Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Proportions » 16/11/2007 22:12

xallamec Escreveu:Penso que tem um potencial enorme e quando lá para meados de 2009 (já com os atrasos da praxe) a nova máquina estiver activa, sendo a empresa bem gerida, ganhando quota de mercado, poderá despertar interesse nos investidores com peso financeiro suficiente para a poderem levar por outros caminhos, que não este miserável caminho que ela tem vindo a traçar.

Apenas um pequeno comentário: Normalmente o mercado antecipa-se, não se atrasa. Eu pelo menos gosto de me antecipar, ir atrás das "Marias" nunca foi o meu forte.

PS: Estou fora da PTI à procura de um ponto de entrada. Se a zona dos 2.4€ se revelar um suporte sólido, entro.

Registado: 12/5/2007 14:58

por jony_cash » 16/11/2007 21:16

Broker_Invest Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Broker, o facto de não acreditares que uma empresa não vai à falência não me parece grande argumento para justificarmos a nossa permanência a longo prazo numa acção.

A questão que te coloco é: Quando entraste na acção, quando a pensavas vender?

-----------------------------------

Em relação ao suporte dos 2,4, a acção continua a testá-lo. Há, no entanto, dois aspectos que gostaria de referir: Um fecho ligeiramente abaixo desse valor não significa que esse suporte for quebrado já que estamos a falar de zonas. Por outro lado, quebras "intradays" não têm significado técnico.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses entrei na acção a 3 anos até o Pico da pasta-de-papel, onde os analistas já estão fartos de referirem que o seu pico será no ano 2010, espero que a PTI seja uma GALP, nessa altura vou pensar em vender.
Eu vejo aqui muita gente pessimista sobre este titulo, os mercados não andam famosos "isso toda nós sabemos" e muitos queriam que a PTI fosse já para o para o céu, quando eu digo que ela a qualquer altura pode inverter a tendencia, é sinal do meu optimismo sobre esta empresa, porque ela está em minimos do ano, mais um pouco ainda vai ao preço da OPV 2.05€ e 2.15€, eu prefiro ver este titulo a ter subidas pequenas, do que repentinas, como eu constumo dizer aos meus amigos "não me importava nada que as minhas acções só subissem 0.01€ todos dias, já ficava feliz no final do Ano" eu acredito nela já bastante tempo, tive um azar de ter entrado quando isso estava a cair, mas se eu adivinha-se "bola de cristal" hoje estaria rico.
Vamos ter calma que ela um dia também sobe, esperar é uma virtude na bolsa.
Ulisses deves estar bastante radiante de teres visto valorizar bastante as posições dos teus Clientes que detinham EDP. A EDP também andou muito tempo adromecida.

Abraço
Bons negocios.

Broker,

Eu já sai do titulo mas porque vi outra oprtunidade de curto prazo se acreditas no titulo como parece a médio e longo prazo eu acho que tu tens razão só o tempo o dirá mas todos os factores demonstram que a PTI é uma boa empresa. Neste momento acho que a descida da acção é exagerada eu até acredito que o objectivo é fazerem na descer para comprar mais barato. Se seguires a estratégia de Warren Buffet ou seja se aguentares a acção alguns anos tenho a certeza que vais recuperar o valor e ganhar ainda muito com elas.

Abraço

Registado: 31/8/2007 20:30

por maverick » 16/11/2007 21:15

Alguem sabe as razões fundamentais por trás desta fraqueza toda?

Se não estou enganado os preços da pasta de papel estão em dificuldades... mas existe mais alguma coisa para tanta fraqueza?

P.S. Estou dentro desde a OPV. Mas quando fechar posições e reestruturar a minha carteira, esta acção é a principal candidata a sair.
Editado pela última vez por maverick em 16/11/2007 21:17, num total de 1 vez.
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

por TP » 16/11/2007 21:10

Boas,

Se a semapa estivesse a vender não o teria de comunicar á cmvm?

Registado: 13/11/2007 20:16

por xallamec » 16/11/2007 20:59

Número total de acções: 767.500.000
Acções admitidas à negociação 537.250.000
Acções adquiridas na 2ª fase de reprivatização - imobilizadas por um período de 5 anos, até 27/04/09 (artº 5º do DL 6/2003 de 15 de Janeiro, aplicável de acordo com o previsto no nº2 do seu artº10º) 230.250.000

Há 230250000 milhões de acções que ainda não podem ser negociadas. A meu ver se a semapa tivesse como objectivo opar a pti já o teria feito. O que me parece é que eles estão a diminuir a sua percentagem na empresa. Motivo? Não imagino, mas tendo o lider da semapa admitido que não sabe o que fazer da sua empresa para a manter no crescendo de lucros que vinha tendo nos ultimos exercicios, não me admiro que esteja a vender parte das acções que tem, compradas ao estado ao preço da chuva de modo a realizar mais valias para potenciais investimentos que tenha em mente...ou talvez não.

Certo certo é que a PTI esta com muito mau aspecto no curto prazo e que, a meu ver só se justifica ficar nela com objectivos de longo prazo. Pela minha parte acredito na empresa. Penso que tem um potencial enorme e quando lá para meados de 2009 (já com os atrasos da praxe) a nova máquina estiver activa, sendo a empresa bem gerida, ganhando quota de mercado, poderá despertar interesse nos investidores com peso financeiro suficiente para a poderem levar por outros caminhos, que não este miserável caminho que ela tem vindo a traçar.

Registado: 12/5/2007 9:52

por TP » 16/11/2007 20:20

Boas,

Há alguma hipotese da semapa fazer mais um buyback?

por carrancho » 16/11/2007 17:46

SMALL quando referi estar a "aguentar muito bem" referia-me ao suporte.

Foi uma grande luta por parte dos touros para a conseguirem fechar sem quebrar o suporte. Como já referi, ao ver os 37 pensei o pior mas aguentou-o efectivamente muito bem. Este pode mesmo vir a ser um suporte fortissimo para a PTI... ou não! :-k As próximas sessões vão ser muito importantes para tirar conclusões mais válidas.

Fica o gráfico com o suporte que o Ulisses tem referido.

Abraço,

Carrancho
Anexos
PTI240.jpg
PTI240.jpg (0 Bytes) Visualizado 8749 vezes
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por TP » 16/11/2007 17:41

Boas,

Lá se aguentou nos 2.40€ Vamos ver para a semana..
Concordo acompanhar este titulo é uma verdadeira tortura...
Cumprimentos.

por mfsr1980 » 16/11/2007 16:00

O amigo Quico prepare-se... :wink:
Está quase a recebê-las :!:

Um abraço de
Miguel Rodrigues

Registado: 3/5/2007 13:55

por Paionense » 16/11/2007 15:52

Como os states estão eu não demorava muito a despacha-las.
Parece que vamos ter um final de semana engrçado...ou não!

:evil: :evil:

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por mfsr1980 » 16/11/2007 15:44

Meus caros amigos,
Hoje de manhã, quando olhei para os cofres tão despidos da PTI percebi que os 2.40 já eram.
Vendi tudo a 2.42 e dei ordem de compra da mesma quantidade a 2.38....o meu espanto é que passados minutos já estava com elas na mão.
Agora a minha duvida está no valor que hei-de dar de venda.

Um abraço de
Miguel Rodrigues

por Broker_Invest » 16/11/2007 15:37

Ulisses Pereira Escreveu:Broker, o facto de não acreditares que uma empresa não vai à falência não me parece grande argumento para justificarmos a nossa permanência a longo prazo numa acção.

Em relação ao suporte dos 2,4, a acção continua a testá-lo. Há, no entanto, dois aspectos que gostaria de referir: Um fecho ligeiramente abaixo desse valor não significa que esse suporte for quebrado já que estamos a falar de zonas. Por outro lado, quebras "intradays" não têm significado técnico.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses entrei na acção a 3 anos até o Pico da pasta-de-papel, onde os analistas já estão fartos de referirem que o seu pico será no ano 2010, espero que a PTI seja uma GALP, nessa altura vou pensar em vender.
Eu vejo aqui muita gente pessimista sobre este titulo, os mercados não andam famosos "isso toda nós sabemos" e muitos queriam que a PTI fosse já para o para o céu, quando eu digo que ela a qualquer altura pode inverter a tendencia, é sinal do meu optimismo sobre esta empresa, porque ela está em minimos do ano, mais um pouco ainda vai ao preço da OPV 2.05€ e 2.15€, eu prefiro ver este titulo a ter subidas pequenas, do que repentinas, como eu constumo dizer aos meus amigos "não me importava nada que as minhas acções só subissem 0.01€ todos dias, já ficava feliz no final do Ano" eu acredito nela já bastante tempo, tive um azar de ter entrado quando isso estava a cair, mas se eu adivinha-se "bola de cristal" hoje estaria rico.
Vamos ter calma que ela um dia também sobe, esperar é uma virtude na bolsa.
Ulisses deves estar bastante radiante de teres visto valorizar bastante as posições dos teus Clientes que detinham EDP. A EDP também andou muito tempo adromecida.

Abraço
Bons negocios.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Ulisses Pereira » 16/11/2007 13:59

Broker, o facto de não acreditares que uma empresa não vai à falência não me parece grande argumento para justificarmos a nossa permanência a longo prazo numa acção.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por artista_ » 16/11/2007 13:06

Broker_Invest Escreveu:...eu não acredito que a PTI vá a falência. Se os investidores estão a sair, é porque acharam um melhor negocio a curto prazo, mas ela vai voltar a ribalta, é só esperar pelo momento certo.

Nem tu nem provavelmente ninguém porque se o mercado pusesse essa hipótese a cotação da PTI devia ser menos de metade da que tem actualmente... é claro que essa questõ não se põe!

Não sei se os investidores encontraram melhor negócio a curto prazo mas que a PTI está em dificuldades isso está... e eu que até tenho uma posição grande nela já vi isto bem melhor!?

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por SMALL2007 » 16/11/2007 13:04

Aguentar?

Bem, no outro dia tinha compra a 2.41, fez 2.42
hoje tinha compra a 3,36, fez 2,37

Nesta fase, e de há 6 meses para cá, só compro pânicos e vendo recuperações. Vendi PTI a 2,80
Isto está a aproximar-se novamente de um daqueles dias, na minha opinião, claro.

Vou retirar a compra e meter para 2,31 hoje, e 2,26 segunda-feira.

Veremos.

Na TDU o mesmo. Já está novamente nos 2,20 da minha última entrada, sendo que essas já as vendi nesta recuperação (antes do que devia, mas deu lucro em vez de prejuízo)

Na INAPa a mesma coisa. Comprei a 1.86, vendi a 1,97 e já está novamente cá em baixo.

Só me mantenho na Novabse /PAD ( a perder um pouco em cada) pq espero um MOVE de concentração mais tarde ou mais cedo.
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por carrancho » 16/11/2007 12:35

Até se está a aguentar muito bem...

Quando a vi ir aos 37 pensei que ainda ia ocorrer um panic sell que a levasse bem mais abaixo.

Vamos lá ver para onde vai ela sair!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por Broker_Invest » 16/11/2007 12:12

Machado Escreveu:
Broker_Invest Escreveu:é nNormal que tenha quebrado a barreira dos 2.4€, esta acção não tem a liquidez que tem a SONAE-SGPS ou mesmo o BCP, quando querem descarregar grandes quantidades é facil de ela descer, ou mesmo vice versa, isto tudo devido ao seu reduzido free-float, as subidas podem mesmo tar para breves, porque isto não pode estar sempre a cair.
Dever haver muitos investidor a entrar neste momento neste titulo, se ainda não entraram vão entrar.

Sinceramente ... pareces-me um pouco obcecado pela Portucel. Se tiveres oportunidade de leres todos os teus posts neste tópico, penso que vais reconhecer que o teu optimismo é um pouco exagerado.

Eu também acredito que vá subir, mas não vale a pena estar na ilusão que é hoje ou amanha. Cada dia que passa voltas à mesma conversa "deve haver muitos investidores a entrar" "isto nao pode cair sempre" ...
Pelos vistos o que há é investidores a sair, caso contrário não estava com este desempenho miserável, e aparentemente é mais provável que continue a cair do que começar a subir.

Olhar para a Portucel diariamente é apenas um exercicio de tortura para quem está longo.
Escrevo isto com a melhor das intenções, também estou longo aqui, mas há que reconhecer que foi uma entrada precipitada e que para obter potenciais mais valias só no longo prazo.

Abraço

A não ser que também encontrem petróleo :P

Eu quando penso numa inversão da PTI, não para hoje nem para amanhã, é que muitos aqui no forum, como referiste, falam dela é no Curto prazo, porque a longo prazo, ela tem tudo para subir, eu também estou longo na PTI, até 2010 " é pena também ter entrado num valor que muitos pensavam que iria reagir para norte nos 2.84€, ela estava em cima da LTA" eu não acredito que a PTI vá a falência. Se os investidores estão a sair, é porque acharam um melhor negocio a curto prazo, mas ela vai voltar a ribalta, é só esperar pelo momento certo.

por Machado » 16/11/2007 11:57

Broker_Invest Escreveu:é nNormal que tenha quebrado a barreira dos 2.4€, esta acção não tem a liquidez que tem a SONAE-SGPS ou mesmo o BCP, quando querem descarregar grandes quantidades é facil de ela descer, ou mesmo vice versa, isto tudo devido ao seu reduzido free-float, as subidas podem mesmo tar para breves, porque isto não pode estar sempre a cair.
Dever haver muitos investidor a entrar neste momento neste titulo, se ainda não entraram vão entrar.

Sinceramente ... pareces-me um pouco obcecado pela Portucel. Se tiveres oportunidade de leres todos os teus posts neste tópico, penso que vais reconhecer que o teu optimismo é um pouco exagerado.

Eu também acredito que vá subir, mas não vale a pena estar na ilusão que é hoje ou amanha. Cada dia que passa voltas à mesma conversa "deve haver muitos investidores a entrar" "isto nao pode cair sempre" ...
Pelos vistos o que há é investidores a sair, caso contrário não estava com este desempenho miserável, e aparentemente é mais provável que continue a cair do que começar a subir.

Olhar para a Portucel diariamente é apenas um exercicio de tortura para quem está longo.
Escrevo isto com a melhor das intenções, também estou longo aqui, mas há que reconhecer que foi uma entrada precipitada e que para obter potenciais mais valias só no longo prazo.

Abraço

A não ser que também encontrem petróleo :P

Registado: 25/9/2007 12:52

por Broker_Invest » 16/11/2007 11:48

é nNormal que tenha quebrado a barreira dos 2.4€, esta acção não tem a liquidez que tem a SONAE-SGPS ou mesmo o BCP, quando querem descarregar grandes quantidades é facil de ela descer, ou mesmo vice versa, isto tudo devido ao seu reduzido free-float, as subidas podem mesmo tar para breves, porque isto não pode estar sempre a cair.

por Auditor » 16/11/2007 11:24

Caiu a barreira dos 2,40. Tou curioso em saber se fecha abaixo desse valor, pois este valor era de referência para algumas pessoas. Vamos ver se hoje ganham os Bull. O Bear até agora está mt forte nesta acção.

Registado: 28/6/2007 13:25

por carrancho » 15/11/2007 20:31

mfsr1980 Escreveu:Tendo em atênção as análises do Quico e do Carrancho resolvi reduzir a exposição a PTI. Vendi pouco mais de 1/3 do total PTI a 2.46 ( toda a posição comprada a 2.42 ).
Estou atênto e pronto a desfazer-me de mais se vir a coisa preta.
Realmente a Portucel, está repetidamente a tocar nos 2.42 e como diz o ditado "àgua mole em pedra dura tanto dá até que fura". :lol:

Um abraço de
Miguel Rodrigues

P.S. Continuem a bater-me, se acharem necessário.

Pois é mesmo necessário Miguel!!! :P

Porquê?

Porque estás a dizer que o fizeste tendo em conta análises de terceiros. Assim, se a coisa correr mal (neste caso subir a cotação da PTI) vais achar que a culpa não foi tua, mas minha e do Quico e nunca vais conseguir perceber onde erraste.

Alem disso... seguir analises do Quico ainda vá que não vá :wink: agora... MINHAS?!?!?! Tás doido ou quê? :pray:

"...perdoa-lhe que não sabe o que faz!" :twisted:

Abraço,

Carrancho

PS- de qualquer forma podes sempre pensar que foi um trade ganhador de 4 cent.
Abraço,
Carrancho

por mfsr1980 » 15/11/2007 20:19

Tendo em atênção as análises do Quico e do Carrancho resolvi reduzir a exposição a PTI. Vendi pouco mais de 1/3 do total PTI a 2.46 ( toda a posição comprada a 2.42 ).
Estou atênto e pronto a desfazer-me de mais se vir a coisa preta.
Realmente a Portucel, está repetidamente a tocar nos 2.42 e como diz o ditado "àgua mole em pedra dura tanto dá até que fura". :lol:

Um abraço de
Miguel Rodrigues

P.S. Continuem a bater-me, se acharem necessário.

por Nyk » 15/11/2007 19:09

Nota de Análise 2007/11/15 19:16:00
BPI considera acompanhamento da subida da pasta como positivo para Altri e Portucel
A notícia de que a Altri vai acompanhar a subida nos preços da pasta BEKP deverá ter um impacto positivo no título da produtora de pasta de papel e na Portucel, considerou hoje o BPI.

Tiago Figueiredo Silva

Ontem, fonte da Altri disse à Reuters a empresa vai acompanhar a subida de 30 dólares por tonelada nos preços da pasta de papel BEKP prevista pela Ence, para o início de Dezembro.

A RISI, agência de informação da indústria florestal, anunciou que a espanhola Ence prevê esta subida de preços para 780 dólares por tonelada, a partir de 1 de Dezembro de 2007.

No terceiro trimestre de 2007, o preço médio de pasta BEKP - bleached eucalyptus kraft pulp - vendida pela Altri foi de 710 dólares por tonelada.

"Impacto: Positivo. Este anúncio da Altri deve continuar a apoiar o actual momento forte do mercado de BEKP. Além disso, esperamos que outros 'players', especialmente da América Latina, aumentem os preços também", considera o BPI.

O banco acrescenta que, no Iberian Daily de hoje, que o negócio de BEKP representa, respectivamente, 74%, 80% e 21% das receitas da Altri, Ence e Portucel.

O BPI tem uma recomendação de 'Acumular' e um preço-alvo de 7,20 euros por acção para a Altri e um rating de 'Comprar' e preço-alvo de 3,45 euros para a Portucel.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Quico » 15/11/2007 16:10

scpnuno Escreveu:E depois "ahhh, e tal, sou um gajo serio, não me toques que me desafinas..." - homens!!!!!

:lol: :lol: :lol: :lol:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por scpnuno » 15/11/2007 16:00

Para que fique claro (que má reputação já eu tenho)

Desta vez não fui eu que comecei!!!!

E depois "ahhh, e tal, sou um gajo serio, não me toques que me desafinas..." - homens!!!!!
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 139 visitantes