Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - novo tópico para novo Ano

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kpt » 4/1/2008 15:06

Podes crer, esta foi um golpe de sorte porque eu não estava ciente de que iriam sair dados e andava por aqui distraído a fazer o almoço xD...

Agora é esperar com muita calma e ver onde assenta o pó, mas parece-me que o caminho está agora aberto para novas subidas...

Registado: 11/5/2007 23:19

por Branc0 » 4/1/2008 15:06

Os 1.4810 era os 76.4 de Fibonnaci dai a paragem acho eu. Mas deve ser para rebentar em breve e devem tar ali muitos stops nos 1.4820-1.4830
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por djovarius » 4/1/2008 15:02

Ufa, kpt, essa foi boa !!
Acontece tanto para o bem como para o mal.

Não admira que esteja marcada uma reunião Bush, Paulson, Bernanke.
Eles deviam ter dados provisórios que apontavam para um aumento do desemprego. E sabe-se lá que mais surpresas ainda estão para sair, atendendo a que já se fala de um novo pacote de estímulos à Economia.

A verdade é que o EUR/USD galgou mais de 100 pips em menos de 5 minutos, passando bem os 1.4750 /80 que serão agora suportes, atingindo somente 1.4820 que nem sequer é um valor técnico especial.

Agora estamos em 1.48 e convém ver o que acontece pois estas sextas-feiras são tão didácticas como perigosas.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por kpt » 4/1/2008 14:40

Branc0 Escreveu:
kpt Escreveu:Afinal não me parece que queira continuar a descer. Acabei por fechar posição a 1,4714. Entrarei longo com uma quebra dos 1,4770 tal como vocês também já falaram.

Podias ter esperado pelas noticias, faltam 2 minutos e pode afectar muito o rumo. Acho que o mercado anda morto à espera dos relatorios. Vamos ver o que acontece agora.

Pois mas o aconteceu foi totalmente contra a posição que tinha. Ah e por acaso decidi entrar longo à pouco porque estava a mostrar grande força e tinha batido numa LTA que marquei. Entrei a 1,4734 e quando voltei a olhar tinha voado. Assim que vi saí logo a 1,4814..

Esta foi muita sorte porque não estava a par dos dados que iam sair...

por Branc0 » 4/1/2008 14:38

Branc0 Escreveu:
kpt Escreveu:Afinal não me parece que queira continuar a descer. Acabei por fechar posição a 1,4714. Entrarei longo com uma quebra dos 1,4770 tal como vocês também já falaram.

Podias ter esperado pelas noticias, faltam 2 minutos e pode afectar muito o rumo. Acho que o mercado anda morto à espera dos relatorios. Vamos ver o que acontece agora.

Fizeste bem em não esperar, os numeros de emprego foram pessimos e vamos a ver se é desta que não há duvidas que está quebrada a resistência dos 1.4750.

Já foi aos 1.4810

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por Branc0 » 4/1/2008 14:28

por kpt » 4/1/2008 14:09

Afinal não me parece que queira continuar a descer. Acabei por fechar posição a 1,4714. Entrarei longo com uma quebra dos 1,4770 tal como vocês também já falaram.

por kpt » 4/1/2008 12:38

Sim, se tocar nessa stop é muito provável que continue o seu caminho descendente e já deverá ter quebrado a MA36 quando aí chegar...

por Branc0 » 4/1/2008 12:34

Tenho um short metido nos 1.4670 (abaixo do minimo de ontem) que coloquei no sistema ontem depois das rejeições que tem havido aquela resistência.

Se for activado é sinal que deves ter razão ;)

por kpt » 4/1/2008 12:29

Será que vamos ter um pequeno rally do dólar?

Tecnicamente estava a por-se a jeito para shortar e foi precisamente o que acabei por fazer. Entrei curto a 1,4740 e reforcei a 1,4707. O reforço foi feito de força automático(venda stop que tinha deixado).

- MACD a dar venda
- Estocástica já há algumas horas que vinha a anunciar a venda
- RSI tinha batido na zona de sobrecompra e inverteu
- Por agora já temos a cotação abaixo da MA14 e uma quebra dos 61,8 de Fibo

Penso que uma quebra da MA36 poderá levar-nos aos 1,4520. Por agora stop nos 1,4738

Imagem

EDIT: Eu sei que a primeira entrada curta não foi de todo na melhor zona, pois estava a vender num suporte e era arriscado. Até tentei por venda stop mas ao preço que queria não me deixou pois estava muito perto do mercado. Acabei por entrar na mesma convicto que a minha análise poderia dar frutos. Pus a outra ordem de venda stop para reforçar e fui dormir...
Editado pela última vez por kpt em 4/1/2008 12:35, num total de 1 vez.

por Thunder » 4/1/2008 0:56

Olá a todos 8-)

Realmente como disse e muito bem o nosso colega djovarius, os pares em evidência nos últimos dias tem sido sem dúvida o GBP e o JPY. Somando esses dois factores e o gráfico do GBPJPY não podia estar nada bonito.... 2,5% abaixo do mínimo de março (e esteve mais abaixo hoje durante o dia)..... realmente a aversão ao risco está gradualmente a aumentar (basta ver a subida forte no ouro e nas 30y bonds)....

Djovarius esperamos então essa análise, que como sempre deverá ser muito instrutiva :)

Branco esperamos então esse update dos teus trades... para manter a diciplina :wink: :P (mas sabemos que estás no bom caminho \:D/ )

Sulla boa sorte pra ti também ! :)

CN parabéns pela rentabilidade do Fundo FX Opportunities .... impecável!
Quem sabe daqui a uns anos eu chego lá.... ou então não :mrgreen:
Fora de brincadeira... muitos parabéns, a rentabilidade é invejável.... e todos os meses positivos! :)
E quando disseste: "Deixo aqui um grafico de um par que poucos seguem, e que eu so comecei a usar ha uns meses, o EUR/SEK" .... não te esqueças aqui do teu parceiro que segue também este interessante par :P ... tou dentro

Um abraço a todos os amigos "forexianos" (acabei de inventar uma palavra acho eu :mrgreen: )

Abraços e BN 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por Branc0 » 3/1/2008 18:11

Não estou preocupado com o sistema (preocupo-me mais com as minhas reacções). O que perdi neste par recuperei noutros, no fim de semana actualizo a minha thread com os trades todos desta semana, esperemos que feche positiva :)

Quanto ao par em si fiquei com duvidas depois desta reacção lá em cima. Está a ser mais dificil do que eu esperava quebrar como deve de ser os 1.4750 e até está a formar um padrão que costuma ser de reversal.

Curiosamente o USD/JPY está a formar uma Pin Bar que costuma ser sinal de reversão e que eu costumo negociar. Fiz umas pips no caminho para baixo de manhã e fiquei surpreendido quando voltei depois de almoço para ver a rejeitar completamente a quebra dos 109.

E como a malta gosta dos carry trades... :)
Anexos
8H.JPG
Candles de 8 horas
8H.JPG (6.48 KiB) Visualizado 4496 vezes

por djovarius » 3/1/2008 17:55

Olá a todos,

Começa pelo caro Branco: mantenha a calma. Se há algo a falhar por sistema, então há que rever tudo e começar de novo.

Hoje o EUR/USD está numa nota ligeiramente positiva, mas amanhã será um dia mais importante com vários dados económicos a sairem. Tendência bull seria agora confirmada com a ruptura de 1.4780 que pode levar o par a 1.49 !!
Mais força tem tido a "cross rate" EUR/GBP cada vez mais perto de 0.75 e a convidar para um fim de semana em Londres.

Mas, atenção ao JPY a recuperar muito terreno perdido. Onde está agora o "carry trade" ???
São sinais de insegurança dos mercados e isso é mau para um "trader" que procura um bom R/R nos seus negócios.

Atenção à análise 2008 a sair esta noite em tópico próprio. Stay tuned.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Branc0 » 3/1/2008 13:40

Bom, as minhas aventuras neste par não andam a correr muito bem. Parece que a R1 do pivot gerado ontem impediu a explosão quando saíram os dados das mortages applications bastante bearish.

Agora é ver os dados que saiem à hora de almoço. Ou rompem com o R1 em 1.4778 ou mandam outra vez o par para baixo.

Pivots e Fibonnaci têm uma força incrivel no FX. :shock:

por Branc0 » 3/1/2008 0:16

kpt Escreveu:Branc0: Quebrar os 1,4570 ou 1.4770?

Sorry, my bad. Vou editar o artigo original :)

por kpt » 2/1/2008 23:59

Branc0: Quebrar os 1,4570 ou 1.4770?

por Branc0 » 2/1/2008 23:41

Penso que pode estar realmente para breve.

No grafico em anexo as linhas verdes são o suporte e resistência pivot de amanhã e as linhas azuis são níveis de Fibonnaci.

Pode-se ver que durante a tarde de hoje houve uma reacção violenta aos 1.4640 onde está um dos níveis de Fib.

Comparando com o teste anterior que houve aos 1.4750 acho que estamos em melhores condições, o anterior teste tinha vindo de uma subida esticada (impulsionada com o romper dos 1.4520) e com pouca liquidez da epoca natalicia o que deu na tomada de mais valias.

Penso que houve hoje uma entrada nova de touros no par e que está mais uma manada à espera que rompa os 1.4770 para começar a tourada. Dependendo da violência não sei se o Fib aguenta ou não... tudo conjunturas.

Neste momento estou longo e tenciono acumular se quebrar os tais 1.4770
Anexos
eurusd.JPG
4H Candles
eurusd.JPG (22.46 KiB) Visualizado 4625 vezes
Editado pela última vez por Branc0 em 3/1/2008 0:17, num total de 1 vez.

por Sulla » 2/1/2008 21:31

Parece que os 1,4714( 61,8 fib) estão a suportar bem após a quebra do início da tarde. Voltou a bater na barreira do 1,475 e recuar. Pelo que se ouve nas notícias a quebra dos 1,475 está para breve. Depois poderá haver nova resistência nos 1,481 (76,4 fib).
Amanhã saem muitos indicadores com influência para o USD. Podemos ver um primeiro teste aos 1,481.
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Branc0 » 2/1/2008 20:08

Acho que isto vai ajudar a partir os 1.4750

Fed Minutes Escreveu:Votes for this action: Messrs. Bernanke, Geithner, Evans, Hoenig, Kohn, Kroszner, Mishkin, Poole, and Warsh.

Votes against this action: Mr. Rosengren.

Mr. Rosengren dissented because he regarded the weakness in the incoming economic data and in the outlook for the economy as warranting a more aggressive policy response. In his view, the combination of a deteriorating housing sector, slowing consumer and business spending, high energy prices, and ill functioning financial markets suggested heightened risk of continued economic weakness. In light of that possibility, a more decisive policy response was called for to minimize that risk. In any case, he felt that well anchored inflation expectations and the Committee’s ability to reverse course on policy would limit the inflation risks of a larger easing move, should the economy instead prove significantly stronger than anticipated.

A unica pessoa que não votou a favor do corte da taxa foi porque queria um corte maior. Go EUR Go! :)

por Sulla » 2/1/2008 18:43

Eu posso queixar-me muito.
Por culpa própria e falta de disciplina.
Apanhei na tromba e bem... :evil:
Acho que apreendi a manter-me fiel ao sistema e não me deixar levar por "feelings".
Não vos esqueçais dos stops :wall:
Se o vosso sistema funciona não abuseis dele.
A disciplina é o factor mais importante para obter sucesso neste mercado.
Pronto já está...já desabafei. :(
Obrigado egrégios Caldeireiros.
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Branc0 » 2/1/2008 18:32

A propósito do carry trade que neste momento é impossível com o JPY que existe uma outra moeda de refugio nesta altura que é o franco suiço.

Tem uma taxa de juro que permite fazer rollover das posições sem grandes percas (não chega a 1 pip) e tem-se visto a maneira como ele quebra.

Tenho tomado alguns trades no CAD/CHF com algum sucesso e não me admiraria que na próxima semana vissemos a formação de um H&S mas ainda é cedo para dizer se vai haver ombro direito ou não. Para já acho que estamos numa downtrend que vem desde Novembro. Fez um Lower High no 50 fib retracement e vamos ver onde pára.

Bons negócios para 2008, não me posso queixar do 1º dia ;)
Anexos
cadchf.JPG
cadchf.JPG (47.55 KiB) Visualizado 4727 vezes

por djovarius » 2/1/2008 18:12

Olá amigos,

E o novo Ano a começar movimentado.
Mas, no mercado cambial, a verdadeira liquidez estará estabelecida em breve, se é que não estará já de momento.

Parabéns CN pelo desempenho e espero que continue sempre assim. Quanto a mim, nem metade disso e já estou muito feliz, dado que não me dedico ao mercado em "full-time", embora sempre atento, claro.

Bem, se o último dia do ano foi de retracção à queda do USD, agora, no primeiro dia a sério de 2008 é o contrário, voltando as quedas do dólar.
Mas ainda falta a confirmação deste movimento que será dada com a quebra de 1.4750 - 1.4780, ossos duros de roer.

Destaque para a falta de força da Libra Esterlina, mas atenção à subida generalizada do JPY. Em tempos de maior aversão ao risco, não há "carry trade" que sobreviva, sendo altura de realizar mais valias e esperar.

Muitas apostas no petróleo e Ouro, porém, mostram que há quem acredite em abundância de liquidez e que evitaremos a recessão, embora com maiores preços ao consumidor. Evitar inflação agora seria uma política recessiva, claramente.

Abraço, novamente bom ano e sucesso.

djovarius

FX Opportunities - 2007

por C.N. » 1/1/2008 9:17

Feliz Ano Novo \:D/

Gostava de partilhar convosco os resultados do ano passado do Fundo FX Opportunities que lancei em Abril de 2005 (na altura com 2,000 euros apenas), um Fundo que so transaciona em divisas, mais concretamente nos EUR pares de USD, CAD, GBP, CHF, SEK, AUD, e JPY.

O ano de 2007 foi o melhor de todos ate agora. 12 meses de ganhos (o Fundo fecha mensalmente), tendo crescido 106.23% num ano. Estou, como podem imaginar, muito feliz por a base da estrategia que desenhei no final de 2004 e principios de 2005 estar a dar resultados. Retiro uma satisfacao muito especial por estar certo, por conseguir desenhar cenarios, por conseguir fechar posicoes perdedoras que nao fazem sentido, por todos os meses aprender algo novo sobre o mundo e sobre mim, e, tambem, por conseguir ganhar dinheiro.

Resultados mensais em 2007 de Janeiro a Dezembro:

9,2%
5,5%
7,4%
5,9%
4,6%
6,8%
6,2%
3,4%
6,0%
17,7%
0,4%
2,6%

Abraco

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

por kpt » 1/1/2008 3:44

Tal como alertei no post anterior, uma correcção poderia ser esperada e hoje confirmou-se.

A não existência de uma quebra dos 1,4740, remete um forte potencial para uma vinda aos 1,4520(já não falta muito) tal como anteriormente referi. Assim como a subida, a queda foi violenta. Todo este rally foi um pouco previsível, ainda mais esta correcção depois de tocar aos 1,4740. Creio que isto mostra bem a força da análise técnica em momentos como este(sem nada de novo a acrescentar em termos fundamentais).

Aqui deixo um gráfico...

Imagem

Peço desculpa pelo tamanho da imagem mas mais pequena ficaria com fraca qualidade, que só por si já não é grande coisa...

por MozHawk » 30/12/2007 14:09

Bom ano para todos e que a paridade seja uma realidade até ao fim do próximo ano! LOL!

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: drcentimo, Google [Bot], Opcard, Paulo Pereira 74, PMP69, rg7803 e 192 visitantes