Caldeirão da Bolsa

Estamos em Bear market ou não?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 31/1/2008 19:06

Peço desculpa pela troca dos gráficos, tive que retirar o original que não tinha nada que ver com o assunto e por isso o post ficou algum tempo sem gráfico.

Quanto ao indicador, o Bull Bear Ratio é um indicador «construído» pela Investors Intelligence, já tem uns anos e esteve bastante na moda durante o Bear Market.

O indicador é constituído pela comparação de um «pacote de opinion makers» e que serve assim de proxy para a opinião publica. Note-se que o indicador não mede posições ou o estado das acções mas sim opiniões e que se tem verificado ao longo dos anos ter uma relação interessante com o rumo do mercado (como de resto podem constatar no gráfico, chamo a atenção para o pequeno desfasamento nos dois gráficos pois são de fontes diferentes e eu não os acertei mais para não prejudicar a qualidade da imagem).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Crómio » 31/1/2008 19:02

MarcoAntonio Escreveu:Eu aproveito para deixar um gráfico comparativo entre o S&P e o Bull/Bear Ratio (os gráficos não são temporalmente totalmente coincidentes mas já dá para ter uma ideia pois está bastante aproximado).

Os níves atingidos em Janeiro são compatíveis com (não são "uma garantia de" mas são "suficientes para") uma inversão de bear para bull.

O gráfico deve ter ficado pelo caminho, mas de qualquer das formas esse ratio bull/bear é feito como? Dispersão? Quantas estão cotadas acima ou abaixo da MM200?
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por MarcoAntonio » 31/1/2008 18:52

Uma das questões subjacentes e utilizadas como argumento neste e noutros tópico semelhantes é a velha questão da quantidade de investidores de cada lado da barricada (mesmo que seja apenas no plano das convicções).

Convém não levar o pensamento contrário muito ao extremo: é bastante raro termos mais de 70/80% dos investidores a pender para um lado e não é necessário que se atinjam esses valores para invertermos tendência.

Eu aproveito para deixar um gráfico comparativo entre o S&P e o Bull/Bear Ratio (os gráficos não são temporalmente totalmente coincidentes mas já dá para ter uma ideia pois está bastante aproximado).

Os níves atingidos em Janeiro são compatíveis com (não são "uma garantia de" mas são "suficientes para") uma inversão de bear para bull.
Anexos
bull-bear-versus-spx.PNG
bull-bear-versus-spx.PNG (46.07 KiB) Visualizado 1746 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 31/1/2008 19:02, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por EuroVerde » 31/1/2008 18:37

Ulisses Pereira Escreveu:
O que eu tenho a certeza é que existem empresas fabulosamente baratas, e mais baratas do que estão actualmente não poderão estar...

Não poderão estar? Euroverde, por que não podem estar? SInceramente, este género de pensamento pode levar um investidor à ruína.

E faltam aqui os argumentos. Porque estão baratas? É isso que é importante discutir. Se alguém re responder a dizer: "Estão caras, mais caras do que isto não podem estar", teremos uma discussão interessantíssima :roll:

Um abraço,
Ulisses

Bem, estão baratas porque as pessoas no geral e os grandes fundos de investimento com medo da recessão e da crise financeira da América, entram em pânico vendendo a torto e a direito fazendo com que as cotações de algumas excelentes empresas desçam.
Olha-se para o balanço, e cash flows dessas companhias que por sinal até têm bons planos estratégicos e compara-se com as cotações, o que nos dá a concluir que estam baratas.

Registado: 29/11/2007 11:19

por habanero04 » 31/1/2008 18:28

EuroVerde Escreveu:Eu não tenho uma opinião formada à cerca de como o mercado está nem como irá estar daqui a 1 ou 2 anos. O que eu tenho a certeza é que existem empresas fabulosamente baratas, e mais baratas do que estão actualmente não poderão estar...
Eu estou optimista, quem estiver com medo agora que esteja. Depois mais tarde falaremos!
Bons Negócios dentro do possível!

Por ter pensado dessa forma em 2001-2003 é que tive que esperar até 2007 para recuperar o capital investido. Mas como tudo na vida, é com os erros que se aprende se soubermos tirar partido dessas lições. Pode ser que daqui a uns tempos a tua opinião seja outra.

Registado: 8/11/2007 17:14

por AlanTejano » 31/1/2008 18:26

Enquanto não começarem a sair resultados do 1º trimestre de 2008 e dados acerca dos dividendos... qualquer análise parece-me permatura.

Com o abanão a que assistimos, convém deixar a poeira assentar... digo eu :)

Cumprimentos
I love this game!

Registado: 29/11/2007 11:50

por Ulisses Pereira » 31/1/2008 18:08

O que eu tenho a certeza é que existem empresas fabulosamente baratas, e mais baratas do que estão actualmente não poderão estar...

Não poderão estar? Euroverde, por que não podem estar? SInceramente, este género de pensamento pode levar um investidor à ruína.

E faltam aqui os argumentos. Porque estão baratas? É isso que é importante discutir. Se alguém re responder a dizer: "Estão caras, mais caras do que isto não podem estar", teremos uma discussão interessantíssima :roll:

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 31/1/2008 18:03

Eu não tenho uma opinião formada à cerca de como o mercado está nem como irá estar daqui a 1 ou 2 anos. O que eu tenho a certeza é que existem empresas fabulosamente baratas, e mais baratas do que estão actualmente não poderão estar...
Eu estou optimista, quem estiver com medo agora que esteja. Depois mais tarde falaremos!
Bons Negócios dentro do possível!

está tudo descontado?! optimista/pessimista!

por bolo » 31/1/2008 16:52

bolo Escreveu:
Silverwolf Escreveu:
Touro Escreveu:
Technically we’re in a Bear Market in some Indices, no doubt about that,...

O 'bear market' de um determinado índice defini-se tecnicamente por uma queda superior ou igual a 20% desse índice em 12 meses ou mais. Quedas de 20% num curto período de tempo (como o verificado no início deste ano) tecnicamente designa-se por correcção.

daqui a uns meses poderemos ver que foi de facto uma correcção forte, ou então poderemos estar a dizer epa aqueles 20% foram só o inicio de um bear violento..

ninguem sabe... se até os grande carolas que falam no bloomberg têm opiniões por vezes completamente antagonicas...

abraço

Pelos que diz o silverwood, não faz sequer sentido estarmos a interrogar-nos se é bear ou bull, porque ainda não passaram 12 meses, para concluir bear.

Até lá só podemos rezar para que seja correcção (esperando que o querido "bull" não fuja) e esperar que até aos 12 meses se consiga reduzir a forte correcção deste ano para menos de 20%.

Esta 2ª parte é o que estamos a tentar adivinhar ou perceber. Neste momento, bull ou bear, tanto faz! O que nos interessa é o clima que vem de fora da bolsa, não se ela é urso ou touro.

artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
Ghan Escreveu:Por acaso já chegaram à conclusão que os efeitos negativos de recessão ou qualquer outro efeito estão já descontados no mercado ?

O sentimento negativista está já presente desde Agosto de 2007 e muitas cotadas desvalorizaram mais de 50%.

Estão à espera que alguém diga "OK, entramos na recessão." ? Acham que vai haver aviso para tal acontecimento ? Na minha opinião já entramos a muito e já está tudo descontado.

Ghan,
concordo consigo, o que a América tinha a descontar já descontou e penso que as bolsas não vão cair muito mais. Penso que estamos agora numa fase de consolidação para começar nos próximos meses a subir. As empresas estão baratas e tudo leva agora o seu tempo até atingir os preços certos e ultrapassar este negativismo especulante. Na América a coisa não está assim tão má como fazem crer.

É óbvio que dois testemunhos num fórum não são representativos mas parece que ainda há muita gente a acreditar no bull... só quando já ninguém acreditar é que isto vira de vez!

Independentemente disso, as quedas violentas que tivémos geraram medos que dificilmente se digerem em pouco tempo!

Bons negócios

Caro ghan e Euroverde,

Ninguém avisa nem isso é suposto.
Parece-me também que, estar tudo descontado não, não terá assim tanto peso para o futuro, porque ainda ninguém nos garante que não pode descontar mais! E porque?

Porque a bolsa é um jogo, neste momento e sempre. E rege-se em 1º lugar por regras de jogo. só depois pelas variáveis intrínsecas.

Quando se vende é com medo que a cotação baixe e não com base no valor esperado da empresa e vice-versa quando se compra.

Onde apontar o nosso barómetro (bolsómetro):

:arrow: 1. que resultados teremos no 1º trimestre de 2008? este serão decisivos!

:arrow: 2. qual a capacidade e vontade de investimento dos principais sectores da economia?

:arrow: 3. qual a saúde da economia americana daqui para a frente?
Ela vai contribuir em muito para o montante dos investimentos e do consumo a realizar em todo o mundo e o preço dos bens essenciais para a economia como o petróleo.

:arrow: 4. qual a saúde do sistema financeiro (ou seja, dos seus agentes) para lidar com o dinheiro?
O seu preço, facilidade em o arranjar e emprestar, e capacidade de assumir o risco dos empréstimos e projectos a eles associados?

julgo que estes serão os principais factores que nos vão empurar para o bull!
ou para o bear!

Os níveis actuais dos mercados/índices como, sp500, hang-seng, dow jones, nikkei, servirão para acentuar ou atenuar o efeitos daqueles factores mas não para definir qual a tendência.

E cuidado que esses níveis ainda estão altitos, portanto, serão como os Santos: para baixo todos ajudam!
E, é mesmo o que têm feito.

:?: Mesmo que nos guiemos pela valorização das empresas, ninguém sabe QUANTO é que esta crise custa. Ou seja, ninguém sabe ao certo, QUANTO DESCONTAR, ou se já está tudo descontado?! :?:

Outra questão que nos apaixona é se estamos OPTIMISTAS ou PESSIMISTAS. :cry: :) :cry:

Atenção que o melhor é não levar isto pelo Coração. Se fosse nossa vontade, saíriamos todos às cotações actuais, faziamos o re-set aos indices, voltavamos a comprar tudo a 0,01€, e esperavamos que as cotações voltem aos seus justos valores, ou um pouco mais acima.
Depois vendiamos, e esqueciamos a bolsa até ao fim dos nossos dias. :|

A regra que se impõe é ter UMA ESTRATÉGIA. E para a ter convém estar atento, informados e nada de falsa partidas ou de desistir a meio.

alguém se acusa?! :mrgreen:
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por joaoparker » 31/1/2008 16:35

Penso que é curioso olharmos para os resultados da Mastercard. Se por um lado são bons para a empresa, pelo outro lado demonstram bem como os americanos estão endividados, recorrendo ao crédito fácil para irem sobrevivendo, pedindo créditos para pagar outros créditos.

Registado: 29/11/2007 2:33

por bolo » 31/1/2008 15:47

Silverwolf Escreveu:
Touro Escreveu:

O 'bear market' de um determinado índice defini-se tecnicamente por uma queda superior ou igual a 20% desse índice em 12 meses ou mais. Quedas de 20% num curto período de tempo (como o verificado no início deste ano) tecnicamente designa-se por correcção.

daqui a uns meses poderemos ver que foi de facto uma correcção forte, ou então poderemos estar a dizer epa aqueles 20% foram só o inicio de um bear violento..

ninguem sabe... se até os grande carolas que falam no bloomberg têm opiniões por vezes completamente antagonicas...

abraço

Pelos que diz o silverwood, não faz sequer sentido estarmos a interrogar-nos se é bear ou bull, porque ainda não passaram 12 meses, para concluir bear.

Até lá só podemos rezar para que seja correcção (esperando que o querido "bull" não fuja) e esperar que até aos 12 meses se consiga reduzir a forte correcção deste ano para menos de 20%.

Esta 2ª parte é o que estamos a tentar adivinhar ou perceber. Neste momento, bull ou bear, tanto faz! O que nos interessa é o clima que vem de fora da bolsa, não se ela é urso ou touro.

artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
Ghan Escreveu:Por acaso já chegaram à conclusão que os efeitos negativos de recessão ou qualquer outro efeito estão já descontados no mercado ?

O sentimento negativista está já presente desde Agosto de 2007 e muitas cotadas desvalorizaram mais de 50%.

Estão à espera que alguém diga "OK, entramos na recessão." ? Acham que vai haver aviso para tal acontecimento ? Na minha opinião já entramos a muito e já está tudo descontado.

Ghan,
concordo consigo, o que a América tinha a descontar já descontou e penso que as bolsas não vão cair muito mais. Penso que estamos agora numa fase de consolidação para começar nos próximos meses a subir. As empresas estão baratas e tudo leva agora o seu tempo até atingir os preços certos e ultrapassar este negativismo especulante. Na América a coisa não está assim tão má como fazem crer.

É óbvio que dois testemunhos num fórum não são representativos mas parece que ainda há muita gente a acreditar no bull... só quando já ninguém acreditar é que isto vira de vez!

Independentemente disso, as quedas violentas que tivémos geraram medos que dificilmente se digerem em pouco tempo!

Bons negócios

Caro ghan e Euroverde,

Ninguém avisa nem isso é suposto.
Parece-me também que, estar tudo descontado não, não terá assim tanto peso para o futuro, porque ainda ninguém nos garante que não pode descontar mais! E porque?

Porque a bolsa é um jogo, neste momento e sempre. E rege-se em 1º lugar por regras de jogo. só depois pelas variáveis intrínsecas.

Quando se vende é com medo que a cotação baixe e não com base no valor esperado da empresa e vice-versa quando se compra.

Onde apontar o nosso barómetro (bolsómetro):

:arrow: 1. que resultados podemos esperar no 1º trimestre de 2008? este serão decisivos?

:arrow: 2. qual o sentimento para investir dos principais sectores?

:arrow: 3. qual a saúde da economia americana daqui para a frente? pois ela vai ditar, os investimentos, o consumo em todo o mundo e o preço dos bens essenciais para a economia como o petróleo?

:arrow: 4. qual a saúde do sistema financeiro, ou seja, dos seus agentes, para lidar com o dinheiro? O seu preço, facilidade em o arranjar, emprestar, e assumir o risco associado aos empréstimos e projectos associados?

julgo que estes serão os principais factores que nos vão empurar para o bull ou bear.

Os níveis a que se encontrarem os principais mercados/índices como, sp500, hang-seng, dow jones, nikkei, servirão para acentuar ou atenuar o efeitos dos factores em cima e não para definir a tendência.

E cuidado que esses níveis ainda estão altitos, portanto serão como os santo: para baixo todos ajudam. e é o que têm feito.

:?: Até porque mesmo que nos guiássemos pela valorização das empresas, ninguém sabe QUANTO é que esta crise custa. Portanto, ninguém sabe ao certo, QUANTO DESCONTAR, ou se já está descntado?! :?:

Outra questão que se colca frequentemente é se estamos OPTIMISTAS ou PESSIMISTAS. :cry: :) :cry:

Atenção que não vale apenas levar isto pelo coração. Acho que se fosse nossa vontade, saíriamos todos às cotações actuais, faziamos o re-set aos indices, voltavamos a comprar tudo a 0,01€, e esperar que as cotações voltem aos seus justos valores, ou um pouco mais acima.
Depois vendiamos, e esqueciamos a bolsa até ao fim dos nossos dias.

A regra que se impõe é ter UMA ESTRATÉGIA. E para a ter convém estar atento, informados e nada de falsa partidas ou de desistir a meio.

alguém se acusa?! :mrgreen:
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Silverwolf » 31/1/2008 14:52

Depois de um corte super agressivo como o que tivemos, os mercados voltam imediatamente às quedas generalizadas.

Claramente um sinal que os problemas não estão perto de estar resolvidos, e que este corte não foi bem encaixado pelos agentes económicos.

Hoje mais dados negativos, desce a confiança dos consumidores para minimos e sobe a inflação da zona euro para máximos.

Ontem e no mm dia do corte da taxa, saiem logo noticias de corte de rating de bond insurers e hoje saiem já noticias que os writedowns serão maiores e isto e aquilo, este sem número de noticias negativas mina cada vez mais o mercado.

Isto ta a cair e os dados da inflação nos states foram em linha com o esperado, ok que o mercado de trabalho tremeu um pouco, mas quando começar a sair dados de aumento de inflação ui ui...

Fiquei bem mais pessimista para os próximos meses com esta reacção que não esperava ao corte de 0,5...

Definitivamente não é uma correcção qq, pode bem ser um bear market :\

Registado: 15/1/2008 17:43

por iurp » 31/1/2008 14:50

Desculpem as citações , mas acho que é bom para o Caldeirão ficar com a história das coisas.

Crédito de alto risco
MBIA regista pior prejuízo da sua história
A MBIA, a maior seguradora de obrigações, registou os piores prejuízos da sua história e está a analisar formas para fazer um aumento de capital com vista a aumentar a liquidez, depois das perdas ligadas ao "subprime".

--------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Abreu
pabreu@mediafin.pt

A MBIA, a maior seguradora de obrigações, registou os piores prejuízos da sua história e está a analisar formas para fazer um aumento de capital com vista a aumentar a liquidez, depois das perdas ligadas ao "subprime".

A seguradora registou um prejuízo de 2,3 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) entre Outubro e Dezembro, penalizada pela crise do crédito hipotecário de alto risco.

Excluindo as amortizações, as perdas da empresa rondaram os 407,8 milhões de dólares, o equivalente a 3,39 dólares por acção, acima das previsões dos analistas consultados pela Bloomberg, que esperavam um prejuízo na casa dos 2,98 dólares.

Registado: 23/1/2006 23:54

por iurp » 31/1/2008 14:36

Subida dos preços atinge máximo de 14 anos
Comissário do euro diz que inflação suscita “enorme preocupação”
O agravamento da inflação coincide com novos sinais de abrandamento da actividade economica, mais reduz ainda mais a já curta margem de manobra do BCE para baixar as taxas de juro.

--------------------------------------------------------------------------------

Eva Gaspar
egaspar@mediafin.pt

O comissário europeu responsável pelos Assuntos Económicos e Monetário admitiu esta manhã, em Bruxelas, que a subida dos preços nos países europeus atingiu níveis que suscitam uma "enorme preocupação". "Neste momento, em particular, a inflação é um assunto que nos suscita enorme preocupação".

Joaquin Almunia falava pouco depois de terem sido conhecidos os valores preliminares da inflação na Zona Euro, que terá voltado a agravar-se em Janeiro para 3,2%, após 3,1% nos dois meses anteriores, atingindo o patamar mais elevado dos últimos 14 anos.

A espiral dos preços coincide com novos sinais de abrandamento da actividade económica. Na Zona Euro, o índice de confiança dos consumidores, hoje divulgado, caiu em Janeiro para o mínimo de há dois anos; e nos Estados Unidos tudo sugere estar-se perante uma aterragem especialmente brusca, com números ontem divulgados pelo Departamento de Comércio a apontarem para um crescimento de apenas 0,6% do PIB no quarto trimestre de 2007, contra 4,9% no anterior.

Perante este cenário, a Zona Euro veria com bons olhos uma descida das taxas de juro, actualmente fixadas em 4% – um ponto superior às da Fed norte-americana, que voltou ontem a dar mais uma "tesourada" (a segunda no espaço de uma semana), agora de meio ponto percentual.

Contudo, o agravamento da inflação reduz ainda mais a já de si curta margem de manobra do Banco Central Europeu (BCE) para aliviar as condições de concessão de crédito. Ao contrário da sua congénere nos Estados Unidos, onde a inflação está já acima dos 4% (bem além, portanto, da europeia), a primeira missão da autoridade monetária do euro é controlar o crescimento dos preços, missão que o BCE considera cumprida quando a inflação se mantém "perto, mas abaixo" de 2%

As coisas começam-se a perceber...

Confiança na economia da Zona Euro em mínimos de dois anos
A confiança dos consumidores na economia da Zona Euro caiu mais do que o esperado pelos economistas, em Janeiro, para o nível mais baixo dos últimos dois anos, com receios de que o abrandamento do ritmo de crescimento dos EUA prejudique a economia global.

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

A confiança dos consumidores na economia da Zona Euro caiu mais do que o esperado pelos economistas, em Janeiro, para o nível mais baixo dos últimos dois anos, com receios de que o abrandamento do ritmo de crescimento dos EUA prejudique a economia global.

De acordo com o documento divulgado, hoje, pela Comissão Europeia, o índice que mede o sentimento dos consumidores relativamente à economia, na Zona Euro, caiu para 101,7 pontos, fixando um mínimo de Janeiro de 2006, depois dos 103,4 registados no último mês do ano passado.

Para a queda da confiança dos consumidores na economia da Zona Euro contribuem os receios de que a economia dos EUA abrande o ritmo de crescimento, ou mesmo, entre num período de contracção. Os consumidores temem os potenciais efeitos negativos na economia global

por artista_ » 31/1/2008 2:01

EuroVerde Escreveu:

Ghan,

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Silverwolf » 31/1/2008 1:56

Touro Escreveu:

abraço

Registado: 15/1/2008 17:43

por iurp » 31/1/2008 0:13

Fitch cuts FGIC rating to AA from AAA
Last update: 4:15 p.m. EST Jan. 30, 2008

SAN FRANCISCO (MarketWatch) -- Fitch Ratings said on Wednesday that it cut the AAA ratings of Financial Guaranty Insurance Company (FGIC) to AA because the bond insurer doesn't have enough capital to keep its top rating. Fitch warned it may cut FGIC's ratings further in future. "The existing capital deficiency, which Fitch now believes totals approximately $1.3 billion, resulted from rapid credit deterioration in FGIC's insured portfolio," the rating agency said in a statement. Fitch is most concerned about transactions backed by structured finance collateralized debt obligations backed by subprime residential mortgage-backed securities (RMBS) and direct exposure to securities backed by prime second-lien home loans.

E mais...

S&P downgrades more mortgage-related securities
Last update: 5:37 p.m. EST Jan. 30, 2008

SAN FRANCISCO (MarketWatch) -- Standard & Poor's said late Wednesday that it downgraded more mortgage-related securities because delinquencies and foreclosures continue to increase on the underlying home loans. S&P said it downgraded or put on CreditWatch negative 6,389 classes from U.S. subprime residential mortgage-backed securities (RMBS) transactions. They were rated between January 2006 and June 2007. The securities were worth $270.1 billion, which is almost half the original value of U.S. subprime RMBS rated by S&P during 2006 and the first half of 2007. S&P also warned it may downgrade 1,953 ratings from 572 global collateralized debt obligations that are backed by asset-backed securities and other CDOs. That's more than a third of all such CDOs rated by S&P.

por Turcio Vedras » 31/1/2008 0:08

TP1 Escreveu:Vamos passar os 1400 como quem limpa o rabo a bébés e, os 1750 vão aparecer rapidamente. Bears, be aware, the bulls are back :wink:

Tenho visto muitos com essa confiança toda a ficarem como ficou este investidor: ENTALADO :!:

Em americano: ENTALEITED!!! :lol:
Aceitam-se apostas? :)
Anexos
The Bear.jpg
The Bear.jpg (14.01 KiB) Visualizado 2077 vezes
Editado pela última vez por Turcio Vedras em 31/1/2008 0:15, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 14:02

dfrg

por luislobs. » 30/1/2008 13:47

Um realçe nao menos importante...já se começa a falar muito em OPAS, um sentimento de que as ocasioes começam a surgir.

Talvez o pessoal nao esteja com muita fé neste bear..ou
correcçao?

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por Touro » 30/1/2008 13:31

Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por EuroVerde » 30/1/2008 13:16

Ghan,

por habanero04 » 30/1/2008 12:37

Foi muita coisa descontada pelo mercado, mas só por isso não podemos pensar que o pior já passou e que não pode cair mais. Neste momento qualquer má notícia que apareça leva tudo de novo para baixo.

Registado: 8/11/2007 17:14

por Ghan » 30/1/2008 12:33

Por acaso já chegaram à conclusão que os efeitos negativos de recessão ou qualquer outro efeito estão já descontados no mercado ?

Registado: 15/1/2008 14:00

Re: ..................................

por artista_ » 30/1/2008 12:16

AC Investor Blog Escreveu:Pessoal gostei bastante deste tópico e decidi fazer um artigo resultante desta questão que muita nos toca a todos, Bear Market.

Bem, deixo aqui parte do artigo que escrevi no meu blog para responder a esta questão. Infelizmente está redigido em Inglês pois não tive tempo de traduzi-lo mas fica aqui a minha ideia neste momento.

" Stock markets have been in full retreat this year, with the major indexes down more than 10 percent in January. Many people have being talking on the floors of a possible strong Bear Market ahead, but I’m not yet convinced about that. Honestly speaking I think we’ve started correction more conservative than was before, after recent years of gains and due to some worries related with the credit crunch, but in just one month we have lost all gains of 2007 and 2006, extremely exaggerated and a rebound from the current levels is now very likely. Over the last years of nice and strong gains in some markets, investors have been driven by greed, but we're now seeing investors being driven by many risks on their minds associated to fears of US recession, and that can make them irrational, like we saw last week. Technically we’re in a Bear Market in some Indices, no doubt about that, but it seems too early to decide to put all my money on the short side, I have many doubts to be clarified before increase my position. We’re seeing a strong intervention by FED in the last days to stop a possible recession, and the aggressive interest-rate cuts by the Federal Reserve could help to stabilize the economy and support the stressed banking sector. In addition the a $145 billion tax-stimulus plan offered by President Bush late last week. The subprime crisis has led to a credit crunch in the United States and the possibility of a recession in the U.S. which could affect the entire world. It is important to keep an eye on what is happening in America and analyze carefully all macro economic reports. So, the message that I try to pass through, is to hold your nerve and to take the opportunities that will certainly arise on bad days to pick up shares standing on far better ratings than have been available for some time, there are now many cases like that in the stock market. Don't be hasty, the opportunities are happening." :wink:

Já abandonei uma opinião similar à tua à algum tempo, parece-me que já foram dados sinais claros de que, pelo menos, deveremos ter bastante cuidado com posições longas... penso que o mercado tem bastantes receios de uma recessão forte a nível mundial e não me parece que estes receios venham a desaparecer tão depressa, embora as injecções de capital e a agressiva politica monetária possam ajudar a amortecer a coisa!!! Mas eu não estou disposto a correr riscos neste momento, até porque neste momento ando muito ocupado e o melhor é mesmo esquecer os mercados, ou melhor, observá-los mais à distância!

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por iurp » 30/1/2008 10:39

EMPRESAS

Publicado 30 Janeiro 2008 7:33

UBS regista prejuízos recorde após amortizar activos no valor 14 mil milhões

O banco UBS registou prejuízos recorde depois de ter amortizado activos no valor de 14 mil milhões de dólares (9,48 mil milhões de euros) devido à crise do crédito de elevado risco.

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

O banco UBS registou prejuízos recorde depois de ter amortizado activos no valor de 14 mil milhões de dólares (9,48 mil milhões de euros) devido à crise do crédito de elevado risco.

Os prejuízos do quarto trimestre ascenderam a 12,5 mil milhões de francos suíços (7,75 mil milhões de euros), o que deu origem a um prejuízo anual de 4,4 mil milhões de francos (2,72 mil milhões de euros).

Os prejuízos do UBS, no quatro trimestre, foram o dobro do esperado pelos analistas consultados pela Bloomberg.

Ainda a procissão vai no adro.

Vão continuar a pôr a mão no "menino" até às eleições!!!? Vamos lá ver.

Tudo está a jogar numa crise transitória, mas quanto a mim, essa acelerará no segundo semestre, quando tudo começar a ser mais claro.

Abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, AlfaTrader, Aqui_Vale, Cem pt, HFCA, iniciado1, JosePLM, LionHeart, macau5m, Mymous, navaldoc, Opcard, Phil2014, rg7803 e 77 visitantes