Caldeirão da Bolsa

ajuda sobre datas p dividendos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 12/2/2008 20:09

Mais cêntimo, menos cêntimo, as acções ajustam o valor do dividendo. As diferenças são irrelevantes e o que depois acontece já nada tem que ver com o dividendo.

Depois podem subir ou descer...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por alexmolinari » 12/2/2008 19:52

pois, já lho expliquei
mas também acho q algs acções por vezes não incorporam bem
o dividendo certo?
agradeco desde já o seu espirito de missão p comigo :lol: [/quote]

Registado: 1/3/2006 1:33

Re: sim mas...

por MarcoAntonio » 12/2/2008 19:19

alexmolinari Escreveu:esse titulo , bpi, é do m pai
cabeça dura, q nao aceita a m sugestão de sair p entrar mais tarde, sem ter assegurado o direito a dividendos...

Só tem de lhe explicar que o dividendo é uma ilusão e que na prática ninguém recebe nada porque o que lhe vão dar em dinheiro tiram-lhe na cotação...
:wink:

O mercado não é "estúpido".

Se hoje a acção XIS vale 5 euros e dá 20 centimos de dividendo e amanhã já não dá, o mercado então sabe perfeitamente que amanhã já só vale 4.80 euros. Quem hoje pagava 5 euros por elas, amanhã só pagará 4.80 euros...

E ainda podemos por isto de outra forma: se assim não fosse, bastaria deter as acções por uns meros minutos para receber 2, 3 ou 4%, enfim, o valor que fosse o dividendo. Comprava-se a 5 minutos de fecho de um dia e vendia-se logo de manhazinha do outro e era só facturar. Para quê segurar as acções xis tempo, bastava uns minutos (e uma noite com o mercado fechado).

E o resto do mercado nem se importava nada de dar uma "borla" a alguém...
:wink:

Como é óbvio, não funciona assim!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Re: ajuda sobre datas p dividendos

por MarcoAntonio » 12/2/2008 19:16

alexmolinari Escreveu:e como saber o ultimo momento p entrar num dado titulo adquirindo assim o direito ao dividendo?
aond é q eu posso saber isto?

Já agora, para responder a isto especificamente, as datas de ex-dividendo (o primeiro dia em que deter acções deixa de dar direito a dividendo) são anunciados. Para receber o dividendo tem de deter as acções no fecho do dia anterior a esse. Imaginemos que o BPI entrava em ex-dividendo amanhã: então tinha de deter acções do BPI no fecho da sessão de hoje. Todos aqueles que tivessem acções do BPI no fecho da sessão de hoje iriam receber dividendos pelas acções correspondentes (amanhã de manhã já as podiam vender que não interferiria em nada).

Mas sublinho que na prática não irá receber nada. Amanhã na abertura as cotações teriam descido sensivelmente o valor do dividendo portanto na prática ter vendido antes sem receber o dividendo ou esperar pelo ex-dividendo, vender depois e receber o dividendo vai dar sensivelmente ao mesmo, mais centimo menos centimo.
Imagem

Administrador Fórum

sim mas...

por alexmolinari » 12/2/2008 19:12

esse titulo , bpi, é do m pai
cabeça dura, q nao aceita a m sugestão de sair p entrar mais tarde, sem ter assegurado o direito a dividendos...

Re: ajuda sobre datas p dividendos

por MarcoAntonio » 12/2/2008 19:05

alexmolinari Escreveu:boas p todos do caldeirão.
a minha questão é mto sucinta.
estou um bocado atolado no bpi.
quero vender p mais tarde , qd bater ainda mais no fundo
já q p mim vai descera ainda mais 25% à vontadinha.
contudo nao queria vender e perder direito aos dividendos.

questão:
a partir de quando posso vender sem perder o direito aos mesmos?

há alguma regra p saber isso sempre daqui em diante?

e como saber o ultimo momento p entrar num dado titulo adquirindo assim o direito ao dividendo?

Alexmolinari, ninguém recebe dividendo nenhum: o dividendo é descontado na cotação no dia em que entra em ex-dividendo, portanto na prática ninguém recebe nada.

Não prenda as acções em carteira por causa dos dividendos porque não vai «receber/obter um lucro». É uma ilusão, bastante frequente mas não passa de uma ilusão...

Se quiser colocar isto de outra forma: não vai deixar de ganhar nada (por causa dos dividendos) se vender já.
Imagem

Administrador Fórum

ajuda sobre datas p dividendos

por alexmolinari » 12/2/2008 18:56

boas p todos do caldeirão.
a minha questão é mto sucinta.
estou um bocado atolado no bpi.
quero vender p mais tarde , qd bater ainda mais no fundo
já q p mim vai descera ainda mais 25% à vontadinha.
contudo nao queria vender e perder direito aos dividendos.

questão:
a partir de quando posso vender sem perder o direito aos mesmos?

há alguma regra p saber isso sempre daqui em diante?

e como saber o ultimo momento p entrar num dado titulo adquirindo assim o direito ao dividendo?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Aqui_Vale, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, m-m, MiamiBlue, Mmmartins, Mr.Warrior, O Magriço, paulopereira.pp36.pp, PMP69 e 93 visitantes