Caldeirão da Bolsa

Off-Topic Recibos Verdes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Off-Topic Recibos Verdes

por Rockerduck » 1/2/2008 23:56

rosario Escreveu:
Valete Escreveu:Boa noite.

Comecei a trabalhar a meio deste mes, e hoje deram-me simplesmente um cheque para as mãos e pediram-me para entregar o recibo segunda feira.

É necessário colectar-me antes? ( até agora apenas fui trabalhador por conta de outrém)

Como preencher?

Para já são as perguntas que me ocorrem. Se alguem souber agradecia.

Tens que te colectar nas finanças e depois ir à segurança social informar que abriste actividade.

Se só tiveres essa actividade tens que descontar para a segurança social do teu bolso.

Como nunca tiveste actividade, e caso não trabalhes actualmente por conta de outrem, não te esqueças de solicitar na Segurança Social a isenção de efectuares descontos para a Segurança Social por um ano.

Não te esqueças é que daqui a um ano tens de começar a descontar para a Segurança Social.

No caso de entretanto arranjares (ou já exerceres) emprego por conta de outrem deves informar a segurança social que não descontas pela actividade liberal visto descontares pelo trabalho por conta de outrem.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por ftomas » 1/2/2008 22:14

Boas

Como o karlitos disse dás início de actividade, no pressuposto de que a actividade é para continuar, senão podes fazer um acto isolado (outras regras)

No inicio de actividade deves prestar atenção a:
1 -Actividade, vê qual é na lista anexa ao codigo do IRS
2 - data de início, podes dar com data anterior, mas cuidado que se for mais de X dias pagas multa.
3 - Tipo de regime: simplificado ou contabilidade organizada. Normalmente simplificado mas tens que lá permanecer 3 anos. Organizada tens que ter contabilista e os teus problemas acabam aqui (tens é que pagar).
Cuidado que o simplificado implica que 70% dos teus recibos são rendimento para IRS... não sabendo de que valores falamos não te posso aconselhar mais do que isto.
4 - Tens que meter na declaração o valor previsto de rendimento para este ano. Se meteres + de 10.000 euros vais para o regime normal de iva. Se meteres menos vais para o regime de isenção pelo artigo 53 do CIVA, isto partindo do pressuposto que a tua actividade não é isenta (tipo enfermeiro, médico, etc)
5 - Se meteres + de 10.000 euros tens que fazer retenção na fonte de 20% (caso geral), se meteres menos não tens que fazer retenção

se tiveres mais alguma dúvida, diz

Registado: 28/6/2004 14:25

Re: Off-Topic Recibos Verdes

por rosario » 1/2/2008 22:05

Valete Escreveu:Boa noite.

Comecei a trabalhar a meio deste mes, e hoje deram-me simplesmente um cheque para as mãos e pediram-me para entregar o recibo segunda feira.

É necessário colectar-me antes? ( até agora apenas fui trabalhador por conta de outrém)

Como preencher?

Tens que te colectar nas finanças e depois ir à segurança social informar que abriste actividade.

Se só tiveres essa actividade tens que descontar para a segurança social do teu bolso.

Registado: 27/9/2007 14:33

por karlitos » 1/2/2008 21:57

vais as finanças e das inicio de actividade.

escolhes qual a área respectiva.

compras uma caderneta de recibos na tesouraria.

e dps é so preencher tipo factura, bastante simples.

agora quanto a parte da retençao, alguem terá que te explicar melhor como funciona. ou tu, ou a entidade que te contrata tem que fazer retençao para pagamento posterior... mas aqui ja nao te sei explicar bem.

Registado: 27/6/2007 21:00

Off-Topic Recibos Verdes

por Valete » 1/2/2008 21:47

Boa noite.

Como preencher?

In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], iniciado1, Mr.Warrior, Olhar Leonino, Rafael Abreu, SalvaFP, tami, trend=friend, trilhos2006, TTM62, yggy e 94 visitantes