Risco da bolsa portuguesa está em máximos de sete anos
15 mensagens
|Página 1 de 1
Re: ..................................
AC Investor Blog Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Eu não tenho esses dados. Mas isto é para "meninos" comparados com a volatilidade no período entre 1997 e 2000. Esse período foi absolutamente alucinante. Os "gaps" gigantescos eram uma constante diária. Deixo um gráfico alargado do PSI para tentarem ver a montanha russa.
Não melhor exemplo do que o apresentado aqui pelo Ulisses. Esta noticia não traz nada de novo a não ser assustar os patos para cairem nas armadilhas dos caçadores das pechinchas.
Sempre vale mais assustar do que iludir

AC Investor Blog
"armadilhas dos caçadores de pechinchas " ?!
Ora desenvolve lá isso , que é prá gente não ficar a pensar que disses-te isso da boca pra fora .
1 - Quem são os caçadores de pechinchas !?
2 - De que pechinchas estás a falar !? De todas as acções existentes no Mercado ?! Ou só de algumas !?
Eu acho que a noticia só está a constatar algo . Está a informar , como o devem fazer as noticias , e depois cada um que pense por si .Não está ali pra assustar ninguem .
Um abraço ,
The Mechanic
Não melhor exemplo do que o apresentado aqui pelo Ulisses. Esta noticia não traz nada de novo a não ser assustar os patos para cairem nas armadilhas dos caçadores das pechinchas.
"armadilhas dos caçadores de pechinchas " ?!
Ora desenvolve lá isso , que é prá gente não ficar a pensar que disses-te isso da boca pra fora .
1 - Quem são os caçadores de pechinchas !?
2 - De que pechinchas estás a falar !? De todas as acções existentes no Mercado ?! Ou só de algumas !?
Eu acho que a noticia só está a constatar algo . Está a informar , como o devem fazer as noticias , e depois cada um que pense por si .Não está ali pra assustar ninguem .
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
..................................
Ulisses Pereira Escreveu:Eu não tenho esses dados. Mas isto é para "meninos" comparados com a volatilidade no período entre 1997 e 2000. Esse período foi absolutamente alucinante. Os "gaps" gigantescos eram uma constante diária. Deixo um gráfico alargado do PSI para tentarem ver a montanha russa.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
pjota_CALD Escreveu:Saí em perda há algum tempo. Deixei apenas uma posição residual. Mas com este sobe e desce foram já várias as vezes em que me senti tentado a entrar e, á ultima hora, felizmente lá recuei. A tentação é grande mas o perigo é ainda maior. Está tudo à espera da reviravolta mas ela ainda vai demorar muito a chegar. Até lá, resta-nos ir encontrando artes para resistir à tentação.
Tenho feito exactamente a mesma coisa, não tenho nada investido e lá tenho resistido à tentação de entrar muito por culpa de andar aqui mais ocupado com o trabalho mas também por num dia as cotações subirem e no outro descambarem.
fiódor Escreveu:john.curtis65 Escreveu:Aconselhamento sobre bolsa, sobretudo DAX.
Esclarecimento de dúvidas, não hesites.
Acrescenta o nosso contacto no Skype:
john.curtis1965
Somos uma empresa que quer captar novos clientes, com uma estratégia de proximidade.
Liga-nos sem compromisso e visita mais tarde as nossas agências.
moneyforall
É que é já a seguir...

Paulo Moreira
john.curtis65 Escreveu:Aconselhamento sobre bolsa, sobretudo DAX.
john.curtis1965
Somos uma empresa que quer captar novos clientes, com uma estratégia de proximidade.
moneyforall
É que é já a seguir...

Fiódor
Ai ai a bolsa...
Primeiro estranha-se, depois entranha-se...
Aconselhamento sobre bolsa, sobretudo DAX.
john.curtis1965
moneyforall
john.curtis1965
moneyforall
- Registado: 8/2/2008 20:15
Boa tarde colegas,
Pois eu entrei a sério nasa mesmo na pior altura, à 2 meses atrás. Aguentei-me em Dezembro, e quando chegou a Janeiro vi as coisas mesmo mal, com enormes perdas. Também me disseram para não vender, mas foi o melhor que fiz. Vendi com enormes perdas, mas se não tivesse vendido nesta altura além de estar com perdas superiores, não teria liquidez para comprar em "saldos". Uma má experiência, mas penso que tenho aprendido muito, estou muito mais alerta, e felizmente, já recuperei uma grande parte das perdas.
Agradeço a todos pelos comentários construtivos que aqui fazem no caldeirão. todos são úteis, depois cada um de nós tira as suas próprias dilações.
Abraço para todos
Pois eu entrei a sério nasa mesmo na pior altura, à 2 meses atrás. Aguentei-me em Dezembro, e quando chegou a Janeiro vi as coisas mesmo mal, com enormes perdas. Também me disseram para não vender, mas foi o melhor que fiz. Vendi com enormes perdas, mas se não tivesse vendido nesta altura além de estar com perdas superiores, não teria liquidez para comprar em "saldos". Uma má experiência, mas penso que tenho aprendido muito, estou muito mais alerta, e felizmente, já recuperei uma grande parte das perdas.
Agradeço a todos pelos comentários construtivos que aqui fazem no caldeirão. todos são úteis, depois cada um de nós tira as suas próprias dilações.
Abraço para todos
- Registado: 28/12/2007 20:59
pjota_CALD Escreveu:Saí sem perda há algum tempo. Deixei apenas uma posição residual. Mas com este sobe e desce foram já várias as vezes em que me senti tentado a entrar e, á ultima hora, felizmente lá recuei. A tentação é grande mas o perigo é ainda maior. Está tudo à espera da reviravolta mas ela ainda vai demorar muito a chegar. Até lá, resta-nos ir encontrando artes para resistir à tentação.
Compreendo perfeitamente o teu sentimento!

Não estou completamente fora, nem dentro! Estou algures a meio e numa indecisão terrível sem saber o que fazer (assumo que já pensei em vender tudo, mas as perdas eram grandes, à minha escala, claro) mas o bom-senso (chamem-lhe AT, medo de uma gripe ou o que quiserem) e o caldeirão têm ajudado a ficar quieto, mas é difícil e a tentação de entrada é forte

Olhando para o gráfico que o Ulisses apresenta ainda fico mais assustado! Será que vem aí mais uma montanha russa?

Os franco-atiradores que apostam no day-trading e os "viciados em bolsa" devem andar a esfregar as mãos! Comprar de manhã, vender à hora do almoço, aguardar por novidades do lado de lá e assim sucessivamente!

"Os ciclos bolsistas antecipam os ciclos económicos"
João,
Aqui vão os PERs do PSI20 desde 1997 (cuidado com a interpretação destes dados... a composição do PSI mudou várias vezes, o PER vale o que vale,...).
Dados de final de ano:
1997: 3,46
1998: 3,95
1999:6,94
2000: 16,52
2001: 20,64
2002: 22,26
2003: 18,26
2004: 16,97
2005: 18,85
2006: 13,22
2007: 16,11
Nem sequer garanto que estes dados estejam correctos (sairam do Bloomberg...). Os valores parecem-me estranhos...
Aqui vão os PERs do PSI20 desde 1997 (cuidado com a interpretação destes dados... a composição do PSI mudou várias vezes, o PER vale o que vale,...).
Dados de final de ano:
1997: 3,46
1998: 3,95
1999:6,94
2000: 16,52
2001: 20,64
2002: 22,26
2003: 18,26
2004: 16,97
2005: 18,85
2006: 13,22
2007: 16,11
Nem sequer garanto que estes dados estejam correctos (sairam do Bloomberg...). Os valores parecem-me estranhos...
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
PER
Qual era sensivelmente o PER médio nos anos 2002-2003 ?
PS: Sim já sei que o PER depende de cada ramo da empresa etc etc...
PS: Sim já sei que o PER depende de cada ramo da empresa etc etc...
Eu não tenho esses dados. Mas isto é para "meninos" comparados com a volatilidade no período entre 1997 e 2000. Esse período foi absolutamente alucinante. Os "gaps" gigantescos eram uma constante diária. Deixo um gráfico alargado do PSI para tentarem ver a montanha russa.
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi.GIF (23.37 KiB) Visualizado 1989 vezes
Saí em perda há algum tempo. Deixei apenas uma posição residual. Mas com este sobe e desce foram já várias as vezes em que me senti tentado a entrar e, á ultima hora, felizmente lá recuei. A tentação é grande mas o perigo é ainda maior. Está tudo à espera da reviravolta mas ela ainda vai demorar muito a chegar. Até lá, resta-nos ir encontrando artes para resistir à tentação.
A independência faz-se pagar bem caro.
-----------------------------------------------------
Patrícia Silva Dias
patriciadias@mediafin.pt
Os mercados accionistas estão frenéticos. Tão depressa atingem valorizações expressivas, como rapidamente invertem a tendência para quedas ainda mais significativas.
A bolsa de Lisboa não é excepção neste contexto de turbulência financeira, onde a publicação de um novo indicador económico ou a divulgação de mais um caso de perdas relacionadas com a crise do mercado de crédito de alto risco ("subprime"), definem a tendência global das bolsas.
Basta ver o desempenho desta semana do índice de referência PSI-20, para perceber a rápida alternância entre ganhos e perdas. Se na segunda-feira o índice avançou acima de 1%, logo no dia seguinte afundou 3,48%, para recuperar na quarta-feira com uma valorização de 1,16%. Um sobe e desce constante, que fez disparar a volatilidade da bolsa portuguesa para os valores mais altos dos últimos sete anos.
Desde 2001 que o PSI-20 não registava um nível de risco tão elevado como o actual. A volatilidade a 30 dias do principal índice da bolsa portuguesa encontra-se nos 29,85%. Trata-se do valor mais alto desde 22 de Outubro de 2001, o que quer dizer que o risco do índice nacional está aos níveis do período que se seguiu aos ataques terroristas do 11 de Setembro, em pleno "bear market" (ciclo de queda das acções) que marcou o início desta década.
Isto está assim porque a Bolsa está entregue a Snipers , caçadores furtivos e aves de rapina .Dantes , era só patos , agora evoluiram pra estas formas de vida .
Estes indicadores só me dizem que a Confiança está muito em baixa . Os investidores continuam com a mesma vontade de investir , talvez mais ainda, face aos preços das cotadas , mas os constantes maus resultados das empresas e da economia em geral e consequentes " quedas de surpresa " , não deixam ninguem à vontade. Anda sempre tudo de dedo no gatilho . Daí as bruscas subidas e descidas .
É um mundo novo ...
...para quem ainda não o viu.
Embora com subidas, não estou a gostar do dia de hoje. Fraquiiinho de volume. E subidas sem volume , não costumam dar em coisa boa. Esperemos que me engane que eu tenho uns cobres lá metidos .
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
- Aristoteles
- Aristoteles
15 mensagens
|Página 1 de 1