Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Acabaram os "mitos" da Bolsa->Tds Deviam Partic

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mito

por nunoand99 » 6/12/2007 23:46

Clinico Escreveu:Caro Nuno, não se zangue homem! está a levar isto muito a sério :lol: :lol:
Para chorar basta seguir a sonae ind. :lol: :lol:
Abraço
Clinico

Tens "Bom Espirito", mas não estragues o tópico ssf

Porque não postas um "mito" sério e fundamentado? ;)

Registado: 16/5/2005 21:38

por MarcoAntonio » 6/12/2007 23:46

Creio que não há necessidade desta troca de posts, tanto mais que o próprio tema (mitos do mercado) convida a uma certa descontracção.

Não estou a dizer com isto que o tópico não é interessante (até porque é e é bastante útil, foi muito boa ideia teres lançado o tópico nuno).

Mas também não é necessário levarmos isto num «tom demasiado pesado».
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 6/12/2007 23:47, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Mito

por Clinico » 6/12/2007 23:43

Caro Nuno, não se zangue homem! está a levar isto muito a sério :lol: :lol:
Para chorar basta seguir a sonae ind. :lol: :lol:
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por nunoand99 » 6/12/2007 23:40

O único comentário que isto me merece é que quando os mercados sobem parece que fica tudo estupidificado :roll:

Além disso nas descidas é o silêncio total ;)

Para finalizar Clinico, para "mitos" não fundamentados e "gozar" talvez pudesses criar um tópico teu para esse efeito.

O teu ano de inscrição e nº de posts fariam-me esperar mais

mitos

por Clinico » 6/12/2007 23:29

Caro Nuno, se ainda não reparou este tópico está cheio de mitos não fundamentados e estamos todos a gozar uns com os outros :lol: :lol: :lol:
Abraço
Clinico

mito

por Clinico » 6/12/2007 23:23

OK, o que eu disse está a gerar confusão a mais. :lol:

É evidente que se cada acção das 500 sonaes ou das 2 da Google subir 50%, o ganho é o mesmo (tambem não é preciso ser muito inteligente para chegar a esta conclusão! :mrgreen: )

O que eu quero dizer é que se multiplica mais rapidamente o dinheiro, dado que por cada centimo que sobe a sonae ganha-se 5 euros, contra 0,02 euros da google. Só isso, mais nada.

Agora, confesso que a Google É um péssimo exemplo para se comparar com a sonae, porque em 3 anos (desde 2004 quando veio para a bolsa) a Google subiu de 85 dólares para 700 e tal!!! A sonae "só" veio de 40 centimos para 2,03! É por isso que eu TAMBEM tenho Googles, porque acredito que chegará mais depressa aos 1000 dólares do que a sonae aos 3 euros :mrgreen:
No entanto, quem tiver paciencia que faça o exercício de comparar a Altri com a Google!quem com 1000 euros foi ao spin off da Altri e as manteve, bem pode dizer "que se lixe a Google!!!" :lol:

Mas eu comecei a multiplicar a minha carteira muito com a sonae (ainda o dólar era gente), o que me permitiu estar agora na Google tambem, aproveitando a queda do ´dolar.

Abraços
Clinico

por arnie » 6/12/2007 23:12

Ok, deixem-me ser mais explícito no ultimo mito :P :

:arrow: Pata tem mau feitio
:arrow: Ulisses tem mau feitio
:arrow: Marco tem mau feitio e ... tem que levar a sua sempre avante :P :mrgreen:

Pata, aceito perfeitamente a tua alteração ao mito dos bancários
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Pata-Hari » 6/12/2007 22:45

Por acaso, arnie, gostaria de introduzir uma alteração ao teu "Bancários, corretores, economistas têm conhecimentos relativamente aos mercados financeiros para aconselhar os seus clientes "

Diria que:

- Mito: corretores, operadores de mercado (traders, corretores), gestores de fundos, gestores de fortuna, etc sabem para onde os mercados vão e impingem produtos nos quais não acreditam porque sim, eles sabem para onde os mercados vão (ou sabem melhor do que as outras pessoas informadas e atentas ao mercado).

- Realidade: por muito "educadas" e bem fundamentadas tecnicamente que sejam as sugestões, ninguém sabe para onde vamos nem onde estaremos daqui a uma semana.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 6/12/2007 22:41

ele esqueceu-se de ti e estava a pensar em mim :mrgreen:
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/12/2007 22:36

A última é um mito?

Ou trocaste o bom por mau?
:mrgreen:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 6/12/2007 22:35

:oops: :lol: :evil: :mrgreen:
Administrador Fórum

por arnie » 6/12/2007 22:28

Mitos?

:arrow: Um analista é um bom trader e vice-versa
:arrow: PER baixo é sinónimo de compra
:arrow: AT diz-nos sempre o futuro de uma acção
:arrow: Bancários, corretores, economistas têm conhecimentos relativamente aos mercados financeiros para aconselhar os seus clientes
:arrow: Os gestores deste forum têm mau feitio
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

2ª Mito

por nunoand99 » 6/12/2007 21:39

Os COF's tem valor acrescentado e permitem antever movimentos na cotação

Errado!

Fundamento:

As ordens não tem de estar visiveis no COF

Os maiores movimentos dão-se com ordens "ao melhor" ou "compras/vendas acima/abaixo da cotação"

Re: mito

por nunoand99 » 6/12/2007 21:30

Clinico Escreveu:Caro Nuno: pela enésima vez vou explicar aqui esse mito da acção cara e barata e faça as contas:
Permissas:
1 - tenho 1000 euros
2 - uma acção só pode subir ou descer 1 centimo de cada vez.

Ex: com 1000 euros compro:
- 500 sonaes a 2 euros ou
- 2 Googles a 450 euros

Se subir 1 centimo, ganhei na soane 5 euros
Se subir 1 centimo, ganhei na Google 0,02 centimos
Comprava Google ou sonae?

É claro que as coisas não são tão simplistas assim porque a Google sobe ou desce 5 a 15 euros por sessão e a sonae sobe ou desce habitualmente 1 euro ou pouco mais, por sessão.

(tenho Googles e sonae mas isso é outra conversa...
Abraço
Clinico

Meu amigo, estás perfeitamente enganado...

Além disso o teu post aqui poderá levar os menos atentos a pensar que estás correcto e prosseguir nas convições do teu "mito".

Está tudo explicado na minha 1ª desmistificação.

Gostava de ver somente factos fundamentados neste tópico, e não opiniões...
Editado pela última vez por nunoand99 em 6/12/2007 21:47, num total de 1 vez.

por AMR » 6/12/2007 17:41

curvedair Escreveu:
AMR Escreveu:(Esquecendo que centimos e % não são bem a mesma coisa, apesar de 1 cent = 1/100)

A percentagem é calculada sobre o universo de valor da acção.

Percentagem e cêntimos de uma moeda, não são a mesma coisa!... São conceitos totalmente diferentes. Não vamos começar a mistificar sobre isso.

Gostava que se definisse o que é o universo de valor sobre o qual é calculada uma percentagem.

Calcula-se percentagens sobre números, valores ou grandezas, desde que haja uma proporcionalidade directa. E só nesses casos.

A genialidade humana tem este princípio (dialéctico) de gostar de desmistificar para construir novos mitos.

É lá. :mrgreen:
Confesso que relendo eu fui ambíguo.

Basicamente queria dizer que 1% do google não é a mesma coisa de 1% da Sonae, ou seja, o que queria dizer com "universo" era "o preço da acção".

Talvez não tenha sido a melhor forma de me expressar, mas o objectivo era começar a distinguir ao longo do texto entre a variação "ticks"/cêntimos" por acção e a variação percentual do valor da acção em si em dois contextos: montante investido e nº de acções.

E tendo-me agora explicado, é intrigante ver que o texto acima continua confuso. Na realidade ambos retratam exactamente o mesmo que o "curvedair" questiona: que um centimo não é igual a 1% (a não ser que o valor seja 100).

E ao tentar desmistificar "a abrir" a "confusão" poucas/muitas/baratas/caras, ao que parece, não terei tido o sucesso estrondoso que esperava, tendo conseguido exactamente o oposto, redondamente, pois sendo um tema aparentemente confuso, restulta que daí à mitologia é um "tick" e que da matemática à filosofia é 1%... E que é melhor ir lanchar. :mrgreen:

8-)

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

Registado: 5/9/2007 8:28

por curvedair » 6/12/2007 15:44

AMR Escreveu:(Esquecendo que centimos e % não são bem a mesma coisa, apesar de 1 cent = 1/100)

Percentagem e cêntimos de uma moeda, não são a mesma coisa!... São conceitos totalmente diferentes. Não vamos começar a mistificar sobre isso.

Gostava que se definisse o que é o universo de valor sobre o qual é calculada uma percentagem.

Calcula-se percentagens sobre números, valores ou grandezas, desde que haja uma proporcionalidade directa. E só nesses casos.

A genialidade humana tem este princípio (dialéctico) de gostar de desmistificar para construir novos mitos.

Registado: 19/4/2007 0:49

por MarcoAntonio » 6/12/2007 15:07

Penso que se está aqui a criar uma confusão desnecessária em torno das variações, percentagens, etc. O valor da cotação em si altera muito pouca coisa e quanto às variações, devem ser sempre medidas em percentagem e não em ticks.

Quem adquire 1.000 acções da acção A a 50 euros, não adquire 1.000 acções da acção B a 0.20 euros. Para esta vai adquirir 250.000 acções ou algo nessa ordem de grandeza.

Quanto ao spread, se a cotação for alta e acção for pouco líquida, não será de apenas um tick mas de vários ticks. O spread resulta do valor da acção e da liquidez da mesma (é um reflexo não só das variações permitidas pelo sistema mas também da facilidade com que se dá o encontro de compradores e vendedores).

O ideal ao tentar definir um valor para acção (via splits e reverse-splits) é encontrar um valor de compromisso: um valor que não seja tão baixo que provoque acumulação de compradores e vendedores de um lado e do outro, longas filas e tempos de espera para negociar e um spread desnecessariamente elevado; nem um valor tão alto que dificulte que para o volume/liquidez resultante vai dificultar o encontro de compradores e vendedores e um spread enorme em termos de ticks.

De resto, não se podem comparar directamente subidas de um centimo numa acção de 10 euros com subidas de 1 centimo em acções de 20 centimos, como se representassem a mesma coisa para as duas acções. Essas subidas não representam a mesma coisa: não se dão nem com a mesma facilidade nos dois títulos nem são negociáveis com a mesma facilidade.
Imagem

Administrador Fórum

por AMR » 6/12/2007 14:43

Clinico Escreveu:Caro Nuno: pela enésima vez vou explicar aqui esse mito da acção cara e barata e faça as contas:
Permissas:
1 - tenho 1000 euros
2 - uma acção só pode subir ou descer 1 centimo de cada vez.

Ex: com 1000 euros compro:
- 500 sonaes a 2 euros ou
- 2 Googles a 450 euros

Se subir 1 centimo, ganhei na soane 5 euros
Se subir 1 centimo, ganhei na Google 0,02 centimos
Comprava Google ou sonae?

É claro que as coisas não são tão simplistas assim porque a Google sobe ou desce 5 a 15 euros por sessão e a sonae sobe ou desce habitualmente 1 euro ou pouco mais, por sessão.

(tenho Googles e sonae mas isso é outra conversa...
Abraço
Clinico

Viva,

E se descer 1 centimo?... :mrgreen:

(Esquecendo que centimos e % não são bem a mesma coisa, apesar de 1 cent = 1/100)

Quanto mais valer uma acção, menos exposto se está a este efeito que se propaga ("spreads") pelo nº de acções do mesmo título que se possua.

Portanto, para o mesmo valor investido, se o Google tombar 2% numa só acção dói menos que tombarem 2% de 500 acções da Sonae... E vice-versa.

É a tal cena do "espalhanço" (spread em inglês, mas não o acrónimo propriamente dito), que, para um determinado valor investido, tem um efeito directamente proporcional à quantidade, e não ao valor nominal, de acções.

Claro que se tivermos 500 acções do google (o que aumenta bastante o valor investido, para 225000 se me recordo do nº)... e 500 das Sonae (os tais 1000 eur)... a aumentar 1%... para o mesmo nº de acções (e não de montante investido), o retorno seriam 2250 eur no caso do google, e 10 eur no caso da sonae... E o prejuízo idem aspas, com valores negativos.

E se fossem 112500 acções da Sonae (o que se pode comprar com 225000 eur)? O retorno de 1% seria o mesmo... (O nº de acções pode não ser o mesmo, mas o valor total é).

O que nos leva de volta ao mito... e trocas e baldrocas da matemática, em que fazer contas, neste caso, dependendo do ângulo "montante investido em quais acções", e que geralmente tende no sentido de não temer as mais caras, mas também no de usar as mais baratas até lá chegar... :mrgreen:

Como diria Einstein, todos os observadores têm razão, pois é mesmo relativo.

8-)

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

Edit 1: linguagem mais clara
Edit 2 e 3: "espalhanço" poderia criar ambiguidade com o termo "spread" no verdadeiro sentido do mesmo
Editado pela última vez por AMR em 6/12/2007 23:53, num total de 3 vezes.

Registado: 5/9/2007 8:28

por Ulisses Pereira » 6/12/2007 13:32

Canis, humor a essa hora da manhã? Tu adormeces com uma gargalhada e acordas com outra? 8-)

Quanto ao tópico, acho muito interessante e vou republicar um artigo que escrevi há uns anos sobre algumas das ilusões do mercado. Vou colocá-lo num tópico novo apenas para depois ser mais fácil ´depois organizá-lo junto aos artigos didácticos que tenho voltado a publicar aqui no fórum e que estão disponíveis em:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... m.php?f=30

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Mito

por leal » 6/12/2007 9:57

Se somos apanhados a ver as cotações no teletexto, comentário de quem passa: Vê-se bem quem é que tem dinheiro !
Conclusão : Se investimos na bolsa, é porque somos ricos ...

Registado: 19/6/2007 14:29

Se repararam eu disse "se não houver uma razão convince

por dfenes » 6/12/2007 9:56

scpnuno Escreveu:Eu explico:

Compras 10.000 PAD a 0.20 . vendes a 0,19. Compras 20.000 a 0.18, vendes a 0.17. Compras 30.000 a 0,16 e por aí adiante

Ou acaba a PAD ou a guita, o importante é saber quem acabou 1º (dizem as estatisticas que costuma ser a guita)

para a queda de determinada acção!

ao sair e comprar mais baixo compra maior numero de acções o que por sua vez quando o papel recuperar, não precisa de esperar que volte á cotação inicial para recuperar, uma vez que tem mais acções do que inicialmente. Penso que é fácil de entender.

Abraço e BN a todos

Registado: 29/11/2007 2:53

por Canis Lupus » 6/12/2007 9:41

...ê ténhe cumentes que vo-ê entregá na CVM !
- Joe Berardo acerca do BCP

Isto é um mito .
- Os "cumentes" que Joe Berardo fala nunca existem ..! ...no entanto alguem lhe disse qualquer coisa ,não sabe quando , provavelmente um "contablhista"...
- Os "contablhistas" , parece que ...não..! "contablhistas" tambem não existem.
- A "CVM " ...parece que tambem não existe ...
- O próprio Joe Berardo !...já muitos dizem que "o homem não existe" ..!

...assim mesmo,

Canis Lupus
" O meu pai é como o Cristiano Ronaldo . Se ele tivesse parado ...eu não tinha nascido ! "

Registado: 20/11/2007 23:58

por Resina » 6/12/2007 2:47

scpnuno Escreveu:Eu explico:

Compras 10.000 PAD a 0.20 . vendes a 0,19. Compras 20.000 a 0.18, vendes a 0.17. Compras 30.000 a 0,16 e por aí adiante

Ou acaba a PAD ou a guita, o importante é saber quem acabou 1º (dizem as estatisticas que costuma ser a guita)

Eu acho que acabava primeiro o guito que a pad...
USA Boy Escreveu:O meu mito favorito, se é que assim se pode chamar, é o "Vou comprar agora, já desceu tanto que não pode descer mais..."

Normalmente isto resulta numa estratégia Buy and Cry.

Ouço isso quase todos os dias, é uma afirmação de muitos amigos!
carrancho Escreveu:Eu compreendi a tecnica do dfenes...

... originalmente esta tecnica foi usada pelos pilotos aviadores Japoneses na 2ª guerra mundial. Creio que lhes chamaram kamikaze (deve ter algo que ver com os gráficos kagi)

Muito Bom...
mandachuva Escreveu:
LTCM Escreveu:
mandachuva Escreveu:No curto prazo os movimentos são menos previsíveis e as comissões em maior número.

No curto prazo os movimentos são mais previsíveis e as comissões tendem a ter um valor menor. O facto de serem em maior número permitem negociar com a corretora "pacotes" com um desconto considerável.

Este ano fiz mais de 100 trades e acho que os resultados não foram muito melhores do que se tivesse feito 4 ou 6 bem ponderadas. Mesmo com comissões mais baratas não compensa por si só.

No curto prazo estava a pensar até 30 dias no máximo e aí com as cotações a bater nas LT é difícil prever se quebram se ressaltam.

Continuo a dizer que prefiro assim, muitas trades, mas apenas por uma questão de modo de estar no mercado.

Concordo consigo, já me aconteceu isso. O que paguei em comissões foi tão grande como o lucro... depois mudei de correctora... lol :lol:
Tou a ver que isto parece o muro das lamentações para alguns... lol :lol:
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Signori » 6/12/2007 2:11

Mito: alguém que pensa ter encontrado "a" estratégia...
Treta: ... ganhadora

Registado: 5/12/2007 0:31

por charles » 6/12/2007 1:24

O mito dos tubaroes....quem são estes gajos afinal?
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Ferreiratrade, Majestic-12 [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 271 visitantes