Caldeirão da Bolsa

" Euro " Triplo topo , Dollar rally ahead !!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 11/2/2008 10:39

Bom dia,

Parece que ainda há algumas confusões sobre o Forex, mas pegando no par EUR/USD, nunca esquecer que num para, existe uma divisa de base, que é sempre a da coluna da esquerda. Daí que, neste caso, sempre que se falar em subidas ou apreciações no par, ou em touros, estamos sempre a falar do EUR, pois é a divisa que surge em primeiro no par.

Agora, em relação áreas de suporte / resistência. Não há qualquer resistência em 1.48xx, mas sim em 1.49xx, pois é lá que temos os piques das velas, como se pode ver aqui no gráfico anterior do Bala.
Aliás, é por isso mesmo, que há a questão do triplo topo. O 3º toque e posterior recuo, em 1.49xx só se dá, porque eram esses os valores de resistência.

Acontece muito neste bull market do EUR/USD, atingirem-se duplos e triplos topos, antes mesmo de um número redondo. Ocorreu o mesmo antes de 1.30 e tal conduziu a uns meses de recuo no par para depois conseguir chegar mais longe.

Aqui, há a possibilidade de termos uma figura, que é conhecida por "3 picos e a casa maldita", que defende uma forte queda após esses 3 toques no máximo.
Para que isso ocorra, temos mesmo de romper pelos suportes horizontais de 1.43xx, algo que ainda não sucedeu. Dado que o par está agora, hoje, já bem longe dessa zona, ficamos em expectativa e absolutamente neutros até novos desenvolvimentos.
Isso depois será actualizado no sítio próprio.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Fibonacci » 11/2/2008 10:32

O meu gráfico está muito parecido com o do Bala.

HU, com já te indicaram, nenhuma das análises está errada ou emite uma opinião. Ambas estão correctas. Aliás: do ponto de vista técnico é possível ter diversas interpretações e nenhuma estar errada à partida (só posteriormente é que se pode indicar se deu certo ou não). Agora, a sensibilidade do que poderá acontecer depende da experiência do analista. Com o tempo, cada analista começa a dar mais importância aos factores que deram mais resultado no passado, ignorando algumas indicações.

O EUR/USD está no que é chamado de "trading range", entre os 1,43 e os 1,49 (mais alguma margem para cada um dos lados).
Enquanto não sair desta consolidação, resta esperar que seja definido qual o próximo movimento mais forte.

O último movimento foi descendente mas não quebrou os principais níveis, nomeadamente a LT ascendente e o suporte nos 1,433.

Nestes níveis, esperaria uma pequena inversão da tendência, com potencial para subir aos 1,46 - 1,464, onde encontraria a resistência e as retracção de Fibonacci de 38,2%.

Detecto ainda que, sempre que foi realizado um máximo, formando o possível "triplo topo", o EUR/USD foi perdendo momentum, ou seja, os indicadores foram formando máximos menores. Esta é uma indicação de menor força dos compradores, mesmo estando a ser atingidos novos máximos.

Ou seja, apostaria que o par poderia agora recuperar um pouco mas que voltaria à queda e quebraria estes níveis de suporte, dando espaço para a valorização do USD. Mas para já, ainda não há certezas disto, não havendo sinais claros de médio/longo prazo.

Cumps,

Fibo
Anexos
eur.JPG
eur.JPG (78.88 KiB) Visualizado 5270 vezes
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Bala » 10/2/2008 23:38

HU Escreveu:Isso eu sei ! O que queria entender é como é possível do ponto de vista técnico tirar conclusões tão diferentes do mesmo gráfico: Um diz que o triplo topo indicia uma possível forte subida o outro diz que se quebrar o 1,48 indicia uma forte descida. Eu só queria mesmo era saber qual a leitura mais adequada do ponto de vista técnico, não do ponto de vista da crença de cada um deles.Se alguém puder ajudar agradeço !

HU :?:

Boas!

Vou tentar esclarecer isso da melhor maneira que eu sei. A Análise Técnica não fornece todos os dias sinais claros de subida e descida. Cada um desenvolve o seu próprio método dentro da mesma área, e cada um dá maior prioridade a indicadores específicos.

Existem investidores que abrem/fecham posições nos cruzamentos de médias, há outros que vão antes pelas bandas Bollinger, há malta a utilizar o indicador RSI ou MACD, ou distribuição, cada um desenvolve o seu próprio método, e cada um têm hipótese de lucrar muito, especialmente num "bullmarket" :wink:

Eu por exemplo vou pelas LTAs, LTDs, Suportes/Resistências e Figuras.

Como complemento a análise, que me chamou imensa atenção, posso acrescentar que além de "triplo topo" temos também uma formação de triângulo. Ora quando esta formação for activada aí sim teremos um "target" para onde o par irá tender. :idea:

Abraço e bons trades...
O Bala
PS: no caso de Forex sinto imensa falta de volume, se alguém tiver o gráfico com o mesmo, façam o favor de o postarem...
Anexos
EUR_USD Spot01.png
EUR_USD Spot01.png (18.5 KiB) Visualizado 5400 vezes
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por Laribau » 10/2/2008 20:28

OK !

Era o que eu queria perceber. Se vai ou não "romper" os 1,48 é uma possibilidade não antecipada pelo gráfico. O que o gráfico "diz" é que se romper, então poderá desvalorizar ainda mais, caso contrário ou revalorizará ou lateralizará. já me parece uma boa interpretação dos dados do gráfico.
Obrigado Atomez !

Registado: 29/11/2007 3:40

por atomez » 10/2/2008 20:10

HU Escreveu:Isso eu sei ! O que queria entender é como é possível do ponto de vista técnico tirar conclusões tão diferentes do mesmo gráfico: Um diz que o triplo topo indicia uma possível forte subida o outro diz que se quebrar o 1,48 indicia uma forte descida. Eu só queria mesmo era saber qual a leitura mais adequada do ponto de vista técnico, não do ponto de vista da crença de cada um deles.Se alguém puder ajudar agradeço !

Um triplo topo quer dizer que nesse ponto há uma resistência forte, quer dizer, tem um significado importante.

Agora há 2 ou 3 maneiras de o encarar.

Quem está bullish acha que se for quebrado em subida a tendência é de subida forte. Quem está bearish acha que não vai conseguir quebrar e a partir daqui é para baixo.

Nota: este "para cima" e "para baixo" refere-se ao valor do euro face ao dólar

Eu pessoalmente acho que vai andar de lado ao nível em que está - 1.44 / 1.48 - durante bastante tempo.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Bart Simpson » 10/2/2008 20:07

O copo está meio-cheio ou meio-vazio ?
Jeab

Registado: 29/11/2007 4:09

por Laribau » 10/2/2008 19:55

Isso eu sei ! O que queria entender é como é possível do ponto de vista técnico tirar conclusões tão diferentes do mesmo gráfico: Um diz que o triplo topo indicia uma possível forte subida o outro diz que se quebrar o 1,48 indicia uma forte descida. Eu só queria mesmo era saber qual a leitura mais adequada do ponto de vista técnico, não do ponto de vista da crença de cada um deles.Se alguém puder ajudar agradeço !

por I love McDonalds » 10/2/2008 18:10

HU Escreveu: Já agora como é possível com um gráfico que parece muito claro haver duas leituras tão opostas ?

Brgds

HU

O mercado é mesmo assim. Sempre terão que haver opiniões opostas: Quando alguém vende porque não acredita num dado título, outro obrigatoriamente compra, porque acredita.

Registado: 10/1/2008 21:19

por Laribau » 10/2/2008 18:00

Thanks,

Era o que eu pensava mas queria confirmar. Já agora como é possível com um gráfico que parece muito claro haver duas leituras tão opostas ?

Brgds

HU

por Fibonacci » 10/2/2008 15:04

O AC e o McDonalds colocaram duas visões diferentes.

O AC aponta para um fortalecimento do dólar, com a queda do EUR/USD abaixo dos 1,44.

O McDonalds acredita que, caso esta consolidação se resolva para cima, é possível que o euro se reforce ainda mais face ao dólar, subido acima dos 1,48.
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por karlitos » 10/2/2008 14:51

mas o que ta no grafico é 1€ = 1.XXUSD...

se o caminho no grafico for para cima indica um dollar mais fraco face ao euro...

se for para baixo é que se vai atingir a paridade e fortelecimento do dollar.

Registado: 27/6/2007 21:00

por manicospic » 10/2/2008 14:32

Se o dolar subir a cotação vem por ai abaixo 1,45/1,44/1,43 etc etc, porque a cotação refere-se à força do euro em relação ao dolar, se o dolar se valorizar a "força" do euro vai cair.

Registado: 16/10/2006 18:03

por Laribau » 10/2/2008 13:38

Caros Amigos,

Podem explicar-se um pouco melhor. Afinal o $$ vai dar a volta, isto é, subir, ou vai descer se quebrar os 1,48. É que 1,48;1,49;1,50..... é descer vs. o € não é subir !
Faço notar que não percebo nada de AT pelo que um Triplo Topo a mim não me diz nada, fiquei apenas confuso com as conclusões.

HU !

por I love McDonalds » 10/2/2008 12:26

Técnicamente, se os 1,48 forem definitivamente quebrados, o caminho é para cima.

Registado: 10/1/2008 21:19

" Euro " Triplo topo , Dollar rally ahead !!!!

por AC Investor Blog » 10/2/2008 10:08

Tal como eu tinha mencionado num post anterior sobre outro tema, acredito fiamente que este ano vai ser o ano do Dólar, a reviravolta está prestes acontecer.
Anexos
triple-top.JPG
triple-top.JPG (18.38 KiB) Visualizado 5856 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, AlfaTrader, Cem pt, Google [Bot], iniciado1, JosePLM, LionHeart, macau5m, Mymous, navaldoc, Opcard, Phil2014, rg7803 e 82 visitantes