixo poderá ser para puts.


Vamos ver como o mercado reagirá. Prognóstico só no fim do jogo por isso vou ver se ainda saco algumas mais valias desta minha última entrada :wink:.
Anexos
w.JPG
w.JPG (53.07 KiB) Visualizado 4415 vezes
sp5001.JPG
sp5001.JPG (55.71 KiB) Visualizado 4420 vezes
SP5002.JPG
SP5002.JPG (35.63 KiB) Visualizado 4431 vezes
SP5003.JPG
SP5003.JPG (42.24 KiB) Visualizado 4426 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Enslaved » 17/2/2008 3:10

Sect Escreveu:Caro Enslaved na minha opiniao penso que devias partilhar apenas os negocios reais, pois eu penso que so quando os lucros e os prejuizos, principalmente, sao reais aprendemos de forma mais "profunda".


Tens razão no que dizes, mas como a minha carteira de warrants é muito pequena decidi sou entrar em 1 de cada vez por causa das comissões. Se assim for penso que poderá perder um bocado o interesse.

Este inicio de ano tem sido em termos de conhecimentos muito proveitoso e apesar de acumular, no total, perdas de 12 % na minha carteira penso que facilmente (com calma) poderei os recuperar.

Pressa não tenho porque os mercados não são uma competição de 100 metros mas sim uma maratona.

Uma das coisa que estabeleci recentemente é que quando investir em warrants que irei fazer aos índices, sendo o DAX aquele que me tem atraido mais.

Por isso, e repetindo-me a mim mesmo, penso que só tendo um warrant na carteira poderá ser um bocado chato para os vocês :wink:.

Abraços :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por DC89 » 17/2/2008 2:32

Caro Enslaved na minha opiniao penso que devias partilhar apenas os negocios reais, pois eu penso que so quando os lucros e os prejuizos, principalmente, sao reais aprendemos de forma mais "profunda".

Penso que o objectivo que tens em mente ao partilhares a tua carteira, pelo menos o meu é, é que enquanto partilhas ficas "aberto" a opinioes diferentes e há sempre alguem que te ensine algo que nao sabes.

Cumprimentos
Sect
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1365
Registado: 26/12/2007 15:50

por Enslaved » 17/2/2008 2:22

EVV Escreveu:Quando olho para a carteira acima fico com uma dúvida, qual a vantagem de ter um call e um put com a mesma maturidade para a GALP? Se ela for permanecendo estável perde em ambos, se ela variar ganha num e perde noutro.


Olá EVV, quando eu fiz a negociação dos warrants da galp, estes foram efectuados em dias diferentes, logo não havia sobreposição de warrants.

Tenho escolhido os warrants com um prazo de maturidade mais longínquo para que este não perca tanto valor com o passar do tempo.

EVV Escreveu:Percebo num investidor que tenha pouco tempo para acompanhar o mercado em que havendo por exemplo uma oscilação para cima venda o call e fique com o put na esperança da inversão será o caso?


Isto poderá ser uma estratégia que serve para reduzir o risco de entrada dos mercados mas, sinceramente, não é uma estratégia que use.

Eu, basicamente, procuro seguir outra estratégia.

Se esta correr conforme o esperado retiro as mais vaias. Se não correr, os meus stops loss são disparados e vendo com menos valias.

Abraços e obrigado pelo teu contributo neste tópico :wink:.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Evv » 16/2/2008 22:26

Quando olho para a carteira acima fico com uma dúvida, qual a vantagem de ter um call e um put com a mesma maturidade para a GALP? Se ela for permanecendo estável perde em ambos, se ela variar ganha num e perde noutro.

Percebo num investidor que tenha pouco tempo para acompanhar o mercado em que havendo por exemplo uma oscilação para cima venda o call e fique com o put na esperança da inversão será o caso?
 
Mensagens: 395
Registado: 28/10/2007 7:43
Localização: livramento

por Woodhare » 16/2/2008 21:57

Obrigado Fibonacci.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
 
Mensagens: 945
Registado: 16/6/2007 12:05
Localização: 24

por Fibonacci » 16/2/2008 21:48

Woodhare Escreveu:Olá eu ainda não comecei a estudar como os warrants funcionam a fundo, só tenho as ideias básicas, por enquanto só invisto em acções. Mas tenho duas dúvidas:

-Adquirindo um warrant é sempre fácil vendê-lo mesmo perto da maturidade?

- É suposto vendê-los antes na prática ou pode se esperar pela maturidade?

Obrigado


Sim. Até 3 a 5 dias antes da maturidade é fácil vender os warrants em mercado, havendo um Market Maker a dar-te preço para isso.

É possível deixá-lo até à maturidade mas compensa quase sempre mais vendê-lo antes, devido principalmente à incerteza dos dias em que não consegues negociar o warrant até à maturidade e por causa do efeito temporal sobre o warrant.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 791
Registado: 24/1/2003 9:26
Localização: Amora

por Woodhare » 16/2/2008 21:40

Olá eu ainda não comecei a estudar como os warrants funcionam a fundo, só tenho as ideias básicas, por enquanto só invisto em acções. Mas tenho duas dúvidas:

-Adquirindo um warrant é sempre fácil vendê-lo mesmo perto da maturidade?

- É suposto vendê-los antes na prática ou pode se esperar pela maturidade?

Obrigado
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
 
Mensagens: 945
Registado: 16/6/2007 12:05
Localização: 24

por Fibonacci » 16/2/2008 8:07

clp77 Escreveu:então e pode-se comprar um put sem ter um call???
porque ao comprar um direito futuro de venda... estamos a vender o quê???

e como se sabe se um warrant está caro ou barato?


clp,

Lê os links colocados acima. Têm a resposta a isso tudo...

Sim: podes comprar um put sem ter um call.
Quanto compras um put tens a opção de vender, numa data pré-definida, o activo subjacente a um preço pré-definido (strike).
Por exemplo, tens o direito, em Março de 2008, de vender o DAX a 7000 pontos.
Se o DAX no mercado estiver a 7000, não exerces o put (é uma opção, não uma obrigação). Caso o DAX esteja abaixo de 7000, ganhas a diferença (é automático mas é como se fosses ao mercado comprar o DAX ao preço a que está, por exemplo 6500, e vendê-lo a 7000 a quem te vendeu a put).

Para determinar se um warrant está caro ou barato tens que perceber quais as componentes que influenciam os warrants. São muitas! Existe um modelo desenvolvido por Black-Scholes que é o "pai" da avaliação de opções.

Nos warrants não procures respostas rápidas... lê o que te indicaram acima e tenta perceber o máximo possível. Depois de ler tudo, recolhe as dúvidas e vem aqui ao CdB que recebes a ajuda que precisas, de certeza.

Cumps,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 791
Registado: 24/1/2003 9:26
Localização: Amora

por clp77 » 15/2/2008 22:17

então e pode-se comprar um put sem ter um call???
porque ao comprar um direito futuro de venda... estamos a vender o quê???

e como se sabe se um warrant está caro ou barato?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7
Registado: 19/12/2007 18:52

por Enslaved » 15/2/2008 19:51

clp77 Escreveu:Mas... o que leva um investidor a escolher entre o DAX Put 06/08 CT 7000 ou o DAX Put 05/08 CT 7000?
É porque tem de adivinhar se o indice do dax vai estar próximo de 7000 em junho ou em maio??? Proximo mais para 6900 ou 7100? o warrant de maio é teoricamente mais arriscado que o de junho?
É essas nuances práticas que ainda nao entendo...


Para perceberes bem isso terás que ler primeiro os links que eu e o Fibonacci te demos.

Basicamente quando entras num put quer dizer que acreditas que o indice vai cair. Depois a escolha desse put tem haver com a tua estratégia. Se é a curto, médio ou longo prazo. Como a minha estratégia é de médio prazo escolhi um put que desvaloriza menos com o tempo uma vez que o prazo de maturidade é mais alargado. A escolha dos 7000 foi basicamente para entrar num que estava in the money.

Abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Enslaved » 15/2/2008 19:29

nunofaustino Escreveu: Penso que deves ser tu a decidir sobre isso... o que te dará mais informações e te ajudará a melhorares como trader? O que te dará mais informação útil?


Penso que será mais útil fazer uma mistura dos dois trades mas como depois poderão dizer que a carteira está "viciada" gostava de saber uma opinião das pessoas :wink:.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Fibonacci » 15/2/2008 19:25

clp77 Escreveu:Mas... o que leva um investidor a escolher entre o DAX Put 06/08 CT 7000 ou o DAX Put 05/08 CT 7000?
É porque tem de adivinhar se o indice do dax vai estar próximo de 7000 em junho ou em maio??? Proximo mais para 6900 ou 7100? o warrant de maio é teoricamente mais arriscado que o de junho?
É essas nuances práticas que ainda nao entendo...


Lê o artigo didáctico do Marco António que indiquei acima. Vais ver que vai ajudar muito.

É claro que tem sempre em conta a percepção pessoal de cada investidor mas as escolhas acertadas estão bem explicadas nesse artigo.

Não precisas de adivinhar nada... é uma questão de saber qual a sensibilidade do warrant e como corresponde à tua estratégia.

Sempre que tiveres dúvidas, diz.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 791
Registado: 24/1/2003 9:26
Localização: Amora

por clp77 » 15/2/2008 19:23

Mas... o que leva um investidor a escolher entre o DAX Put 06/08 CT 7000 ou o DAX Put 05/08 CT 7000?
É porque tem de adivinhar se o indice do dax vai estar próximo de 7000 em junho ou em maio??? Proximo mais para 6900 ou 7100? o warrant de maio é teoricamente mais arriscado que o de junho?
É essas nuances práticas que ainda nao entendo...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7
Registado: 19/12/2007 18:52

por Enslaved » 15/2/2008 19:21

clp77 Escreveu:Já li sobre warrants e ainda não percebi bem do que se trata... Os textos que encontrei na net são um pouco complicados.
Quando diz que vai comprar "DAX Put 06/08 CT 7000",
qual é a diferença em termos práticos (em linguagem muito simples) entre esse e o "DAX Put 06/08 CT 6800", por exemplo? ou com o "DAX Put 05/08 CT 7000"?

Quero dizer, entre eles, qual é o objectivo para cada um? do tipo: "Escolheria este se acreditasse que ia acontecer isso..."
Sei que Put é um direito futuro de venda e Call é um direito futuro de compra...
E o que é "CT"?
Em que horário se negoceiam warrants?
obrigado desde já.


O Fibonacci já respondeu à tua questão (agradeço a tua sempre indispensável disponibilidade), mas ainda coloco mais uns tópicos recentes para leres sobre warrants.Eu abri esta carteira porque sou novo nesta movimentações e para aprender com ajuda dos mais experientes.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... t=warrants

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... t=warrants

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59517

A escolha deste warrant baseou-se numa aposta mais conservadora porque já está in of money e porque tem um prazo de maturidade mais alargado.

Abraços

:wink:.
Editado pela última vez por Enslaved em 15/2/2008 19:44, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Fibonacci » 15/2/2008 19:05

clp77 Escreveu:Já li sobre warrants e ainda não percebi bem do que se trata... Os textos que encontrei na net são um pouco complicados.
Quando diz que vai comprar "DAX Put 06/08 CT 7000",
qual é a diferença em termos práticos (em linguagem muito simples) entre esse e o "DAX Put 06/08 CT 6800", por exemplo? ou com o "DAX Put 05/08 CT 7000"?

Quero dizer, entre eles, qual é o objectivo para cada um? do tipo: "Escolheria este se acreditasse que ia acontecer isso..."
Sei que Put é um direito futuro de venda e Call é um direito futuro de compra...
E o que é "CT"?
Em que horário se negoceiam warrants?
obrigado desde já.


clp77,

Os warrants são instrumentos muito complexos. Muito cuidado a considerar qualquer movimento neste tipo de activo sem a devida experiência.

Para perceberes melhor qual o "melhor" warrant para cada momento ou estratégia lê este artigo do Marco António, publicado nos Artigos Didácticos:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=warrant

Vê ainda os manuais de warrants existentes em:
http://www.bancobest.pt/finsebanking/BE ... rrants.pdf
http://www.bancobest.pt/finsebanking/BE ... rrants.pdf

Quanto à interpretação do warrant, no caso que apresentas:
DAX - activo subjacente
Put - Pode ser call ou put
06/08 - maturidade em Junho de 2008
CT - emitente, neste caso o Citigroup
7000 - valor do strike

Cumps,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 791
Registado: 24/1/2003 9:26
Localização: Amora

por nunofaustino » 15/2/2008 18:47

Enslaved Escreveu:Tal como referido, ontem, fui ás compras de manhã. À noite actualizo a minha carteira.

Em termos estratégia vou colocar um stop loss na quebra em cima dos 1370 (S&P500) mas caso o S&P500 continue a descer vou descendo o stop loss. O stop profit é quando vir sinais de inversão deste swing :wink:.

Ontem referi que só iria colocar ordens reais, mas penso que assim a minha carteira irá ficar um pouco chata, uma vez que não vou andar feito maluco a investir em warrants.

Por isso, gostava de ter o vosso feed back se vale a pena misturar ordens virtuais e reais.

Se quiserem que misture os dois tipos de movimento faço umas compras de puts na EDP e no BCP.

Motivos na EDP a quebra dos 4.20 e no BCP a quebra (novamente) dos 1.89.[/b]


Penso que deves ser tu a decidir sobre isso... o que te dará mais informações e te ajudará a melhorares como trader? O que te dará mais informação útil?

Um abr
nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por clp77 » 15/2/2008 18:46

Já li sobre warrants e ainda não percebi bem do que se trata... Os textos que encontrei na net são um pouco complicados.
Quando diz que vai comprar "DAX Put 06/08 CT 7000",
qual é a diferença em termos práticos (em linguagem muito simples) entre esse e o "DAX Put 06/08 CT 6800", por exemplo? ou com o "DAX Put 05/08 CT 7000"?

Quero dizer, entre eles, qual é o objectivo para cada um? do tipo: "Escolheria este se acreditasse que ia acontecer isso..."
Sei que Put é um direito futuro de venda e Call é um direito futuro de compra...
E o que é "CT"?
Em que horário se negoceiam warrants?
obrigado desde já.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7
Registado: 19/12/2007 18:52

por Enslaved » 15/2/2008 18:24

Tal como referido, ontem, fui ás compras de manhã (comprei 300 puts). À noite actualizo a minha carteira.

Em termos estratégia vou colocar um stop loss na quebra em cima dos 1370 (S&P500) mas caso o S&P500 continue a descer vou descendo o stop loss. O stop profit é quando vir sinais de inversão deste swing :wink:.

Ontem referi que só iria colocar ordens reais, mas penso que assim a minha carteira irá ficar um pouco chata, uma vez que não vou andar feito maluco a investir em warrants.

Por isso, gostava de ter o vosso feed back se vale a pena misturar ordens virtuais e reais.

Se quiserem que misture os dois tipos de movimento faço umas compras de puts na EDP e no BCP.

Motivos na EDP a quebra dos 4.20 e no BCP a quebra (novamente) dos 1.89.
Anexos
w.JPG
w.JPG (7.33 KiB) Visualizado 4670 vezes
Editado pela última vez por Enslaved em 17/2/2008 4:08, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Enslaved » 15/2/2008 2:33

Seguindo a minha estratégia fechei o meu put do BCP quando este estava a 1,90. No meio da tarde decidi também vender a JM a 5,47.

Consegui recuperar grande parte das perdas e só tenho 3,7 % de menos valias.

Futuramente devo informar que os movimentos serão reais . Para curtos vou comprar warrants e para longos compro acções que depois associo aos respectivos warrants.

Amanhã, para começar, vou comprar o DAX Put 06/08 CT 7000. Os states nem deixam o pessoal namorar :lol: :lol:. Tinha que ser hoje que decidiram inverter :oh:.

Abraços e bons negócios :wink:.
Anexos
carteira.JPG
carteira.JPG (47.8 KiB) Visualizado 4715 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803 e 49 visitantes