Portucel - Tópico Geral
Pelo gráfico do Quico parece-me que segue o canal descendente com perfeição...assim sendo é provável que o ressalto a possa levar, para já, um pouco mais acima, perto dos 2.36/2.38 EUR...
Nas ultimas sessões esteve bem e nas ultimas grandes quedas até se tem portado menos mal.
Claro que para isso acontecer não podemos ter no curto-prazo nenhum dia muito negro com panic sell nos USA.
Cps
Nas ultimas sessões esteve bem e nas ultimas grandes quedas até se tem portado menos mal.
Claro que para isso acontecer não podemos ter no curto-prazo nenhum dia muito negro com panic sell nos USA.

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)
Eu continuo lá. Se tudo correr pela normalidade,e a economia mundial não sofrer um abanão calamitoso com o petróleo a fazer disparar a inflacção e as taxas de juro a subir muito levando ao desinteresse nas aplicações com risco quando comparadas com as aplicações sem risco ou de risco diminuto, conto vendê-las lá para o fim de 2009.
Ninguem tem dúvida que o que impera nos mercados é a lei da oferta e da procura, mas eu pessoalmente não tenho dúvidas que os grandes players da finança mundial, e as grandes potencias economicas, não terão interesse nenhum em deixar cair por terra o grande financiador das empresas, que é por excelencia o mercado bolsista, e os grandes bancos mundiais, as grandes gestoras de participações, os mega fundos de investimento, não irão investir em aplicações de risco reduzido, ou no caso dos fundos de acções fechar as portas. Ora estes intervenientes tem uma grande capacidade de influenciar a oferta e a procura do mercado e tudo farão para segurar o mercado bolsista enquanto a economia o permitir.
A minha grande preocupação neste momento não é a América ter casas para vender e não ter compradores, ou estes não pagarem os seus créditos como seria de esperar. A mim preocupa-me o petroleo, e a inflação na zona Euro, que é onde eu faço os meus investimentos. Estou numa posição de (des)confiança nos Bancos Centrais e na capacidade dos gestores Europeus de passarem tanto quanto possivel ao lado desta crise inflaccionista gerada pelo preço do petróleo. Assim a Europa continue a crescer e a penetrar nos grandes mercados Chinês e Indiano, afastando a dependencia das exportações para os EUA, e a Europa até poderá vir a beneficiar do abrandamento\recessão dos EUA (que eu naturalmente não desejo).
Ninguem tem dúvida que o que impera nos mercados é a lei da oferta e da procura, mas eu pessoalmente não tenho dúvidas que os grandes players da finança mundial, e as grandes potencias economicas, não terão interesse nenhum em deixar cair por terra o grande financiador das empresas, que é por excelencia o mercado bolsista, e os grandes bancos mundiais, as grandes gestoras de participações, os mega fundos de investimento, não irão investir em aplicações de risco reduzido, ou no caso dos fundos de acções fechar as portas. Ora estes intervenientes tem uma grande capacidade de influenciar a oferta e a procura do mercado e tudo farão para segurar o mercado bolsista enquanto a economia o permitir.
A minha grande preocupação neste momento não é a América ter casas para vender e não ter compradores, ou estes não pagarem os seus créditos como seria de esperar. A mim preocupa-me o petroleo, e a inflação na zona Euro, que é onde eu faço os meus investimentos. Estou numa posição de (des)confiança nos Bancos Centrais e na capacidade dos gestores Europeus de passarem tanto quanto possivel ao lado desta crise inflaccionista gerada pelo preço do petróleo. Assim a Europa continue a crescer e a penetrar nos grandes mercados Chinês e Indiano, afastando a dependencia das exportações para os EUA, e a Europa até poderá vir a beneficiar do abrandamento\recessão dos EUA (que eu naturalmente não desejo).
Quico Escreveu:Estranhamente e de repente ficou tudo caladinho acerca da PTI!
Quico eu assustei-me na sexta e vendi antes do ressalto do fecho...
Agora ando com o "rabo entre as pernas" com ela... Só volto lá quando for "seguro". E com os States no vermelho temos de pensar 3 vezes antes de comprar alguma coisa...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Que culpa tenho eu que andem a ver suportes onde não havia fundamento e sobretudo movimento de reacção que os justificasse?
Limitei-me a assinalar quando de facto havia!
Um abraço.
Limitei-me a assinalar quando de facto havia!

Um abraço.
- Anexos
-
- pti.png (31.15 KiB) Visualizado 7915 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Quico Escreveu:A avaliar pelo comportamento dos últimos 3 dias... já não há mais ninguém a vender...
Colocaste tarde demais o último gráfico.
Então deixas o pessoal ir ao desespero, e só depois é que colocas um gráfico a dizer que provavelmente vai subir???

O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
Quico Escreveu:Estranhamente e de repente ficou tudo caladinho acerca da PTI!
Se calhar já venderam todos

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
A Portucel caiu para valores muito semelhantes aos da privatização, valores considerados então muito bons pelo mercado.
Entretanto houve: aumento do gasóleo, valorização do euro e o Subprime a penalizar o mercado.
Porém, no mesmo periodo e corrijam-me se estiver enganado, aumentou o preço do papel, aumentou o preço da pasta, foi aprovado o subsidio da UE para a construção da máquina, estuda o investimento em mercados emergentes da América Latina.
Serão os primeiros factores, negativos, tão relevantes no factor de valorização da empresa que se justifique a queda a que vimos assistindo?
Penso que não, até porque o aumento do preço do petróleo não é tão negativo quanto isso, pois a Portucel produz energia que vende para a rede pública.
Então que poderá motivar esta queda desenfreada?
Em minha, aliás modesta, opinião o medo.
E ele há-se acabar.
Entretanto houve: aumento do gasóleo, valorização do euro e o Subprime a penalizar o mercado.
Porém, no mesmo periodo e corrijam-me se estiver enganado, aumentou o preço do papel, aumentou o preço da pasta, foi aprovado o subsidio da UE para a construção da máquina, estuda o investimento em mercados emergentes da América Latina.
Serão os primeiros factores, negativos, tão relevantes no factor de valorização da empresa que se justifique a queda a que vimos assistindo?
Penso que não, até porque o aumento do preço do petróleo não é tão negativo quanto isso, pois a Portucel produz energia que vende para a rede pública.
Então que poderá motivar esta queda desenfreada?
Em minha, aliás modesta, opinião o medo.
E ele há-se acabar.
- Registado: 29/11/2007 10:07
Olá smurf, a distribuição foi uma antecipação parcial do dividendo de 2008, ou seja, o dividendo de 2008 deve rondar os 10 cêntimos dos quais já forma distribuidos 7...
O desinteresse actual deve ser explicado por muitas razões, entre as quais também penso que poderá estar o facto de a PTI só voltar a distribuir dividendos substanciais daqui a quase um ano e meio, enfim mas esse até não me parece que seja o motivo principal...
De qualquer forma o acho é que se a empresa não estiver a sofrer nada de grave, que comprometa os bons resultados e perspectivas futuras, estes movimentos de correcção serão mais cedo ou mais tarde corrigidos em alta, ainda assim eu não sou com toda a certeza a melhor pessoa para analisar isso, tenho uma posição de longo prazo na PTI por um conjunto diverso de razões mas nem é o tipo de investimento que previligio...
Bons negócios
O desinteresse actual deve ser explicado por muitas razões, entre as quais também penso que poderá estar o facto de a PTI só voltar a distribuir dividendos substanciais daqui a quase um ano e meio, enfim mas esse até não me parece que seja o motivo principal...
De qualquer forma o acho é que se a empresa não estiver a sofrer nada de grave, que comprometa os bons resultados e perspectivas futuras, estes movimentos de correcção serão mais cedo ou mais tarde corrigidos em alta, ainda assim eu não sou com toda a certeza a melhor pessoa para analisar isso, tenho uma posição de longo prazo na PTI por um conjunto diverso de razões mas nem é o tipo de investimento que previligio...
Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Caro artista
Embora neste momento não tenha portucel já tive, já ganhei e já perdi. Gostava de saber a sua opinião:
A distribuição de dividendos feita em 18 Dezembro penso que foi uma antecipação de 2008, o que se for verdade poderá justificar a falta de interesse no titulo no curto prazo, uma vez que a "justificação" que foi apresentada foi de que isso apenas foi feito para benificiar da redução da tributação em 50%.
Penso ainda que a descida é anterior ao facto, distribuição de dividendos, mas seria já o mercado a antecipar os factos (quero eu dizer que quem já sabia a livrar-se delas)(a semapa é que as tem e decide a distribuição).
Pelo que se a distribuição foi uma antecipação de 2008 então temos um EPS de 3,59%.
BN
Embora neste momento não tenha portucel já tive, já ganhei e já perdi. Gostava de saber a sua opinião:
A distribuição de dividendos feita em 18 Dezembro penso que foi uma antecipação de 2008, o que se for verdade poderá justificar a falta de interesse no titulo no curto prazo, uma vez que a "justificação" que foi apresentada foi de que isso apenas foi feito para benificiar da redução da tributação em 50%.
Penso ainda que a descida é anterior ao facto, distribuição de dividendos, mas seria já o mercado a antecipar os factos (quero eu dizer que quem já sabia a livrar-se delas)(a semapa é que as tem e decide a distribuição).
Pelo que se a distribuição foi uma antecipação de 2008 então temos um EPS de 3,59%.
BN
Re: Gráfico Actualizado
joao4702 Escreveu:
Um suporte possível é o facto de ter uma dividend yield muito forte à medida que os preços baixem...
Isto se a empresa mantiver ou aumentar os lucros que deverá apresentar este ano e que se devem situar entre à volta dos 150 ME, se isso acontecer estas quedas são sem dúvida boas oportunidades de entrada/reforço a longo prazo já que o DY a estes preços já estará próximo dos 5%... é claro que a curto prazo a lei da oferta e da procura dita as leis mas se não houver nada de mau nos fundamentais da empresa será uma questão de tempo a recuperação porque um DY de 5% com tendência para subir não se manterá com toda a certeza por muito tempo...
Ainda assim a curto prazo não são aconselháveis entradas neste título, não me surpreendendo agora que "maldição" do jonhy Bigodes se venha agora a realizar

Bom fim de semana para todos
Gráfico Actualizado
Caros,
A coisa está muito negra e digo isto não para assustar mas para a trazer à realidade.
Penso que está a reagir ao suporte mas poderá ter ainda muita margem para descer.
Um suporte possível é o facto de ter uma dividend yield muito forte à medida que os preços baixem...
BFS
A coisa está muito negra e digo isto não para assustar mas para a trazer à realidade.
Penso que está a reagir ao suporte mas poderá ter ainda muita margem para descer.
BFS
- Anexos
-
- PORTUCEL.2.png (33.9 KiB) Visualizado 9434 vezes
Enslaved Escreveu:Falar em OPA é o cúmulo do "delirium". Porque será tão difícil que há quedas e subidas independentemente da saúde financeira duma empresa? Nós pequeninos como somos só temos que aproveitar a onda quando sobe (tipo surf) e sair da onda quando cai. É tão simples porquê complicar o fácil
.
Para quê gastar energias para explicar o que não interessa (Ex: OPA) e que depois só serve para não assumir os erros? Só falta mesmo utilizar integrais triplos ou irreais para explicar a queda da Portucel.
Parece que já não pode haver uma tendência bear nos mercados. Será mesmo necessário criar uma teoria da conspiração (Tipo Nuno Markl?)

A minha é simples "Bear loves portucel"

- Anexos
-
- portucel.gif (47.29 KiB) Visualizado 9559 vezes
Editado pela última vez por Enslaved em 5/1/2008 3:38, num total de 1 vez.
Velhinho01 Escreveu:boa noite, acredito em opa no inicio deste ano, mas de outro player nacional...que nao a semapa, existem mais interessados e de maior peso neste e outros sectores em portugal...
OPAR 18%?...Não será difícil?

OPAR só a Semapa.
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Velhinho01 Escreveu:boa noite, acredito em opa no inicio deste ano, mas de outro player nacional...que nao a semapa, existem mais interessados e de maior peso neste e outros sectores em portugal...
E como será isso possível tendo a Semapa a maioria das acções da Portucel ?
Existe vida para além de OPA's.

- Registado: 21/9/2007 16:30
OPA a vista?
os Forenses USA e Redhot têem razão
, esta é uma oportunidade de ouro para a Semapa engolir a Portucel. A Semapa há bem pouco tempo dizia ter 76% da Portucel ( fora o que a Portucel tem de acções próprias, lembram-se das compras feitas a 2.45? ).
Hoje o comportamento destas meninas em contraciclo fez-me pensar......
Um abraço de
Miguel Rodrigues

Hoje o comportamento destas meninas em contraciclo fez-me pensar......
Um abraço de
Miguel Rodrigues
- Registado: 3/5/2007 13:55
Não compreendo de onde vem esta ideia da OPA.
No entanto, se essa é a ideia da Semapa, expliquem porque fez uma distribuição extraordinária de dividendos, que fez subir o preço das Acções.
Pode ser que essa distribuição se tenha destinado a financiar tal atitude. Porém, parece-me muito improvável.
Por outro lado há uns meses atrás a Semapa segurou o preço das acções a 2,54, reforçando a sua posição.
Mais tarde no canal 2 da RTP o CEO da Semapa esclareceu que existem diversos players interessados em entra no papel, e que esse mesmo reforço se traduzia num investimento e nada mais.
A Portucel é, indubitavelemente, um papel interessante, a preços de saldo, mas como o mercado está não estranho a queda, lamento-o mas não o estranho.
Acho que a Semapa lamenta tanto como nós.
Por outro lado, lanço um apelo a todos os participantes para manterem o bom nível do forum.
O Broker é assim mesmo e, de certo modo, estimula o forum.
No entanto, se essa é a ideia da Semapa, expliquem porque fez uma distribuição extraordinária de dividendos, que fez subir o preço das Acções.
Pode ser que essa distribuição se tenha destinado a financiar tal atitude. Porém, parece-me muito improvável.
Por outro lado há uns meses atrás a Semapa segurou o preço das acções a 2,54, reforçando a sua posição.
Mais tarde no canal 2 da RTP o CEO da Semapa esclareceu que existem diversos players interessados em entra no papel, e que esse mesmo reforço se traduzia num investimento e nada mais.
A Portucel é, indubitavelemente, um papel interessante, a preços de saldo, mas como o mercado está não estranho a queda, lamento-o mas não o estranho.
Acho que a Semapa lamenta tanto como nós.
Por outro lado, lanço um apelo a todos os participantes para manterem o bom nível do forum.
O Broker é assim mesmo e, de certo modo, estimula o forum.
- Registado: 29/11/2007 10:07
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 165 visitantes