Ulisses se isto não é o principio de um crash...
[/img][/quote]Peço desculpa mas como de costume, o grafico do Quico estava ligeiramente incompleto...
(isto, meus amigos, é um crash como deve ser, assim como mandam as regras)
--------------------------------------------------------------------------------
Quico crash.bmp - Ficheiro downloaded ou visto 72 vez(es)
--------------------------------------------------------------------------------
Quico crash.bmp - Ficheiro downloaded ou visto 72 vez(es)
Bem já ficamos a saber mais duas coisas sobre a SCPNuno, usa saltos de agulha e tem unhas compridas.
Qual é mesmo o tema deste tópico?
- Registado: 8/12/2007 11:14
mnfv Escreveu:Ó Quico, mas no teu gráfico não parece mesmo que estamos já no lado errado da encosta?
Eu diria (pelo menos no S&P) que estamos num momento decisivo!
- Anexos
-
- crashes2.png (51.74 KiB) Visualizado 5869 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Peço desculpa mas como de costume, o grafico do Quico estava ligeiramente incompleto...
- Anexos
-
- Quico crash.bmp (960.02 KiB) Visualizado 6012 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Re: Ulisses se isto não é o crash o que se pode chamar....
[/quote]Resina Escreveu: Ulisses se isto não é o crash o que se pode chamar....
... craxezinho! podes chamar-lhe craxezinho!...

"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca
mnfv Escreveu:Ó Quico, mas no teu gráfico não parece mesmo que estamos já no lado errado da encosta?
Mnfv, também tería parecido em muitas outras vezes em que depois se verificou mais tarde que tal não era verdade.
Como que se pode dizer (é uma generalização grosseira mas não está longe da verdade) que as correcções no início são todas iguais. E em todas há quem diga, é desta, esta é diferente, etc.
Só é diferente por ser a última e por estar fresca na memória e nas nossas emoções!
Faz este exercício, com a tua mão tapa as partes do gráfico para a frente de correcções passdas parecidas com esta. Também nessa altura parecia que estavamos no lado errado da encosta. Mas não estavamos...
Desta vez estamos?
Bom, dava uma longa discussão. Como analista técnico digo que ainda não temos sinais claros/evidentes disso. Pode ser, pode não ser. Se eu vir sinais ou conjuntar técnicas que me levem a acreditar nisso, deixarei aqui a minha opinião. Neste preciso momento considero que fazê-lo é prematuro e consistiria numa futurologia que não quero fazer.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já leste o início deste tópico?
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=459413#459413
Ulisses Pereira Escreveu:Resina, o PSI caiu cerca de 6/7% em cerca de 15 dias. Se chamarmos a isto um "crash".... veremos o que aconteceu o ano passado:
Em Setembro caiu 8% em 10 dias.
Em Julho caiu 12% em 3 semanas.
Em Fevereiro caiu 8% em 15 dias.
Ou seja, num espaço de um ano tivemos 4 "crashes"
Tal como o Marco disse, não podemos banalizar a palavra "crash". Eles acontecem muito, muito raramente.
Isto são correcções. Sem qualquer dúvida.
Se levam ou não a inversões de tendência, já é outra discussão. Mas quedas desta grandeza são designadas por correcções, nunca por "crashs".
Um abraço,
Ulisses
Explicando-me melhor...
O titulo colocado foi errado, o que queria dar a entender e se com estas quedas seguidas, a vinda de um crash tem maior probabilidade...
Quando pensamos que as quedas estão a terminar, vem uma fortissima massa de vendas que origina o tal "crash"..
O que o Psi20 hoje cai, claro que não é um crash, nem as sessões todas juntas desde o inico do ano..
Mas essa ideia que queria transparecer é que poderá originar uma queda ainda maior!? Ou estarei errado!?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Este gráfico do Quico (excelente, quico!) mostra bem aquela minha relação de «ter de cair quase 10 vezes mais» para eu considerar um crash...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
dmca Escreveu:Uma coisa é certa, se há quem venda, pode se ter a certeza que há gente a comprar, é a unica coisa que nos alivia....!!!![]()
Quanto mais alto se sobe maior e a queda, o contrário tb é ser possivel... Vamos aguardar.
O haver gente a comprar não é sinónimo de segurança nem significa que as quedas não podem continuar. Há investidores a comprar e a vender todos os dias, uns ficam entalados, outros não.
Neste momento o esperar é uma virtude. Eu estou de fora a ver o que isto dá, mas com o dedo no gatilho.
Resina, o PSI caiu cerca de 6/7% em cerca de 15 dias. Se chamarmos a isto um "crash".... veremos o que aconteceu o ano passado:
Tal como o Marco disse, não podemos banalizar a palavra "crash". Eles acontecem muito, muito raramente.
Se levam ou não a inversões de tendência, já é outra discussão. Mas quedas desta grandeza são designadas por correcções, nunca por "crashs".
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Bem, acho que me defini mal nos termos...
Mas com estas mini-quedas, o crash é mais provavel. Ou seja, pode originar a uma grande venda em massa e original um verdadeiro crash? Ou estarei errado?
Quico bonitos exemplos...
Abraço
Mas com estas mini-quedas, o crash é mais provavel. Ou seja, pode originar a uma grande venda em massa e original um verdadeiro crash? Ou estarei errado?
Quico bonitos exemplos...
Abraço
Resina, o Crash é dos termos "abusivamente" mais utilizados nos mercados.
Para te situar em relação ao que eu acho o quanto estamos longe de uma situação real de Crash, para eu considerar que estavamos em Crash, o S&P tería de estar a cair numa só sessão o que caiu ao longo dos últimos 10 dias.
Posto isto, temos estado a cair, sim (estamos agora na base da lateralização dos últimos meses) mas nada de extraordinário.
Para te situar em relação ao que eu acho o quanto estamos longe de uma situação real de Crash, para eu considerar que estavamos em Crash, o S&P tería de estar a cair numa só sessão o que caiu ao longo dos últimos 10 dias.
Posto isto, temos estado a cair, sim (estamos agora na base da lateralização dos últimos meses) mas nada de extraordinário.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 10/1/2008 17:18, num total de 1 vez.
Ulisses se isto não é o principio de um crash...
... para lá caminha, nunca se sabe!
Tudo cai, esta tudo vermelho há dias...
Todos os indices... Não vejo recuperação á vista! O que poderemos chamar a isto? A possivel chegada de um grande crash, de um Bear market... O limite que informaste que ia ser o comando dos Ursos foi passado...…
Tudo cai, esta tudo vermelho há dias...
Todos os indices... Não vejo recuperação á vista! O que poderemos chamar a isto? A possivel chegada de um grande crash, de um Bear market... O limite que informaste que ia ser o comando dos Ursos foi passado...…
Ulisses Pereira Escreveu:Mas creio que a zona mais importante para o mercado português se situa, grosso modo, entre os 12554 e os 12732 pontos. Uma quebra consistente (não basta uma tupruta marginal ou de apenas uma sessão para a considerarmos consistente), em baixa, dessa zona poderá ser um dos mais fortes sinais de inversão do mercado, pelo menos no curto/médio prazo. Claro que para falarmos em sinais claros de início de "Bear Market", em termos de longo prazo, já teríamos que estar a referirmo-nos à zona de suporte nos 11400 pontos. Mas isso já é uma história que ficará para contar noutra altura.
Editado pela última vez por Visitante em 11/1/2008 11:55, num total de 2 vezes.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, AlfaTrader, cisne3, Ferreiratrade, Goya777, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, maturidade, navaldoc, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, Purificaçao, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 64 visitantes