Caldeirão da Bolsa

O rebound e a convergencia do CAC e do S&P 500

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O rebound e a convergencia do CAC e do S&P 500

por Thunder » 4/2/2008 18:28

Olá a todos 8-)

Eagle gostei bastante do teu post e concordo com o teu "aviso" para os mais "aventureiros". Começa a aparecer muita gente a bradar aos ceus que o bull está aí novamente e que vai passar a ferro tudo e todos... Esperem pelo menos por um reteste aos mínimos anteriores e pelo menos a formação de um higher-low... acho que é o mínimo para se fazer uma entrada longa a médio prazo minimamente segura :wink:

Eagle Eye 2002 Escreveu:
Na minha opiniao, para quem conseguiu entrar neste rebound, a posicao « safe » é sair nos proximos dias, dado que a partir de agora a volatidade joga mais contra o rebound que a favor. O fecho do gap do CAC 40 ou a ida do S&P 500 aos 1406 / 1420 parece-me a porta de saida segura que permite preservar boas mais-valias e ficar à espera de outra oportunidade. You don’t want to get too greedy…

E engraçado, ha 8 dias quando a extrema maioria pensava que era muito arriscado entrar, tinhamos todos os sinais tecnicos a entrar no verde. Agora que me parece que uma boa parte dos sinais tecnicos vao entrar no vermelho, ouço (e leio…) cada vez mais gente à procura do timing de entrada…

E já agora acho que deixas tudo bem claro neste último post:

Eagle Eye 2002 Escreveu:No meu post eu identifico o potencial de subida: entre 2% e 6,5%, em funçao da resistencia que for activa.

Ficou tambem identificado o potencial de descida: mais de 10% se estivermos em bear (lower low), entre 5% e 10% se estivermos em bull (higher low).

Feito o racio entre o potencial de subida e de descida a coisa nao fica nada favoravel para entradas agora… :cry:

Um abraço a todos 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

Bom Dia!

por Eagle Eye 2002 » 4/2/2008 12:21

No meu post eu identifico o potencial de subida: entre 2% e 6,5%, em funçao da resistencia que for activa.

Ficou tambem identificado o potencial de descida: mais de 10% se estivermos em bear (lower low), entre 5% e 10% se estivermos em bull (higher low).

Feito o racio entre o potencial de subida e de descida a coisa nao fica nada favoravel para entradas agora…
:cry: Um abraço,

Eagle Eye

Registado: 5/1/2008 22:22

por DC89 » 4/2/2008 1:24

Penso que nao deves entrar agora é um pessimo timing, as resistencias tao quase ai, o mercado a mim parece-me francamente bear (apesar deste pequeno rebound).
Mantei-te fora, e vai preparando uns puts.

Registado: 26/12/2007 15:50

por Silverwolf » 4/2/2008 0:43

Concordo plenamente :)

Andei bastante a medo nestes últimos dias mas consegui zerar o prejuizo valente que vinha de trás, vendi quase tudo na sexta quando vi o número de emprego dos states, fiquei apenas com galp. Pensei que seria um ponto de inflecção neste rebound, mas enganei-me claramente e eles fecharam novamente em alta.

Acho portanto que amanhã vai abrir em alta, e tou com bastantes duvidas se deva ou nao comprar mais algumas acções amanhã, para aproveitar mais uns diazitos de rebound.

Em quantos dias acham que os indices chegam a esses níveis tecnicos que dizem serem complicados?

Registado: 15/1/2008 17:43

por DC89 » 3/2/2008 20:07

Sou exactamente da mesma opiniao e nao sao apenas esses indices que confirmam isso, se deres uma vista geral aos indices, podes confirmar isso, tanto o Dax30, Ibex25, o Cac40 como referiste e bem, e nem é preciso ir tao longe, o nosso psi20 ja se encontra pertissimo da barreira dos 11400, a qual eu costumo carinhosamente apelidar de barreira ulisses, pois acho muita piada pois sempre que se chega perto deste valor ai anda o ulisses a avisar toda gente do "apocalipse".

Mas voltam ao tema, nao so os indices começam a dar sinal disso mas tambem muitas das cotadas pelos varios indices, muitas ja se encontram em zonas de fortes resistencias, por exemplo em portugal, Altri; Jmt, Sonae Sgps Pti e algumas ate ja envertenram tendencia, como a Ren onde claramente se pode verificar isso.

Registado: 26/12/2007 15:50

por Pata-Hari » 3/2/2008 19:54

Hehe, parabéns, estiveste muito bem :):).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

O rebound e a convergencia do CAC e do S&P 500

por Eagle Eye 2002 » 3/2/2008 19:34

Apos ter lido atentamente as analises do Arnie e do RoundersT sobre o S&P 500 e do Elias sobre o CAC 40 gostaria de fazer um paralelo rapido entre os 2 indices nesta fase de rebound.

Desde os minimos atingidos recentemente o CAC 40 subiu 10,5% e o S&P 500 subiu 9,8%. A paridade é notavel.

O CAC 40 encontra-se a 2% de fechar o seu gap (o que eu acredito que deva acontecer 2a-feira ou o mais tardar ate 4a-feira), e a 6,5% de ir ao « ombro » do « head and shoulders ». Um destes pontos podera representar o momento de inversao de tendencia de curto prazo. Eu duvido que haja forças para ir mais longe no curto prazo.

A hora de fecho da bolsa de Paris na 6a-feira o S&P 500 andava nos 1382 pontos. Isto e, encontrava-se a quase 2% da agora famosa resistencia dos 1406 pontos. Dito isto, parece-me evidente a convergencia dos 1406 no S&P 500 com o fecho do gap do CAC 40.

Levando este exercicio um pouco mais longe, podemos verificar que a subida de 6,5% que o CAC 40 necessita para ir ao « ombro » corresponderiam à ida aos 1475 do S&P 500. E interessante verificar que quer o Arnie, quer o RoundersT ou ainda o Elias, seguindo metodos diferentes e sobre indices diferentes chegam todos a conclusao que estes 2 valores invalidariam o « bear market ». Pelo caminho, ficaria tambem a famosa resistencia do PSI 20 nos 11400 pontos. O que no meu entender daria um falso sinal bull… A quebra em baixa que se seguiria deixaria assim todos confusos e a perder dinheiro. Eu lembro-me bem quantas vezes fomos todos enganados em 2000-02.

No entanto, como ja disse aqui algumas vezes para mim é indiferente se estamos em bear ou bull. O meu objectivo de curto prazo era « jogar » este rebound que para mim me parecia extremamente simples do ponto de vista tecnico mas que ao mesmo tempo exigia muita disciplina para aguentar a pressao destes ultimos 8 dias de incerteza e volatilidade.

Um outro dado interessante para analisar os limites deste movimento ascendente, é o facto do VIX estar a 5 pontos do seu anterior minimo, ja tendo gasto a maior parte do combustivel nesta subida. Note-se que os ultimos 5 pontos (de 29 a 24) permitiram que o S&P 500 subi-se aproximadamente 65 pontos. Se projectarmos um movimento semelhante na descida do VIX ao minimo anterior de 19, concluimos que o S&P 500 teria ainda pernas para subir ate 1460…

No entanto, ninguem nos garante que o VIX desça ate 19… No caso do CAC, por exemplo, neste momento parece-me que os principais indicadores estocasticos ja nao permitem que a subida se prolongue muito mais. A nao ser que estejamos num mercado claramente bull, o que eu duvido.

Na minha opiniao, para quem conseguiu entrar neste rebound, a posicao « safe » é sair nos proximos dias, dado que a partir de agora a volatidade joga mais contra o rebound que a favor. O fecho do gap do CAC 40 ou a ida do S&P 500 aos 1406 / 1420 parece-me a porta de saida segura que permite preservar boas mais-valias e ficar à espera de outra oportunidade. You don’t want to get too greedy…

E engraçado, ha 8 dias quando a extrema maioria pensava que era muito arriscado entrar, tinhamos todos os sinais tecnicos a entrar no verde. Agora que me parece que uma boa parte dos sinais tecnicos vao entrar no vermelho, ouço (e leio…) cada vez mais gente à procura do timing de entrada…

Dito isto, o mercado tera sempre razao, eu so de vez em quando...

Um abraço,
Eagle Eye.
Editado pela última vez por Eagle Eye 2002 em 3/2/2008 20:09, num total de 1 vez.

Registado: 5/1/2008 22:22

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Investor Tuga, Mr.Warrior, nickforum, Olhar Leonino, PIKAS, Rafael Abreu, SalvaFP, trilhos2006, yggy, zulu404 e 93 visitantes