Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic: Nova lei do tabaco

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Re

por pedrom » 3/1/2008 1:30

JAS Escreveu:E quando é que eu posso ir à farmácia trocar o maço usado por um novo?

Com tantas proibições, que agora há, nem sei como vocês sobreviveram quando não as havia.

O automóvel mata mais que o tabaco, devia ser proibido...
Andar a pé é muito mais saudável!

JAS

Até o teu bigode mudou com a nova lei do tabaco!!! Cá para mim era fumo que andava no ar!!!! :mrgreen:

Registado: 29/7/2004 19:55

por pedrom » 3/1/2008 1:19

Duarte Escreveu:Sou fumador ....

Mas apenas me desloco a pé ou de bicicleta e tenho que levar com toda a poluição dos transportes motorizados ... onde está a minha liberdade de poder andar de bicicleta ou a pé sem levar com a poluição dos transportes motorizados?

Pois mas esses bacanos dos transportes motorizados, tem que transportar as bicicletas, e as sapatilhas que tu usas das fábricas para as lojas...

Registado: 29/7/2004 19:55

por Paionense » 3/1/2008 0:44

Boas!

Eu já estive do lado fumador, felizmente deixei de fumar com apoio e está tudo a correr bem.
Foi a melhor coisa que fiz.

O acto de protestar perante uma coisa que todos sabemos que é nociva para a saúde de TODOS é no mínimo egoísta.

Ninguém, vos proíbe de fumar! Só é proibido fumar em espaços fechados. Fumem à vontade, mas ao pé de mim, não! Já fiz mal a mim próprio durante 12 anos e já chegou!

se quiserem fumar em espaços fechados, fumem em casa.

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por atomez » 3/1/2008 0:01

gato_vadio Escreveu:Hoje os fumadores...
Amanha os gordos...
Depois os anorexicos...
Muito depois os anoes...
Muito muito depois os demasiado altos...

"Se fossem todos como eu, escusava de detestar toda a gente"

George Costanza

Bom, isto esta a tornar-se um diletantismo atroz...

Passem. (ou passem-se, como melhor vos aprouver)

PS:
bboniek00 Escreveu:Sei que os fumadores (os que manteem o senso-comum) sabem que quando invocam a Liberdade para justificar o seu "direito" estao psicologicamente a estrebuchar, cativos dum vicio que eles proprios nao aceitam.

É isso mesmo. Liberdade? Qual liberdade?

Fumar tabaco é uma dependência. A nicotina é uma das substâncias que cria maior dependência.

Exemplo.

Smokers trying to quit are up against one of the most addictive substances around. An example of nicotine's powers: In 2007, researchers conducted an experiment in which they first allowed squirrel monkeys to give themselves a nicotine injection by pressing a lever. As time went on, the monkeys had to press the lever more times to get the drug. The animals would slap the lever for hours to get their fix, the researchers found, and some were willing to hit the lever as many as 600 times for a burst of the drug.

Das primeiras vezes que fumas é porque queres, "sabe bem", descontrai, proporciona "bem estar", quando quiseres deixar deixas, não há problema... só que... os neurónios ficam dependentes da nicotina e quando passa o efeito ficas a "sentir-te mal" e é preciso renovar a dose só para te "sentires bem" outra vez e às tantas estás a meter nicotina só para não te sentires mal.

Se isso é liberdade...
Editado pela última vez por atomez em 3/1/2008 1:02, num total de 1 vez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por charles » 2/1/2008 23:51

Código: Selecionar todos
Todos temos que morrer, uns mais cedo, outros mais tarde, é a lei da vida.

Está tudo na qualidade de vida que queremos para nós e para quem nos rodeia

Já vi uma pessoal saudavel como o miklos feher morrer a praticar desporto.

Esse não seria saudavel se não não tinha morrido.

Eu tive um chefe que devido ao tabaco, contraiu um enfisema pulmonar, pesava pouco mais que 45 kg,não comia, teve de seguida um cancro na garganta, perdeu um pulmão e neste momento com pouco mais de 50 anos vive agarrado a uma maquina de oxigenio dia e noite, fala atraves de uma maquina...a trabalhar metia dó....mesmo com os problemas já avançados, das 6 até às 9 ja tinha despejado 1/2 maço.....e é assim todos morremos um dia...resta saber se a dose não for fatal de que forma se viverá até à morte chegar....é tudo uma questão de qualidade de vida.

Gato vadio queres maior hipocrisia para quem fuma quando se sabe que o tabaco é terrivelmente incapacitante, e se continua a consumir (ate um dia)sem parar, mas quem fuma não se anda a enganar a si mesmo, eu sou ex fumador, mais do que muitos fumadores juntos , tenho alguma legitimidade para ter uma opiniao assente nas duas experiências, de fumador e nao fumador,se és fumador já experimentas-te deixar de fumar, vais ver a diferença :!:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por gato_vadio » 2/1/2008 23:45

Olhem uma proibição porreira:

É proibido a qualquer pessoa individual investir dinheiro na bolsa.
"O investimento na Bolsa foi considerado pelo governo como um jogo ilegal"

Como tal a partir de 1 de Janeiro só pode investir na bolsa quem fizer um curso intensivo de 3 anos, com propina mensal de 1000 euros.
Depois de tirado esse curso, quando um investidor der uma ordem, tem que esperar 5 dias pela documentação, documentação essa que explica o risco de jogar na bolsa.

Esta medida foi aplicada porque tem havido um aumento de suicidios de pessoas que investem na bolsa e que perderam todo o seu dinheiro.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Registado: 15/10/2007 23:22

por gato_vadio » 2/1/2008 23:37

Atomez Escreveu:
gato_vadio Escreveu:O Miguel Sousa Tavares tem toda a razão

Pelos vistos há gente como o MST que só quando vir um tipo a acender um cigarro, puxar uma baforada e cair para o lado morto é que se convencem...

Guns don´t kill people, people do

O rio corre para o mar, como a vida corre para a morte.

Todos temos que morrer, uns mais cedo, outros mais tarde, é a lei da vida.

Já vi uma pessoal saudavel como o miklos feher morrer a praticar desporto.

É a vida.

Admito que um fumador tenha menos auto-estima que um não fumador, é algo que admito, agora todos vamos morrer...

por atomez » 2/1/2008 23:31

gato_vadio Escreveu:O Miguel Sousa Tavares tem toda a razão

Pelos vistos há gente como o MST que só quando vir um tipo a acender um cigarro, puxar uma baforada e cair para o lado morto é que se convencem...

Guns don´t kill people, people do
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por gato_vadio » 2/1/2008 23:28

Hoje os fumadores...
Amanha os gordos...
Depois os anorexicos...
Muito depois os anoes...
Muito muito depois os demasiado altos...

por gato_vadio » 2/1/2008 23:25

A proibição de fumar num avião, é uma precaução de segurança.
Em caso de acidente na descolagem e aterragem, um cigarro aceso pode causar um enorme problema.

Já agora, dizer-se que não há problema em conduzir, por que é uma necessidade...uma necessidade?

Temos dois milhoes de pessoas na pobreza, e acham que essas pessoas têm necessidade de carro? Por vezes conseguem arranjar um mau emprego e não os vejo a comprar carro para ir para o emprego...vão a pé ou de transpotes publicos.

O Miguel Sousa Tavares tem toda a razão, diz ele: Então é proibido fumar, e distribuem seringas nas prisoes para os presos se injectarem?.... :lol: :lol: :lol:

Já agora, podiam fechar a petrogal em matosinhos...
Já agora, deviam proibir os navios de transportar petroleo...
Já agora, apenas podia ser permitido conduzir com um carro electrico...

Medida tão hipócrita, mas tão hipócrita...

por charles » 2/1/2008 23:01

Sulla Escreveu:O Miguel Sousa Tavares vem mostrando uma posição de birrinha sobre este assunto.
Defende o indefensável-fumar.
Tenta apresentar argumentos sem fundamento e contradiz-se.
Espanta-me ouvir uma pessoa tão culta e viajada falar assim. :shock: É tão comum não ser permitido fumar em restaurantes e cafés por este mundo fora...

Aliá eu se fosse a ele deixava de andar de avião, que é outro exemplo de um local onde por habito nao se fuma, então digam lá se não está tudo na adaptação a novos habitos...que raio esta lei beneficia toda a gente em termos de saude, quem tem filhos que veja no google, exemplos de fotos de pulmoes de fumadores e de não fumadores e se lembre de quem precisa deles para os criar, aproveitem o impulso e deixem de fumar pelo menos tentem.

Hoje fui pagar o combustivel, e devo dizer que a diferença foi enorme em termos de ar ambiente, é que por norma num local com cerca de pouco mais que 30 m2, normalmente uns tipos de uma fabrica antes de entrarem de turno fumavam uns belos cigarros, o resultado normalmente era um ar totalmente irrespiravel, hoje estavam lá, mas :shame: estavam a fumar, não deixaram de ser clientes.

P.S. ninguem está contra ninguem
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Sulla » 2/1/2008 22:52

O Miguel Sousa Tavares vem mostrando uma posição de birrinha sobre este assunto.
Defende o indefensável-fumar.
Tenta apresentar argumentos sem fundamento e contradiz-se.
Espanta-me ouvir uma pessoa tão culta e viajada falar assim. :shock: É tão comum não ser permitido fumar em restaurantes e cafés por este mundo fora...
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por charles » 2/1/2008 22:40

Quero deixar a seguinte reflexão,anteriormente a esta nova lei, porque motivo ninguem se "atrevia" a fumar num hospital, num centro de saude num infantario, numa farmácia, então as pessoas que frequentam estes locais não são as mesmas que vão ao restaurante ao cafe ou aos outros locais onde hoje é proibido fumar??!!Qual a diferença?? A atitude?Ou será o fundamentalismo de não fumar nesses locais...não tem nada que ver né, são tudo questoes ligadas a boas atitudes e entroncam em habitos culurais adquiridos com a ral evolução que falei anteriormente, e ainda bem que assim é.

Já se vinha notando, aproveitando os exemplos anteriores que a mentalidade nos ulimos anos tem vindo a evoluir, acho que essa evolução permitiu culminar nesta nova lei, todos os exemplos de situaçoes que possam estar mal, poluiçoes e outras coisas, não servem para branquear nada nesta materia, não se pode continuar a cometer erros em tudo, tem que se começar por algum lado, todas as comparaçoes absurdas descabidas e sem sentido só revelam que as pessoas precisam de ajuda para deixar de fumar...o estado natural da pessoa em termos fisiologicos é ser um ser não fumador, não o contrario.....se se é fumador não se pode ser juiz em causa propria.

Continuo a achar que a perda de clientes nos estabeleciemntos comerciais, é uma grande treta, isto é um periodo de transição duvido que alguma cafe, restaurante, centro comercial, vá falir, ou sequer diminua o negocio por causa desta lei, é um falso problema, daqui por uns tempos a esmagadora maioria das pessoas vão fazer um balanço e só irão dizer bem da lei.

O que mais me custa , a exemplo do que vi esta semana, e é usual ver-se por ai, suponho que este exemplo que vou dar não é um exemplo , nem extremado nem fundamentalista, uma mâe (neste caso) com um palmo de janela aberta a fumar enquanto conduzia, com dois putos atras , um de colo ( na sua cadeira) e outro dos seus 3 4 anos, será que esta gente não tem sentido auto-critico :roll: ....já sei que todos vão dizer...bem eu ...quem eu ...eu não...j'aimé, lá está é como noutros temas nunca ninguem é :!:...mas lá que eu vi la isso vi

O Miguel Sousa Tavares hoje deu um pessimo exemplo ao dizer que determinado restaurante perdeu (ele) um cliente de 20 anos porque passou a ser proibido fumar nesse local,ele simplesmente saiu e diz que vai deixar de lá ir, e só vai entrar em restaurantes onde seja permitido fumar, isto é o exemplo de como um vicio faz alterar um habito de 20 anos a uma pessoa, isto so por si não merece uma profunda auto-reflexão e um sentido auto-critico, pouco me importa como ele divulgou que a U.E. financie a cultura do tabaco em 900 milhoes de euros, para mim é irrelevante para o espirito desta lei.

Um abraço e desculpem mas é a minha opinião :oops:
Editado pela última vez por charles em 2/1/2008 23:04, num total de 2 vezes.
Cumpt

por atomez » 2/1/2008 22:15

Estive hoje no C.C.Colombo (Lisboa) e tenho de dizer que fiquei admirado!

Muita gente, tanta ou mais que o habitual, e em mais de 1 hora não vi uma única pessoa a fumar :clap: :clap: :clap:

Nem sequer uma discussão nem comentário com alguém que estivesse a tentar!

E bem se notava a diferença pelo odor e limpeza do ar.

Espero bem que o pessoal continue com o bom senso que parece estar a imperar.
Niccolò Machiavelli

Eu (tambem) ja fui fumador...

por bboniek33 » 2/1/2008 21:27

...sei que a logica do toxico-dependente ee auto-indulgente e mentirosa por natureza. Sei que os fumadores (os que manteem o senso-comum) sabem que quando invocam a Liberdade para justificar o seu "direito" estao psicologicamente a estrebuchar, cativos dum vicio que eles proprios nao aceitam.

Por isso costumo convida-los a fumar (os mais novos) nos quartos dos seus recem-nascidos bebezinhos, (aos mais madurinhos) que fumem nos seus quartos ou dos seus papas.

Ee que... nao ha argumentacao racional com viciados. :roll:
Editado pela última vez por bboniek33 em 2/1/2008 22:17, num total de 1 vez.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por gato_vadio » 2/1/2008 21:20

Que situação incrivel no meu café.

Estava tudo cá fora a fumar e lá dentro estava quase vazio.

Ainda tive a tendencia de meter um cigarrito à boca, mas depois lembrei-me... :mrgreen:

Lá vim eu cá para fora fazer parte do "ajuntamento" e lá fumei o meu cigarrinho.

Até foi um convivio interessante.

Ainda hoje tive que gramar a poluição de uma camioneta que estacionou à porta do meu local de trabalho...que chatice, ninguem impede a malta de conduzir nas estradas? é que aquilo polui mesmo...deviam fechar as bombas de gasolina, já que estas contribuem para a poluição do meio ambiente.

E agora uma boca pra SCPNUNO: Ó Scpnuno, a senhora anda a fumar tabaco de trolha? Gigante? as senhoras não fumam disso... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Just Kidding

por Sulla » 2/1/2008 21:00

Acho estupidez aqueles fumadores que defendem o tabaco(inclusivé na tv) com argumentos sem lógica, porque fumar não tem lógica nem sentido (fumar é de facto uma estupidez). Por outro lado, é um vício forte e muito complicado de perder. Quanto a ser proibido fumar nos espaços fechados acho bem e mesmo os fumadores na sua maioria também, pelo que vejo.
Agora tratar os fumadores como leprosos, inferiores por estarem presos a um vício que, na sua maioria, preferiam não ter, também é sinal de ignorância.
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

por carrancho » 2/1/2008 20:43

Sulla Escreveu:
tm1950 Escreveu:Estou convencido que, daqui por uns meses, já ninguém fala deste assunto.

Espero bem que sim. Já cansa...não se fala de outra coisa.
A lei está aí e as pessoas habituam-se.
Há que haver tolerância de ambas as partes.
Fundametalismo é estupidez.
Os ex-fumadores são, por vezes, os mais fundamentalistas.

Podes chamar-me estupido, não por eu achar que o tabaco deveria ser simplesmente proibido e fumar ser crime... mas por fumar 1 maço por dia já de muitos anos a esta parte. Estupidez foi eu ter deixado apanhar-me por este vicio desgraçado, estupidez é quererem que os outros sofram com o nosso vicio só porque é confortável poderem fumar com o café, a beber um copo ou a seguir a uma refeição, isso alem de estupido é egoismo.
Embora fumador, já tive de sair de um restaurante porque simplesmente alguem se recusou a apagar o cigarro e eu estava com crianças, essa estupidez era protegida... agora não. :clap:

O uso de capacete nas motas, do cinto nos carros é obrigatório e a sua falta só prejudica o proprio, porque não proibir algo que alem de prejudicar o próprio, prejudica outros?

Esta lei não vai acabar com o tabaco, mas vai proteger os não fumadores o que só por si é de louvar.

Camisa roxa,

Então achas que o meu conhecido não devia ter aceite o trabalho... sabes, já há por aí emprego a dar com um pau e ele que tinha dificuldades motoras, não tinha estudos, meio de transporte... então ainda tinha um leque mais alargado de escolha!!!
Está claro que sabia do risco até porque não fumava, mas tinha de se sujeitar, da mesma forma que os mineiros escolheriam outro tipo de trabalho se lhes fosse possivel. Bem podem dizer que não há garantias que ele tenha apanhado o cancro nos pulmões pelo tabaco, mas que é muito provável é e é minha convicção que foi essa a razão.

Abraço,

Carrancho

PS- Alguem tem duvidas que se fosse de escolha livre dos proprietários permitir ou não o fumo tudo tinha ficado na mesma?
Bem sei que vai custar aos fumadores o esforço, mas vai ser benéfico até para estes e acabam por se habituar.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por MarcoAntonio » 2/1/2008 19:50

nunofaustino Escreveu:Marco, não achas que deveria ser possível ter espaços onde fosse permitido fumar?

Há espaços onde é permitido fumar. A lei não é uma proibição de fumar.

nunofaustino Escreveu:Onde só ia quem quisesse fumar e comer ao mesmo tempo?

Isso já é outra coisa. Acontece que nesses espaços trabalhariam pessoas que não seriam necessariamente fumadoras, iriam crianças, etc, etc.

Quem quer fumar, pode fumar. Não pode é fumar sempre e em qualquer lugar como fazem actualmente.

Mas mesmo que seja cumprida a lei, vão continuar a ser queimadas toneladas de tabaco por ano em Portugal, não te preocupes com isso...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Sulla » 2/1/2008 19:46

tm1950 Escreveu:Estou convencido que, daqui por uns meses, já ninguém fala deste assunto.

Espero bem que sim. Já cansa...não se fala de outra coisa.
A lei está aí e as pessoas habituam-se.
Há que haver tolerância de ambas as partes.
Fundametalismo é estupidez.
Os ex-fumadores são, por vezes, os mais fundamentalistas.

por nunofaustino » 2/1/2008 19:44

MarcoAntonio Escreveu:A questão aqui não é a democracia mas as liberdades/direitos. As de um individuo terminam quando intereferem com outro individuo.

Marco, não achas que deveria ser possível ter espaços onde fosse permitido fumar? Onde só ia quem quisesse fumar e comer ao mesmo tempo? Não achas que a lei como está, não interfere com as liberdades de outro indivíduo?

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 2/1/2008 19:41

Camisa Roxa Escreveu:Luis, aqui está a questão fulcral: confunde-se democracia com o poder ilimitado da maioria

A questão aqui não é a democracia mas as liberdades/direitos. As de um individuo terminam quando intereferem com as de outro individuo.

Ou seja, fulano é livre de fumar. Essa liberdade termina quando a liberdade dele fumar significa obrigar outro individuo a fumar, quando este segundo individuo não quer fumar.

Eu sou (supostamente) livre de não fumar. Infelizmente, sem nunca ter acendido um cigarro na vida, fumo há mais de 30 anos (e já inalei um número incontável de maços de cigarros). Muitos deles inalei-os em zonas ditas de não fumadores (sim, às vezes com um aviso de zona de não fumador mesmo à frente dos olhos).

Como já aqui referi um par de vezes, para além dos prejuízos normais para a saúde, o tabaco provoca-me dores de cabeça. Mas (a generalidade d)os fumadores estão-se a burrifar para os outros e quando se pede para não fumarem, na maior parte dos casos o resultado é este: a) ficam chateados/ofendidos e fazem cara feia; b) simplesmente não ligam nenhuma e continuam a fumar; c) respondem agressivamente.

Esta é uma lei pela qual anseio há décadas. Entre outras coisas para passar a ter menos umas n dores de cabeça (fortes) por ano.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Re: Re

por MarcoAntonio » 2/1/2008 19:32

JAS Escreveu:Com tantas proibições, que agora há, nem sei como vocês sobreviveram quando não as havia.

Sobreviviamos mal.

Nalguns casos mesmo muito mal graças ao «prazer (vício) dos outros»...

JAS Escreveu:O automóvel mata mais que o tabaco, devia ser proibido...

O automóvel não é um vício, é um meio de transporte e o transporte é uma necessidade. O transporte a pé simplesmente não é viável na maior parte dos casos (pelas distâncias, pela necessidade de transportar bens, etc). Já não fumar é total e perfeitamente viável.

O tabaco não é uma necessidade, é um prazer e um vício. Se desaparecesse da face da terra, o mundo melhorava substancialmente em termos globais (com alguns prejuízos pontuais/temporários). Se os meios de transporte fossem eliminados, o mundo piorava substancialmente (na verdade era o colapso completo).
Imagem

Administrador Fórum

por tm1950 » 2/1/2008 19:31

Estou convencido que, daqui por uns meses, já ninguém fala deste assunto.

Registado: 29/11/2007 13:54

Re

por JAS » 2/1/2008 19:21

E quando é que eu posso ir à farmácia trocar o maço usado por um novo?

Com tantas proibições, que agora há, nem sei como vocês sobreviveram quando não as havia.

O automóvel mata mais que o tabaco, devia ser proibido...
Andar a pé é muito mais saudável!

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Ano nimus, Gold Stock, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Luzemburg, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, maturidade, MR32, nunorpsilva, Olhar Leonino, PacoNasssa, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2 e 235 visitantes