Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ulisses se isto não é o principio de um crash...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 12/1/2008 4:16

(arnie, admite que és um expert em ligar-te às redes dos vizinhos.....!!! o que tu queres, sei eu!)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por arnie » 12/1/2008 2:53

Permitam-me que deixe uma outra visão.

E se existir apenas 1 escala?

E se dividirmos um gráfico em oitavos e negociarmos apenas usando essa escala?

Gann descobriu que o mercado negociava em oitavos, Murrey aperfeiçoou essa técnica e o resultado é o gráfico (futuros do S&P) apresentado.

Bem sei que falavam em duplo topo mas dou mais importância ao range.
Devo confessar que não trabalho com este sistema à já algum tempo e como tal já me esqueci de algumas regras. Mas o básico dos básicos é difícil alguém se esquecer. É dividir 0 a 100 em oitavos (0, 12.5, 25, 37.5, 50, 62.5, 75, 87.5 , 100). De seguida dividimos 0 a 1000 ( 0, 125, 250, 375, 500, 625, 750, 875 , 1000). Por ultimo dividimos 0 a 10000 (0, 1250, 2500, 3750, 5000, 6250, 7500, 8750 , 10000). Ora estando o S&P a negociar entre o 1/8 e os 2/8 de 1000, ou seja, entre os 1250 e os 2500, vamos dividir este range também em oitavos, ou seja, 1250, 1406.25, 1562.5, 1718.75, 1875, 2031.25, 2187.5, 2343.75, 2500.

Temos então o índice a negociar dentro do range entre 1406.25 e os 1562.5.
Ora naturalmente que vocês diriam o seguinte, mas esses não foram os valores que o índice fez, ao qual eu responderia, têm toda a razão. No entanto estamos a negociar numa escala fixa e temos que adaptar as cotações do índice à nossa escala, ou seja, segundo Gann, os mercados no meio do “caos” funcionam numa escala fixa e universal.

Ou seja, o target máximo para uma quebra em baixa do range seriam como é obvio os 100% destes, ou seja, os 1250 pts e em caso que quebra em alta do range o target seriam os 1718.75 pt.

Ora tendo agora o "real" range do índice, iríamos dividir também este em oitavos para ver quais os suportes e resistência dentro e fora do range.

Existe uma enorme discussão à volta desta escala fixa em que os mercados funcionam. Uns dizem que é mentira outros são verdadeiros devotos. Pessoalmente vejo uma enorme vantagem em negociar numa escala fixa pois facilmente desenhamos targets visto que o mercado negociaria de oitavo em oitavo, no entanto, apesar de ver imensos topos e fundos de médio e longo prazo testarem ao ponto valores nesta escala fixa existe uma área que sempre me deixou de pé atrás e é a questão do tempo. Gann defendia que a cada mudança de estação um novo ciclo se iniciava nos mercados, Murrey por sua vez defende que existe apenas 1 ciclo, este anual e iniciado sempre no mês de Outubro. Para vos dizer a verdade, sempre me dei melhor a seguir este tipo de gráfico sem incluir o aspecto temporal.

Bem, por hoje já chega. Primeiro acho que já deixei mais do que suficiente para quem queira experimentar esta escala fixa, nem que seja para ver o outro lado da AT ;)

Segundo, pois estou sem net e tive que me ligar à rede do meu vizinho :P

VIVA O WIFI
VIVA OS QUE NÃO PROTEGEM AS REDES :twisted:

um abraço,
arnie

PS: Vou aguardar pelo teu artigo Marco.
Anexos
spx_eights.png
spx_eights.png (9.48 KiB) Visualizado 1761 vezes
Editado pela última vez por arnie em 12/1/2008 9:53, num total de 1 vez.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por TintimSidnei » 12/1/2008 0:22

:? :oops: :shock: :evil: :roll:
Olá meus caros,

Só para informar que as coisas comigo e com o milu, hoje não correram bem.

Vejam os meus post's previsionais sobre a evolução no Domingo que eram de forte queda incluindo para a GALP que eu entendia que só ia parar nos 12€.

Depois achei que estava a ser pessimista e pouco racional e hoje enchi logo às 8h na GALP, depois foi o que se viu a partir dos 16,29€ sempre a descer enfim há dias que não correm bem, só servi mesmo foi para levar a cotação aos 16.29€ enquanto ia comprando, comprando... quando chegou aos 16.29€ foi quando parei de comprar enfim foi mesmo à TinTóTó

Só há uma coisa que me salva de maiores pessames fiz os cálculos para ficar a zeros, pelo menos não estou a perder um cêntimo.

1ª Regra nunca perder dinheiro, 2ª Regra nunca esquecer a primeira,

podem querer que hoje a 2º regra ajudou

Efim assumo que sou completamente ignorante na bolsa e comecei a aprender a ler o caldeirão

Um abraço a todos e bons negocios

PS: para os que estiverem expostos em acções, ainda não percebi porque há pessoas que não vendem quando estão a perder, quando a tendência é de descida
Você deve investir o seu dinheiro em uma empresa que até um idiota consiga administrar, porque um dia um idiota o fará.

Quando decidir contratar alguem há três qualidades principais intregridade, inteligência e energia, mas a integridade é a mais importante porque sem ela as outras duas darão cabo de si.
Buffetology

Registado: 30/12/2007 17:21

por longBlackCandle » 12/1/2008 0:17

Dwer Escreveu:
longBlackCandle Escreveu:Como disse anteriormente, os padroes identificados dependem da escala. Se os padrões dependem, os targets dados por eles também dependem, como é óbvio.

Gostei de discutir contigo Dwer.

abraço

hmmm... com essa deixaste-me a pensar.
um padrão poderá existir numa escala e não existir na outra?

lol :D

Dwer, claro que sim.
Foi isso mesmo que tentei mostrar quando dei como exemplo uma simples recta. Uma recta que identificas num grafico em escala semi-log só com muita imaginação conseguirias identifica-la num grafico em escala linear. :)

Registado: 2/6/2005 13:54

por Dwer » 12/1/2008 0:11

longBlackCandle Escreveu:Como disse anteriormente, os padroes identificados dependem da escala. Se os padrões dependem, os targets dados por eles também dependem, como é óbvio.

abraço

hmmm... com essa deixaste-me a pensar.
um padrão poderá existir numa escala e não existir na outra?
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por longBlackCandle » 12/1/2008 0:08

Dwer Escreveu:longblack,
parece-me que não leste bem os meus posts anteriores.
a determinação do target (projecção), deve ser feita sempre em percentagem e não em pontos absolutos.

Oopss, tens razão. No meio de todo o thrill de responder nem reparei que finalmente tinhas concordado neste ponto. Sorry.

Quanto a afirmares que as projecções se calculam sempre em percentagem, mesmo em escalas lineares, não concordo. Aliás isso não seria coerente, com o facto de estares a utilizar uma escala linear! E mais, nada obriga a que se obtenham os mesmos valores.

Como disse anteriormente, os padroes identificados dependem da escala. Se os padrões dependem, os targets dados por eles também dependem, como é óbvio.

abraço

por vitorigus » 11/1/2008 23:49

claudino Escreveu:Não me parece que seja o local ideal para discutir assuntos que nada têm a ver com um foro de carácter bolsista.
Mil desculpas para o facto de alguem poder sentir-se ofendido.

claudino essa foi memo boa :lol: :lol: :lol:

Registado: 9/8/2005 11:17

por TP1 » 11/1/2008 23:47

claudino Escreveu:Não me parece que seja o local ideal para discutir assuntos que nada têm a ver com um foro de carácter bolsista.

Senso de humor refinado... :)

Registado: 30/11/2007 21:13

por Dwer » 11/1/2008 23:43

eheheh boa piada ó claudino. a melhor que ouvi hoje.
Abraço,
Dwer

por zguibz » 11/1/2008 23:42

:?: :?: :?:, hein???

Não percebi!!!
Poderias explicar melhor?

abraços
zguibz
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

por Dwer » 11/1/2008 23:41

longBlackCandle Escreveu:
Dwer Escreveu:Caro long,
o ilustre tem muita razão para rectas de declive definido. Uma recta desenhada num gráfico semi-log é uma curva num gráfico de escala linear. Mas o que se falou aqui foi de projecções de padrões. Explico acima como se faz com métodos gráficos. O que é relevante é que a recta que se utiliza tem declive indefinido ou infinito, já que é ortogonal ao eixo dos x. Neste caso é uma recta em semi-log ou em linear.

Dwer, não entendeste onde queria chegar.

Vou fazer uma última tentativa. :)

Quando temos um grafico, não interessa a escala, procuramos identificar padrões conhecidos, como por exemplo linhas de tendencia, triangulos, canais, etc.

Por exemplo, sabemos que o breakout de um triangulo se projecta pela distancia dada pela base do triangulo. E isto, acontece tanto em escalas lineares como em escalas semi-log. O que interessa são portanto as distancias (ou métricas em linguagem mais matemática), e é com base nessas distancias (dimensões) que identificamos e projectamos os diversos padrões.

O caso de escalas lineares tem a particularidade de as distancias se poderem medir por uma simples operaçao aritmetica de subtracção dos valores. Noutro tipo de escalas, como a logaritmica, a distancia, por definição, não se calcula da mesma forma linear.

Peço desculpa se não fui claro, mas tentei fazer o meu melhor.

Um abraço

longblack,
parece-me que não leste bem os meus posts anteriores.
a determinação do target (projecção), deve ser feita sempre em percentagem e não em pontos absolutos.
Mesmo em escala linear.
No caso que estivemos a ver do S&P, a distância do ponto mais alto ao ponto mais baixo era igual a
x*(1-50%). isto é, o ponto mais baixo, estava 50% abaixo. Seria esta percentagem que se devia aplicar para calcular o target (projectar).
se y for o ponto mais baixo teríamos target=y*(1-0.5).
se calculassemos em pontos teríamos
ponto mais alto = 1553
ponto mais baixo = 769
distancia absoluta=1553-769=784
ao subtrair a distancia ao ponto mais baixo teríamos
769-784=-15
independentemente da escala

por isso temos que usar a distância relativa
769/1553=50%(+/-)
769-50%*769<=>769*(1-0.5)=384.5(+/-)
independentemente da escala do gráfico que estivermos a ver.

conclusões:
1. o cálculo dos targets deve ser feito com valores relativos.
2. o mesmo cálculo é independente da escala em que se estiver a observar o gráfico.

fiz-me compreender?
Abraço,
Dwer

por claudino » 11/1/2008 23:39

Não me parece que seja o local ideal para discutir assuntos que nada têm a ver com um foro de carácter bolsista.

Registado: 29/11/2007 2:39

por vitorigus » 11/1/2008 23:37

MarcoAntonio Escreveu:... comprometo-me a escrever uma artigo sobre isso (escalas, projecções, cálculos), detalhado e fundamentado...

Fico/ficamos à espera, o tempo que for preciso (vou gravar o caminho no Outlook para nao esquecer o sitio)

Parabéns ao Marco António e ao Dwer pelo nivel da discussão.
Obrigado

Registado: 9/8/2005 11:17

por superbem » 11/1/2008 23:28

É a dita ALGA que se emaranhou na hélice do barco do pessoal das cotações negativas.

:mrgreen:
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por longBlackCandle » 11/1/2008 23:21

Dwer Escreveu:Caro long,
o ilustre tem muita razão para rectas de declive definido. Uma recta desenhada num gráfico semi-log é uma curva num gráfico de escala linear. Mas o que se falou aqui foi de projecções de padrões. Explico acima como se faz com métodos gráficos. O que é relevante é que a recta que se utiliza tem declive indefinido ou infinito, já que é ortogonal ao eixo dos x. Neste caso é uma recta em semi-log ou em linear.

Dwer, não entendeste onde queria chegar.

Vou fazer uma última tentativa. :)

Quando temos um grafico, não interessa a escala, procuramos identificar padrões conhecidos, como por exemplo linhas de tendencia, triangulos, canais, etc.

Por exemplo, sabemos que o breakout de um triangulo se projecta pela distancia dada pela base do triangulo. E isto, acontece tanto em escalas lineares como em escalas semi-log. O que interessa são portanto as distancias (ou métricas em linguagem mais matemática), e é com base nessas distancias (dimensões) que identificamos e projectamos os diversos padrões.

O caso de escalas lineares tem a particularidade de as distancias se poderem medir por uma simples operaçao aritmetica de subtracção dos valores. Noutro tipo de escalas, como a logaritmica, a distancia, por definição, não se calcula da mesma forma linear.

Peço desculpa se não fui claro, mas tentei fazer o meu melhor.

Um abraço

por Dwer » 11/1/2008 23:17

aritmética | s. f.
fem. sing. de aritmético

aritmética

do Lat. arithmetica < Gr. arithmetiké

s. f.,
ciência dos números, das suas propriedades e combinações.

aritmética substantivo....
não aritmética adjectivo, como em progressão aritmética

safa....
Abraço,
Dwer

por TP1 » 11/1/2008 23:17

Algebra linear e geometria analitica. 1º ano ISEP
Fica aqui tb o meu testemunho. Long time ago, also :wink:

Registado: 30/11/2007 21:13

por assunoadr » 11/1/2008 23:17

Dwer Escreveu:acho que....

SIM!

o nosso concorrente Marco António ganhou um balde de plástico oferecido pela prestigiosa firma Standard & Poors ao resolver correctamente a questão das projecções de padrões.

O que não explicou foi a teoria por trás da coisa.
O cálculo da projecção é aritmético.
Só que não é feito em pontos mas em percentagem.

Agora com números não aproximados (mas arredondados):

Highest high = 1553
Lowest low between peaks = 769

distância relativa peak to through = 769/1553=49.5%

projecção=769*(1 - 49.5%)=388.35

É um gráfico muito interessante porque:

1) Mostra como 2000-2001 foi um crash bem sério ( eu sei como foi, tal como o Ulisses e a Marta)

2) Em 2008, o que se vê é uma reacção aos máximos anteriores

Cps,

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por MarcoAntonio » 11/1/2008 23:13

Eu tive uma cadeira no primeiro ano mas chamava-se Geometria. E o termo geometria é o que é utilizado em linguagem matemática/científica.

E em Algebra falva de progressões aritméticas, progressões geométricas, médias idem idem, etc, etc.

Só estou a dizer isto porque tens estado o tempo todo a embirrar comigo quando eu tenho estado a utilizar termos correctos. Termos que são também os utilizados no meio académico. Já saí da faculdade há muito tempo mas ainda me lembro...

E por hoje já chega que a família está a precisar de um pouco de atenção. Fica o meu compromisso para escrever um artigo cuidado sobre estes assuntos que são relevantes, eu estou para aqui a discutir isto porque é relevante se tem alguma utilidade projecções que aponta para valores negativos ou não, porque é relevante que tipo de escala se usa para analisar gráficos no longo-prazo, que técnicas se usam para calcular projecções, etc.

Mas por agora, chega, que a vida não é só isto. Espero que compreendam...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Dwer » 11/1/2008 23:08

MarcoAntonio Escreveu:
Dwer Escreveu:Deve-se calcular aritmeticamente. Por cálculo aritmético. 1+1=2. Não tem a ver com progressões aritméticas e progressões geométricas.

Capisce?

Entendo que estamos a falar linguagens diferentes sendo a minha uma linguagem universal e mais abrangente: uma projecção pode ser (e isso é feito no mundo real em muitas circunstâncias) uma progressão geométrica.

Uma empresa que por exemplo cresce 5% ao ano segue uma progressão geométrica. Essa empresa, quando faz uma projecção para o ano seguinte não faz um cálculo 1+1=2 mas 1*1.05=1.05

Entendes?

ó que caroço... alguém que me ajude a explicar isto ao Marco.
Alguém entende o que eu quero dizer com métodos gráficos? Pelo menos tive uma cadeira, no 1º ano do técnico, de desenho e métodos gráficos.
Desenho man... Pegar na recta que vai do ponto mais alto ao ponto mais baixo entre topos, e arrastá-la no gráfico. Por oposto a fazer contas. de subtração e multiplicação. aritmética, last time I checked. Agora sou eu que estou a ficar cansado.
Abraço,
Dwer

por Dwer » 11/1/2008 23:00

longBlackCandle Escreveu:
Dwer Escreveu:o cálculo é aritmético. aliás isto é uma redundância.
a questão é que não é gráfico.
Não pode ser feito por métodos gráficos.
Se o for, neste caso, a projecção é igualmente negativa. Em escala linear ou em escala semi-log.
Experimentem.

Errado Dwer. É gráfico e apenas gráfico.

Exercicio:
Tens uma LTA num gráfico em escala semi-log. Gráficamente estamos a falar portanto de uma recta (ou segmento de recta) com determinado declive, certo?

Experimenta agora representar essa mesma LTA num grafico agora em escala linear. Como fica? Não é uma recta pois não?

Onde eu quero chegar, é que as figuras geometricas que observamos num determinado grafico com uma determinada escala têm um aspecto diferente quando representados numa outra escala.

Agora tira as tuas conclusões ;) eheh

abraço

Caro long,
Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 11/1/2008 23:00

Dwer Escreveu:Deve-se calcular aritmeticamente. Por cálculo aritmético. 1+1=2. Não tem a ver com progressões aritméticas e progressões geométricas.

Capisce?

Entendo que estamos a falar linguagens diferentes sendo a minha uma linguagem universal e mais abrangente: uma projecção pode ser (e isso é feito no mundo real em muitas circunstâncias) uma progressão geométrica.

Uma empresa que por exemplo cresce 5% ao ano segue uma progressão geométrica. Essa empresa, quando faz uma projecção para o ano seguinte não faz um cálculo 1+1=2 mas 1*1.05=1.05

Entendes?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 11/1/2008 22:57

E para confortar o dwer (para quem o que eu digo parece não ter valor nenhum a menos que mais alguém fale a mesma linguagem) como vês há mais pessoas a falar das mesmas coisas que eu. Não sou nenhum lunático...

Não, como disse, que precise dos artigos de outros para sustentar o que eu digo.

Aliás, como apareceram pessoas a pedir, comprometo-me a escrever uma artigo sobre isso (escalas, projecções, cálculos), detalhado e fundamentado.

Como sabem gosto de fazer essas coisas com cuidado, pode demorar alguns dias que o tempo é escasso com o movimento louco que o caldeirão está a ter, mas fica aqui o meu compromisso.
Imagem

Administrador Fórum

por Dwer » 11/1/2008 22:55

MarcoAntonio Escreveu:
Dwer Escreveu:o cálculo é aritmético. aliás isto é uma redundância.
a questão é que não é gráfico.
Não pode ser feito por métodos gráficos.
Se o for, neste caso, a projecção é igualmente negativa. Em escala linear ou em escala semi-log.
Experimentem.

Dwer, estás mesmo numa de embirrar.

Os termos aritmético versus geométrico existem, fazem parte do léxico da Algebra:

> Progressões aritméticas versus Progressões geométricas;

> Média aritmética versus Média geométrica;

etc...

Sucintamente:

Cálculos aritméticos = cálculos baseados em variações absolutas;

Cálculos geométricos = cálculos baseados em razões, variações relativas.

Daqui ainda resultam outros termos como crescimento geométrico, etc.

Não é isso homem. O termo que eu estou a utilizar não é 'geométrico'. Estou a utilizar 'métodos gráficos'.
Antes da aritmética fez-se muita coisa somente por métodos gráficos. E ainda se faz.
Os métodos gráficos no cálculo das projecções é tão simples como isto: Traça-se uma recta da resistência ao suporte. Selecciona-se a recta e arrasta-se no gráfico de forma a que o início passe a ser no suporte. O ponto oposto da recta é o target.
Se fizeres isso com o gráfico com que temos estado a trabalhar, o target é negativo. Em linear ou semi-log.
O que eu estou a dizer é que não se deve fazer isto. Não se deve calcular projecções por métodos gráficos.
Deve-se calcular aritmeticamente. Por cálculo aritmético. 1+1=2. Não tem a ver com progressões aritméticas e progressões geométricas.

Capisce?
Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 11/1/2008 22:54

Dwer Escreveu:
longBlackCandle Escreveu:Eu concordo com o Marco nesta questão sobre as projecções em escala logaritmica.
Apenas em escalas lineares a projecção coincide com a diferença aritmetica, ao contrário das escalas logaritmicas, em que a mesma projecção (ou distancia) é geométrica. Isto parece-me óbvio para alguem com o minimo de formação matemática, engenharia por exemplo.

;)

ó long,

x-x*0.5 é o quê? cálculo integral?

Epá, desculpa ir em espanhol mas parece que está a haver aqui um problema de comunicação: os termos arimetico versus geometrico fazem parte do lexico da Algebra. Enfim, para quem tiver estudos em matemática/engenharia/etc isto não tem nada de estranho, para outros pode fazer alguma confusão e gerar alguma dificuldade de comunicação, admito.

Razões e proporçoes aritméticas:
http://es.wikipedia.org/wiki/Raz%C3%B3n_aritm%C3%A9tica

Razões geométricas:
http://es.wikipedia.org/wiki/Raz%C3%B3n_geom%C3%A9trica
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], cisne3, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, navaldoc, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PMP69, Purificaçao, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 56 visitantes