Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

"Irão quer Sines para distribuir petróleo na Europa&quo

por icorreia » 24/1/2008 2:07

Irão quer Sines para distribuir petróleo na Europa
A Galp vai ser parceira de Teerão. O porto de Sines é apenas um dos projectos.

Ana Maria Gonçalves e Cátia Simões

A vontade para fechar negócio é inequívoca, mas os obstáculos políticos que têm pela frente provam que a tarefa promete ser árdua.

O Irão admite fazer da Galp um dos seus parceiros de referência na Europa. A prova está no projecto de armazenagem de crude iraniano em Sines, região onde a Galp está a proceder à reconversão e ampliação da sua refinaria.

A localização estratégica e as características do porto de Sines – uma infra-estrutura de águas profundas que permite receber petroleiros de grande porte – permitiria transformá-lo numa plataforma de distribuição de petróleo para os restantes mercados europeus, assumindo uma das funções que tem hoje o porto de Roterdão. O crude seria aqui armazenado e depois canalizado para países terceiros, através de barcos mais pequenos.

Os interesses de cooperação económica entre a petrolífera nacional e o Irão não se ficam, no entanto, por aqui. As visitas mútuas têm-se sucedido, mas tarda a concretização de um memurandum de entendimento. Um facto a que não é alheio as dificuldades criadas pelo boicote político promovido pelos EUA.

Em cima da mesa está também a hipótese de participação da Galp na exploração de petróleo e gás natural no Irão.

Questionado pelo Diário Económico, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Manuhcher Mottaki, garantiu que “o grupo Galp já apresentou uma proposta às autoridades iranianas e que o Ministério do Petróleo Iraniano está a avaliar o ‘dossier’”.

O seu homólogo português, Luís Amado, foi mesmo mais longe ao afirmar que “há vários meses que existem conversações entre a Galp Energia e a companhia iraniana de petróleo para exploração conjunta num campo no Irão”.

Outras das prioridades negociais é o fornecimento de gás natural liquefeito a Portugal. A razão é simples. Além da necessidade de diversificar as suas fontes de abastecimento, a Galp necessita de assegurar a reposição dos fluxos de gás natural que hoje recebe da Argélia e da Nigéria e cujos volumes começam a diminuir a partir de 2020, com o fim dos contratos de aprovisionamento. E o Irão possui no Golfo Pérsico, na região de South Pars, uma das maiores reservas de gás do mundo que partilha com o Qatar. Além do mais, tem em marcha um ambicioso projecto de construção de várias fábricas de liquefação de gás natural em Asaluye, infra-estruturas que lhe permitirão escoar este combustível para os mercados internacionais, mas para as quais necessita de avultado investimento externo.

O forte crescimento do consumo industrial e doméstico de gás natural, aliado à estratégia de entrada na área da produção de electricidade, estão a forçar a Galp a fechar negócio com diversos países, de que é exemplo o memurando de entendimento firmado com o país liderado pelo polémico Hugo Chávez. À lista deverá juntar-se a Rússia, caso o seu accionista de referência, a Amorim Energia, consiga fechar o acordo que se arrasta há longos meses.

A alternativa da Galp passa pela aposta na pesquisa e produção própria de petróleo e gás natural. Uma estratégia mais arriscada, quer pela incerteza, quer pelos montantes que lhe estão associados. É o caso do Brasil.


As relações da Galp com outros países

Hugo Chávez, Venezuela
Em Novembro, a Galp assinou um acordo com a Petróleos de Venezuela para pesquisa e produção de petróleo, e participação em negócios de gás natural. Esta parceria pode assegurar 30% das necessidades de crude portuguesas.

Muammar Khadafi, Líbia
Em 2007, a petrolífera nacional assinou um memorando para exploração e produção de petróleo e gás natural através do fundo de Kadhafi. A ideia é estender a parceria a mais quatro países africanos: Guiné Equatorial, Mauritânia, Costa do Marfim e Togo.

Vladimir Putin, Rússia
A Amorim e o gigante russo Gazprom andam em conversações, mas nunca nada foi concretizado. O accionista de referência da Galp tinha prometido um desfecho até ao final do ano passado, mas continua tudo em aberto.


Fonte: Diarioeconomico
 
Mensagens: 74
Registado: 1/2/2006 16:54

por FranciscoC » 23/1/2008 23:58

Caro,

Nestas alturas todas descem. A PT e a EDP ainda não tinham caído e chegou a vez delas. O mesmo aconteceu com a PTM. Ainda há pouco tempo, no final de 2007 a UBS lançou uma notícia e a Galp, Galpou. Recentemente, a UBS atribuio um novo preço-alvo. Estou à espera de um salto da Galp a qualquer momento. Correcções, sempre há. costumo dizer que a Galp não recua, toma balanço. :clap:
 
Mensagens: 28
Registado: 29/11/2007 3:28
Localização: Alverca

por - - - P P P - - - » 23/1/2008 23:45

Hoje começou muito bem,mas à medida que a Europa, incluindo a nossa bolsa começaram a descer, quem tinha mais valias do dia anterior e não só fizeram com que não arrebitasse, mas o volume foi novamente interessante, os States Verdes...quem sabe se vem aí uma alegria?
Espero amanhã não estar triste quando ler este post...eheheheh
NA VIDA APRENDER É O MAIS IMPORTANTE.
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 5/9/2007 10:33
Localização: Alenquer/Lisboa/Portugal

por mlra » 23/1/2008 23:41

Poderá sempre funcionar como título refúgio, nos piore smomentos. eusa_dance.gif


Boas!

A PT e a EDP tambem são chamados de titulos de refugio e olha o tombo que tiveram recentemente!!!!!!

Axo que não deves ir por aí.

Se tiveres certo melhor até pq tou dentro na Galp!!!!

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

Galp

por FranciscoC » 23/1/2008 23:36

É o título que me dá mais confiança. Mesmo com o mercado instável, o seu valor mínimo andará à volta dos 13,8. Por outro lado, a qualquer momento poderá dar um esticão. Poderá sempre funcionar como título refúgio, nos piore smomentos. \:D/
 
Mensagens: 28
Registado: 29/11/2007 3:28
Localização: Alverca

por squad80 » 23/1/2008 22:24

O mais certo até é abrir em Gap Up.
 
Mensagens: 78
Registado: 27/12/2007 21:53

por ftomas » 23/1/2008 22:20

MACACOS Escreveu:alguem tem alguma ideia até onde a galp pode corrigir?


Eu diria, que com o fecho dos mercados no USA, a GALP pode nem corrigir.
A ver vamos como se portam os Asiáticos..
 
Mensagens: 105
Registado: 28/6/2004 14:25
Localização: 13

por mlra » 23/1/2008 22:19

Com os mercados que mais parecem uma lotaria dificilmente se conseguirá prever alguma coisa!!

Os suportes são quebrados com uma facilidade incrivel e na galp não são excepção.... Tou dentro e estou a perder....

Ah a culpa hoje foi do trichet :wall: :wall:

:lol:

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por MACACOS » 23/1/2008 22:10

alguem tem alguma ideia até onde a galp pode corrigir?
 
Mensagens: 395
Registado: 29/11/2007 10:02
Localização: POVOA STºIRIA

por Scorpio » 23/1/2008 15:53

millenniumbcp.pt Escreveu:2008-01-23 | 14:26:00


Galp Energia em conversações para explorar petróleo no Irão

A Galp Energia está em conversações com a companhia nacional de petróleo do Irão (NIOC) para a exploração conjunta de petróleo e gás naquele país, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Amado.

"Há vários meses que existem conversações entre a Galp e a companhia iraniana de petróleo para exploração conjunta num campo no Irão", disse Luis Amado, à margem de um encontro com o seu homólogo iraniano, de acordo com a agência Reuters.


A Galp está envolvida em processos de pesquisa e exploração de petróleo em Portugal, Angola, Brasil, Moçambique e Timor-Leste.

A NIOC prevê aumentar a sua capacidade de produção de petróleo para 4,9 milhões de barris por dia em 2014, face aos actuais 4,2 milhões de barris.


( --- Jornal de Negócios --- )
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 497
Registado: 29/9/2006 17:29
Localização: Caldas Rainha

Galp

por Clinico » 23/1/2008 13:35

Bem me parece que isto hoje não vai a parte nenhuma. Apesar da abertura, o discurso do Trichet que teima em olhar para a inflação e não dá ajuda nenhuma aos entalados (nem com 25 pontos), e os futuros nos States, continuam a mostrar que o caminho é para baixo.

Se bem que algumas empresas pareçam estar em saldo de liquidação, enquanto a confiança dos investidores não for restaurada, vamos andar aos tropeções.

E como diz o Arnie, com o andar do S&P, salve-se quem AINDA poder...

Para mim, que ainda não desisti de vir a ser milionário um dia :lol: espero pela liquidação dos stocks :mrgreen:
Continuo líquido

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por artista_ » 23/1/2008 11:19

Se não recuperar a vela de hoje não é famosa, abriu em forte alta mas não se aguentou e já está a cair mais de 3% em relação à abertura...

Veremos se recupera até final da sessão?! ou se esta vela não terá grande significado mas como o mercado está é sempre de desconfiar!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

UBS sobe preço-alvo da Galp Energia para 19,50 euros

por Money Makes Money » 23/1/2008 11:06

Nota de análise 2008-01-23 09:15

UBS sobe preço-alvo da Galp Energia para 19,50 euros
O UBS anunciou hoje que reviu em alta a sua recomendação para a Galp Energia para os 19,50 euros, o que confere uma subida de 8,3% face aos 18 euros anteriores e um potencial de valorização de 29% em relação à cotação actual. O banco suíço de investimento elevou também a sua recomendação para os papéis da petrolífera para 'Compra'.


Mafalda Aguilar

Numa nota de análise de hoje, citada pela Reuters, o UBS explica que "estamos a elevar a Galp para 'Compra' com um preço-alvo de 19,50 euros na sequência da descoberta do poço Jupiter onde a Galp tem uma posição de 20%".

"Nas nossas estimativas iniciais acreditamos que o poço poderá valer três dólares por barril", defende, notando que as atenções estarão voltadas agora para os resultados na exploração do poço BM-S-8, também no Brasil, onde a empresa liderada por Manuel Ferreira de Oliveira detém uma participação 14%, a Shell de 20% e a Petrobras o restante.

"Actualmente atribuímos um valor de 0,87 euros por acção no nosso NAV (net asset value) deste bloco", acrescenta.

A Galp Energia anunciou na segunda-feira à noite em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que o consórcio que integra em parceria com a brasileira Petrobras descobriu uma grande jazida de gás natural e condensado, em águas ultra profundas da Bacia de Santos. O poço Júpiter, onde foi descoberta a jazida, fica a 290 quilómetros da costa do estado do Rio de Janeiro.

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 81300.html
"Sorte é aquilo que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 13
Registado: 17/12/2007 23:41

Galp

por Clinico » 22/1/2008 23:38

Eu hoje vendi a Galp toda que tinha, aproveitando este ressalto.
As razões são simples:
- A galp subiu até aos 19.50 com as notícias do Tupi, mas não resistiu á conjuntura internacional desfavorável.
- O ressalto foi importante hoje mas não acredito que dure se a conjuntura internacional continuar em queda.
- Sim, a Galp é uma belissima acção para se ter em carteira mas com os futuros de hoje nos States e a resposta ao corte de 75 pontos, não me dá confiança nenhuma.
- Espero adquiri-la quando corrigir.

Felizmente com o ressalto de hoje, "só" perdi 19% da carteira desde Agosto de 2007 e estou totalmente liquido, sem acções (mantenho os fundos - só o da India levou uma tacada das grandes...)

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Evv » 22/1/2008 19:53

Concordo em absoluto com oportunidade da saída da noticia. No entanto não sei até que ponto esta é uma noticia Galp ou uma noticia PetroBras, e nesse sentido que possibilidades de "gestão" a Galp teria.
Penso que esta noticia faz parte do pacote que se esperava saísse até Março, falaram em gaz , resta saber ainda o que está para vir!

Já viram, esta noticia saída há um mês atrás, até onde teria ido a cotação?. Hoje dá-me impressão que houve algum controlo ao longo da sessão, no entanto foi excepcional vê-la de manhã a subir quando tudo afundava!
 
Mensagens: 395
Registado: 28/10/2007 7:43
Localização: livramento

galp estrela da companhia

por pooltrade » 22/1/2008 19:11

só podemos considerar que é excelentemente gerida, a informação divulgada ontem final do dia e não uns dias antes teve um impacto fulcral na cotação e inversão da mesma.

de facto a velha maxima cai que nem uma luva

""o mercado tem sempre razão mesmo quando está errado. "" :clap:
boas tacadas
"se não conseguires convencê-los..
confunde-os"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 27
Registado: 29/11/2007 12:10
Localização: Almada

por Nyk » 22/1/2008 12:33

Credit Suisse atribui potencial de subida de 38% às acções da Galp
O Credit Suisse reviu em alta a avaliação para os títulos da Galp, dos 19 euros para os 21 euros, após o anúncio da descoberta de gás natural e condensado no bloco BM-S.24, na Bacia de Santos, no Brasil. O novo preço-alvo da casa de investimento suíça confere aos títulos da petrolífera nacional um potencial de subida de 38,3%.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt



O Credit Suisse reviu em alta a avaliação para os títulos da Galp, dos 19 euros para os 21 euros, após o anúncio da descoberta de gás natural e condensado no bloco BM-S.24, na Bacia de Santos, no Brasil. O novo preço-alvo da casa de investimento suíça confere aos títulos da petrolífera nacional um potencial de subida de 38,3%.

"Com base na análise do nosso analista da Petrobrás [empresa da qual a Galp é parceira neste bloco], o Júpiter deverá apresentar entre 5 a 8 mil milhões de barris" de gás natural, afirma a equipa de "research" liderada por Mark Hume, numa nota publicada hoje.

Para o banco de investimento, este nível de reservas, gera um valor de 2,20 a 3,50 euros por acção da Galp, sendo que para "reflectir esta fase inicial da descoberta, assumimos o valor mais baixo do intervalo e aumentamos o nosso preço-alvo para a Galp Energia dos 19 euros, para os 21 euros".

O Credit Suisse aumentou a avaliação das acções da petrolífera em 10,5%, depois de na semana passada ter revisto o "target" dos 18 euros para os 19 euros. Com base na nova avaliação, e tendo em conta a cotação actual das acções, os títulos da Galp apresentam um potencial de subida de 38,3%, levando a casa de investimento a reiterar a recomendação de "outperform".

As acções da Galp Energia [Cot] seguem a negociar em forte alta. Os títulos estão subir 11,21% para 15,18 euros, tendo chegado a valorizar um máximo de 13,55% durante a negociação.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

por DOW » 22/1/2008 12:08

mnfv Escreveu:Scorpio, eu não me queixo e espero que suba até ao céu, mas se vires bem os volumes foram todos no inicio da sessão com a acção a menos de 14€


Neste momento está com um preço medio de negociação de 14.50
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1347
Registado: 29/12/2005 1:10
Localização: boa pergunta...

por Titleist » 22/1/2008 12:06

in negocios.pt

Os analistas do BPI e da ESR consideram "positivo" o anúncio ontem da descoberta de gás natural num bloco explorado pela Galp no Brasil. O BPI afirma no "Iberian Daily" de hoje que o impacto na avaliação das acções poderá ser de 3 a 4 euros, mas que é necessário ter primeiro uma avaliação rigorosa da dimensão da jazida.

A Galp anunciou ontem a descoberta de um poço de gás natural na bacia de Santos, no Brasil, através do consórcio em que participa com a Petrobrás, com uma posição de 20%. A exploração em águas profundas "comprovou a ocorrência de uma jazida de gás natural e condensado no pré-sal da Bacia de Santos", revelou a petrolífera em comunicado.

No mesmo adianta que "a espessura do intervalo portador de hidrocarbonetos é de 120 metros, sendo que a área desta estrutura pode ter dimensões similares às do Tupi". A Galp vai agora levar a cabo os investimentos necessários para determinar a dimensão e características da reserva.

Para o BPI esta descoberta tem um impacto positivo nas acções. "Apesar de não existir informação sobre o potencial das reservas e ser difícil chegar a uma conclusão clara em termos de avaliação, esta notícia confirma as boas perspectivas para uma região onde a Galp tem uma exposição significativa".

Para os analistas, caso se confirme que o novo bloco tem uma dimensão semelhante à de Tupi, o impacto na avaliação da petrolífera portuguesa pode "ser de 3 a 4 euros, já que embora o preço do gás natural seja mais baixo que o do petróleo, a participação da Galp é de 20%, mais 10% que em Tupi".

O BPI mantém a recomendação de "manter" e o preço-alvo de 14,20 euros, já que de momento é difícil ter uma avaliação concreta devido à incerteza sobre a quantidade e qualidade do gás descoberto.

A Espírito Santo Research considera que a notícia tem um impacto "positivo" para a Galp, mas é "necessário ter a avaliação rigorosa da nova reserva". A ESR tem uma recomendação de "neutral" para a petrolífera, com um preço-alvo de 15 euros.


estas avaliações à 1 mês e meio atrás levavam a cotação para cima dos 20,00 euros ... nos dias de hoje, o melhor mm é esperar para ver
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por Enslaved » 22/1/2008 12:02

Scorpio Escreveu: A Merrill Lynch avalia em 2,80 euros por acção a descoberta de gás natural, anunciada ontem pela Galp Energia, no bloco BM-S-24, na Bacia de Santos, no Brasil. No entanto, este valor já está incluído no preço-alvo da casa de investimento norte-americana, que é de 17,50 euros.


Esta noticia claro que é importante mas com tanta volatilidade será prudente ficar de fora para ver o que acontece nos states :wink:.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por MNFV » 22/1/2008 11:56

Scorpio, eu não me queixo e espero que suba até ao céu, mas se vires bem os volumes foram todos no inicio da sessão com a acção a menos de 14€
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1184
Registado: 28/12/2007 17:02

por TP1 » 22/1/2008 11:50

E ainda falta o petroleo... :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

por Scorpio » 22/1/2008 11:45

lutav Escreveu:
a noticia é IMPORTANTE, a descoberta é importante, e mais uma vez (a primeira é o petroleo em Tupi), a questao aqui, é relacionar de forma equilibrada o POTENCIAL das descobertas, com a posterior e efectiva extracao e comercializacao...



2008-01-22 | 10:35:00


Merrill Lynch avalia descoberta de gás natural em 2,80 euros por acção da Galp

A Merrill Lynch avalia em 2,80 euros por acção a descoberta de gás natural, anunciada ontem pela Galp Energia, no bloco BM-S-24, na Bacia de Santos, no Brasil. No entanto, este valor já está incluído no preço-alvo da casa de investimento norte-americana, que é de 17,50 euros. As acções da Galp estão a subir mais de 10%.

A petrolífera anunciou ontem que o consórcio onde participa com a Petrobrás, com uma posição de 20%, descobriu gás natural e condensado. A Galp acrescentou que a exploração em águas profundas "comprovou a ocorrência de uma jazida de gás natural e condensado no pré-sal da Bacia de Santos".

"Os testes preliminares colocam o Júpiter ao nível do Tupi", afirma a casa de investimento, salientando que neste bloco a Galp tem uma participação maior. O analista Hootan Yazhari, da Merrill Lynch, avalia em três dólares por barril o gás natural do Júpiter, contra os 5 dólares por barril de petróleo que assume para o Tupi.

Assumindo a existência de reservas de "5 mil milhões de barris no Júpiter, este bloco atribuiu à Galp um valor de 2,80 euros por acção", avaliação que já está incluída "no nosso preço-alvo de 17,50 euros" para as acções da petrolífera nacional, liderada por Ferreira de Oliveira.

As acções da Galp estão a reagir em forte alta ao anúncio desta descoberta. Os títulos da empresa seguiam a valorizar 10,62% e a cotar nos 15,10 euros. Face à cotação actual, a avaliação da Merrill Lynch confere às acções da petrolífera um potencial de subida de 15,9%.

A Merrill Lynch prevê que a Bacia de Santos, no Brasil, traga mais novidades durante este ano. "Com três descobertas já realizadas (Tupi, Júpiter e outra no bloco BM-S-21) a Galp conta com 1,5 mil milhões de barris de novas reservas na Bacia de Santos. Mais, há ainda muita perfuração exploratória na região (BM-S8 e BM-S22)", acrescenta a casa de investimento.


( --- Paulo Moutinho --- )
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 497
Registado: 29/9/2006 17:29
Localização: Caldas Rainha

por squad80 » 22/1/2008 11:36

A Galp já consegui colocar em causa a tendencia de descida que tinha desde o principio do ano, mas penso que o suporte dos 15,11 se não tiver uma pequena ajuda dos States poderá transformar-se de novo em resistência...
 
Mensagens: 78
Registado: 27/12/2007 21:53

por lutav » 22/1/2008 11:25

nao levem a mal, mas toca a reler a noticia, e bem devagarinho!

a noticia é IMPORTANTE, a descoberta é importante, e mais uma vez (a primeira é o petroleo em Tupi), a questao aqui, é relacionar de forma equilibrada o POTENCIAL das descobertas, com a posterior e efectiva extracao e comercializacao...

a galp foi das que MAIS subiu (ultimo ano), e nao foi das que mais desceu neste mini-crash versao 2008...

gosto muito do volume, e que se esteja a segurar nos 15; se pensarmos que (hipotese), poderá haver um pequeno rebound tecnico (SP ajuda sff!!!), e GALP poderá dar-nos algumas alegrias (principalmente, para os que possam estar entalados).

Isto continua a nao invalidar a utilizacao de prudencia nas entradas, nas percentagens de capital usadas e nos stops :)

beijos e abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: luislobs, rg7803 e 144 visitantes