Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SMALL2007 » 20/11/2007 11:51

Bem....pelos vistos os meus 2,26 de segunda foram hoje atingidos.
Exaustão? Não se devem apanhar facas em sangue, dizem.

Digamos que tenho margem para este tipo de apostas
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por carrancho » 20/11/2007 11:31

TP Escreveu:
jmigueloliveira Escreveu:Boa Noite!

Passou agora uma noticia no canal 1,sobre um futuro investimento da portucel no Uruguai...

vamos ver se ajuda...a não descer mais amanhã :roll:

Será que os grandes investidores viram?? :) O que disse a noticia?

Pois eu já tinha pensado se grande parte do problema da queda da cotação da PTI não estaria a passar por aí.
Os grandes investimentos que a PTI tem previsto para a América Latina podem muito bem estar a ser mais um factor que contribui para esta crise de confiança dos investidores.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

a Portucel vai disparar quando a força compradora vier aí

por pesconde » 20/11/2007 10:53

em grande força... o que está a acontecer é que grande parte dos seus accionistas já começaram a fazer as compras para o Natal, levando a estas quedas.
Só pode ser isso, não estou a ver outra justificação.:mrgreen:
É um papel com muito potêncial, mais ainda, não lhe querem dar o devido mérito.
Se notarem os volumes apesar de causarem algum desconforto são até baixos.
é preciso é calma e saber esperar...

:wink:

Registado: 29/10/2007 20:24

por Broker_Invest » 20/11/2007 9:33

A PTI está ser demasiado projudicada com estas quedas constantes, estas quedas devem estar a secar! isto não pode continuar assim, ao menos que pare de cair e fique a marinar.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por nook » 19/11/2007 22:15

A Portucel fez o seu máximo em Julho 07 e desde então não pára de descer. Em 4 meses já lá vão quase 40%! :shock: A pti fechou nos 2,32, ou seja, bem abaixo dos mínimos relativos do sell off de Agosto - 2,50. E também do de Setembro - 2,44. Temos portanto um novo lower low. Hoje fechou quase no mínimo da sessão e parece que a força vendedora nunca mais tem fim. A cotação há muito que trespassou as médias móveis: assim temos hoje a mm200 = 2,68; mm50 = 2,59 e mm20 = 2,50. Bem acima dos 2,32 do fecho! Cenário altamente bearish. Para baixo só encontro suporte a 2 euros e ,principalmente, aquele que se encontra na zona dos 2,15-2,23. Em caso de rebound, parece-me que se deve entrar só após passar a resistência dos 2,40 com volume ou, de modo mais seguro, depois da quebra da LTd.

Bn
Nook.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por TP » 19/11/2007 22:14

jmigueloliveira Escreveu:Boa Noite!

Passou agora uma noticia no canal 1,sobre um futuro investimento da portucel no Uruguai...

Será que os grandes investidores viram?? :) O que disse a noticia?

Registado: 13/11/2007 20:16

por jmigueloliveira » 19/11/2007 22:09

Boa Noite!

Registado: 17/10/2006 15:49

por Quico » 19/11/2007 20:18

O problema de muita gente que está entalada na Portucel é de que a maior parte das pessoas se põe a adivinhar o fundo da descida. Erroneamente, a maior parte das pessoas acha que o bom investidor é aquele que adivinha o dia de amanhã, quando é exactamente o contrario; o bom investidor é o que navega à vista da costa, aquele que segue a tendência.

Como disse o Cali muito bem é olhar para o gráfico e está lá tudo: está a descer e cada vez mais acelera a sua descida. Eu tomei uma posição curta há várias sessões atrás e na altura apontei como alvo os 2.35€, apenas porque me parecia o suporte mais sólido abaixo daquele ponto (tinha sido um ponto importante de resistência durante a subida - onde se formou um C&H, se estão lembrados). No entanto, não fecho já a posição. Como disse, navego à vista da costa, e só quando houver algum sinal de inversão - aqui ou mais abaixo - é que fecho a posição.

Um abraço. :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por TP » 19/11/2007 19:59

banco terá omitido, numa recomendação de investimento, as ligações e interesses com o emitente na pendência de uma oferta pública de distribuição.

Que ligações serão estas então? Terá havido alguma denuncia contra o bes em função da queda das acções da Portucel?

por Broker_Invest » 19/11/2007 19:54

TP Escreveu:Qual a relação do BES com a Portucel?

Acho que não é nenhuma, se formos ver as posições da PTI o BESI, não se encontra com accionistas de referência, nem BCP, nem BPI, CGD, aqui estão os accionistas abaixo referido, não precebo porque estes bancos isentos dão PT tão bons a PTI.
E ela continua a cair.

Semapa – Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, SA Directa 39.081.749 5,092%
Semapa Investments, BV Sociedade Dominada 281.152.015 36,632%
Seinpart - Participaçotilde;es, SGPS, SA Sociedade Dominada 230.839.400 30,077%
Credit Suisse International Acções que a Semapa pode adquirir em virtude de acordo celebrado com o titular 8.708.500 1,135%%
Semapa Inversiones SL Sociedade Dominada 5.328.618 0,694%
Seminv - Investimentos, SGPS, SA Sociedade Dominada 590.400 0,077%
Cimentospar - Participações Sociais, SGPS, Lda Sociedade Dominada 589.400 0,077%
Seinpar BV Sociedade Dominada 589.400 0,077%
Duarte Nuno d'Orey da Cunha Membro dos órgãos sociais 12.700 0,002%
António Paiva de Andrada Reis Membro dos órgãos sociais 4.400 0,001%
Soma: 566.896.582 73,863%

por TP » 19/11/2007 19:49

Privatização da Portucel na origem
BESI multado em 75 mil euros por omissão de informação (act.)
O BES Investimento foi alvo de uma contra ordenação que vai obrigar o banco a pagar 75 mil euros. Segundo a CMVM, o banco terá omitido, numa recomendação de investimento, as ligações e interesses com o emitente na pendência de uma oferta pública de distribuição.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt

O BES Investimento foi alvo de uma contra ordenação que vai obrigar o banco a pagar 75 mil euros. Segundo a CMVM, o banco terá omitido, numa recomendação de investimento, as ligações e interesses com o emitente na pendência de uma oferta pública de distribuição.

Num comunicado publicado hoje, o conselho directivo da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) diz que deliberou aplicar uma coima de 75.000 euros ao Banco Espírito Santo de Investimento, a unidade de banca de investimento do Banco Espírito Santo (BES) [Cot] .

A "omissão, em recomendação de investimento, do esclarecimento das ligações e interesses com o emitente na pendência de oferta pública de distribuição" foi a infracção que levou o supervisor a aplicar a coima.

O comunicado não desvenda a empresa que foi alvo da recomendação do BESI. Diz apenas que os factos ocorrerem em 2006 e que foi requerida a impugnação judicial da decisão.

O artigo 162º do código de valores mobiliários diz que os intermediários financeiros intervenientes numa oferta pública de distribuição devem "esclarecer as suas ligações com o emitente ou o seu interesse na oferta".

O Jornal de Negócios apurou que a infracção teve origem na terceira fase de reprivatização da Portucel [Cot].

Nesta operação, que ficou concluída em Novembro de 2006, o BESI foi um dos "co-líderes".

Qual a relação do BES com a Portucel?

por TP » 19/11/2007 19:47

Obrigado Sr cali! :oops:

por Cali » 19/11/2007 19:23

TP Escreveu:Quer dizer que numa análise técnica ela vai aos 2.20€? :(

Não, pá. A AT não diz que vai a este ou aquele preço. E eu nem me quis referir especificamente á AT. Só quis que olhasses para o gráfico. Pura e simplesmente. E se esvaziares a cabeça e olhares para o gráfico apenas, verás o óbvio: ela está a cair cerca de 30% desde o máximo, e falhou todas as tentativas de recuperação que teve. Se quiseres ir para a AT, então olha para aquela linha de tendencia descendente que lá está. Se a PTI voltar para o lado de cima dela, essa será a primeira boa noticia. Até lá, tudo o que sejam recuperações na cotação, servirão apenas para alimentar esperanças. Eu não estou a dizer que ela vai para o Inferno. Estou a dizer é que dificilmente voltará ao céu, e se voltar, deverá ser coisa para demorar.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por Proportions » 19/11/2007 19:20

Proportions Escreveu:PS: Estou fora da PTI à procura de um ponto de entrada. Se a zona dos 2.4€ se revelar um suporte sólido, entro.

Para mim o suporte na zona dos 2.4€ já era após o fecho de hoje com 3.5M no volume.

Em termos probabilísticos eu dava uma probabilidade a este cenário há 4 semanas atrás de uns 5%. Felizmente que aguardei serenamente pelo desenrolar da situação.

Agora, aguardo novas quedas à procura do suporte forte na zona dos 2.15-2.25€. Se passar daí, well, já o master Yoda o dizia... "Much to learn you still have."

Registado: 12/5/2007 14:58

por Broker_Invest » 19/11/2007 19:17

Rui Nobre Escreveu:Nem análise técnica nem fundamental, não encontro explicação para estas quedas do lado da PTI. O pior é que os cofres do lado das vendas continuam cheios em relação aos das compras, o que indica que o fundo aínda não está á vista. Já vou com uma perda bastante considerável, e não sei se reforçe ou se feche. Só não fechei aínda porque certos indicadores técnicos/fundamentais teimam em mostrar o contrário. lamento é continuar a não usar stops, irraaaa que não aprendo :oops: :oops: :cry: :oops: :cry: Só espero alguem aprenda com erros como estes. USEM STOP LOSSES passam a dormir melhor!!!!

Rui Nobre,
Subescrevo aquilo que escreves-te,estamos a espera de melhores ventos, porque estes sopram todos para SUL.

por artista_ » 19/11/2007 19:13

Mais um dia bastante mau para a PTI, mas mais uma vez é nestas alturas que se vê quem sabe o que quer dos mercados em que não sabe, quem saber porque entrou na PTI e o que deve fazer com a sua posição e quem nem uma coisa nem outra...

Ter ou manter posições de curto e médio prazo na PTI significa neste momento estar disposto a correr riscos demasiado elevados para o potencial da acção (nos prazos que indiquei)...

A longo prazo penso que a acção está a preços atractivos embora convenha ir aferindo os fundamentais da empresa... como já tenho referido algumas vezes (no meu Blogue também falo disso) o grande problema é que muitos dos que aqui dizem que entraram na PTI a longo prazo no fundo entraram a curto prazo e mudaram a sua estratégia no momento em que as suas posições ficaram perdedoras... e isto é um erro tão comum como grave!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Pluto » 19/11/2007 19:11

Olá a todos,

Eu entrei na Portucel a 2.63€. Nunca pensei que a acção descesse tanto, mas estou a aguentar. Entrei num novo estilo de aguentar a pressão de vender e esperar pacientemente pela subida (ela vai acontecer, mais cedo ou mais tarde). Isto é uma crise passageira criada para comprar as acções baratas. Aliás, já ando a pensar baixar o preço médio, pois posso comprar mais acções por um preço mais baixo. Quando a mesma subir, vai subir em força para o meu lado.
Como já se disse, os fundamentais estão robustos (baixo PER, bom cash-flow por acção, lucros a crescerem, etc...) e ainda acho que é uma acção que nos vai dar alegrias.

Cps,
Pluto

Registado: 19/6/2007 10:20

por TP » 19/11/2007 19:08

Quer dizer que numa análise técnica ela vai aos 2.20€? :(

por Cali » 19/11/2007 18:53

TP Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:
Sinceramente, pelo que estou a ler neste tópico, acho que muitos de vós estão a falar mais com o coração do que com a cabeça.

Um abraço,
Ulisses

Eu provalmente já estou a falar com o coração...
Dê então pf uma análise fria e não emotiva sobre a Portucel. Pode ser?

Fria e não emotiva? Está aqui :

Imagem
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por Enslaved » 19/11/2007 18:52

TP Escreveu:
Sinceramente, pelo que estou a ler neste tópico, acho que muitos de vós estão a falar mais com o coração do que com a cabeça.

Um abraço,
Ulisses

Análise da parte da tarde (não contém o fecho). Poderá bater nos 2.20 e fazer um ressalto (como anteriormente tinha referido). No entanto, só se deverá dar entrada quando houver uma verdadeira pressão compradora 8-) .

PS. Esqueci-me de referir que este é um gráfico semanal :oops: .
Anexos
portucel1.JPG
portucel1.JPG (0 Bytes) Visualizado 8813 vezes
Editado pela última vez por Enslaved em 19/11/2007 19:00, num total de 1 vez.

Registado: 28/2/2007 18:24

por TP » 19/11/2007 18:46

Um abraço,
Ulisses

por TP » 19/11/2007 18:41

Antes de mais as previsões de crescimento para 2008 é superior á de rescimento para 2007

Esta crise até tem o seu aspecto positivo, pois, vai acabar com a grande especulação imobiliária e vai tornar o acesso ao crédito mais difícil, que embora seja o grande motor da economia dos USA, foi longe demais devido á demasiada ambição de crescimento economico do exChairmain Greenspan que colocou as taxas de juro a 1%. Só podia dar nisto. Agora para fazer parar a economia é preciso muito mais. A generalidade das empresas são globais, a economia continua a criar postos de emprego e o mercado de casas começa a dar sinal de vida ( vamos ver as casas novas amanhã )70% das empresas apresentaram um outlook positivo para este trimestre... etc Há muitos mais motivos técnicos de economia que eu não domino que o mostram ( assim me disseram ) Hoje a FED possui instrumentos matemáticos que podem prever o futuro em função das medidas tomadas, com uma pequena margem de erro...

por Ulisses Pereira » 19/11/2007 18:39

O pior é que os cofres do lado das vendas continuam cheios em relação aos das compras, o que indica que o fundo aínda não está á vista.

Rui, isto não te pode levar a essa conclusão. Por vezes, é até o contrário.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Enslaved » 19/11/2007 18:38

scpnuno Escreveu:Tudo o que leio neste topico (tal como no da TDU, BCP, etc) me provoca a tal sensação de dejá vu. Porque, colegas, acreditem que outros já passaram pelo mesmo antes e muitos outros irão passar depois.

As quedas, tal como as subidas, não precisam de argumentos, nem motivos, nem razões. Acontecem, e normalmente, quando menos se espera.

A opinião de que " já caiu tanto que agora só pode subir", é enganadora. Pode continuar a cair até 0. Ou não. Mas não há nada que impeça que uma acção que já caiu muito continue a cair.

Se não gostam de stop loss ou não os usaram na altura devida, façam aquilo que eu chamo que é defenir o "limite de dor" - o ponto a partir do qual eu acho que o "sofrimento" é insuportavél. E nem que chovam picaretas, cumprir. É dificil??? Muitooo. Muito mais dificil é no dia seguinte olhar e dizer "bolas, se eu tinha vendido naquele ponto que pensei, não estava já a perder mais..."

Tenham calma e boa sorte a todos

Vou deixar 2 pequenas notas:

1 - Descarregar nos colegas, pode dar um alivio temporario, mas depois é mais doloroso. È como dar um biqueiro na mobilia - na hora, alivia, mas quando o pé começa a doer...

2- O Ulisses, a Pata e o Marco não são administradores de um forum de bolsa, porque os foruns de puericultura estavam esgotados. São porque é um assunto que lhes interessa, ao qual estão ligados. São investidores, são accionistas e a vida deles também lhes corre mal ás vezes. Nessas alturas, é-lhes duplamente complicado lidar com os problemas deles, com o seu proprio mau humor e ter que gerir a má disposição dos forenses. Antes de clicarem no "submeter", depois de um ataque de mau genio, pensem se eram vocês que estavam do outro lado

Mais uma vez, um abraço

Mais uma excelente análise da tua parte, sendo que muita boa gente deveria a analisar profundamente :roll: . Esse toque de humor é de salutar e faz-me lembrar a falta de uma pessoa querida neste caldeirão :cry: .

Registado: 28/2/2007 18:24

por Ulisses Pereira » 19/11/2007 18:37

Será possivel que a Semapa estando tb a desvalorizar por força da desvalorização da Portucel, não faça nada???
Como donos, não acredito que estejam a assistir impávidos e serenos...

Se bastasse a vontade dos accionistas maioritários para uma acção não cair, garanto-te que as acções nunca caiam :) Na verdade, o mercado é sempre muito maior do que a vontade de um accionista. Essa é mais uma das ilusões do mercado - a de que os mercados obedecem à vontade dos "grandes" accionistas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bar38, Google [Bot], Pmart 1 e 132 visitantes