Off-topic: Nova lei do tabaco
Fumar faz mal!Fui recentemente ao Canada,e no aviao li um artigo interessante sobre a restricao ao tabaco.La dizia que as restricoes ao tabaco na cidade de Montreal eram as mais restritivas no Mundo,mas que era a cidade onde existia o maior consumo per capita.Cheguei ao hotel,e confirmei logo,ao ver um grande cartaz no looby do hotel,onde dizia que a multa por fumar ali,era de 5.000 dolares.
Recuei na memoria aos tempos da lei seca na America,onde a proibicao fez crescer 3 vezes o consumo.E coloco a questao aos meus amigos deste forum,com base do principio de que o fruto proibido e o mais apetecido,de que se forem tomadas medidas radicais contra o tabaco,se nao ira originar um aumento de consumo principalmente na juventude.Defendo que o estado deveria adoptar medidas de informacao permanentes contra o tabaco,
evidenciando as doencas que ele origina,mas sou um pouco ceptico sobre as medidas tomadas.Lembro-me
que nos anos 50/60 a prostituicao era legal,mas se uma ********** fumasse na rua era logo presa.Essa
restricao,po-las todas a fumar no interior dos bares e rapidamente passou a ser moda as senhoras fumarem.
E evidente que concordo que sejam tomadas medidas,mas as mesmas devem ser evolutivas,e nao fundamentalistas,comecando pelos pais a dar o exemplo aos filhos,nao fumando em casa,o que infelizmente ira acontecer cada vez mais.
Recuei na memoria aos tempos da lei seca na America,onde a proibicao fez crescer 3 vezes o consumo.E coloco a questao aos meus amigos deste forum,com base do principio de que o fruto proibido e o mais apetecido,de que se forem tomadas medidas radicais contra o tabaco,se nao ira originar um aumento de consumo principalmente na juventude.Defendo que o estado deveria adoptar medidas de informacao permanentes contra o tabaco,
evidenciando as doencas que ele origina,mas sou um pouco ceptico sobre as medidas tomadas.Lembro-me
que nos anos 50/60 a prostituicao era legal,mas se uma ********** fumasse na rua era logo presa.Essa
restricao,po-las todas a fumar no interior dos bares e rapidamente passou a ser moda as senhoras fumarem.
E evidente que concordo que sejam tomadas medidas,mas as mesmas devem ser evolutivas,e nao fundamentalistas,comecando pelos pais a dar o exemplo aos filhos,nao fumando em casa,o que infelizmente ira acontecer cada vez mais.
- Registado: 14/12/2007 19:16
.........................
Finalmente a lei tá cá fora.
Considero uma das melhores leis posta em pratica pós 25 de Abril.
Já se nota a diferença, comer assim dá gosto !!!!!
Um Bom Ano para Todos mas sem fumo
Considero uma das melhores leis posta em pratica pós 25 de Abril.
Já se nota a diferença, comer assim dá gosto !!!!!
Um Bom Ano para Todos mas sem fumo

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Até que enfim, estou de acordo com a lei de proibição de fumar, só acho que não devia haver excepçoes, como já foi dito se a lei não tivesse excepçoes, todos os estabelecimentos estariam em igualdade de circunstância, logo não iriam perder clientes, por causa da lei, apesar de tudo penso que esta questão, de alguns comerciantes se queixarem que vão perder clientes, é um falso problema, é a eterna questão da mudança, seja boa ou má, só pelo facto de ser uma mudança causa sempre burburinho, é a tal questão da mentalidade,há que haver respeito pela lei e pelas pessoas que não fumam, e quem quer fumar faça-o no exterior ao ar livre, até se pode di zerque vai haver fumadores mais saudaveis, pois ao ar livre so fumam o que inspiram
!
Mesmo já tendo sido fumador, e mesmo que ainda o fosse, acho que esta lei já devia ter sido aprovada à mais tempo.
Nota: pessoalmente nunca me incomodou muito o fumo quando a comer, o que incomoda é entrar num estabelecimento, ou num elevador, ou num automovel, ou numa escada de um predio e levar com um bafo de ar totalmente irrespiravel, se estiver com crianças tanto pior!
Sou um defensor acerrimo que as pessoas tentem deixar de fumar, par quem fuma, é uma escravatura em termos de saude e de qualidade de vida.
Um abraço.

Mesmo já tendo sido fumador, e mesmo que ainda o fosse, acho que esta lei já devia ter sido aprovada à mais tempo.
Nota: pessoalmente nunca me incomodou muito o fumo quando a comer, o que incomoda é entrar num estabelecimento, ou num elevador, ou num automovel, ou numa escada de um predio e levar com um bafo de ar totalmente irrespiravel, se estiver com crianças tanto pior!
Sou um defensor acerrimo que as pessoas tentem deixar de fumar, par quem fuma, é uma escravatura em termos de saude e de qualidade de vida.
Um abraço.
O consumo de tabaco é, nos dias de hoje, a principal causa de doença e de mortes evitáveis.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, em resultado do tabagismo. Se a epidemia não for travada, a mesma organização estima que, em 2020/30, esse número chegará aos 10 milhões de pessoas por ano.
Uma vez iniciado o consumo do tabaco, rapidamente se transforma em dependência (física e psíquica), provocada por uma droga psicoactiva - a nicotina – presente na folha do tabaco.
O fumo produzido pelo consumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos com efeitos tóxicos e irritantes, dos quais mais de 40 são reconhecidos como cancerígenos.
O tabagismo não é factor de risco apenas para o próprio fumador, mas também para aqueles que, não sendo fumadores, se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo. Dados recolhidos em 1992, pela Comissão Europeia, revelaram que 29 por cento dos fumadores portugueses nunca se abstêm de fumar em presença de não-fumadores.
Estudos confirmam a associação entre o tabagismo e...
Um terço de todos os casos de cancro;
90 por cento dos casos de cancro do pulmão;
Cancro do aparelho respiratório superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe);
Cancro da bexiga, rim, colo do útero, esófago, estômago e pâncreas;
Doenças do aparelho circulatório, dos quais a doença isquémica cardíaca (25 por cento);
Bronquite crónica (75-80 por cento), enfisema e agravamento da asma;
Irritação ocular e das vias áreas superiores.
Fumar reduz a esperança média de vida em cerca de dez anos.
Pulmão Fumador - Pulmão Não-Fumador
Fumadores Passivos
Um só fumador pode afectar várias pessoas que não fumam:
Os não fumadores expostos ao fumo do tabaco estão sujeitos aos mesmos perigos dos fumadores.
As crianças que vivem em ambientes de fumo têm o dobro da probabilidade de desenvolver infecções das vias respiratórias e de ouvidos.
As mulheres grávidas fumadoras arriscam-se a ter bebés prematuros, de baixo peso ou morte fetal.
Porque devo deixar de fumar?
Em primeiro lugar, por uma questão de saúde. Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. Os ex-fumadores vivem em média mais anos do que os fumadores e reduzem o risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular, de cancro ou de doenças respiratórias graves e incapacitantes.
Vale a pena parar de fumar em qualquer idade. Os benefícios são tanto maiores, quanto mais cedo se parar de fumar.
Quais são os benefícios de deixar de fumar?
Após oito horas, os níveis de monóxido de carbono no organismo baixam e os de oxigénio aumentam;
Passadas 72 horas, a capacidade pulmonar aumenta e a respiração torna-se mais fácil;
Com cinco anos de abstinência do tabaco, o risco de cancro da boca e do esófago é reduzido para metade;
Ao final de dez anos, o risco de cancro do pulmão é já metade do verificado em fumadores, e o de outros cancros diminui consideravelmente.
Após 15 anos de abstinência, o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade.
A aparência renovada, o hálito mais fresco, o travar do envelhecimento precoce e a poupança económica são factores adicionais que podem motivar a tua decisão.
Fonte: http://www.portaldasaude.pt Se já fumas, vê aqui como podes deixar esse hábito:
http://images.google.pt/imgres?imgurl=h ... 5%26sa%3DN Quer viver melhor? Deixe de fumar. Saiba como fazê-lo
http://www.sppneumologia.pt/download.ph ... ame=Deixar de Fumar.pdf Deixe de Fumar
http://www.sppneumologia.pt/download.ph ... ame=Deixar de Fumar.pdf
Saiba como... Deixar de Fumar
http://br.geocities.com/vilazatt/1dia.htm
Curso como deixar de fumar em cinco dias
Para saberes mais utiliza as seguintes ligações
Direcção-Geral de Saúde
Fundação Portuguesa de Cardiologia
Editado pela última vez por charles em 2/1/2008 0:05, num total de 5 vezes.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Se formos por essa óptica, o dinheiro que os consumidores deixavam de gastar no tabaco poderiam utilizá-lo para consumo de outros bens, para poupar, para aplicar/investir e tudo isso certamente também iria ter impactos positivos mais tarde na economia pelo menos do ponto de vista teórico. O estado acabava por beneficiar pois haveria uma "melhor" aplicação do dinheiro e criaria mais riqueza, riqueza que o estado acabaria por tributá-la.
Não creio que o desaparecimento do tabaco tivesse única e exclusivamente maus efeitos para o estado. A curto prazo sim mas a médio/longo prazo isso não seria desculpa para maiores ou menores défices do estado, até porque o estado está a beneficiar de algo que prejudica a saúde dos cidadãos, o que só por aí é uma imoralidade.
Se começarmos a pensar mais nos aspectos positivos de longo prazo e não de curto prazo, com certeza que todos nós teremos um futuro melhor e os nossos filhos também.
Não creio que o desaparecimento do tabaco tivesse única e exclusivamente maus efeitos para o estado. A curto prazo sim mas a médio/longo prazo isso não seria desculpa para maiores ou menores défices do estado, até porque o estado está a beneficiar de algo que prejudica a saúde dos cidadãos, o que só por aí é uma imoralidade.
Se começarmos a pensar mais nos aspectos positivos de longo prazo e não de curto prazo, com certeza que todos nós teremos um futuro melhor e os nossos filhos também.
sim concordo por acaso acabei de consultar um site em que se comprova que as receitas originadas pelo imposto chegam para pagar os custos em todo o caso para as pessoas é sempre melhor não fumar porque para o consumidor final é só custos
poderão eventualmente usufruir do tratamento nos hospitais do estado mas acho que nem eles proprios têm como objectivo chegar a esse ponto ...

Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
valves Escreveu:olá ...
mais importante do que os propositos supostamente altruistas da lei está o facto dos gastos do serviço nacional de saúde com as doenças directamente e causadas pelo tabaco serem exorbitantes, uma boa medida do governo para o combate ao défice
bom ano de 2008
Boas,
Acho que devias consultar o OE e verificares quanto é que o estado arrecada com o Imposto sobre o Tabaco e quanto é que gasta no orçamento da Saude (toda a saude Bebados, drogados, tabagismo, abortos, etc....)
Antes de escreves
Cumpts e Bom Ano a todos,
PS: Não Fumo
- Registado: 1/1/2008 22:47
valves Escreveu:olá ...
mais importante do que os propositos supostamente altruistas da lei está o facto dos gastos do serviço nacional de saúde com as doenças directamente e causadas pelo tabaco serem exorbitantes, uma boa medida do governo para o combate ao défice
bom ano de 2008
São só as despesas com as doenças directamente causadas pelo o tabaco que são exorbitantes. Os impostos arrecadados pelo Estado não são, queres ver.
Muita hipocrisia da parte do Estado nesta questão do tabaco. Metem-me nojo.
mesmo que o estado receba bem pela venda de cada maço de cigarros o que é facto é que também receberia sem qualquer custo directo se o dinheiro usado para o tabaco fosse dispendido em compras de outros bem pelos menos arrecadaria o IVA sem qualquer contrapartida directa ...
cumpts
cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Dialmedia Escreveu:Só não concordo com a possibilidade de haver excepções à regra.
Se TODOS os estabelecimentos aplicassem a lei, qualquer que fosse a sua dimensão, os clientes não iriam mudar o seu destino habitual para a bica e o bolo da manhã. Passavam simplesmente a vir fumar cá fora.
Se houver excepções, haverá relocalização do consumo e as grandes superfícies é que ficam a ganhar. Para além que a medida em vez de reduzir o fumo do tabaco, apenas o muda de sítio.
Salvo esse ponto, é uma boa medida.
Cumps.
Essa questão é bastante delicada pois aí seria a proibição completa de fumar, mesmo que houvesse soluções 100% eficazes para permitir o fumo em algumas zonas. Ainda assim, a medida mais fácil e possivelmente a única 100% eficaz era mesmo não haver excepções à regra.
Acho que a medida tomada deveria ser essa, caso comprovada a impossibilidade de haver espaços próprios para fumadores, ou a inexistência de equipamentos 100% eficazes, o que na minha opinião é impossível pois haverá sempre algum fumo que acaba por ir para os narizes de quem não o deseja.
Só não concordo com a possibilidade de haver excepções à regra.
Se TODOS os estabelecimentos aplicassem a lei, qualquer que fosse a sua dimensão, os clientes não iriam mudar o seu destino habitual para a bica e o bolo da manhã. Passavam simplesmente a vir fumar cá fora.
Se houver excepções, haverá relocalização do consumo e as grandes superfícies é que ficam a ganhar. Para além que a medida em vez de reduzir o fumo do tabaco, apenas o muda de sítio.
Cumps.
Cumps.
- Registado: 26/1/2007 17:07
Esse é apenas um dos efeitos económicos entre muitos outros de outras naturezas que poderíamos encontrar.
À parte de tudo isso, acho que se devem respeitar as opções de cada um mas com as devidas limitações, para que a liberdade de uns não choquem com a liberdade de outros.
Este exemplo que vou dar é completamente exagerado mas precisamente por isso dá para perceber que uma questão que nos parecia socialmente bem aceite, pode parecer realmente injusta e nociva:
Se eu tivesse o vicio de andar com um lança chamas e usá-lo só pelo simples prazer de brincar com o fogo e ver o seu efeito, o que achariam os outros se eu entrasse num café/bar/restaurante/discoteca e usasse o lança chamas para me satisfazer. Era logo um crime porque possivelmente teria queimado as pessoas que lá estavam e seria uma grande injustiça queimar as pessoas só porque me dava prazer andar com um lança chamas, sem que fosse necessário queimar pessoas para me dar prazer, logicamente.
Neste caso estaria a queimá-las por fora, e por dentro, o que é que será que queima???
O exemplo é estúpido mas mostra bem a mensagem que quero passar...
À parte de tudo isso, acho que se devem respeitar as opções de cada um mas com as devidas limitações, para que a liberdade de uns não choquem com a liberdade de outros.
Este exemplo que vou dar é completamente exagerado mas precisamente por isso dá para perceber que uma questão que nos parecia socialmente bem aceite, pode parecer realmente injusta e nociva:
Se eu tivesse o vicio de andar com um lança chamas e usá-lo só pelo simples prazer de brincar com o fogo e ver o seu efeito, o que achariam os outros se eu entrasse num café/bar/restaurante/discoteca e usasse o lança chamas para me satisfazer. Era logo um crime porque possivelmente teria queimado as pessoas que lá estavam e seria uma grande injustiça queimar as pessoas só porque me dava prazer andar com um lança chamas, sem que fosse necessário queimar pessoas para me dar prazer, logicamente.
Neste caso estaria a queimá-las por fora, e por dentro, o que é que será que queima???
O exemplo é estúpido mas mostra bem a mensagem que quero passar...
Epá, a mim não me costumava chatear demasiado mas com o passar dos anos já é um alivio não ter que levar com o fumo dos outros. Por mim, até que enfim!
Estou farta de comer com o fumo do cigarro dos tipos que comem ao meu lado! adoro aqueles tipos que para não chatearem os amigos da mesa deles metem o braçinho para trás e apontam o cigarro à mesa do lado.
Estou farta de comer com o fumo do cigarro dos tipos que comem ao meu lado! adoro aqueles tipos que para não chatearem os amigos da mesa deles metem o braçinho para trás e apontam o cigarro à mesa do lado.
olá ...
bom ano de 2008
bom ano de 2008
Off-topic: Nova lei do tabaco
Criei este tópico com o intuito de sondar a opinião de todos os que por aqui passam.
O que acham da lei?
Quais os aspectos positivos ou negativos?
Sugestões?
...etc etc...
Sem entrar em detalhes no que toca à existência ou não de equipamentos no mercado capazes de satisfazer as exigências da lei, a minha opinião é a seguinte:
Concordo com os traços gerais da lei e acho que se uns reclamam pela liberdade de fumar, outros também devem reclamar pela liberdade de não ter que respirar esse fumo.
Cada um no seu lar ou na rua deve fazer o que bem lhe apetecer, mas fico estupefacto como é que ainda há pessoas que ignoram os efeitos nocivos que estão a provocar em terceiros pelo simples facto de estarem a satisfazer um vicio. Vicio esse, que muitas das vezes contribui para a indisposição de outras pessoas, para o incómodo das mesmas, para privação da liberdade de não levar com fumo enquanto se come ou enquanto se lê simplesmente um livro e se bebe uma água, e pior ainda, para a degradação da saúde dessas pessoas!
Será tão difícil pedir às pessoas que respeitem os outros e que não os limitem nas suas acções só porque querem satisfazer um vicio?
Quantas vezes acontece estar num bar/discoteca/restaurante e ficamos com:
-os olhos a arder
-com a garganta arranhada/seca/whatever
-com o cheiro entranhado na roupa(quando se chega a casa nem dá para deixar a roupa no quarto tal é o cheiro)
Isto são apenas alguns dos efeitos imediatos. O pior são aqueles que não os vemos mas que daqui a uns anos nos poderão tirar a liberdade, de VIVER.
O que acham da lei?
Quais os aspectos positivos ou negativos?
Sugestões?
...etc etc...
Sem entrar em detalhes no que toca à existência ou não de equipamentos no mercado capazes de satisfazer as exigências da lei, a minha opinião é a seguinte:
Concordo com os traços gerais da lei e acho que se uns reclamam pela liberdade de fumar, outros também devem reclamar pela liberdade de não ter que respirar esse fumo.
Cada um no seu lar ou na rua deve fazer o que bem lhe apetecer, mas fico estupefacto como é que ainda há pessoas que ignoram os efeitos nocivos que estão a provocar em terceiros pelo simples facto de estarem a satisfazer um vicio. Vicio esse, que muitas das vezes contribui para a indisposição de outras pessoas, para o incómodo das mesmas, para privação da liberdade de não levar com fumo enquanto se come ou enquanto se lê simplesmente um livro e se bebe uma água, e pior ainda, para a degradação da saúde dessas pessoas!
Será tão difícil pedir às pessoas que respeitem os outros e que não os limitem nas suas acções só porque querem satisfazer um vicio?
Quantas vezes acontece estar num bar/discoteca/restaurante e ficamos com:
-os olhos a arder
-com a garganta arranhada/seca/whatever
-com o cheiro entranhado na roupa(quando se chega a casa nem dá para deixar a roupa no quarto tal é o cheiro)
Isto são apenas alguns dos efeitos imediatos. O pior são aqueles que não os vemos mas que daqui a uns anos nos poderão tirar a liberdade, de VIVER.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Burbano, Eduardo R., m-m, malakas, maturidade, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 238 visitantes