FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)
Re: colocação de gráficos no forum
ltelesster Escreveu:Boas tardes,
Faço a minha AT com recurso ao boursorama. Gostaria de saber como posso colocar gráficos no Caldeirão.
Obrigado,
ltelesster
O mais fácil é:
- Fazes a tua imagem, com atenção para que ela não seja larga demais pois o post ficará difícil de ver/ler se a imagem for maior que o ecran.
- Guardas a imagem no teu disco.
- Na edição da tua mensagem clicas em anexar.
- Procurar - escolhes o ficheiro, fazes prever para ver se correu bem e voilá!
Um Abraço
- Anexos
-
- Anexo.JPG (71.1 KiB) Visualizado 9567 vezes
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
colocação de gráficos no forum
Boas tardes,
Faço a minha AT com recurso ao boursorama. Gostaria de saber como posso colocar gráficos no Caldeirão.
Obrigado,
ltelesster
Obrigado,
ltelesster
- Registado: 29/11/2007 9:51
Pickbull Escreveu:Bom dia.
Alguém me pode fornecer um site onde possa consultar o andamento dos futuros nos EU?
Obrigado e bons negócios.
Existem vários sites mas veja se a informação no Yahoo lhe é suficiente:
http://finance.yahoo.com/indices?e=futures
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
Re: Questão sobre cobertura de risco cambial
HappyGuy Escreveu:Hoje é a minha vez de colocar uma questão de iniciado... Não estou habituado a transaccionar fora da zona Euro...
Quero fazer uns investimentos que tenciono manter durante vários meses (possivelmente mais de um ano) mas estes são em USD. Por isso, tinha interesse em cobrir o risco cambial, já que a probabilidade é grande de o USD continuar a desvalorizar face ao EUR.
Tendo à minha disposição para cobertura de risco FX apenas Warrants e Turbos, gostava que confirmassem que este meu raciocínio é correcto:
1) Visto que vou comprar activos em USD, vou ficar longo nessa moeda. Logo, tenho de entrar num PUT EUR/USD (ex: 8322Z);
2) Estando 1) correcto, visto que o TW tem uma paridade de 0,1:1, por cada 1000USD que investir, terei de comprar 100TWs para cobrir o risco.
No ponto 2) está a minha maior dúvida... Devo comprar 100TWs por cada 1000USD investidos ou por cada 1000EUR investidos?
Obrigado pela ajuda e explicações
HappyGuy,
Estás a investir em USD. Logo, nesse investimento, ganhas se o USD subir.
O teu hedging tem que ser feito no sentido contrário, ou seja, ganhar se o USD descer. Ao comprares puts EUR/USD, estás a ganhar se o USD subir... ou seja, a conseguir exactamente o mesmo efeito que no teu investimento em USD.
Na verdade, quando compras activos em USD, ficas longo em USD e com um put EUR/USD ficas curto em EUR e longo (novamente) em USD.
Logo, tens que investir em calls (aposta na subida do EUR, ou na desvalorização do USD).
Por exemplo, investes 10.000 USD em qualquer coisa. Neste momento, gastas 6.900 EUR.
Daqui a um ano, o EUR/USD está nos 1,65 --> se o activo não variar, tens apenas 6.060 EUR.
Assim, tens que proteger essa posição. Se comprares call warrants com um strike de 1,45 USD, por exemplo, nessa altura irias ganhar Número warrants*(1,65 - 1,45)/paridade/taxa de câmbio.
São essas as contas que tens que fazer, em função do warrant que escolheres. O número de warrants será a tua variável. A taxa de câmbio futura é uma incógnita e será sempre um risco.
Vê se consegues chegar a alguma conclusão. Se não conseguires tento fazer um excel com esses dados.
Cuidado com os TWs nesta questão. Se for atingida a barreira, deixam de existir. Pode justificar (pois se a barreira for atingida é porque estás a ganhar no outro lado e talvez não precises da cobertura) mas é um risco elevado pois pode inverter.
Cuidado ainda com a maturidade do warrant. Deve coincidir o mais possível com o prazo do investimento, ou será necessário fazer roll-over da posição. O warrant que indicaste acaba na próxima semana, por exemplo
Outra coisa que é impossível calcular à partida é a cobertura dos ganhos que vais ter também. O que está acima considera apenas a cobertura do investimento, não do ganho que vais ter.
Imagina que naquele investimento ganhavas 1000 USD. À taxa inicial seriam 690 EUR mas à final apenas 606 EUR... fica nas tuas mãos fazer a cobertura devidamente ajustada, ou não, a esse pormenor.
Sinceramente, warrants não é a melhor opção para coberturas. Mas se é a única, vai ter que servir

Cumps,
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Re: Volatilidade
ltelesster Escreveu:Desde já muito obrigado pelas respostas, foram bastante úteis.
Aproveito para colocar outra questão: Recomendam algum sítio onde se possa acompanhar a volatilidade dos vários activos?
Obrigado,
ltelesster
No site dos emitentes, penso que é o melhor.
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Questão sobre cobertura de risco cambial
Hoje é a minha vez de colocar uma questão de iniciado... Não estou habituado a transaccionar fora da zona Euro...
Quero fazer uns investimentos que tenciono manter durante vários meses (possivelmente mais de um ano) mas estes são em USD. Por isso, tinha interesse em cobrir o risco cambial, já que a probabilidade é grande de o USD continuar a desvalorizar face ao EUR.
Tendo à minha disposição para cobertura de risco FX apenas Warrants e Turbos, gostava que confirmassem que este meu raciocínio é correcto:
1) Visto que vou comprar activos em USD, vou ficar longo nessa moeda. Logo, tenho de entrar num PUT EUR/USD (ex: 8322Z);
2) Estando 1) correcto, visto que o TW tem uma paridade de 0,1:1, por cada 1000USD que investir, terei de comprar 100TWs para cobrir o risco.
No ponto 2) está a minha maior dúvida... Devo comprar 100TWs por cada 1000USD investidos ou por cada 1000EUR investidos?

HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
Volatilidade
Desde já muito obrigado pelas respostas, foram bastante úteis.
Aproveito para colocar outra questão: Recomendam algum sítio onde se possa acompanhar a volatilidade dos vários activos?
Obrigado,
ltelesster
Obrigado,
ltelesster
Sim. Tem um strike em 600 USD.
A cotação está em 0.03-0.04.
Cuidado com a paridade. Parece-me que é 1/100. Por outro lado, na maturidade será ajustada a diferença na cotação à taxa de câmbio actual.
Por exemplo, se a Google subir até 20 de Março até 650 USD (30%), o warrant pagaria: (650-600)/100/taxa câmbio, ou seja, cerca de 34 cêntimos de euro (considero EUR/USD actual).
O spread bid-ask é de 33% (!). O delta é de 17,2%. Ou seja, é preciso o Google subir cerca de 2% para que pague o spread bid-ask.
Cumprimentos,
Fibo
A cotação está em 0.03-0.04.
Cuidado com a paridade. Parece-me que é 1/100. Por outro lado, na maturidade será ajustada a diferença na cotação à taxa de câmbio actual.
Por exemplo, se a Google subir até 20 de Março até 650 USD (30%), o warrant pagaria: (650-600)/100/taxa câmbio, ou seja, cerca de 34 cêntimos de euro (considero EUR/USD actual).
O spread bid-ask é de 33% (!). O delta é de 17,2%. Ou seja, é preciso o Google subir cerca de 2% para que pague o spread bid-ask.
Cumprimentos,
Fibo
Re: warrants
Fibonacci Escreveu:ltelesster Escreveu:Boa Tarde,
Gostaria, caso fosse possivel, que alguém me confirmasse o seguinte: Num warrant cotado na Euronest Lisboa tendo como activo subjacente o google. O Strike e o prémio estão indicados em € e n em USD, correcto?
Obrigado,
ltelesster
Por norma, o strike está em USD e o prémio/cotação está em EUR.
Cumps,
Fibo
Desde já obrigado pela resposta.
como poderei então confirmar, por exemplo para o W "GOOG C600 03-08/CZ/7224Z", que o strike é em USD?
Cumprimentos,
Ltelesster
Re: warrants
ltelesster Escreveu:Boa Tarde,
Gostaria, caso fosse possivel, que alguém me confirmasse o seguinte: Num warrant cotado na Euronest Lisboa tendo como activo subjacente o google. O Strike e o prémio estão indicados em € e n em USD, correcto?
Obrigado,
ltelesster
Por norma, o strike está em USD e o prémio/cotação está em EUR.
Cumps,
Fibo
warrants
Boa Tarde,
Obrigado,
ltelesster
Obrigado,
ltelesster
RobinW Escreveu:Bom dia
Gostava de colocar uma questão: Suponhamos que uma acção está cotada a 12,70. Posso dar ordem de venda dessa acção a 12,80 e, por precaução (por causa da volatilidade), dar a seguir uma segunda ordem de stop loss a 12,65? (Costumo trabalhar com o Millennium).
Abraço
As corretoras "made by bancos", nao permitem essas operacoes.
experimenta por uma ordem de venda 50% acima do preço cotado (por precaucao, para nao ficares sem elas), e a seguir, colocar um stop loss. Receberás a informacao de que numero de accoes que (nao) tens, nao te permite a segunda operacao.
Se fizeres o inverso, obtens a mesma mensagem de erro.
Cumprimentos
Scorpio Escreveu:Crómio,
consulta este tópico muito interessante.
Mas genericamente o indicador NYLOW é o número de empresas cotadas no NYSE que em cada dia fazem o seu mínimo de 52 semanas.
Espero ter esclarecido.
Cumps.
Esclarecido

Obrigado Scorpio,
O tópico do Fogueiro é um dos mais interessantes que anda por aqui.
Quando entrei no Caldeirão já ele ia com algumas páginas, de modo que só li o post original e continuei a seguir-lo à medida que iam surgindo respostas.
Efectivamente foi aqui que ouvi falar pela primeira vez em nylows, mas não tinha reparado que logo no início se pode ter uma bela introdução aos NYLOWS.
Belo tópico, sem dúvida...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Pois, era esse ponto que eu pretendia esclarecer.
Se abrir em baixa, tu compras a esse preço, não compras "caro" como estavas a referir, isso é impossível acontecer em bolsa.
As compras e vendas são realizadas por encontro entre compradores e vendedores e existe uma cotação actual (oferta de compra a x e oferta de venda a y). Tu nunca podes comprar mais caro do que y, nem que coloques 10.000 euros no valor da acção na tua ordem de compra: se a venda está a 4.17 euros é a 4.17 euros que a ordem é executada, pelo menos até esgotar a oferta a esse valor nos COF's.
Como o valor é superior ao actual, a tua ordem conta como uma ordem ao melhor e é imediatamente executada (neste caso a 4.17 euros).
Portanto, se abrir em baixa como no exemplo que deste, tu compras mais barato do que estavas a prever e não há qualquer prejuízo por teres colocado a ordem de véspera.
Se abrir em baixa, tu compras a esse preço, não compras "caro" como estavas a referir, isso é impossível acontecer em bolsa.
As compras e vendas são realizadas por encontro entre compradores e vendedores e existe uma cotação actual (oferta de compra a x e oferta de venda a y). Tu nunca podes comprar mais caro do que y, nem que coloques 10.000 euros no valor da acção na tua ordem de compra: se a venda está a 4.17 euros é a 4.17 euros que a ordem é executada, pelo menos até esgotar a oferta a esse valor nos COF's.
Como o valor é superior ao actual, a tua ordem conta como uma ordem ao melhor e é imediatamente executada (neste caso a 4.17 euros).
Portanto, se abrir em baixa como no exemplo que deste, tu compras mais barato do que estavas a prever e não há qualquer prejuízo por teres colocado a ordem de véspera.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
"Cai na abertura"
Quero dizer que a primeira cotação do titulo nesse dia é inferior a ultima cotação desse titulo no dia anterior.
Imagine que o titulo hoje esteve a subir e acabou a sessão nessa tendência. Nada me garante que no dia seguinte esta tendência não se alter logo na abertura. A cotação de abertura vai depender do "leilão" que é feito antes da abertura do mercado, tendo por base as ordens recebidas antes da abertura do mercado.
E o contrário também pode suceder.
De qualquer modo acho que fiquei esclarecido. O melhor é não fazer depender as minhas decisões da abertura dos mercados.
Melhores cumprimentos
Jorge Carvalho
Quero dizer que a primeira cotação do titulo nesse dia é inferior a ultima cotação desse titulo no dia anterior.
Imagine que o titulo hoje esteve a subir e acabou a sessão nessa tendência. Nada me garante que no dia seguinte esta tendência não se alter logo na abertura. A cotação de abertura vai depender do "leilão" que é feito antes da abertura do mercado, tendo por base as ordens recebidas antes da abertura do mercado.
E o contrário também pode suceder.
De qualquer modo acho que fiquei esclarecido. O melhor é não fazer depender as minhas decisões da abertura dos mercados.
Melhores cumprimentos
Jorge Carvalho
- Registado: 29/11/2007 4:36
jorgealf Escreveu:Obrigado pela resposta.
Pois de facto faz sentido tomar decisões com o mercado fechado. Mas já quanto ao preço de compra..., se o titulo cai na abertura, estamos a comprar caro, se o titulo sobe na abertura, corremos o risco de ver a nossa ordem não executada.
Cumprimentos
Jorge Carvalho
Ao certo o que queres dizer com «cai na abertura»?
Tu compras ao preço a que abrir, independentemente do valor que colocares (se colocares ordem de compra a 4.20 euros e abrir a 4.17, é a 4.17 que a tua ordem de compra é executada). Só não será executada se abrir a um valor superior ao que colocaste e não baixar até esse valor entretanto (ignorando filas de espera).
Se cair depois da abertura, não é importante. Não é o curto-prazo que estás a negociar, se não é daytrade é indiferente se depois esteve mais barato uns centimos, o que interessa é como vai decorrer o trade no prazo de semanas/meses.
Não vais conseguir comprar sempre ao melhor preço e aconselho-te a nem tentares porque só te vai arrastar a cometeres erros de trading.

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Obrigado pela resposta.
Pois de facto faz sentido tomar decisões com o mercado fechado. Mas já quanto ao preço de compra..., se o titulo cai na abertura, estamos a comprar caro, se o titulo sobe na abertura, corremos o risco de ver a nossa ordem não executada.
Cumprimentos
Jorge Carvalho
Cumprimentos
Jorge Carvalho
Depende do plano temporal em que investes. Se és um investidor de médio-prazo por exemplo, os movimentos da abertura (ou mesmo da sessão) são a maioríssima parte das vezes irrelevantes. Não é importante como o mercado vai abrir ou deixar de abrir...
Na verdade, devo dizer que há muito quem defenda que não deves decidir com os mercados abertos, precisamente o oposto do que estás a dizer. Isto porquê? Para não te deixares influenciar por movimentos que são irrelevantes para a tua negociação e decidires com base no "big picture" e com base numa análise mais fria e objectiva, realizada com os mercados fechados.
Obviamente já para um daytrader não faz lá grande sentido estar a colocar ordens com o mercado fechado.
Na verdade, devo dizer que há muito quem defenda que não deves decidir com os mercados abertos, precisamente o oposto do que estás a dizer. Isto porquê? Para não te deixares influenciar por movimentos que são irrelevantes para a tua negociação e decidires com base no "big picture" e com base numa análise mais fria e objectiva, realizada com os mercados fechados.
Obviamente já para um daytrader não faz lá grande sentido estar a colocar ordens com o mercado fechado.
Estratégia de compra
Caros Colegas
Alerto desde já para o facto de ser ainda um principiante nesta matéria pelo que agradeço a vossa compreensão para a questão algo básica que vou colocar.
Da minha pouca experiência, considero arriscado dar uma ordem de compra quando o mercado está fechado, dado que a abertura é algo imprevisivél. Parece-me mais prudente aguardar pela abertura para aferir a tendência.
Será que estou errado!
Se alguem me puder esclarecer sobre esta questão, ficarei desde já bastante agradecido.
Cumprimentos
Jorge Carvalho
Alerto desde já para o facto de ser ainda um principiante nesta matéria pelo que agradeço a vossa compreensão para a questão algo básica que vou colocar.
Da minha pouca experiência, considero arriscado dar uma ordem de compra quando o mercado está fechado, dado que a abertura é algo imprevisivél. Parece-me mais prudente aguardar pela abertura para aferir a tendência.
Será que estou errado!
Se alguem me puder esclarecer sobre esta questão, ficarei desde já bastante agradecido.
Cumprimentos
Jorge Carvalho
Crómio,
Mas genericamente o indicador NYLOW é o número de empresas cotadas no NYSE que em cada dia fazem o seu mínimo de 52 semanas.
Espero ter esclarecido.
Cumps.
Espero ter esclarecido.
Cumps.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"