Portucel - Tópico Geral
Boas, sou novo neste forum.
Preparem-se que esta senhora vai iniciar uma boa subida mto em breve, digam o que quizerem, mas em relação aos preços actuais das acções do PSI20, em termos %, irá ser, possivelmente, o papel que mais irá subir, pelo menos ficará nos 3 primeiros lugares, estou convicto e já ando neste negocio á alguns anos, filtrem bem as noticias, o que veem e o que ouvem.
O alerta está feito... estudem-na bem antes e vejam atentamente as movimentações de mercado e já se nota pela forma como os COF´s de venda esvaziam facilmente.
Preparem-se que esta senhora vai iniciar uma boa subida mto em breve, digam o que quizerem, mas em relação aos preços actuais das acções do PSI20, em termos %, irá ser, possivelmente, o papel que mais irá subir, pelo menos ficará nos 3 primeiros lugares, estou convicto e já ando neste negocio á alguns anos, filtrem bem as noticias, o que veem e o que ouvem.

O alerta está feito... estudem-na bem antes e vejam atentamente as movimentações de mercado e já se nota pela forma como os COF´s de venda esvaziam facilmente.
- Registado: 29/11/2007 2:04
Re: Acumulat portucel
vitorhenriques Escreveu:Boas,
Acho que a Portucel já bateu no fundo tem andado entre 1,77, 1,8 e andam a acumular.
Qual a vossa opinião???
Até pode ter batido, o mercado é que talvez não e a bola de neve quando passa leva tudo.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Acumulat portucel
Boas,
Acho que a Portucel já bateu no fundo tem andado entre 1,77, 1,8 e andam a acumular.
Qual a vossa opinião???
Qual a vossa opinião???
- Registado: 19/5/2006 14:10
Relativamente ao PAPEL
há uma regra de ouro que me foi ensinada há vários anos por um tuga que viveu na suécia vários anos e que é o seguinte.
As empresas ligadas ao papel sobem qundo as economias crescem e descem e bem quando as economias entram em recessão (está a haver uma antecipação)
O mesmo se pode dizer das ligadas à comunicação social. Depois é claro que se a Portucel e a Altri mantiverem crescimentos dos lucros de 100% como no passado o mercado se calhar vai premiar.
Para mim estão as duas baratas mas como isto anda o melhor é não arriscar que outra das regras do mercado (inventada agora) é: quando cai tudo 10% não devemos ficar contentes porque as nossas só caíram 5%...
As empresas ligadas ao papel sobem qundo as economias crescem e descem e bem quando as economias entram em recessão (está a haver uma antecipação)
O mesmo se pode dizer das ligadas à comunicação social. Depois é claro que se a Portucel e a Altri mantiverem crescimentos dos lucros de 100% como no passado o mercado se calhar vai premiar.
Para mim estão as duas baratas mas como isto anda o melhor é não arriscar que outra das regras do mercado (inventada agora) é: quando cai tudo 10% não devemos ficar contentes porque as nossas só caíram 5%...
- Registado: 7/3/2007 19:42
redhot Escreveu:Está a cair sem suportes relevantes. Aliás não existem suportes neste momento.
A tendência continua a ser claramente de queda.
Não vejo nenhum sinal de inversão.
Os ursos dominam. Não se sabe quando se vão cansar. Quando se cansarem logo vemos. Logo o mais lógico é shortar. É mais que evidente.
O Jonny Bigodes e o Quico é que viram logo isto, e avisaram.
Concordo com o essencial mas há muitas formas de estar nos mercados... eu tenho uma parte do capital que está a longo prazo e nessa parte nem me importam muito as cotações, apenas a evolução dos fundamentais da empresa, um dia tirarei as minhas conclusões...
No capital para curto e médio prazo estou 100% líquido e aí nem a PTI 10% mais barata me interessa...
Neste momento haverá investidores de longo prazo a irem calmamente comprando enquanto isto cai, para um trader fazer isto é um erro, para eles uma forma correcta de investirem, compram barato e esperam como na grande maioria dos investimentos... é claro que isso implica muito trabalho de analise de fundamentais e não comprar porque caiu muito ou por outra razão qualquer!!!
Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Está a cair sem suportes relevantes. Aliás não existem suportes neste momento.
Os ursos dominam. Não se sabe quando se vão cansar. Quando se cansarem logo vemos. Logo o mais lógico é shortar. É mais que evidente.
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Foi das mais penalizadas hoje, e os mercados estão a mostrar mais uma vez que são implacáveis, não interessa se está cara ou barata, é a lei da oferta e da procura que dita o preço...
Bons negócios para todos
PS: Mantenho a minha posição de longo prazo na PTI!
Bons negócios para todos
PS: Mantenho a minha posição de longo prazo na PTI!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Re: Portucel
Turcio Vedras Escreveu:
Não se preocupe porque vai ser só fumaça que se dissipará em poucos dias.
Esperemos que sim.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Re: Portucel
pedrom Escreveu:Turcio Vedras Escreveu:pedrom Escreveu:Turcio Vedras Escreveu:pedrom Escreveu:[quote="Turcio Vedras] Compre mais porque na próxima semana vamos muito provávelmente ter uma forte correcção. (isto é só um parecer!!!).
Comprar mais por irmos ter uma correcção?!?!?!? Essa correcção é no inicio ou no fim da semana?
Óh amigo, eu pessoalmente acredito que à semelhança do que se tem verificado em anos anteriores, o mercado com todas estas quedas consecutivas tem estado a adivinhar uma queda bem maior que estas dos últimos dias. Os analistas da CNBC prevêm uma correcção de 10%, normalíssima nestas alturas. Eu tb acho que vai acontecer porque são correcções NORMAIS do mercado. Agora não me pergunte coisas que só um bruxo pode responder. Se eu pudesse saber... ...!!!
No meu parecer, é altura de comprar a seguir a uma forte correcção do mercado. A lei da economia de mercado manda comprar em baixa e vender em alta. "Elementar meu caro Watson". Bons negócios!
Então mas a correcção é na proxima semana ou estás a referir-te à correcção desta semana?
É preciso saber entender as tendências dos mercados!
OBSERVE OS SINAIS! O mercado costuma dar sinais, avisos. Olhe para trás! Isto é um filme que já passou muitas vezes! Não se preocupe porque vai ser só fumaça que se dissipará em poucos dias. NO MEU PARECER, no MEU entendimento, a correcção está para se dar e pode bem ser 2ªfª como pode ser 6ª ou 6ª da outra semana (como quer que eu saiba?). Apenas estou a perceber o que já vi muitas vezes em anos anteriores. Durma descançado! Depois da tempestade vem a bonança! Os mercados não podem parar ("THE SHOW MUST GO ON"). Isto até é giro, diga lá que não!
Eu tb lá estou e GARANTO-LHE que não saio. Não me leve a mal mas dá para perceber que você ainda é pouco experiente nestas andanças da bolsa, não é?
SEM STRESS! Corações ao alto!
Por acaso já ando nisto à uns anitos mas neste momento estou "parado" pois falta $$$ que foi investido!!!!
Dizes que não sabes quando é a correcção, mas depois dizes que é só observar os sinais e os avisos, não percebo nada do teu raciocinio, afinal que sinais ou avisos estás ver a ver?
Caso não tenhas reparado estamos a meio (principio/fim) de uma correção!!! É desta que estavas à espera ou vem outra?[/quote]
Olá Pedrom!

Agora sim, é altura ideal para responder a esta sua pergunta:
..."Diz que não sabe quando é a correcção, mas depois diz que é só observar os sinais e os avisos, não percebo nada do seu raciocinio, afinal que sinais ou avisos está a ver?
Caso não tenha reparado estamos a meio (principio/fim) de uma correção!!! É desta que estava à espera ou vem outra?[/quote]"
Resposta:
ERA DESTA QUE EU FALAVA, QUE AINDA NÃO ACABOU E SABE-SE LÁ QUANDO IRÁ ACABAR...!!! AGORA JÁ ENTENDEU O MEU RACIOCÍNIO?

- Registado: 29/11/2007 14:02
Boa noite caro rjtr79, na minha opinião essa teimosia não nos leva a muito bom porto. Pois é obvio que a PTI acabará por inverter mas quando?
Eu tive PTI durante 5 meses (já contei atrás) compra a 2,85, durante esses 5 meses a cair (tb passaram pelos seus 2,68:wink: ) e eu a dizer
Para quê? Acabei por desistir (foi mesmo esse o termo) e sai a 2,17, na altura até pensei que não descesse muito mais... e afinal evitei uma perda maior em 10%!!!
. Não digo que não tenha bons fundamentais..blá..blá... (onde andas brokerInvest?)blá.. mas o facto é que cada dia que cai ...lá vai a rentabilidade (se é que a há!). Ou seja Nunca diga Nunca
Cumprimentos
Minos
Eu tive PTI durante 5 meses (já contei atrás) compra a 2,85, durante esses 5 meses a cair (tb passaram pelos seus 2,68:wink: ) e eu a dizer
Não saio, não saio e não saio.
Para quê? Acabei por desistir (foi mesmo esse o termo) e sai a 2,17, na altura até pensei que não descesse muito mais... e afinal evitei uma perda maior em 10%!!!

Cumprimentos
Minos
Para quem tem posição, como eu apenas digo que as tenho a um preço médio de 2,68. Não saio, não saio e não saio.
Amanha leva mais uma rebocada,já sei, mas cá estaremos quando esta onda de desespero e irracionalidade passar!!!
De uma coisa tenho a certeza, negativo não fica.
Calma e não se enervem...
Abraço a todos
Amanha leva mais uma rebocada,já sei, mas cá estaremos quando esta onda de desespero e irracionalidade passar!!!
De uma coisa tenho a certeza, negativo não fica.
Calma e não se enervem...
Abraço a todos
artista Escreveu:rate Escreveu:tive que ir ao fundo do baú, para encontrar este tópico; segundo dizem por aqui,é mau sinal!
gostava do vosso cometário ao fecho de hoje da portucel a 1,96 (minino do dia 1,93); acham que testou os mínimos ou ainda há margem para mais quedas? o preço da ultima OPV foi 2,15 certo?
o que aconteceu ao "broker"?
Ninguém sabe onde estará o fundo, a tendência continua de queda...
Quando um título está nestas condições ninguém poderá dizer se testou mínimos ou não... a probabilidade continua do lado das quedas mas algum dia encontrará um fundo, pode ser já mas isso ninguém sabe, nem agora nem nos próximos dias...
Bons negócios
Faria minhas as suas palavras. Plenamente de acôrdo.
Luís Cabaço Escreveu:É só olhar para os gráficos para perceber que o próximo suporte anda por volta dos 1,82 a 1,85, que qualquer média móvel que se coloque, todas apontam para baixo e que o volume desde 03JUL07, que não para de descer.
Com os mercados a darem ajudas destas cada um pensa o que quiser.
LC
Se te referes ao suporte de inicio de 2006, penso ser importante referir que nessa altura os volumes eram pouco significativos quando comparados com os do último ano (euforia e toda a gente a entrar e a sair).
O que poderá significar que é um suporte fraquito...
Monkey Trader
É só olhar para os gráficos para perceber que o próximo suporte anda por volta dos 1,82 a 1,85, que qualquer média móvel que se coloque, todas apontam para baixo e que o volume desde 03JUL07, que não para de descer.
LC
LC
- Registado: 29/11/2007 9:53
rate Escreveu:tive que ir ao fundo do baú, para encontrar este tópico; segundo dizem por aqui,é mau sinal!
gostava do vosso cometário ao fecho de hoje da portucel a 1,96 (minino do dia 1,93); acham que testou os mínimos ou ainda há margem para mais quedas? o preço da ultima OPV foi 2,15 certo?
Ninguém sabe onde estará o fundo, a tendência continua de queda...
Quando um título está nestas condições ninguém poderá dizer se testou mínimos ou não... a probabilidade continua do lado das quedas mas algum dia encontrará um fundo, pode ser já mas isso ninguém sabe, nem agora nem nos próximos dias...
Bons negócios
tive que ir ao fundo do baú, para encontrar este tópico; segundo dizem por aqui,é mau sinal!
Turcio Vedras Escreveu:... Lembre-se de uma das grandes regras-de-ouro do investimento em bolsa: "Só se perde e só se ganha quando se vende!"
Enquanto não as vender..., não perdeu nem ganhou, apenas tem os papéis!
Isso, sendo uma verdade inegável, não é nenhuma regra e serve muitas vezes como desculpa para se tomarem más decisões...
Bons negócios
Ghan Escreveu:minos Escreveu:Tinha-as a 2,85Sai somente nos 2,17. Fui indisciplinado, irresponsável, imaturo e acima de tudo ganancioso! Perdi o combate. Colei uma nota bem grande no monitor com esse valor para não me esquecer. Enfim, a única coisa que posso dizer é que não vale a pena contrariar a tendência, e foi isso que fiz durante 150 dias, para nada!
![]()
Fica o testemunho,
cumprimentos
Minos
Também eu estou (e continuo a estar) na Portucel a 2,85. Quando subiu, ultrapassando a barreira dos 3 Euros, estava com ideias de vender a 3,20. Contudo, a PTI estava (e continua a estar) com BONS fundamentais e decidi transformar o investimento a longo prazo (3-4 anos). Fiz ainda um reforço nos 2,45 e por aqui ando actualmente. Agora é só esperar que voltemos a quebrar os 3 Euros.
De facto agora é capaz de ser muito tarde para mudar de estratégia.

Enquanto não as vender..., não perdeu nem ganhou, apenas tem os papéis!

Re: Comentários deploráveis
Gncl_C Escreveu:portugalp Escreveu:Vejo aqui muitos amigos do Sr PQP, quanto mais barato, melhor. Continuem com esse optimismo todo, quando derem por ela, já era!iurp Escreveu:Esta continua na caça aos patos!!! Mas já só cai quem quer.Alia´s eu pergunto como é que ainda vai havendo gente que cai!!!
Abraço
Bom dia( ou boa noite como queiram), tenho para mim que comentários destes são inconvenientes e deploráveis .Pelo que me consta não seguem a filosofia do Caldeirão (cabe aos moderadores confirmar ou desmentir). Este post é em resposta aos vossos e de outros que tenho andado a seguir e que me irritam profundamente.
Comentários como este, a espicaçar outros membros do forúm, a fazer pouco de quem está com menos valias ou opta por comprar um determinado título neste momento parece-me infantil e estúpido para ser sincero.
Infantil porque parece aquelas coisinhas da escola, em que um míudo se vira para outro e diz " Toma,toma toma, estás entalado e eu não... ". Estúpido porque é a errar que se aprende , e não tem sentido nenhum falar da situação de pessoas cuja situação é completamente desconhecida , ou seja ,não se tem elementos para isso , e além do mais corre-se um elevado risco de se errar na análise ,armando-se por isso em sabichões (como eu gosto de lhes chamar).
Quem te diz a ti que a pessoa (ou pessoas) a quem diriges a tua mensagem não é inexperiente nesta área e está neste momento a dar os primeiros passos? Quem são vocês para lhes chamar de "patos"?
Não estarão elas a dar os primeiros passos?
Quem diz que uma compra neste momento , que tenha mais valias , nem que seja daqui a uns meses/anos , é má? E mesmo no caso do interveniente sair a perder? Não faz parte do processo de aprendizagem errar?
Falo por mim, eu tenho apenas 1 ano "disto" , e o dinheiro que ponho na bolsa é para aprender, porque o que neste momento são trocos, daqui a uns anos não vai ser. É dinheiro que estaria na minha estante a ganhar pó. E entre isso e aprender algo que no futuro me pode dar frutos, eu arrisco.
Se fizer mais valias, melhor, se não fizer aprenderei alguma coisa te garanto, e a experiência ainda será mais valiosa, porque é nessas situações que se aprende mais. Além disso é dinheiro que não é perdido, é dinheiro investido.
Queria desde já enaltecer a atitude do Turcio Vedras ao dizer "(...) eu não percebo nada disto! (...)", é das atitudes mais honestas e correctas que vi tomar neste forúm.
A todos os sabichões sem fundamento, podiam aprender algo com este membro do forúm.
Também eu não percebo nada disto, Turcio Vedras, espero um dia perceber, e o tempo é meu amigo porque ainda sou novo para estas "andanças".
Obrigado Gncl_C por essa sua nota positiva!
1 Ab!

Mariachi Escreveu:Boas
Turcio Vedras, acredita que se o pessoal aqui do fórum tem uma ideia diferente da tua, não significa que esteja errada, nem a tua certa, apenas é diferente. Dizes que não percebes muito de gráficos e das linhas que se traçam neles, então acho que devias ouvir, ou melhor ler o que aqui se escreve, pois estão a tentar ajudar-te.
A Portucel é uma boa empresa, disso ninguem tem duvidas, mas parece que o mercado actualmente não acha o mesmo e está a penalizá-la. O futuro não parece ser muito risonho e como já foi dito aqui se ela não reagir quando tocar na MM200, pode vir a testar os 1.8 euros.
Esta semana vão sair nos EUA alguns resultados de empresas. Amanhã sai os resultados da citigroup e Intel. Vamos ver os estragos que o subprime fez e os mercados vão reagir com isso, por isso cautela.
Um abraço e bons negocios
"Turcio Vedras, acredita que se o pessoal aqui do fórum tem uma ideia diferente da tua, não significa que esteja errada, nem a tua certa, apenas é diferente."
- Totalmente DE ACORDO! Sómente os "sabichões" não entenderão isso.
"Dizes que não percebes muito de gráficos e das linhas que se traçam neles, então acho que devias ouvir, ou melhor ler o que aqui se escreve, pois estão a tentar ajudar-te."
Mas é sempre essa a minha atitude no fórum e em tudo na vida - tentar aprender com quem sabe mais que eu! Ainda não escrevi uma única linha onde dissesse que achasse os gráficos desnecessários. Veja bem que até escrevi que se há coisas que respeito em matéria de bolsa é o trabalho dos analistas que os fazem. Verdade ou não?
Parece que os resultados do Citigroup foram os piores dos últimos 196 anos!!! (anexo).
Cá para mim vamos ter "bailarico a sério" nas bolsas 4ª feira! A tal correcção deve estar por um fio.
Obrigado pelos seus conselhos!
Um ab para si tb! (os "bons negócios" é melhor deixar para depois do mini-crash).

- Anexos
-
O Citigroup, o maior banco dos EUA, hoje 15-01, anunciou os maiores prejuízos dos últimos 196 anos!!!.pdf
- Dá que pensar a sério, não? Onde é que a maior economia do Mundo, a mais dependente da banca que existe, vai procurar financiamento se os seus próprios bancos não tiverem dinheiro para a financiar?
- (38.8 KiB) Transferido 246 Vezes
[quote="marath"][quote="Ulisses Pereira"]Xallamec, enquanto aquela LT descendente de curto prazo não for quebrada, qualquer entrada na acção terá uma relação rentabilidade/risco desfavorável.
jimi, por que dizes que é uma acção perfeita para o longo prazo?
Um abraço,
Ulisses[/quote]
Gosto de olhar para o passado, já que para o futuro não consigo, e tentar aprender algo. Assim fui reler este topico da Portucel e da PTI a 3,40, e entre muitas coisas interessantes vi esta resposta do Ulisses a uma pergunta do xallamec acerca de um gráfico que este ultimo postou e que passo a reproduzir, simplesmente mais actual pois até o programa usado foi o mesmo.
Acrescentei a linha horizontal [color=red](vermelha)[/color] no que julgo ser, e outros muito mais aptos do que eu nesta matéria poderão rebater, o unico suporte técnico da acção neste momento. Mais de €0,5 abaixo da cotação actual. A conjuntura mundial é aparentemente desfavorável, mas o valor intrinseco da acção em Setembro de 2005 nada tem a ver com o valor dela actualmente, pelo que eu sinceramente não acredito que haja interesse em vender acções a esse preço. Simplesmente o mercado não é racional, e está a antever uma recessão muito possivel, mas que tambem pode não chegar a acontecer. Volto a salientar o que o Artista já referiu várias vezes, neste momento os traders não terão interesse no titulo, por razões diversas, e os pequenos investidores de longo prazo, não tem dados suficientes. No entanto a minha opinião pessoal é que a PTI continua a ser um investimento com futuro, prevendo-se uma rentabilidade por acção muito superior aos tradicionais depositos a prazo. Deste modo quem quer PTI por um médio\longo prazo, estará provavelmente investido com confiança. No curto prazo a tendencia está claramente definida e as quedas poderão manter-se.
A acção tem reagido ao RSI, que neste momento ainda não deu sinal de entrada. A LTD continua intacta, e a cotação está claramente abaixo da Media Movel de 50 e de 200 dias.
Adivinhar o fundo, só com uma bola de cristal, mas o conselho do Ulisses está cada vez mais actual. Eu pessoalmente, se vendesse iria provavelmente comprar outro ou o mesmo titulo dentro de pouco tempo. Estou 40% investido em acções que considero terem fortes fundamentais, e possivelmente viciado no mercado, de modo que não planeio mudar de estratégia. Dentro das minhas limitadas possibilidades, é o que se me oferece dizer acerca da Portucel neste momento.
Aproveito para referir ainda que de facto há comentários no forum que só me lembram conversas entre crianças, e que, falando de bolsa, nada estão a acrescentar.[/quote]
Parabens pela analise concordo com o que disseste 100%
Um abraço,
Ulisses[/quote]
Gosto de olhar para o passado, já que para o futuro não consigo, e tentar aprender algo. Assim fui reler este topico da Portucel e da PTI a 3,40, e entre muitas coisas interessantes vi esta resposta do Ulisses a uma pergunta do xallamec acerca de um gráfico que este ultimo postou e que passo a reproduzir, simplesmente mais actual pois até o programa usado foi o mesmo.
Acrescentei a linha horizontal [color=red](vermelha)[/color] no que julgo ser, e outros muito mais aptos do que eu nesta matéria poderão rebater, o unico suporte técnico da acção neste momento. Mais de €0,5 abaixo da cotação actual. A conjuntura mundial é aparentemente desfavorável, mas o valor intrinseco da acção em Setembro de 2005 nada tem a ver com o valor dela actualmente, pelo que eu sinceramente não acredito que haja interesse em vender acções a esse preço. Simplesmente o mercado não é racional, e está a antever uma recessão muito possivel, mas que tambem pode não chegar a acontecer. Volto a salientar o que o Artista já referiu várias vezes, neste momento os traders não terão interesse no titulo, por razões diversas, e os pequenos investidores de longo prazo, não tem dados suficientes. No entanto a minha opinião pessoal é que a PTI continua a ser um investimento com futuro, prevendo-se uma rentabilidade por acção muito superior aos tradicionais depositos a prazo. Deste modo quem quer PTI por um médio\longo prazo, estará provavelmente investido com confiança. No curto prazo a tendencia está claramente definida e as quedas poderão manter-se.
A acção tem reagido ao RSI, que neste momento ainda não deu sinal de entrada. A LTD continua intacta, e a cotação está claramente abaixo da Media Movel de 50 e de 200 dias.
Adivinhar o fundo, só com uma bola de cristal, mas o conselho do Ulisses está cada vez mais actual. Eu pessoalmente, se vendesse iria provavelmente comprar outro ou o mesmo titulo dentro de pouco tempo. Estou 40% investido em acções que considero terem fortes fundamentais, e possivelmente viciado no mercado, de modo que não planeio mudar de estratégia. Dentro das minhas limitadas possibilidades, é o que se me oferece dizer acerca da Portucel neste momento.
Aproveito para referir ainda que de facto há comentários no forum que só me lembram conversas entre crianças, e que, falando de bolsa, nada estão a acrescentar.[/quote]
Parabens pela analise concordo com o que disseste 100%
- Registado: 31/8/2007 20:30
Ulisses Pereira Escreveu:Xallamec, enquanto aquela LT descendente de curto prazo não for quebrada, qualquer entrada na acção terá uma relação rentabilidade/risco desfavorável.
Um abraço,
Ulisses
Acrescentei a linha horizontal (vermelha) no que julgo ser, e outros muito mais aptos do que eu nesta matéria poderão rebater, o unico suporte técnico da acção neste momento. Mais de €0,5 abaixo da cotação actual. A conjuntura mundial é aparentemente desfavorável, mas o valor intrinseco da acção em Setembro de 2005 nada tem a ver com o valor dela actualmente, pelo que eu sinceramente não acredito que haja interesse em vender acções a esse preço. Simplesmente o mercado não é racional, e está a antever uma recessão muito possivel, mas que tambem pode não chegar a acontecer. Volto a salientar o que o Artista já referiu várias vezes, neste momento os traders não terão interesse no titulo, por razões diversas, e os pequenos investidores de longo prazo, não tem dados suficientes. No entanto a minha opinião pessoal é que a PTI continua a ser um investimento com futuro, prevendo-se uma rentabilidade por acção muito superior aos tradicionais depositos a prazo. Deste modo quem quer PTI por um médio\longo prazo, estará provavelmente investido com confiança. No curto prazo a tendencia está claramente definida e as quedas poderão manter-se.
Aproveito para referir ainda que de facto há comentários no forum que só me lembram conversas entre crianças, e que, falando de bolsa, nada estão a acrescentar.
- Anexos
-
- portucel-15-01-08.bmp (1.5 MiB) Visualizado 6001 vezes
Quem investe a longo prazo deve estar contente com estas quedas, o momento porque tanto aguardavam:)
No entanto lembro que investir a longo prazo pressupõe muitas coisas... conhecer bem a empresa, saber analisá-la correctamente e comprar barato, pelo menos estas 3!!!
Bons negócios
No entanto lembro que investir a longo prazo pressupõe muitas coisas... conhecer bem a empresa, saber analisá-la correctamente e comprar barato, pelo menos estas 3!!!
Bons negócios
Quem está ligado: