Caldeirão da Bolsa

Criação folha em csv

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fibonacci » 10/2/2008 21:39

Boa!

Então já tens tudo para que consigas fazer tudo.

Se alguma das alterações levantar problemas no QR, é só colocar tudo como estava depois desta alteração.

Desculpa não te ter conseguido ajudar mais mas, no fim de semana, estou num MAC, onde tudo é diferente...

Se precisares de mais alguma coisa, diz.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Bullion » 10/2/2008 21:23

Fibo:

Também já resolvi o problema das datas. :lol:

O .csv descarregado do STOXX agora já vem só numa coluna, e com ";" como separador.
Fui ao Regional Setting e redefeni o formato data para dd-MMM-yyy.
Depois foi só seguir os paços que me indicas-te.

Só espero que isto não traga problemas quando faço a actualização via QR....

Registado: 31/7/2006 14:54

por Bullion » 10/2/2008 20:32

Fibo:

Uma novidade :lol: que pode fazer toda a diferença:

Fui ao menu do EXCEL e em OPÇÕES, no separador INTERNACIONAL, e seleccioneia a caixa UTILIZAR SEPARADORES DO SISTEMA .

Agora a folha que me envias-te já abre em várias colunas.
E se eu criar um ficheiro em .csv e visualizar no Notepad já aprecem vírgulas em vez de ponto e vírgula

Será que isto tem vantagens naquela questão da data???

por Bullion » 10/2/2008 19:54

Ok obrigado.
Vou ver o que consigo fzer, e depois dou notícias.

Daqui a pouco vou puxar a dicussão sobre o QR para o topo do fórum .
Pode ser que o Bender apareça por aí e tenha algo na manga...

por Fibonacci » 10/2/2008 19:37

pois... esse é o problema e não sei resolver...

tenta no tópico informático...

mas sem ultrapassar isso é mais complicado de fazeres.

como é só uma vez, podes enviar-me para o mail um ficheiro com todos os dados (mesmo que seja enorme) que eu passo para o formato desejado.

fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

por Bullion » 10/2/2008 19:08

Fiz o ficheiro em EXCEL, e guardei em .csv.
Abri no Notepad, e os valores aprecem separados por;( ponto e vírgula)
Tenho o EXCEL em português e o computador configurado para Inglês USA, porque foi esse formato que melhores resultados dá como META....

por Fibonacci » 10/2/2008 18:53

Hum... então não sei...

Faz uma experiência: grava um ficheiro em csv com dados aleatórios em várias células e vê esse ficheiro no notepad.
Como ficam separados os dados no notepad? separados por virgulas ou ponto e virgula? Se for por virgula, não há problema (mas o excel deveria abrir em várias celulas)... pelo que percebi tens o excel em portugues e o computador em ingles... e isso cria confusao...

Quanto aos restantes campos, o óptimo seria copiares para o novo ficheiro os campos que já tens no Metastock. Caso contrário podes tentar a tal forma de não colocares nada nesses campos mas, como já te disse, não sei qual o comportamento do Metastock (tu já experimentaste e parece que dá... nunca experimentei).

Fibo

por Bullion » 10/2/2008 18:33

Reparei agora num outro problema... :(

Na tua folha os campos OPEN MAX e MIN estão todos preenchidos ( e são claro todos iguais para cada dia, uma vez que só temos o preço CLOSE)
Feito o Download para o META, isso leva a que esses valores se sobreponham aos que já estão carregados pelo YAHOO...
como a partir de 06.06.2002 eu tenho todos os valores, com a aplicação da tua folha como está ficaria só com os preços CLOSE.
Na tua folha posso só considerar os preços close e eliminar os outros campos?
È que se não poder ser, tenho que retirar ao histórico dessa folha as datas desde 06.06.2002 até ao presente.

Isto está a ficar complicado....

por Bullion » 10/2/2008 17:58

Fibonacci Escreveu:Ok.

Então vai às definições regionais do Painel de Controlo e altera:
- separador de lista: passa de ; para ,
- separador decimal: passa de , para .

Depois abre novamente o ficheiro e deve dar para ver todas as colunas.
Depois é só alterar os dados para o que desejas.

Fibo

Fui agora ver as minhas definições e afinal já estão como tu indicas:

separador de lista é ,
separador decimal é . :?

por Bullion » 10/2/2008 17:48

OK, vou trabalhar naquilo que me disses-te,e mais logo à noite dou notícias.

Muito Obrigado e até logo!!!!!

Abraço

por Fibonacci » 10/2/2008 17:38

Ok.

Então vai às definições regionais do Painel de Controlo e altera:
- separador de lista: passa de ; para ,
- separador decimal: passa de , para .

Depois abre novamente o ficheiro e deve dar para ver todas as colunas.
Depois é só alterar os dados para o que desejas.

Fibo

por Bullion » 10/2/2008 17:36

Na folha que me enviaste, aprece tudo só na coluna A, separados por vírgulas.

por Fibonacci » 10/2/2008 17:21

Não. Mantém como csv. Deve ser um csv até ao fim.

Quando abres no excel, ele aparece só numa coluna ou em várias?
Tem que aparecer em várias (mostra que identifica de forma correcta as virgulas e pontos). Caso contrário, tens que alterar nas definições regionais.

Depois é só substituir os dados do ficheiro e gravar (como csv). Vai perguntar se queres gravar mesmo como csv. Diz que sim.

E depois é correr o novo ficheiro no Downloader.

Cumps,

Fibo

por Bullion » 10/2/2008 17:12

Peguei na tua folha e fui a DADOS_TEXTO PARA COLUNAS.
Guardei como folha .xls.
È isto?

por Bullion » 10/2/2008 17:04

Fibonacci Escreveu: Na coluna A colocas o nome que desejas para o ticker (usando os que já tens). Depois a data, que alteras como te ensinei acima (se as definições estiverem correctas não deverá haver problema), copias do ficheiro que tiras do stoxx.com. Depois copias os preços (coloca igual a abertura, máximo, mínimo e fecho). O volume e open interest podes colocar 0 em todos os campos.

Desculpa a insistência. Queres dizer que tenho primeiro que criar uma folha com várias colunas e depois guardar essa folha de EXCEL como .csv?

por Bullion » 10/2/2008 16:33

Talvez que a coisa faça mais sentido se contar a história toda.
Decidi passar a acompanhar os indices benchmark , blue chip e sectorias da Zona Euro e da Europa (ao todo são 40).
Estes indies são calculados e publicitados por uma organização chamada STOXX ( em www.STOXX.com).
Perguntei ao Bender se o QR podia fazer o download destes indices. Ele disse-me que não podia ser , e que tentasse o YAHOO. O resultado foi positivo: o YAHOO tem os indices todos. Assim, dividi os índices em dois gupos e fiz os downloads e a respectiva conversão para o META. Correu tudo bem, só que o histórico não é o completo (só vai até 06.06.2002).
Então fiz o meu registo no site para poder ter acesso às cotações e completar todo o histórico.
Neste site os ficheiros dão todo o histórico, mas só têm o valor de fecho e são no formato .csv.
Fiz o download de um indice (o SX7E), para experimentar. O resto tu já sabes...

por Fibonacci » 10/2/2008 16:16

Bullion,

Primeiro assegura-te que as definições regionais estão o mais "americanizadas" possíveis, incluindo:
- formato da data;
- separador decimal = .
- separador de campos = ,

Depois, para que esta base de dados "case" com o nome que já tens, altera o nome do título na coluna A para o que desejares.

No caso dos 40 outros índices que precisas colocar, reutiliza este ficheiro. Não vale a pena inventar.
Basta fazer um ficheiro apenas.
Na coluna A colocas o nome que desejas para o ticker (usando os que já tens). Depois a data, que alteras como te ensinei acima (se as definições estiverem correctas não deverá haver problema), copias do ficheiro que tiras do stoxx.com. Depois copias os preços (coloca igual a abertura, máximo, mínimo e fecho). O volume e open interest podes colocar 0 em todos os campos.

Depois do primeiro indice podes continuar neste mesmo ficheiro, colocando cada vez mais linhas, por cada ticker/data.

Há um limite qualquer mas não sei qual é... se atingir esse limite, é que tens que fazer x tickers por ficheiro.

Vai dizendo as evoluções. Onde bloqueias, ... que eu vou tentando ajudar.

Cumprimentos,

Fibo

por Bullion » 10/2/2008 15:23

Fibo:

Finalmente correu tudo bem.Ou quase....
Eu também sou um utilizador diário e desde há uns anos do QUOTEREADER!
Como é que conseguiste criar este ficheiro?

È que eu tenho mais 40 (!)downloads para fazer, (correspondentes a 40 indíces) e tenho que fazer isto mais 40 vezes.....
Outra coisa. Este título já existe na base de dados no META, ou seja eu vou só acrescentar mais umas cotações antigas que não tinha,só que o Ticker não é SX7P, mas sim Zona Euro_Banks.

nota: As cotações iniicais foram retiradas do YAHOO com o QR e correu tudo bem.

por Fibonacci » 10/2/2008 15:02

Bullion,

Nestes casos não vale a pena reinventar a roda... Já existem 1001 ficheiros desses já feitos no forum, disponibilizados pelo LS ou com recurso ao brilhante Quotereader. Estes são csv, o que é muito mais fácil.

Por isso, peguei num desses ficheiros e apenas copiei os teus dados para o ficheiro. Anexo o resultado.

Confirma com o teu computador se mantém as virgulas e os pontos (e não substitui por pontos e virgula e virgulas. Tenta abrir o ficheiro com o Notepad para confirmar isso.

Experimentei com o Downloader do Metastock a ver se dava e deu 100% de sucesso. Tens que escolher como input "Ascii" e como output "Metastock".

Cumps,

Fibo
Anexos
Cotações_SX7P.csv
(255.69 KiB) Transferido 187 Vezes

por Bullion » 10/2/2008 14:11

Fibo:

A coisa continua preta...
como sou um bocado básico com o EXCEL, com certeza terei sido eu que não me expliquei bem.
Vou voltar ao princípio.

A) Eu tenho que "introduzir" cotações no METASTOCK.

B) Fiz o download de umas cotações do site STOXX, em que o ficheiro vem na forma .csv.

C)Logo aqui extranhei o ficheiro quando o abri, porque segundo sei um ficheiro .csv só ocupa uma coluna em EXCEL, ou estarei errado?),e este tem duas.

D) A seguir gravei o ficheiro em .xls (que foi aquele que anexei no meu post). E isto porque a intenção é passar um ficheiro de EXEL para dentro do META, e isto porque segundo sei não é possível passar um ficheiro .csv para dentro do META: ou é .xls ou é formato texto (em notepad por exemplo)

E) segundo diz o META, e passo a citar,

In order for a Quattro/1-2-3 or Excel source file to convert properly, the spreadsheet must be arranged correctly. This section explains the proper arrangement. Note that Quattro and 1-2-3 spreadsheets must be saved as WKS files to convert properly.

1. The data must be in columns.

Each column must have a heading that describes what data is in the column. The only required columns are DATE and CLOSE. Optional columns are TICKER, PER, OPEN, HIGH, LOW, VOLUME, and O/I. The column names must be spelled as shown here. The column headings must all be on the same row.
2. The dates must be in the mm/dd/yy style and must be formatted as text labels (i.e., the @DATE function cannot be used).
3. The data must be in ascending order (dates increase as you move down the spreadsheet).

4. The spreadsheet cannot be open when attempting to perform the actual conversion in The DownLoader.

Copyright © 1985-2005 Equis International All Rights Reserved

Ou seja as datas têm que estar na forma mm/dd/yy e têm que ser formatadas como texto, num ficheiro.xls

Uma outra hipóteese é fazer a conversão a partir de um ficheiro de texto: Aqui as condições que o META refere só para o campo DATE são:

<date> The date of the data contained on the line of the ASCII file. Each line of the ASCII file must have a date. The date can be in either the yyyymmdd or mm/dd/yyyy formats (e.g., 19891222 or 12/22/1989), and can use either 2-digit or 4-digit years.

When using 2-digit years in Windows 95 or Windows NT 4.0, The DownLoader will assume any number preceding "30" should begin with "20", years "30" and higher will begin with "19." When using 2-digit years in Windows 98 or Windows 2000, The DownLoader will use the Regional Settings found in your Windows Control Panel.
The dates must be in ascending order (i.e., most recent date is listed on the last line).
If the dates in the ASCII file precede the dates in the existing MetaStock file (i.e., the file you are appending to), the data will be ignored.

Copyright © 1985-2005 Equis International All Rights Reserved

Ou seja eu até não me importo de fazer a passagem de um ficheiro de texto pra o META, só que parece-me que com o ficheiro .xls a coisa seria mais fácil.
E neste caso a data tem que ser na forma mm/dd/yy.

O post já vai longo e provavelmente sabes de ginjeira o que aqui estou a dizer.
Em resumo: estou "à nora"

Obrigado

por Fibonacci » 10/2/2008 8:57

Devolvo o ficheiro.

No meu comp está a data correcta. Era mesmo das definições regionais.

Agora a ver se não tens problemas a criar o csv. As virgulas devem separar os dois campos e os pontos as casas decimais...
Anexos
max_SX7E.xls
(316 KiB) Transferido 195 Vezes

por Bullion » 10/2/2008 0:05

Não dá mesmo.

vou tentar pôr em anexo...
Anexos
max_SX7E.xls
(390 KiB) Transferido 197 Vezes

por Fibonacci » 9/2/2008 23:00

altera o regional setting para dd/mm/yyyy.

Ou na formula altera os ; por ,

Se não der, consegues colocar aqui o excel em anexo? É grande? Se não der, envia-me para o mail que dou-lhe a volta...

por Bullion » 9/2/2008 22:54

A coisa não está fácil......
O meu Excel é em português. A função CONCATENATE existe em português como concatenar, mas quando a aplico dá #NOME?.

=Concatenar(direita(A1;4);centro(A1;4;2);esquerda(A1;2))

o meu regional setting está em mm/dd/yyyy.
Quanto à quuestão do ficheiro incluir só DATE e CLOSE, o METE aceita porque eu já confirmei: criei um pequeno ficheiro e fiz a conversão e ele aceitou mesmo sem TICKER na folha de cálculo. Neste caso a certo ponto temos que depois indicar a qual TICKER queremos aplicar os valores.

por Fibonacci » 9/2/2008 22:08

Ok. O problema é que o teu computador está a trocar o dia pelo mês. É por isso que ao "dia" 13 não troca mais. Para ele, não existe "mês" 13...

Tenta alterar a forma como ele lê a data nas definições regionais do computador (Painel de Controlo).

A outra opção é, começando pelo que tinhas inicialmente, criares outra coluna auxiliar para alterar a data.
Nessa colocas:
=concatenate(right(A1;4);mid(A1;4;2);left(A1;2))
Nota: Estou a assumir que tens o excel em inglês e o ; é o separador usado... pode não ser...

"A1" deve ser cada uma das celulas da data.

Depois copia tudo como valor e apaga a outra coluna.

Quanto a meteres só a data e fecho, tenho algumas dúvidas mas é uma questão de experimentares.

Fibo

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, AlfaTrader, Cem pt, Google [Bot], iniciado1, JosePLM, LionHeart, macau5m, Mymous, navaldoc, Opcard, Phil2014, rg7803 e 82 visitantes