Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 16/1/2008 11:39

Resina Escreveu:Eu vendi as minhas ontem, já estava a prever uma queda destas... Acho que nem os Russos salvam isto... Só mesmo um Tupi ou Petroleo em Portugal.

Eu ontem ainda pensei em vender no fecho mas já muitas vezes deixei de apanhar movimentos de alta fortes por não respeitar o que estabeleci, ou seja, presumi logo que o meu stop ia ser atingido (parecia óbvio que isso iria acontecer), vendi antes e enganei-me...

Enfim a Galp é o título que mais contribuiu para os ganhos da minha carteira e até há uma situação engraçada... se tivesse mantido os títulos que tinha a médio prazo, era provavel que vendesse hoje também, comprei na Privatização e vendia hoje com uma boa mais-valia e estava todo contente!!! o que fiz foi comprar e vender essa posição, e no geral acabei por ganhar um pouco mais porque as mais-valias que consegui antes do Natal são superiores ás menos valias de 2008.. no entanto dois trades perdedores seguidos não são propriamente o que queremos na bolsa, embora saibamos que faz parte deste "jogo"!

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Resina » 16/1/2008 11:07

artista Escreveu:Resina, então não são "mais umas quantas"...

Bom entretanto vendi a posição que tinha na Galp, acabou de perder o estatudo de "especial" :)

Bons negócios para todos

artista Escreveu:Ena, isto hoje é a sério!!!! Estou eu aqui vendo não vendo, estas quedas não convencem muito, o volume é bastante baixo e estou tentado a esperar pelo fecho...

Se usasse stops automáticos já tinham ido assim tenho mais uma opção para tomar :wink:

Bons negócios para todos

Eu vendi as minhas ontem, já estava a prever uma queda destas... Acho que nem os Russos salvam isto... Só mesmo um Tupi ou Petroleo em Portugal.
artista Escreveu:A notícia já era conhecida e a forma como o disseste parecia que eram "mais" e não as mesmas que já tinham sido noticiadas :wink:

Sim já era, mas alguem no passado dizia que o Bpi tinha feito uma compra a valores proximos dos 19, e apenas estava a dizer que tinham feito uma venda, estava a reportar ao facto de terem feito essa aquisição altissima.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por artista_ » 16/1/2008 11:03

Resina Escreveu:

Artista não percebi essa... :? :?

A notícia já era conhecida e a forma como o disseste parecia que eram "mais" e não as mesmas que já tinham sido noticiadas :wink:

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Resina » 16/1/2008 10:50

Artista não percebi essa... :? :?

por artista_ » 16/1/2008 10:46

Resina, então não são "mais umas quantas"...

Bom entretanto vendi a posição que tinha na Galp, acabou de perder o estatudo de "especial" :)

Bons negócios para todos

por Resina » 16/1/2008 10:36

artista Escreveu:
Resina Escreveu:Ps: O Bpi alienou mais umas quantas...

Isso é uma suposição tua, ou está escrito em algum lado? se alienou não foram muitas porque o volume hoje é fraco...

Um abraço

BPI reduz posição na Galp para 4,713%
A Galp Energia anunciou em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que o BPI reduziu a sua participação no capital social e direitos de voto da empresa para 4,713%, face aos anteriores 5,011%.
Raquel Godinho
rgodinho@mediafin.pt

A Galp Energia anunciou em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que o BPI reduziu a sua participação no capital social e direitos de voto da empresa para 4,713%, face aos anteriores 5,011%.

"Em resultado das operações em bolsa realizadas no passado dia 9 de Janeiro pelo Banco BPI e outras sociedades por si dominadas a participação qualificada na Galp Energia, imputável ao Banco BPI, calculada em termos de direitos de voto e de acordo com o artigo 20º do Código dos Valores Mobiliários, que até à data das referidas operações era de 5,011%, passou, após a realização das mesmas, para 4,927% do capital e dos direitos de voto", refere o comunicado.

"No dia 14 de Janeiro, em resultado de operações ocorridas entre o dia 9 e o dia 11 de Janeiro a referida participação imputável ao Banco BPI, calculada em termos de direitos de voto e de acordo com o artigo 20º do Código dos Valores Mobiliários, é de 4,713% do capital e dos direitos de voto", acrescenta o comunicado.

As acções da Galp Energia [Cot] encerram a descer 4,25% para os 15,09 euros.

Já não é de hoje, mas lembrei-me por acaso da noticia...

por Resina » 16/1/2008 10:34

artista Escreveu:

Isso é uma suposição tua, ou está escrito em algum lado? se alienou não foram muitas porque o volume hoje é fraco...

Um abraço

Vou ver se encontro a noticia...
Abraço

por artista_ » 16/1/2008 10:29

Um abraço

por Resina » 16/1/2008 10:24

Tal como disse ontem, a venda em nada significa. Porque alguem vai querer ficar com a posição deles... E comprar 4% no mercado é muito dificil, muito mais facil adquirir directamente...
Deixemos o titulo assentar e corrigir o que tiver, e logo uma entrada se torna mais segura...
Não nos esqueçamos que nas quedas é a altura optima para eles comprarem/reforçarem sem darem nas vistas.
Abraço
Ps: O Bpi alienou mais umas quantas...

por artista_ » 16/1/2008 10:14

Ena, isto hoje é a sério!!!! Estou eu aqui vendo não vendo, estas quedas não convencem muito, o volume é bastante baixo e estou tentado a esperar pelo fecho...

Se usasse stops automáticos já tinham ido assim tenho mais uma opção para tomar :wink:

Bons negócios para todos

por MiguelRato » 16/1/2008 9:13

Energia 2008-01-16 00:05
Saída de espanhóis abre porta da Galp a russos
A Gazprom lidera a lista de potenciais candidatos à compra da participação de 4% da Iberdrola na Galp. A eléctrica espanhola vende para financiar a expansão.

Ana Maria Gonçalves

A Gazprom está no topo da lista dos potenciais candidatos à compra da participação de 4% da Iberdrola na Galp.

Américo Amorim, accionista de referência da petrolífera nacional, mantém há largos meses conversações com o grupo energético russo. O objectivo é assegurar a entrada no capital da Amorim Energia a troco de uma parceria que permitisse o acesso ao gás e ao petróleo russo.

Negócio que fontes do mercado defendem que tem estado a ser travado pelos angolanos da Sonagol, o outro accionista da Amorim Energia que se veria obrigado a reduzir a sua participação na empresa controlada pelo empresário nortenho para acomodar a Gazprom.

A verdade é que Américo Amorim prometeu fechar a operação com os russos até ao final de 2007 e tal não aconteceu. O próprio presidente da Sonangol, Manuel Vicente, em entrevista ao Diário Económico de 30 de Novembro, validou essa informação, sublinhando que haveria, mais brevemente que o previsto, novidades sobre esta matéria.

Perante o cenário de saída da Iberdrola, abre-se uma janela de oportunidade para a Gazprom. Mas, ao contrário do que tem sido desenhado, a entrada no capital da Galp seria agora por via directa.

Com o controlo do capital da Galp trancado por um acordo parassocial, celebrado entre a Amorim Energia, os italianos da ENI e o Estado português – os três têm cerca de 75% - fica pouco espaço para qualquer candidato do sector energético mais arrojado que queira avançar à revelia dos actuais donos da petrolífera. Até porque o ‘free-float’, ou seja o capital disperso em bolsa, não vai alem dos 16%, o que inviabiliza qualquer Oferta Pública de Aquisição hostil.

Restam então os investidores financeiros, como o Banco Português de Investimento que detém actualmente 5% da Galp.

A forte valorização das acções desde a sua entrada no mercado de capitais, reforçada com o recente anúncio da descoberta de petróleo no Brasil, a par de uma generosa política de dividendos, faz com que haja instituições que veriam com bons olhos uma entrada no capital da Galp. Esta é, pelo menos, a opinião de alguns analistas contactados pelo Diário Económico.

Já relativamente à EDP, a situação é mais complexa. São 9,5% do capital que estão nas mãos da Iberdrola, mas que dificilmente podem ser vendidos em bloco a terceiros, a não ser que seja feito em concertação com o Estado português que ainda detém cerca de 20% da eléctrica nacional.

A estratégia da actual gestão, liderada por António Mexia, assenta numa política de parcerias pontuais, negócio a negócio e no reforço do núcleo duro de accionistas da eléctrica para evitar ataques indesejáveis.

Exemplo disso é o acordo celebrado com a argelina Sonatrach que detém um pouco mais de 2%, embora tenha luz verde para ir até aos 5%. Um valor, aliás, a partir do qual os estatutos estão blindados, o que significa que os accionistas não podem exercer os seus direitos de voto além deste valor. Outra alternativa da Iberdrola passa por despejar gradualmente no mercado os 9,5%.

Caso contrário, pode optar por colocar tranches junto de investidores financeiros. Mas são pouco os analistas que acreditam que a Iberdrola venderá a EDP. É o caso da ESR. O argumento é simples: a mais-valia que esta lhe concederá num eventual movimento de consolidação ibérica, além de poder servir como medida de pressão junto do Governo, numa altura em que pretende crescer no mercado português.

Como financiar a ambição?
A Iberdrola tem na EDP e na Galp uma almofada financeira que lhe permite apoiar o seu ambicioso plano de crescimento. Detentora de 9,5% da eléctrica nacional, posição que lhe confere o estatuto de maior accionista privado, e com 4% da Galp, o principal grupo energético espanhol viu a cotação das acções das duas empresas lusas disparem ao longo do último ano. Estas participações poderiam render à Iberdrola mais de dois mil milhões de euros, valor que seria importante para suportar o ambicioso plano estratégico para o período de 2008-2010 que prevê investimentos de 24.200 milhões de euros. A compra da norte americana Energy East é uma das principais apostas. O regulador do Estado de Nova iorque deverá obrigar a Iberdrola a vender os activos nos EUA para adquirir a eléctrica norte-americana.

Evolução das acções

Galp reage em queda
As acções da Galp fecharam ontem a cair 4,25% para os 15,09 euros, na dia em que se soube que a Iberdrola poderá vender a posição que detém na petrolífera para financiar o plano de crescim

Registado: 22/12/2007 22:55

por MACACOS » 16/1/2008 1:16

tio patinhas achas que a galp ainda seja aos 19 este ano, estou preocupado pois ja perdi muito dinheiro.já não sei o que fazer.agradecia um concelho de um pessoa expriente.
obrigado

Registado: 29/11/2007 10:02

por tiopatinhas » 16/1/2008 1:12

Pois é... não é nada fácil enfrentar o Sr mercado :lol: Poderemos ter várias ferramentas para analisarmos as suas fúrias, os ventos a favor etc...mas a disciplina é imprescindível :!:
Nestes tempos apesar de ter cometido imensos erros, de ainda nada entender disto, confirmo que têm sido tempos de uma aprendizagem fabulosa :!:
Uma das coisas que tento seguir é disciplina,melhorar todos os dias um pouco mais...
Agora, a Galp pode vir corrigir mais. O fecho indicia que a correcção está para continuar. Por outro lado, o tipo de gap que formou servem frequentemente de suporte nas correções e nem sempre são para fechar no imediato :roll: Vamos aguardar calmamente pois as subidas foram estrondosas. Agora quem comprou nos 19,40... deve estar a arder bem :roll: Lá está a tal disciplina...atenção e dedicação à nobre arte :wink:
Estou convencido que aos poucos lá iremos :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 17/3/2005 14:58

por assunoadr » 16/1/2008 0:50

artista Escreveu:
Enslaved Escreveu:Artista não há meio de acertares com o meu nick :lol: :lol: :lol:. Abraços.

Enslaved, assim é que é... epa quem te manda ter um nick tão difícil?! :)

Enslaved Escreveu:P.S. A minha AT de ontem infelizmente mantem-se válida :mrgreen:.

Em relação à AT, lá vou eu mais uma vez esclarecer isto que me parece simples mas que poucos ainda perceberam...

Aqueles que vêm a AT como a solução mágica para ter sucesso em bolsa, que pensam que é no dia em que perceberem muito de AT que vão conseguir ganhar em bolsa, estão iludidos, as diferenças entre as AT's da grande maioria dos aqui escrevem são mínimas, ou nenhumas, e até podemos usar todos as do Ulisses...

Então onde está a diferença entre os investidores?

A AT dá-nos informações simples e mais ou menos precisas, mas são apenas dados porque aquilo que faz a grande diferença está nas opções que cada um toma em função desses, e de outros, dados que vão influenciando essas mesmas decisões... ou seja a grande diferença está na estratégia de cada um!!!

Essa estratégia deverá ser o mais racional e objectiva possível e deve ser seguida com disciplina... mas, como é óbvio, somos todos diferentes e não somos máquinas, por isso acabamos por ser influenciados, pelos mais diversos factores, dependendo da personalidade de cada um a capacidade de ser disciplinado e objectivo!

É evidente que a estratégia de cada um deve estar sujeita a ajustes, que vão sendo feitos com as experiências que vamos tendo, mas há aspectos que são básicos e que devem funcionar como os pilares inamovíveis de uma estrutura, o fio condutor da estratégia no qual não se pode mexer...

Concluíndo com o exemplo da Galp, a informação da AT é a mesma, a tendência do título é de alta a médio longo prazo (está agora a ser posta em causa), a de curto prazo é de baixa e a de curtissimo prazo lateral na zona do forte suporte a 15.40... com esta mesma informação e com outros dados que influenciam de forma diferente cada um, podem estabelecer-se infinitas estratégias e são estas que, no final, fazem a diferença!!!

Mas a maior diferença não está num trade ganhador ou perdedor, está no que falei anteriormente, nos pilares da estratégia e na capacidade de ser disciplinado, a longo prazo são eles que fazem a grande diferença e são esses que não podemos nunca esquecer...

Um abraço e bons negócios

PS: É claro que há quem use AT's muito diferentes (como o Bullpower que usa as ondas de Elliot) mas na generalidade todos aqui usam dados idênticos... agem é de formas muito diferentes perante os mesmos!!!

Excelente comentário Artista...a parte mais difícil é precisamente ter disciplina. Podem-se fazer boas AT´s, mas de nada valem se não se for suficientemente disciplinado para de agir em função dos seus outputs.

Cps

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por assunoadr » 16/1/2008 0:42

MiguelRato Escreveu:
assunoadr Escreveu:Parece-me que amanhã vai ser um dia decisivo para a Galp e para os mercados em geral.

cps,

AA

PORQUE È QUE DIZES IISSOO?????

A Galp fechou abaixo dos 50% de fibo e da MME de 50 dias pelo que, se amanhã não recuperar, considero o breakout confirmado. Mas acredito que isso só deverá suceder num cenário de queda dos principais índices mundiais.

Por exemplo, se o SPX descer abaixo dos 1370 e por lá se mantiver, poderá ser bastante mau para quem tiver posições longas. Mas se os 1370 funcionarem bem como suporte, então poderemos vir a assistir a recuperações interessantes, nomeadamente no PSI.

cps,

AA

por artista_ » 16/1/2008 0:41

Enslaved Escreveu:Artista não há meio de acertares com o meu nick :lol: :lol: :lol:. Abraços.

Enslaved, assim é que é... epa quem te manda ter um nick tão difícil?! :)

Enslaved Escreveu:P.S. A minha AT de ontem infelizmente mantem-se válida :mrgreen:.

Em relação à AT, lá vou eu mais uma vez esclarecer isto que me parece simples mas que poucos ainda perceberam...

Aqueles que vêm a AT como a solução mágica para ter sucesso em bolsa, que pensam que é no dia em que perceberem muito de AT que vão conseguir ganhar em bolsa, estão iludidos, as diferenças entre as AT's da grande maioria dos aqui escrevem são mínimas, ou nenhumas, e até podemos usar todos as do Ulisses...

Então onde está a diferença entre os investidores?

A AT dá-nos informações simples e mais ou menos precisas, mas são apenas dados porque aquilo que faz a grande diferença está nas opções que cada um toma em função desses, e de outros, dados que vão influenciando essas mesmas decisões... ou seja a grande diferença está na estratégia de cada um!!!

Essa estratégia deverá ser o mais racional e objectiva possível e deve ser seguida com disciplina... mas, como é óbvio, somos todos diferentes e não somos máquinas, por isso acabamos por ser influenciados, pelos mais diversos factores, dependendo da personalidade de cada um a capacidade de ser disciplinado e objectivo!

É evidente que a estratégia de cada um deve estar sujeita a ajustes, que vão sendo feitos com as experiências que vamos tendo, mas há aspectos que são básicos e que devem funcionar como os pilares inamovíveis de uma estrutura, o fio condutor da estratégia no qual não se pode mexer...

Concluíndo com o exemplo da Galp, a informação da AT é a mesma, a tendência do título é de alta a médio longo prazo (está agora a ser posta em causa), a de curto prazo é de baixa e a de curtissimo prazo lateral na zona do forte suporte a 15.40... com esta mesma informação e com outros dados que influenciam de forma diferente cada um, podem estabelecer-se infinitas estratégias e são estas que, no final, fazem a diferença!!!

Mas a maior diferença não está num trade ganhador ou perdedor, está no que falei anteriormente, nos pilares da estratégia e na capacidade de ser disciplinado, a longo prazo são eles que fazem a grande diferença e são esses que não podemos nunca esquecer...

PS: É claro que há quem use AT's muito diferentes (como o Bullpower que usa as ondas de Elliot) mas na generalidade todos aqui usam dados idênticos... agem é de formas muito diferentes perante os mesmos!!!

por lutav » 15/1/2008 22:58

cotacao (neste caso galp), fechou a caminho dos minimos das ultimas sessoes...

pode ser por isso... :roll:

Registado: 22/9/2006 22:36

por MiguelRato » 15/1/2008 22:57

assunoadr Escreveu:Parece-me que amanhã vai ser um dia decisivo para a Galp e para os mercados em geral.

cps,

AA

PORQUE È QUE DIZES IISSOO?????

Registado: 22/12/2007 22:55

por assunoadr » 15/1/2008 22:53

Parece-me que amanhã vai ser um dia decisivo para a Galp e para os mercados em geral.

cps,

AA

por Paionense » 15/1/2008 22:35

Para não pensarem que são so os pequenos que perdem dinheiro na bolsa.

Bem como comentei ontem ia tentar fazer uma daytrade mas não deu.

A oferta de compra estava nos 15.10 que so foi activada lá para o final.

Sendo assim, longo a 15.10. Pq? Porque era o local onde a minha fan batia e tinha a EMA50 a 15.04, como achei que não chegava lá pus mais um pozinhos :)

Ver se amanha as despanho ou não... :D

O Stop, está proximo dos 14.79 pois foi o minimo deste swing

Registado: 28/6/2007 16:26

por Enslaved » 15/1/2008 22:33

Artista não há meio de acertares com o meu nick :lol: :lol: :lol:. Abraços.

P.S. A minha AT de ontem infelizmente mantem-se válida :mrgreen:.

Registado: 28/2/2007 18:24

por Evv » 15/1/2008 22:29

Compraram no final do ano aquele grande lote a 19 euros que aliás aqui já foi comentado , para irem vendendo agora a preços inferiores. Isto é que é estratégia de investimento!

Registado: 28/10/2007 7:43

por dvck » 15/1/2008 20:38

Nyk Escreveu:BPI reduz posição na Galp para 4,713%

--------------------------------------------------------------------------------

Raquel Godinho
rgodinho@mediafin.pt

"Em resultado das operações em bolsa realizadas no passado dia 9 de Janeiro pelo Banco BPI e outras sociedades por si dominadas a participação qualificada na Galp Energia, imputável ao Banco BPI, calculada em termos de direitos de voto e de acordo com o artigo 20º do Código dos Valores Mobiliários, que até à data das referidas operações era de 5,011%, passou, após a realização das mesmas, para 4,927% do capital e dos direitos de voto", refere o comunicado.

"No dia 14 de Janeiro, em resultado de operações ocorridas entre o dia 9 e o dia 11 de Janeiro a referida participação imputável ao Banco BPI, calculada em termos de direitos de voto e de acordo com o artigo 20º do Código dos Valores Mobiliários, é de 4,713% do capital e dos direitos de voto", acrescenta o comunicado.

Esta venda já explica algumas das quedas :wink:

Registado: 16/11/2007 18:38

por Nyk » 15/1/2008 20:33

BPI reduz posição na Galp para 4,713%

--------------------------------------------------------------------------------

Raquel Godinho
rgodinho@mediafin.pt

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por artista_ » 15/1/2008 19:59

Olá Eslaved, o caso da Galp não é especial porque tem subido mas sim porque tinha feito compras e vendas acima destes valores e se tivesse mantido a posição a médio longo prazo acabaria por vender agora com resultados piores, mas se esquecesse este estatuto "especial" provavelmente não teria olhado tanto para ela ultimamente... enfim acho que lhe devia isto pelo bem que fez à minha carteira :)

Ainda assim, mesmo que venha a usar o stop e a perder mais um pouco a Galp deu um contributo enorme à valorização da minha carteira, mas se confirmar a quebra do suporte tenho que lhe dizer adeus... faz-me lembrar aquele anúncio das pilhas (que por acaso acho de mau gosto, mas fica, e a idéia deve ter sido essa!)

Enfim, convém é manter o controle da situação, cumprir a estratégia e não nos deixar-mos enganar pelas emoções... são malandras mas já há batante tempo que lhes dei a volta :)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, rg7803 e 67 visitantes