Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTM

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Viana

por JAS » 7/5/2003 12:31

Esqueceste-te das figuras mas não me fazem falta.

Eu só não percebo a tua entrada curta pelas seguintes razões:

- A tendência priamária da PTM é, sem dúvida alguma, ascendente.

- A subida abrupta da PTM fazia prever uma correcção e esta deu-se.

- A amplitude da correcção foi também grande demais e rápida demais (11% numa única sessão).

Perante estes factos a mim pareceu-me normal que hoje se registasse "uma correcção da correcção" e isso significava subida.

Portanto abrir hoje curtos quando ainda não se tinha registado a previsível subida pareceu-me inoportuno no tempo independentemente do preço.
A médio prazo é muito natural que ganhes mas eu já estarei fora...

Já vendi 1/3 com 0,63 de lucro líquido por acção pelo que o trade já será sempre positivo.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Alias

por Viana » 7/5/2003 10:17

Quantos mais comprarem agora, melhor, mais vao ter de vender depois.

Charles Henry Dow e a sua teoria

O tão conhecido e actual indice de referencia Dow Jones pode nos transportar ao inicio da Analise Tecnica, quando em 1900 o homem que lhe deu origem, Charles Henry Dow elaborou os primeiros trabalhos estatisticos acerca da existencia de ciclos no mercado de capitais.

Em 1879 Charles Dow entra para a impresa noticiosa Kiernan News Agency, uma agencia que escrevia direccionada para bancos, casas de corretagem e research, altura em que conheceu Edward D. Jones que também acaba de ser admitido naquela agencia.

Três anos mais tarde, em 1882, Charles Dow e Edward Jones criam a firma Dow Jones & Company, na 15 Wall Street. Distribuiam uma News Letter diaria de duas paginas sobre o mercado de capitais intitulado Customer’s Afternon Letter por toda a Wall Street.

Em 1889, Dow era o editor da primeira edição do Wall Street Journal impulsionado pela antiga News Letter acima referida. Publicava na altura varios artigos sobre o mercado de capitais seguidos com atenção por toda a comunidade financeira e a partir dos quais desenvolveu a Dow Theory.

Em 1897, Charles Dow, com 46 anos, co-fundador da Dow Jones & Company, Inc. criou os hoje conhecidos Dow Jones Industrial Average e Dow Jones Transportation Average. Originalmente, na Dow Theory, a tendencia destes indices, constituidos por um determinado numero de acções de referencia, serviam como barometro para o resto do mercado. A Dow Theory foi a mãe da Analise Tecnica como resultado de enumeras experiencias e observações das cotações historicas. Se incialmente a intenção não era prever os preços das acções, rapidamente, num trabalho subsequente a teoria foi aproveitada para esse fim, resultando no que conhecemos hoje da Analise Tecnica.

Charles Dow foi o primeiro a comparar as variações das cotações com as vagas do mar. Desta metáfora podemos retirar que existem duas tendencias a da “maré” ascendente e descendente. Há depois vagas que podem confirmar ou corrigir a tendencia. Para Dow existem três movimentos simultaneos: As tendencias de longo prazo, ascendente ou descendente em periodos de um a varios anos; Correcções á tendencia de longo prazo em periodos de semanas ou meses; Oscilações diarias, nomeadas assim a tendencia primaria primaria (as duas linhas mais cumpridas do gráfico da figura 1), secundaria (as varias linhas mais curtas do grafico da figura 1) e menor (desprezivel), respectivamente. O mercado fica assim comprometido com três tendencias. Na tendencia primaria o mercado pode estar ou Bullish ou Bearish, se o mercado fizer sucessivamente minimos e maximos maiores estara num processo ascendente a tendencia primaria é Bullish, se inversamente fizer maximos e minimos menores esta numa tendencia descendente, Bearish.

A mudança da tendencia só se valida depois de varios movimentos os niveis da cotação não ultrapassarem os alcançados anteriormente, defenindo assim um nivel de resistencia para a tendencia ascendente ou suporte para tendencia descendente.
A tendencia secundaria é uma correcção á tendencia, é o momento em que o vendedor ou comprador alivia permitindo uma saudavel correcção ao mercado (é usual ouvir-se dizer hoje em dia, com ou sem razão, que a tendencia secundaria é o chamamento de investidores ao mercado - na venda ou na compra consuante a tendencia, para permitir a “tendencia” vender ou comprar a preços melhores ou então permitir que os investidores que não tiveram oportunidade de entrar ou sair o consigam fazer agora a preços mais apeteciveis), normalmente pode durar entre três semanas a três meses e corrige normalmente de 1/3 a 2/3 do movimento anterior na tendencia primaria.
A tendencia menor ou diaria é feita pelas pequenas oscilações diarias e normalmente não ultrapassa o periodo de uma semana, usualmente situa-se dentro da tendencia secundaria e é o resultado de pequenos desencontros da oferta e da procura dentro da tendencia, por vezes é sujeita a alguma manipulação ou contrario das tendencias primarias ou secundarias onde a força, o periodo, o volume envolvidas durante esse periodo não permite tais actos.

A tendencia de longo prazo, tendencia primaria, é dividida em três momentos: Quando ocorre uma mudança da tendencia primaria estamos perante um movimento de acumulação caso aconteça depois de uma tendencia descendente (Bearish) ou um movimento de distribuição caso aconteça depois de uma tendencia ascendente (Bullish), no intervalo temos a entrada da massa. Num primeiro momento, representado na figura 1 como a caixa A, os investidores especialmente bem informados em antecipação ao movimento de longo prazo acumulam não deixando que a cotação atinja novos minimos com um provavel pequeno aumento de preço, no segundo momento, representado agora pela caixa B, os compradores melhores informados, face a não confirmação de novos minimos e por isso uma inversão de tendencia, entram no mercado comprando acções e elevando bastante o seu preço, num terceiro momento, com as acções a permitirem um excelente ganho, a massa desperta, o publico sente-se confortavel para entrar no mercado que esta a subir, convencidos que o só o ceu é o limite compram desenfriadamente e com elevados aumentos de volume os acumuladores distribuem abastecendo a massa. Só no fim desta tendencia é que o publico descobre que pagou caro e tenta liquidar rapidamente a sua posição entrando em panico e fazendo mercado cair.
Viana

E so preciso ter calma

por Viana » 7/5/2003 10:12

O meu objectivo ontem eram os 14.20, estive la com a ordem, nao executei, hoje destribui a ordem entre os 14.36 e os 14.43, fechei a espera de um rebound, bastsava alguém dar uma puxada e logo entravam os esperançosos, assim aconteceu. Agora náo deixo a oportunidade de poder shortar a 15.20, 15.30 e 15.35 como o fiz. Já abri curtos. Agora é so reforcar na queda.
Viana

curtos na PTM?

por JAS » 7/5/2003 10:08

Viana, tem mas é cuidado...

JAS

FEchei o curto na casa dos 14,40

por Viana » 7/5/2003 10:00

e agora estou abrir o que tenho notado é que é a multidao que esta na compra, saltam de todos os lados, Carregosa, Fincor, BPI, NCO, BCP, Probolsa, enfim, estao la todos.
CA estou eu nos curtos outra vez.
Viana

Euforia

por JAS » 7/5/2003 9:59

Anonymous Escreveu: Contudo no caso específico da PTM, esta sobe como um foguete(em 4 dias) de 12.75 a 16.70 e quem ficou a olhar para ela nessa subida compra a 15.00 ou similar, é ou não próprio de euforia? A mim parece-me que sim, mas cada um sabe de si.

Tens toda a razão pois eu também acho que o mercado está eufórico e fará uma correcção a curto prazo.

Mas enquanto não faz eu procuro aproveitar.

E no caso da PTM o meu raciocínio foi simples. Sempre que há uma queda desta ordem no dia seguinte há uma correcção parcial.
Foi nisso que apostei e como já está a 15,15 para já tenho razão...

JAS

por Visitante » 7/5/2003 9:32

Bom Dia

Não digo que não estejam certos,mas cuidado com as euforias...

Isto pode mudar dum momento para o outro; o que é que o FED disse ontem? Certamente está mais consciente da realidade do que estão outros a procurar transmitir.

Bom...mas isto é a minha opinião que óbviamente pode estar errada. Contudo no caso específico da PTM, esta sobe como um foguete(em 4 dias) de 12.75 a 16.70 e quem ficou a olhar para ela nessa subida compra a 15.00 ou similar, é ou não próprio de euforia? A mim parece-me que sim, mas cada um sabe de si.

Não interprete mal a minha opinião.

Um abraço
Visitante

Re: Ptm

por JAS » 7/5/2003 9:16

sol Escreveu:com reforço de reentrada logo as oito a 13,75 (...) porque não podia ficar pregado ao PC para hoje outou para ver a veu ver o sentido dos mercados ainda não está defenido...

eheheheh, vê-se bem que ainda estavas meio a dormir a essa hora. Deve ter sido 14,75.

Eu achei que não devia accionar o stop-loss e comprei mais a 14,63 e ainda me venderam mais umas a 14,38. Passei a ter preço médio de aproximadamente 14,70 mas ainda não fiz as contas.

JAS

Ptm

por sol » 7/5/2003 9:03

Há dias assim caro amigo. Pessoalmente vendi a 16,25 e reentrei ontem muito lentamente a 14,62
com reforço de reentrada logo as oito a 13,75 preparado para cenários complicados porque não podia ficar pregado ao PC para hoje outou para ver a veu ver o sentido dos mercados ainda não está defenido...

Registado: 17/12/2002 10:41

PTM

por JAS » 7/5/2003 1:09

Há dias que me correm bem e hoje foi um deles.

Finalmente comecei a ganhar no BCP (mas tive que ter uma paciência de santo...).

As minhas entradas de ontem na PTC e na JMT não estão a correr mal.

Mas o que me interessa discutir é a entrada na PTM que correu mal.

A PTM sempre foi uma acção a que eu dei muita atenção desde os tempos em que havia o abecedário todo e ainda a outra "ponto com"...

E deu-lhe para subir exactamente no momento em que eu andava atafulhado com direitos e acções do BCP.
Fiquei a vê-la passar e a subir, a subir, a subir.

Pois bem hoje achei que 9 ou 10% a menos era um bom momento para entrar e... pumba comprei a 15,05.

A seguir veio aquele sell-off e as minhas só não marcharam todas porque me enganei a dar uma ordem stop. Se caísse a 14,51 vendia a 14,50. Enganei-me e meti venda a 16,50 . E é claro, não vendi. Há dias de sorte...

Depois fiz o raciocínio simples. A seguir a uma queda destas devemos ter um inevitável rebound, não é?

Sendo assim achei que o melhor seria comprar mais algumas e foram a 14,93 e a 14,88.
Continuou a cair. Comprei ainda mais um lote a 14,40.
No final do dia tinha um preço médio de 14,79.

E a PTM fechou a 14,69 o que não me parece grave.

Aposto num rebound violento amanhã mas estou preparado para usar um stop a 14,35 se tal ocorrer após a abertura (ligeiramente abaixo do mínimo de hoje). Se a queda se der na abertura vou perder mais pois vou arriscar ficar com elas.

JAS

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: junas, Pmart 1, Shimazaki_2 e 130 visitantes