Portucel - Tópico Geral
Jonhy Bigodes Escreveu:Agora falando a sério, esta zona dos 2.40€ servirá como uma possivel plataforma para um aliviar dos quase 20% de queda em pouco mais do que 1 mês. Mas no medio prazo os 2.00€ serão para mim o objectivo, mas quando lá chegarmos eu virei analisar e dizer qual será o próximo rumo da Portucel. icon_wink.gif icon_wink.gif , na minha opnião, claro.
Lembram-se disto

Na bolsa não há futurologia, mas recordam-se da certeza com que o Jonhy defendia esta visão...

Desisti da PTI, não aguentei mais e acabei por sair com -25%

É assim, por vezes temos de mudar a estratégia e se aminha era de longo prazo para a PTI suportando estas quedas desde os 2,85, com a quebra do intervalo 2,14-2,17 confirmada, não sei onde parará.
Na verdade em dois dias perdi 30% da minha carteira. Estou de rastos

(desculpem-me o desabafo)
Cumprimentos
Minos
Pararede Escreveu:A minha grande dúvida é de se assumo agora uma grande perca de milhares de euros ou espere já que não preciso do dinheiro para curto prazo.
Pararede,
Em relação a tua dúvida não te posso ajudar a tomar a decisão. Mas no meu caso era daquelas pessoas que aguentava sempre e acabava por vender mais tarde com grande prezuizo agora percebi uma coisa isto na bolsa não é para brincar ou seja colocas um stop loss quando chega ao valor de perda que estipulaste exemplo 5% desfazeste das acções sem dó nem piedade mesmo que estajam a sair research's a dizer que é a melhor empresa do mundo percebes? Quando começares a fazer isso vais dormir melhor acredita

Abraço
- Registado: 31/8/2007 20:30
marath Escreveu:Artista eu sou um dos que lê atentamente os teus posts há muito tempo, e não estou a perceber esta questão dos problemas potenciais na Portucel...então e as Sonaes, e o BCP, e o Banif e o BPI, recentemente opavel a €7, etc, etc, etc...todos eles estão com problemas não divulgados? Penso que o que fizeste foi duvidar um pouco da tua estratégia de longo prazo na PTI, o que dadas as condições do mercado actualmente é perfeitamente natural, mas insinuar que pode ser por problemas internos da empresa, principalmente quando vindo de ti que querendo ou não és opinion maker do caldeirão, é muito perigoso.
O mal, se existir, é da economia europeia, americana ou mesmo mundial, e não da PTI. Relembro ainda que o mercado é fertil em falsas antecipações de recessões e que ainda hoje o Trichet afirmou (e eu não o tenho por mentiroso)que a economia Europeia continua com fortes fundamentais.
Olá Marath, penso que não percebeste o que quis dizer com os possiveis problemas na Portucel ou eu expliquei-me mal... não há nada que me indique que eles existem apenas disse que muitas vezes quando uma empresa tem problemas eles só são do conhecimento público quando as cotações já cairam bastante...
Dai a minha dúvida em relação à estratégia que terá obrigatoriamente pelo menos dois pontos importantes para auto-reflexão: Um tem a ver com o facto de eu preferir claramente a AT e dessa forma tenho de perceber se "sou compativel" com uma estratégia de longo prazo, não somos todos iguais e eu posso chegar à conclusão que não me interessa ou que não tenho vantagens em investir desta forma; O outro tem a ver com o facto de eu não me sentir minimamente seguro a analisar os fundamentais das empresas, tenho de verificar até que ponto as minhas analises são falíveis, até que ponto corro riscos, e que tipo de riscos...
Eu não pretendi insinuar que existem problemas "escondidos" na PTI, mas isso pode acontecer em qualquer empresa cotada ou não, e por "escondidos" entendo todos os que ainda não sejam do conhecimento público mesmo que não haja qualquer intenção menos correcta da administração para os esconder... enfim estou a falar em termos gerais, na PTI não há nada que me leve a crer que os há, pelo contrário parece mais tratar-se de um conjunto de factores encabeçados pelo mau estado dos mercados que está na origem das quedas da PTI...
Aliás já aqui tinha escrito da mesma forma antes, se não houver nada de mau para a empresa, que não seja do conhecimento público, a empresa está a preços bastante atractivos para entradas a longo prazo, um DY a rondar os 5% não é nunca de menosprezar..
Um abraço e bons negócios!
PS: Opinion maker eu?!! achas?! obrigado, mas não me considero assim tão importante para influenciar as pessoas, embora tenha consciência (e mesmo o objectivo) de que ajudo algumas pessoas a aprenderem mais deoressa como funcionam os mercados...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Re: Portucel
rjtr79 Escreveu:Bons negócios e calma, que isto não vai acabar. OPTIMISMO também é preciso.
Uma mensagem positiva nunca fez mal a ninguém! As acções valem menos, é verdade, mas o seu número não diminui

Eu também estou "meio" entalado na PTI (perdas de +/-10%) mas já houve alturas em que ganhei algum dinheiro com ela. Continuo a fazer fé na AF, por isso continuo dentro.
Akele abraço.
Re: Portucel
Turcio Vedras Escreveu:Olá a todos! Sou estreante neste fórum mas acho que até entendo umas coisinhas de bolsa e acho que a nossa bolsa, como sempre e como todas as bolsas do Mundo, está à espera que passe a pressão vendedora do Dow e este solte o Bull. Não se esqueçam que a economia dos States ainda é a 1ª economia do Mundo e ainda faz sentido pensar que quando ela espirra as restantes constipam-se. Pelo que se ouve na CNBC as acções já estão "oversold" e o touro está prestes a sair para iniciar um agradável percurso de boas marradas que certamente vão dar o gás necessário ao nosso PSI20 e levar a Portucel a cotações que se encaixem nos seus fundamentais. Pela minha intuição, o touro vai soltar-se em menos de 8 dias. Portanto companheiros portucelianos, é preciso é ter calma e saber ESPERAR. Tb as comprei a 2,58 com direito a dividendo e irei vendê-las este ano bem acima dos 3,00. Saudações! Bom 2008 a todos!
Não posso estar mais de acordo. Eu tenho a um preço médio de 2.68 e, embora preocupado, não estou desesperado. Nos fundamentias, a empresa vale mais do que a cotação miserável de fecho (2,12). O mercado saberá valorizar no momento certo. Agora é hora dos ratos abandonarem. Bem sei que cada um tem a sua estratégia e respeito, mas o medo e o desespero diminui a capacidade de análise, de raciocínio. Para outros, isto serve para entrar em posições mais longas a preços bem simpáticos.
Bons negócios e calma, que isto não vai acabar. OPTIMISMO também é preciso.
O problema são os States... segundo reza a história, anos de eleições são bons em termos de mercados, mas este não começou lá muito bem.
Hoje os mercados americanos fecharam no verde e amanhã os europeus devem ressaltar... pondero seriamente sair da Portucel amanhã.
Em termos de AT qual é o próximo suporte?
Hoje os mercados americanos fecharam no verde e amanhã os europeus devem ressaltar... pondero seriamente sair da Portucel amanhã.
Em termos de AT qual é o próximo suporte?
Cumprimentos
artista Escreveu:A minha posição em relação à Portucel continua a ser de achar que é uma empresa com grande potencial e na qual, por diversas razões, resolvi investir a longo prazo... se contar com os dividendos que já recebi cada título está-me a menos de 2 euros no entanto já tenho algumas dúvidas sobre a validade da estratégia já que o título já caiu mais cerca de 30% desde os seus máximos...
Vou manter a estratégia de longo prazo, outra coisa não me passa pela cabeça, mas há uma coisa que é muito importante, sobre a qual até sou capaz de escrever um tópico um dia destes (se me der para ai), será um caso para muita e constante reflexão e, se for o caso, alterar de futuro este tipo de estratégia...
O que mais me leva a por em causa esta estratégia, que é o mesmo motivo que me leva a preferir de longe a AT, é o facto de se a empresa tiver problemas só se vão saber quando as cotações já tiverem caído muito e aí já não temos grande capacidade de reacção... ´
Bons negócios para todos
Artista eu sou um dos que lê atentamente os teus posts há muito tempo, e não estou a perceber esta questão dos problemas potenciais na Portucel...então e as Sonaes, e o BCP, e o Banif e o BPI, recentemente opavel a €7, etc, etc, etc...todos eles estão com problemas não divulgados? Penso que o que fizeste foi duvidar um pouco da tua estratégia de longo prazo na PTI, o que dadas as condições do mercado actualmente é perfeitamente natural, mas insinuar que pode ser por problemas internos da empresa, principalmente quando vindo de ti que querendo ou não és opinion maker do caldeirão, é muito perigoso.
O mal, se existir, é da economia europeia, americana ou mesmo mundial, e não da PTI. Relembro ainda que o mercado é fertil em falsas antecipações de recessões e que ainda hoje o Trichet afirmou (e eu não o tenho por mentiroso)que a economia Europeia continua com fortes fundamentais.
Pois, além dos fundamentais, poderem ser sempre uma surpresa, existe tb um eventual bear market. Pessoalmente nunca passei por nenhum, nem sei se irei passar. No entanto, se este chegar, será por quanto tempo? Até onde podem ir as cotações?
Confesso, que nunca pensei ver a Portucel nestes valores...
Confesso, que nunca pensei ver a Portucel nestes valores...
A minha posição em relação à Portucel continua a ser de achar que é uma empresa com grande potencial e na qual, por diversas razões, resolvi investir a longo prazo... se contar com os dividendos que já recebi cada título está-me a menos de 2 euros no entanto já tenho algumas dúvidas sobre a validade da estratégia já que o título já caiu mais cerca de 30% desde os seus máximos...
Vou manter a estratégia de longo prazo, outra coisa não me passa pela cabeça, mas há uma coisa que é muito importante, sobre a qual até sou capaz de escrever um tópico um dia destes (se me der para ai), será um caso para muita e constante reflexão e, se for o caso, alterar de futuro este tipo de estratégia...
O que mais me leva a por em causa esta estratégia, que é o mesmo motivo que me leva a preferir de longe a AT, é o facto de se a empresa tiver problemas só se vão saber quando as cotações já tiverem caído muito e aí já não temos grande capacidade de reacção... ´
Bons negócios para todos
Bons negócios para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Pararede Escreveu:A minha grande dúvida é de se assumo agora uma grande perca de milhares de euros ou espere já que não preciso do dinheiro para curto prazo.
Nas últimas semanas (duas) a minha "carteira" levou um rombo de cerca de 8000 euros

Como não preciso do capital vou aguentar firme.

No ano passado tive uma situação semelhante e recuperei tudo com uma vantagem substancial.

TP1 Escreveu:Jaimek Escreveu:Broker_Invest, onde estás ? Já sofreste um ataque cardiaco ?
Embora me pareça que a "arma na cabeça" é um claro exagero, acho que gozar com as eventuais menos valias dos investidores, algo de muito mau gosto.
Eu não estou a gozar com ele. Foi uma simples piada. Daí o smile que coloquei. Também eu estou com bastantes menos-valias na Portucel e venho aqui humorar um pouco.
- Registado: 21/9/2007 16:30
Olá a todos.
Tenho visto nos ultimos dias a PTI a querer e a não conseguir. A querer dar um salto para fora das garras do bicho e aparentemente consegue, mas fica sem forças e é novamente apanhada e cada vez mais ferida. Quero com isto dizer o quê? Ora, a PTI costuma ser um dos titulos que resalta rapidamente uns centimos acima e lá fica umas horitas. Quem tiver tempo e dinheiro, poderá aproveitar esses saltinhos e fazer algum tostão, mas o importante é não ficar agarrado a elas porque como disse, quando o lobo ou o urso a apanha, a desgraçada fica pior que um chapeu de um pobre e lá se vai o trade!
Sem duvida que esta empresa tem muito para andar, tanto para cima... como para baixo. Quem diria a ver a estes valores. Cuidado com os PTs que lhe dão pois por isso mesmo que mais gente fica entalada mais tempo do que deveria o que faz com que seja um bom negocio para os players que a conseguem movimentar.
Um abraço
PS - Na semana passada tive PTI, esta não... para a semana pode ser que me vire outra vez se vir que está a dar sinais de recuperação e com feridas.
Tenho visto nos ultimos dias a PTI a querer e a não conseguir. A querer dar um salto para fora das garras do bicho e aparentemente consegue, mas fica sem forças e é novamente apanhada e cada vez mais ferida. Quero com isto dizer o quê? Ora, a PTI costuma ser um dos titulos que resalta rapidamente uns centimos acima e lá fica umas horitas. Quem tiver tempo e dinheiro, poderá aproveitar esses saltinhos e fazer algum tostão, mas o importante é não ficar agarrado a elas porque como disse, quando o lobo ou o urso a apanha, a desgraçada fica pior que um chapeu de um pobre e lá se vai o trade!

Sem duvida que esta empresa tem muito para andar, tanto para cima... como para baixo. Quem diria a ver a estes valores. Cuidado com os PTs que lhe dão pois por isso mesmo que mais gente fica entalada mais tempo do que deveria o que faz com que seja um bom negocio para os players que a conseguem movimentar.
Um abraço
PS - Na semana passada tive PTI, esta não... para a semana pode ser que me vire outra vez se vir que está a dar sinais de recuperação e com feridas.
Peço desculpa se o meu "post" (detesto estrangeirismos e este parece aquelas coisa que plantadas estão nos nossos passeios para iluminarem as nossas ruas) se pouco sumo tem e, por, em notícias e opiniões de analistas, baseado estar.(OK paro de falar como o Yoda e que a força esteja convosco)
Parece-me que o grande urso está definitivamente a acordar e é pouco provável que em oito dias o touro o ponha novamente a dormir. E quanto a tudo estar em saldos e comprar agora é que é...pode ser um erro enOOOrme. Como se diz na minha aldeia: Se achas que já está tudo sobrevendido e já não tem por onde cair espera e verás...pode SEMPRE cair mais.
O grande urso secalhar vai continuar a descansar e vai mandar uma criazita ou nem isso, mas aceito o domínio do touro após recuperação consistente dos mercado, notícias quase sempre confirmadores de recuperação de crescimento económico e diminuição da volatilidade. Parece-me que um cenário destes só de aqui a alguns meses, no mínimo.
Cumprimentos
PS: Faz falta o Maromatics, ele pintava bem o quadro!
Parece-me que o grande urso está definitivamente a acordar e é pouco provável que em oito dias o touro o ponha novamente a dormir. E quanto a tudo estar em saldos e comprar agora é que é...pode ser um erro enOOOrme. Como se diz na minha aldeia: Se achas que já está tudo sobrevendido e já não tem por onde cair espera e verás...pode SEMPRE cair mais.
O grande urso secalhar vai continuar a descansar e vai mandar uma criazita ou nem isso, mas aceito o domínio do touro após recuperação consistente dos mercado, notícias quase sempre confirmadores de recuperação de crescimento económico e diminuição da volatilidade. Parece-me que um cenário destes só de aqui a alguns meses, no mínimo.
Cumprimentos
PS: Faz falta o Maromatics, ele pintava bem o quadro!
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA
Portucel
Olá a todos! Sou estreante neste fórum mas acho que até entendo umas coisinhas de bolsa e acho que a nossa bolsa, como sempre e como todas as bolsas do Mundo, está à espera que passe a pressão vendedora do Dow e este solte o Bull. Não se esqueçam que a economia dos States ainda é a 1ª economia do Mundo e ainda faz sentido pensar que quando ela espirra as restantes constipam-se. Pelo que se ouve na CNBC as acções já estão "oversold" e o touro está prestes a sair para iniciar um agradável percurso de boas marradas que certamente vão dar o gás necessário ao nosso PSI20 e levar a Portucel a cotações que se encaixem nos seus fundamentais. Pela minha intuição, o touro vai soltar-se em menos de 8 dias. Portanto companheiros portucelianos, é preciso é ter calma e saber ESPERAR. Tb as comprei a 2,58 com direito a dividendo e irei vendê-las este ano bem acima dos 3,00. Saudações! Bom 2008 a todos!
- Registado: 29/11/2007 14:02
Com este mini optimismo na PTI até me esqueci de deixar uma palavra ao Quico:
Apareça sempre no tópico da PTI, pessoalmente gosto das suas analises simples, frias e bem objectivas, segue os principios de: "Pensar como pensam os sábios, mas falar como falam as pessoas simples."
E mesmo com a nova lei do tabaco pode trazer o seu charuto que é bem vindo!
Cps
Apareça sempre no tópico da PTI, pessoalmente gosto das suas analises simples, frias e bem objectivas, segue os principios de: "Pensar como pensam os sábios, mas falar como falam as pessoas simples."
E mesmo com a nova lei do tabaco pode trazer o seu charuto que é bem vindo!

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)