FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)
Não sei Bulls.
Mas penso que esses valores serão apenas indicativos. Na verdade, o contrato não ficará depois indexado a uma taxa qualquer? Ou eles garantem mesmo esses montantes por mês, independentemente da evolução das taxas de juro?
Não sei pois nunca fiz um empréstimo desse tipo...
O ficheiro pode ser usado para calcular qualquer tipo de prestação.
Fibo
Mas penso que esses valores serão apenas indicativos. Na verdade, o contrato não ficará depois indexado a uma taxa qualquer? Ou eles garantem mesmo esses montantes por mês, independentemente da evolução das taxas de juro?
Não sei pois nunca fiz um empréstimo desse tipo...
O ficheiro pode ser usado para calcular qualquer tipo de prestação.
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Obrigado, Fibonacci, era mesmo uma coisa assim q pretendia.
Mas tenho outra dúvida, será a TAEG suficiente p estes cálculos, ou haverá algo mais a ter em conta? É q na imagem do meu post anterior, o cálculo da prestação pela folha q me deste dá sempre superior aos valores q lá estão, e já nesta em baixo dá sempre inferior.. A TAEG não é a taxa global e total, não deveria bater certo?
Mas tenho outra dúvida, será a TAEG suficiente p estes cálculos, ou haverá algo mais a ter em conta? É q na imagem do meu post anterior, o cálculo da prestação pela folha q me deste dá sempre superior aos valores q lá estão, e já nesta em baixo dá sempre inferior.. A TAEG não é a taxa global e total, não deveria bater certo?
- Anexos
-
- TaxasCrédito.jpg (23.05 KiB) Visualizado 8368 vezes
Bulls Bunny,
Em anexo deixo um pequeno excel com a indicação de como podes calcular qualquer prestação mensal.
Cumps,
Fibo
Em anexo deixo um pequeno excel com a indicação de como podes calcular qualquer prestação mensal.
Cumps,
Fibo
- Anexos
-
prestacao.xls
- (13.5 KiB) Transferido 465 Vezes
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Isto não é bem uma dúvida de bolsa, é sobre taxas de crédito, espero q não haja problema estar aqui. Isto pode ser uma pergunta muito básica, mas gostava de saber se é possível calcular facilmente a prestação de um crédito a partir da TAEG e como é feito esse cálculo, ou seja, a fórmula usada.
E esse cálculo é sempre igual seja um crédito-habitação, automóvel ou consumo, certo?
É que ao olhar p a pub destes "interessantes" créditos(imagem em baixo), não consegui chegar ao método de cálculo..
Se alguém me pudesse dizer um site onde seja possível fazer simulações alterando a taxa ao nosso gosto, tb agradecia.
Um abraço.
BB.
E esse cálculo é sempre igual seja um crédito-habitação, automóvel ou consumo, certo?
É que ao olhar p a pub destes "interessantes" créditos(imagem em baixo), não consegui chegar ao método de cálculo..
Se alguém me pudesse dizer um site onde seja possível fazer simulações alterando a taxa ao nosso gosto, tb agradecia.
Um abraço.
BB.
- Anexos
-
- TAEGCrédito.jpg (12.09 KiB) Visualizado 8387 vezes
Re: Pergunta de inciado...
pistol pete Escreveu:Olá a todos!
Espero que tenham paciência para aturar mais um rookie nestas andanças!!!
Já consegui pôr de lado algum dinheiro para invstir na Bolsa e já pus os olhos em alguns livros que são citados no Fórum como adequados para novatos!
Neste momento, gostava de me iniciar também pelo mundo da análise técnica mas tenho um problema... não faço ideia de que software utilizar.
Gostava por isso de saber que ferramentas usam ou recomendam para fazer a análise de títulos?
Obrigado pela vossa ajuda!
Espero que, daqui a algum tempo, possa contribuir com mais do que perguntas...
PS: Desculpem! Abri um tópico novo sem querer...
O software mais usado é o Metastock mas não é gratuito.
Gratuitos tens muitos sites que permitem isso.
Experimenta, por exemplo, o www.prorealtime.com mas esta em ingles.
Podes ainda experimentar as ferramentas da plataforma da Saxobank. O Marco vai dar uma abordagem dessas ferramentas. Vê aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=60847
Fibo
Pergunta de inciado...
Olá a todos!
Já consegui pôr de lado algum dinheiro para invstir na Bolsa e já pus os olhos em alguns livros que são citados no Fórum como adequados para novatos!
Neste momento, gostava de me iniciar também pelo mundo da análise técnica mas tenho um problema... não faço ideia de que software utilizar.
Gostava por isso de saber que ferramentas usam ou recomendam para fazer a análise de títulos?
- Registado: 18/2/2008 12:35
Laura eu uso a plataforma do Best (BTP)
Se precisares de tirar alguma dúvida estou disponível pra ajudar
Beijinhos
Se precisares de tirar alguma dúvida estou disponível pra ajudar

Beijinhos
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
Fibo, obrigado novamente por me tentares ajudar.
Já resolvi o problema e o que se passou é que qd instalei o Meta fiz uma experiências com o downloader (era, e sou, noob na matéria)e instalou-me alguns títulos numa directoria. Mais tarde, qd percebi como funcionava o downloader, fiz uma instalação nova para uma directoria própria que criei. Aconteceu que alguns títulos iam para um lado e outros para outro.
Por coincidência, ou não, os que me faltavam eram os novos títulos (Martifer, REN e Sonae Cap.).
Já agora, é para os iniciantes ficarem a saber, para que os títulos não sejam divididos em pastas por ordem alfabética basta que nas opções do "convert" desmarquem a opção "traverse destination folders".
Para já tenho tudo OK, com a excepção de todas as linhas que tracei (sup, res. e tend.) foram à vida.
O lado positivo disto é que vou treinar mais uma vez a marcação dessas linhas.
Abraços e obrigado.
Já resolvi o problema e o que se passou é que qd instalei o Meta fiz uma experiências com o downloader (era, e sou, noob na matéria)e instalou-me alguns títulos numa directoria. Mais tarde, qd percebi como funcionava o downloader, fiz uma instalação nova para uma directoria própria que criei. Aconteceu que alguns títulos iam para um lado e outros para outro.
Por coincidência, ou não, os que me faltavam eram os novos títulos (Martifer, REN e Sonae Cap.).
Já agora, é para os iniciantes ficarem a saber, para que os títulos não sejam divididos em pastas por ordem alfabética basta que nas opções do "convert" desmarquem a opção "traverse destination folders".
Para já tenho tudo OK, com a excepção de todas as linhas que tracei (sup, res. e tend.) foram à vida.
O lado positivo disto é que vou treinar mais uma vez a marcação dessas linhas.

Abraços e obrigado.
Pickbull Escreveu:Fibonacci Escreveu:Pickbull,
Com as cotações aqui disponibilizadas pelo LS, tens os títulos que pediste segundo os seguintes tickers:
Martifer: MARTIFER
REN: REN
Sonae Capital: SONC
Sim. Podes colocar tudo na mesma pasta. Vai à pasta e arrasta os ficheiros de cada uma das pastas para uma só pasta à tua escolha.
Não te preocupes que não vai afectar as conversões futuras.
Se precisares de mais alguma coisa, diz.
Fibo
Desde já obrigado.
Vou ver se explico melhor o que se passa. Não que a resposta não interesse mas simplesmente não me ajudou muito. :S
Depois de sacar o ficheiro do LS vou ao downloader converter e aquilo manda-me os ficheiros para aquelas pastas "A", "B", e assim sucessivamente.
1) Se puser tudo numa pasta única o downloader vai automaticamente actualizar esses ficheiros (que já movi) ou vai colocá-los novamente nas pastas pré-definidas.
2) Continua a não me aparecer aqueles 3 títulos. :S
Não faço ideia onde foram parar!
Hum... isso já é estranho...
Eu percebi que era isso que se passava mas, de qualquer forma, seria possível mover (não copiar) os ficheiros pasta a pasta para uma só pasta e o Downloader deveria manter esses sempre que corresses a actualização(e não criar novamente outros pasta a pasta).
Por outro lado, o ficheiro do LS deveria colocar os títulos indicados. Confirma, sff, nas opções do Downloader --> Convert --> Options --> Destination se tens a opção "Create New File" seleccionada. Pode ser disso...
Cumps,
Fibo
Rivero Escreveu:Saudações!
Sou utilizador do Bpionline, e estou a concluir que se quero investir um pouco "mais a sério" talvez fosse de valor utilizar outro serviço. Estou a pensar abrir conta no Big. Alguém me pode confirmar se o Big disponibiliza mesmo as cotações em tempo real?
Peço desculpa se este não for o local correcto para falar deste assunto. Desde já obrigado.
Eu tb sou cliente do BPI mas do BPIBolsa.
A mudar, e pelo que vi por alto, é preferível o BEST ao BIG.
Consulta os vários preçários na net para tirares as tuas ilações.
Fibonacci Escreveu:Pickbull,
Com as cotações aqui disponibilizadas pelo LS, tens os títulos que pediste segundo os seguintes tickers:
Sim. Podes colocar tudo na mesma pasta. Vai à pasta e arrasta os ficheiros de cada uma das pastas para uma só pasta à tua escolha.
Fibo
Desde já obrigado.
Vou ver se explico melhor o que se passa. Não que a resposta não interesse mas simplesmente não me ajudou muito. :S
Depois de sacar o ficheiro do LS vou ao downloader converter e aquilo manda-me os ficheiros para aquelas pastas "A", "B", e assim sucessivamente.
1) Se puser tudo numa pasta única o downloader vai automaticamente actualizar esses ficheiros (que já movi) ou vai colocá-los novamente nas pastas pré-definidas.
2) Continua a não me aparecer aqueles 3 títulos. :S
Não faço ideia onde foram parar!
Rivero,
Sim: o BIG tem um streamer em que apresenta as cotações em tempo real.
No entanto, também o BPI Online as apresenta em tempo real, muito provavelmente com base no mesmo provider (Reuters, muito provavelmente).
É uma questão de apresentação dos dados.
Cumprimentos,
Fibo
Sim: o BIG tem um streamer em que apresenta as cotações em tempo real.
No entanto, também o BPI Online as apresenta em tempo real, muito provavelmente com base no mesmo provider (Reuters, muito provavelmente).
É uma questão de apresentação dos dados.
Cumprimentos,
Fibo
Saudações!
Sou utilizador do Bpionline, e estou a concluir que se quero investir um pouco "mais a sério" talvez fosse de valor utilizar outro serviço. Estou a pensar abrir conta no Big. Alguém me pode confirmar se o Big disponibiliza mesmo as cotações em tempo real?
Peço desculpa se este não for o local correcto para falar deste assunto. Desde já obrigado.
- Registado: 7/2/2008 23:42
Pickbull,
Fibo
Fibo
Meta - Cotações
No metastock, e com as cotações aqui disponibilizadas, onde posso encontrar as cotações da Martifer, REN e Sonae Capital?
Já agora outra questão sobre o Meta. Em vez das acções estarem em pastas ordenadas alfabeticamente há possibilidade de as colocar todas na mesma pasta? É que me parece que seria mais fácil para "saltar" de uma para outra.
Já agora outra questão sobre o Meta. Em vez das acções estarem em pastas ordenadas alfabeticamente há possibilidade de as colocar todas na mesma pasta? É que me parece que seria mais fácil para "saltar" de uma para outra.
Exactamente. Do ponto de vista especulativo, é normal optar pelo contrato com a menor maturidade, o qual é mais líquido.
No âmbito de outras estratégias é que poderá ser considerada a utilização de outros contratos.
Por exemplo, se o objectivo é fazer um hedging de uma posição de longo prazo, talvez compense usar outros contratos de maiores prazos para evitar o rolling dessa posição.
São ainda usados para casos de arbitragem ou especulação que levem à venda de um contrato com um prazo e venda de outro contrato com outro prazo. Foi com base numa estratégia deste tipo, altamente alavancada e especulativa, que rebentou o hegde fund Amaranth, com contratos sobre o gás natural.
Mas do ponto de vista especulativo não há dúvidas: usar o mais líquido.
Fibo
No âmbito de outras estratégias é que poderá ser considerada a utilização de outros contratos.
Por exemplo, se o objectivo é fazer um hedging de uma posição de longo prazo, talvez compense usar outros contratos de maiores prazos para evitar o rolling dessa posição.
São ainda usados para casos de arbitragem ou especulação que levem à venda de um contrato com um prazo e venda de outro contrato com outro prazo. Foi com base numa estratégia deste tipo, altamente alavancada e especulativa, que rebentou o hegde fund Amaranth, com contratos sobre o gás natural.
Mas do ponto de vista especulativo não há dúvidas: usar o mais líquido.
Fibo
Quanto aos futuros julgo que não tem qq vantagem. Penso que os investidores tendem a optar pelos mais líquidos...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bulls Bunny Escreveu:CFD's(índices): quando é referido um spred, ou spread mínimo de x, quer dizer apenas o spread Bid/Ask a q normalmente é negociado esse CFD e fica assim feita a comissão q pagamos, ou implica algum outro tipo de conta(e custo)?
O spread, por norma, já inclui a comissão da casa. Contudo, pode haver valores mínimos ou uma comissão extra para valores abaixo de xis.
Bulls Bunny Escreveu:CfD's(acções): N estou a ver a vantagem de negociar um CFD q exija 100% margem e não permita entradas curtas, em relação à negociação da acção correspondente.. mas se n houvesse n existia o produto, julgo eu. É o facto de n ter comissão fixa acima de um valor mínimo?
Como eventual vantagem, primeiro poderes negociar essa acção (pode ser uma acção de um mercado q não está disponível em qq corretora) e segundo eventualmente melhores condições (comissões) que as praticadas para essa acção.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Queria tb fazer umas questões básicas, a quem me esclarecer agradeço desde já:
Futuros: Quais as vantagens em negociar contratos com datas de vencimento diferentes p o mesmo subjacente(por ex. futuros de índices Mar e Jun)? Menor diferença em relação ao índice subjacente nos contratos com vencimento em Mar? A possibilidade de um time-frame maior nos de Jun? Que mais?
CFD's(índices): quando é referido um spred, ou spread mínimo de x, quer dizer apenas o spread Bid/Ask a q normalmente é negociado esse CFD e fica assim feita a comissão q pagamos, ou implica algum outro tipo de conta(e custo)?
CfD's(acções): N estou a ver a vantagem de negociar um CFD q exija 100% margem e não permita entradas curtas, em relação à negociação da acção correspondente.. mas se n houvesse n existia o produto, julgo eu
. É o facto de n ter comissão fixa acima de um valor mínimo?
Abraço.
Futuros: Quais as vantagens em negociar contratos com datas de vencimento diferentes p o mesmo subjacente(por ex. futuros de índices Mar e Jun)? Menor diferença em relação ao índice subjacente nos contratos com vencimento em Mar? A possibilidade de um time-frame maior nos de Jun? Que mais?
CFD's(índices): quando é referido um spred, ou spread mínimo de x, quer dizer apenas o spread Bid/Ask a q normalmente é negociado esse CFD e fica assim feita a comissão q pagamos, ou implica algum outro tipo de conta(e custo)?
CfD's(acções): N estou a ver a vantagem de negociar um CFD q exija 100% margem e não permita entradas curtas, em relação à negociação da acção correspondente.. mas se n houvesse n existia o produto, julgo eu

Abraço.
Re: Questão sobre cobertura de risco cambial
Muito obrigado, Fibonacci!
Excelente! Era isto que eu precisava de saber.
A parte de ter de fazer roll-overs já estava ciente. O problema de não conseguir fixar adequadamente a taxa de câmbio (devido aos strikes dos TW) também. Não me tinha era apercebido do facto de se cobrir apenas o valor do investimento não estarei a cobrir os ganhos potenciais. Acho que vou ter de estimar um ganho potencial esperado para cada período coberto por um TW (da criação à maturidade) e a cada roll-over ajustar a cobertura.
Mais uma vez, muito obrigado!
Fibonacci Escreveu:Logo, tens que investir em calls (aposta na subida do EUR, ou na desvalorização do USD).
Por exemplo, investes 10.000 USD em qualquer coisa. Neste momento, gastas 6.900 EUR.
Daqui a um ano, o EUR/USD está nos 1,65 --> se o activo não variar, tens apenas 6.060 EUR.
Assim, tens que proteger essa posição. Se comprares call warrants com um strike de 1,45 USD, por exemplo, nessa altura irias ganhar Número warrants*(1,65 - 1,45)/paridade/taxa de câmbio.
Excelente! Era isto que eu precisava de saber.
A parte de ter de fazer roll-overs já estava ciente. O problema de não conseguir fixar adequadamente a taxa de câmbio (devido aos strikes dos TW) também. Não me tinha era apercebido do facto de se cobrir apenas o valor do investimento não estarei a cobrir os ganhos potenciais. Acho que vou ter de estimar um ganho potencial esperado para cada período coberto por um TW (da criação à maturidade) e a cada roll-over ajustar a cobertura.
Mais uma vez, muito obrigado!

HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)