Galp...
A Galp já andava a pedir esta correção já algum tempo, ela andava com RSI acima dos 85 o que quer dizer Sobrecomprado = CARO, PER nos 22 acima do Sector, bastava algo que fizesse tremer os mercados internacionais todos os Index's começassem a corrigir naturalmente, e aquelas acções que subiram BRUTALMENTE serão as mais projúdicadas a este tipo de receio ou medo no mercado financeiro.
A GALP ainda pode vir a fechar o GAP UP entre os 11 e 13€ mais coisa nemos coisa, por isso muita atenção, quem está dentro desde a OPV "Don't Worry, Be Happy"
Vendi a minha posição da GALP hoje.
A GALP ainda pode vir a fechar o GAP UP entre os 11 e 13€ mais coisa nemos coisa, por isso muita atenção, quem está dentro desde a OPV "Don't Worry, Be Happy"

Vendi a minha posição da GALP hoje.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
aos veteranos
Boas,
Uma pergunta aos veteranos da bolsa tuga:
O fenómeno "Pedro e o Lobo" aplica-se à bolsa? Particularizando, as reacções da GALP às noticias vão continuar tão expressivas como tem sido nos dois ultimos meses ou há um fenomeno de habituação que reduz a reacção do mercado?
Obrigado,
Uma pergunta aos veteranos da bolsa tuga:
O fenómeno "Pedro e o Lobo" aplica-se à bolsa? Particularizando, as reacções da GALP às noticias vão continuar tão expressivas como tem sido nos dois ultimos meses ou há um fenomeno de habituação que reduz a reacção do mercado?
Obrigado,
Sumo???
Então e a credibilidade??? Se formos estudar engenharia, arquitectura ou física, ser-nos-á permitido tudo, ao nível de português???? Lá por ser um forum de bolsa, vale tudo no português?? Há erros de primária neste forum, não vejo ning com chamadas de atenção.
Será que isso não afasta os leitores e participantes mais assertivos???
Sumo, sumo e mais sumo (tudo bem )... e o resto?
Então e a credibilidade??? Se formos estudar engenharia, arquitectura ou física, ser-nos-á permitido tudo, ao nível de português???? Lá por ser um forum de bolsa, vale tudo no português?? Há erros de primária neste forum, não vejo ning com chamadas de atenção.
Será que isso não afasta os leitores e participantes mais assertivos???
Sumo, sumo e mais sumo (tudo bem )... e o resto?
Ulisses Pereira Escreveu:TP1, reforçaste há bocado, vendeste depois metade da posição. Mas falta o "sumo" que interessa ao Caldeirão.
Se todos colocarmos aqui os nossos movimentos "intradays" seria fastidioso ler todos os posts. Coloquemos apenas aqueles em que usamos argumentos, pois são eles que geram o debate.
Um abraço,
Ulisses
Já removi!
O que disse foi, que tinha vendido metade da posição (via-se na data ) e reforcei ontem e hoje. Foi uma resposta fundamentada, a uma pergunta do Enslaved.
TP1, reforçaste há bocado, vendeste depois metade da posição. Mas falta o "sumo" que interessa ao Caldeirão.
Se todos colocarmos aqui os nossos movimentos "intradays" seria fastidioso ler todos os posts. Coloquemos apenas aqueles em que usamos argumentos, pois são eles que geram o debate.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
TP1 Escreveu:Reforcei a 16.91€...![]()
Boas...
Só por curiosidade ainda estás com mais valias?

Surf's up and down in the markets
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/
morton Escreveu:Enslaved Escreveu:Eu chamo um panic sell e já estão a vender ao melhor.
Como se ve esse tipo de situações?
Vês através das profundidades. Quando o preço é zero (circulo verde) é venda/compra ao melhor

- Anexos
-
- cofs.JPG (12.39 KiB) Visualizado 3998 vezes
habanero04 Escreveu:
Outra coisa, quando falas dos stops queres dizer ordens de venda com stop já introduzidas ou é apenas os teus cálculos para saberes a que preço vais sair? É que eu uso o Besnet e não tem hipótese de colocação de ordens com stop. O que eu costumo fazer é assim que há um abrandamento da subida ou inversão e a cotação começa a cair, se houver alguma resistência à queda ainda aguardo a ver o que acontece, senão vendo. Mas isto nem sempre funciona porque também não posso estar sempre a olhar para os gráficos senão não fazia mais nada e ainda era despedido.
Quanto aos indicadores sempre me disseram que não se deve utilizar só 1 ou 2, mas sim que devem ser utilizados vários de modo a haver mais que uma confirmação da tendência, ou seja, se um dá sinal convém confirmar isso com outros. Não sei se estou muito certo mas é esta a minha ideia. E claro que os indicadores só por si não aumentam a minha taxa de sucesso, mas ajudam no que falámos sobre os pontos de entrada e saída.
Quando falo em stops, falo em atops reais ou mentais (tendo em consideração que por muito que te seja dificil tens de os cumprir) No caso de haver grande volatilidade, como no caso da GALP serão aconselhados os stops reais, como ordens de venda pois assim tens sempre garantidas as tuas mais valias.
Uso stops mentais em acções menos volateis.
Uma vez li, que os iniciados deviam sair de uma posição assim que atingissem 7% de lucro, pois ainda não teriam uma estratégia bem definida de saída e este numero ser-lhes-ia util.
Quando entras, numa posição a colocação de um stop deve ser fundamental ANTES de comprares a acção. Ou seja a que preço achas que se ela descer irá dar sinal de fraqueza. Se vais entrar numa posição e ela atinge essa cotação no intraday das duas uma:
- ou estas a calcular mal o ponto de entrada
- ou estás a calcular mal o teu stop loss
Quanto aos indicadores, cada um usa os que quer. Mas todos eles têm por base o preço e o volume. Eu só adiciono as EMA porque muitas as instituições as usam.
Se fores ver os gráficos do Ulisses e outros mestres do Caldeirão só têm preço e volume. O resto na minha opinião é distracção para a mente.
Abraço
JP
Pois é, aqui num topico qualquer anterior fui criticado, por chamar a atenção, para uma subida vertiginosa sem "grande", fundamento, e agora devem andar por aí alguns a rezar para que isto não entre no descalabro total...
Boa sorte meus amigos....
Boa sorte meus amigos....
- Registado: 24/10/2007 13:46
Eu chamo um panic sell e já estão a vender ao melhor
.

bolo Escreveu: E você? Concorda ou faria algo diferente?
Bem, eu como disse acima na resposta ao Paionense:
Imagina que tinha entrado no máximo a 19,50 no dia 27, provavelmente teria saltado fora na sessão seguinte ou na outra porque a cotação não se aguentou e mostrou pressão vendedora. Ainda não me habituei a estipular cotações de saida (stops) com base em precentagens, mas isto um destes dias muda...O que eu costumo fazer é assim que há um abrandamento da subida ou inversão e a cotação começa a cair, se houver alguma resistência à queda ainda aguardo a ver o que acontece, senão vendo.
habanero04 Escreveu:É exactamente esse o problema, saber entrar com grandes probabilidades de obter ganhos é o mais complicado de perceber. E também não é menos importante o saber quando abandonar o barco. Isto pelo menos no curto prazo.
Pois o ponto de entrada é muito importante e quem define a estratégia antes de entrar percebe facilmente porquê?!
Se entrarmos mal corremos varios riscos desnecessários:
1- Se entrarmos mal temos de colocar o stop demasiado longe aumentando muito os riscos do trade.
2- Ou então colocamos o stop relativamente perto mas corremos riscos de este ser activado facilmente numa retracção, mesmo que pequena e normal... podemos até estar a pensar bem e acertar no geral mas entramos num ponto errado, activa-se o stop e depois o título até sobe, ainda assim acho preferivel activar o stop e aprender do que alterar a estratégia e aumentar os riscos, o que esteve mal foi a entrada e não o stop!!
3- Entrar numa situação em que o potencial de curto prazo é pequeno ou indefenido também me parece demasiado arriscado e desnecessário... basicamente é o que acontece a quem entra depois de uns dias de subidas fortes de um título, por exemplo quem entrou na Galp depois dos 18.21!!
4- Haverá mais situações mas agora não me lembra

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
habanero04 Escreveu:Bolo, e se essa ordem de 19,56 tivesse sido realizada e a cotação tivesse vindo logo para baixo? Qual era a estratégia?
ah pois é!

isto para dizer que há muitos risco que só podemos tentar diminuir mas que não podemos anular. mesmos os stops às vezes são abalroados e esmagados pela escorregadelas ou escaladas dos títulos.

para o lado franco da sua pergunta respondo que depois de entrar, normalmente não penso sair no mesmo dia se não for essa a estratégia inicial. Mas tudo depende do seu comportamento.

Como isso correspondia a repetir o máximo e não se aguentar, ficaria a pensar que não tinha forças para aquela resistência e punha imediatamente uma OV num suporte mais abaixo, se não estivesse muito longe. Se estivesse muito longe, punha simplesmente 0,5% abaixo da cotação do momento, por exemplo.
Se só visse no outro dia, para além de dizer "malvados manipuladores" para poder culpar alguém , optaria por seguir o comportamento acima.
E você? Concorda ou faria algo diferente?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Paionense Escreveu:
O momento de entrada para mim é muito importante. Se a partir do momento em que entras começas a ter mais valias o teu stop deve ficar no minimo no valor de aquisição.
A partir daí tens varias opções:
- ou vais sempre subindo o stop à medida que a cotação for subindo
- ou entao colocas um stop mental ou efectivo no valor que achas que se passar dali vai ter a vida complicada (ex: ligeiramente abaixo de um suporte)
Esta é a principal razão pela qual eu digo que se um título quer entrar na minha carteira tem que se esforçar!
Passo a explicar e isto é muito empírico porque como não domíno a teoria académica da AT, tenho que a fazer a olho e tendo em conta a experiência.
A entrada num titulo com mais valias permite que possamos colocar um stop no mínimo pelo preço de aquisição, o que nos permite sair sem menos-valias, o que já não é mau, tento em conta que podemos ter menos-valias, coisa com que não concordo, mas pronto!

Isto leva a que o valor de entrada tenha que ser bem definido e que não se entre num título só porque ele tem vindo a subir.
No meu caso, mesmo para um título que tenha vindo a subir, eu coloco a Ordem de Compra num valor que encontro acima da cotação desse momento e acima de uma chamada resistência.
Exemplifico:
depois da galp ter batido os 19,50 e recuado para os 19,30, apetecia-me reforçar porque, nesse dia, ela estava imparável.
Então coloquei uma OC acima desse valor, 19,56. Ela acabou por não se realizar, já caducou e ainda bem que não reforcei.
Nesse dia acabei por sair totalmente numa ordem de venda com stop a 19,22 salvo erro, ou mais baixo, já não sei e ainda bem!
Agora posso ajustar esse valor de entrada muito mais abaixo ou então esperar por ela.
Contudo a principal ideia aqui é poder sair sem menos-valias! Ufa, que stresse!

Dentro só com ++++! O que eu quero sei eu!

Boa sorte!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Paionense, obrigado pelas dicas. São todas bem vindas.
É exactamente esse o problema, saber entrar com grandes probabilidades de obter ganhos é o mais complicado de perceber. E também não é menos importante o saber quando abandonar o barco. Isto pelo menos no curto prazo.
É óbvio que com a colocação de stops há menor probabilidade de ter grandes perdas, mas se o stop é activado porque no intraday fez o preço que estipulaste e afinal não querias vender porque a cotação até tem tendência para subir, das duas uma, ou estás muito atento e voltas a comprar ou então podes deixar de ganhar uma boa fatia. Mas também percebo que mais vale um ganho mais pequeno do que uma perda.
Outra coisa, quando falas dos stops queres dizer ordens de venda com stop já introduzidas ou é apenas os teus cálculos para saberes a que preço vais sair? É que eu uso o Besnet e não tem hipótese de colocação de ordens com stop. O que eu costumo fazer é assim que há um abrandamento da subida ou inversão e a cotação começa a cair, se houver alguma resistência à queda ainda aguardo a ver o que acontece, senão vendo. Mas isto nem sempre funciona porque também não posso estar sempre a olhar para os gráficos senão não fazia mais nada e ainda era despedido.
Quanto aos indicadores sempre me disseram que não se deve utilizar só 1 ou 2, mas sim que devem ser utilizados vários de modo a haver mais que uma confirmação da tendência, ou seja, se um dá sinal convém confirmar isso com outros. Não sei se estou muito certo mas é esta a minha ideia. E claro que os indicadores só por si não aumentam a minha taxa de sucesso, mas ajudam no que falámos sobre os pontos de entrada e saída.
É exactamente esse o problema, saber entrar com grandes probabilidades de obter ganhos é o mais complicado de perceber. E também não é menos importante o saber quando abandonar o barco. Isto pelo menos no curto prazo.
É óbvio que com a colocação de stops há menor probabilidade de ter grandes perdas, mas se o stop é activado porque no intraday fez o preço que estipulaste e afinal não querias vender porque a cotação até tem tendência para subir, das duas uma, ou estás muito atento e voltas a comprar ou então podes deixar de ganhar uma boa fatia. Mas também percebo que mais vale um ganho mais pequeno do que uma perda.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, jls1, latbal, macau5m, Mr.Warrior, O Magriço, Phil2014, tami, TTM62, zulu404 e 94 visitantes