Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Metralha626 » 30/12/2007 17:50

Penso (sou novo por aqui)que uma aquisição acima de um valor significativo (não sei se variavel...)tem de ser obrigatoriamente comunicada à CMVM...
Mas geralmente, esses negócios são fora de bolsa, e sabem-se mais tarde...
"Mais vale uma na mão, que duas no soutien..."

Registado: 29/12/2007 0:10

por 65489 » 30/12/2007 0:10

Eu não quis dizer que foi alguém que lá foi por uma ordem de compra de 8 milhões de acções a 18.95. Sim foi uma “passagem de carteira”, agora resta saber quem ficou com essa carteira se não foi o mesmo dono então foi uma compra, combinada claro. Aguardemos noticias.

Registado: 6/12/2007 20:29

por fiódor » 29/12/2007 19:12

Exactamente isso Cali.

Até nem é preciso pensar muito, se alguém tentasse comprar 8 milhões de acções da Galp num dia só a cotação não ia aos 19€ devia de ir para aí aos 25€ ou mais, isto se fosse uma ordem ao melhor senão seria impossível alguém vender com tamanha ordem nos cof's. Além disso provavelmente a negociação seria suspensa.

Cumps e bfs
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

Re: A subida da Galp

por Cali » 29/12/2007 19:03

65489 Escreveu: Para finalizar saliento o facto de no passado dia 27, serem transaccionadas 10.8 Milhões de acções, num dia em que vinha com mais de 10% de subida das sessões anteriores, abriu a 18.2€ e ao meio-dia, quando estava perto dos 19€ é que foi dada uma ordem de compra de 8.292.450 acções ao preço de 18.95€!!! Estamos a falar de 157 Milhões de Euros. Certamente que essas acções não serão para ser vendias a 15€.

São já várias a vezes que vejo gente muito satisfeita por ver milhões de acções a passar em Bolsa num unico negócio, associando isso a interesse comprador. Caro amigo, aquilo a que você assistiu não foi uma compra. Foi uma 'passagem', ou re-arranjo entre carteiras, que é uma coisa muito tipica dos finais de ano. Os titulos passam da carteira X para a carteira Y, sendo que muitas vezes os donos até são os mesmos, e têm muitas vezes interesse por caracter fiscal ou contabilistico. Têm geralmente impacto nulo sobre o pendor de alta ou de baixa de um titulo. Ou seja, são irrelevantes (com raras excepções). Se alguem quisesse comprar 8 milhões de acções da Galp neste momento, de um dia para o outro, provavelmente ninguem lhas vendia, e se ele quisesse comprá-las a curto prazo no mercado, levaria a cotação aos píncaros.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por 65489 » 29/12/2007 19:00

Acho que sim. Mesmo que os mercados se portem mal em 2008 acho que ele será uma acção de refúgio com óptimas perspectivas de futuro.
Em acabando a tomada de mais valias dos receosos que entraram à mais tempo, resta subir.
Acho que será a maior cotada nacional e não vai ser a EDP com as “ventoinhas” que a irá parar.
Quem sabe se a expressão “Portugal é Lisboa e o resto é paisagem”, não se aplicará a Galp no curto-médio prazo? “No PSI 20 é a Galp e o resto é paisagem”…

GALP

por MACACOS » 29/12/2007 18:11

Ola
Na tua opnião a galp vai continuar a subir.acreditas que vai ultrapassar a barreira dos 20, brevemente?

Registado: 29/11/2007 10:02

A subida da Galp

por 65489 » 29/12/2007 15:56

Muito se tem dito se a Galp já está num valor muito caro, mas se formos a ver a companhia que até agora fazia refinação e distribuição (com bons lucros, que se reflectiu na subida ate perto dos 12€), vai passar a fazer também a extracção da matéria-prima, mais perto de “casa”, num país estável com excelentes relações com Portugal.
Alem do Brasil teremos também notícias de Angola.
Se virmos por exemplo os produtores de tomate, que reclamam sempre do preço irrisório a que lhes é comprada a matéria-prima e o preço a que ela chega ao público, porque os retalhistas e grandes áreas comerciais é que ficam com todos os lucros, agora se eles tivessem a rede de distribuição e venda nas suas mãos já o caso seria diferente. Agora o preço do crude não está ao preço dos tomates e nem se vai aproximar nos próximos tempos, por isso indo a Galp atrás da matéria-prima, será uma enorme mais valia nos lucros.
Na parte de refinação as outras gasolineiras do território nacional que vão buscar a gasolina ás refinarias da Galp, irão vender gasolina dela, refinada a partir de petróleo dela, sobre outro nome (mais ou menos como nos operadores telecomunicações que usam a rede da Pt e tem de pagar à mesma por isso).
Para quem entrou a bastante tempo na Galp, as mais valias recentes representam um excelente lucro, e a tentação de vender certamente será grande. Por outro lado também sabem que ela não vai ter concorrência em Portugal deverá ultrapassar a EDP na bolsa nacional. É também uma companhia que continuará a dar dividendos, em que o estado agradece a parte que lhe toca.
Irónico vai ser ver portugueses a comprar produto extraído, refinado e vendido pela Galp, mais barato em Espanha do que em Portugal.
Para finalizar saliento o facto de no passado dia 27, serem transaccionadas 10.8 Milhões de acções, num dia em que vinha com mais de 10% de subida das sessões anteriores, abriu a 18.2€ e ao meio-dia, quando estava perto dos 19€ é que foi dada uma ordem de compra de 8.292.450 acções ao preço de 18.95€!!! Estamos a falar de 157 Milhões de Euros. Certamente que essas acções não serão para ser vendias a 15€.
Devido a estes factores a minha opinião é que o caminho futuro será a subir, claro que terá correcções que certamente serviram para reforçar carteiras.

(estas são opiniões pessoais, cabe a cada um retirar dos factos as suas)

por Enslaved » 29/12/2007 2:12

Paionense Escreveu:Tenho o stop por volta dos 17,46, um pouco mais abaixo que foi o máximo da anterior puxada e que deverá servir de suporte. Mas tenho-o somente como um proforme, não acredito que no curto prazo venha a esses valores.

A tendência é obviamente bull.

Neste momento só temos 3 acções no psi20 cujas médias moveis de curto, médio e longo estão bull.

São elas a galp, a brisa e a JMT.

Tendo em consideração que a brisa está a criar uma base nos 10 euros e a JMT por volta dos 5.30/5.50 só nos sobra mesmo a galp por agora.

A EDP também estava no lote mas a EMA20 cruzou a EMA50 para baixo.

Abraço
JP

Excelente análise Paionense e na verdade, infelizmente, actualmente não existem muitas alternativas à galp :evil: . No entanto decidi fechar o meu trade da galp até ver onde irá a correcção, prefiro salvaguardar actualmente mais valias sem ter nenhum problema em entrar a preços mais altos, desde que se tenha criado um bom suporte. Pessoalmente acho muito arriscado ficar dentro até ver onde irá a correcção no entanto cada um tem a sua estratégia :wink:. Não se esqueçam I´LL BE BACK!!! :mrgreen:.

Registado: 28/2/2007 18:24

por Paionense » 29/12/2007 1:27

Tenho o stop por volta dos 17,46, um pouco mais abaixo que foi o máximo da anterior puxada e que deverá servir de suporte. Mas tenho-o somente como um proforme, não acredito que no curto prazo venha a esses valores.

A tendência é obviamente bull.

Neste momento só temos 3 acções no psi20 cujas médias moveis de curto, médio e longo estão bull.

São elas a galp, a brisa e a JMT.

Tendo em consideração que a brisa está a criar uma base nos 10 euros e a JMT por volta dos 5.30/5.50 só nos sobra mesmo a galp por agora.

A EDP também estava no lote mas a EMA20 cruzou a EMA50 para baixo.

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Serrano1963 » 29/12/2007 1:06

Paionense, parece-me que estamos mais ou menos em sintonia :roll: No meu gráfico a Lta curto prazo vem aos 18,26.+- se quebrar virá à outra Lta... Mas parece-me que no curto médio e longo prazo é de subida o sinal :roll: Confirma-se :?:

Registado: 3/12/2007 21:57

por karlitos » 29/12/2007 0:53

quais acham que serão bons valores para carregar stop loss para precaver se rebentar?

Registado: 27/6/2007 21:00

por Paionense » 29/12/2007 0:31

Boa noite!

Mais uma vez a minha fibonacci fan deu resultado :D

Nos ultimos dois dias deu sinais fortes de acerto.

Penso que estas descidas poderão vir até aos 18.34 que são os 38,2 de fibo. muito mais poderá indicar uma pausa maior.

Fica o bichinho :D

Abraço
JP
Anexos
GALP ENERGIA-NOM.png
GALP ENERGIA-NOM.png (7.97 KiB) Visualizado 4237 vezes

Registado: 28/6/2007 16:26

por Serrano1963 » 28/12/2007 23:58

Já pelos 16 euros ela fez pequena pausa de 3 dias +-. Acredito que o caminho será Norte.
Anexos
galp1.bmp
galp1.bmp (357.18 KiB) Visualizado 4290 vezes

Registado: 3/12/2007 21:57

Re: GALP

por TP1 » 28/12/2007 23:41

MACACOS Escreveu:OLÁ´
ENTREI HOJE NA GALP A 19.19, SERA QUE FIZ MAL?
JA ESTOU COM RECEIO QUE ELA BAIXE.DEVO SAIR OU MANTER?OBRIGADO

Entraste e ela corrigiu. "Grande azar, tantos dias a subir, qd eu eu entro, ela corrige."

Define uma estratégia e lê o caldeirão inteiro :shock:

Tenho Galp e acredito ser um bom titulo para 2008

Abraço

Registado: 30/11/2007 21:13

Re: GALP

por majomo » 28/12/2007 22:58

MACACOS Escreveu:OLÁ´

Quando se entra numa acção deve-se ter sempre um objectivo, de mais valia e de menos valia...

Mas, sinceramente a galp é uma acção para ter em carteira...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por assunoadr » 28/12/2007 22:58

artista Escreveu:Num titulo bull como a Galp as correccoes devem ser vistas sobretudo como oportunidades para reforcar ou entrar, esta e uma verdade muitas vezes aqui repetida no entanto convem nao esquecer que em todos os trades estas "verdades" sao demasiado gerais e cada um tem de a adaptar a sua estrategia, ou seja esta "verdade" nao significa que se deva comprar sem qualquer regra ou estrategia estabelecida... ate porque ninguem sabe se estamos a iniciar um pequena correccao ou uma maior, e aquilo em que acreditamos agora pouco importa porque amanha somos bem capazes de acreditar no contrario...

Ate ver a correccao e saudavel e nestes casos as probabilidades estao claramente a favor dos longos mas cada um deve ter sempre presente que ha riscos e deve ter bem definido ate onde esta disposto a correr esses riscos...

Bons negocios para todos

O problema é que uma simples correcção fibonacci vai parecer enorme, principalmente para quem entrou acima dos 19 €.

cps

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

Mapa mundo do petróleo

por Bullion » 28/12/2007 22:40

Este mapa ajuda a ter a percepção do que está em jogo quando se fala de petróleo:

http://media.ft.com/cms/19d4f43e-a1a5-11dc-a13b-0000779fd2ac.swf

Registado: 31/7/2006 14:54

GALP

por MACACOS » 28/12/2007 22:38

OLÁ´

Registado: 29/11/2007 10:02

por luismalheiro » 28/12/2007 19:00

Boas,
Hoje tivemos um dia de correcção, penso e espero eu que é muito normal após a escalada que a Galp teve nestas últimas semanas, nem sequer é dias!!! Fim de ano, arranjo de carteiras, tomadas de mais valias... normal. Estamos mal habituados com as subidas constantes, agora é preciso ter calma e não entrar em "pânico" com um movimento "normal". :| :|
Bom 2008!!!

Registado: 29/11/2007 9:58

por artista_ » 28/12/2007 18:43

Num titulo bull como a Galp as correccoes devem ser vistas sobretudo como oportunidades para reforcar ou entrar, esta e uma verdade muitas vezes aqui repetida no entanto convem nao esquecer que em todos os trades estas "verdades" sao demasiado gerais e cada um tem de a adaptar a sua estrategia, ou seja esta "verdade" nao significa que se deva comprar sem qualquer regra ou estrategia estabelecida... ate porque ninguem sabe se estamos a iniciar um pequena correccao ou uma maior, e aquilo em que acreditamos agora pouco importa porque amanha somos bem capazes de acreditar no contrario...

Ate ver a correccao e saudavel e nestes casos as probabilidades estao claramente a favor dos longos mas cada um deve ter sempre presente que ha riscos e deve ter bem definido ate onde esta disposto a correr esses riscos...

Bons negocios para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Auditor » 28/12/2007 18:36

Quem entrou a 13€ está feliz da vida. Certamente não vai cair num dia até aos 13€, a não ser que surja uma notícia bombástica.

Registado: 28/6/2007 13:25

por Broker_Invest » 28/12/2007 18:28

Auditor Escreveu:Fecho em mínimos. Parece que as notícias que sairam vieram ajudar a cair quase 2%. Vamos ver se 2a recupera.

Temos que ter prodência com a GALP ao meu ver! as noticias que sairam a dizer que ela está muito cara face ao seu sector, não é nada positivo. muitos forenses já foram alertados que ela é uma atentica bomba relogio, ela a meu ver já deu muito dinheiro a ganhar, isto não pode estar sempre a subir, temos que ser racionais e não ser ganaciosos, acho quem está dentro desde a OPV não se deva preocupar, mas quem entrou em Curto e com valores acima dos 13€ para cima é de ter atenção.

Boas festas.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Auditor » 28/12/2007 17:47

Fecho em mínimos. Parece que as notícias que sairam vieram ajudar a cair quase 2%. Vamos ver se 2a recupera.

Registado: 28/6/2007 13:25

Re: Tenho dito!

por Woodhare » 28/12/2007 16:25

paulodias796 Escreveu:Hoje no Jornal de Negócios
Galp é a segunda petrolífera mais cara da Zona Euro
A forte subida da Galp Energia, que ontem fixou um novo máximo histórico, faz da empresa nacional a segunda petrolífera mais cara da Zona Euro, com a cotação a superar em 20,91 vezes os lucros por acção da Galp nos últimos 12 meses.

--------------------------------------------------------------------------------

Raquel Godinho
rgodinho@mediafin.pt

A forte subida da Galp Energia, que ontem fixou um novo máximo histórico, faz da empresa nacional a segunda petrolífera mais cara da Zona Euro, com a cotação a superar em 20,91 vezes os lucros por acção da Galp nos últimos 12 meses.

Levando em conta os resultados esperados pelos analistas para 2008, a empresa liderada por Ferreira de Oliveira é mesmo a mais cara do sector, negociando com um preço 28,703 vezes os lucros por acção.

O "price-earnings ratio" (PER) permite comparar se a cotação de uma empresa está elevada face às congéneres, tendo em conta os lucros que obtém. Com um PER de 20,91 vezes, a Galp transacciona quase ao dobro do sector (11,22 vezes), tendo como referência o índice DJ Euro Stoxx Oil & Gas. Na prática, isto significa que um investidor teria de esperar 20,91 anos para receber os lucros da Galp nos últimos 12 meses.

Mas parece que esta subida se deve à perspectiva de lucros futuros e a questão pertinente é de quanto pode ser essa subida nos lucros futuros.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por BAC » 28/12/2007 14:00

excelente análise, parabéns offshore!

...

Mais um passagem grande...
Wiki:
"Bolsa, espécie de sacola onde objetos variados são guardados"

Registado: 22/6/2007 16:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Bing [Bot], Cem pt, Esquinas3, Google Adsense [Bot], latbal, macau5m, MADxMAX, Masterchief, Nietz19, PIKAS, PMP69, richardj, themasc, trilhos2006, yggy e 78 visitantes