Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Trigo - o novo alimento dos touros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 18/7/2010 11:46

Trisquel Escreveu:
QuimPorta Escreveu: Alguém tem problemas em comer broa?! eu não...

Depende do acompanhamento! 8-)

Com peixinho ao sal é bom!

Ou com caldo verde, miam miam :P

Registado: 5/11/2002 12:21

por Mosseberg » 18/7/2010 11:34

Boas
Apos umas ferias deparei me com este topico que me tinha sido muito util a 2 anos atras...QuimPorta eu sou um dos "entalados" do Bpi Cereais( neste momento a 98.09%) e o meu Pai com o Bpi Produtos Agricolas.
So posso recomendar um bom estudo do prostecto no seu todo e uma boa analise do mercado antes de entrarem em fundos deste genero.
Vou ficar a espera de Março 2011 para ver se ainda apanho 1 migalhinha dessa broa :wink:

Registado: 24/3/2009 9:51

por Trisquel » 16/7/2010 18:57

QuimPorta Escreveu: Alguém tem problemas em comer broa?! eu não...

Depende do acompanhamento! 8-)

Com peixinho ao sal é bom!
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por Quimporta » 16/7/2010 18:54

O trigo subiu 6% num dia.
Definitivamente as noticias para as colheitas de Outono são más.

Alguém tem problemas em comer broa?! eu não...
Anexos
Wheat Full0910 Future.png
Wheat Full0910 Future.png (8.68 KiB) Visualizado 11744 vezes
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Quimporta » 15/7/2010 23:40

marijon2 Escreveu:Gostaria de saber se alguém conhece fundos de investimentos ou ETF`s que permitam investir no trigo/milho?

Desde já obrigada pela partilha e pela ajuda.

Maria João

No fim da pag 1 deste tópico, o TraderAT refere lá um produto do BPI. Para já não rendeu nadinha, e a razão está à vista nos gráficos que coloquei. Boa sorte...

por Supermann » 15/7/2010 21:00

marijon2 Escreveu:Gostaria de saber se alguém conhece fundos de investimentos ou ETF`s que permitam investir no trigo/milho?

Maria João

Apesar de nao ser exclusivamente em Trigo, tens exposição no DBA, DBC e penso que mais alguns... é questao de procurar mais no site da ishares ou de outra casa grande de ETFs

Registado: 18/12/2009 18:54

por marijon2 » 15/7/2010 19:54

Gostaria de saber se alguém conhece fundos de investimentos ou ETF`s que permitam investir no trigo/milho?

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por Quimporta » 15/7/2010 19:00

Para quem ainda anda atravessado com as aplicações em cereais que estiveram na moda há dois anos, pode valer a pena olhar para o gráfico do milho e sobretudo do trigo.
As circunstâncias de 2007/8 ainda estão longe se se repetir, mas algo se passa com as previsões das colheitas de Outono.
Anexos
Corn Full0910 Future.png
Corn Full0910 Future.png (16.13 KiB) Visualizado 11927 vezes

por The Mechanic » 28/2/2008 16:11

Bala
Mas quem és tu e o que é que tu fizeste com o "The Mechanic"?!?

Pensas que enganas a malta toda mas a verdade é que não consegues!!!

O verdadeiro "The Mechanic" já estaria aqui a falar de orgias de trigo com o milho e de promiscuidades ente a soja e o petróleo.
Que seca...

:lol: :) ... ainda não tinha visto...

Pois é , Djovarius , isto dos Cerais anda a mexer...quando já se fala em "programas de Petroleo x Leite " , é de um gajo ficar preocupado.

Isto é que vái ser uma Crise à séria ...quais "subprime" , quais quê ! Quando começar a faltar o "panito prá boca" é que desata tudo a rabiar . Vái ser o próximo "bear cause" , depois do Bull que ainda há-de vir . *

Um abraço ,

The Mechanic

*ps- ...estas "previsões" são sempre porreiras de aventar para a praça , porque são a muito longo prazo e como tal, provocam sempre boa impressão . Os caros leitores devem estar já a pensar " porra ! este The Mechanic tem visão de futuro !" . E como " a longo prazo, estaremos todos mortos! " , um gajo safa-se sempre ...

PS2 - Bala, espero com esta previsão ter acabado com a reputação de "Nuno Rogeiro dos Mercados ", que estava a criar com as sérias afirmações anteriores.
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por bráscubas » 28/2/2008 16:08

Boas
Algum conhecimento específico da área Agrícola, "temperado" com o que tenho lido do muito que se tem escrito numa perspectiva económica mais alargada, levam-me a acreditar numa procura sustentada dos cereais.
Sou investidor e produtor.
Consequentemente com a m/ análise, estou comprador de terra, de preferência a Sul de Lisboa.
Alguém tem para venda ?
Continuação de bons nehgócios...

Registado: 15/12/2004 16:02

por djovarius » 28/2/2008 15:14

Um primo do Kerviel, seguramente !! :shock: :shock:

Mas assim, justifica-se a confusão ocorrida ontem com os futuros do trigo.
Este "idiota" conseguiu andar a negociar, seguramente, milhares largos de contratos e provocou um prejuízo de milhões.

http://www.earthtimes.org/articles/show ... 6028.shtml

NEW YORK - (Business Wire) MF Global (NYSE: MF), a leading broker of exchange-traded futures and options, announced that during the early hours of Wednesday morning, February 27, a registered representative in one of its U.S. branch offices, trading in the wheat futures market in his personal account, substantially exceeded his authorized trading limit. The registered representative concerned has been terminated effective immediately.

A failure in one of the company’s retail order entry systems permitted the representative to establish significant positions in his own account which were liquidated later that morning. The unauthorized activity resulted in him incurring a loss of $141.5 million, which the company, as a clearing member, is responsible to settle at the clearinghouse. As a result, the company recorded a bad debt provision for the full amount.

The company believes it has made the appropriate adjustments to its order entry systems to prevent a recurrence of unauthorized trading of this type in the future. In addition, MF Global has engaged a third-party risk technology consultant to review its relevant order entry systems.

Client funds are not at all impacted by this event.

The company’s capital and liquidity position remain strong. The loss represents approximately six percent of the company’s equity, in addition to which it has close to $1.5 billion in undrawn committed credit facilities.

In the company’s fourth fiscal quarter to date, net revenues are exceeding all comparable prior periods of this fiscal year. MF Global remains confident in its business prospects and long-term financial performance.

The company will hold a conference call at 11:00 a.m. EST today to discuss the matter.

A live audio webcast of the presentation will be available on the investor relations section of the MF Global Web site and will be available for replay shortly after the event.
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por djovarius » 26/2/2008 21:00

Eu não sei o que diga, nem gosto muito deste tipo de conselhos.

Mas depois de triplicar o preço em menos de um ano, tenho dificuldades em assumir posições de médio a longo prazo, como seria na compra de títulos de um fundo.

Mas o potencial de alta continua... o problema agora são os "timings". E um certo medo que possa corrigir fortemente por causa da maneira como subiu.

Tem sido bem diferente do ouro ou do crude, só para dar alguns exemplos.

Entretanto, não sabemos se o mercado já descontou a falta de trigo na totalidade e se isto agora é só devido à queda do USD.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por tiopatinhas » 26/2/2008 20:45

Djovarios, eu queria entrar num fundo de trigo (já deveria ter sido o ano anterior). Será que deva aguardar uma correcção... :?:

Registado: 17/3/2005 14:58

por djovarius » 26/2/2008 18:26

Viva,

É a recuperação de um tópico um pouco diferente, pois discutem-se os contornos das "commodities" agrícolas, normalmente tão desprezadas, mas que continuam a viver um forte "bull market", com grande destaque para o trigo, que já bateu hoje nos 1.200 USD/contrato, ou seja, nos 12 USD / alqueire (que para este efeito mede sólidos e vale 60 libras ou 27,2 quilos).

Há grandes condições para a continuação deste bull, tal como da maioria das commodities, sobretudo com a queda do USD. Até o crude já esteve perto de 101 USD agora há pouco.

Fica o gráfico do trigo.

dj
Anexos
trigo.png
trigo.png (12.48 KiB) Visualizado 12240 vezes

por djovarius » 12/2/2008 16:38

E aqui estamos de volta,

Obrigado por tão importante debate. Não esperava esta participação, mas mostra que, ao contrário de há apenas uns 7, 8 anos, há quem se interesse em investimentos alternativos.
As alavancagens é que são, por vezes, perigosas, não o negociar em si.
De facto, depois da abertura deste tópico, os futuros do trigo tocaram nos 1.150 USD/contrato, o que é espantoso. Se por um lado, esta subida pode ter alguma justificação, por outro lado está a ficar esticada.
Mas, como diz sempre o Ulisses, se há que ter cuidado e não apanhar facas em queda, aqui neste caso, também não convém tentar parar o andamento do comboio.

Há a reter porém a grande oportunidade que este activo nos vai dar um dia destes: como afirmou o Arnie, subidas parabólicas são muitas vezes seguidas por quedas da mesma dimensão e rapidez.

Eu acrescentaria que isso sucede na larga maioria dos casos e muito mesmo em relação a activos que "estão na moda" como alternativa a mercados em queda.
Neste caso, se os mercados estabilizarem, assim que começarem as vendas deste activo, gerar-se-á provavelmente um efeito de bola de neve, que pode ser uma oportunidade "curta".
Mas para já, quem está "longo" está bem e parece-me que este artigo não voltará tão cedo a valores do passado recente, tal como já havia ocorrido com o crude.

Abraço

djovarius

por Bala » 11/2/2008 0:52

The Mechanic Escreveu:Sim, mas a verdade é que os Contractos de Futuros do Trigo, para Março ( e não estamos a falar de agora ) bateram em máximos .
As sementeiras podem ter aumentado, mas a procura tambem...

Um abraço ,

The Mechanic

Boas!

Mas quem és tu e o que é que tu fizeste com o "The Mechanic"?!? :shock:

Pensas que enganas a malta toda mas a verdade é que não consegues!!! :shame:

O verdadeiro "The Mechanic" já estaria aqui a falar de orgias de trigo com o milho e de promiscuidades ente a soja e o petróleo. :lol: :lol: :lol:
Que seca... :(

Agora a sério, aconselho alguma prudência relativamente aos futuros em causa. A descida de petróleo resultante de abrandamento económico e a adaptação de indústria agrícola á nova realidade, podem criar um novo equilibro e quem sabe até um excesso de oferta.

A prova disso é o crescente número de fundos agricolas tão publicitados pelos bancos, que muitas vezes é o sinónimo de que o movimento poderá estar na sua fase final, penso eu de que...

Abraço e bons trades...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

Re: Cereais

por TraderAT » 10/2/2008 19:00

NunoMartins26 Escreveu:Qual a empresa que há na produção de cereais para possivel investimento????

Pode investir directamente em empresas americanas e canadianas que estão nesse sector, ou pode investir de forma mais acessível indirectamente através de fundos...

O BPI tem o Fundo BPI Cereais 16% 2008-2011 que em resumo:
- 100% de Capital Garantido na maturidade.
- Indexado ao Milho e Trigo.
- Maturidade máxima de 3 anos.
- Possibilidade de reembolso antecipado no final de 1 ano e meio, a 116%.
- Cupão na maturidade correspondente a 60% da valorização do cabaz.

Período de subscrição: até 26 de Fevereiro
Mínimo de investimento: €1.000
Capital: 100% Garantido

Segundo sei além do BPI é também comercializado pelo banco BEST.
Deixo em anexo o pdf da Ficha Técnica Simplificada.

Cps
Anexos
bpi_cereais_FTS.pdf
(89.73 KiB) Transferido 489 Vezes
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por tatanka » 10/2/2008 14:28

Obrigado Arnie.
Vou dar uma vista de olhos no metastock, embora recei que seja demasiado complexo para as minhas necessidades.

Já agora, eu utilizo por vezes o QuoteTracker. Gratuito mas um pouco limitado.

Registado: 29/11/2007 13:44

por Quico » 10/2/2008 13:58

(Apaguei mensagem repetida!)
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Quico » 10/2/2008 13:58

The Mechanic Escreveu:Kugumelo ,

Pelo que eu escrevi acima, podes acreditar que isto não é "passageiro" e que agora é só especulação .
Podes dizer que agora é que começa a ser mais falado , mas não é especulação ;! o problema está lá e "goes far beyond than what meets the eye " . Ainda ontem os Cereais bateram em máximos de sempre . E o problema é o excesso de procura , não é a pura especulação .

Concordo, Mechanic!
O pessoal está-se a esquecer que com o desabrochar da India, China e restantes economias emergentes, entram no mercado mais uns milhões de almas com um poder de compra acrescido; e essa gente quer comer* e agora pode pagar! :wink:

Abraço.

* - ...e já agora, casar-se (alianças=ouro), enfeitar-se, consumir... etc. Daí o valorizar das restantes matérias primas.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por arnie » 10/2/2008 12:37

tatanka Escreveu:Ok Arnie.
Infelizmene tanto o metastock como essas fontes de dados, são pagas.

tatanka,

Infelizmente não se faz omeletes sem ovos :(

A Yahoo Finance distribui gratuitamente as cotações EOD, bastando para isso comprares um dos varios softwares que fazem o download desses dados e os convertem para o formato metastock. Penso que a maioria desse software não custa mais de 60 euros, pagos uma unica vez.
No entanto tens uma alternativa gratuita aqui mesmo no caldeirão, o QuoteReader.

Chamo a atenção de que estas cotações por vezes contêm erros e não têm o tratamento que um serviço pago oferece.

Quanto ao metastock, digamos que há versões gratuitas por aí.....

No entanto, com a queda do dollar podemos comprar-lo com um desconto de cerca de 30%, ou seja, por volta dos 350 euros :wink: :twisted:
Estou a falar obviamente da versão EOD.

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por tatanka » 10/2/2008 12:06

Ok Arnie.
Infelizmene tanto o metastock como essas fontes de dados, são pagas.

Registado: 29/11/2007 13:44

por arnie » 10/2/2008 11:31

Pata-Hari Escreveu:Arnie, ele quer saber qual o teu data provider, penso

(hoje lá tenho que ir ao lugar mágico)

Ah.... o lugar mágico..... tô com saudades, confesso :mrgreen:

O meu data provider é o PremiumData mas isso de nada serve.

A eSignal ou o Reuters DataLink fornecem os mesmos dados, neste caso estamos a falar de futuros.

Desde que se tenha o Metastock pode-se manipular todo o tipo de dados desde que, claro, se tenha um data provider que dê os dados necessários :wink:

kiss
arnie

PS: Lá vão os miudos aos cachorros :P
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Pata-Hari » 10/2/2008 10:42

Arnie, ele quer saber qual o teu data provider, penso

(hoje lá tenho que ir ao lugar mágico)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por arnie » 10/2/2008 10:37

tatanka Escreveu:grafico muito interessante, e assustador, hehe.
Qual a fonte dos dados?

obrigado e bfds

Olá tatanka,

A fonte dos dados é o Metastock

Desde que tenhas um bom data provider, podemos fazer tudo com este bichinho :twisted:

Nada como sendo tu proprio a manipulares os dados. É a unica forma de teres 100% certeza do que estás a ver é a realidade, isto se não existir erros nas cotações na base de dados :wink: :P

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, lito, m-m, Majestic-12 [Bot], niceboy, PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, Shimazaki_2 e 172 visitantes