Caldeirão da Bolsa

Estamos em Bear market ou não?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Silverwolf » 11/2/2008 1:06

ui ui desses textos todos esta info chamou-me claramente a atenção...

“The next 10 days to two weeks will be crucial because we are going to have the first audited accounts [from financial institutions] since the crisis started,” added Mario Draghi, governor of the Bank of Italy and chair of the Financial Stability Forum, a committee of international supervisors and central bankers.

Mr Draghi said regulators were ready to force banks to reveal their losses and replenish their equity ratios. He did not rule out the possibility that governments might eventually need to inject capital into banks, although he stressed that market solutions should take precedence.

Isto pode ser mto mau mm, vamos ver... até pq na outra noticia diz que as perdas globais devem ser de 400b e já li que eles até agora acho que só declararam uns 75b´s

Registado: 15/1/2008 17:43

por maisb » 10/2/2008 22:46

Sim, também vou na ideia que quem não gosta de tomar riscos desnecessários mais vale esperar um pouco mais ou apostar num fundo de volatilidade.
Obviamente que durante os próximos tempos vão-se ouvir notícias bastante desanimadoras, mas também uma mudança nas taxas de juro na Europa ou um simples indicador económico é melhor que o esperado, então tudo sobe, mesmo que não tenha grande fundamento.
É preciso ter calma..obviamente que convém sempre a muita gente ser optimista, mas também convem cada um pensar por si e tentar ouvir as pessoas certas.
[url]maisbolsa.blogspot.com[/url]

Registado: 5/2/2008 17:50

por iurp » 10/2/2008 20:55

Subprime losses could rise to $400bn
By David Pilling and Jonathan Soble in Tokyo and Gillian Tett in London

Published: February 10 2008 19:35 | Last updated: February 10 2008 19:35

Senior global policymakers have raised projections for the size of subprime-related credit losses in a move that implies financial institutions will have to increase write-offs.

Speaking after the meeting of Group of Seven finance leaders, Peer Steinbrück, German finance minister, said the G7 now feared that write-offs of losses on securities linked to US subprime mortgages could reach $400bn.

EDITOR’S CHOICE
IMF chief backs crisis alert calls - Feb-10G7 finance chiefs wary of overreaction - Feb-08Lex: Company analysis in a downturn - Jan-16UN warns of threat to world economy - Jan-09G7 leaders say world economy vulnerable - Feb-09Martin Wolf: Challenges for the world economy - Jan-09This is sharply higher than the $120bn credit losses that Wall Street banks and other institutions have revealed in recent weeks – and also far bigger than the US Federal Reserve’s estimates for subprime losses last year of $100bn-$150bn.

But G7 finance ministers admitted that it remained unclear where much of this subprime pain would eventually emerge, not least because the path of the credit crunch was still uncertain. Mr Steinbrück and other ministers appealed to financial institutions to provide “prompt and full disclosure’’ of losses, to restore confidence.

“The next 10 days to two weeks will be crucial because we are going to have the first audited accounts [from financial institutions] since the crisis started,” added Mario Draghi, governor of the Bank of Italy and chair of the Financial Stability Forum, a committee of international supervisors and central bankers.

Mr Draghi said regulators were ready to force banks to reveal their losses and replenish their equity ratios. He did not rule out the possibility that governments might eventually need to inject capital into banks, although he stressed that market solutions should take precedence.

The comments followed a weekend of G7 talks that were dominated by the credit turmoil and the implications of these problems for the global economy.

The finance ministers said they stood braced for individual and collective action to ensure financial stability and avoid recession. They conceded that growth was likely to slow in all their economies, since the world was facing what Hank Paulson, US Treasury secretary, called a “challenging and uncertain environment”, due to tighter credit, a deterioration of the US housing market, higher oil prices and rising inflation.

But Mr Paulson said he believed the US stood a good chance of avoiding recession. “I believe that we are going to keep growing. If you are growing, you are not in recession, right?”

He said the G7 discussion focused on “how we minimise the spillover that is going on in the capital markets into the broader economy”.

He said he was not disappointed that Japan and European countries had rejected the idea, floated by Dominique Strauss-Kahn, International Monetary Fund head, for joint efforts to stimulate their economies by fiscal packages. He implied that other countries would not escape a US downturn, describing decoupling as a “myth”.

IMF chief backs crisis alert calls
By David Pilling in Tokyo

Published: February 10 2008 19:26 | Last updated: February 10 2008 19:26

The International Monetary Fund can play only a limited – largely analytical – role in spotting brewing financial crises, according to Dominique Strauss-Kahn, the fund’s managing director.

His remarks came as G7 finance ministers, meeting in Tokyo, instructed the IMF to work more closely with the Financial Stability Forum and jointly report on “identifying potential vulnerabilities and enhancing early warning systems”.

EDITOR’S CHOICE
G7 finance chiefs wary of overreaction - Feb-08Lex: Company analysis in a downturn - Jan-16UN warns of threat to world economy - Jan-09G7 leaders say world economy vulnerable - Feb-09Martin Wolf: Challenges for the world economy - Jan-09Video interview: Haruhiko Kuroda defends ADB transparency - Jan-15The IMF was in a much better position than the thinly resourced FSF to monitor, and possibly prevent, emerging crises in global finance, officials said.

But Mr Strauss-Kahn, speaking to journalists, said: “My opinion is that the specific work to be done by the IMF is mainly in the analysis of linkages between the financial sector and the real sector . . . but obviously the G7 ministers want the IMF to do more than that.”

Defending the IMF’s record, he said a year ago it had identified US subprime lending as a potential flashpoint. But it  was “probably correct to say that the IMF was not vocal enough”.

He was trying to refocus the fund on its “core business of surveillance”. But today’s financial crises were much harder to read than when trade was the main linkage between countries, and economic vulnerabilities quickly showed up in current-account deficits.

Now imbalances could spread through diverse channels, he said, pointing to worldwide falls in asset prices. “Today the linkages are much more complicated. This has to be clearly identified and early warning is absolutely necessary.” On fiscal stimulus, he defended his call for more co-ordinated action despite the cool response at the G7, where ministers stressed their different economic positions. While it was right that countries “were masters of their own policy”, he felt economies representing 20-25 per cent of global GDP – on top of the US’s 22 per cent – “had some room to do something” on the fiscal side.

“It will need some co-ordinated action,” he said, adding that the process was just beginning. “It will be a long way before we have this idea accepted by everybody: that what is good for one country can be good for the world economy.” He was seeking a “correct policy mix . . . a targeted, timely and temporary fiscal response”.

Mr Strauss-Kahn pointed to China, as well as oil and commodity exporters, as economies that could afford to encourage more domestic demand.

Registado: 23/1/2006 23:54

por artista_ » 10/2/2008 20:10

iurp Escreveu:A questão da ordem do dia julgo que poderá ser não tanto o bull ou o bear market, mas a extensão da crise das economias e como reagirão os mercados à cada vez maior assumpcão dessa crise.

Eu como uso a AT acredito piamente que os gráficos me dirão se as economias ultrapassarão ou não a crise, e quando o farão... por agora apenas me dizem que há riscos (sejam eles quais forem, recessão ou outros?!) e que devo manter-ms de fora!! :)

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por iurp » 10/2/2008 18:32

A questão da ordem do dia julgo que poderá ser não tanto o bull ou o bear market, mas a extensão da crise das economias e como reagirão os mercados à cada vez maior assumpcão dessa crise.

Continuo a pensar, conjugando aquilo que se tem podido ler, que a economia mundial poderá entrar numa nova ordem e que isso atirará por terra velhos conceitos e velhas práticas que poderão exacerbar a crise dos mercados. Até quando o dólar e o petróleo estarão na linha da frente? Qual o papel que caberá às economias emergentes? Passarão para líderes dentro de poucos anos? Centenas de questões se poderão pôr mas o que se sabe é que nada será como dantes.

As eleições americanas poderão continuar a influenciar o ritmo no curto prazo, mas depois...depois virá a verdadeira crise, penso eu.

abraço

G7 leaders say world economy vulnerable
By David Pilling and Jonathan Soble in Tokyo

Published: February 9 2008 13:47 | Last updated: February 9 2008 13:47

The world economy remains vulnerable to downside risks stemming from tighter credit, a deterioration of the US housing market, higher oil prices and rising inflation, according to G7 finance ministers gathering in Tokyo on Saturday.

Although “long-term fundamentals remain sound” and recession in the US and elsewhere could be avoided, according to the final communiqué, the world’s richest nations said they stood ready to “take appropriate actions, individually and collectively, in order to secure stability and growth”.

EDITOR’S CHOICE
G7 finance chiefs wary of overreaction - Feb-08Lex: Company analysis in a downturn - Jan-16UN warns of threat to world economy - Jan-09Martin Wolf: Challenges for the world economy - Jan-09Video interview: Haruhiko Kuroda defends ADB transparency - Jan-15Living standards set to suffer strain - Jan-15Finance ministers also called on OPEC and other oil-producing nations to “raise production”, saying that the “recent surge” in prices, which briefly broke through $100 a barrel, was stoking inflation and complicating the response of economies already reeling from problems related to sub-prime loans.

Henry Paulson, US treasury secretary, said that “current financial turmoil is serious and persisting”, adding that discussion focused on how problems in the capital markets were spreading to the real economy. He expected the US would continue to grow and avoid recession, though he conceded there were risks to that scenario. Finance ministers predicted continued robust growth in emerging economies, but said it would be slower.

Mr Paulson said discussion had focused on “how we minimise the spillover that is going on the in capital markets into the broader economy.” He said he was not disappointed that Japan and European countries had rejected the idea, floated by Dominique Strauss-Kahn, head of the International Monetary Fund, for joint efforts to stimulate their economies through emergency fiscal packages. “That had never even occurred to me,” he said. “Every economy is different.”

Japan, the host country, was keen to scotch any idea that it should reverse its policy of fiscal consolidation. Toshihiko Fukui, Bank of Japan governor, said: “If everyone does the same thing it won’t be any more effective. Each country needs to do what is best for its own particular situation.”

However, in terms of regulation, Mario Draghi, governor of the Bank of Italy and chairman of the Financial Stability Forum, said there should be a coordinated response. “If it is not done together it will undermine the level playing field.”

The Financial Stability Forum presented an interim report on recent market turmoil in which it recommended strengthening management of liquidity risks, addressing conflicts of interest at ratings agencies and improving investors’ awareness about the risks of structured products. The IMF was asked to work closer with the Stability Forum on developing early warning systems.

Mr Draghi suggested that financial market deregulation was partly to blame for the crisis. He cited a 1998 rule change in the US that allowed so-called monoline insurers to expand beyond their specialty business of insuring municipal bonds to take on complex structured products. “That is the sort of thing we need to look at,” he said.

Finance ministers called for “prompt and full disclosure by financial institutions of their losses and of valuation of structured products.”

Mr Paulson urged banks to recapitalise as soon as they could and avoid the risk that, by shrinking their balance sheets, they would deprive economies of credit. As banks look to the sovereign wealth funds of oil-rich nations for capital, he said the US remained open to foreign investment.

He called for a reasoned response to sovereign wealth funds, adding that countries should remain vigilant against protectionist sentiment.

The communiqué played down the issue of currencies, while officials said there was minimal discussion of the falling dollar.

G7 ministers reiterated their call for China to revalue faster, saying: “We welcome China’s decision to increase the flexibility of its currency, but in view of its rising current account surplus and domestic inflation, we encourage accelerated appreciation of its effective exchange rate.”

Registado: 23/1/2006 23:54

por Enslaved » 1/2/2008 2:41

Silverwolf Escreveu:Quem me consegue explicar porque depois de um fecho de US como tivemos o NIKKEI comece vermelho, suba e ja esteja no vermelho novamente?

Pensei que iam bombar e bem, cada vez percebo menos estas ligações...

Até vejo aqui no bloomberg boas noticias de earnings dos japonas.

Silverwolf tens que estar mais atento ás noticias :lol: :lol:. Maus resultados do google (a cair no after hours 7 %) e uns dados económicos que sairam (não tomei muita atenção porque estava a jantar) nos últimos 5 minutos de negociação que fez que o S&P500 baixa-se 0,5 %. Como os mercados Europeus fecharam neutros e os japoneses na última sessão subiu bem faz com que pense que amanhã os mercados comecem a negociar com uma tendência neutra a positiva mas não estou à espera de gaps :roll:.

Registado: 28/2/2007 18:24

por Silverwolf » 1/2/2008 2:01

Quem me consegue explicar porque depois de um fecho de US como tivemos o NIKKEI comece vermelho, suba e ja esteja no vermelho novamente?

Pensei que iam bombar e bem, cada vez percebo menos estas ligações...

Até vejo aqui no bloomberg boas noticias de earnings dos japonas.

por Touro » 1/2/2008 1:50

Todas estas frases são inexactas e não traduzem a realidade e a verdadeira relação de optimismo/pessimismo que é muito mais subtil e complexa, tem mais que ver com estados relativos.

Como já fui aqui acusado de dizer mal de tudo, para provar que não é verdade cito aqui uma frase sapiente que li neste 'post'.

De facto as situações não devem ser tomadas em sentido absoluto, mas avaliadas por comparação. A teoria da opinião contrária não é mais do que uma avaliação por comparação.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

Re: Bull/Bear...

por TP1 » 31/1/2008 21:52

brentyman Escreveu:...aproveitei um gráfico aqui postado e desenhei a minha visão sobre o que nos espera. Bull até Junho e a partir daí um Bear até ao fim de 2009.
...
RDO
http://forex-trigrama-rdo.blogspot.com/[/url]

Quer dizer, vamos entrar em bear, no periodo em que se prevê, que os USA recuperem o fulgor económico?` :roll:

È o senhor que tem a tal bola de cristal, que o Marco falava há pouco?

Registado: 30/11/2007 21:13

Bull/Bear...

por brentyman » 31/1/2008 21:35

...aproveitei um gráfico aqui postado e desenhei a minha visão sobre o que nos espera. Bull até Junho e a partir daí um Bear até ao fim de 2009.
...
RDO
http://forex-trigrama-rdo.blogspot.com/[/url]
Anexos
bgh.bmp
bgh.bmp (730.22 KiB) Visualizado 1955 vezes

Registado: 29/11/2007 2:19

..................................

por AC Investor Blog » 31/1/2008 20:56

Um fecho hoje acima doa 12500 vai estourar com o mercado para cima. Curtos apertem as vossas posições.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por MarcoAntonio » 31/1/2008 20:45

Enslaved Escreveu:Logo constato que estes parâmetros não são válidos para reflectir se vamos para um bear/bull market. Poderá indicar quando haverá uma alteração do movimento dos mercados (curto prazo) e só isso. Logo a primeira figura sugere que poderemos estar perto de um movimento forte de subida, sendo possivelmente o movimento principal para baixo. Não sei se me fiz compreender? :roll:

Já agora, no post anterior respondi à tua primeira questão e ficou este parágrafo por responder, que me parece importante também.

Sim e não: eles poderão ser válidos ou não para tentar perceber se estamos em bear ou não. Se os tentares utilizar para perceber isso eu diria que segundo eles, não estamos, pois temos indicios de que os niveis de sentimento necessários para termos inversões não serão os mesmos (contudo isto é algo que se poderá alterar com o tempo). Enfim, é uma resposta limitada e também não podemos querer retirar informação a mais do indicador. Não passa de um indicador, não é uma bola de cristal (as bolas de cristal não existem no mercado... quando aparece uma não demora a descobrir-se-lhe uma rachadela).

A parte do sim: concordo contigo em que o indicador é mais util para perceber essas alterações de movimento mais de carácter de curto-prazo tal como referiste.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Silverwolf » 31/1/2008 20:38

Fui eu que iniciei este tópico e cheguei à conclusão final de que não me interessa mto sequer se estamos em bull ou bear...

O que me interessa é aproveitar estas subidas ou descidas de curto prazo e ir fazendo uns trocos. A unica certeza que tenho é que não quero ter posições para o longo prazo neste momento.

Até pq se é o bull ou bear ninguem sabe, e as noticias que fazem isto mexer, epa até me fazem comichão...

Ontem deceu pq a MBIA podia perder o tripe A rating, hoje sobe pq já pode não perder... o que é isto? isto faz algum sentido? se calhar até faz e eu é que não entendo mto bem...

por pedrom » 31/1/2008 20:36

Ulisses Pereira Escreveu:Acho que é importante falarmos todos a mesma lionguagem.

Como é que se fala isso??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Desculpa o reparo Ulisses, mas o fiz pelo contexto da palavra!!! :mrgreen:

Espero que não procures erros meus senão tens muito que escrever. :wink:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

sdr

por luislobs. » 31/1/2008 20:34

Ulisses Pereira Escreveu:
O que eu tenho a certeza é que existem empresas fabulosamente baratas, e mais baratas do que estão actualmente não poderão estar...

Não poderão estar? Euroverde, por que não podem estar? SInceramente, este género de pensamento pode levar um investidor à ruína.

E faltam aqui os argumentos. Porque estão baratas? É isso que é importante discutir. Se alguém re responder a dizer: "Estão caras, mais caras do que isto não podem estar", teremos uma discussão interessantíssima :roll:

Um abraço,
Ulisses

Creio que peca apenas pela falta de desenvolvimento, mas que algumas estao baratas estao, nao se pode passar a vida a olhar a AT e por os fundamentais de parte, certo que podemos amnha comprar mais bartao ou mesmo depois ainda mais barato.
A questao é sempre essa, em bear interessa vender que se pode comprar ainda mais barato ou simplesmente apostar numa acçao que possa vir no futuro a ter melhor desempenho.
certo que quando estiver-mos a perder nao vale a pena
cermos cepticos em relacçao aos fundamentais e desfalcar a carteira, nesse caso largar e admitir o erro.
Contudo ainda ontem vi um relatorio do Bpi que mesmo com AC o Bpi está barato....hoje caiu ainda mais e amanha pode cair ainda mais, nao se sabe os erros que os gestores podem fazer ou que a economia nos reserva.
Como diz o senhor Belmiro ;

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida.
:wink:
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por MarcoAntonio » 31/1/2008 20:34

Eu não me estou a contradizer: o facto de existir uma correlação não significa que as inversões se tenham que dar nos mesmos valores. Para já considero que a referência são os ultimos meses e não os valores de há 6/7 anos atrás.

E se notares, a gama de valores não é a mesma. Os topos de bears a maior parte das vezes mal tem chegado aos 30% e quando atinge esses valores isso tem sido suficiente para o mercado inverter e executar subidas consideráveis...

Durante o bear market era frequente passar acima dos 35% (aliás esteve a maior parte do tempo acima dos 30%) e a subida que se seguia era pouco significativa e muito curta no tempo também.

A correlação existe, existia antes e continua a existir agora. Os valores a que tem ocorrido e as respectivas implicações são bem diferentes contudo.

Se formos para um bear market denso e prolongado como aquele de 2000-2003 é natural que venhamos a ter um comportamento mais identico a aquele. Para já serve até para mostrar/reforçar que o contexto actual e o sentimento dos investidores não é o mesmo de há 6/7 anos atrás...

E mais uma coisa, que eu repito quase sempre quando se fala de pensamento contrário: o pensamento contrário é um conceito que se aplica nos extremos e não ao todo. Durante um bull maket há mais bulls que bears. E durante um bear market há mais bears do que bears durante um bull maket (ou seja, as pessoas estão mais pessimistas durante um bear market e mais optimistas durante um bull market). Logo, de uma forma geral: pessimismo é sinal de quedas e optimismo é sinal de subidas.

Contudo, há um extremo, tende a haver um ponto onde os investidores estão «mais pessimistas» (ou se quiserem «pessimistas demais») e é nesse ponto que tende a ocorrer a inversão. É aí e só aí que o pensamento contrário se aplica...

No entanto, é vulgar ver-se isto generalizado e quando se vê uma maioria optimista tende-se logo a dizer: está tudo optimista, isto vai cair. Ou ainda, há muito pessimismo, vamos subir. Ou pior ainda, quando ninguém acreditar que isto vai subir é quando subimos...

Todas estas frases são inexactas e não traduzem a realidade e a verdadeira relação de optimismo/pessimismo que é muito mais subtil e complexa, tem mais que ver com estados relativos. Foi mais nesse sentido que eu introduzi esta questão aqui no tópico nos moldes que fiz.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 31/1/2008 20:38, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por TP1 » 31/1/2008 20:29

Sect Escreveu:Sou da opiniao que de forma ampla estamos em Bear Market porem por agora teremos um pequeno bull.

Porem ja respondi a isso aqui.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 958#468958

Bear, técnicamente ou fundamentais? Se o que chamas de pequeno bull, nos levar acima dos 11400 pontos, continuamos em bear? Se os USA, passarem ao lado da recessão, continuamos em bear?
Tanta certeza num cenário tão incerto?

Registado: 30/11/2007 21:13

por Ulisses Pereira » 31/1/2008 20:25

Acho que é importante falarmos todos a mesma lionguagem. Um "Bull Market" ou um "Bear Market" não duram semanas nem 4 ou 5 meses. Quando se discute se estamos num "Bull Market" ou "Bear Market", não podemos dizer que estamos num deles, mas agora vamos ter um bocadinho do outro :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por DC89 » 31/1/2008 20:21

Sou da opiniao que de forma ampla estamos em Bear Market porem por agora teremos um pequeno bull.

Porem ja respondi a isso aqui.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 958#468958

Registado: 26/12/2007 15:50

por Enslaved » 31/1/2008 20:10

Obrigado Marco pelos Figuras no entanto penso que te estás a contradizer nestas duas frases. Se calhar fui eu que percebi mal. :oops:

MarcoAntonio Escreveu: Um dos grandes problemas na análise técnica (ou na prática da análise técnica) está precisamente nesse tipo de procedimento, com o qual eu não concordo muitas vezes. A enorme tendência (e por vezes facilitismo) para estabelecer parelelismos com o passado a todo o momento...

MarcoAntonio Escreveu: Note-se que o indicador não mede posições ou o estado das acções mas sim opiniões e que se tem verificado ao longo dos anos ter uma relação interessante com o rumo do mercado.

Os gráficos para mim dão-me muita informação e vê-se perfeitamente que mesmo em bear market que os ursos nunca passaram dos 45 % e nunca desceram dos 25 % (ocorrendo uma laterização entre estes valores). Tal laterização também ocorreu com os touros sendo as % destes quase sempre maiores do que os ursos.

Logo constato que estes parâmetros não são válidos para reflectir se vamos para um bear/bull market. Poderá indicar quando haverá uma alteração do movimento dos mercados (curto prazo) e só isso. Logo a primeira figura sugere que poderemos estar perto de um movimento forte de subida, sendo possivelmente o movimento principal para baixo. Não sei se me fiz compreender? :roll:

Abraços e obrigado mais uma vez pelas Figuras :mrgreen: .

por Silverwolf » 31/1/2008 19:47

Lol com o benfica campeão é que era lol

Epa isto se fechar forte amanhã europa leva estica de manhã, é a minha opinião... acho que há mta gente de dedo no gatilho à espera para entrar...

Agora, epa ainda faltam 2h e meia nunca se sabe o que lhe passa pela cabeça no fecho

por MarcoAntonio » 31/1/2008 19:37

Enslaved Escreveu:No entanto gostava de ver a evolução desse racio no último bear market para ver a que níveis é que ele chegou.

Eu neste momento não consigo falar do momento actual e do último bear market como se fossem a mesma coisa.

Um dos grandes problemas na análise técnica (ou na prática da análise técnica) está precisamente nesse tipo de procedimento, com o qual eu não concordo muitas vezes. A enorme tendência (e por vezes facilitismo) para estabelecer parelelismos com o passado a todo o momento...

Ora, a maior parte das vezes constato que se estabelecem comparações entre momentos de contextos completamente diferentes e neste caso específico vejo ainda pouca relação com o momento actual e o anterior bear market. Eu não estou a criticar-te ou a criticar o teu pedido mas a dar a minha opinião sobre o assunto.

Eu deixo-te um gráfico deste indicador (está apresentado pelas componentes em vez do ratio) para todo o bear market sobreposto com o S&P. O indicador é o mesmo (o ratio é igual aos bullish advisors a dividir pela soma de bullish+bearish advisors).
Anexos
052303_a.gif
052303_a.gif (25.61 KiB) Visualizado 1661 vezes
ii4.gif
ii4.gif (6.88 KiB) Visualizado 1656 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por DOW » 31/1/2008 19:27

Silverwolf Escreveu:Fico danado com estes americanos, epa passam o dia todo no vermelho, um gajo vende as acções logo pela manhã fazendo optimos preços de venda face ao que foi o dia, e agora no fecho da europa começam a subir que nem uns doidos, as acções fecharam qs onde as vendi, e amanhã vão bombar se isto continua assim e eu fiquei de fora para amanhã :\

errrr

Mas vão bombar porque? saiu assim algum dado tão positivo para amanhã bombar tudo? a crise economica já acabou? já não vai haver recessão? O Benfica vai ser campeão...? :roll: :)

Registado: 29/12/2005 1:10

por Enslaved » 31/1/2008 19:15

MarcoAntonio Escreveu:Uma das questões subjacentes e utilizadas como argumento neste e noutros tópico semelhantes é a velha questão da quantidade de investidores de cada lado da barricada (mesmo que seja apenas no plano das convicções).

Convém não levar o pensamento contrário muito ao extremo: é bastante raro termos mais de 70/80% dos investidores a pender para um lado e não é necessário que se atinjam esses valores para invertermos tendência.

Eu aproveito para deixar um gráfico comparativo entre o S&P e o Bull/Bear Ratio (os gráficos não são temporalmente totalmente coincidentes mas já dá para ter uma ideia pois está bastante aproximado).

Os níves atingidos em Janeiro são compatíveis com (não são "uma garantia de" mas são "suficientes para") uma inversão de bear para bull.

Este assunto já foi discutido neste tópico.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=60442

No entanto gostava de ver a evolução desse racio no último bear market para ver a que níveis é que ele chegou.

Se pensarmos que é uma mera correcção, então poderá estar para breve uma inversão se pensarmos que estamos a ir mesmo para o bear market esse ratio poderá cair ainda um bom bocado. Será assim? :roll:

por Silverwolf » 31/1/2008 19:10

Fico danado com estes americanos, epa passam o dia todo no vermelho, um gajo vende as acções logo pela manhã fazendo optimos preços de venda face ao que foi o dia, e agora no fecho da europa começam a subir que nem uns doidos, as acções fecharam qs onde as vendi, e amanhã vão bombar se isto continua assim e eu fiquei de fora para amanhã :\

errrr

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Aqui_Vale, Cem pt, Google [Bot], HFCA, iniciado1, LionHeart, macau5m, Mymous, navaldoc, Opcard, Phil2014, rg7803 e 81 visitantes