Credit Agricole
Elias,
De facto as quebras recentes nas cotações das empresas bancárias superaram as piores expectativas. Quando disse que o CA a 26 estava barato, não imaginava que o mercado ia ser tão cruel nos dias seguintes ao ponto de colocar a cotação num nível (a meu ver) inimaginavel. Veja-se o PER que desceu para níveis nunca vistos.
Se a 26 considerava barato, agora na casa dos 21 considero "de borla".
MAS ATENÇÃO: eu sou um amador e que invisto sempre na segurança e no longo prazo. Daí estar optimista com este título no longo prazo. Acredito que o target de 35€ é perfeitamente possível no prazo máximo de 3 anos. Com o Yield a 6%, para mim é de caras.
Como não sou homem de AT, muitas vezes aposto no "advinhanço" do bottom. Falhei na CA e por isso resta-me comprar mais (muito mais) fazendo o Average-Down e aguardar pacientemente. Até lá encaixo os dividendos.
Eu sei que para o daily trader isto é bullshit.
Mas é a minha postura no mercado (safe and long).
Abraços
De facto as quebras recentes nas cotações das empresas bancárias superaram as piores expectativas. Quando disse que o CA a 26 estava barato, não imaginava que o mercado ia ser tão cruel nos dias seguintes ao ponto de colocar a cotação num nível (a meu ver) inimaginavel. Veja-se o PER que desceu para níveis nunca vistos.
Se a 26 considerava barato, agora na casa dos 21 considero "de borla".
MAS ATENÇÃO: eu sou um amador e que invisto sempre na segurança e no longo prazo. Daí estar optimista com este título no longo prazo. Acredito que o target de 35€ é perfeitamente possível no prazo máximo de 3 anos. Com o Yield a 6%, para mim é de caras.
Como não sou homem de AT, muitas vezes aposto no "advinhanço" do bottom. Falhei na CA e por isso resta-me comprar mais (muito mais) fazendo o Average-Down e aguardar pacientemente. Até lá encaixo os dividendos.
Eu sei que para o daily trader isto é bullshit.
Mas é a minha postura no mercado (safe and long).
Abraços
- Registado: 7/11/2006 1:41
Sky Escreveu:Alguém tem contas actualizadas? Qual o PER actual e já agora o Yield? Pode ser que esteja enganado mas o PER está mais baixo que nunca e o Yield é bem simpático. Com o "sangue" que já está espalhado é tempo de Buy.
Não esquecer que o big-money surge quando se compra aproveitando os saldos.
Mas é preciso paciência.
Olá Sky,
Como já deves ter reparado, baseio-me quase unicamente na Análise Tecnica e não uso AF para investir, mas obviamente respeito e entendo a lógica de quem se posiciona para o longo prazo usando os fundamentais (PER, etc.) como critério de escolha.
O que não consigo entender tão bem é que se utilize os fundamentais como possível justificação de entrada num (ou de manutenção dum) título quando o mercado cai aos trambolhões.
Tenho lido todas as respostas que aqui colocaste neste topico do Credit Agricole. Desde o dia 7 de Novembro que escreves que o Credit Agricole está barato. Nessa data, a cotação já tinha quebrado o suporte dos 26 euros mas ainda estava acima de 25.
De então para cá não parou de cair e à medida que cai, tu vais colocando novos posts onde escreves que o preço actual é seguro e que o PER do C.A. é bom, que é tempo de ir às compras, etc. Desde que escreveste que estava barato, a cotação já caiu mais de 16% (no momento em que escrevo estas linhas está a 21,05 e continua a cair).
Face a esta situação do título, gostaria de fazer dois comentários:
1. Embora não perceba muito de AF, parece-me que usar o PER como critério principal pode ser perigoso, pois a partir do momento em que haja uma forte quebra nos resultados, o PER aumenta e pode deixar de estar a valores tão interessantes (isto é independente da evolução da cotação). Dito de outra forma, o PER pode variar fortemente em pouco tempo mesmo sem a cotação mexer.
2. Por outro lado, interrogo-me se mesmo privilegiando vários critérios de AF para escolher os títulos a adquirir, faz sentido comprar (ou reforçar, como sugeriste a propósito do Fortis) num momento de descidas acentuadas que parecem ser muito mais que uma mera correcção. É que quem tiver comprado C.A. a 25 euros (na óptica do "barato") tem agora de esperar que o título se valorize 20% até anular as perdas e só depois começará a ganhar com a compra. Mesmo sem usar a AT directamente, seria provavelmente menos arriscado ajustar o timing de entrada a um momento menos bear do mercado.
São só umas ideias, como referi não uso AF e admito que o que acima escrevi não faça qualquer sentido num ponto de vista de AF pura...
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Desculpa Sky, erro grosseiro da minha parte.
Esqueci-me de actualizar na tabela de Excell a cotação minima deste ano (que é a actual).
Assim sendo, tens razão...
Com projecção para este ano de -4% no Resultado Liquido, resulta PER actual de 7,6017 (minimo dos ultimos 3 anos)->compara com anterior minimo de 7,69 (essa parte estava bem)
De qualquer modo, ao dia de hoje a projecção de -4% parece-me optimista (Year to Date está em -10%)
Esqueci-me de actualizar na tabela de Excell a cotação minima deste ano (que é a actual).
Assim sendo, tens razão...
Com projecção para este ano de -4% no Resultado Liquido, resulta PER actual de 7,6017 (minimo dos ultimos 3 anos)->compara com anterior minimo de 7,69 (essa parte estava bem)
De qualquer modo, ao dia de hoje a projecção de -4% parece-me optimista (Year to Date está em -10%)
- Registado: 16/5/2005 21:38
Sky Escreveu:Alguém tem contas actualizadas? Qual o PER actual e já agora o Yield? Pode ser que esteja enganado mas o PER está mais baixo que nunca e o Yield é bem simpático. Com o "sangue" que já está espalhado é tempo de Buy.jony_cash Escreveu:Não te parece violentobem a mim parece uma catastrofe natural
![]()
é o unico titulo que quando vejo a cotação bate sempre os outros titulos da minha carteira estando mais vermelho que os outros. Este titulo é mesmo Benfiquistamas dava jeito que de vez enquando fosse do Sporting
Mas é preciso paciência.
Boas Sky,
Com previsão de crescimento de -4% este ano, o PER minimo de 2007 (o actual) fica em 8,055 que compara com um minimo dos ultimos 3 anos de 7,6946.
O Yield é simpático sim senhor->à cotação actual cerca de 6,00% brutos
Alguém tem contas actualizadas? Qual o PER actual e já agora o Yield? Pode ser que esteja enganado mas o PER está mais baixo que nunca e o Yield é bem simpático. Com o "sangue" que já está espalhado é tempo de Buy.jony_cash Escreveu:Não te parece violentobem a mim parece uma catastrofe natural
![]()
é o unico titulo que quando vejo a cotação bate sempre os outros titulos da minha carteira estando mais vermelho que os outros. Este titulo é mesmo Benfiquistamas dava jeito que de vez enquando fosse do Sporting
Mas é preciso paciência.
nunoand99 Escreveu:Sim, mas quanto desceram os outros bancos nestes ultimos tempos?
Bom, infelizmente o BCP não desceu tanto, e portanto a minha estratégia pós-"subprime" está no vermelho (por pouco)
De qualquer forma não me parece muito mais violento do que os outros...
Neste momento interessa focar no que vai ser o 4º trimestre da banca e o ano que vem.
Pelo que tenho visto até agora, prevê-se um 4ºtrimestre PIOR do que foi o 3º em muitas instituições financeiras.
Além disso julgo que o efeito "contágio" para os outros sectores de actividade se deve agravar daqui em diante, o que por sua vez piorará o cenário para o sector financeiro ainda mais.
oi nunoand99
Não te parece violento

é o unico titulo que quando vejo a cotação bate sempre os outros titulos da minha carteira estando mais vermelho que os outros. Este titulo é mesmo Benfiquista

- Registado: 31/8/2007 20:30
Sim, mas quanto desceram os outros bancos nestes ultimos tempos?
Bom, infelizmente o BCP não desceu tanto, e portanto a minha estratégia pós-"subprime" está no vermelho (por pouco)
Neste momento interessa focar no que vai ser o 4º trimestre da banca e o ano que vem.
Pelo que tenho visto até agora, prevê-se um 4ºtrimestre PIOR do que foi o 3º em muitas instituições financeiras.
Além disso julgo que o efeito "contágio" para os outros sectores de actividade se deve agravar daqui em diante, o que por sua vez piorará o cenário para o sector financeiro ainda mais.
nunoand99 Escreveu:zambezi Escreveu:Bhavnani vende 15% de Bankinter ao Crédit Agricole
Crédit Agricole adquiriu os 14,99% do Bankinter a Ramchand Bhavnani por 809 milhões, com que eleva a sua participação na entidade em 19,53%. Bankinter começou a sessão de hoje com subidas de 12,86%, até aos 13,6 euros que a entidade francesa pagou pelo banco español.
Aparenta ser um excelente negócio...
O Bankinter é tipo o BPI de Espanha, quer em ranking, quer em probabilidade de estar envolvido numa consolidação.
Eu próprio andei para a ver o Bankinter quando comprei CA.
E a aquisição, sem aumentos de capital, e sem impacto no tier 1, mostra a força do CA neste momemtno mais conturbado.
De qualquer forma, nos ultimos tempos é um verdadeiro campeão............das QUEDAS
Quedas isto é melhor rir para não se chorar agora é aguentar até um dia

zambezi Escreveu:Bhavnani vende 15% de Bankinter ao Crédit Agricole
Crédit Agricole adquiriu os 14,99% do Bankinter a Ramchand Bhavnani por 809 milhões, com que eleva a sua participação na entidade em 19,53%. Bankinter começou a sessão de hoje com subidas de 12,86%, até aos 13,6 euros que a entidade francesa pagou pelo banco español.
Aparenta ser um excelente negócio...
O Bankinter é tipo o BPI de Espanha, quer em ranking, quer em probabilidade de estar envolvido numa consolidação.
Eu próprio andei para a ver o Bankinter quando comprei CA.
E a aquisição, sem aumentos de capital, e sem impacto no tier 1, mostra a força do CA neste momemtno mais conturbado.
De qualquer forma, nos ultimos tempos é um verdadeiro campeão............das QUEDAS

Sky Escreveu:Um dos motivos que me faz reforçar o optimismo é que estou francamente convencido que o "mercado" já havia descontado os resultados do 3ºTrim e as expectativas para o sector bancário no curto prazo. E normalmente o "mercado" quando desconta, desconta em demasia (por prudência, pânico, ??).
Sou mais favoravel a analisar este tipo de empresas pelos seus "fundamentals", pelo seu PER e pelo seu Yield (que sempre dá algum conforto).
Termino com uma recomendação desta 6ª feira:
http://www.marketadvices.com/index.php? ... e&id=43501
Não só é reiterado o Buy como aumentado o target de €35 para €36.
Sky,
As minhas projecções também são com base nos PER's
Uso as tx de crescimento para chegar ao EPS e posteriormente os PER's históricos (que divido em minimo, médio e máximo por ano) para a projecção final.
De qualquer forma, continuo longo em CA....embora muito menos optimista que anteriormente.
Digamos que fica a "marinar" até resultados do 4ºtrimestre
Bhavnani vende 15% de Bankinter ao Crédit Agricole
- Registado: 8/5/2006 11:12
Um dos motivos que me faz reforçar o optimismo é que estou francamente convencido que o "mercado" já havia descontado os resultados do 3ºTrim e as expectativas para o sector bancário no curto prazo. E normalmente o "mercado" quando desconta, desconta em demasia (por prudência, pânico, ??).
Sou mais favoravel a analisar este tipo de empresas pelos seus "fundamentals", pelo seu PER e pelo seu Yield (que sempre dá algum conforto).
Sky Escreveu:Nunoand99,
Basicamente concordo com as conclusões que tiras da análise dos resultados mas estou um pouco mais optimista.
A quebra do lucros (earnings) era esperada, estava descontada e aparentemente tem as origens determinadas e os riscos mitigados.
As prespectivas de crescimento futuro são de uma forte ambição.
Se o mercado acreditar, como deverá acreditar, que essa ambição é coerente e realista, o título tem meio caminho andado para uma forte valorização.
É a unica coisa que não concordo com a tua análise: a descida do target para fins de 2008.
Acredito que (e desde que isto não hiberne) que 2008 poderá ser um ano de máximos para o CA.
Mas atenção às minhas palavras: eu sou muito optimista...
Boas Sky,
Prezo em saber que as minhas palavras merecem a tua atenção.
Atenção que, usando o método contabilistico de 2006, a queda dos resultados no 3º trimestre é de 87%, donde resulta o decréscimo nos 9 meses de 10% (tudo em base recorrente)
Dizes que és optimista, mas eu gosto é de ser realista (equacionar vários cenários).
E portanto cá vão vários cenários com os valores que o meu sistema dá (ordenado dos mais optimistas para os mais pessimistas):
1º
Crescimento de 4,5% no 4º trimestre subir 10% em 2008->projecção fim de 2008 de 32,17€
2º
Decréscimo de 10% no 4º trimestre e subir 10% em 2008->projecção fim de 2008 de 29,55€ (a que eu estou a contar)
3º
Decréscimo de 10% no 4º trimestre e subir 4.5% em 2008->projecção fim de 2008 de 28,07€ (também plausivel)
4º
Decréscimo de 50% no 4º trimestre e subir 4.5% em 2008->projecção fim de 2008 de 24,07€ (também plausivel)
5º
Decréscimo de 87% no 4º trimestre e subir 10% em 2008->projecção fim de 2008 de 23,23€
6º
Decréscimo de 87% no 4ºtrimestre e subir 4,5% em 2008->projecção fim de 2008 de 22,66€
Repara que estes cenários são independentes de o mercado estar "bull" ou "bear".
Convenhamos que é dificil fazer cenários mais optimistas que o 1º (que dá projecção de 32,17€), mas é possivel fazer cenários mais pessimistas que o 6º (22,66€) pelo que aparentam existir muitos riscos...
É facil também verificar que, dadas as potenciais enormes variações dos resultados no 4 trimestre deste ano (à semelhança do 3º->-87%), a elasticidade da projecção acaba por ser muito maior com a tx de crescimento do 4ºtrimestre do que com a tx de crescimento de 2008.
Conclusão:
É importantissimo neste momento, para estreitar os possiveis cenários, termos melhor ideia de como irá decorrer o 4ºtrimestre na Banca
De notar que os Bancos tem exactamente evitado dar prognósticos para os próximos meses, e tem feito questão de salientar que este "abate" nos resultados terá uma componente duradoura.
Claro que sempre vão dizendo que o 4ºtrimestre será melhor que o 3º, mas também, pudera...
jony_cash Escreveu:Elias desculpa a curiosidade mas tu recomendas algum titulo em particular?
jony,
Eu não faço recomendações. Quem faz recomendações são as casas de investimento e afins.
O que faço é análise técnica. Coloco as minhas análises neste espaço com o objectivo de ajudar os interessados a tomar as melhores decisões de investimento.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Sky Escreveu:Nunoand99,
Basicamente concordo com as conclusões que tiras da análise dos resultados mas estou um pouco mais optimista.
A quebra do lucros (earnings) era esperada, estava descontada e aparentemente tem as origens determinadas e os riscos mitigados.
Se o mercado acreditar, como deverá acreditar, que essa ambição é coerente e realista, o título tem meio caminho andado para uma forte valorização.
É a unica coisa que não concordo com a tua análise: a descida do target para fins de 2008.
Acredito que (e desde que isto não hiberne) que 2008 poderá ser um ano de máximos para o CA.
Olá Sky,
Eu estou mais pessimista e tenho serias dúvidas se a CA não terá mais problemas e só demonstrou agora uma parte dos prejuízos quanto a descontar esses prejuízos não me parece que o mercado já o tinha feito visto que só hoje estás a cair quase 4%
Mas como eu não percebo nada disto é só a minha opinião.

Abraço
Nunoand99,
Acredito que (e desde que isto não hiberne
) que 2008 poderá ser um ano de máximos para o CA.
Acredito que (e desde que isto não hiberne

Boas Jony Cash,
Não te posso recomendar nenhum titulo especificamente...
Recomendo que sigas as tuas próprias fundamentações aquando de investimento em mercados financeiros.
Só assim saberás quando foi quebrado o racional que deu origem à entrada em mercado.
Recomendo que delinhes estratégias adequadas ao teu nivel de "conforto", que é como quem diz, que te permitam "dormir descansado"
Recomendo que somente apliques capital que não vás necessitar pelo menos nos próxmos 6 meses.
Do que me ocorre agora é tudo o que posso dizer
Não te posso recomendar nenhum titulo especificamente...
Recomendo que sigas as tuas próprias fundamentações aquando de investimento em mercados financeiros.
Só assim saberás quando foi quebrado o racional que deu origem à entrada em mercado.
Recomendo que delinhes estratégias adequadas ao teu nivel de "conforto", que é como quem diz, que te permitam "dormir descansado"
Recomendo que somente apliques capital que não vás necessitar pelo menos nos próxmos 6 meses.
Do que me ocorre agora é tudo o que posso dizer
nunoand99 Escreveu:Aí estão os resultados!
Mudaram as regras contabilisticas, pelo que os resultados não são directamente comparáveis com os anteriores (detesto quando fazem isto-é uma trabalheira).
Balanço Geral de 3713 milhões de lucro recorrente, isto é, crescimento de 4,5%.
Pontos positivos:
1ºCrescimento de cerca de 18% do resultado operacional
2ºObjectivos ambiciosos de crescimento internacional até 2010-2011
Pontos negativos:
1º Desceu o lucro na maioria dos ramos de actividade
2ºOs 4,5% de crescimento eram a minha estimativa, mas em cima dos anteriores resultados de 2006. Com os novos resultados de 2006 (para estarem em base comparável com estes agora apresentados), era necessária uma tx de crescimento muito maior.
3ºTrocando por miudos, pelas minhas contas, pelas regras contablisticas que estavam anteriormente a ser praticadas, este ano, nos primeiros 9 meses o Credit Agricole teve um decréscimo de 10% nos resultados (o impacto é maior no EPS por via do aumento de capital)
Conclusão:
Reduzi a minha projecção para o fim de 2008 de 32,17€ para 29,55€. Está implicita tx de crescimento dos resultados em 2008 de 10%.
Fica no ar que mudaram as regras contabilisticas para esconder o "buraco"
Mantenho em carteira porque não me parece haver alternativas melhores no mercado de momento, e falta ver se esta inversão na tendência de crescimento é duradoura ou, pelo contrário, foi pontual.
Para o curto prazo, parece que os resultados serão "neutros", visto que a cotação actual (principalmente se tivermos em conta a ida aos 23,00€) já tinha incorporada esta expectativa
Olá amigo nunoand99
Também tenho esse titulo e acompanho com algum entusiasmo mesmo se não me tem dado alegrias

Abraço
Aí estão os resultados!
Mudaram as regras contabilisticas, pelo que os resultados não são directamente comparáveis com os anteriores (detesto quando fazem isto-é uma trabalheira).
Pontos positivos:
Pontos negativos:
2ºOs 4,5% de crescimento eram a minha estimativa, mas em cima dos anteriores resultados de 2006. Com os novos resultados de 2006 (para estarem em base comparável com estes agora apresentados), era necessária uma tx de crescimento muito maior.
3ºTrocando por miudos, pelas minhas contas, pelas regras contablisticas que estavam anteriormente a ser praticadas, este ano, nos primeiros 9 meses o Credit Agricole teve um decréscimo de 10% nos resultados (o impacto é maior no EPS por via do aumento de capital)
Conclusão:
Reduzi a minha projecção para o fim de 2008 de 32,17€ para 29,55€. Está implicita tx de crescimento dos resultados em 2008 de 10%.
Mantenho em carteira porque não me parece haver alternativas melhores no mercado de momento, e falta ver se esta inversão na tendência de crescimento é duradoura ou, pelo contrário, foi pontual.
Para o curto prazo, parece que os resultados serão "neutros", visto que a cotação actual (principalmente se tivermos em conta a ida aos 23,00€) já tinha incorporada esta expectativa
Pontos positivos:
Pontos negativos:
Conclusão:
nunoand99 Escreveu:Ora finalmente amanhã teremos os tão esperados resultados.
Entretanto vi-me obrigado a concluir que amanhã, aconteça o que acontecer, não irei a mercado, pela simples razão de que não existe racinalidade em retirar capital dos outros investimento para possivel reforço aqui.
Bom...não se pode "ir a todas"
Amanhã é o dia da verdade bons resultados e ela sobe por ai acima maus resultados e vai ser uma descida a pique
Ora finalmente amanhã teremos os tão esperados resultados.
Entretanto vi-me obrigado a concluir que amanhã, aconteça o que acontecer, não irei a mercado, pela simples razão de que não existe racinalidade em retirar capital dos outros investimento para possivel reforço aqui.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 44 visitantes