Portucel - Tópico Geral
USA Boy Escreveu:
Aquisição tendente ao domínio total
Artigo 194.°
Aquisição potestativa
1. Quem, após o lançamento de oferta pública de aquisição geral em que seja visada sociedade aberta que tenha como lei pessoal a lei portuguesa, ultrapasse, directamente ou nos termos do n.° 1 do artigo 20.°, 90% dos direitos de voto correspondentes ao capital social pode, nos seis meses subsequentes ao apuramento do resultado da oferta, adquirir as acções remanescentes mediante contrapartida calculada nos termos do artigo 188.°.
2. O sócio dominante que tome a decisão de aquisição potestativa deve publicar de imediato anúncio preliminar e enviá-lo à CMVM para efeitos de registo.
3. Ao conteúdo do anúncio preliminar aplica-se, com as devidas adaptações, o disposto nas alíneas a) a e) do n.° 1 do artigo 176.°.
4. A publicação do anúncio preliminar obriga o sócio dominante a consignar a contrapartida em depósito junto de instituição de crédito, à ordem dos titulares das acções remanescentes.
Artigo 195.°
Efeitos
1. A aquisição torna-se eficaz a partir da publicação, pelo interessado, do registo na CMVM.
2. A CMVM envia à entidade gestora do sistema centralizado ou à entidade registadora das acções as informações necessárias para a transferência entre contas.
3. Se as acções forem tituladas e não estiverem integradas em sistema centralizado, a sociedade procede à emissão de novos títulos representativos das acções adquiridas, servindo os títulos antigos apenas para legitimar o recebimento da contrapartida.
4. A aquisição implica a imediata exclusão da negociação em mercado regulamentado das acções da sociedade e dos valores mobiliários que a elas dão direito, ficando vedada a readmissão durante dois anos.
Atenção redhot, para ser possível uma opa potestativa era necessário a Semapa deter 90% da Portucel.
EXCELENTE informação USA. Obrigado!
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Aquisição tendente ao domínio total
Artigo 194.°
Aquisição potestativa
1. Quem, após o lançamento de oferta pública de aquisição geral em que seja visada sociedade aberta que tenha como lei pessoal a lei portuguesa, ultrapasse, directamente ou nos termos do n.° 1 do artigo 20.°, 90% dos direitos de voto correspondentes ao capital social pode, nos seis meses subsequentes ao apuramento do resultado da oferta, adquirir as acções remanescentes mediante contrapartida calculada nos termos do artigo 188.°.
2. O sócio dominante que tome a decisão de aquisição potestativa deve publicar de imediato anúncio preliminar e enviá-lo à CMVM para efeitos de registo.
3. Ao conteúdo do anúncio preliminar aplica-se, com as devidas adaptações, o disposto nas alíneas a) a e) do n.° 1 do artigo 176.°.
4. A publicação do anúncio preliminar obriga o sócio dominante a consignar a contrapartida em depósito junto de instituição de crédito, à ordem dos titulares das acções remanescentes.
Artigo 195.°
Efeitos
1. A aquisição torna-se eficaz a partir da publicação, pelo interessado, do registo na CMVM.
2. A CMVM envia à entidade gestora do sistema centralizado ou à entidade registadora das acções as informações necessárias para a transferência entre contas.
3. Se as acções forem tituladas e não estiverem integradas em sistema centralizado, a sociedade procede à emissão de novos títulos representativos das acções adquiridas, servindo os títulos antigos apenas para legitimar o recebimento da contrapartida.
4. A aquisição implica a imediata exclusão da negociação em mercado regulamentado das acções da sociedade e dos valores mobiliários que a elas dão direito, ficando vedada a readmissão durante dois anos.
Atenção redhot, para ser possível uma opa potestativa era necessário a Semapa deter 90% da Portucel.
- Registado: 29/11/2007 14:05
Broker_Invest Escreveu:Sect Escreveu:Caro Broker, aqui o teu companheiro de guerra esta dentro a 2,63€ e tou com 15% de prejuizo na carteira devido a esta menina.
Com o passar dos dias aprendi a nao olhar pra ela e etou dentro até aos 2€.
Até lá espero uma OPA, como referiu o redhot.
Ja agora redhot dá pra me dizeres o preço médio dos ultimos 6 meses e 1 ano?
Desculpa mas nao tou junto ao pc.
uma OPA sobre a PTI não era mau pensado, mas tinham que dar acima dos 40% do valor ao fecho de hoje para salvar muitos que estão entalados "incluido eu" no medio prazo.
Estamos a falar de uma OPA potestativa brokas...O preço a dar pela OPAnte é a média dos últimos 6 meses...
Monkey Trader
Falar em OPA é o cúmulo do "delirium"
. Porque será tão difícil que há quedas e subidas independentemente da saúde financeira duma empresa? Nós pequeninos como somos só temos que aproveitar a onda quando sobe (tipo surf) e sair da onda quando cai. É tão simples porquê complicar o fácil
.
Para quê gastar energias para explicar o que não interessa (Ex: OPA) e que depois só serve para não assumir os erros? Só falta mesmo utilizar integrais triplos ou irreais para explicar a queda da Portucel
.

Para quê gastar energias para explicar o que não interessa (Ex: OPA) e que depois só serve para não assumir os erros? Só falta mesmo utilizar integrais triplos ou irreais para explicar a queda da Portucel

Surf's up and down in the markets
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/
Sect Escreveu:Caro Broker, aqui o teu companheiro de guerra esta dentro a 2,63€ e tou com 15% de prejuizo na carteira devido a esta menina.
uma OPA sobre a PTI não era mau pensado, mas tinham que dar acima dos 40% do valor ao fecho de hoje para salvar muitos que estão entalados "incluido eu" no medio prazo.

Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Caro Broker, aqui o teu companheiro de guerra esta dentro a 2,63€ e tou com 15% de prejuizo na carteira devido a esta menina.
redhot Escreveu:A Semapa para lançar uma OPA potestativa sobre o resto do capital que lhe falta na Portucel (para retirá-la da bolsa) tem interesse em baixar o valor...
Uma OPA potestativa é feita oferecendo o preço médio dos últimos 6 meses (se não me engano)...
será? a Semapa, segundo a Euronext, em 03-12-2007, detinha apenas 71,81% da Portucel.
efeito USD? o peso dos negócios com os States é de apenas 7,2%.
A distribuição geográfica do volume de negócios é a seguinte: Portugal (14,1%), Alemanha (14,3%), Espanha (11,7%), França (11,7%), Países Baixos (9,1%), Itália (8,1%), Estados Unidos (7,2%), Reino Unido (7,2%) e outros (17,5%).
- Registado: 29/11/2007 14:29
comentário
Entraste em "delirium" Caro Broker....e parece que não dizes cousa com cousa.....ou seja.... pareces disparas em todas as direcções a ver se acertas... e muito escreves tu....será para te ouvires?
cumps
cumps
- Registado: 3/12/2007 20:31
redhot Escreveu:A Semapa para lançar uma OPA potestativa sobre o resto do capital que lhe falta na Portucel (para retirá-la da bolsa) tem interesse em baixar o valor...
Uma OPA potestativa é feita oferecendo o preço médio dos últimos 6 meses (se não me engano)...
Monkey Trader
Auditor Escreveu:Broker_Invest Escreveu:quem fez estas quedas é feita pelo pequenos accionistas?~
Vamos ver se ela amanhã fecha ao menos no verde
Não me parece que sejam os pequenos accionistas
Broker as vezes pergunto-me se consegues dormir durante a noite, pois apesar de todos os dias te mentalizares que tens razão no que dizes, as cotações continuam a cair e tu continuas estático. Acho que a tua participação é muito importante para o Caldeirão, pq ler os teus posts e as reprimendas que por vezes levas, ajuda-nos a perceber determinados aspectos que são muito importantes neste mundo da bolsa.
Agradeço a tua participação.
Um abraço.
Jimi e Auditor, eu já estou habituado a levar rempreenções aqui no caldeirão dos mais velhos, mas eu acho-me e tenho quase a certeza que só uma pessoa que investe nas acções com fundamentais e são as poucas que invisto sem fundamentos, por vezes eu quero que o mercado não caisse tanto, até é bom que ele caia porque assim era incomportável a existência da Bolsa, porque a hipotese de existir Bolha nos mercados fincanceiros e já passou, as acções em minimos de 2006, e já estamos no ano 2008. Gostava que o mercado fosse diferente mas eu não posso mudar isso , deveria castigar as mais expeculativas e manter inalteraveis as mais fundamentalistas, mas eu não mando nada mesmo, estou sempre a falar e a expressar o meu estado de espírito, mas tenho uma coisa boa, quando chego a casa e tento pensar muito na bolsa e penso que amanhã é outro dia e graças a deus que dormo bem, só resta-me é esperar e dar tempo ao tempo porque além disso estou longo na PTI e acredito no seu potêncial e fundamentos.
Vamos ter paciência com esta menina.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
A Semapa para lançar uma OPA potestativa sobre o resto do capital que lhe falta na Portucel (para retirá-la da bolsa) tem interesse em baixar o valor...
Monkey Trader
Broker_Invest Escreveu:quem fez estas quedas é feita pelo pequenos accionistas?~
Não me parece que sejam os pequenos accionistas

Broker as vezes pergunto-me se consegues dormir durante a noite, pois apesar de todos os dias te mentalizares que tens razão no que dizes, as cotações continuam a cair e tu continuas estático. Acho que a tua participação é muito importante para o Caldeirão, pq ler os teus posts e as reprimendas que por vezes levas, ajuda-nos a perceber determinados aspectos que são muito importantes neste mundo da bolsa.
Agradeço a tua participação.
Um abraço.
Broker_Invest Escreveu:Será que ninguem "players" consegui obter uma boa posição na PTI a estes preços? é bastante estranho não acham? quem fez estas quedas é feita pelo pequenos accionistas?~
Broker vejo que estás com muita ansiedade e muita intranquilidade há vários meses! Leio os teus comentários e depois verifico que as respostas nem sempre são simpáticas da parte das outras pessoas. A ansiedade não nos deixa pensar, devemos estar no mundo dos investimentos tranquilos, mas para isso devemos saber o que estamos a fazer! Eu pensava que isto era apenas um problema da PTI, mas hoje há outras empresas que não estão melhores, a Sonae Indústria está "barata", a semapa também está apetecivel, entre outras...o problema está na falta de liquidez e confiança no mercado. A galp é, na minha opinião, uma outsider, à custa de muita especulação (os poços ainda são apenas probabilidades e petroleo nunca antes de 2010) e de um preço do petroleo terrível. Eu não sou um analista técnico, sou fundamentalista, e dou-te razão quando dizes que os fundamentais estão lá, tens que ter paciência e não dizer post sim post não que a PTI vai subir, se ela descer até aos 2 euros ou menos, não considero o fim do mundo, apenas uma oportunidade para reforçar, e acredita que eu quero muito reforçar...eh eh eh
Broker tem calma e não faças uma salada de técnica com fundamental, dedica-te ou a uma ou a outra, as duas são dificilmente compativeis e fazem-te andar nessa angustia terrível.
Cumprimentos
Berafo Escreveu:
Peço desculpa por estar a incomodar com perguntas estranhas![]()
![]()
, mas já vi que o ambiente aqui na Portucel está agreste.
Se te referes à minha resposta posso-te garantir que não pretendi ser agreste!

Berafo Escreveu:Eu só queria saber algumas opiniões e sentimentos, pois lá está "...os suportes podem ser quebrados...", mas digam lá o que acham face aos últimos desenvolvimentos...
Não acho mais do que o que referi na minha resposta... no essencial a tendência continua a ser de baixa embora me parece que está já a preços bastante atractivos em relação aos seus fundamentais...
Berafo Escreveu:Neste momento acho que a longo prazo é provavelmente uma boa aposta, mas como devem calcular gostaria de comprar se possivel muito perto dos minimos.
Mas isso todos querem mas é muito difícil e...
Berafo Escreveu:Se o sentimento é negativo e aconselham a não entrar para já, digam pelo menos o que pensam e porquê e qual a estratégia a que me aconselham.
Gosto se possivel de ouvir várias opiniões antes de fazer os meus investimentos, se tal não for possivel agradeço na mesma.
E não me parece que seja ouvindo opiniões aqui que vais descobrir nada, acho que a troca de opiniões deve ser produtiva se encaminhada para melhorar-mos a nossa estratégia e aprendermos uns com os outros, nunca para fazermos algo que alguém num forum diz, por mais credivel que nos pareça a pessoa em causa, sobretudo porque as pessoas e a forma de investir não são iguais...
Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Caros,
Peço desculpa por estar a incomodar com perguntas estranhas
, mas já vi que o ambiente aqui na Portucel está agreste.
Eu só queria saber algumas opiniões e sentimentos, pois lá está "...os suportes podem ser quebrados...", mas digam lá o que acham face aos últimos desenvolvimentos...
Não tenho neste momento Portucel, mas já tive, e com ela realizei excelentes mais valias, a última vez que comprei foi a 2,33 pois o meu feeling era de que não quebrava o suporte a 2,32 e talvez no curto prazo voltasse a 2,4 ou até 2,5, no entanto percebi que não seria possivel e consegui vender com muita sorte no dia 28 de Dezembro precisamente a 2,33.
Neste momento acho que a longo prazo é provavelmente uma boa aposta, mas como devem calcular gostaria de comprar se possivel muito perto dos minimos.
Se o sentimento é negativo e aconselham a não entrar para já, digam pelo menos o que pensam e porquê e qual a estratégia a que me aconselham.
Gosto se possivel de ouvir várias opiniões antes de fazer os meus investimentos, se tal não for possivel agradeço na mesma.
Bom Ano e BN a todos
Peço desculpa por estar a incomodar com perguntas estranhas

Eu só queria saber algumas opiniões e sentimentos, pois lá está "...os suportes podem ser quebrados...", mas digam lá o que acham face aos últimos desenvolvimentos...
Não tenho neste momento Portucel, mas já tive, e com ela realizei excelentes mais valias, a última vez que comprei foi a 2,33 pois o meu feeling era de que não quebrava o suporte a 2,32 e talvez no curto prazo voltasse a 2,4 ou até 2,5, no entanto percebi que não seria possivel e consegui vender com muita sorte no dia 28 de Dezembro precisamente a 2,33.
Neste momento acho que a longo prazo é provavelmente uma boa aposta, mas como devem calcular gostaria de comprar se possivel muito perto dos minimos.
Se o sentimento é negativo e aconselham a não entrar para já, digam pelo menos o que pensam e porquê e qual a estratégia a que me aconselham.
Bom Ano e BN a todos
- Registado: 29/11/2007 2:14
Berafo Escreveu:
OK, mas na sua opinião será um suporte válido ou as quedas vão continuar?
Se sim, qual o próximo suporte válido?
O que é um suporte válido?! os suportes são mais ou menos importantes mas nada garante que não possam ser quebrados... a tendência continua a ser de queda e isso é o mais imporante agora!!
Para quem investe a longo prazo estas quedas funcionam como oportunidades de entrada ou reforço mas ninguém sabe realmente onde estará o fundo...
Bons negócios
PS: Mantenho uma posição de longo prazo na PTI
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Branc0 Escreveu:Berafo Escreveu:Fechou a 2,17 o que penso ser um pequeno suporte o outro será a 2,15.
Alguem vê algum sinal de inversão?
E nesse caso quais serão as principais resistências?
Obrigado
Erm... não há um suporte nos 2.17 e outro nos 2.15. Quanto muito a zona dos 2.15 será uma zona de suporte, não se pode defenir um suporte ou uma resistência ao cêntimo.
OK, mas na sua opinião será um suporte válido ou as quedas vão continuar?
Se sim, qual o próximo suporte válido?
- Registado: 29/11/2007 2:14
Berafo Escreveu:Fechou a 2,17 o que penso ser um pequeno suporte o outro será a 2,15.
Alguem vê algum sinal de inversão?
E nesse caso quais serão as principais resistências?
Obrigado
Erm... não há um suporte nos 2.17 e outro nos 2.15. Quanto muito a zona dos 2.15 será uma zona de suporte, não se pode defenir um suporte ou uma resistência ao cêntimo.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Quem está ligado: