Portucel - Tópico Geral
Tristeza...
Tristeza de morrer no meu "papel", esperemos que não parta os 2 €...
... senão Deus nos acuda!!!
... senão Deus nos acuda!!!
- Registado: 10/11/2006 16:05
minos Escreveu:Tinha-as a 2,85Sai somente nos 2,17. Fui indisciplinado, irresponsável, imaturo e acima de tudo ganancioso! Perdi o combate. Colei uma nota bem grande no monitor com esse valor para não me esquecer. Enfim, a única coisa que posso dizer é que não vale a pena contrariar a tendência, e foi isso que fiz durante 150 dias, para nada!
![]()
Fica o testemunho,
cumprimentos
Minos
Também eu estou (e continuo a estar) na Portucel a 2,85. Quando subiu, ultrapassando a barreira dos 3 Euros, estava com ideias de vender a 3,20. Contudo, a PTI estava (e continua a estar) com BONS fundamentais e decidi transformar o investimento a longo prazo (3-4 anos). Fiz ainda um reforço nos 2,45 e por aqui ando actualmente. Agora é só esperar que voltemos a quebrar os 3 Euros.
- Registado: 15/1/2008 14:00
minos Escreveu:Jonhy Bigodes Escreveu:Agora falando a sério, esta zona dos 2.40€ servirá como uma possivel plataforma para um aliviar dos quase 20% de queda em pouco mais do que 1 mês. Mas no medio prazo os 2.00€ serão para mim o objectivo, mas quando lá chegarmos eu virei analisar e dizer qual será o próximo rumo da Portucel. icon_wink.gif icon_wink.gif , na minha opnião, claro.
Lembram-se disto![]()
Na bolsa não há futurologia, mas recordam-se da certeza com que o Jonhy defendia esta visão...
![]()
Desisti da PTI, não aguentei mais e acabei por sair com -25%![]()
É assim, por vezes temos de mudar a estratégia e se aminha era de longo prazo para a PTI suportando estas quedas desde os 2,85, com a quebra do intervalo 2,14-2,17 confirmada, não sei onde parará.
Na verdade em dois dias perdi 30% da minha carteira. Estou de rastos( e ainda não larguei a SON)
(desculpem-me o desabafo)
Cumprimentos
Minos
Tinha-as a 2,85

Fica o testemunho,
cumprimentos
Minos
Estou ferrado............
Ola pessoal!!
Em primeiro lugar não percebo nada disto, mas pelo que leio e vejo as vossas analises à pti, estou ferrado.
Estou dentro a 2.31 nunca mais recupera até este valor????
Em primeiro lugar não percebo nada disto, mas pelo que leio e vejo as vossas analises à pti, estou ferrado.
Estou dentro a 2.31 nunca mais recupera até este valor????
- Registado: 29/11/2007 10:03
Tripeiro Escreveu:Acredito que gostasses que ela fosse aos 1,6 -, mas:
1 - não me acredito que quebre até esse valor
2 - Estou dentro a 2,08 e não me apetece ter taquicardias se isso acontecer
3 - Finalmente vai arrancar a "verdadeira" máquina de papel este ano.
4 - A Semapa tem 70% da Pti e cá para mim andam mas é a comprar mais um bocadinho dela a preços irrisórios...
Mas esta é a minha visão simplista e sonhadora do titulo.
Espero e DESEJO brevemente estar a falar dele na casa dos 2,3 (até final do mês).
"Quem feio ama bonito lhe parece..."
Estou só a tentar ajudar. Há muita gente "agarrada à PTI". Eu por acaso não, mas podia estar.
Como diz o Mech "Entrar com convicção, sair com determinação". Em algumas situações faltou-me também determinação para sair e perdi $$$$.
Por isso digo: Por que não ver de fora e quando houver o sinal claro de inversão então entrar no barco?
Os fudamentais são bons mas em ambiente de "pânico" isso não serve de nada.
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Acredito que gostasses que ela fosse aos 1,6 -, mas:
4 - A Semapa tem 70% da Pti e cá para mim andam mas é a comprar mais um bocadinho dela a preços irrisórios...
Espero e DESEJO brevemente estar a falar dele na casa dos 2,3 (até final do mês).
[/quote]
[/quote]
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!
- Registado: 10/1/2007 15:49
Tripeiro Escreveu:Empresa: Portucel
Tipo de Risco : Médio
Preço : 2,01
Preço Alvo: 3,65
Potencial de Valorização:82%
Sim mas se por acaso for aos 1,60 Eur. o potêncial de valorização será de 128% !!!!!

Não será melhor esperar por um sinal de inversão da clara tendência de queda?
Monkey Trader
Tripeiro Escreveu:O que acham destes cofs?
Com estas ordens de compra, e com a Semapa a resistir a esta onda vermelha, penso que temos um grande suporte nos 2-2,01 e que o titulo poderá brevemente dar um grande salto.
Não existe sinal nenhum de inversão. A tendência é claramente de queda e o suporte dos 2.00 não me parece assim tão forte. A MM200 semanal tem esse valor. Mas...e depois?...
Porque não esperar por um claro sinal de inversão e a se confirmar entrar? Não será melhor? Digo eu...
Monkey Trader
artista Escreveu:O jonhy bigodes lançou-lhe um "mau olhado" e ela não descansa enquanto não for aos 2 euros![]()
Por falar nele, anda desaparecido? foi mais um dos que desapareceu com a migração do forum para o negocios.pt?!
Bons negócios
Deve ter ido de férias para as caraíbas porque até no fórum que ele criou que desapareceu

O que acham destes cofs?
Com estas ordens de compra, e com a Semapa a resistir a esta onda vermelha, penso que temos um grande suporte nos 2-2,01 e que o titulo poderá brevemente dar um grande salto.
E vocês, o que acham?
"Para a análise de um possível impacto negativo nos preços da nova máquina de papel a construir na Portucel, simulámos um cenário pessimista que resultou numa avaliação para o final de 2008 de €3,30 por acção, um impacto de -9,6% no nosso actual preço alvo de €3,65 por acção. A Altri divulgou querer atingir 910k ton de capacidade até 2010. Esta mudança não implicará um investimento significativamente diferente, face ao previsto inicialmente, e levou-nos a actualizar as estimativas de vendas e taxas médias de utilização de capacidade. Mantemos o preço alvo para a Altri em €7,25 por acção para o final de 2008. Para a análise de um possível aumento de custos de matérias-primas e redução de preços da pasta, construímos um cenário mais pessimista para a Altri que resultou numa avaliação de €6,15 por acção para o final de 2008, 15,2% abaixo do preço alvo actual.
Fonte: Millennium investment banking"
E vocês, o que acham?
"Para a análise de um possível impacto negativo nos preços da nova máquina de papel a construir na Portucel, simulámos um cenário pessimista que resultou numa avaliação para o final de 2008 de €3,30 por acção, um impacto de -9,6% no nosso actual preço alvo de €3,65 por acção. A Altri divulgou querer atingir 910k ton de capacidade até 2010. Esta mudança não implicará um investimento significativamente diferente, face ao previsto inicialmente, e levou-nos a actualizar as estimativas de vendas e taxas médias de utilização de capacidade. Mantemos o preço alvo para a Altri em €7,25 por acção para o final de 2008. Para a análise de um possível aumento de custos de matérias-primas e redução de preços da pasta, construímos um cenário mais pessimista para a Altri que resultou numa avaliação de €6,15 por acção para o final de 2008, 15,2% abaixo do preço alvo actual.
Fonte: Millennium investment banking"
- Anexos
-
- Cofs Pti
- pti.jpg (43.4 KiB) Visualizado 6700 vezes
-
- Cofs Pti
- pti.jpg (43.4 KiB) Visualizado 6701 vezes
Editado pela última vez por Kik1978 em 15/1/2008 18:13, num total de 1 vez.
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!
- Registado: 10/1/2007 15:49
O jonhy bigodes lançou-lhe um "mau olhado" e ela não descansa enquanto não for aos 2 euros
Por falar nele, anda desaparecido? foi mais um dos que desapareceu com a migração do forum para o negocios.pt?!
Bons negócios

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
portugalp Escreveu:Passagem de 1,5 milhões às 16.25.
Razão de descida para os mínimos de Agosto 2006, se não me engano.
Esta passagem ainda não foi esclarecida (ao mercado), o que sugere estar-se a meio de uma operação ao abrigo de sigilo. Também tenho algumas Semapa, não vá o diabo tecê-las. Não fiz qualquer comentário a ofender ninguém e só se dói quem tem culpas. Obrigado Resina
- Registado: 29/11/2007 12:11
GNCL_C estou contigo.
Este forum deve servir unica e exclusivamente para troca dse ideias fundamentadas!!! Nunca ideias vazias de conteudo, e já mais poderá ser tolerada a má linguagem de certos individuos que por terem a sorte de fugir uma ou outra vez dos Bears se vão escapar toda a vida sem leverem uma dentada do Urso...
Este forum deve servir unica e exclusivamente para troca dse ideias fundamentadas!!! Nunca ideias vazias de conteudo, e já mais poderá ser tolerada a má linguagem de certos individuos que por terem a sorte de fugir uma ou outra vez dos Bears se vão escapar toda a vida sem leverem uma dentada do Urso...

portugalp Escreveu:redhot Escreveu:A Semapa para lançar uma OPA potestativa sobre o resto do capital que lhe falta na Portucel (para retirá-la da bolsa) tem interesse em baixar o valor...
Uma OPA potestativa é feita oferecendo o preço médio dos últimos 6 meses (se não me engano)...
Seria bom que os comentadores estivessem atentos ao que se passa.
Tenho vários milhares deste título, estou sem liquidez caso contrário adquiria mais.
Portugalp, um conselho: Não te fies em Opas...Duvido que a Semapa lançe uma...
Só não duvides que ela de certeza que deve andar nas compras...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
redhot Escreveu:A Semapa para lançar uma OPA potestativa sobre o resto do capital que lhe falta na Portucel (para retirá-la da bolsa) tem interesse em baixar o valor...
Uma OPA potestativa é feita oferecendo o preço médio dos últimos 6 meses (se não me engano)...
Seria bom que os comentadores estivessem atentos ao que se passa.
Tenho vários milhares deste título, estou sem liquidez caso contrário adquiria mais.
- Registado: 29/11/2007 12:11
Re: Comentários deploráveis
portugalp Escreveu:Vejo aqui muitos amigos do Sr PQP, quanto mais barato, melhor. Continuem com esse optimismo todo, quando derem por ela, já era!
iurp Escreveu:Esta continua na caça aos patos!!! Mas já só cai quem quer.Alia´s eu pergunto como é que ainda vai havendo gente que cai!!!
Abraço
Bom dia( ou boa noite como queiram), tenho para mim que comentários destes são inconvenientes e deploráveis .Pelo que me consta não seguem a filosofia do Caldeirão (cabe aos moderadores confirmar ou desmentir). Este post é em resposta aos vossos e de outros que tenho andado a seguir e que me irritam profundamente.
Comentários como este, a espicaçar outros membros do forúm, a fazer pouco de quem está com menos valias ou opta por comprar um determinado título neste momento parece-me infantil e estúpido para ser sincero.
Infantil porque parece aquelas coisinhas da escola, em que um míudo se vira para outro e diz " Toma,toma toma, estás entalado e eu não... ". Estúpido porque é a errar que se aprende , e não tem sentido nenhum falar da situação de pessoas cuja situação é completamente desconhecida , ou seja ,não se tem elementos para isso , e além do mais corre-se um elevado risco de se errar na análise ,armando-se por isso em sabichões (como eu gosto de lhes chamar).
Quem te diz a ti que a pessoa (ou pessoas) a quem diriges a tua mensagem não é inexperiente nesta área e está neste momento a dar os primeiros passos? Quem são vocês para lhes chamar de "patos"?
Não estarão elas a dar os primeiros passos?
Quem diz que uma compra neste momento , que tenha mais valias , nem que seja daqui a uns meses/anos , é má? E mesmo no caso do interveniente sair a perder? Não faz parte do processo de aprendizagem errar?
Falo por mim, eu tenho apenas 1 ano "disto" , e o dinheiro que ponho na bolsa é para aprender, porque o que neste momento são trocos, daqui a uns anos não vai ser. É dinheiro que estaria na minha estante a ganhar pó. E entre isso e aprender algo que no futuro me pode dar frutos, eu arrisco.
Se fizer mais valias, melhor, se não fizer aprenderei alguma coisa te garanto, e a experiência ainda será mais valiosa, porque é nessas situações que se aprende mais. Além disso é dinheiro que não é perdido, é dinheiro investido.
Queria desde já enaltecer a atitude do Turcio Vedras ao dizer "(...) eu não percebo nada disto! (...)", é das atitudes mais honestas e correctas que vi tomar neste forúm.
A todos os sabichões sem fundamento, podiam aprender algo com este membro do forúm.
Também eu não percebo nada disto, Turcio Vedras, espero um dia perceber, e o tempo é meu amigo porque ainda sou novo para estas "andanças".
- Registado: 18/2/2007 17:55
Comentários deploráveis
Comentários deploráveis...
Editado pela última vez por Gncl_C em 15/1/2008 8:26, num total de 1 vez.
- Registado: 18/2/2007 17:55
Re: Crash? Onde e Quando?
joao4702 Escreveu:Quanto ao crash como dizem os entendidos o mercado já não funciona como há anos atrás.
Por um lado, temos as bolsas norte americanas a subir, à semelhança por exemplo do BCP...
Sabemos que amanhã é dia D, ou melhor R de resultados no sector da banca e casas de investimento americanas. Mas será mesmo?!
Para mim o fecho de hoje poderá ser um indicador do que podemos esperar para amanhã. Há sempre inside trading e parece-me que os resultados podem ser superior às expectativas, no entanto, não significa que a crise esteja resolvida.
Já agora o senhor do negócios que escreveu o artigo talvez tenha esquecido que o mercado já tem a crise e os seus impactos +- incorporados nos preços dos activos.
Não haverá crash na minha opinião...nem um boom explosivo...
Boa noite!
"Para mim o fecho de hoje poderá ser um indicador do que podemos esperar para amanhã. Há sempre inside trading e parece-me que os resultados podem ser superior às expectativas, no entanto, não significa que a crise esteja resolvida."
- APOIADO!
"Já agora o senhor do negócios que escreveu o artigo talvez tenha esquecido que o mercado já tem a crise e os seus impactos +- incorporados nos preços dos activos."
- Também sou capaz de concordar consigo.
"Não haverá crash na minha opinião...nem um boom explosivo..."
- Crash mesmo não, mas... se os resultados forem bem piores do que o esperado faz sentido uma forte correcção na casa dos 1000 pontos!
"Quanto ao crash como dizem os entendidos o mercado já não funciona como há anos atrás."
- É verdade que não, que o mecanismo do próprio mercado gerou muitas defesas contra as vendas irracionais explosivas. Estou de acordo mas espero que essa dos entendidos não seja para mim porque eu não percebo nada disto!
"Por um lado, temos as bolsas norte americanas a subir, à semelhança por exemplo do BCP..."
- Não, desculpe a correcção mas o BCP é que subiu à
semelhança das bolsas americanas.
Cumpts.,

- Registado: 29/11/2007 14:02
Boas
Turcio Vedras, acredita que se o pessoal aqui do fórum tem uma ideia diferente da tua, não significa que esteja errada, nem a tua certa, apenas é diferente. Dizes que não percebes muito de gráficos e das linhas que se traçam neles, então acho que devias ouvir, ou melhor ler o que aqui se escreve, pois estão a tentar ajudar-te.
A Portucel é uma boa empresa, disso ninguem tem duvidas, mas parece que o mercado actualmente não acha o mesmo e está a penalizá-la. O futuro não parece ser muito risonho e como já foi dito aqui se ela não reagir quando tocar na MM200, pode vir a testar os 1.8 euros.
Esta semana vão sair nos EUA alguns resultados de empresas. Amanhã sai os resultados da citigroup e Intel. Vamos ver os estragos que o subprime fez e os mercados vão reagir com isso, por isso cautela.
Um abraço e bons negocios
Turcio Vedras, acredita que se o pessoal aqui do fórum tem uma ideia diferente da tua, não significa que esteja errada, nem a tua certa, apenas é diferente. Dizes que não percebes muito de gráficos e das linhas que se traçam neles, então acho que devias ouvir, ou melhor ler o que aqui se escreve, pois estão a tentar ajudar-te.
A Portucel é uma boa empresa, disso ninguem tem duvidas, mas parece que o mercado actualmente não acha o mesmo e está a penalizá-la. O futuro não parece ser muito risonho e como já foi dito aqui se ela não reagir quando tocar na MM200, pode vir a testar os 1.8 euros.
Esta semana vão sair nos EUA alguns resultados de empresas. Amanhã sai os resultados da citigroup e Intel. Vamos ver os estragos que o subprime fez e os mercados vão reagir com isso, por isso cautela.
Um abraço e bons negocios
- Registado: 25/6/2007 11:05
Re: Portucel
pedrom Escreveu:Turcio Vedras Escreveu:pedrom Escreveu:Turcio Vedras Escreveu:O pior das quedas ainda está para vir nos próximos dias (8, 15, 30?) Segure-se à cadeira e nada de pânicos irracionais. Não desespere! Quando eu era novato nisto da bolsa perguntei um dia a um economista meu cliente (director do departamento de mercados e capitais de um grande banco da nossa praça) se devia comprar acções na 2ªOPV da EDP e ele respondeu-me: "Sabe, a empresa é boa mas... não há nem pode haver certezas em bolsa e a única certeza que há é que tudo o que sobe desce e tudo o que desce sobe. Quanto e quando é que ninguém sabe!"
E com esta me calou. Ai se eu soubesse o que ia ser depois a EDP...!!!
Bom FDS!
Temos que encarar isto de sorriso nos lábios e coração alegre!
Ok, eu estou bem seguro!!! Tu é que tens que te segurar.
Não estou curto nem longo, estou apenas liquido!!!
..."Ok, eu estou bem seguro!!! Tu é que tens que te segurar."
Com tantas e insistentes dúvidas suas até pensei que estivesse CURTO. Eu cá estou DENTRO e bem mas com os pés bem assentes no chão e não vou certamente ter de me segurar porque só coloco na bolsa o que não me vai fazer falta nos 5 anos seguintes ou mais.![]()
[/b]
TEM ANEXO
O artigo já o tinha lido.
Agora sinceramente não estou a perceber nada!!!!
Diz que vai haver um crash. (É provavel)
Diz que não sabe quando é. (É certo)
Diz que está dentro. (É consigo)
Diz que não precisa do dinheiro. (É bom)
Diz que tem os pés bem acentes na terra. (É seguro)
Agora não percebo é uma coisa e não leve a mal o meu comentário, mas se sabe que vai haver um crash não seria mais lógico proteger o dinheiro e comprar depois do crash?
Não disse que ia haver um crash, disse ou tentei dizer que fazia todo o sentido e lógica o teor do artigo que faz supôr na pior das hipóteses uma forte e bem justificada correcção do mercado. Note bem que escrevi "crash" entre comas! São "crashes" para meninos e que homens de barba rija aguentam bem.
redhot Escreveu:O gráfico semanal da PTI mostra uma descida consistente. Não estou a ver nenhum sinal de recuperação a não ser aquela aproximação à sua MM200, ali por volta dos 2.00 que lhe poderá servir de suporte. Será que vai reagir? Ou não lhe vai ligar nenhuma e continuará a cair? Aguardemos.
O volume tem vindo a diminuir ligeiramente. Será que as vendas estão a secar?...Não sei.
O RSI também está a bater no "sobrevendido".
MACD e Stochastic sem sinal de compra.
Boa noite!
Começo por dizer, para que não me entendam mal, que se há coisas que eu respeito uma delas é o trabalho de um analista de mercados bolsistas com todos aqueles gráficos complexos de linhas ascendentes e descendentes dos quais eu pouco percebo e que vou a pouco e pouco tentando perceber.
Mas eu, por enquanto vejo as coisas assim de modo mais simplista:
1º) Temos certezas de que a Portucel está bem, com muito bons fundamentais e não há notícias que possam gerar desconfiança quanto ao futuro do sector económico nos próximos anos (se assim não fosse porque faria a Portucel parte do índice das 150 melhores empresas europeias? Eles já o saberiam há muito, certo?)
2º) Os investidores querem títulos de boas empresas
que paguem bons dividendos como esta (5,..%!!!)!Certo?
3º) O título é um dos mais baratos do seu sector a nível europeu e está muito desvalorizado, certo?
4º) Nesta coisa da bolsa tb é bom ter-se uma certa intuição ou fezada.
Bem sei que ainda tenho muito que aprender mas estará
esta linha de raciocínio errada? Não me parece.
5º) Se não houver números demasiado desanimadores da banca americana e esta semana as compras voltarem porque não irá a Portucel acompanhar o mercado? Afinal o que andam tantos analistas a fazer com informação de top picks e price targets? A manipular a escolha das pessoas e enganar toda a gente? Não creio que seja bem assim!

O gráfico semanal da PTI mostra uma descida consistente. Não estou a ver nenhum sinal de recuperação a não ser aquela aproximação à sua MM200, ali por volta dos 2.00 que lhe poderá servir de suporte. Será que vai reagir? Ou não lhe vai ligar nenhuma e continuará a cair? Aguardemos.
O volume tem vindo a diminuir ligeiramente. Será que as vendas estão a secar?...Não sei.
- Anexos
-
- pti.png (79.67 KiB) Visualizado 5902 vezes
Monkey Trader
Crash? Onde e Quando?
Quanto ao crash como dizem os entendidos o mercado já não funciona como há anos atrás.
Por um lado, temos as bolsas norte americanas a subir, à semelhança por exemplo do BCP...
Sabemos que amanhã é dia D, ou melhor R de resultados no sector da banca e casas de investimento americanas. Mas será mesmo?!
Para mim o fecho de hoje poderá ser um indicador do que podemos esperar para amanhã. Há sempre inside trading e parece-me que os resultados podem ser superior às expectativas, no entanto, não significa que a crise esteja resolvida.
Já agora o senhor do negócios que escreveu o artigo talvez tenha esquecido que o mercado já tem a crise e os seus impactos +- incorporados nos preços dos activos.
Quem está ligado: