Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2008 - Mês 01

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por JAS » 5/1/2008 13:37

Mariachi Escreveu:Por fim não há aqui um JAM, mas sim o JAS
.

No meio de tanta linha e tanta radiação eu até fiquei transformado em compota...
(JAM=compota)

Por mim não tem qualquer problema que continuem a discutir tecnicamente as redes de muito alta tensão.

Apenas acho que será preferível limitar a discussão ao impacto que essas notícias podem ter na cotação da REN.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por redhot » 5/1/2008 0:59

Não há radiação nenhuma. O que há é diferença de potencial entre o cabo aéreo e a terra (estamos a dar cabo do tópico do JAS...)
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

por Crómio » 5/1/2008 0:58

Mariachi Escreveu:Bem fico por aqui e já não falo mais deste assunto, pois não é isso que aqui está em causa e acredite que eu sei o que falo, pois a minha área é essa...


Por acaso essa também é a minha área:

Electromagnetic fields due to overhead and buried high-voltagepower-lines: a quantitative comparison
Neelakanta, P.S. Ungvichian, V.
Dept. of Electr. & Comput. Eng., Florida Atlantic Univ., Boca Raton, FL;

This paper appears in: Southeastcon '89. Proceedings. 'Energy and Information Technologies in the Southeast'., IEEE
Publication Date: 9-12 Apr 1989
On page(s): 682-685 vol.2
Meeting Date: 04/09/1989 - 04/12/1989
Location: Columbia, SC, USA
References Cited: 17
INSPEC Accession Number: 3462977
Digital Object Identifier: 10.1109/SECON.1989.132476
Posted online: 2002-08-06 16:34:01.0

Abstract

Possible health hazards due to nonionizing radiations emanating from high-voltage power-lines are addressed. Specifically, the magnetic field due to power-line radiation has been considered as an etiological factor in some form(s) of childhood cancer. An investigation of the possibility of reducing the magnetic field effect near the earth's surface by burying the power lines was conducted. The overall electromagnetic field distributions due to buried and overhead lines are elucidated and the explicit advantages (if any) in burying cables are verified quantitatively. It is concluded that it is indeed possible to suppress the magnetic field influence near the Earth's surface by burying the high-voltage cable. The extent of suppression will vary considerably in relation to proximity and stand-off regions. Suppression of magnetic influence near the Earth's surface is effective when the buried cable has minimum conductance leakage of energy into the surrounding medium



Mariachi Escreveu:Por fim não há aqui um JAM, mas sim o JAS.


:oops:

Calinada das Grandes...obrigado por teres referido, agora vou mas é para o cantinho quietinho...

Um Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por Mariachi » 5/1/2008 0:37

Humm... então por isso é que quando entro num subterrâneo, numa gruta, num túnel, numa garagem ou até dentro de um edifício, o telemóvel fica sem rede, o rádio deixa de apanhar o posto, o GPS deixa de ter sinal... é porque... é porque... as radiações são propagadas... e são atenuadas e mesmo anuladas...


Que tipo de radiação? Que tipo de ondas?
La por não haver radio debaixo de agua, quer dizer que a radiação não passa?
Sabe como trabalha o Sonar???

Bem fico por aqui e já não falo mais deste assunto, pois não é isso que aqui está em causa e acredite que eu sei o que falo, pois a minha área é essa...
Que fique bem claro que eu tambem não gostava de ter um poste junto a minha casa, mas não seria por ter radiações lá, pois bem pior que isso há dentro de casa e mesmo nos nossos bolsos.

Por fim não há aqui um JAM, mas sim o JAS.


Um abraço e bons negocios
 
Mensagens: 444
Registado: 25/6/2007 11:05

por charles » 4/1/2008 23:04

No meu quintal é que :shame: ...faz agora mal!!!

Linhas de Alta Tensão aumentam risco de cancro e leucemia. Especialistas pedem avaliação prévia de locais

A conclusão é de um estudo elaborado pelo grupo de trabalho nomeado pelo Governo para avaliar o impacto dos campos electromagnéticos sobre as populações. Linhas de distribuição de electricidade estão entre as principais fontes de emissão de radiações. Torres de Muito Alta Tensão no concelho de Sintra são colocadas em causa por políticos, médicos e ambientalistas.

( Domingo, 19 de Agosto de 2007 )


O estudo data de 2003, mas só este ano foi publicado pela Direcção Geral de Saúde. De acordo com o relatório do Grupo de Trabalho Interministerial sobre a Exposição da população aos campos electromagnéticos, produzido para o Ministério da Saúde, os projectos das Linhas de Muito Alta Tensão devem passar a incluir “a avaliação dos campos electromagnéticos, nos locais de acesso à população em geral”. Em causa, está o reconhecimento das linhas de transporte de electricidade, antenas de telemóvel, rádio e televisão, bem como radares de aeroportos como principais fontes de radiação, que aumentam os riscos de cancro e leucemia.



De acordo com os especialistas, liderados pelo chefe de divisão de saúde António Tavares, “é possível que uma intensa exposição aos campos electromagnéticos possa aumentar ligeiramente os riscos de leucemia infantil e que esta exposição possa aumentar ligeiramente os riscos de leucemia e de tumores cerebrais em adultos”.



Os efeitos, acrescentam os especialistas, apenas se reflectem com radiações “de uma intensidade suficiente para causar efeitos térmicos”, que levam "a um aumento de 1 ou 2.º C de temperatura corporal e pode provocar cataratas, efeitos sobre a memória, dificuldades de aprendizagem, cefaleias, cansaço, entre outras consequências para a saúde.".



Questionada sobre a revelação, Fátima Campos, Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão, que recentemente venceu um recurso de providência cautelar contra as Linhas de Muito Alta Tensão no concelho, reiterou ao Alvor de Sintra a “existência de alternativas à actual situação”, referindo caber ao estado “defender a população e a saúde pública”.



Em reacção aos resultados do relatório, João Semedo, médico e deputado pelo Bloco de Esquerda, declarou ao Alvor de Sintra que “há evidências de riscos para população pela proximidade de campos electromagnéticos”. Para o deputado, “já se deviam ter tomado medidas legislativas para que este tipo de equipamentos fosse colocado longe de zonas residenciais”. Sobre o caso particular do concelho de Sintra, o clínico e deputado é peremptório: “em vez de andar de recurso em recurso, o Governo devia adoptar respostas legais que revertam as directivas mais exigentes nesta área”.



Carlos Moura, engenheiro ambiental e ex-dirigente da Quercus, mostrou-se preocupado. “A linha de Muito Alta Tensão nunca devia ter sido construída naquela zona”. O enterramento da linha, refere o especialista, resolve “apenas alguns problemas”.

Alvor de Sintra




Maior incidência de cancro em zonas expostas a radiações
As pessoas que moram muito próximo de postes de alta tensão e das linhas ferroviárias, tem uma maior incidência de cancro. Os especialistas ainda desconhecem se existe relação causa e efeito. Nuno Teixeira, responsável pelo departamento de Física da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. explicou à Lusa que estudos internacionais provam que a presença de uma corrente eléctrica muito forte pode levar ao "aumento de patologias do foro oncológico". Em causa está o facto de uma corrente eléctrica muito forte originar campos electromagnéticos muito elevados. "Estão bem identificados os mecanismos de interacção entre as radiações e a matéria e organismos (perturbação das moléculas). mas ainda não se compreendeu a razão para o aumento da taxa de incidência de doenças oncológicas", adiantou.

Também o coordenador do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge, António Tavares. enumerou alguns efeitos cientificamente comprovados dos campos electromagnéticos de alta tensão: o efeito coroa. que provoca um ruído de crepitação (que aumenta em situações de chuva ou nevoeiro), a produção de ozono e óxido de carbono e a produção radioeléctrica. que faz com que uma lâmpada fluorescente, sem qualquer fonte de alimentação. se ilumine quando colocada por baixo de um fio condutor. Tavares. um dos autores do mais recente relatório da Direcção-Geral de Saúde sobre a exposição da população aos campos electromagnéticos, disse que os estudos até ao momento não definem uma causalidade entre a exposição e o apareçimento de certas doenças. "Mas à semelhança do que aconteceu com o uso de químicos na Segunda Guerra Mundial. daqui a 50 anos também se pode chegar à conclusão que estas radiações [das linhas de alta tensão] são nocivas."

Adolescentes mais expostos
“Os estudos não provam que as radiações provocam doenças. mas também não provam o contrário". referiu o médico. Mas o efeito das radiações está a ser estudado noutros casos: "O quarto de um adolescente é um cocktail de radiações. devido ao uso de iPods [leitores de MP3]. computadores, aparelhagens ou televisões. Talvez daqui a alguns anos se relacionem estes efeitos com causas nefastas, mas por enquanto não há evidências conclusivas". sublinhou ainda António Tavares.

Fonte = Lusa


Gualdino Saraiva, 53 anos, vive rodeado de cabos de alta tensão na localidade de Moinhos da Funcheira, na Amadora. Vítima de cancro da mama, aponta as linhas de muito alta tensão como motivo da sua doença. Apesar de não conseguir provar a relação, refere “faíscas e zumbidos como causas para uma vida em permanente tensão”. Recorda ainda “os sustos para os moradores com os cabos que caem e os helicópteros que, para limparem os postes, lançam líquido sobre habitações”.







A localidade de Moinhos da Funcheira, de construção clandestina, conta com cerca de cem habitações espalhadas por entre 22 postos de alta tensão, alguns dos quais ligados à central de distribuição local. É uma floresta de postes e cabos que se cruzam por cima das casas. “Em dias de muita humidade, os cabos estalam e fazem faíscas”, disse outro morador, Vítor Saraiva, contando que em 1991 um cabo caiu-lhe sobre a casa, destruindo o telhado. “Foi uma sorte não estarmos, porque se o cabo nos atingisse cortava-nos ao meio”, acrescentou.

Para os habitantes de Moinhos da Funcheira, a radiação emitida (capaz de acender lâmpadas incandescentes, activar os alarmes dos automóveis e que impossibilita que as antenas de televisão captem os canais na perfeição) não pode ser saudável. Embora, segundo Filipe Nunes, um outro morador, “a REN [Redes Energéticas Nacionais, empresa que detém a rede eléctrica nacional] diga que as radiações estão nos limites legais”. Gualdino Saraiva conta que foi operado ao peito há seis anos no Instituto Português de Oncologia de Lisboa. “Sinto uma grande revolta com tudo isto. Quando eu vim morar para aqui, há 17 anos, só havia dois postes. Depois colocaram mais há oito anos e há três reforçaram estes, de um para quatro cabos”, disse ao CM. Os moradores contestam ainda a posição da Junta de Freguesia de Casal de São Brás, que não reivindica a retirada da alta tensão.

MAIS INFORMAÇÃO

CANCRO RARO

O cancro da mama nos homens é 150 vezes menos frequente do que nas mulheres. A quantidade escassa de tecido mamário no homem provoca a sua adesão à parede torácica, sendo assim mais agressivo. É decisiva a sua remoção, detectado numa fase precoce.

SERZEDELO

Povoação do concelho de Guimarães conta com 90 postes de alta tensão e três antenas de telemóveis. Foram identificados 76 casos de cancro num local com apenas 232 famílias.

PARLAMENTO

Dentro de dois meses, o Bloco de Esquerda apresentará na Assembleia da República um projecto que visa a adopção de medidas que garantam o direito de precaução face às radiações eléctricas.
João Saramago






Cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por Hawk66 » 4/1/2008 22:36

JAS,
Estando prevista uma diminuição do crescimento do consumo não há o risco de a JMT ter uma performance negativa em 2008 ?
 
Mensagens: 51
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: S. Francisco

por Crómio » 4/1/2008 22:11

Antes de mais JAM, parabéns pelo teu tópico.

Desculpa a intromissão, mas não pude deixar de ver e de me dar um arrepio:

Mariachi Escreveu:Os cabos enterrados são cabos armados. E a própria terra serve de isolamento.

Falso. A terra não isola nada, apenas é um meio de propagação. Nos cabos aéreos é o ar, nos cabos enterrados é a terra...
...
Bem é melhor parar por aqui...

Um abraço e bons negocios


Humm... então por isso é que quando entro num subterrâneo, numa gruta, num túnel, numa garagem ou até dentro de um edifício, o telemóvel fica sem rede, o rádio deixa de apanhar o posto, o GPS deixa de ter sinal... é porque... é porque... as radiações são propagadas... e são atenuadas e mesmo anuladas...

Epá... não percebo nada disto, é melhor não fazer afirmações que podem ser descabidas...

Desculpa estar a poluir o teu tópico com as minhas radiações JAM.

Continuação de Bons Negócios
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por redhot » 4/1/2008 19:54

scpnuno Escreveu:...Eu vivo desde (quase) sempre ao lado de um poste, com a linha por cima. ... pronto, eu sou mau exemplo, né?


Agora compreendo o teu penteado...

PR: O ser humano é mesmo estranho: passam horas a engolir o escapes dos carros, com os telemóveis colados à cabeça e não reclamam. Depois embirram com uns posteszecos que não fazem mal a nínguem... :lol:
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

por Gioes » 4/1/2008 19:42

Leio diariamente este forum mas sou pouco interventivo por achar que os meus conhecimentos a nivel de mercados não acrescentariam mais valia ao forum. No que se refere á REN deixo a pergunta..? essas pessoas que tanto barulho têm feito por causa das irradiações não serão as mesmas que passam diáriamente horas agarradas ao telmóvel por vezes com conversas de xaxa..? Eu andei mais de 30 anos debaixo de antenas de rádio-comunicações, e até costumo dizer que os meus filhos nasceram debaixo de uma antena de comunicações (Rádio-naval) enfim, sou "altamente beneficiado....!?)"segundo algumas mentes, e tambem sou da opinião que os cabos enterrados não trazem beneficio nenhum no que a irradiações diz respeito.Até porque estão escondidos.

PS. Detenho acções da REN, e tenho uma linha da REN a menos de 50 metros da minha residência.

Um abraço
 
Mensagens: 76
Registado: 8/11/2006 1:37
Localização: 17

Carteira JAS*2008 - Mês 01- dia 04

por JAS » 4/1/2008 18:52

E lá acabou a primeira semana do ano.
A pergunta que devemos fazer é se isto é uma amostra do que se passará no 1ºT ou no 1ºS...


VAA
Uma compra a 0,12 foi o único movimento do dia.


A santa JMT continua bem de saúde e dá-me para as outras folias...

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 01-04.png
cart 01-04.png (58.97 KiB) Visualizado 4283 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Mariachi » 4/1/2008 17:39

Não ha comparação nenhuma entre a protecção de cabos aereos e cabos enterrados.

Concordo plenamente.

Os cabos enterrados são cabos armados. E a própria terra serve de isolamento.

Falso. A terra não isola nada, apenas é um meio de propagação. Nos cabos aéreos é o ar, nos cabos enterrados é a terra...

Não ha comparação nenhuma entre a protecção de cabos aereos e cabos enterrados. Os cabos aereos apenas tem um isolamento "plastico" contra as intemperies

Os cabos aéreos não têm revestimento. São uma liga de aluminio e de aço. E a protecção que fala são isoladores de vidro, que servem para isolar a rede dos postes, não contra intemperies. Têm aquela forma, isso sim para que quando haja uma descarga electrica, o arco electrico se estiga mais rapidamente, e para que o pó que se acumula lá nao sirva de condutor.
Em relação aos cabos subterraneos, esses sim sao revestidos, mas para alem da radiação ser menor que os cabos aéreos, estes estão muito mais proximos das pessoas. Ou seja a radiação acaba por ser maior... Isso esta provado, assim como a radiação emitida pelos cabos aéreos estar dentro dos valores impostos pela lei...

Muito alta tensão é em todo o lado igual... E esses postes que fala se são de muito alta tensão transportam tensoes desde 220Kv a 400Kv, sao iguais em toda a Europa...

JAS:

Se foram desligadas, o transporte faz-se por outro lado, pois ninguem ficou com falta de energia...
Ou então foram desligadas no papel e continuam em trabalho, que vai la por o dedo a ver se estão a transportar energia ou nao?

No entanto concordo contigo, dê por onde der, a REN fica sempre prejudicada, visto que dantes ninguem sabia quem era a REN, nem o que fazia, mas agora sabe que é aquela empresa que tem postes e linhas que fazem mal as pessoas e provoca dor de cabeça.

Deixo aqui um pensamento:
Os comboios tem linhas por cima, estão a 2 metros das nossas cabeças quando andamos de comboio. É verdade que operam com tensoes menores, mas já ouve alguem que apresentou queixas á CP?
Todos nós, ou quase todos temos um despertador na mesinha de cabeçeira a 1 metro da cabeça e dormimos cerca de 8 horas com a cabeça a 1 metro de lá...
O micro ondas ta na cozinha...
Bem é melhor parar por aqui...

Um abraço e bons negocios
 
Mensagens: 444
Registado: 25/6/2007 11:05

por scpnuno » 4/1/2008 17:24

Mariachi Escreveu:Outra coisa que dá que pensar. Os postes com as redes la penduradas, ficam a 40, 50, 60 metros da nossa cabeça, um cabo enterrado fica a 2 metros dos nossos pés... Como diz o outro, quem não vê, não sente, mas a radiação é muito mais intensa com a rede enterrada...


Um abraço e bons negocios


Assim rapido, que estou um bocado atrapalhada com tempo, não ha comparação nenhuma entre a protecção de cabos aereos e cabos enterrados. Os cabos aereos apenas t~em um isolamento "plastico" contra as intemperies. Os cabos enterrados são cabos armados. E a própria terra serve de isolamento.

Com as minhas desculpas ao JAS e pela falta de desenvolvimento, se for o caso, logo desenvolvo.

Abraços

P.S. Que eu saiba, ainda não há provas cientificas do efeito da alta tensão sobre os humanos. E a "muito alta tensão" que temos em Portugal até é baixinha se comparada com outros países. Eu vivo desde (quase) sempre ao lado de um poste, com a linha por cima. ... pronto, eu sou mau exemplo, né?
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

Re

por JAS » 4/1/2008 17:20

Mariachi Escreveu:O trabalho de enterramento, pode ser feito com as linhas ligadas... saí é mais caro, mas o transporte da energia é feito na mesma sem interrupções.


Pode. Mas acontece que o Tribunal mandou "desligar", não mandou enterrar.

Para cumprir a ordem judicial têm que desligar (não sei se já desligaram ou não...).
E primeiro que tenham uma linha enterrada vão demorar muitos meses.


Concordo absolutamente contigo que não há problema nenhum com as radiações, é tudo demagogia barata.
Mas quando a demagogia faz lei e consegue ganhar em todas as instâncias temos que reconhecer que isso se tornou um problema grave para a REN.

Como muito bem dizes a REN só transporta.
Isso significa que recebe electricidade num ponto e o entrega noutro.
Não sei como é o contrato com a EDP mas alguém tem que assumir que existem perdas pelo caminho.

- Se a REN tem um contrato leonino em que a EDP suporta todas as perdas digamos que o problema não afecta a REN.
- Se a REN suporta as perdas, englobando-as no preço do transporte como me parece mais lógico, é evidente
que a REN ganhará menos sempre que fizer o transporte em redes com maiores perdas.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Mariachi » 4/1/2008 16:59

Boas pessoal

Não venho aqui falar da carteira do JAS, mas da REN.
Estou a achar interessante o que aqui se tem dito em relação as linhas.
O trabalho de enterramento, pode ser feito com as linhas ligadas... saí é mais caro, mas o transporte da energia é feito na mesma sem interrupções. Pus transporte a bold porque é o que a REN faz, a EDP apenas produz e distribui. A energia é produzida nas centrais, transportada pela REN ate ás subestaçoes e distribuida pela EDP ate nossas casas.
Outra coisa que dá que pensar. Os postes com as redes la penduradas, ficam a 40, 50, 60 metros da nossa cabeça, um cabo enterrado fica a 2 metros dos nossos pés... Como diz o outro, quem não vê, não sente, mas a radiação é muito mais intensa com a rede enterrada...
Para alem disto tudo, a REN tambem está metida no Gas Natural e já detem varios gasodutos pelo pais todo...

De referir que não tenho REN, pois é uma acção que de momento está a lateralizar e as noticias que saem, não são nada beneficas. Para alem disto tudo, a REN é a unica empresa em Portugal que transporta energia, por isso detem o monopolio do transporte de energia...

Um abraço e bons negocios
 
Mensagens: 444
Registado: 25/6/2007 11:05

por redhot » 4/1/2008 16:44

A REN poderá resolver a questão como resolveram as companhias de telemóvel: com markting positivo...

Os telemóveis junto à cabeça emitem muito (mas mesmo muito...) mais radiação nociva que os postes.

No entanto nínguem liga isso. O markting e a utilidade dos telemóveis fez tudo.

Com a REN acontecerá o mesmo na minha opinião. O único problema dos postes é serem feios, mais nada.

Julgo que num caso extremo poderá haver intervenção do estado, ou seja, caso haja uma onda de processos em tribunal que provoquem um significativo aumento de custos para enterrar os cabos o estado simplesmente criará um decreto de lei indicando que os postes são "Declaração de Utilidade Pública", com a justificação científica de que os postes não são nocivos.
Editado pela última vez por redhot em 4/1/2008 17:05, num total de 1 vez.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

REN

por JAS » 4/1/2008 16:06

vitorigus Escreveu:Desculpem de meter-me na conversa; os custos suplementares ao estatuído são por conta de quem pede. Daí o dito de um responsavel da Ren, que foi publico há poucos dias numa entrevista para a TV, que a Ren faz o trabalho e apresenta a factura a seguir para alguem pagar.


Sim, mas como o Tribunal os obriga a desligar a linha, e não haverá linha enterrada durante muitos meses, eles não facturam ou facturam com outras linhas que têm maiores perdas e geram menores lucros.

Eu falei na linha de muito alta tensão porque penso que esses problemas se vão generalizar a todo o país e o negócio da REN pode-se tornar bem menos rentável.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por V99 » 4/1/2008 1:00

Caro JAS,
Obrigado pela sua opinião parece que Ren não está nos seus planos, o que é ligitimo.
Continuação de bons negócios.

Abraços.
 
Mensagens: 280
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

por vitorigus » 4/1/2008 0:20

Desculpem de meter-me na conversa; os custos suplementares ao estatuído são por conta de quem pede. Daí o dito de um responsavel da Ren, que foi publico há poucos dias numa entrevista para a TV, que a Ren faz o trabalho e apresenta a factura a seguir para alguem pagar.
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

Re: Re

por Bala » 3/1/2008 22:45

JAS Escreveu:
V99 Escreveu:não acredita nas potencialidades da Ren ou faltam fundamentais?


1º- não invisto em empresas estatizadas.
2º- enterrar as linhas de muito alta tensão deve dar-lhe cabo dos fundamentais... Depois de perder um processo no Supremo Tribunal perderá todos os que vierem.

Um abraço,
JAS

Não foi a câmara que pagou o enterro?
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/x8v ... 7gpUg.html
http://jn.sapo.pt/2007/12/14/pais/seara ... nha_a.html

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 992
Registado: 27/2/2007 13:49
Localização: Maia

Re

por JAS » 3/1/2008 22:23

V99 Escreveu:não acredita nas potencialidades da Ren ou faltam fundamentais?


1º- não invisto em empresas estatizadas.
2º- enterrar as linhas de muito alta tensão deve dar-lhe cabo dos fundamentais... Depois de perder um processo no Supremo Tribunal perderá todos os que vierem.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por charles » 3/1/2008 22:17

Jas continuo a ver no horizonte um numero : 2,5 :| :!:

Abraço
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por V99 » 3/1/2008 21:58

Caro JAS, deixe-me fazer a seguinte questão, não acredita nas potencialidades da Ren ou faltam fundamentais?

Quanto as suas escolhas para o Ano de 2008, deixe-me dizer-lhe que também tenho a mesma opinião com relação a algumas acções aqui apresentadas por si.
As minhas escolhas são mais de longo prazo e um leque mais pequeno, de apenas 4.
Ren, Martifer; Sonae Ind.e por último a surpresa das surpresas Galp.
Espero que responda à minha questão e espero que continue o bom trabalho que tem feito.

Abraço
 
Mensagens: 280
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

Re: Re

por Bala » 3/1/2008 21:21

JAS Escreveu:
Bala Escreveu:Visto a coisa desta maneira, seria mais provável uma compra de Altri pela Semapa(ou vice-versa), mas não sei se a autoridade da concorrência o permitiria...


O mercado português representa apenas 5,7% das vendas da INA, não me parece que a AdC se fosse meter nisso...

Um abraço,
JAS


JAS não me digas que também andas a fumar dos cigarros do Mechanic... :mrgreen: :lol:

Já nem falo de eleições presidenciais nos EUA...

Quanto a "lei que proíbe a venda" não é bem lei... são uns acordos que os distribuidores/armazenistas estabelecem com o produtor, nem podem vender certas marcas como Navigator ou Soporset se não estou enganado... Mas podem vender o mesmo papel só que sem invocarem a Marca, e em quantidades proibitivas para a maioria das gráficas.

Abraço...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 992
Registado: 27/2/2007 13:49
Localização: Maia

por JAS » 3/1/2008 19:34

tm1950 Escreveu:O grupo está quase falido. Com o euro forte em 2008 será difícil aumentar as vendas.
Que alterações poderemos esperar?


Deixou de estar falido com a operação harmónio realizada o ano passado em que os 3 bancos (BCP-BPI-CGD) ficaram com 60% do Capital e ainda muito mais em suprimentos.

Com euro forte ou fraco a única maneira de ser rentável deve ser deslocalizando a fábrica para a China...

Podemos esperar que os bancos arranjem alguém que faça uma OPA...Se fôr chinês paciência.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por tm1950 » 3/1/2008 19:21

VAA – Continuo a pensar que 2008 será o ano das grandes alterações…


O grupo está quase falido. Com o euro forte em 2008 será difícil aumentar as vendas.
Que alterações poderemos esperar?
 
Mensagens: 115
Registado: 29/11/2007 13:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Google [Bot], iniciado1, latbal, MiamiBlue, O Magriço, Santanderes e 84 visitantes