Caldeirão da Bolsa

Aventuras e desventuras de um maçarico.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por lutav » 11/5/2008 11:55

Cromio: é uma questao de feedback, mas é uma questao de elementar justiça. eu sou meio macaco (dizem-me às vezes :mrgreen:), mas acho que o reconhecimento, deve ser publico :wink:

(agora vou procurar outro gajo, para por as meninas daqui a verter lagramias novamente :lol)

Registado: 22/9/2006 22:36

por Cubriclas » 10/5/2008 18:20

Crómio e nesta nova fase também estás a saborear o forex puro através do campeonato e não estás nada mal para iniciante nestas andanças!
Abraço e tudo de bom!
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por Crómio » 10/5/2008 17:44

Caro Rabbi,

Parabéns pela frieza com que sempre encaraste os mercados, realmente nunca ter stressado e andar sempre à frente dos outros é concerteza uma bênção, afinal o nosso poeta judeu deve ser mesmo um dos "escolhidos".

Caro lutav,

Obrigado pelo reconhecimento desta minha evolução, às vezes estes pequenos feedbacks são muito preciosos para nos animarem, e desta vez foi mesmo.
Agora só me falta o mercado o reconhecer também, mas o mercado... não quer saber nem de mim nem de ti...

Caro artista,

Obrigado também pelas palavras e conselhos, nunca são demais.

Caro Mech,

Epá, este gajo tinha de vir desenterrar um post para me lixar!
Lá se foi a minha reputação! Eu que andava para aqui a enganar os mais novos do fórum com linguagem perlimpimpim e muita lábia e pimba! vem o lutav e desmascara-me.

A todos os outros amigos, boa sorte nos estudos e na evolução psicológica.

Um Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por lutav » 9/5/2008 17:10

A ideia de me armar em arqueologo, foi mesmo o de fazer um pequeno reconhecimento à evolucao do Cromio!

Ele ja usa shampoo e amaciador.
Ele quando convida as gajas lá para a casa, cozinha e tem vinho decantado à mesa.
Ele ja usa frases complexas com muitos termos tecnicos de AT bem aplicados!

ABRAÇO!

(PS - dasss, nao tenho comida na malga porquê? quem tirou? :mrgreen:)

--> abraço para ti tambem murcao: proxima vez, ficas sentadinho ao meu lado :wink:

Maçaricos...

por Robin Citadino » 9/5/2008 9:14

:clap:

Parabéns Crómio pelo teu post e também ao lutav por o ter "desenterrado".

Depois de 2 meses de participação no caldeirão creio que evoluí alguma coisa mas só o tempo o dirá.

Só me vem à cabeça aquela máxima do Sócrates (não, não é o 1º ministro) "só sei que nada sei".

Espero dentro de uns anos poder estar a ajudar os que entrarem, tal como me fizeram a mim, às vezes mesmo sem saber.

Abraços e BN!

Registado: 22/2/2008 17:37

por salvadorveiga » 9/5/2008 1:23

artista Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
... estou ha pouco tempo na bolsa digamos 3 semanas +/- e nas ultimas 3 semanas vinha a ganhar bastante até...no entanto ao ler este post do Cromio, bem eu sei... esta semana tem sido pa esquecer... entrei em 2 trades completamente "Estapafúrdios" e assim em 1 dia quase que perdi os ganhos todos que nem era poucoo (40% +/-), foram trades movidos pela ganância e mais olhado a numeros do que a gráficos e com o pensamento "epah nao posso perder o comboio..." obviamente estatelei me ao comprido... mas é assim mesmo que se aprende penso eu...bater com a cabeça na parede e com força ;)

Ora este relato vem de encontro ao comentário que fiz antes e ao trecho que citei do texto do Crómio...

Acredita Salvador, não vais aprender tão cedo, mesmo que o digas a ti próprio agora, vai levar algum tempo a conseguires fazer aquilo que achas que deves de fazer... e esta minha mensagem é uma tentativa de te acelarar o processo, se tiveres consciência de que é mais difícil do que parece és bem capaz de aprender mais depressa! :wink:

um abraço e bons negócios

Tenho perfeita consciencia de que será muito dificil de controlar...obviamente nao foi com este erro apenas que eu aprendo, mas penso que seja um processo, logo, mas é um processo... "agua mole em pedra dura tanto bate..." la diz o ditado. Apesar de eu ser mais "Fundamentalista" no entanto com o inicio nestas andanças da bolsa acho mais divertido, e mais didáctico aprender a AT... acho que as emoções sao um aspecto mais "treinado". Isso e o facto da carteira ser muito pequena... Tenho noção que deve ser muito dificil de controlar a emoção da perda, da constante ganho, a procura de melhores oportunidades...sou muito jovem por isso tenho tempo, mas sei que sei mais do que sabia há 1 mes... :D é um começo, pequeno, mas ao menos já comecei ;)

Registado: 12/3/2008 22:06

por Rabbi_Steinsaltz » 8/5/2008 23:42

Olá Amigos,

De forma alguma me revejo
Naquilo que Amigo Cromio escreveu
Nunca corri para ganhar em acções
Nem tão pouco entrei em stress.
O que faço, entro quando caiem
E quem corre
Corre após minha entrada
Mal dão por isso e já lá não estou.
E volto a estar quando outros têm azar.
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.

Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.

Registado: 14/3/2008 3:46

por artista_ » 8/5/2008 23:33

salvadorveiga Escreveu:
... estou ha pouco tempo na bolsa digamos 3 semanas +/- e nas ultimas 3 semanas vinha a ganhar bastante até...no entanto ao ler este post do Cromio, bem eu sei... esta semana tem sido pa esquecer... entrei em 2 trades completamente "Estapafúrdios" e assim em 1 dia quase que perdi os ganhos todos que nem era poucoo (40% +/-), foram trades movidos pela ganância e mais olhado a numeros do que a gráficos e com o pensamento "epah nao posso perder o comboio..." obviamente estatelei me ao comprido... mas é assim mesmo que se aprende penso eu...bater com a cabeça na parede e com força ;)

Ora este relato vem de encontro ao comentário que fiz antes e ao trecho que citei do texto do Crómio...

Acredita Salvador, não vais aprender tão cedo, mesmo que o digas a ti próprio agora, vai levar algum tempo a conseguires fazer aquilo que achas que deves de fazer... e esta minha mensagem é uma tentativa de te acelarar o processo, se tiveres consciência de que é mais difícil do que parece és bem capaz de aprender mais depressa! :wink:

um abraço e bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: Aventuras e desventuras de um maçarico.

por artista_ » 8/5/2008 23:25

Crómio Escreveu:Bem, e agora? Este dinheirinho aqui parado e sem render está-me a pôr nervoso.

Nem três dias...

Olá Crómio, acho que todos aqui, de uma forma ou de outra, se revêem no que escreveste... uns há mais outros há menos anos!!!

Decidi citar aquele trecho porque me parece o que melhor caracteriza o investidor iniciante e aquele que talvez seja mais difícil de ultrapassar, e é por causa dele que ocorrem a maioria dos erros dos inexperientes...

Controlar esse nervoso miudinho de quem está fora e tem a sensação de que está a perder fortunas é fundamental... mas quase que apostava que não vais conseguir tão dedo :) mesmo parecendo-me que tens tido um processo de aprendizagem mais rápido que o meu :wink:

Um abraço e bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por salvadorveiga » 8/5/2008 22:49

lugopt Escreveu:Olá Crómio.

Só hoje é que li a tua mensagem e fartei-me de rir, não pelo que te aconteceu, mas pela forma bem humorada como a escreveste. Parabéns!

O meu percurso, como o de tantos outros, foi algo semelhante. Só que tive a sorte de ganhar bastante nas primeiras semanas. Pelo que o resto do tempo de aprendizagem foi a perder aquilo que tinha ganho. Menos mal.

Obrigado,

lugopt , tal qual eu, estou ha pouco tempo na bolsa digamos 3 semanas +/- e nas ultimas 3 semanas vinha a ganhar bastante até...no entanto ao ler este post do Cromio, bem eu sei... esta semana tem sido pa esquecer... entrei em 2 trades completamente "Estapafúrdios" e assim em 1 dia quase que perdi os ganhos todos que nem era poucoo (40% +/-), foram trades movidos pela ganância e mais olhado a numeros do que a gráficos e com o pensamento "epah nao posso perder o comboio..." obviamente estatelei me ao comprido... mas é assim mesmo que se aprende penso eu...bater com a cabeça na parede e com força ;)

Cromio obrigado pela historia porque realmente parece um retrato do que tenho vindo a fazer esta semana...um abraço e bons negocios.

Registado: 12/3/2008 22:06

por lugopt » 8/5/2008 22:43

Olá Crómio.

Só hoje é que li a tua mensagem e fartei-me de rir, não pelo que te aconteceu, mas pela forma bem humorada como a escreveste. Parabéns!

O meu percurso, como o de tantos outros, foi algo semelhante. Só que tive a sorte de ganhar bastante nas primeiras semanas. Pelo que o resto do tempo de aprendizagem foi a perder aquilo que tinha ganho. Menos mal.

Obrigado,

Registado: 5/4/2007 13:37

por Crómio » 8/5/2008 22:14

lutav Escreveu:so para relembrar, que o maçarico (à sua custa), ja da conselhos e tal...

:mrgreen:

abraço

(a minha taxa de evolucao foi inferior, mas vou tentar nao ser invejoso :lol:)

:oops: :oops:

Oh lutav... o meu primeiro post no Caldeirão...

Não foi há muito tempo mas muita coisa mudou.

No entanto, apesar de ter acumulado algum conhecimento, ainda não consegui recuperar do rombo de mais de 50% do capital...

Decidi começar do zero.
Declarei falência (a mim próprio) e retirei das minhas poupanças mais algum capital para investir.

Estou neste momento a organizar um sistema baseado em detecção de padrões e money managment.

Vou estudando gráficos todos os dias, entremeando com o Caldeirão, elixir de sabedoria.

Acrescento que nestas buscas não resisti a um impulso maléfico e joguei em duas acções do Nasdaq100.

Adianto também que não percebo como é que com tanta análise e comentário fui escolher logo aquelas...

Ainda ontem à noite pensava para comigo como é que fui fazer isto, compras que violam até algumas regras do meu sistema e decididas sem amadurecer.

Pensei na diferença que é fazer uma boa análise e uma boa trade e realmente para bem "tradar" é preciso muito controlo emocional e auto-observação.

Em relação a este sistema, estou sériamente a pensar abrir um tópico para partilhar a experiência com todos vocês.

Ainda não sei se inclua estes negócios que estão em curso ou se espero pela sua conclusão.

Em relação à evolução... acho que isso era mesmo uma provocação... :twisted:

Agradeço a todos a oportunidade de adquirir conhecimento que tem sido esta comunidade, com os posts de grande valor e recomendações de livros pude realmente evoluir muito depressa.

Como disso no outro dia ao Thunder no MSN:

"Depois de ter batido com a cabeça, tenho estudado muito, estou quase preparado para entrar na batalha novamente e... bater com a cabeça com mais força!" :lol: :lol:

Oxalá assim o não seja, valha-nos o MM.

Obrigado a todos e
Um Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por tiagopt2 » 8/5/2008 16:47

Estava agora a ler o tópico e nem me apercebi da data, só quando vi os posts de boas vindas me apercebi... Parabéns crómio, grande evolução :lol:
E grande história, tiveste a rara sorte de aprenderes bastante com poucas perdas. É algo raro por estes lados :wink:

E continua a dar "conselhos", por curta que possa parecer a nossa estadia no mundo da bolsa temos sempre muito a ensinar uns aos outros :)

Abraço

Registado: 24/11/2007 23:02

por The Mechanic » 8/5/2008 16:40

Lutav
so para relembrar, que o maçarico (à sua custa), ja da conselhos e tal...

abraço

(a minha taxa de evolucao foi inferior, mas vou tentar nao ser invejoso )

...Lutav ainda bate com pedras uma na outra quando quer aquecer a comida ...

...Lutav quando quer pedir namoro a uma gaja, dá-lhe com um tronco na cabeça e arrasta-a pelos cabelos pra uma caverna...

... Lutava quando quer comunicar, bate com os punhos no peito e solta grunhidos...

... Lutav quando convida alguem lá a casa, urina nas paredes e arranha nas portas pra mostrar que ali quem manda é ele...

...mas a malta gosta dele à mesma .

Um abraço ,

The Mechanic

ps - É favor não alimentar o Lutav !
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por lutav » 8/5/2008 16:30

so para relembrar, que o maçarico (à sua custa), ja da conselhos e tal...

:mrgreen:

abraço

(a minha taxa de evolucao foi inferior, mas vou tentar nao ser invejoso :lol:)

por wolfbuda » 26/11/2007 12:12

fazes lembrar-me a mim próprio :oops:

Registado: 28/8/2007 13:15

...

por MAV8 » 25/11/2007 16:45

...

Hei, Crómio, o pior é que já quase todos passamos por experiencias identicas.

Nada como perder para aprender.

A ganhar ninguém aprende nada, pois parece tudo facil. Agora quando perdemos temos de pensar bem no que aconteceu para evitar os mesmos erros no futuro.

É por isso que digo sempre para começarem com pouco dinheiro e irem aumentando o capital de acordo com a experiencia que se vai ganhando.

É que começar com 1000,00 e perder 50% ou começar com 25000,00 e perder os mesmos 50% não é bem a mesma coisa, LOL.

E olha que em Warrants e outros produtos alavancados não é nada dificil de os perder num prazo relativamente curto. Ainda à dias um forence escreveu sobre a forma rápida como destruiu a sua carteira em FX.

Abraço e bons negocios.

Registado: 10/11/2006 10:43

por Dunadan » 25/11/2007 16:38

8-) Caro Crómio, não me leves a mal, mas só te faltou apostares em desportos americanos para pores o dinheiro a render. :lol:
Dunadan: Aposta Desportiva de Valor
http://dunadan.apostaganha.pt

Registado: 2/6/2007 23:23

por Pata-Hari » 25/11/2007 16:37

Bem vindo, crómio!

(mandei-te uma mensagem privada, ora vai lá testar o sistema)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Thunder » 25/11/2007 16:33

Bem-vindo ao caldeirão e obrigado por partilhares as tuas experiências.
Vais ver que vais gostar da "estadia" :P

Um abraço e BN 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

Aventuras e desventuras de um maçarico.

por Crómio » 25/11/2007 16:18

Caros Forenses:

Fiquei deveras surpreendido ao ter constatado que existem pessoas experientes que gastam com alguma regularidade o seu tempo a dar conselhos e explicações aos mais novos (por mais novos digo inexperientes), o que neste mundo é coisa cada vez mais rara, creio e que ainda mais raro nesta àrea.

Obrigado por existirem.

Aqui à cerca de oito/nove anos, quando andava maravilhado com a programação e descobri os "Objectos Fractais" de Mandelbrot e apareceu o Jogo da Bolsa, cheguei a ficar entusismado com a previsão do caos ordenado dos gráficos bolsisas.
Na altura li alguns casos de sucesso no mundo da bolsa por individuos que não tinham tido nenhum tipo de experiência ou estudos na área. Pensei porque não experimentar?

Este pensamento nunca passou disso, um pensamento, e a vida seguiu...

Dez anos volvidos, sou forçado a assinar um contrato por 40 anos indexado à Euribor e a vida começa a ser vista de um outro ângulo:
"E agora como é que eu me safo desta?", "Juros ao ano... deixa cá fazer as contas... 3,5 casas pagas em 40 anos... hummm... espera, isto da vida não tem um rewind?".

Bem, desde o princípio pensei que o melhor investimento que poderia fazer era amealhar o máximo que pudesse e ir amortizando o empréstimo, mas contas feitas é preciso amealhar muito para a prestação descer pouco... dammit!

Plano B, poupança reforma... não rende...,
- "e não têm aí alguma coisa que renda mais?"
- "temos aqui uns fundos mas isso é arriscado, não podemos garantir e tal..."
- "então deixa cá ver. Hummm... Santander Acções Portugal... 34% no ano passado... isto parece porreiro!"

E lá passei as minhas economias para o Fundo Santander Acções Portugal.

Isto foi por alturas de Março/Abril, e isto é que foi ver o dinheiro a crescer!!!
Maravilha! ... A horta a crescer verdinha e fresquinha e gostosa, bota lá mais uns trocos que poupaste entretanto!
Cresce, cresce, que rendes bem mais que os 4,75 ao ano que pago do empréstimo.
Entretanto começo a seguir o PSI20 para ver se conseguia perceber como é que os gestores faziam aquele milagre.

...

Subprime.

O sol bate com força na horta, o verde começa a acastanhar, as flores secam, os frutos mirram e não há água para acudir.

Começo a ficar preocupado, já tinha ganho aí uns 18%, e a queda continuava...
Só saltei a tempo de sacar uns 2%.

Dammit! Correu mal, isto da agricultura não é assim tão fácil.

Acho que vou arriscar na Bolsa!
É simples, compras quando está em baixo, vendes quando está em cima. E se não subir, olha, esperas que suba.

E começo a ver os mercados, logo com a impressão que o PSI20 era mesmo fraquinho e que andava tudo atrás das notícias e que os tubaralhos manipulavam isto tudo.

Não! Eu sou um campeão e isto da cena lusitana é para amadores!

Para ganhar mesmo é no Nasdaq100!
Vê-se logo que é outra coisa, olha para os preços das acções deles, olha o Google a $400, isto é que é um mercado a sério.

Deixa cá estudar os gráficos que eu já vejo como é que vou fazer dinheiro...
Tal e coisa, coisa e tal... é na Virgin! VMED é que é!
Depois da queda a pique que todas tiveram com o subprime, só podem subir.

Ora, o meu objectivo era experimentar se era possível ganhar diheiro nisto e se conseguisse entrar no Nasdaq e sair nem que fosse com o lucro para pagar as comissões, já era uma vitória.
E claro, só investi uma pequeníssima parte do que tinha disponível.

A VMED portou-se tal qual eu tinha previsto só com os meus olhos de lince no gráfico, qual H&S, LTA's e tendências, médias e coisas. Olho de lince!
A VMED a subir, manter, descer, subir, manter, subir.
E o dólar a descer, descer, descer, descer e para variar, descer.

Ora, comecei a ver que isto estava tramado e saltei quando me fartei do dólar a descer.
Lucro, zero, comissões €30.

Epá, e agora? Isto do dólar estragou-me os planos. Só se... só se eu ganhasse uma fortuna com a queda do dólar, isso é que era!

Nessa altura ainda não conhecia o Caldeirão, e também não conhecia ninguém que compreendesse do que eu falava (nem eu compreendo!).
Encontrei no DE o DE Investidor, que se instalava, dava para ver as cotações e também tinha um chat.
Passei umas horas à escuta, a aprender, a ouvir o pessoal, ouvi falar de warrants e tal.
E depois lembrei-me que tinha um amigo que já não via à uns dois anos, que tinha estado a estagiar no BNP em Paris e que agora estava a trabalhar no BPI no Porto.
Ele talvez me pudesse ajudar dado que eu não percebia nada disto.

Numa deslocação em trabalho ao norte da Lusitânia, fui beber um copo com o Xico.
Metemos a conversa em dia e depois contei-lhe a minha aventura financeira.
Ele falou-me no Caldeirão e disse que era bom para ver alguns bitaites de pessoal que também andava na cena.
Também me falou no Big e no Best como plataformas melhores que as do Totta.
Esclareceu-me dos warrants, falou-me dos turbos, e também me avisou dos perigos e no fim até ficou quase arrependido de me ter falado nisso.

Bem, abri conta no BiG, fiz questão de ir ao balcão em Lisboa, para acelerar o processo e tirar algumas dúvidas.
Estava mesmo com pressa de comprar ums turbos no eurusd.
Acerca dos dois tipos que me atenderam: sabiam menos do que eu.
Epá fiquei mesmo triste, não me esclareceram em nada, deram-me informações erradas acerca do funcionamento da coisa, sendo a mais grave que os fundos se negociavam em intraday! Fiquei estupefacto!
Adiante...
O processo de criação de conta ainda se arrastou uns dias, mais uns dias para a transferência.
Entretanto o eurusd batia recordes históricos e acabei por me cortar na compra do turbo no eurusd.

Verifiquei que o BiG oferecia uma panóplia de fundos que era uma maravilha!

Depois de estudar, decidi colocar um terço no Invesco China Oportunities e dois terços no Schroeders BRIC.
Um pouco a medo, porque o gráfico estava tão vertical que a queda era eminente em ambos (olho de lince).
Arrisquei, e passado 2 semanas tinha ganhos na ordem dos 12%.
Que maravilha! Esta horta é que é! Fantástico! Para quê a Bolsa?

Claro que o nervoso miudinho andava a moer aqui na consciência, porque a vida não é assim tão fácil.
Começo a investigar e é só bolha da China para aqui, bolha da China para ali.
Há e tal isto até aos Jogos Olímpicos está tudo controlado.

Ora não sei como, reflexos do subprime começaram a dar um abanão no esquema.
5% num dia, 3,5% noutro, depois lá recuperava, mas a horta estava a secar.
O Brasil também, a Índia idem e a Rússia não tanto mas também.
Easy come, easy gone, saltei do Invesco China a ganhar 3,23% e ainda acreditei no BRIC, por isso saltei a perder 3,99%.
Boa cromo!

Nova regra pessoal: quando estiveres a ganhar bem, salta quando perderes 20% dos teus ganhos.

Bem, e agora? Este dinheirinho aqui parado e sem render está-me a pôr nervoso.

Nem três dias...

Turbo call eurusd a 1,43, o maior risco possível. Quase 1/3 do capital disponível foi aplicado!
Hé valente! Isso é que é gastar pneu no arranque!
Comprei logo a 0.32 quando o valor de venda estava a 0.28. Cromo! Enganei-me... Logo a perder 12,5% em 30 segundos.
Felizmente passado dois dias o Fed sugeriu que talvez fosse baixar a taxa e tive uma linda subida que absorvia a perca da burrice inicial e ainda me dava 18,75%.
Boa! Começo logo a fazer contas à vida, quanto ganho se o eurusd subir até aos 1,55 e passado dois dias decido aumentar em mais 50% a quantidade de turbos.
Assim ganho ainda mais!

Impulsos, ganância, desejo de trade, tudo, mesmo tudo se coloca à frente das horas de leitura, dos posts de aviso acerca dos derivados e alavancados, e até mesmo das regras pessoais de bom senso.

Se estou arrependido? Ainda não.
Se agi bem? Concerteza não.
Tenho a mínima experiência para andar a brincar aos cowboys? Nicles.
Toda a gente me avisou? Sim.
Vais sofrer? Sim.
Quando? A Sorte o dirá.

Espero que isto não me corra mal, e que a tensão que coloquei sobre mim sirva de lição para anular futuros impulsos.

Não sei se alguém pode tirar algum partido desta estória, já que ela não é infeliz... por agora.

Este post já vai longo, mais haveria a dizer, muitas questões a colocar, mas isso deixo para posts futuros.

Os meus parabéns a toda a equipa do Caldeirão, assim como os valiosos colaboradores que tanta experiência nos relatam.

Crómio

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, PAULOJOAO, Phil2014, Purificaçao, smog63, zulu404 e 70 visitantes