Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por carrancho » 6/11/2007 21:28

Já dizer que temos um problema grave com "subprime Português" não me parece muito sensato... dizer que a PTI está a ser penalizada por isso, ainda é menos!!!

A existir tal grave problema, os bancos não estariam a conceder crédito habitação com a facilidade que continuam... aliás, embora tenham fechado um pouco mais a torneira continuamos numa altura em que mais fácilmente se consegue CH e com os preços mais reduzidos.

A guerra dos spread`s continua, as tranferência estão mais activas que nunca, os bancos pagam as despesas todas de transferência e ainda dão spread promocional de 0% no 1º ano, os prazos são alargados e há (n) opções de prazo/taxas indexadas/taxas fixas/ prestações fixas variando o prazo.....

A PTI está é com um problema técnico, o gráfico é como o algodão... não engana!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Proportions » 6/11/2007 21:11

Com ou sem entalanços... Este tópico é sobre a Portucel, certo?

Já o disse e repito. Do ponto de vista fundamental, a Portucel é intocável, a menos que apareça aí alguma invenção ao preço da uva mijona que mande o papel para o museu... e ainda não o estou a ver.

Do ponto de vista financeiro, também a Portucel está intocável, com um nível de dívida ridiculamente baixo. Vai agora aumentá-lo (ainda bem... já o devia ter feito à mais tempo!) com novos investimentos, que não são mais que isso mesmo, investimentos (e dos bons).

Assim sendo, até ao 1º trimestre de 2009 os lucros não deverão sofrer grandes alterações. A cotação neste momento encontra-se baixa? Pode baixar mais? Pode, embora não acredite que passe dos 2.4€. Pode subir? Pode, e muito.

Ainda que os bancos andem a fazer despejos da Portucel (não acredito), os despejos teriam de acabar... E depois, quem vão culpar? Isto são os mercados, com ou sem manipulação. A mim tanto se me dá, desde que eu os acompanhe :lol:

Registado: 12/5/2007 14:58

por Auditor » 6/11/2007 21:04

Miguel, entalados estamos nós neste país. Os ricos continuam cada vez mais ricos. Quem me dera ter a "pobreza" do BCP.
A questão é que eles antes ganhavam mt mt mt $$$ e agora só ganham mt mt $$$.
:)

Registado: 28/6/2007 13:25

por mfsr1980 » 6/11/2007 21:01

Olhe que não!!!Olhe que não!!!
Claro que, se olhar bem para os administradores das empresas até parece que "no pasa nada".
Mas, se o meu amigo forense, olhar bem para as noticías que vão passando pelos sites da especialidade.....vê coisas muito estranhas!!!!!
Por ex: O Barclays desce 8% porque se suspeita que teve de pedir dinheiro de emergência!!!!
Outro ex: A fusão BCP/BPI ( site negócios ) vai obrigar os administradores a reduzirem em 70% os seus vencimentos !!!!
Então o BPI( um banco pequeno ) funde-se com o BCP e para além de ficar a mandar ( coisa extranha, não é?)....ainda vai baixar os ordenados dos administradores do banco maior?
Por acaso, não lhe ocorreu que o BCP pode estar entalado?

Um abraço de
Miguel Rodrigues

Registado: 3/5/2007 13:55

por redhot » 6/11/2007 20:44

mfsr1980 Escreveu:Se repararem a CGD acabou de informar que reduziu a sua participação na CIMPOR para 1.94%.
Hoje a PORTUCEL foi estranhamente castigada no fim da sessão de 2.56 para 2.54 ( se calhar tb foi a CGD a reduzir a participação, terá sido o Barclays??? ).
Estou plenamente convencido que os Bancos chegam ao fim da sessão e vendem ao desbarato até tapar o "buraco" que têem nas sua tesouraria.
Um abraço,
Miguel Rodrigues

Qual buraco de tesouraria?...Os bancos estão cheios de dinheiro...

Os lucros aumentam de trimestre para trimeste. Com o subprime aumentaram menos é verdade, mas aumentaram...
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por mfsr1980 » 6/11/2007 20:40

Se repararem a CGD acabou de informar que reduziu a sua participação na CIMPOR para 1.94%.
Hoje a PORTUCEL foi estranhamente castigada no fim da sessão de 2.56 para 2.54 ( se calhar tb foi a CGD a reduzir a participação, terá sido o Barclays??? ).
Estou plenamente convencido que os Bancos chegam ao fim da sessão e vendem ao desbarato até tapar o "buraco" que têem nas sua tesouraria.
Um abraço,
Miguel Rodrigues

por Auditor » 6/11/2007 20:30

mfsr1980 podes até ter muita razão no que dizes, mas porque não deixar subir a cotação para vender mais caro?
Pq razão metem aquelos tectos nas compras que logo a partida tira vontade ao investidor de entrar?

Nota-se perfeitamente que existe força compradora, e quando parece que vai finalmente subir a força vendedora aparece em grande com grandes despejos.

por Jaimek » 6/11/2007 20:27

mfsr1980, o que acaba de nos relatar, passa-se com todos os títulos. LOL

Registado: 21/9/2007 16:30

por mfsr1980 » 6/11/2007 20:20

NADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nunca na minha vida ( e já vai longa ) vi tantas ....mas mesmo tantas casas á venda nesta cidade de Lisboa!
Jaimek....vou tentar ser explicito!!!!
Os bancos estão com dificuldades de tesouraria, sobretudo os que se expuseram ao crédito de habitação.
As casas servem de garantia ao emprestimo claro!!!!!!
MAS TEM UM PROBLEMA!!!!!!!
HÁ MONTANHADAS DE CASAS Á VENDA!!!!!!
Para compôr os saldos de tesouraria só existe 2 soluções ( MASSA ). Ou os empréstimos "over night" para compôr a tesouraria ou vender activos ( fêz-se luz ???? ).
Um dos activos que eles devem ter são titulos da PORTUCEL !!!!!!

Espero ter sido suficientemente claro.

Um abraço,
Miguel Rodrigues

por Jaimek » 6/11/2007 20:05

mfsr1980 Escreveu:Obviamente não tenho provas.....mas parece-me que o SUBPRIME PORTUGUÊS poderá estar na origem do desempenho tão fraco da PORTUCEL, isto para além do aumento da matéria prima ( a madeira ) e o valor do dolar entre outras coisas :roll:

O que é que o subprime, basicamente empréstimos de alto risco, têm a ver com a Portucel ?

NADA.

Registado: 21/9/2007 16:30

por mfsr1980 » 6/11/2007 20:04

Obviamente não tenho provas.....mas parece-me que o SUBPRIME PORTUGUÊS poderá estar na origem do desempenho tão fraco da PORTUCEL, isto para além do aumento da matéria prima ( a madeira ) e o valor do dolar entre outras coisas :roll:

Convém lembrar que os BANCOS encheram-se deste papel aquando da privatização desta empresa e agora em plena era da "turbulência" não seria de estranhar que as pusessem à venda, não é?

Um abraço de
Miguel Rodrigues

por Broker_Invest » 6/11/2007 19:17

Hoje saiu um target do BPI para 2.45, não é bom sinal. Não é mau só por si, mas tb não é bom.

SMALL2007, querias referir-te 3,45€ invês de 2,45€, certo?

Midas ou Ulisses pode postar um grafico e com analise deste titulo. Agradeço.

Eu não quero pensar em manipulação, mas o facto da PTI cair hoje "vai-se lá saber o porquê" desta queda, se PTI valorizar o Grupo Semapa também valoriza, não vejo qual é o feito de estar a destruir valor de uma empresa, mas o facto é que muitos dizem que esta acção está "super" controla tanto nas subidas como nas descidas. Sem este controlo realmente houvesse, não acham que a CMVM, já não tinha dado conta? "estranho!".
Vamos ter esperança que isto suba e que tire muitos pequenos accionistas da lama.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por SMALL2007 » 6/11/2007 18:41

é...a cotação está a ser controlada.
Pelas compras, pelas vendas, etc.

Hoje saiu um target do BPI para 2.45, não é bom sinal. Não é mau só por si, mas tb não é bom.

Sempre que anda abaixo dos 2.60 costumo comprar, até ao dia em que a estratégia falhe e perca tipo 15%. Desta vez ainda não entrei, pq na minha opinião isto anda tudo muito tremido. Cada vez começo a apostar mais abaixo das minhas "pseudo-barreiras".
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por xallamec » 6/11/2007 18:41

Auditor Escreveu:A minha grande aposta está na Portucel e infelizmente isto está vermelho e hoje teve um fecho horrível. Quem tem vindo a acompanhar percebe facilmente que não há interesse por parte de alguém que ela suba. Não me venham dizer que é o mercado e tal. A sua cotação está a ser controlada.

tambem lá estou dentro e concordo contigo..só não percebo é porque é que se eu digo isso há 6 meses ainda me vou lá meter 8-)

Registado: 12/5/2007 9:52

por Auditor » 6/11/2007 17:39

A minha grande aposta está na Portucel e infelizmente isto está vermelho e hoje teve um fecho horrível. Quem tem vindo a acompanhar percebe facilmente que não há interesse por parte de alguém que ela suba. Não me venham dizer que é o mercado e tal. A sua cotação está a ser controlada.

Alteração da posição da Semapa

por Duvid » 6/11/2007 17:16

Eu acredito que os movimentos que tenho vindo a acompanhar na Portucel, teriam que resultar em comunicação de participações qualificadas, seja a reduzir seja a aumentar mas tal não tem acontecido pelo que se supõe que a Semapa que anunciou na entrevista de PQP possuir 75% da Portucel, não tem alterado a sua posição mas o certo é que a cotação nos últimos três meses tem vindo a descer para uma média de cotação entre os 2.60 a 2.70, o que a torna apetecível para os grandes compradores que ele referiu na entrevista existirem, eu pergunto se não será possível a Semapa estar a aguentar a cotação com o objectivo de integrar um grande parceiro a valores interessantes para ambos, com a Semapa a lançar uma oferta á restante parte do capital para posteriormente permitir a entrada no capital da empresa.

Registado: 6/9/2007 13:12

por artista_ » 6/11/2007 16:13

Reparem, a PTI e o titulo onde tenho mais capital investido, por isso de certeza que estou mais que interessado na sua subida...

Mas os cenarios do Jimi parecem-me demasiado optimistas, dizer, sobre as previsoes do Millenniumbcp, "e a opiniao deles" parece-me que nao adianta muito para esta discussao, e importante fundamentar estas previsoes ou elas tem pouca, ou nenhuma, fiabilidade... preferia que tu estejas mais perto da verdade que o Millenniumbcp mas, mas neste momento, parecem-me mais fiaveis os numeros deles, nao gosto deles mas..

Broker, duvido que a PTI venha a ter impacto significativo dos investimentos que esta a estudar no Uruguai ate 2010... a PTI ir aos 6 euros ate essa altura depende de tantas variaveis que e mais ou menos o mesmo que jogar no totoloto... eu diria que se tudo corresse muito bem a empresa e viessemos a ter um bull market estilo final da decada passada, a PTI ate podia ir acima desses 6 euros, mas e se corre tudo ao contrario??!!!?

Bons negocios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jimi » 6/11/2007 11:02

artista Escreveu:Ja agora fica aqui a opiniao do Miollennium que:

https://www.millenniumbcp.pt/multimedia ... 00150a.pdf

A opiniao deles e bem menos optimista que a tua Jimi, para eles o EPS devera cair em 2008 de 0,23 para 0,22

Bons negocios

É a opinião deles...

Registado: 6/9/2007 10:11

por Broker_Invest » 6/11/2007 9:23

artista Escreveu:Ja agora fica aqui a opiniao do Miollennium que:

A opiniao deles e bem menos optimista que a tua Jimi, para eles o EPS devera cair em 2008 de 0,23 para 0,22

Bons negocios

Artista, eles não devem estar a contar com o investimento a medio prazo previsto no Urugai e no Brasil, e possivelmente na russia, se assim for aposto que a PTI estará nos 6€ ou mesmo acima, no ano de 2010.

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 54209.html

por artista_ » 6/11/2007 1:58

Ja agora fica aqui a opiniao do Miollennium que:

Bons negocios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Ulisses Pereira » 5/11/2007 15:00

jimi, estou plenamente de acordo contigo quando afirmas que no longo prazo são os fundamentais que vão determinar o rumo de uma acção. E, ao responderes à minha questão, acabaste por dar argumentos que justificam a tua opinião. Eu não me vou pronunciar por não ser a minha especialidade, mas é com argumentos que os posts se tornam interessantes.

Grande abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Broker_Invest » 5/11/2007 14:46

A PTI é a empresa que está melhor financeiramente face as suas congeneres, basta ver os valores liquidos das dívidas.
Acho que a PTI tem um potêncial de crescimento brutal, só que esse brutla, não vão acompanhar essas subidas, sobe devagarinho, mas sobe! é precisso é tempo.
Não ficava nada adimirado que a PTI no futuro faça aquisões no seu sector, temos alvos como ALTRI e a INAPA.
Por isso é só pensarem nestes casos.

por jimi » 5/11/2007 14:39

artista Escreveu:
jimi Escreveu:É um facto, estou optimista! É uma opinião, gostava de saber as vossas!

A grande questao e toda a gente perceber se o teu optimismo e fundamentado ou nao?! E a tabela nao nos informa sobre isso, em que e que te baseaste para chegar aos lucros de 2008 e 2009??!! parecem-me claramente exagerados e apenas possiveis num cenario bastante favoravel... e se formos por ai ate podemos lancar valores mais altos, o problema e que sao pouco fiaveis...

Bons negocios

Estou a ser optimista, a analise fundamental trata de cenários para o futuro, o meu pensamento foi no sentido de responder a várias questões:

""2007 é um ano de taxas de juro elevadas e euro elevado, mas o que nos pode esperar o futuro? Portugal não crescerá mais do que 2%? Os mercados emergentes não continuarão em força? O euro não caírá? Os juros não inverterão a tendencia?"

Se as respostas a estas questões forem favoráveis, então 30% é um bom valor, mas quero a vossa opinião!

Registado: 6/9/2007 10:11

Portucel regressa �s -top pick- europeias da ESN

por bragal » 5/11/2007 14:36

05/11/2007

A Portucel voltou a integrar a estrita lista das "top pick" europeias no grupo das "Medium & Small caps" da ESN, entidade que agrupa v�rias casas de investimento, entre elas o Caixa BI. A empresa de pasta e papel apresenta um potencial de subida de 29,4% face ao "target" do banco.

Mantemos uma "vis�o positiva sobre a companhia", afirma o Caixa BI, recomendando a compra dos t�tulos da empresa de pasta e papel. A avalia��o do banco para a Portucel � de 3,30 euros por ac��o, o que confere � empresa um potencial de subida de 29,4% face � cota��o actual de 2,55 euros. As ac��es da Portucel [ptcl] seguem em queda de 1,16%.

Com este potencial de valoriza��o face � avalia��o do analista Carlos Jesus, a Portucel regressou � lista de "top pick" europeias (depois de ter sa�da a 9 de Agosto), sendo o grupo das "Medium & Small caps" da ESN composto por oito empresas: Abengoa, Carbone Lorraine, Douglas Holding, Iaws, Indra Sistemas, Konecranes, Michaniki e Portucel.

O CaixaBI assenta a sua tese de investimento nos "fortes resultados" apresentados pela empresa no primeiro semestre, uma "performance suportada pelos elevados pre�os do papel e pelo aumento do volume de vendas".

O analista Carlos Jesus acrescenta que os principais riscos para a Portucel s�o "a desvaloriza��o do d�lar" (que tem fixado m�nimos hist�ricos face ao euro) e uma "movimenta��o altista nos custos com mat�ria-prima". No entanto, "esperamos que a maior efici�ncia se sobreponha a esses efeitos negativos".

Registado: 3/12/2005 11:40

por artista_ » 5/11/2007 14:32

jimi Escreveu:É um facto, estou optimista! É uma opinião, gostava de saber as vossas!

A grande questao e toda a gente perceber se o teu optimismo e fundamentado ou nao?! E a tabela nao nos informa sobre isso, em que e que te baseaste para chegar aos lucros de 2008 e 2009??!! parecem-me claramente exagerados e apenas possiveis num cenario bastante favoravel... e se formos por ai ate podemos lancar valores mais altos, o problema e que sao pouco fiaveis...

Bons negocios

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], latbal, niceboy, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1 e 202 visitantes